Carregando...
Lifestyle

No Cinema: L’illusionniste

11.02.2011
Lu Ferreira

Quando cismo com alguma coisa, cismo mesmo, não tem jeito! Obsessão define, haha! Hoje vou falar do terceiro filme que concorre ao Oscar de Melhor Longa Metragem de Animação, ao lado do maravilhoso “Toy Story 3” e do fofo “Como Treinar Seu Dragão”: “L’illusionniste” ou “O Mágico”, título em português do filme.

“O Mágico” é o segundo filme do diretor Sylvain Chomet (o primeiro foi o sensacional “As Bicicletas de Belleville”) e tem como roteiro uma adaptação de um roteiro inacabado do famoso cineasta francês Jacques Tati. Aqui cabe um parênteses para um momento “eu confesso”: nunca assisti nenhum filme de Tati, nem o mais famoso e comentado “Meu Tio” (que, aliás, tem um dos cartazes de filmes mais lindos que já vi)!

O filme começa em 1959 e conta a história de um ilusionista chamado Jacques Tatischeff e sua constante busca por novas platéias Europa afora, uma vez que o público parece cada vez menos interessado em mágicas e mímicas, e busca por novidades como shows de rock. Em uma de suas andanças atrás de trabalho, Tatischeff acaba conhecendo Alice, que acredita que suas mágicas são verdadeiras e não truques ou ilusões de ótica e passa a seguir o mágico onde quer que ele vá, fazendo com o que o mesmo acabe virando uma espécie de pai da garota, fazendo de tudo para que continue feliz e acreditando no mundo de fantasias que ela mesma criou.

Ao longo do filme (que definitivamente não foi feito para crianças) vamos acompanhando o desenvolvimento do relacionamento do mágico e da jovem e também a constante busca do mágico de se manter ativo, porém com dignidade (o que nem sempre é fácil). E vemos também como várias coisas consideradas como “velhas” ou “antiquadas” vão sendo substituídas pelas novidades, pelas coisas mais “modernas”… É de cortar o coração!

“O Mágico”, além de ter ecos no trabalho de Tati (vale prestar atenção numa cena na qual o mágico se esconde dentro de um cinema, por exemplo), acaba sendo um pouco a história de sua vida também… A começar pelo nome do personagem principal, Jacques Tatischeff, o nome verdadeiro do cineasta. Além disso, a aparência física do personagem também foi claramente inspirada nele. Outro ponto biográfico é que Jacques Tati começou sua carreira artística como mímico e durante um bom tempo tentou fazer sucesso se apresentando em teatros de Paris. E outro aspecto interessante e rico do filme (mas só fui pensar nisso depois que li a crítica de Pablo Villaça) é o paralelo que o diretor Sylvain Chomet faz com “Alice no País das Maravilhas”.
Assim como “As Bicicletas de Belleville”, “O Mágico” não tem diálogos, apenas alguns grunhidos emitidos ocasionalmente pelos personagens, alguns inteligíveis, outros nem tanto… É um filme poético, artístico, melancólico e muito, muito triste. Não é um filme fácil, principalmente para crianças. Mas, na minha opinião, um filme que merece ser visto e apreciado. Como uma obra de arte!

PS I: Assistam ao filme até o final, mesmo! Depois dos créditos tem uma cena extra ;)

PS II: Só pra falar que aqui nessa maravilha de cidade que é BH, O Mágico ficou só UMA SEMANA em cartaz! Mas acho que o filme é mesmo imperdível e aconselho as pessoas a baixarem na internet para assistir! Nossa, fico p. com esse tipo de coisa! UMA SEMANA!

19 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. sâmara    11/02/2011 - 16h04

    Já entrou pra listinha!

  2. gpoulain    11/02/2011 - 16h08

    você falou tudo o que achei do filme. quando vi eu fiquei na torcida pro uma indicação ao Oscar e voilá. imperdível (apesar de aqui em BH só ter ficado em cartaz uma semana).

    • Lorena Borges    11/02/2011 - 16h14

      Fiquei revoltadíssima quando fui procurar os horários do filme pra um amigo (oi Leo! rs) e descobri que o filme já tinha saído de cartaz! UMA SEMANA? BH me revolta demais com esse tipo de coisa!

      =/

  3. […] This post was mentioned on Twitter by Lu Ferreira, ? Moda. ? Moda said: Chata de Galocha * No Cinema: L’illusionniste http://bit.ly/fyjm88 […]

  4. Julia Falci    11/02/2011 - 16h35

    Otimo post! Nao assisti ainda.AINDA!

  5. Nara Tica    11/02/2011 - 16h47

    Será que achamos em locadoras??

    • Lorena Borges    11/02/2011 - 17h03

      Nara, sinceramente não sei! Parece que em São Paulo estreou há mais tempo, mas aqui em BH só na semana passada. Hoje em dia os títulos têm chegado muito rápido às locadoras, mas não dá pra garantir! Mas acredito que na internet seja fácil encontrar, ainda mais que o filme não precisa de legendas!

      =)

  6. Mariana    11/02/2011 - 17h14

    Você tem algum link para download? Procurei e não achei…
    Beijos

  7. camila    11/02/2011 - 19h06

    eu vi esse filme em uma das situações mais mágicas da minha vida: lá de cima, na projeção. depois desci e o vi da pltrona. foi de enlouquecer!
    mágico, mágico e muito, muito triste mesmo. lindo, adorei a sua crítica.

  8. Carol Martins    11/02/2011 - 20h58

    Não reclame da sua cidade, em Aracaju já é um milagre quando esses filmes entram em cartaz…
    Aliás, tem vezes que fazem divulgação do filme, com cartazes e tudo mais e ele nunca estreia. Aconteceu com ‘O Libertino’ e ‘O Novo Mundo’.
    Vou tentar baixar esse =)
    beijos :*

  9. Oi Lu! Eu e minhas primas criamos um blog esta semana e a nossa base foi o teu site. Amamos o Chata de galochae queriamos a tua ajudinha para que o nosso blog fosse mais visitado. Então pensamos em pedir para dar uma olhadinha no nosso blog e se puder (só se puder) falar alguma coisa sobre ele no teu site. Sabemos que o teu site é bem famoso e também queriamos ser pelo menos a metade do que tu és! O nosso blog está inicio entao nao tem muitas coisas interessantes mas se puder passa la! bjs das chatas de galocha e suas Fãs!

  10. Tati Akamine    11/02/2011 - 23h41

    Fiquei doidinha pra ver, Lorys! Ótima dica, obrigada. Beijo,

  11. Vivianny    12/02/2011 - 00h48

    Toy Store 3 é beemm fofo

  12. Katherine    12/02/2011 - 12h33

    Mon Oncle é a coisa mais linda, Jacques Tati é maravilhoso, único. Não me canso de rever minha coleção dele em dvds… São filmes sempre com um quê de melancolia, diria reflexivos – o tema mais evidente sendo o do “moderno” tomando o lugar do “antigo” – e sempre lindos. Já para a locadora, Srta. Lorena! ;) Recomendo também o emblemático Play Time.
    O As Bicicletas de Bellevue também faz parte da minha coleção, é muito querido e acho que você o descreveu bem, e ele não é para crianças, acho que o novo também não deve ser. Mal posso esperar para ver L’Illusioniste!

  13. Nathally    12/02/2011 - 14h24

    Eu trabalhei até o final do ano passado na Classificação Indicativa Brasileira, e fiz a classificação etária desse filme!
    A trilha sonora é o que há, né?? Ameeeei!
    E de fato, não é pra criança mesmo. Bem pesada a temática.

  14. Agatha S.    12/02/2011 - 15h38

    O filme parece bem legal! Vou baixar : )
    Me deixou curiosa!
    Pergunta: O pouco diáologo que tem é em Francês? Preciso assistir um filme em Francês para a faculdade hehe :)
    Beeijos.
    ps: Estou super animada com os Oscars também!

    • Lorena Borges    13/02/2011 - 09h43

      Agatha, não chega a ter diálogos não! São mais palavras ou expressões soltas, algumas em francês, outras em inglês!

      =)

  15. Mari Jorge    13/02/2011 - 09h03

    fique feliz Lorena, acho que em Curitiba nem vai aparecer…

Mais sobre Lifestyle