Carregando...
Belo Horizonte,Gastronomia

Guia BH: Para os amantes de uma boa massa!

03.10.2010
Lu Ferreira

Acho que nasci italianinha no corpo de brasileira, porque além de ser fascinada com tudo que é italiano (ai, tenho sonhado com uma viagem pra lá…!) esse é meu tipo favorito de comida… Tem como não amar um prato de boa massa com molho de tomate?? Não tem!! Por isso, vivo em restaurantes que sirvam esse tipo de comida.
O Buona Tavola é pequeno, bem localizado, e já frequento o lugar há algum tempo. Já fui durante o dia, no fim da tarde, na hora do jantar, e nunca saí de lá 100% satisfeita… Se por um lado a massa é incrivelmente ótima (DELICIOSA, sem exagero algum!), por outro, a estrutura deixa bastante a desejar… O toldo da parte externa está mofado, as cadeiras são super desconfortáveis, as mesas ficam “dançando”… E o atendimento… Bem, é sempre péssimo. Dessa última vez, o garçom era bacana, simpático, mas distraííído, daquele tipo que só olha pra mesa a cada 50 minutos, sabe?
Também foi bastante irritante o fato de o cardápio ser totalmente dispensável: pedi uma taça de vinho, e eles não tinham. Daí resolvi pedir aquela garrafa pequenininha, e bem, também estava em falta. Depois de desistir do vinho e pedir um suco, peço meu prato (uma coisa muuuuito complexa, tipo spaghetti com polpetones) e, claro, não tinha. Cardápio PRA QUÊ??? Mas ok, pedi um outro prato e continuamos tomando nosso suco enquanto aguardávamos. E bebemos um copo… E outro… E outro… E bem, o prato demorou mais de 40 minutos pra chegar. Aí vocês pensam: “Ah Lu, mas horário de almoço é assim mesmo!” “Aposto que tava lotado!!”. Gente, era segunda feira à noite, e além da nossa, outras 3 mesas estavam ocupadas. Sério, não tinha motivo.
Pelo menos a comida, como sempre, estava ótima! A massa é fresca, tem até uma parte da cozinha que tem uma janela (lna verdade, é um vidro só, heheh) mostrando a massa secando lá dentro… E nossa, muito boa, e muito bem servida (pra quem come pouco, vale pedir só um prato e dividir!).
Mas mesmo amando a comida, não tem como não deixar o tanto de falhas do lugar afetar o bom humor, principalmente quanto a gente tá com fome, né? Hahahaha… Comemos rapidinho, e pedimos a conta… O lugar não é barato, o prato custa tipo uns 35/40 reais por pessoa (o vinho fica por uns 80 a garrafa mais simples), e na hora de pagar, o garçom informa que os 10% não estão incluídos e que não podem ser pagos com cartão. Fiquei até menos culpada em não pagar, porque o serviço foi bem desagradável, mas não tive muita escolha: após passar o cartão, o garçom COBROU os 10% em dinheiro, e não saiu do lado da mesa enquanto não viu a gente deixando a parte dele… Preciso dizer que vou pensar muuuuito antes de voltar lá? Agora, para quem ama uma boa massa, acho que vale sim superar o atendimento ruim e cardápio ilusório… Só de lembrar, fico com água na boca =D

Buona Tavola
Rua Alagoas, 763 – Savassi – Belo Horizonte, MG

44 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Mayra Leão    03/10/2010 - 18h51

    Desculpa discordar de você, mas eu não indicaria pra nenhum amigo meu, um lugar onde ele não fosse bem tratado, mesmo a comida sendo boa…Pra mim o que vale é o conjunto da obra: comida, atendimento e preço bom ( se bem que as vezes o preço nem é tão bom assim, mas tá valendo).
    Abraços
    Mayra

    • A Chata    03/10/2010 - 19h10

      Vc diz isso pq nunca comeu lá! Hahahahah… Sério, eu sou muito chata (haha) com atendimento, mas eu supero qdo vou no Buona… Vale a pena, é só ir preparada! BJ!

  2. Ana    03/10/2010 - 18h59

    Nossa, já ouvi falar mto mas nao sabia que o atendimento era ruim. Em BH tem uma massa que gosto muito apesar de ser em um restaurante mini (minusculo mesmo haha) e não famoso. Chama Un’altra Volta, fica na Grão Mogol. Delicioso, atendimento 10 (pelos menos nas 3 vezes que fui) e super em conta. Bj

    • Cristiane    03/10/2010 - 20h35

      Super concordo com a Ana! Já estava passando aqui nos comentários pra indicar o Un’altra Volta! O restaurante é super bonitinho, pequeno, o atendimento é ótimo e a comida é muuuuito boa!!!

    • A Chata    03/10/2010 - 21h22

      Conheço!! E gosto bastante, tenho o folhetinho do delivery pendurado na minha geladeira, hahahah… BJ!

  3. Lola Agostinho    03/10/2010 - 19h00

    Acho que nem a melhor comida do mundo compensa esse tipo precário de atendimento. E, gente, o garçom COBROU os 10%?! Isso é realmente muito absurdo.
    =S

  4. […] This post was mentioned on Twitter by luferreira, Natalia Lott. Natalia Lott said: RT @luferreira: Novo post: Guia BH: Para os amantes de uma boa massa! – http://bit.ly/9G4MZr || Eu gosto de BH por isso: so tem comida boa! […]

  5. Yara    03/10/2010 - 19h22

    Ai Lú, tb AMO comida italiana!
    Tem um lugar q gosto muito de ir, chama “Allegro Tavolla” fica ali na Av. Mário Werneck no Buritis em frente ao Paragem.
    A comida é maravilhosa, o lugar é pequenininho, mas tem uma decoração fofa e é muito aconchegante. Não é caro, um prato custa entre 20 e 30 reais.
    Um dia experimenta ir lá, vale à pena. É um lugar que eu sempre indico, gosto muito!
    =*

    • A Chata    03/10/2010 - 21h23

      Olha, esse eu não conheço!! Vou anotar aqui =D

  6. pi    03/10/2010 - 19h31

    Mande o link deste post para eles. É tão desagradável ser mal atendido num lugar que teria tudo para ser bom…

  7. silvania guerra    03/10/2010 - 19h39

    Eu nao conheço BH, infelismente. Estou na itália de férias, comendo muita comida boa huumm!!! e ganhando uns quilos, para variar…logo que chego ao brasil dietaa rss.bj

    • A Chata    03/10/2010 - 21h25

      Ai que invejaaaaa!!! Hahahahha

  8. Vitoria RUN    03/10/2010 - 19h55

    Lu também nao saio de lá!
    vira e mexe tambem, tenho alguma coisa aqui em casa e sempre encomendo pro Edmundo uma lasanha quatro queijos MARAVILHOSA pra levar pra casa….
    O atendimento é bem à desejar mesmo , mas como sempre vou lá com mais gente , tomamos vinho enquanto esperamos,O tempo de espera se estende um pouco mesmo….
    Afinal, como tão bem la que apago as partes ruins .

    Vale uma dica aqui ….
    Tem uma massa muito boa também na Sra do Carmo que se chama Mauricio Gallo… Tambem vale a pena conferir….
    Beijos

    • A Chata    03/10/2010 - 21h26

      Ha, esse post era pra ser uma comparação entre os dois!! Mas tava longo demais, achei melhor falar do Maurizio numa próxima =D

    • Verônica    04/10/2010 - 14h59

      Eu ia falar do Maurizio Gallo também, porque fui lá uma vez e adorei a massa! Mas no dia o atendimento não estava muito bom e demorou muuuito para os pratos escolhidos chegarem.

  9. Yara Vital    03/10/2010 - 20h32

    Lu, Legalmente você não tem a obrigação de pagar os 10% do garçon, porque esse não é um direito previsto em lei e sim um costume que foi agregado pela sociedade com o passar dos tempos, incultimos de tal forma que até acreditamos que é legal.É consuetudinário. É como se os 10% fossem uma forma de agradecer a gentileza, o bom atendimento. Como muita gente não tem conhecimento, paga! E bicho, se o atendimento é ruim eu não pago messssssssssmo, e se o garçon me cobrar eu mando ele tomar vergonha na cara!

    • A Chata    03/10/2010 - 21h27

      Yara, sei disso. Tanto que não ia pagar, mas o cara foi bem chato, e preferi deixar e ir embora logo…! BJ!

  10. Renata Carvalho    03/10/2010 - 20h42

    Também amo comida italiana.
    Nunca nem fui a Bh, mas aqui onde passo os fins de semana, Cachoeiro de Itapemirim, tem uma cantina divina: Companhia das Massas.

    Sabe, a primeira vez q fui lá, meu namorado insistiu em me levar apesar de me recomendar que o atendimento deixava a desejar e que os pratos demoravam em média 30 min.

    O atendimento não foi lá essas coisas, mas a comida estava excelente. Insistimos, voltamos a 2.ª e a 3.ª vez. Agora, que já viramos conhecidos, e já conheço até o garçon por nome, e atendimento melhorou… viramos amigos da casa.

    Outro dia o garçon até sugeriu um prato, que segundo ele iriamos adorar.
    E não é que apesar de nunca termos imaginado pedir, nós adoramos: Nhoque de Requeijão (em tablete, conhece)com creme de 5 queijos… Divino!

    Ah, e o lugar é lindo e aconchegante.

    Beijos, Lu, acho q comentei poucas vezes, mas sou sua fã.

    Quando eu for a BH, quero muito te conhecer.

  11. Juliana    03/10/2010 - 20h43

    Hmmm.. Que maravilha.. Eu mais que amo massa, e sempre fico buscando lugares bacanas aqui em BH.. Se tiver mais sugestões seria uma ótima ideia, Lu!
    Beijoss

  12. Aline Oliveira    03/10/2010 - 20h51

    Nhayyyyyyy… qualquer massa eh maravilosa néee!!!

    Eu tenho sangue italiano, e apesar do meu pai ser filho de italianos, ele ODEIA massas, entao todo esse odio dele, passou por amor a mim! hahaha

    ^^

  13. Maíra dos Anjos    03/10/2010 - 21h25

    quero macarraão.. eu adoooro e vou chegar falando.. A LU ME INDICOU… QUERO A MASSA E QUERO SER BEM ATENDIDA…. VOU INDICAR SEU BLOG..
    sério mesmo!

  14. Pollyana Teixeira    03/10/2010 - 22h00

    Nossa, eu nasci pra morar na Itália, por mim comeria massa todo dia, feliz, sem culpa e sem enjoar. Mas eu n conseguiria ir num lugar desses! Rsrsrs… Sério, nem sou tão chata, sou é estressada! Odeio ficar irritada pq n relaxo e acabo não curtindo. Vou esperar as dicas de lugares bons no quesito atendimento tb, hehehe…

  15. Bia Saltarelli    03/10/2010 - 22h12

    Lu,
    Tenho um lugar pra te indicar que não sei se você conhece mas acho que vai adorar!
    Chama Mi Luccia…é uma cantina, super pequenininha e aconchegante! Os pratos são uma delícia e o atendimento é muito bom também.
    Não achei site de lá mas aqui tá falando um pouquinho:
    http://www.guiabh.com.br/gastronomia/detalhenovo.asp?estab=63
    Bjos!

  16. Clarissa Resende    03/10/2010 - 23h23

    Eu não voltaria lá nunca mais se acontecessem tantas falhas assim comigo! Aliás, pra falar a verdade, daqui a pouco sobrarão poucos lugares em BH para eu ir, pq TODA VEZ que nós saímos ficamos insatisfeitos com uma (não, VÄRIAS) coisas! E então anotamos na nossa LISTA NEGRA pra não voltar nunca mais! Eu juro, gente, não é só pelo nosso (eu e meu marido) lado CHATA DE GALOCHA =D não, o setor de serviços aqui em BH é muito ruim!

  17. Caroline Florencio dos Santos    03/10/2010 - 23h33

    Amanha eu ia recomecar a minha dieta!!! rsss…mas agora depois desse post deu uma vontade de macarrao!! rssss…. Sou aqui do Barreiro de baixo e aqui tem uma “barraquinha” Barraca do Black….. as massas la sao uma delicia!!! Baratinhas…a Lasanha e de se comer de joelhos!!! Super recomendo quem for aqui da regiao!! bjossss

  18. Patrícia    04/10/2010 - 00h23

    Ai, realmente difícil uma pessoa que não conhece o restaurante se sentir atraído a ir conhecê-lo depois de tantas críticas, rs, ao contrário daquele que voltaria ao restaurante apenas pela comida, por já conhecê-la (e amá-la).
    Mesmo que a comida seja boa, bom atendimento é fundamental. Difícil ter vontade de arriscar.
    Mas como vc gosta tanto, seria interessante uma reclamação com os donos, quem sabe eles não se mobilizam pra corrigir os defeitos?
    Bjss.

    http://www.prainspirar.blogspot.com

  19. andrea    04/10/2010 - 00h47

    nossa Lu, que situaçao chata..e ainda teve q pagar a força os 10%..QUE ridículo, que garcon meia boca… mas meu marido me diz uma coisa sempre : “eles fazem isso pq sabem que nao tem concorrencia”… como pode um atendimento desse?

    sabe q aqui em sampa tá bem assim tb… atendimentos péssimos, etc etc…

    bjssssssssssssssssssssssssss,

    ;:

  20. Denise Rocha    04/10/2010 - 01h01

    Oi Lu, tudo bom?

    Bem, vc já ouviu falar do un’altra volta? fica no sion, o lugar é uma gracinha, as massas uma delícia (e mais baratas que o buona tavola) e nunca tive nada para falar do atendimento… quando tiver um tempinho, experimente, e depois comenta aqui, kkkk.

    sente só: http://www.unaltravolta.com.br/

    abraço!

  21. Lsy    04/10/2010 - 01h17

    Me deu fome as fotos rs, eu não volto se sou mal atendida, sou super chata p ir em restaurantes aqui no RS tem um restaurante em Novo Hamburgo que é uma maravilha fui no meu aniversario e quero ir de novo mas da mais de R$ 100,00 por pessoa. Isso que ninguém aqui em casa bebe, no caso só refrigerante água ou suco, mas vale cada centavo tem de tudo e eu amei as perninhas de rã rs e nossa uma variedade de sobremesas (são 60 a todo).

    Bjuh
    http://foiamamaequefez.blogspot.com/

  22. stela alves    04/10/2010 - 04h29

    Olhando essa foto de vontade de pegar um aviao e correr pra se deliciar!!
    http://streetstylebystela.blogspot.com

  23. Andrea Viel    04/10/2010 - 08h53

    Que diliça! Isso é maldade pra quem está longe de BH, sua cruel. HAHAHAHA Mas lá não tem aquelas caixinhas para os clientes escreverem suas sugestões? Eu descia o verbo. Bjs

  24. Raquel    04/10/2010 - 09h24

    Concordo com a Mayra e com a Lola! Não há sabor que compense um atendimento ruim! Também sou apaixonada por uma boa massa e aqui em BH também indico o “Allegro Tavola”, o lugar é uma delícia, a comida muito boa o atendimento excelente. Os donos são muito fofos e te deixam super a vontade! Conheci muito pouco da Itália (só fiquei 4 dias) mas fiz questão de conhecer o máximo de cantinas que pude e sinceramente o Allegro é o q mais me lembrou a Itália, principalmente pelo cardápio! Agora, quando estiver em São Paulo, não deixe de conhecer a “Cantina do Piero” que fica no bairro Bela Vista! É uma cópia fiel as cantinas italianas!! MARAVILHOSO! Bjos

  25. Paula    04/10/2010 - 09h33

    Adoro comer e conhecer lugares novos em bh!!!! E não gostei desse lugar , fui super mal atendinda e a comida veio fria e os pratos demoraram a vim a conta então nem se fala. Indico sempre o Provicia de Salermo melhor Italiano de Belo Horizonte . Vinhos com custo médio e excelente prato. Indico pedir o Talharim ao molho gorgonzolla e file ao ponto Nota DEZ, atendimento nota 1000, dono na cola ….Muito bom so tenho o que elogiar já outros por ai não podemos falar o mesmo!!!!e olha que nem sou tão chata assim heim.

    http://www.provincia.com.br/

  26. Carla    04/10/2010 - 09h45

    Lu, adoro seu blog, mas este post mostra porque o atendimento ao cliente em BH é tão precário! Somos pouco exigentes, aceitamos tudo! Nem a melhor comida do mundo ( e olha que eu adoro comer) me faria voltar, muito menos indicar um lugar onde eu tenha sido mal atendida! Morei alguns anos no RJ e nem no pior boteco da cidade se passa pelos absurdos que nós aceitamos aqui em BH! Este restaurante deveria ser boicotado, nunca recomendado pela boa comida! Sinceramente, tudo o que você aguentou lá me tiraria até a fome!

  27. Letícia    04/10/2010 - 09h48

    Lu, eu também AMO comida italiana! outro dia fui no província di Salerno e super indico, a comida é ótima e o atendimento excelente e não é tão caro, o prato individual varia em torno de 30/50 reais mas também é super bem servido. Vale muito a pena conhecer.
    Outro que é maravilhoso e sem comparações é o Vecchio Sogno, simplesmente perfeito, o único problema é que é bem mais caro que os outros.
    beijo

  28. gio    04/10/2010 - 10h41

    não se sinta a “chata de galocha” fazendo este comentário sobre o buona tavola! tb tenho as mesmas impressões de que o visual não é nada a agradável e tooodas as vez que fui lá o atendimento foi péssimo! então meu benhe, pra que insistir em restaurante italiano com atendimento e ambiente ruim se existem tantos outros? indico o anella (na av portugal, pampulha) massa fresca! tem coisa melhor? o prato serve tranquilamente 2 pessoas e tem mesinhas do lado de fora. e este sabado conheci o la pasta giala (na levindo lopes). atendimento bom, ambiente agrádavel e comida excelente!!! #ficaadica

  29. Camila    04/10/2010 - 11h14

    Guia BH: festidos de festa! Preciso de dicas, esto imdo daqui a 15 dias praís pra comprar um!

  30. Thaís    04/10/2010 - 13h25

    Oi Lu!
    Tb adoro massa! Só que tenho um pouco de dificuldade em achar restaurantes de comida italiana em BH, me dá algumas opções que vc gosta!
    Obrigada,
    bjos!

  31. Gi    04/10/2010 - 13h27

    Dureza mesmo, né?!
    Mas se vc gosta de massa BH tem tantas opções…
    Estive na Osteria Mattiazzi no Sta Efigênia e amei!
    Na porta vc não dá nada pelo lugar, a localização é totalmente fora das nossas rotas costumeiras em BH, mas qdo vc entra o ambiente é surpreendente e o atendimento é fantástico.
    Apesar de não ser dos lugares mais em conta e de ter uma carta de vinhos daquelas, a sugestão de vinho foi super pertinente, tanto em preço, como em sabor e principalmente na harmonização. Super vale a ida!
    Acho q vc vai gostar!
    Bjim

  32. Elisa    04/10/2010 - 13h36

    Meu namorado meu levou lá no nosso aniversário! E acho que fomos atendidos pelo mesmo garçom lerdo!! Kkkkkk. Concordo com as cadeiras desconfortáveis, mesa balançando, mas a comida estava ótima mesmo!! E sei lá, era um dia especial, não reparamos muito no lugar! =D

    E como em outros 2 comentários também recomendo o Allegro Tavolla. Os donos são super fofos, eles mesmo fazem a massa que servem, e o dono toda sexta e sábado fica cantando só músicas boas!!! Que voz que ele tem viu! Inclusive ele estava na Itália mês passado! A comida além de ser maravilhosa é bem servida e barata! Os vinhos também tem um preço muito bom!

    Beijos!!

  33. Lucy    04/10/2010 - 14h13

    Tb amooooo uma boa massa. Fica a dica Lú: Sentido do Gosto (www.osentidodogosto.com.br), são massas artesanais com molhos deliciosos. E ainda tem embalagens congeladas que tem aquele gostinho de comida feita na hora. É incrivél! Vale muito a pena fazer um estoque em casa. Beijos. Lucy Hallak

  34. Paula    04/10/2010 - 19h20

    Lei sempre o blog e dessa vez não pude deixar de comentar porque eu sou a rainha em ter serviço ruim! Eu tenho uma sooooorte, que só vendoo…
    Mas a pior das piores foi um restaurante que aqui em casa todo mundo adora a comida, super gostoso, tempero diferente… Só que o lugar é super feinho, mal tratado, só entramos nele mesmo porque um amigo do meu pai indicou e falou pra nao levar em conta a decoração hahaha e realmente é uma delicia mas super acabado o lugar…E eu não sou chegada em carne vermelha, então logo fui ver os pratos com frango que amode paixão…Tinha inumeros pratos, parecendo um mais gostoso que o outro, fomos fazer o pedido e sabe o que ele falou? “aaai não tem frango” dai meu pai ” como não tem frango?” dai o garçom ” Olha.. até tem.. mas ta tudo congelado, se vcs quiserem esperar..” hauauahuahua MORRI esperar descongelar frango e fazer rapidinhosuper sem gosto, dai acabei optando por uma massa! hahahha Alem do atendimento ser bem fraquinho, eles são super lerdinhos mas simpáticos.
    E em questão de 10% do garçom, só dou se sou bem atendida dai não ligo em pagar.. Mas tem garçom que pelo amor de Deus né?? hehhehe

    beijoosss

  35. O Closet da Bela    05/10/2010 - 20h05

    Oi Lú! To sumida mas vim ler as novidades hoje!!! Almocei no Buona Távola uma vez e fiquei horrorizada com o atendimento. Aí li no cardápio que não cobravam 10%. Na hora de pagar a conta, o garçom queria cobrar de qualquer maneira, e sem ser débito no cartão. Ri e falei que parecia que eu estava sendo assaltada, que o atendimento não merecia gorjeta e que além do mais, o cardápio mencionava a não cobrança. Saí sem pagar os 10% e não pretendo voltar lá. Tem outras massas gostosas em BH.
    Almoçava muito ali na região, porque trabalhava lá perto (até mês passado)! Em lugar que recomendo por ali pra almoçar é o Mandala.

    Bjão!

  36. suelen    11/10/2010 - 17h45

    Oiiii Lu, moro na Italia em Verona a cidade de romeu e julieta! quando vc quiser vir me da um toq … vamos comer altas pizza e pasta hhehehe e o vinho è claro aqui nao falta. Ciaoooo

Mais sobre Belo Horizonte