Carregando...
Beleza,Moda

Do outro lado: Burqas na Malásia

03.03.2011
Lu Ferreira

Feche os olhos e imagine uma mulher vestida de burqa. O que você pensou sobre a mulher? Antes de vir morar na Ásia, eu não tinha a oportunidade de ver mulheres usando burqa ao vivo e imaginava que elas eram muito diferentes de mim. A gente vê as coisas só por um lado, coloca todas as ideias que nos foram passadas na mesma cesta e acaba achando que todas elas são só o véu que usam. Passei menos de uma semana na Malásia, um país com muitos muçulmanos, mas foi o suficiente pra me deixar de queixo caído e revirar meus pensamentos. Comecei reparando que a roupa varia muito: tem gente que usa burqa mesmo, inteira preta, cobrindo tudo, cada fiozinho de cabelo e só com os olhos de fora, tem quem use sem tampar o nariz, tem gente que usa só o véu na cabeça e nas pernas usa calça jeans, tem quem use tudo colorido, com estampas, pedrinhas, tem até uniforme de policial especial (e as policiais femininas estão por toda parte em Kuala Lumpur). A parte mais interessante foi depois que acostumei com tantos véus. Mesmo nas mulheres mais cobertas, a bolsa estava à mostra (tradicionais Birkins e LVs aos montes e outras tantas seguindo as últimas “tendencinhas”). Como lá o sol não perdoa, muitos óculos escuros nada discretos. Quem disse que elas não podem? E quando tiravam os óculos, o que dava pra ver? A maquiagem! Com direito a sobrancelha bem feita, esfumaçado preto lindo no olho, cílios com curvex e rímel! No último dia de viagem eu não resisti e fui à Forever 21 (sim, lá tem também!) e quem eu vejo lá? Mais mulheres muçulmanas, olhando as araras, pegando roupas pra experimentar, comprando um monte… Tem como não se identificar mais? Eu não me surpreenderia se uma delas aparecesse e me falasse que lê o Chata em inglês hahaha! Sério! Me arrependo de não ter comprado pelo menos uma revista feminina para o público muçulmano (tem muitas). Pra dar um gostinho, achei alguns blogs especializados (elas fazem até encontrinho!) de várias partes do mundo:

Malaysian Hijab, GDa’S Gallery, Hijab Style, Hijab Couture, Hijab Trendz, Stylish Muslimah, Hijab with style, Hijabulous, Ice Blended Vanilla, Style Covered e We Love Hijab .

Os três últimos foram os que eu mais gostei, e vocês?

59 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Jayane    03/03/2011 - 13h33

    nossa muito interessante
    Bjos

  2. Alice Marques    03/03/2011 - 13h41

    Nossa amei esse post. Nós temos esse aspecto “preconceituoso” em relação a outras culturas e não paramos para ver o que há além disso.

  3. Pamela Machado    03/03/2011 - 13h42

    Uma de minhas ascendências é turco e, por isso, leio muito sobre o assunto e, consequentemente, véus. Acho muito importante a cultura, seja ela qual for, ser mantida. E as mlheres que usam véus, burkas e tudo o mais, não deixam de ser mulheres por isso, muito pelo contrário, elas andam maquiadas e muita mais arumadas do que nós e, eu diria até que, na grande maioria das vezes, mais bonitas, chiques e finas do que nós. Não se tratando apenas das roupas e qualidade, não, mas sim porque não andam quase nuas como a grande maioria de nós, brasileiras. Respeito todos os lados, estou apenas expondo minha opinião. Não é por menos que prefiro muito mais o inverno do que o verão. As pessoas são muito mais chiques no inverno, se arrumam mais, de um jeito mais bonito. Se eu gosto de saias e mini-saias? Adoro. Mas não uso porque não acho que combine comigo nem com meu trabalho. Enfim, já me delonguei muito neste comentário, tudo para dizer que seja qual for a SUA moda, use-a sem medo de ser feliz. E as mulheres de véu? Lindas, ainda mais por manterem sua cultura.

    ;)

    • Aline    03/03/2011 - 23h02

      Pamela, isso representa cultura sim. mas não podemos apenas pensar o lado “bonito e chique” da coisa e esquecer que isso foi/é um simbolo de repressão as mulheres daquela região!

      Não podemos NUNCA fechar os olhos pra a repressão/opressão contra as mulheres.

  4. Claudia    03/03/2011 - 13h52

    Que legal, hein…

    A gente acaba pensando que são “seres de outro mundo” mesmo.. e esquecemos da globalização da moda e tudo mais…

    Poxa.. quero usar mais véus!!! é um charme só…

    bjO

  5. Erika    03/03/2011 - 14h12

    Amei o post, de verdade. Adoro conhecer novas culturas, saber como as pessoas se vestem, como se comportam…
    Aproveitei e peguei as suas dicas de blogs… Já estou “bisbilhotando” todos! rsrs

    http://futilidadeseetc.wordpress.com/

  6. Catarina    03/03/2011 - 14h14

    Assunto super polémico esse. Eu sou de Moçambique e aqui também há imensos muçulmanos, nascidos aqui ou não. Assim como descreveste, há mulheres muçulmanas vestidas de todas as maneiras, desde as mais tapadas até aquelas que só tapam a cabeça. E por mais que eu respeite todas as culturas (sempre convivi muito bem com um monte de gente de todas as cores e credos), a questão de as mulheres se taparem tem muito mais que se lhe diga. Muitas vezes me pergunto: tendo Moçambique um estado laico, e sabendo que essas mulheres conduzem, se elas foram paradas pela polícia, como se vão identificar? Elas têm que mostrar a cara, isso é obrigação. Debaixo daquelas roupas pode estar qualquer pessoa…como é que o polícia vai saber? Uma vez assisti a uma cena na fronteira com a África do Sul que me deixou a pensar bastante: duas mulheres passavam pela migração, onde todos têm que se mostrar e identificar, e elas não queriam tirar o véu para mostrar a cara. Pois o polícia não carimbou o passaporte delas enquanto elas não mostraram a cara. Ficaram horas ali a discutir, mas acabaram mostrando. Achei justíssimo. Agora mesmo está a discutir-se o caso de uma menina que vai toda tapada para a escola e os professores e alunos já se indignaram e não aceitam dar aulas a ela. Foi entrevistado o representante da Comunidade Muçulmana e até ele disse que essa história do véu e das vestimentas é um exagero. Sabem qual é a verdadeira razão das mulheres andarem tapadas, principalmente depois de casadas? Para não se mostrarem a mais ninguém a não ser ao marido…bem, eu não quero causar aqui polémicas, mas a mim custa-me muito dizer somente que, porque é cultura, temos que respeitar…mas a verdade é que ainda não tenho uma opinião muito formada a esse respeito.

    Engraçado que quando estive na Malásia não vi nenhuma moça toda tapada, só vi com véu na cabeça.

    • Aline    03/03/2011 - 23h14

      Olha Catarina, como eu disse acima: é cultura perigosa!
      Essa cultura um dia foi criada. E vem da tentativa ( e sucesso) dos homens controlarem as mulheres. ( um exemplo vc citou). Acho que devemos nos mostrar indignadas com isso e não achar bonito.

      Eu sei que tem meninas que dirão: Ah, mas que exagero é diferente, é bonito.Mas esta postura de achar a opressão masculina sobre as mulhres natural, nos faz termos que encarar situações machistas em que a mulher, como ser pensante e atuante na sociedade, é colocada à prova.

      Cabe a nós enxergarmos isso e falarmos não!

      Tenho amigas com a minha idade que não veem esse tipo de coisa. Muito triste.

      Devemos nos questionar sempre! Questionar a sociedade em que vivemos! Só assim evoluimos.

      Pq o homem pode isso e a mulher não? Pq a mulher deve fazer isso e o homem não? Pq um branco tem direito a isso e um negro não? Quem escreveu isso? Quem ditou as regras?

      Pensem girls…pensem…

    • Tati Akamine    04/03/2011 - 03h58

      Catarina, antes de tudo, fiquei muito MUITO feliz por ter leitora do Chata em Moçambique!
      Esse assunto tá bem na moda, agora, né? Depois que a França falou que ia proibir as mulheres de andar na rua cobertas… acho complicado.
      Sobre a identificação pelas autoridades, eu comparo com o que acontece no Brasil quando temos que ser revistadas, principalmente em entrada de shows ou outras grandes aglomerações. No caso, tem sempre pelo menos uma policial feminina pra fazer a revista nas mulheres e evitar que algum homem se aproveite da situação (ê, mão boba!)
      Se tivesse um lugar separado onde elas pudessem tirar o véu e fosse uma policial feminina, imagino que seria mais fácil pra elas. Afinal, aposto que fora de países com população muçulmana grande, usar véu chama muita atenção, todo mundo fica olhando e acontece o oposto do que elas queriam ao se cobrir :)
      Beijos da China pra Moçambique! Algum dia ainda vou praí!

  7. Carol Alfinetes de Morango    03/03/2011 - 14h16

    Escrevi sobre isso já http://www.alfinetesdemorango.com/2010/08/eles-vao-invadir-o-mundo.html numa experiencia bem londrina.
    Bjs

    • Tati Akamine    04/03/2011 - 03h24

      Ótimo o seu post, Carol! É muito louco ver de perto, né? E as mulheres são lindas mesmo, dá uma curiosidade de ver o que elas usam por baixo do véu, como é o cabelo… legal também nos comentários do seu post falam de uma passagem no livro da Danuza Leão, não conhecia. Obrigada! Beijo!

  8. Paulinha    03/03/2011 - 14h18

    TAti, amo seus posts! Sempre cheeeios de curiosidades, fazem a gente viajar por aí!
    Entrei nos blogs e achei lindos demais… as meninas são mega estilosas, hein?
    Olha, se a moda pegar no Brasil eu largo minha progressiva e vou de burca! Hahahaha… Achei lindíssimo de morrer… as meninas são mega vaidosas, né?
    ACho mto legal, só não ia gostar de usar todo dia. Como em tudo em moda e beleza, acho que o legal é variar o look!

  9. Leninha    03/03/2011 - 14h33

    Amei o post!
    A Tati é minha chatinha preferida!

    bjos

    • Tati Akamine    04/03/2011 - 03h24

      Obrigada, Leninha, fico muito feliz! Beijo!

  10. Ju    03/03/2011 - 14h41

    Adorei o post e conhecer um pouqinho de uma realidade tão distante! É bom para quebrar paradigmas e pré-conceitos! Tinha visto isso no filme dois do sex in the city mas tinha achado que era mais fantasia do que realidade. Bacana saber que elas são vaidosas!
    Beijos, ju

    • Tati Akamine    04/03/2011 - 03h19

      Eu ia até citar esse filme, Ju, porque ele tem o mesmo momento de “revelação” só que mesmo depois de ver, eu ainda não tinha isso na minha cabeça, sabe?
      Beijo.

  11. Bia    03/03/2011 - 14h56

    Nossa, amei esse post. É verdade, a gente sempre acha que porque elas usam burqa não são femininas. É realmente muito interessante, é bom pra fazer a gente rever nossos conceitos!
    Adorei!
    Beijos
    @biajiacomine

    http://eunaosouamelia.blogspot.com

  12. Aline    03/03/2011 - 15h06

    Amei o post! Super interessante…é um mundo que muita gente não conhece.Show!

  13. Juli    03/03/2011 - 15h24

    Super legal!Aqui no Brasil sempre vejo no shopping as mulheres com seus lenços lindos de seda, sapatos maravilhosos e bolsas de grife!Um luxo!

  14. Ivânia Coelho Aziz    03/03/2011 - 15h45

    É engraçado como as pessoas de um modo geral criam estereótipos disso ou daquilo.
    Sou casada com árabe, a família dele toda é árabe e tive a oportunidade de conhecer a cultura de pertinho, não só aqui no Brasil, como fora também.
    E realmente, a gente vê as mulheres sempre cobertas dos pés à cabeça (aqui no Brasil não!), principalmente nas ruas. E não consegue, às vezes, imaginar quanta beleza, feminilidade e vaidade se esconde ali.
    Inclusive, essas mulheres passam mais tempo se cuidando do que nós ocidentais. E em casa, elas são sempre as mais belas.
    A cultura é muito rica e eu amo muito viver em meio à ela. Se pudessem ver minha casa, entenderiam melhor o que estou falando…
    Amei o post!
    Parabéns!!!
    Beijos.

    • Tati Akamine    04/03/2011 - 03h27

      Fiquei curiosa pra ver a sua casa, Ivânia! Sério!

  15. Priscila Barbosa    03/03/2011 - 15h48

    Adorei o post, me fez lembrar até do filme Sex and the City 2, que tem uma cena q mostra mulheres lindas super atualizadas em relação a moda, tendências…Muito legal! =)

  16. Priscilla Castro    03/03/2011 - 16h29

    Nossa vc não tem noção como eu super amei ver esse post! é tão rico pra gente saber como é a vida e como são as mulheres como nós em outros países tão diferente do nosso!! Tipo as americanas, as frnacesas, italianas, tipo que tem uma certa semelhança e estamos impregnados disso a todo momento, mas desse lado ai é tudo tão surreal pra gente!!
    amei de verdade, até add algumas meninas!!!
    super isso!!!!

  17. Érica Souza    03/03/2011 - 16h38

    Caramba…não fazia idéia de nada disso. Sem palavras pra descrever o post, lindas as mulheres, as maquiagens…^^
    me identifiquei suuper…

    ^^

    http://www.rascunhodabeleza.blogspot.com

  18. Mirella G Sousa    03/03/2011 - 16h39

    Muito interessante!Incrível…adorei!
    bjo

  19. Mariane Christinne M.    03/03/2011 - 16h43

    Adorei o post, desmistifica um pouco a nossa noção de mulçumana, da maneira como elas se vestem!

  20. Gabriela    03/03/2011 - 17h48

    Gente, sempre leio o blog mas nunca comentei, pq sempre vejo na pressa, mas dessa vez tive que parar e comentar! Melhor post do chata que li até hoje! Sensacional, emocionante!! Moro em Brasília e na minha univesidade (Unb) tem convênio com universidades de outros cantos do mundo, é mt legaaal ver como os africanos e mulçumanos estão vestidos, se abrasileirando mas mantendo tradições! :DD Parabíns!

  21. Camila    03/03/2011 - 19h38

    Amei o post! Quando estive na europa ano passado me espantei com a quantidade de muçulmanos, não tive tempo, mas queria conferir mais de perto o dia a dia deles no mundo ocidental cristão.

  22. Tamara    03/03/2011 - 20h00

    Por favor, acho necessário corrigir o texto pois as fotos não são de burkas. É um erro comum chamar qualquer lenço enrolado na cabeça de burka, mas está errado. Já que é para diminuir os preconceitos, devemos tb educar. Existem várias formas de utilizar os véus e véus diferentes, que geram os seguintes nomes: hijab, burka, niqab, shayla e chador. A burka não é comum no mundo muçulmando, era utilizado mais no Afeganistão. O véu que deixa os olhos aparecendo é o niqab. Por favor, é importante mostrar o nome correto. Muito obrigada!

    • Tati Akamine    04/03/2011 - 03h33

      Você tem razão, Tamara, eu ia até colocar uma nota no final do post e acabei esquecendo. Descobri isso porque a maioria dos blogs tem no nome a palavra “hijab”, daí fui procurar e achei vários lugares que falam dos nomes diferentes dos véus. Pra quem tá fora da cultura é tudo burqa, né? Mas tá errado.
      Pra quem quer ver todos os diferentes tipos que você citou: http://www.apologeticsindex.org/505-muslim-veils-hijab-burqa
      Obrigada!

  23. Núbia Cavalher    03/03/2011 - 20h32

    Tati, eu amo o blog e seus posts são especiais para mim! Estou indo para a china em abril (guangzhou e hong kong) e queria pegar umas dicas com vc!
    Parabéns!!

    • Tati Akamine    04/03/2011 - 03h35

      Me manda mensagem no Twitter, Núbia, que eu te passo as dicas sim: @tati_akamine. Beijo1

  24. Maria    03/03/2011 - 20h34

    Eu vi um monte de mulçumanas em Londres. De véus enrolados na cabeça de variadas cores e estilos, mas o que me chocou mesmo foi ver uma de burca preta, da cabeça aos pés na loja Harrods! Outro fato que me chamou a atenção: nenhuma muçulmana, de qualquer tipo, tinha companhia masculina, era só mulher! Respeito que elas gostem de enrolar o véu na cabeça com rosto à mostra, mas não consigo entender quando alguma muçulmana se cobre toda com a burca, com luvas, deixando somente os olhos à mostra!

  25. Melanny Berenguer    03/03/2011 - 20h54

    Ótimo post, Tati!! Eu tenho verdadeira fixação pelo mundo muçulmano e acho as mulheres islâmicas lindas e elegantes sempre. É porque só chega até a gente aquela imagem americana do árabe trambiqueiro e sua mulher sem voz… mas é só temos a oportunidade de alargar os nossos horizontes pra percebemos o quão interessante é o mundo árabe-muçulmano. Meu maior desejo é conhecer o Oriente Médio, sempre me encantou… E quando falo pra pessoas que conheço desse meu desejo, elas me acham doida achando que lá só tem homem-bomba, mas se esquecem quantas coisas lindas tem lá: a Mesopotâmia ficou onde hoje é o Iraque e Irã hoje, na Turquia fica a antiga Bizâncio.. agora me diz, dá pra ignorar isso?

    • Tati Akamine    04/03/2011 - 04h08

      Pois é, Melanny, a gente tem muito da cultura árabe e nem se dá conta: os números, muitas palavras, especiarias, comidas (nossa, comida árabe é minha cozinha favorita, é deliciosa e muito diversa!)
      Fora a arquitetura islâmica, que é fantástica, tem vários conceitos relacionados a forma geométricas e a posição onde devem ficar as coisas (por sinal, relaciono muito ao feng-shui chinês). Em Kuala Lumpur tem várias mesquitas, lindas e que só vi por fora que eu não pude entrar. E um museu fantástico, só sobre arte islâmica, é um dos melhores museus que já fui na vida.
      Como você mesma disse, não dá pra ignorar tudo isso só por conta de preconceito.

  26. Vivianny    03/03/2011 - 20h59

    Realmente, a gente não imagina que atras daquelas burqas existe uma vida! Lendo esse post comecei a imaginar essas mulheres nas lojas, andando nas ruas! Nossa, deve ser muito diferente!!!

  27. Juliana    04/03/2011 - 06h48

    Amei o post!Moro em Kuala Lumpur a mais ou menos um mês,e para falar a verdade quando cheguei aqui estranhei um pouco o fato de muitas mulheres usarem burqa,mas quando você começa a conviver você ve que elas são pessoas normais,e as vezes bem parecidas com a gente.E vamos combinar que elas são um luxo só desfilando com suas LVs por ai!É uma cultura que realmente vale a pena conhecer!

  28. Anonima    04/03/2011 - 07h11

    Muito legal conhecer esse outro lado da cultura

    bjs

    http://digaladigacadigaae.blogspot.com/

  29. Maísa Machado    04/03/2011 - 08h46

    Tati, como sempre amooo seus posts. Parabéns pelo assunto sério mas leve ao mesmo tempo. Bjs!

  30. Chrystal    04/03/2011 - 09h01

    Eu gostaria de lembrar que o véu NÃO é característica cultural: é imposição religiosa! As religiões – sem exceção – sempre foram, ao longo dos anos, autoras de algumas das maiores atrocidades aa história da humanidade e o véu nada mais é do que um símbolo imposto pelo Islã do controle das mulheres por parte dos homens que, por meio de “lavagem ceebral”, fazem com que elas comecem a pensar que é bonito, que é decente etc. Pesquisem um pouco a história da burca. É ridícula a forma como ela se espalhou pelo mundo árabe (por meio das serviçais).
    Eu nunca vi muçulmanas aqui no Rio de Janeiro – fui ver pela primeira vez na Europa e fiquei chocada. Roupas sujas, mulheres andando um passo atrás do marido, sem se falarem, uma subserviência total. Como isso me revoltou.
    Sarkozi é meu herói. Tem meu total apoio! Esse negócio de quereremm impor a cultura muçulmana aos ocidentais é revoltante. Se nós, ao visitarmos os países deles, tivermos que usar o véu para cobrir os cabelos, tudo bem – afinal, estaremos na terra deles. Só que eu penso que eles também deveriam se comportar à maneira ocidental ao visitar (e principalmente imigrar) para outros países. Que ridículo, entrar na Harrod’s de burca, só pode ser pra chamar atenção :P
    Já presenciei alguns episódios envolvendo muçulmanas que prefiro esquecer :P
    Desculpem o desabafo! hehe
    Bjssssssss

    • Aline    04/03/2011 - 22h00

      Crystal eu concordo com vc e acrescento mais abaixo.

      Nós que somos a nova geração não devemos deixar passar batido alguns situações que devem ser discutidas. Legal ter o post. Assim muitas tem a oportunidade de parar um pouquinho e pensar nesse importante assunto.

    • Lailah    16/03/2011 - 20h24

      Flor, da forma como é usado hoje em dia eu até concordo com você. As mulheres nos países islâmicos são muitas vezes forçadas a usar o véu. Algumas já estão tão acostumadas com isso que nem questionam, outras (como muitas iranianas) viveram a revolução que as obrigou a andar cobertas e provavelmente sentem muito ódio desta obrigação que antes não existia. Mas devo te lembrar que o uso de véus já existia muito antes do surgimento do Islã. É uma característica da indumentária de povos muito antigos. Mas encaremos como roupas típicas/tradicionais de uma cultura: não seria esquisito todo o mundo na Alemanha usando roupas tradicionais o tempo todo? As japonesas sempre de quimono? No Alcorão existe também regras para o vestuário masculino, mas a maioria dos muçulmanos ignora isso ou interpreta de modo a livrar-se de qualquer regra. Não há limites para o machismo nestes lugares: os líderes religiosos interpretam as escrituras como bem entendem, de forma a beneficiar os homens e manter as mulheres sob controle, e isso já acontece há tanto tempo que a maioria nem questiona, simplesmente aceita. O Alcorão tem muitas passagens machistas, assim como a bíblia cristã também tem, mas o que acontece nestes países extrapola os limites do bom senso.

  31. karina    04/03/2011 - 10h49

    Aline, fundamentais os dois comentários feitos por você. Pena que passaram batido. Mas são de uma importância, sem dúvida, muito grande.

  32. Ju    04/03/2011 - 12h50

    Achei o post super interessante, legal pra gente conhecer um pouco mais a fundo uma cultura tão diferente…mas confesso que fico um pouco triste, é muita repressão, não imagino o que essas mulheres passam, mas ao mesmo tempo feliz que elas conseguem mesmo com tamanha dificuldade visual, expressar sua feminilidade. Parabéns meninas. beijos Ju
    http://www.useinaoqueromais.blogspot.com/

  33. Leca Gouveia    04/03/2011 - 12h56

    Tati, na verdade na primeira foto a mulher está usando um Niqab, nele o corpo fica todo coberto e os olhos ficam a mostra diferente da burca que além do corpo todo também cobre a área dos olhos com uma tela de tecido. Existem ainda outros tipos de véus como o Xador e o Hijab. Por ser muito polêmica a Burca foi mais “divulgada” e nós acabamos associando qualquer véu que a mulher mulçumana use a ela!!!

  34. Agatha S.    04/03/2011 - 15h05

    Muuuito legal o post!! Dei uma fuxicada nos blogs também, e adorei!! E eu que pensava que as mulheres mulçumanas só podiam ser “escravas” dos maridos… Fico muito feliz que isso não é puramente verdade!!
    Super estilosas e ligadas na moda!! Até achei uma saia longa linda que ficaria muito bem no meu closet hahaha
    E no fim somos todas iguais, heim??
    Parabéns pelo post! Incrível!
    Tudo de bom!
    Beeijos.

    ps: ah, eu escrevendo um ebook no meu blog que chama-se “Vida de Bloguete” e eu adoraria que as leitoras do Chata (e a Lú, e a equipe toda hahah) dessem sua opinião! Estou super animada com o projeto e estou com várias ideias legais para a Malu (minha personagem principal)! Aqui está o link para quem ficou interessada http://scsemcrise.wordpress.com/2011/03/03/meu-primeiro-e-book-vdb/ Espero todas vocês lá!

    • Aline    04/03/2011 - 21h56

      Me desculpe mas não acho que somos todas iguais não!

      Como eu disse acima: é cultura perigosa! Se não cultura, imposição religiosa como disseram.
      Essa regra/costume um dia foi criada. E vem da tentativa ( e sucesso) dos homens controlarem as mulheres. Acho que devemos nos mostrar indignadas com isso e não achar bonito.

      Eu sei que tem meninas que dirão que é exagero da minha parte, que estão apenas vendo a beleza dos lenços e por baixo disso ela são “como nós”. Não são! Esta postura de achar a opressão masculina sobre as mulhres natural, nos faz termos que encarar situações machistas em que a mulher, como ser pensante e atuante na sociedade, é colocada à prova.

      Cabe a nós enxergarmos isso e falarmos não!

      Tenho amigas com a minha idade que não veem esse tipo de coisa. Muito triste.

      Devemos nos questionar sempre! Questionar a sociedade em que vivemos! Só assim evoluimos.

      Pq o homem pode isso e a mulher não? Pq a mulher deve fazer isso e o homem não? Pq um branco tem direito a isso e um negro não? Quem escreveu isso? Quem ditou as regras?

      Pensem girls…pensem…

  35. Ivânia Coelho Aziz    04/03/2011 - 21h03

    Super convidada a conhecer a minha casa Tati. Tanto você, quanto a Lu!
    Amamos receber! Aliás, em casa de árabe, receber é sempre uma festa!
    Beijos.

  36. lu    05/03/2011 - 01h02

    Tatiii.. amo amo amo suas postagens menina!!!!
    Adoraria saber mais sobre a China por suas palavras.. o dia a dia, como é.. se possivel.
    e que coisa.. burca ateh na malasia.. e sem ser a burca, qual tipo de roupa se usa?? o dia a dia, a balada, bares, finais de semana em familia, como eh??sou mta curiosa tbm pela comida hahaaa, saber como sao os temperos, a base da comida… oooo curiosidade neam…

  37. Erika    05/03/2011 - 23h43

    Sou leitora assídua do blog, brasileira, carioca, moradora do Rio, muçulmana e uso o véu sim. Ninguém me forçou ou obrigou, já q minha família não é muçulmana e conheci meu marido depois de convertida. Não sofri imposição nem imposição de ningúem para o uso do véu o q é direito meu mostrar me para quem eu quiser, acho que lavagem cerebral é vc mostrar os peitos e a bunda pra todo mundo só pq na tv te disseram que é bonito. Respeito quem o faz (sim um dia já fui assim), mas não admito q digam q sofri lavagem cerebral só pq decidi não mostrar a minha bunda pra todo mundo.

  38. aline vieira da mota    06/03/2011 - 07h44

    Oi! Moro num país muçulmano do golfo arábico e há pouco tempo escrevi um texto pro blog da Paula Pfeifer, o Sweetest Person, falando sobre as minhas impressões sobre a vida e o comportamento das pessoas de lá! Se quiserem dar uma olhada, segue o link! Beijos!

    http://sweetestpersonblog.com/2010/12/20/a-vida-no-golfo-e-o-elogio-ao-exagero/

  39. Malaysian Hijab Blog    06/03/2011 - 08h34

    dear Tati,

    thanks for writing up about malaysian hijab style,even though i couldnt understand anything in here,but i appreciate the beautiful picture u post in here.take care and have a nice day

  40. Duana Severiano    06/03/2011 - 12h05

    Eu tbm tenho essa visão de que todas são iguais, não usam make, não tiram foto, enfim. Me surpreendi com esse post e adorei saber que elas são mulheres como todas as outras, e que sua cultura não as impedem de ter atitudes bem femininas!

  41. Roberta    07/03/2011 - 13h20

    Queridas, isso nao eh burqa, eh hijab. Eu moro em pais muculmano e os brasileiros sempre confundem tudo. N chame de burqa o q n eh, pode ofender mts muculmanas, obrigada.

  42. Cynthia Bittow    08/03/2011 - 23h11

    Meninas eu adorei o post. Realmente existe um preconceito em relação a mulheres muçulmanas, há aquela ideia de que são forçadas a usar burca ou lenço no cabelo, mas olhando aqui pelo post elas parecem tão lindas, me deu vontade até de usar um lenço um dia desses. rsrsrsrsrrs
    Parabéns!
    Bjuuussss!
    Cy ;)

  43. KarinaKaos    09/03/2011 - 21h29

    Ótimo post, parabéns, Tati!!! Muitíssimo interessante.

  44. Lailah    16/03/2011 - 20h09

    Gente, eu queria fazer uma observação!
    As fotos ali em cima não são exemplos de burcas! As burcas são aqueles véus compridos que cobrem o corpo todo, da cabeça aos pés e que tem uma “redinha” pra cobrir os olhos também. Quando o véu é desses que deixa uma abertura só para os olhos ele é chamado de niqab (às vezes usam um véu translúcido na frente, mas ainda assim é diferente da burca). Ele é usado geralmente sobre um tipo de túnica chamado de abaya. O véu que cobre só a cabeça é chamado hijab, apesar de o significado de hijab ser mais amplo.
    Há variações, como por exemplo o chador que parece que a mulher está enrolada num cobertor (podendo ou não deixar rosto aparecendo, conforme ela a maneira que arrumar a abertura), khimar que é tipo um hijab mais comprido, etc.
    Aqui em baixo tem um link com 3 bonequinhas de exemplo, uma de hijab, a do meio de burca e a última de niqab+abaya.
    http://i2.r7.com/data/files/2C92/94A4/2529/62B8/0125/2D4B/2FE7/1FB9/barbie-burca-hg-20092511.jpg

  45. Jessica Kurth    22/03/2011 - 22h08

    E você usou véu?

  46. makie    26/12/2013 - 02h29

    Estava vagando na internet a procura de informações sobre a Malásia e eis que caí aqui…completamente apaixonada e agora mais ainda pra conhecer este país e esta cultura! Obrigada.

Mais sobre Beleza