Carregando...
Beleza

Do outro lado: quero olhos grandes!

15.06.2011
Lu Ferreira

A gente é assim: se tem cabelo liso, quer mais volume, se tem cabelo encaracolado, faz chapinha; se é alta, quer perder uns centímetros, se é baixa, não sai sem salto; se é magrinha, queria ter mais curvas, se tem curvas, quer se livrar delas… Aqui na China, onde todo mundo tem olhos pequenos, as mulheres fazem de tudo para aumentar os olhos. Os olhos bem grandes e arredondados são considerados um dos maiores atributos de beleza entre orientais! Acho até que as mulheres nem ligam muito para os lábios, o imporante aqui não é ter bocão, e sim olhão!

O básico pra ter um olhão: lápis branco ou claro na linha d’água, cílios enormes com curvex e rímel, postiços nos dias mais especiais (aqui tem postiços de todos os tipos e tamanhos!), iluminador… mas tudo isso ainda é muito pouco pra quem quer um olho maior.
Antes de morar aqui na China, eu sempre via as celebridades orientais e achava que elas tinham um olhar diferente, meio de boneca, quase igual aos mangás (quadrinhos japoneses), sabe? Daí quando me mudei, comecei a reparar que não só as famosas e as modelos tinham esse olho, muita gente na rua também, e ficava tentando descobrir o truque na maquiagem, até que percebi que não era make, era lente de contato!

Isso mesmo, lentes de contato que fazem o olho parecer maior. Elas se chamam lentes circulares (circular ou circle lenses), mas também são conhecidas como GEO. Mas, como uma lente de contato pode aumentar o tamanho do olho? Simples: são lentes de contato com borda colorida bem maiores do que o tamanho da íris natural. Assim, dão a impressão que a parte colorida do olho é maior!

E, já que estamos aumentando o olho, que tal uma cor diferenciada? O preconceito fashion passa longe por aqui e um olho um pouco mais arroxeado, amarelado, esverdeado, ou acinzentado não é incomum, principalmente entre as mulheres mais jovens. Como quase toda tendência fashion asiática, o uso dessas lentes começou na Coréia e no Japão e, hoje não é nenhuma novidade pela Ásia. Na América do Norte e na Europa a moda chegou, porém logo foi proibida: especialistas afirmam que esse tipo de lente diminui a oxigenação do olho, o que pode causar sérios danos (e até perda de visão total!) além de desconfiarem da qualidade dos corantes utilizados na fabricação, principalmente das lentes mais baratas.

A proibição não evita que milhares de sites vendam ilegalmente as tais lentes, mas repito aqui o que está escrito no receituário do meu oftalmologista: a adaptação de lentes de contato é um ato médico. Antes de colocar qualquer coisa nos seus olhos, sejam elas pra aumentar os olhos, mudar a cor ou corrigir problemas de visão, melhor conversar com o seu!

24 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Jowzinha    15/06/2011 - 15h13

    Bonitinha essa ideia de olho de mangá!!!

    Brigadeiro de Café > Livro de Receitas: macarronada instantânea + novidades.

    =**, Jowzinha
    http://brigadeirodecafe.blogspot.com
    @jaao_87

  2. Camis    15/06/2011 - 15h27

    Amei seu post Tati!

    São muito legais as curiosidades que traz pra gente!

    beijosss

    • Tati Akamine    18/06/2011 - 10h44

      Obrigada, Camis! Beijo!

  3. Nathália    15/06/2011 - 15h43

    OMGGGG!!!! Ayumi Hamasaki no blog *-*!!1 Enfim, eu não sou asiática e amo olhos grandes *-*! Comigo a maquiagem já resolve para aumentar os olhos e acho super cute :D. *mega fã de moda/maquiagem/tendência/everything of Asia*. Aliás nas revistas japonesas agora a modinha é usar mtooo blush :D

  4. Dani    15/06/2011 - 15h45

    Heheheh..sei bem do que está falando,morei um tempo no Japão e lá pude ver cada coisa!Realmente o preconceito fashionista não existe por esses países!(china e Japão).
    Uma coisa que elas fazem também para ter olhos grandes:Colocar cílios postiços
    inferiores,logo onde termina os cílios normais,tipo aumentando a linha dágua.Daí prenche-se essa parte com lápis bege,dando uma ilusão dos olhos serem maior!
    A primeira vez que ví levei o maior susto!!=o
    Mas que fica lindo aumentar os olhos ,fica viu!?
    Bjs!

  5. Nathy    15/06/2011 - 16h48

    Meu olho é E-N-O-R-M-E! Se quero deixá-lo com aparência de mangá, basta lápis em todo o contorno de fora do olho, curvex, rímel e pronto!

    http://blogdanathys2.blogspot.com

  6. Thamyres Lopes    15/06/2011 - 16h58

    Ahhh, eu tenho olhos pequenininhos e adoro eles! Acho que é parte que deixa meu rosto mais bonito!!!

  7. Mari    15/06/2011 - 16h58

    Existe outra forma de aumentar os olhos. Conheço uma garota que operou os olhos para ter a famosa ‘dobrinha’ (ou pálpebra mesmo hehe), e disse que antes de operar (aliás, várias artistas japonesas e orientais, como a própria Ayumi Hamasaki da 1ª foto), usam uma espécie de ‘cola’ na pálpebra para ter a sonhada dobrinha.
    Algumas dessas operações ficam muito boas (eu sou muito fã de música japonesa e já vi vários ‘antes e depois’ de artistas), mas a da minha amiga foi uma que não deu certo (foi realizada por médico brasileiro mas que sabia da ‘técnica’)
    Bom, além do mais, acho essas lentes muito bonitas! *-*

    Beijos!
    (sou uma leitora muito antiga do blog, mas nunca comentei hehehe gomen!)

  8. Estelis    15/06/2011 - 18h26

    Voltei de Taiwan faz pouco, e vi que até os homens estão usando tb! hahahaha.
    Quase comprei um pra mim, mas achei que seria muito freak usar isso no Brasil. =)
    Bjos!

  9. mariana    15/06/2011 - 21h40

    GEO não é o nome da lente, e sim o nome de uma marca ;D

  10. Ariadne Vieira    15/06/2011 - 21h42

    ahahahah….eu tenho olho pequeno e tbm queria algum truque p aumentar…rsrsrs…mais a idéia é ótima…fica lindo..quem sabe meu oftamol n libera..rsrsrs

  11. Lorena Borges    16/06/2011 - 13h28

    Ai Tati, adoro seus posts, repletos de curiosidades que às vezes até ouvimos falar, mas não sabíamos detalhes! Pela minha ascendência índia, tenho olhos pequenos e levemente puxados, mas gosto deles! Mas é fato que pra maquiar é difícil (quase não aparece) e no Brasil somos uma mistureba só. A impressão que me dá é que o biotipo asiático é bem definido e dominante, por isso fazem de tudo para serem diferentes entre si!

  12. […] das férias no blog Chata de Galocha! O post dessa semana está aqui e é sobre lentes de contato que fazem os olhos ficarem maiores, muito usados pelas chinesas. […]

  13. Mariana    18/06/2011 - 14h23

    Eu sempre achava bizarro ver isso ao vivo. Ficava me sentindo como se o lobo mau tivesse me olhando.

  14. Fabiane    24/06/2011 - 15h16

    A divina maquiadora oriental Michelle Phan há tempos usa esta técnica e que realmente faz milagres. hehehee

  15. Manu    01/07/2011 - 22h23

    Ah, mas a Ayumi Hamasaki, dizem as más línguas fez cirurgia pra aumentar os olhos :~

  16. thalitta    16/07/2011 - 16h56

    kkkkkkkk,e eu que tenho olhao natural queria que eles fossem menores,kkkk brincadeira adoro meu olhao ,e adoro o japao

  17. kaahbizarre    12/08/2011 - 20h01

    amei muito tudo isso ae ^^
    tbm tenho um olhinho que soh por deus mesmo shuahsuahsuha’
    vou ver se consigo as lentes com ofitalmologista ^_^

    ? kissu ?

  18. […] se chama “Sang-Ka-Pul” e é muito importante pois a tal dobrinha é sinal de beleza, de olhos grandes (numa terra em que muita gente não é assim naturalmente!) e lá as pressões para as pessoas […]

  19. keila vivia da sirva ribeiro    23/02/2012 - 08h56

    acho lindo a lente lilas teve ficar maravilhosa no olho mas o olho pequenininho e bonitinho não e feio …..

    • keila vivia da sirva ribeiro    23/02/2012 - 08h57

      e verdade

  20. iane reis    04/04/2012 - 13h39

    Eu queria saber o nome certo das lentes e onde encontro para comprar com um preco acessivel .
    Tambem gostaria da saber o nome de um bom lapis branco !

  21. Bianca    12/02/2013 - 03h44

    Onde você comprou essas suas ? *pra autora do post

  22. Nina    09/04/2013 - 22h30

    Eu comprei minhas circle lenses na uniqso, MORRO de medo de usar (ainda não chegaram) pq meu olho já é sensível sem lente nenhuma, haha. Eu comprei mais por curiosidade, não pretendo usar todo o dia como as asiáticas usam. Quanto à oxigenação no olho, não sei se acredito muito pq se não cairiam de pau em cima das lentes esclerais (não as que são usadas como prótese, mas aquelas “fantasia” mesmo, tipo as que deixam o olho todo preto e tal), e essas eu já vi pra vender em sites americanos que não pareciam ser de importação. Acho que se não insistir em usar a lente caso o olho dê sinal de desconforto não tem problema ^^

Mais sobre Beleza