Carregando...
Moda

HELP: Dicas de looks pra quem está acima do peso

02.09.2009
Lu Ferreira

A leitora Paula me enviou um email pedindo o que muitas já me pediram antes:

(…)tenho uma dificuldade enorme de achar dicas legais, bonitas e descoladas para as gordinhas… Não digo obesas, mas quem está um pouco acima do peso, sabe? Poxa, a gente também quer se vestir, se maquiar, tão bem quanto as magrinhas, né?

Verdade. É que é bem mais simples falar do que é considerado padrão né? Por isso que nunca tinha conseguido parar um pouquinho pra buscar essas referências…! Só que na vida real, são bem poucas as meninas com o biotipo das modelos que normalmente ilustram as fotos de moda! A gente é mais baixinha (beeeem mais, no meu caso!), mais gordinha, com peito nenhum ou peito demais… E nessa hora, a de achar algo bacana para vestir, essas características muitas vezes viram defeitos (pelo menos na nossa cabeça!), né?
Toda vez que tenho que comprar calças, preciso mandar fazer a bainha. E por esse trabalho “extra”, acabo às vezes adiando, ou mesmo desistindo de comprar… Imagino que o mesmo deve acontecer com as meninas que estão acima do peso, e precisam olhar mais e experimentar muito até achar as peças ideais.
Selecionei algumas imagens que podem ajudar na hora de enfrentar o shopping, os espelhos e as vendedoras que insistem em ver como a roupa ficou em você:

Uma coisa que aprendi observando minha irmã se vestir é que normalmente as meninas mais gordinhas tem o colo lindo. E uma forma bacana de ressaltar uma coisa bonita e ao mesmo tempo esconder algo que incomoda é usando partes de cima que tenham manguinhas e um decote bacana, como nas primeiras fotos.
Reparem também que a cintura é sempre marcada, o que é MUITO importante. Se os vestidos não fossem assim, a silhueta ficaria ampla demais!
Outro truque legal são as jaquetas! Olha como fica bonito, e a Jennifer Hudson sabe disso! =D
Uma jaqueta mais trabalhada, ou mesmo um bolerinho com mangas, ajudam a roupa a ficar menos sem graça e a ressaltar o rosto, assim como acessórios bacanas, como os brincos enormes da segunda foto.

Vestidos com cintura mais marcada, com decote que valoriza o colo, usados com acessórios poderosos, formam uma combinação simples que pode funcionar em várias ocasiões, das mais formais até uma saidinha boba, como um passeio no shopping… É só adequar o tom dos acessórios e o tamanho do decote! =D

Agora, já essas fotos aí de cima, servem pra mostrar o que NÃO fazer. Barriga aparecendo, mesmo que em recortes, é difícil até pra quem é sarada… Pras cheinhas, basta olhar a foto e perceber que não cai nada bem, né? Na segunda, o modelo do vestido fez com que a silhueta ficasse bem esquisita… Olha como a região do peito ficou estranha!!
E finalmente, o exagero. Não é porque o colo é a região mais bonita que você precisa exagerar, né? Fica bem vulgar…
No fim das contas, todo mundo tem que exercitar o olhar, descobrir quais formas e cores ressaltam o que você mais gosta e esconde o que você quer esconder… E não importa o peso, altura ou cor, toda mulher sempre acaba achando um defeitinho!

Se você também quer que eu dê minha opinião sobre uma dúvida cruel, mande e-mail através do formulário de contato, com a palavra Help no campo assunto. Uma vez por semana, eu respondo a uma pergunta selecionada aqui! Lembrando que é apenas uma opinião hein, pessoas?!

20 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Anne    02/09/2009 - 17h07

    Nossa, adorei! Também é uma boa opção meia calça preta com vestidinhos e sandália preta também pra alongar as pernas e blazer mais longo, que dá uma afinada no quadril!

    http://acessoriosfro.blogspot.com/
    Beijocas!

  2. Ciça Jovita    02/09/2009 - 17h24

    lúuuu!

    adorei as diquinhas… realmente são super úteis…
    e quem é a mulher que nunca está se achando uns 3 kilinhos acima do ideal né?
    passa lá no meu blog!
    http://superin.wordpress.com/

    beijinhos,
    Ciça.

  3. Mariana M.    02/09/2009 - 18h10

    OI Lu!!
    Esse post foi bem legal, apesar de eu não estar acima do peso. Na verdade, estou beeeeeem abaixo, o que tb é o um problema tão grande quanto o das meninas que estão acima =(
    Na parte: “O que não usar”, vc poderia ter citado a Beth Ditto!!! Nossa, ela é completamente sem noção e não deve ser referência de estilo pra ninguém!! Acho que boas referências são a Preta Gil e aquela modelo chamada Fluvia Lacerda, não sei se é essa das fotos que vc postou. Essa última é modelo de tamanho grande (usa 48!), e faz o maior sucesso. Ela realmente é bem bonita!!!
    Gostei tb do que vc escreveu sobre nossas características se tornarem defeitos. Isso é bem verdade, é mto difícil a gente se aceitar!!! Mas ainda há esperança!!
    Um beijinho Lu!!

  4. Dry di Moraes    02/09/2009 - 18h46

    Luuu p quem ta acima do peso.. esse cintos bem abaixo do busto fica feio???
    nao to muuuuuuuito acima do peso nao.. mas com uns quilinhos a mais sim. to com um vestido q eh soltinho.. e a vendedora da loja disse q as meninas andam usando com cinto abaixo do busto.. sera q fica bem??? (o vestido nao tem decote)

    bjus

  5. Fabiane Gruber    02/09/2009 - 20h05

    olha só!!!
    quem disse q gordinha nao pode se vestir bem e ser sexy?!
    ta ai a maior prova…o primeiro passo é se amar…o resto é reflexo da falicidade!

    amei :)

  6. Cynara    02/09/2009 - 20h52

    Poxa que legal seu post!!!
    Realmente só se falam do padrão, minha mãe não é gordinha mas tem um busto muito grande e se sente mal com isso…

    Gostei muito mesmo!!!

    Beijãooo

  7. Naty Sant'Anna    02/09/2009 - 20h57

    Taaa vendo pq eu AMOO esse blog??
    Ótimaaaa dicaaa!

    Beeeijo

  8. Débora    02/09/2009 - 21h52

    É por isso que adooooro esse blog !!!
    Tudo o que eu precisava…
    hehehhehhe
    mto útil
    bjssssssssss

  9. Lari    03/09/2009 - 00h41

    Lu, poderia dar um help para garotas bem abaixo do peso que estão em fase de engorda (juro!) como eu! To numa luta pra sair do 34 que só vendo… To doida pra voltar ao meu 38 =( Bom, aí fica a dica: dá um help para as garotas magrinhas que não quer parecer que é tão magra assim, entende?

    Beijos!

  10. Naila    03/09/2009 - 05h56

    Amei as dias e principalmente os modelos de vestidos,todos lindos!Tbm estou acima do peso e nem sabia que podia usar esses modelos de vestidos.Valeu Lú!

  11. Carol    03/09/2009 - 09h01

    Amey esse post!
    Estou acima do peso e vou aproveitar muito bem as suas diquinhas.rsrs
    Beijos

  12. andreza mattos    03/09/2009 - 09h16

    essas dicas foram otimas para mim, pois eu estou alguns quilinhos acima do peso rs…

    espero por um recadinho seu la no meu blog…ando tao tristinha com a falta da sua visita…bjs

  13. Paula    03/09/2009 - 10h36

    Oi Lu! Vc é o máximo! Muuuuito obrigada, adorei as dicas! Beijo enorme!

  14. Izabela    03/09/2009 - 10h40

    Adorei as dicas, Lu! Quem mora em BH tem um endereço certo no Lourdes: Exxclusiva. A loja é nova, mas é lá onde tenho encontrado as minhas roupas utimamente. Bjs e espero que gostem da minha dica.

  15. Carol    03/09/2009 - 12h19

    Lu,
    Ótimo o seu post!!!
    Bom, não é segredo pra ninguém que eu estou bem acima do peso. Inclusive teve um post no Trendy Twins e eu dei meu pitado lá.
    o que sempre aconteceu foi que as pessoas se escondiam atrás de metros de pano para que não tivessem as gordurinhas marcando.
    E, venhamos e convenhamos que a a maioria das lojas não faz nada pra ajudar!
    Olha, se eu que estou bem rechonchuda encontro roupas que me caibam em lojas “normais”, quem não está muito acima do peso não tem desculpa para não revelar a verdadeira beleza!!
    Não precisa sair por aí com calça baixa e top curto, mas dá pra ficar muito elegante tendo alguma noção de proporção. Nem muito justo nem uma barraca de camping…
    Uma coisa que eu fiz e deu super certo foi entrar no polyvore e pegar uns modelos de vestidos, saias, blusas… Mandei pra costureira e … voilà!!! Fora que no site dá pra montar looks caprichados, o que nos dá uma boa idéia de como combinar o que temos no armário e sairmos gatíssimas por aí.
    Posso estar acima do peso, mas minha auto estima e minha segurança andam comigo onde quer que eu for.
    E não é por sermos fofoletes que temos que ser barangas. Podemos nos arrumar e nos divertir como as magras sem fazer feio por aí…
    Beijosssss

  16. Amanda    03/09/2009 - 14h14

    Muito bom o post, apesar de não ser tão gordinha assim, tô com uns kilinhos a mais.Então além eles me abandonarem vou aderir as dicas aheueaheea

  17. Nai    03/09/2009 - 15h20

    Adorei, Lu!

    Eu também sou gordinha e tenho a maior dificuldade em me vestir bem; no final, acabo sempre me vestindo “como dá” e não necessariamente como eu gostaria. Quem sabe quando eu emagrecer não consiga ser um pouco mais eu do que consigo agora… Aliás, já salvei várias fotos de looks aqui do Chata, inclusive porque você se veste lindamente e de uma maneira que eu gostaria muito…

    Agora tenho caçado fotos de vestidos e saias, só falta saber quais são os melhores tecidos (que tenham um bom caimento e não fiquem marcando, porque tem uns que a roupa pode ser gigantesca que vão marcar mesmo assim) e encontrar uma boa costureira.

    Beijos
    =*

  18. Pri    03/09/2009 - 19h44

    Gordinhas tbm ficam bem de saias de cintura alta?…sou doida pra usar mas tenho um quebra mola de todo tamanho no meu corpo!!rs
    =)

  19. Carol Drumond    04/09/2009 - 10h03

    Esse post foi para minha pessoa Lu!!!
    rsrsrsrsrsrss

  20. CrisVampire    25/01/2010 - 03h06

    Lu,
    Show! Adorei. Não é o meu caso, mas conheço alguém que precisa ver esse post!! Bjjjjs, Cris

Mais sobre Moda