Carregando...
Viagem

Intercâmbio: Suécia

30.11.2010
Lu Ferreira

E a sumida seção intercâmbio volta com um destino bem diferente: Suécia! Quem esteve por lá e traz dicas pra quem quiser conhecer foi a Roberta. Vamos?

“Em outubro estive por algumas semanas na cidade de Gothenburg, Suécia. A viagem foi a trabalho, mas pude conhecer bem a cidade. A viagem de Curitiba até lá dura em torno de 24 horas (com sorte de não atrasar nenhuma conexão!). Cansativa sim, mas você pode fazer escala em Paris, então fica mais inspirador!
A cidade está localizada na costa oeste da Suécia, é a segunda maior cidade do país depois da capital, Estocolmo. O clima é bem diferente do que temos no Brasil, em Outubro era Outono, umas estações mais lindas na minha opinião. Na primeira semana, o clima estava até agradavel, perto das semanas seguintes. Bastante sol e a temperatura ficava entre 6° e 1°. Parece muito, mas lá eles possuem uma infraestrutura totalmente preparada para o frio, os ambientes são todos bem aquecidos, água quente por todos os lados… Frio mesmo só quando se está caminhando pelas ruas, e nessas horas haja casaco!

Pra comer bem:

Saindo da Central Station você facilmente encontra a Kungsportsavenyen, uma avenida onde estão localizados a maioria dos restaurantes. São muitas opções: pubs, restaurantes espanhóis, italianos, alguns mais típicos da cidade e o Hard Rock Café. Prepare-se para comer muito peixe, carne de porco e batatas, muitaaaas batatas!

Fora a Kungsportsavenyen você sempre encontra uma opção fast-food ou ainda alguma pizzaria/kebah, vale a pena experimentar, é bem comum por lá. Além disso, na categoria restaurante-luxo-encanto, acho que posso recomendar:

Heaven 23: O restaurante fica no último andar do Edifício Gothia Towers. Me disseram que é o edificio mais alto por lá, então você pode jantar com a melhor vista da cidade. Além disso, eles servem o famoso sanduiche de camarão. Elegante e encantador. Imperdível!

Kometen: Um restaurante tipicamente sueco. Possui algumas variedades de peixes e frutos do mar no cardárpio, mas acho que nada ganha do bacalhau fresco, recomendado pelo garçon como o melhor prato da casa (não duvido que seja)!

Conhecendo a cidade:

A roda Gigante: Conhecendo Gothenburg de uma nova perspectiva! No fim da tarde, acho que uma boa pedida é o passeio da roda gigante, pricipamente se o tempo estiver bom. Você pode ver a cidade toda de lá de cima, garantia de no minimo ótimas fotos para recordação!

Keillers park: Esse foi o primeiro parque que eu conheci na cidade. É uma mistura de um parque e uma floresta. O lugar tem trilhas que você pode caminhar até lá em cima (dá pra subir de carro também e não congelar no caso! rs) e ter a vista de toda a cidade, realmente incrivel!

Universeum: Um grande museu de história natural, sem duvidas um ótimo passeio para crianças e adultos. O museu tem um aquario muito grande, com tubarões inclusive, peixes de diversas espécies. Há uma espécie de uma máquina, que demostra a sensação de um vento nas montanhas, muito legal! E o lugar ainda tem uma lojinha e uma cafeteria fofa!

Atenção! Por causa do inverno que se aproxima e do clima atípico para essa epoca do ano, muitos lugares fecham, como o Liseberg – um parque de diversões, o passeio de barco e o ônibus turístico.

E pra fazer aqueeelas compras:

Nordstan: Acho que é um dos maiores shoppings da cidade. Além de estar localizado no centro, mais especificamente em frente à Central Station, o shopping possui lojas como H&M e Accessorize. E por falar em Accessorize, vale muito a pena visitar a loja, os preços são muito mais amigáveis do que no Brasil. Para quem ama coisas fofas, esse é o lugar!

Ahlens: Tem uma loja dentro do Nordstan e uma no centro, uma perdição! Logo que você entra está a sessão de maquiagens: tem MAC, Dior, Chanel até L’oreal, Nivea, Maybellyne… Do lado fica a perfumaria. Mas não é só, a loja é gigante! Vende bolsas, bijoux (apesar de não ser o melhor lugar para comprá-las), meias, acessórios de inverno, e coisas de casa (dá vontade de redecorar o apartamento, ai se desse pra levar tudo pra casa!). No segundo andar: roupas! Enfim, dá pra perder boas horinhas dentro dessa loja.

Grandparfym: Na busca pelos perfumes descobri essa loja, que fica na Kungsgatan. Na época em que estive lá estava com desconto genreoso em todos os perfumes! Achei muito mais barato que no freeshop, porque além disso você ainda pode reembolsar o Taxfree.

Gekas Ullared: Me indicaram como uma ótima opção de compras. É como se fosse um grande supermercado (mas muito grande mesmo), que vendesse roupas, coisas para casa, brinquedos, eletrônicos, tudo! O mais louco é o tamanho do lugar, o estacionamento gigante (e estava lotado!), a fila para entrar com o carrinho lá dentro! Ufa! Depois que se está lá vale a pena adquirir algumas coisas sim, realmente é barato, mas recomendo a visita assim que ele abre, porque perto da hora do almoço você mal consegue andar lá dentro. Ah, uma coisa que fez valer ir até lá foi sem dúvida foi a estrada, não posso deixar de comentar. Você passa por Varberg, um município em Halland County. Basicamente uma região rural, com pequenos municípios na região de Gothemburg. Um lugar inesquecível!

Fora essas opções, ainda na região da Central Station está a Kungsgatan, uma rua que tem muitaaaas lojas bacanas. Zara, Mango, H&M, TopShop e outras redes de lojas mais locais. Mas vale a dica, fique esperta com os horários de funcionamento, porque por causa do inverno as lojas abrem um pouco mais tarde e fecham um pouco mais cedo também.

PS: Para as compras acima de 200SEK não esqueça de pedir o TaxFree. Com ele, na hora de voltar para casa você consegue de volta o imposto que pagou na compra. Bacana não?”

Obrigada Roberta! A seção Intercâmbio é uma troca de experiências de viagem entre as leitoras. Se você quiser participar, entre em contato comigo!

23 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Isabella Rabello    30/11/2010 - 16h33

    Custei a conseguir ler “Kungsportsavenyen” rsrs..
    Adorei esse “Intercâmbio”, pois pudemos conhecer um pouquinho de um lugar tão diferente quanto a Suécia

  2. Christiane    30/11/2010 - 16h59

    Que legal! Noruega e Suecia estao na minha listinha, ainda mais que tenho amigos la. =)
    bjus

  3. gorete sousa    30/11/2010 - 17h38

    Amei a DICA!!!!!!!!!!!

    http://www.ilovenystyle.blogspot.com

  4. Tereza    30/11/2010 - 18h54

    Ah, quero muito.
    Papai Noel, por favor!!!

  5. Crazy for Fashion    30/11/2010 - 19h17

    Cada lugar lindo q tem por lá, adorei. Veja as news lá no blog, ta rolando sorteiooooooo, b-jusss, Glau.

  6. Jess    30/11/2010 - 21h42

    Muito legal voce ter dividido sua experiencia com todas as leitoras.
    Esta de parabens pelo texto Roberta!

  7. Daniela    01/12/2010 - 01h45

    Adoro essa Tag!
    dá pra sonhar um pouquinho e “conhecer” lugares lindos..
    é uma baita inspiração pra trabalhar MUITO. hahaha
    Obrigada por compartilhar com a gente, Roberta :)
    um dia também estarei num post assim…

  8. Laura Pereira de Melo    01/12/2010 - 07h37

    Um dia ainda participo dessa seção! Sonho bom, dá até friozinho na barriga, as que amam e adoram viajar me entedem! Imagina conhecer a Suécia! Ah, essa é umma das tags do blog que eu mais gosto! Pena que aparece pouco, paro para ler todo tipo de texto relacionado a viagens! Lú, vai viajar agora! Rsrsrs! Beijo enorme! ;D

  9. Marina Breda    01/12/2010 - 08h36

    De todos os lugares que já passaram por aqui, a Suecia foi um dos que mais me encantou! Um dia ainda irei, qdo ganhar na mega.

    E parabéns pelo texto Roberta, realmente muito bom.

  10. Luciana Reidler    01/12/2010 - 08h40

    Muito bom ver um post sobre meu segundo pais, a Suécia. Moro aqui a quatro anos e adoro essa terra, apesar do frio. Hoje, por exemplo, está só -11. Ainda bem que daqui uns dias estarei chegando no calorzinho do Brasil (Belo Horizonte)
    Os suecos são muito criativos, tanto para vestir como para decorar e de frios não tem nada!!! Sempre sou recebida com abraços e sorrisos!!!
    Acho que vale muito a pena incluir a escandinávia na listinha de viagens…todos os paises que fazem parte tem seu encanto!!!
    Beijos carinhosos

    • Roberta    01/12/2010 - 16h17

      Vc mora onde Luciana, em Gotemburgo?
      Na proxima ida prai quero conhecer alguma cidade perto, me indicaram Estocolmo e dizem que é fácil chegar a Dinamarca, neh?

  11. karina    01/12/2010 - 08h45

    owm os posts que mais gosto são de moda e intercambio , esse post faz você ver quantos lugares ´bacanas ha no mundo e que você não conheçe ,*———*

  12. Amanda    01/12/2010 - 10h50

    Amei o post, sou louca para conhecer a Suécia!!!!!!!!!!!!!!

  13. Fernanda    01/12/2010 - 11h55

    Ola! Eu nunca tinha pensado em sair do Brasil para passar uma temporada fora até eu começar meu curso de inglês…(que alias eu odiavaaaa a lingua inglesa…3 meses de curso eu passei a amarrrrrrrrrr). Hoje eu estou no book 4 e comecei a pensar sim em fazer curso ou trabalhar fora..mas depois que eu concluir todinho o curso de inglês aqui… Suécia é um país que me chama atenção…Adoreiiiiiiii o post! Abraços.

  14. Melanny Berenguer    01/12/2010 - 12h41

    Aaah, adorei o post sobre a Suécia, parabéns Roberta! Eu adoro conhecer países que não estão bem na lista dos mais cogitados para viagem, como é França, Inglaterra e EUA, tanto que meu maior sonho é conhecer a Turquia (oi?)… Se alguém fez viagem pra lá, conta aqui no Chata, pleeeease!!

  15. Elô    01/12/2010 - 13h44

    Acho que faltou a Roberta falar do câmbio… 100SEK equivalem a mais ou menos 10 euros, ou seja: uns 24 reais. O que acontece na Escandinávia (estive lá em outubro) é que as coisas são caras independentemente da moeda ser “desvalorizada” em relação a nossa. É difícil comer por menos de 100SEK e as entradas de museu também são nessa faixa de preço!

    • Roberta    01/12/2010 - 16h14

      Realmente Elô, achei os restaurantes bem carinhos por lá. No começo você se empolga mas ai vai vendo que convertendo não é tão barato assim. Mas em relação a outras compras, como maquiagens e roupas dá pra encontrar coisa bacana e com preço bem melhor que no Brasil.

  16. […] This post was mentioned on Twitter by Bruna Tessaro, ? Moda. ? Moda said: Chata de Galocha * Intercâmbio: Suécia http://bit.ly/dITK4C […]

  17. Bianca    03/12/2010 - 10h13

    Estive em Estocolmo na Suécia e fiquei totalmente apaixonada! É um lugar muito diferente do que estamos acostumados, parece que tudo é moradia de Rei! Fora que as pessoas são LINDAS, educadas e extremamente bem vestidas!!! rs

    Adoro essa seção! Meu intercâmbio foi nos EUA, bem comunzão, mas numa cidade um pouco diferente (Virginia Beach) e foi algo que AMEI fazer! Recomendo a todas! :)

    Beijos!

  18. Beatriz    04/12/2010 - 22h12

    Gente, super babei quando vi aquele prato na primeira foto KKKKKKK :D
    Que liiiiiiiiiiiiiiiiiinda *-* Que invejinha *-* Morro de vontade de ir :X

  19. Cintia Albuquerque    14/12/2010 - 17h56

    Nossa que bacana esse post, estou pensando em procurar uma agência de intercâmbio e fazer uma viagem pela Suécia, a cidade é linda demais =)

    Beijos

  20. Letícia    19/07/2013 - 18h17

    Em qual agencia de intercambio ?

  21. Lucelena Costa    06/08/2015 - 16h27

    Gostaria de ir para Gotemburgo, fazer uma viagem em que ao mesmo tempo que eu possa curtir, também melhore meu inglês. Procurei na net, mas n vi tantas informações. Agradeço.

Em casa, mas já com saudades dessa viagem! Nunca imaginei pisar em Dallas e me surpreendi, a cidade é uma graça e as pessoas são super simpáticas! Tks @rewardstylehq pelo convite e @futilish pela companhia nos últimos dias ☺ #startedwithascreenshot
Mais sobre Viagem