Carregando...
Moda

Entrevista com Ana Paula Pedras, Personal stylist (parte 1)

20.01.2009
Lu Ferreira

Essa é a primeira entrevista aqui do blog. Conheci Ana Paula Pedras através disso aqui, então nada mais apropriado do que ela ser a minha primeira entrevistada, né?
Ana Paula é personal stylist e mora e trabalha aqui em BH. Além disso, é mãe, super profissional, engraçada e cheia de estilo, lógico!


Chata: Como você virou personal stylist?
Ana Paula Pedras: Eu estava cursando Direito quando casei e engravidei! Tranquei por um semestre a faculdade pra conseguir arrumar casa, enxoval do baby, cair a ficha de ser mãe…essas coisas… Logo que meu filho nasceu, me vi num dilema: minhas roupas eram muito adolescentes pra pessoa que eu era naquele momento: mãe, esposa, profissional e mais adulta… nesse ponto já tinha voltado pra faculdade e comecei a buscar informação pra acompanhar essa mudança na minha imagem. Foi quando conheci a profissão de Personal Stylist pra gente de verdade! Eu achava que era só pra gente famosa… no início quis só fazer uma consultoria de imagem, mas quanto mais eu ia conhecendo a profissão mais eu achava o trabalho interessante! O Direito já não me encantava e então eu decidi me dedicar à profissão de Personal Stylist. Tranquei a faculdade (no 9º período!) e busquei cursos na área. Fiz o curso de Consultoria de Imagem – Personal Stylist no Senac/BH, o curso de Consultoria de Imagem com a Ilana Berenholc, Análise de Cores (também com a Ilana) e vários outros cursos na área de consultoria de imagem. Organizei meu negócio e fui atrás de clientes! Depois que as coisas começaram a acontecer procurei a Lú (eu! hahaha) pra me ajudar com meu site, o blog e minha identidade visual! E hoje estou apaixonada pelo meu trabalho!

Chata: Como é o processo de trabalho de um personal stylist?
Ana Paula Pedras: O processo de trabalho acontece em etapas, algumas etapas são encontros com o cliente, outras não precisam do cliente estar junto… O trabalho demora tempos diferentes para cada cliente, mas leva, em média, 45 dias pra ser desenvolvido. Funciona mais ou menos assim:
-Primeiro a gente conversa para eu entender porque você procurou uma consultoria e o que você espera do trabalho. Nesse primeiro encontro você recebe um questionário sobre seu estilo (no vestir) e estilo de vida para ser respondido, além de um super exercício de referências visuais – que fala muito sobre a imagem que você quer transmitir.
-No segundo encontro é hora de analisar e estudar sua silhueta, suas proporções corporais e sua coloração pessoal. Ainda nessa etapa eu vou conhecer seu guarda-roupa, você me apresenta a tudo que usa ou não, e vou te conhecendo melhor com todas essas informações – questionário, exercícios, guarda-roupa, sua casa, seu quarto, seu jeito, nossas conversas… tudo isso junto é estudado pra construirmos uma imagem que fique com o seu jeito!
-Na terceira etapa eu volto ao seu guarda-roupa para aplicar todo o estudo que foi feito. Nessa etapa eu separo as peças que não funcionam pra você nessa imagem que a gente quer alcançar! E seu guarda-roupa fica só com peças legais pra gente seguir em frente!
-Depois da “limpeza” do seu guarda-roupa é organizada uma lista de compras com as peças que faltam para torná-lo eficiente. São pré-selecionadas lojas e peças que mais se adequam ao seu estilo, orçamento e necessidades, para que você experimente as peças sugeridas. É tu-do experimentado, conversado e explicado, e você adquire somente o que precisa pra completar o que já tem!
-De volta ao seu guarda-roupa chegou a hora de combinar as novas peças com as que você já tinha. São criadas várias combinações com as peças que você tem agora e é tudo pensado pra atender o seu dia-a-dia, pra trabalhar, pra sair a noite, final de semana, passear…
-Com o guarda-roupa pronto, chegou a hora de receber o dossiê que foi preparado para você! No dossiê você recebe todas as informações sobre sua imagem: seu estilo, tipo físico, cores que te favorecem, como combiná-las a seu favor, acessórios mais indicados para seu formato de rosto, além de corte e coloração de cabelos. O objetivo é que você economize tempo pra se vestir, economize dinheiro comprando só o necessário, ganhe em coerência na sua imagem e também em felicidade e satisfação com o que vê no espelho!

No próximo post, Ana Paula conta o que mudou no seu estilo, quais os principais desafios da profissão e quais são suas principais referências de estilo.

13 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Danielle Schelb    20/01/2009 - 16h24

    Ameeeeeeeei a entrevista, tô querendo mais! hehehe!

  2. Chris    20/01/2009 - 18h31

    Que legal!!!! Amei a entrevista e conhecer um pouco mais da Ana! Fabulosa essa sua ideia e toda a entrevista! Bom demais!!
    Vou esperar o resto!

    bju bju

  3. Ca Fonseca    20/01/2009 - 19h20

    Muito boa a entrevista! Aliás… parabéns pelo Blog, agora visito diariamente!

  4. livia    20/01/2009 - 21h04

    que legal!!! eu realmente tenho vontade de fazer isso, parece ser um trabalho bem bacana!
    parabéns, pela entrevista!

    ps: lu, só um comentário nada a ver. você não acha que ficaria mais bacana se os textos dos posts fossem justificados? acho que ficaria melhor pra visualiar né. minha opinião! desculpa a intromissão haha

    beijos

  5. Chata de Galocha    20/01/2009 - 21h37

    Livia eu tb tenho vontade… Já até olhei alguns cursos!
    E eu adoro o texto alinhado à esquerda!! Tenho birra de texto justificado, na faculdade estudamos isso e o texto justificado confunde mais a leitura, pois todas as linhas são iguais!
    BJU!

  6. livia    20/01/2009 - 23h34

    esse curso que ela fez de consultoria no senac dizem que é ótimo! mas achei o preço bem salgado, é realmente um investimento!

    jura? eu acho que quando o texto não está justificado parece bagunçado, sabe? é uma questão de gosto, né? mas você que é a entendida do assunto deve estar certa! hahaha

    beijos!

  7. Carol    21/01/2009 - 07h21

    Oi Lu… achei o seu blog ontem e adorei!!!! Muito bom!!! Temos gostos e interesses bem parecidos!
    Bah… muito boa essa entrevista, estou anciosa pra ver o restante!
    Parabéns pelo blog… beijo! Carol – Curitiba

  8. Laerte J Silva    02/02/2010 - 08h33

    Olá

    Estou procurando um(a) consultor(a) de imagem pessoal para atendimento individual.

    Laerte
    [email protected]
    em 02/02/2010

  9. Mara    15/05/2010 - 19h51

    Gostei do jeito que a Ana Paula falou e gostaria também de poder entrar em contato com ela para uma consultoria em miha casa para mim e minh filha.

  10. Jéssika Mendes    04/04/2011 - 10h48

    Ameei a entrevista… gostaria de trabalhar como personal tbm, ja faço facul na area.. se precisar de uma estagiaria(eu adoraria) rsrs!
    sou seguidora do blog e adoro !

    beeijoo e sucessos

  11. Maira    09/02/2014 - 16h34

    Olá, gostaria de saber o valor do trabalho. Tenho interesse. Maira

  12. Denise    24/05/2014 - 00h42

    Muito bom!
    Gostaria de ter o contato da Ana Paula.

  13. Denise    24/05/2014 - 00h43

    Conheci este Blog hoje. É muito legal!

Mais sobre Moda