28.02.2010 Lu Ferreira

Intercâmbio: Milão

Em: Dica da Leitora, Intercâmbio, Viagem

Quem ressucita (aêêê!!) a seção intercâmbio, onde ganhamos um mini tour por alguma cidade ou região legal, é a Cristina, que atualmente mora em Milão. Vamos lá?

Milão dos sonhos

Antes de começar o texto, tenho que deixar claro de que se trata de impressões de uma pessoa que desejou muito vir morar na Itália, ou seja, as opiniões contidas aqui foram criadas sob o espectro maravilhado de uma boba que não acreditava que seus sonhos pudessem se tornar realidade de uma maneira ainda melhor daquela que, um dia, foi sonhada! =)
Isso porque, de uma hora pra outra, após dois anos enviando documentos e inscrições para bolsas de estudo para um mestrado, alguém resolveu me responder e eu tive que fazer as malas e sair de BH correndo diretamente pra Milão.
Milão não é exatamente uma das cidades mais turísticas da Itália. Os pontos turísticos são restritos, mas é inegável que a cidade tem muito mais que a Catedral Duomo a oferecer. E descobrir cada uma de suas particularidades pode ser uma delícia!

Duomo

Um dos principais cartões postais da Itália. A catedral surpreende pela ostentação de obras de arte e riqueza de detalhes na arquitetura. Realmente não dá para comparar as igrejas da Itália com as igrejas de lugar nenhum. Simplesmente indescritível! Não deixe de entrar e admirar sua beleza interna. Também é possível subir até o seu terraço e apreciar a vista da cidade. Como a praça da Duomo fica no centro da cidade, também vale a pena “perder um tempinho” apreciando o estilo de vida milanês observando as pessoas que vão e vem durante todo o dia. Uma verdadeira aula de estilo e elegância!

Galleria Vittorio Emanuele II

Ao lado da Duomo, a galeria é composta por lojas das marcas mais famosas. Prada, Fendi, Louis Vuitton, etc. Melhor que as lojas é a arquitetura da galeria, que ao fundo desemboca na Piazza della Scala, onde há o teatro mais charmoso da cidade, o Scala.
Milão é a cidade que possui mais teatros no mundo, portanto, se você curte turismo cultural, reserve dias a mais na capital lombarda, pois terá muito o que assistir por aqui.

Castello Sforzesco

Esse castelo lindo fica bem pertinho da Duomo e hospeda um museu onde é possível ver obras de Da Vinci e Michelangelo. Ao seu interior há o Parco Sempione onde os italianos se exercitam, levam os cachorros pra passear e tomam sol nos dias mais privilegiados. Vale muito a pena!

Pinacoteca di Brera

Instalada num palácio do século 17, a Pinacoteca possui um bom acervo de arte medieval e renascentista italiana, com obras de artistas como Piero della Francesca, Rafael e Caravaggio.

Santa Maria delle Grazie

A igreja do século 15, além de ser linda, tem como sua maior atração A Última Ceia, de Leonardo da Vinci. Fique atendo pois é preciso agendar a visita com antecedência.

Onde comer

Rosso Pomodoro

A rede de restaurantes está presente em diversos pontos da cidade. É um típico restaurante de comida italiana. Não deixe de experimentar o Tortellini Tartufati, a pizza napoletana, polenta e o penne alla arrabbiata. Deliciosos!
Uma mania italiana são os aperitivos após o horário de trabalho. Quase todos os bares oferecem diversos petiscos e pastas e você paga somente pelo drink. Geralmente de 7 a 12 euros. A Trattoria Toscana, no centro da cidade (Porta Ticinese), oferece opções deliciosas e típicas da culinária italiana em um ambiente jovem e muito acolhedor. Aproveite para experimentar o famoso sorvete italiano, os mais diversos tipos de café e o crepe de Nutella, do outro lado da rua, bem em frente à Trattoria. Hummm… dos deuses!

Compras

Para quem gosta de marcas, a cidade é um prato cheio! Mas o melhor período para compras é sempre em janeiro e julho, quando todas as lojas entram e liquidação juntas e é possível adquirir tudo com até 70% de desconto, uma loucura! Muita coisa bonita e barata e turistas desembarcando de todas as partes do mundo para aproveitar os famosos Saldi. Vá diretamente à Via Torino, próxima à Duomo ou ao Corso Buenos Aires, onde estão reunidas praticamente todas as lojas legais!

Dica

O melhor de Milão não está em nenhum roteiro. Permita-se caminhar pela cidade e se perder entre becos e monumentos. Outro ponto alto é a localização da cidade. Você estará muito próximo a cidades como Veneza, Genova, Torino e Verona. Além disso, vale a pena conhecer cidadezinhas como Lecco, Como, Bergamo, Mantova e Monza. De Milão também é muito fácil chegar ao sul da França, Suiça ou Croácia – imperdível no verão. Você também pode partir da capital da moda diretamente para as principais cidades europeias pela bagatela de 5 euros, aproveitando as promoções de companhias aéreas low-cost como a Ryannair. Boa viagem!

Obrigada Cristina!! Quem quiser participar da seção intercâmbio, dando dicas de alguma cidade bacana é só entrar em contato!

Posts Relacionados:

27 respostas para "Intercâmbio: Milão"
  1. Adorei as fotos de Milão *-*


    por Camila
  2. Adoramos o post, afinal amamos viajar…que delicia de sorvete…deu até água na boca…bjao


    por Katia e karina
  3. Lindo, lindo, lindo! um dia eu ainda passo por lá! suahsuahs
    Milão… ai que sonhoo!


    por Raissa Carvalho
  4. Ai esse lugar é tão lindo! Os sorvetes de lá são uma crueldade né?
    Fiquei curiosa pra saber de que curso ela faz mestrado e se ela já falava a lingua qd foi.

  5. Um dos meus sonhos ir pra Milão e Espanha! Beijo


    por Bia
  6. Nossa que legal, parabéns para a Cristina **
    Boa idéia, quando chegar a hora de eu fazer mestrado vou
    enviar cartas para alguns países,haha.Será que vou ter a sorte dela? haha.

    xo

  7. Meu sonho! Gostaria muito de morar lá…por um período!

  8. Ai que tudoo!!
    Como faço moda aqui em Bh, tô pensando seriamente em ir pra Milão!! Esse post veio na hora certa! Esse ano já tô formando!!!

    Bjuu

  9. Estive em Milão no domingo de Carnaval e amei a cidade. Foi só um diazinho, mas serviu pra fechar muito bem os meus dias na Itália…
    Os sorvetes são algo indescritível!!!! Dá vontade de comer sem parar naquele pais, uma coisa…
    Não fiz comprinhas na cidade, pq já tinha gastado tuuudo em Roma e Florença. Mas fiquei babando na Galeria, gente as lojas te chamam!!!!
    Conhecia os pontos q Cristina citou e vale muito a pena… Ah e caminhando muuuito, aliás turismo a pé é muito melhor. A gente aproveita muito.
    Cris, parabéns pela persistência!!!
    Lu, amo a seção de intercâmbio!!!
    Bjo


    por Camila
  10. Luuuu,
    nada a ver com o post…mais to meio em duvida sobre o day off…vai pode comprar na hora ou tem que comprar com antecedencia ???


    por Laurinha
  11. É um dos meus sonhos com certeza… quem sabe um dia ;)

  12. Lu, vim aqui cobrar a listinha de músicas do vídeo dos pincéis!!! Vi que comentou que ia editar o post mais não vi lá a lista de músicas. Preciso dizer que tem um ótimo gosto musical, sempre amo suas escolhas!
    beijo


    por Cami
  13. Nossa!!!
    Sempre adorei a Itália e tenho mta vontade de conhecer…
    Essas imagens foram maravilhosas p ter uma idéia do lugar…
    As pizzas, os sorvetes, hum!!!
    Adooorooo!!!
    Engraçado q aki na minha cidade [Natal - RN] tb tem um restaurante italiano chamado Rosso Pomodoro…
    Será q é uma filial???

    =**, Jowzinha


    por Jowzinha
  14. Adoro o bolg,entro qse todos os dias, anpenas não comento, mas agora qro comentar sempre! Hj entrei na net para ver dicas de sobre a europa…e o que encotro aqui? Adorei!!!
    bjinhos :)


    por Gabriela Dias Espínola
  15. Adorei as dicas da Cristina, as fotos estão lindas!!!
    Os sorvetes são realmente demais!!!
    Parabéns!!


    por Rosa Mônica
  16. Ai meu pai… quase caí da minha cadeira ao ver as fotos dos sorveeetes! Hahaha!

  17. lu, sou branquela assumida que nem você!
    lendo seus post antigos, percebi que você tem o eyeko tinted cream, que estou de olho há um tempinho já! será que tem como vc fazer um post sobre como usá-lo e um swatch de como fica na pele, misturado ou não com hidratante?? iria amar! obrigaaaada beijao


    por giovanna
  18. Que liiindas as fotos! Apesar de aqui estar um frio do caramba eu devo admitir que fiquei morrendo de vontade de experimentar esses sorvetes! =DD

    Mas, mudando de assunto, Lu, você sabia que a atriz que interpreta a Little J no Gossip Girl tem uma banda!?E o que me supreendeu é que a voz dela é muito legal e parece ser bastante potente! http://www.myspace.com/ThePrettyReckless (myspace da bada). O nome da banda é The Pretty Reckless, vale a pena dar um olhadinha. =DDD
    Falei muito! O.O

  19. Tô em guerra com meu demaquilante
    você tem alguma sugestão para me dar
    de um nacional com preço acessivel?

    bjinhos


    por Mayra Fagundes
  20. Desculpa vir como anonima aqui mas tenho meio que receio de retaliações. Acompanho o blog a muito tempo, adoro e sou fã de carteirinha. Vagando pela internet, encontrei um site novo http://www.tpmmoderna.com/ que está copiando, e muito, seus posts seu layout e seu estilo. Como gosto muito daqui achei que seria legal avisar.


    por Anonimo
  21. Legais as dicas! Adorei as fotos!

  22. ahhh q saudades! voltei da italia no final do carnaval… o pais inteiro eh lindo! milao foi unica cidade q ficamos(eu e meu namorado) na casa de amigos, eles sao otimo, mas acabamos perdendo certas coisas q vimos em outras cidades! Pq, justamente, o melhor passeio eh andando eh perfeito!
    Duommo eh lindo, detalhes maravilhosos,rossopomodoro eh otimaaa, sorvete de biscoito, e foi na Via Torino(eu acho) que eu realizei meu sonho de consumo!
    e a escada p metro?! ehum piano, qndo a pessoa sobe os degraus ela toca mesmoo! hehehe
    saudades, quero voltar em breve!


    por Raissa
  23. Ei, meninas! Obrigada pelos elogios! Obrigada, Lu!

    E pra quem perguntou: o mestrado foi em Comunicazione per Le Industrie Culturali, que seria comunicaçao, moda e turismo, pela Università Cattolica. E sim, eu ja havia estudado italiano antes, o que foi suuuuper importante! =)

    Beijos a todas!

  24. Eeeeee amei, voltou em grande estilo o post sobre intercambio, adoooorei mesmo!


    por Priscila
  25. Amei o post…
    também estive em milão beeemmm rapidinho (pois estava passeando na casa do meu tio em Lugano-Suiça) e passei por alguns desses lugares que a Cristina citou…
    Pena que quando cheguei na cidade Duomo estava fechada e as lojas com os melhores saldi tbm fui lá bem no mês de julho e não pude aproveitar uma loja onde tudo estava a 5 euros!
    mas quero voltar com certeza…
    esse post me deu saudades…


    por Laylla
  26. Olá, sou leitora do JustLia e vi o post sobre rommate e adorei!
    Então como boa ariana e curiosa, resolvi ver o seu blog e adorei :) E me chamou muita atenção essa coluna sobre intercâmbio! Quero muito fazer intercâmbio para Milão, mas tenho algumas dúvidas ainda.
    Gostaria de saber se tem algum email/blog que possa falar mais com a Cristina. Agradeço desde já, e parabéns pelo blog!

  27. Me desculpa mas não concordo com rosso pomodoro, e`uma franquia muito ruim.A maioria dos bom restaurantes se encontram em brera o na zona ticinese.
    A noite em primavera e verão e muito bom o NAVIGLI, cheio de bar,pub,sorveterias e restaurantes.
    para quem tem dinheiro a traz da galeria vitorio Emanuele se encontram as ruas da moda; MONTENAPOLEONE,SANT`ANDREA,BORGOSPESSO ETC. ETC.
    Também de noite e muito legal passear por brera.
    O melhor gelato se encontra em um trailer a traz da estação central.
    Também podem pegar um trem e ir em Como, tem um lago maravilhoso.podem pegar um barco e irem a te Bellaggio.
    todos os sábado tem em viale papiniano uma feira de frutas,generis alimentares e roupas muito interessante.
    tem que comer o panzerotto di LUINI via Santa Redegonga esq, Vittorio Emanuele.
    ciao e se precisam mais dica e só perguntar.