Carregando...
Lifestyle

No cinema: Oscar 2011 – Façam suas apostas!

29.01.2011
Lu Ferreira

Essa semana foram divulgados os indicados ao Oscar 2011, que está em sua 83ª edição. Todo ano faço um compromisso comigo mesma de que, no ano que vem, não vou me indignar e revoltar com as indicações e muito menos com os premiados, mas tooodo ano furo o compromisso e me vejo esbravejando na frente da TV, hahahaha!

Muita gente ainda não se acostumou e acha estranho o fato de que agora 10 filmes podem concorrer ao prêmio principal, mas eu gosto e não gosto da mudança… Explico o porquê: por um lado é bom porque filmes que não teriam chances de concorrer se fossem só 5 indicados, como animações ou mesmo filmes estrangeiros (filmes mais “cabeça”), passam a ter a chance de serem pelo menos indicados e ganham maior visibilidade… Por outro, acho ruim porque 10 filmes é muita coisa e às vezes fica a impressão de que determinado filme está ali só pra completar a cota mesmo e não porque é realmente bom, sabem como?

Enfim! Vamos aos indicados à categoria principal desse ano?


Bravura Indômita – Novo filme dos Irmãos Coen e só isso já é motivo mais que suficiente para me arrastar pro cinema! ADORO! Por aqui o filme tem estréia prevista para o dia 11 de fevereiro. Remake do clássico homônimo de 1969, dirigido por John Wayne, conta a história de dois caubóis que tentam ajudar uma moça a descobrir o assassino de seu pai. Confesso que faroeste não é meu gênero preferido, mas – na minha opinião – tem que ver!

127 Horas – Até agora não resolvi se assisto ou não. Explico: o filme é baseado numa história real na qual um homem (nas telonas, James Franco – LINDO!) fica preso por uma pedra, sozinho, em algum lugar esquecido por Deus. Ai gente, não dou conta desse tipo de coisa não! Fico muito aflita e acabo passando mal de verdade… Mas todo mundo têm elogiado tanto o filme e agora, concorrendo ao Oscar, acho que não vou ter como fugir não. Ah! Isso além do filme ser dirigido por Danny Boyle, responsável por alguns filmes que adoro (“Cova Rasa”, “Extermínio” e “Quem Quer Ser um Milionário”, só para citar alguns). Estréia prevista para o dia 18 de fevereiro.

Cisne Negro – Esse estou coçando de vontade de assistir! Hahah! Natalie Portman já ganhou o Globo de Ouro por sua atuação nesse filme e minha torcida é toda para ela (e, confesso, de certa forma para o filme também). Trata-se de um thriller psicológico tendo como pano de fundo uma nova montagem do balé clássico o “Lago dos Cisnes”. Na minha humilde opinião, imperdível. O filme tem estréia prevista para o dia 04 de fevereiro. Tá chegando!

O Discurso do Rei
– Campeão de indicações (12, no total), trata-se de um filme histórico, focado no George VI (e em sua gagueira, diga-se de passagem) e nas dificuldades do mesmo em reinar a Inglaterra. Colin Firth já levou o Globo de Ouro de Melhor Ator e todo mundo está apostando que o Oscar também é dele. O filme tem estréia prevista para o dia 11 de fevereiro.

Inverno da Alma – Não sei de muita coisa sobre esse filme, mas trata-se de um drama que retrata a vida de uma adolescente que tenta cuidar da mãe doente (acho que louca) e dois irmãos pequenos. Para piorar a situação o pai, ex-presidiário, coloca a casa onde a jovem vive com sua família como garantia de sua liberdade condicional e, claro, some no mundo. O filme estreou ontem, dia 28 de janeiro.

Minhas Mães e Meu Pai – Meio comédia, meio drama, o filme conta a história de um adolescente, filho de um casal de lésbicas, que parte em busca do pai biológico. O filme estreou há um tempinho e ainda está em cartaz em alguns lugares (aqui em BH não está passando mais). Teve gente que adorou, teve gente que não gostou e torceu o nariz para a indicação ao Oscar. Acredito que cada um tem que ver e tirar suas próprias impressões, né? (ps: apesar do filme já ter passado por aqui, ainda não tive oportunidade de assistí-lo).


A Origem – Posso contar que detestei? Não o filme como um todo, claro, porque sei reconhecer os muitos pontos altos e fortes que ele apresenta, como trilha sonora, efeitos visuais, edição de imagem e som, direção… Mas achei que ele explica demais tudo. E verbalmente! É falação atrás de falação, o que impede o desenvolvimento de aspectos mais interessantes do filme como, por exemplo, os personagens (que considero, menos o de Marion Cotillard, rasos, pouco aprofundados). Tá certo que o filme é um tanto quanto confuso, mas também não precisa presumir que o espectador não vai entender nada e verbalizar todas as explicações (Fica a dica!). Ah! E o filme também estreou por aqui há um bom tempo, mas acredito que seja facilmente encontrado nas locadoras!

A Rede Social – É outro filme que também já estreou por aqui e está em cartaz desde o final do ano passado (pelo menos aqui em BH ele ainda está passando nos cinemas). De tema super atual – a criação do Facebook e todos os “babados” envolvidos na história – o filme já levou pra casa o Globo de Ouro de Melhor Filme e, apesar de não estar torcendo por ele, acredito que vai levar o Oscar também. Sinceramente? Acho meio superestimado demais. O filme não é tudo isso que as pessoas estão falando. Mas, o roteiro e a direção merecem destaque especial. Já a indicação de Jesse Eisenberg para Melhor Ator acho um exagero! Ele é fofo e bom ator e só.


Toy Story 3
– E por último, mas não menos importante, pelo contrário, Toy Story 3. Uma animação já tinha concorrido ao Oscar de Melhor Filme em 1992, com a Bela e a Fera porque, até então, a categoria Melhor Animação não existia (acreditem ou não, a categoria só foi criada em 2001!). A partir de então, acredito (e se estiver errada, por favor, corrijam-me!) que nenhuma outra animação concorreu ao Oscar de Melhor filme até 2010, quando 10 filmes passaram a ser indicados e “Up – Altas Aventuras” entrou na disputa pela estatueta. Terceiro filme da série, conta a história encantadora dos brinquedos de um garoto que cresceu (e esqueceu os brinquedos!). Como sempre, a Pixar se superou. O filme te faz rir, te faz chorar, te faz ter saudades de coisas que você nem sabia que podia sentir falta… Uma verdadeira montanha russa de emoções. Também já passou por aqui há um tempinho, com versões em 2D e 3D e, para mim, é o melhor filme dessa lista de concorrentes (pelo menos dentre os que assisti). Quem quiser ler mais sobre o que achei de Toy Story 3, é só clicar aqui.

O Vencedor – Outro filme que estou morrendo de vontade de assistir! O elenco é de peso e o filme recebeu diversas indicações e ganhou dois Globos de Ouro: o de Melhor Ator Coadjuvante em Drama para Christian Bale (que, como diz Katylene, merecia um Oscar pelas constantes transformações que passa para interpretar seus personagens – quase um homem camaleão) e de Melhor Atriz Coadjuvante em Drama para Melissa Leo. A história do filme? Baseada na história real do problemático lutador “Irish” Micky Ward. Mais uma vez, na minha humilde opinião, tem que ver. O filme tem estréia prevista para 04 de fevereiro (e aí? Qual assistir primeiro? Cisne Negro ou o Vencedor?).

O post ficou enorme, né? Mas quero terminá-lo com um protesto! Acho um absurdo terem simplesmente esquecido totalmente “Ilha do Medo”, de Martin Scorsese. O filme merecia diversas indicações, dentre elas fotografia, roteiro, direção e melhor filme, só para citar algumas! Não sei se a crítica realmente o considerou como um filme “menor” do diretor ou se realmente esqueceram dele (o filme estreou no início de 2010). Enfim, fica aqui meu protesto e minha indignação. “Ilha do Medo”, para mim, é o segundo melhor filme de 2010. Só perde mesmo para Toy Story 3!

Ps: dá pra conferir a lista de todas as categorias e todas as indicações (e muito mais) em no site oficial.

40 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Pri M. G.    29/01/2011 - 15h08

    Nao assisti tds os filmes ainda,por enquanto soh vi 127horas (tbm fikei mto aflita!confesso! ahhahaha), a origem, discurso do rei e cisne negro..
    por enquanto o q eu mais AMEII foi CISNE NEGRO! eh simplesmente perfeito!se alguem quizer assistir um unico filme dentre tds esses, com certeza eh ele q eu recomendo! eh maravilhoso em tds aspectos!
    =*

  2. Renata de Freitas    29/01/2011 - 15h22

    Eu vi quase todos os filmes e torço para A Origem. Adorei o tema e a forma como foi tratado, fiquei dias pensando nisso. Apesar de achar Cisne Negro um bom filme e atuação brilhante de Natalie Portman (para quem torço pelo Orcar), foi agoniante assistir, não me senti bem, queria que acabasse logo. A Rede Social me decepcionou um pouco, gostei, mas está superestimado, como vc comentou. Concordo que Ilha do Medo deveria estar entre os indicados.

  3. Renata de Freitas    29/01/2011 - 15h24

    Ah, esqueci de dizer que adorei Minhas mães e meu pai, não acho que vale o melhor filme, mas a temática da homossexualidade foi abordada de forma carinhosa e engraçada. Vale a pena!

  4. clara    29/01/2011 - 15h31

    eu adorei ” a origem”!!

  5. Marina    29/01/2011 - 15h38

    A Ilha do Medo é demais mesmo! Muito instigante!

  6. Poo    29/01/2011 - 15h49

    Olaaa,
    Vamos la, vi Bravura Indomita, bom, mas nao o sufuciente pra levar o Oscar. Toy Story 3 é realmente tudo isso q vc falou, ri, chorei ufaa. Cisne Negro é agoniante e muuuito bom tb. E O Vencedor se destaca pela brilhante atuaçao do Chistian Bale. A Origem e a Rede Social tb gostei, mas não sei se daria o Oscar para algum deles. Os outros não vi, mas ja to me coçando pra saber quem vai levar a estatueta ;)

  7. Jowzinha    29/01/2011 - 16h03

    Poxa!!!
    Filmes bem variados.
    Fiquei com mta vontade de assistir todos!!!

    Espero sua visita ao meu blog:
    http://brigadeirodecafe.blogspot.com

  8. Alice    29/01/2011 - 16h50

    Sinceramente, A Origem pra mim é um plágio do longa japonês “Paprika” =/
    Não devia ganhar…

    • Lorena Borges    01/02/2011 - 10h48

      Nunca assisti, mas fiquei curiosa! Vou conferir!

  9. helen    29/01/2011 - 17h52

    olha o Jesse Eisenberg merece sim a indicação pois atuou perfeitamente no filme e como vc pode comentar a respeito das indicações se ainda não viu praticamente nenhum dos filmes .

  10. Fernanda    29/01/2011 - 18h48

    Já assisti quase todos (só falta True Grit e Inverno da Alma), e os meus preferidos pra melhor filme são A Rede Social e O Discurso do Rei. O primeiro porque eu acho que é super atual, a forma como a história é contada, sem ser muito cronológica, é ótima, e porque o filme é muito bom mesmo; e o segundo porque é lindooo, é um filme que agrada a todos os tipos de público, e se Colin Firth perder o Oscar de melhor ator, parem o mundo que eu quero descer! Hahaha. Black Swan é um bom filme também, mas todo o mérito é da Natalie Portman (tô torcendo pra ela!), e 127 horas idem (James Franco, seu lindo! e realmente, tem uma cena que dá muitaa aflição!). Minhas Mães e Meu Pai é bem polêmico, vai muito da opinião e da visão de cada um. Eu achei bom, mas nada demais, com um final meio injusto até. E O Vencedor é muuuito bom também! Eu que amo uma comédia romântica, assisti achando que ia odiar, mas foi totalmente o contrário, haha!
    E desculpa por esse comentário gigaaaante, me empolguei um pouquinho :PP
    beeijos

  11. Laura    29/01/2011 - 19h51

    Amei A Origem e A Rede Social. Discordo quanto ao último ter sido superestimado, o roteiro/a direção conseguem transformar a história – que em outras mãos seria maçante – em um filme que te deixa preso do primeiro ao último minuto. Sem contar que fala de um tanto de coisa: amizade, solidão, inovação, processo criativo, internet, atualidade, sentimentos, humanidade. Lógico que respeito a opinião dos que não gostaram e tal, mas fiquei surpresa com o tanto que eu gostei.
    A Origem já vi há mais tempo, então não tenho como falar muito, mas gostei demaaais também.
    Concordo plenamente com tudo dito sobre Toy Story 3, mas acho difícil ganhar…
    Tô doida pra ver o resto!!

  12. marina    29/01/2011 - 20h41

    concordo total com sua opinião sobre o filma A Origem! fiquei superconfusa algumas partes, muito diálogo… fui assistir com uma amiga e me diverti mais debatendo com ela o que raios tava acontecendo no filme do que com o próprio filme. enfim, se ganhar, não vou achar muito justo… mas não entendo nada de cinema, então que vença o melhor!

  13. Carolina    29/01/2011 - 20h42

    A gente sempre acaba se decepcionando com os escolhidos, né? Rola muita injustiça nesse meio.
    Beijo
    Carol

    http://coisinhascarolina.blogspot.com

  14. Luiza    29/01/2011 - 22h45

    quero assistir Toy Story pra ontem =D

  15. Vivianny    29/01/2011 - 23h26

    Oscar pra mim é quase sempre uma surpresa, quem eu menos espero ganha

  16. Adri    29/01/2011 - 23h50

    Realmente, Ilha do Medo é genial, absurdo não ter nem sido indicado o.Ô

    Tbm estou louca para assistir ao Cisne Negro, e agora tbm fiquei com vontade de ver O Vencedor e Bravura Indômita, heheh. Toy Story é um clássico, não consegui ver nos cinemas por causa do ritmo maluco da faculdade, mas quero ver ASAP.

    Adoro sua coluna aqui, parabéns!

  17. Agatha S.    30/01/2011 - 03h37

    Meninaaaaaaaa, você PRECISA assistir ao “Cisne Negro”. Aqui nos EUA já estreiou e eu já assisti 2 VEZES! É BOM DEMAIS!!! Fazia tempo que eu não assistia um filme tão bom!!! A direção é incrível, o trabalho com a câmera é o melhor que já vi, e a Natalie… MEU DEUS!!!
    Eu nunca peço para companheiras blogueiras entrarem no blog, mas eu fiz um post sobre o filme há um tempinho e se você realmente está curiosa, te recomendo: http://scsemcrise.wordpress.com/2011/01/19/the-amazing-black-swan/

    Quero muuuuito que ele ganhe o Oscar! Eu sei que a Natalie vai ganhar porque NINGUÉm fez um trabalho como ela fez! Foi mais de um ano de preparação para o personagem. JURO!

    Adorei o post, e estou super animada para o Oscar também!
    Beeeijos

    • Lorena Borges    01/02/2011 - 10h44

      Fiquei mais empolgada ainda depois de ler seu comentário! Hahahahahah!

  18. Caique    30/01/2011 - 04h06

    Acho que quem vai levar o oscar esse ano vai ser o filme O Discurso do Rei. Pelo o que eu ouvi falar, esse é um filme ótimo! http://caiquemedeiros.tk/

  19. Jessica Alves    30/01/2011 - 12h50

    Minha teoria é de que o oscar é matematico ( aka marmelada)!
    Pois é O discurso do rei está super indicado, e talvez até leve o Oscar de melhor filme porque vai perder em outras tantas categorias, e mas vai levar oi levar o de melhor ator ( já que não colocaram Jonny Deppy)e.Talvez ele nem leve o de melhor filme se vencer em outras categorias.
    Como Avatar não levou ano passado, Toy Story 3 pode levar o premio, pois talvez perca para Origem nos efeitos especiais!
    Talvez leve Cisne Negro ou Rede Social pois são da moda do “filme de baixo orçamento”. Mas acho dificil cisne negro levar pois Natalie vai vencer como melhor atriz, repetindo o Golden globe!
    127 está bem cotado mas acho difícil levar melhor filme!

    MINHAS APOSTAS:
    Toy Store 3
    O discurso do Rei
    Rede Social ( só pelo fato de ser baixo orçamento)

  20. Jessica Alves    30/01/2011 - 13h01

    Incepcition realmente é um filme ruim, ao primeiro olhar, pois estamos acostumados a sair do cinema com respostas prontas e final feliz!
    Assisti o filme pela segunda vez e vi o seu valor!
    É um filme muito bom, que vai além do que é mostrado, não é só o plano e a grana para o cara voltar para casa, mas a resoluçao de um problema pessoal/interno do protagonista, além do que ele realmente é: um filme ficçao-cientifica e açao! Não precisa ser totalmente plausivel nem ter muito romance!
    O que acho mais legal dele é a discussão que o filme provoca!
    Realmente Nolan é um novo gênio do cinema! Ansiosa pelos novos filmes dele!
    Quem não gostou veja-o de novo e repare no drama de Cobb ( DiCaprio, ele sim é o protagonista e não a mulher dele), é apenas uma sujestão!

  21. Renata Pires    30/01/2011 - 14h35

    Puxa… Escrevi um super comentário e não foi :((
    Vou resumir. Lore, concordo que Toy Story foi o melhor de 2010.
    E acho injusto Ilha do Medo não entrar na lista. Mas a academia é meio estranha…

    E assista Minhas mães e meu pai. É um filme leve, fofo, e muito verdadeiro.

    beijooo!

    • Lorena Borges    01/02/2011 - 10h43

      Ei Rê! Que pena que seu comentário não entrou! Fiquei curiosa! Rs! Beijos pra vc tbm!

  22. Natalha Lessa    30/01/2011 - 14h56

    Ja assiti quase todos os indicados!
    Minhas maes e meus pais gostei, mas nao merece oscar!
    A origem: bom, mas confuso!
    O vencedor: otimo, lembra um pouco o Lutador, com Mickey rourke, que tambem e otimo!
    O discurso do rei: preguica de ver!
    Bravuda indomita: Adorei, muito bom!! Oscar p Jeff Bridges denovo! A menina tambem achei otima, mas nao vale oscar!
    Cisne Negro: otimo tambem!
    Rede Social: bom, mas nao me impressionei nao. Nao vale oscar!

    Em resumo, para mim o oscar devia ser de Bravura Indomita!!

  23. Priscila    30/01/2011 - 14h58

    Olha, o The King’s Speech é fantástico, um dos melhores filmes que eu vi nos últimos tempos. Black Swan é genial também! Todas as minhas apostas vão pro The King’s Speech – dizem que é o único que pode bater o The Social Network. Que é um filme bom, mas acho que tem muito mais buzz do que deveria. Torcendo pro King’s!!!

  24. Luisa    30/01/2011 - 21h57

    Como nao gostou de A Origem? ahah sério, primeira pessoa que vejo não gostar. Ele é um filme muito inteligente, muito bem feito. Torço por ele

    • Lorena Borges    01/02/2011 - 10h42

      Ai Luisa, não adianta! Não gostei! Rs!

  25. Luciana    30/01/2011 - 22h47

    Black Swan é inacreditavel. Torco por ele na corrida pelo Oscar de melhor filme, e melhor atriz para Natalie Portman. E um filme dificil, mas imperdivel.

  26. Vivian    31/01/2011 - 10h38

    Lorena, vou contar algo q sou contra, mas não pude resistir: baixei Black Swan e diversos destes filmes na internet há umas semanas. Dos que baixei, só assisti Black Swan até agora, e não preciso ver os outros para ter certeza de q a minha torcida é toda deste filme.
    É td lindo, as atuações são convicentes, Natalie Portman tá incrível! Só o início do filme já me deixou sem fôlego!

    • Lorena Borges    01/02/2011 - 10h42

      Vivian, que bom que gostou! De vez em quando eu tbm baixo filmes na internet, mas só mesmo quando sei que não vão chegar aos cinemas. Não recrimino quem faz isso, cada um cada um! E, podem me chamar de ingênua, hipócrita ou sei lá o que, mas acho que vc baixar um filme em casa pra assistir é uma coisa. Baixar pra sair vendendo na rua é outra. Sou totalmente contra comprar filmes piratas!

  27. […] This post was mentioned on Twitter by Lu Ferreira, AmoMuito.com. AmoMuito.com said: Achei esse post ótimo no Chata de Galocha pra quem ainda não conhece os grandes indicados ao Oscar desse ano: http://bit.ly/fkHdCd […]

  28. re    31/01/2011 - 19h39

    Lorena, super concordo.
    Odiei a Rede Social, não sei porque todo esse alvoroço criado em torno dele. Nem o próprio criador do facebook (real) quis ver pois sabia que tinha muita coisa alterada da historia verdadeira.
    A ilha do medo é foda e estou indignada como vc dele estar de fora, e toy story.. sou suspeita pra falar!

    • Lorena Borges    01/02/2011 - 10h40

      =)

    • Jessica Alves    01/02/2011 - 12h40

      Re, tambem Não entendo esse alvoroço!
      Para mim o dono do facebook tá fazendo marketing e pagando jabá para o filme!

  29. Tassia B    01/02/2011 - 05h30

    Muitos filmes bons chegando no cinema, que bom! Fui outro dia no cinema e não tinha nada muito interessante… Agora vou ter que correr pra ver todos que vão estrear!
    Daí só vi “A Rede Social” até agora, e tb achei bem fraquinho. É interessante e tal, mas superestimado, como vc disse.

    p.s.: seus posts são sempre tão tão bons, Lorena! adoro o jeito que vc escreve, e como coloca suas opiniões sem soar muito crítica, parabéns :)

    • Lorena Borges    01/02/2011 - 10h40

      Obrigada Tássia! E que bom que concordou comigo a respeito de “A Rede Social”! Já estava ficando meio sem graça! Rs!

  30. Paloma    02/02/2011 - 02h37

    Também acho que o filme A Rede Social está sendo superestimado, apesar de ser dirigido pelo ótimo David Fincher. Sei lá acho que segue o mesmo padrão de Quem quer ser milionário é mais pelo apelo do tema e pela boa produção do filme. Já A Origem acho que ainda não recebeu os devidos merecimentos, porque considero o filme ótimo em todos os aspectos. Agora não achei A ilha do medo tudo isso não. Fiquei curiosa com o que você escreveu do Toy Story, depois vou ler o seu post. Também amei muito o filme, mas acho que foi apenas uma indicação honrosa porque não tem chances de ganhar de melhor filme não. Ah, gosto muito dos seus posts! :)

  31. Rebecca Diana    25/02/2011 - 23h06

    Cisne Negro é genial!
    Mas minha torcida é para o discurso do Rei!
    O cara dá um show!

Mais sobre Lifestyle