Carregando...
Viagem

Intercâmbio: Aix e a Provence

29.02.2012
Lu Ferreira

Cidade das águas, cidade das artes. É assim que a cidade é apresentada ao visitante que chega pela auto-estrada vindo do sentido de Lyon ou Barcelona. Chegando por Nice, temos direito à vista deslumbrante da montanha Sainte-Victoire. Inicialmente chamada de Aquae Sextius devido às termas que existem até hoje na cidade, o nome Aix-en-Provence veio mais tarde, mas também tem origem no latim significa “águas na Provença”, e as numerosas fontes espalhadas por toda a cidade nos mostram isso bem!

Localizada à 30km ao norte de Marseille e à cerca de 760km de Paris, Aix-en-Provence ou simplesmente Aix tem uma população em torno de 145 mil habitantes e mais de dois mil anos de história, com direito à participação romana – as termas e o nome da cidade são herança dessa época. A cidade das 101 fontes foi berço do pintor Paul Cézanne e do estilista Emanuel Ungaro, e é onde repousa Pablo Picasso no Château de Vauvernagues (aberto de junho à setembro ao público), que fica aos pés da musa de Cézanne, a montanha Sainte-Victoire.

Por ser uma cidade pequena acho que vale fazer o tour à pé mesmo (sapatilhas são recomendáveis, vários paralelepípedos pelo caminho!), começando pela Rotonde Jeanne d’Arc, a maior fonte da cidade e que fica perto do escritório de informações turísticas, onde podemos pegar um mapinha amigo (em francês, inglês ou espanhol) e pedir orientações sobre quais linhas de ônibus levam aos lugares do circuito Cézanne, por exemplo. Neste circuito vale visitar o atelier do artista e imaginar como ele trabalhava em meio a vários objetos que compõem o local, além do Jas de Bouffan, uma casa bem grande que pertenceu à família até a morte dos pais do artista. Os caminhos feitos por Cézanne com maior frequência são indicados no chão por uma plaquinha dourada gravada com inicial do pintor.

O Cours Mirabeau é a principal avenida do centro e onde encontramos vários restaurantes, inclusive um funciona desde 1792, o “Les Deux Garçons”, que já foi frequentado por ilustres como Picasso, Zola, Cézanne, Piaf, e a decoração é praticamente original, dá bem um ar de “Meia noite em Paris” ao lugar. Ao subir a avenida vale atentar pras fontes, em especial a que fica em frente à Gelateria Giovanni, é a única fonte ainda alimentada por água termal da cidade, e no inverno dá pra perceber bem porque sai “fumacinha” da água!

O que visitar

A Igreja de Saint-Jean de Malte, pelo quadro do Delacroix perto do altar. Museu Granet, onde estão dez quadros de Cézanne. A casa de Cézanne no Jas de Bouffan e seu atelier. Fundação Vasarely, com ênfase em arquitetura, urbanismo e arte contemporâneos. Marché provençal, que é uma feira de artesanato e alimentos, toda terça, quinta e sábado na frente do Palácio de Justiça, na praça Richelme e no Cours Mirabeau, de 8h às 13h.

Onde comer bem

Gosto muito de um restaurante que fica em frente ao Office du Tourisme e perto da H&M, que chama Les Artistes, o preço é bom, a comida deliciosa e o atendimento excelente, tem até um atendente que fala português! No Cours Mirabeau tem também o restaurante Belle Époque, além da melhor sorveteria da cidade, Giovanni Gelateria, recomendo o sorvete de chocolate, laranja e canela! A Béchard é a confeitaria mais famosa da cidade, e também fica no Cours Mirabeau, vale experimentar o “mille-feuilles” de lá!
Outro lugar bacana pra comer é perto do Hôtel de Ville, a prefeitura da cidade, na praça Cardeurs, onde tem vários restaurantes a preços muito bons e cardápios variados! Vale experimentar as especialidades gastronômicas da região, o ratatouille provençal, um refogado de berinjela, abobrinha, tomate, cebola, pimentão, ervas da Provença e azeitonas, além do aïoli provençal, uma maionese à base de alho que acompanha bacalhau com legumes cozidos no vapor, sem falar nos calissons d’Aix, um docinho feito à base de geleias de laranja e melão e pasta de amêndoa (vale pedir pra experimentar antes de comprar, não é todo mundo que ama!). A Rue Verrerie tem vários restaurantes e pubs, é onde a noite acontece na cidade ! E não deixe de provar uma taça de vinho rosé da região, delicioso e refrescante no verão!

Compras

Aix é praticamente um shopping center à céu aberto, tem desde H&M à Hermès com direito à Longchamps e Lancel pelo caminho, Marionnaud, Trumpheme, tem até Carmen Steffens! Perto do Office du Tourisme tem a La Cure Gourmande (loja linda de biscoitos deliciosos), Zara, Sephora, Massimo Dutti, Guess, Fnac, Swarovski, Quiksilver e muito mais! Subindo o Cours Mirabeau tem o supermercado Monoprix, e na rue Fabrot, segunda à esquerda depois do Monoprix, tem MAC, outra Sephora, Swatch, e perto do Palácio de Justiça tem Zadig e Voltaire, Tara Jarmon, Hermès, Gap e Mango (na frente da prefeitura).

Perto de Aix temos alguns destinos onde podemos desfrutar do mar mediterrâneo no verão, e um dos meus preferidos é a cidade de Cassis, que conheci logo que cheguei por aqui, que fica à 50km de Aix. E por que Cassis? O poeta provençal Frédéric Mistral, prêmio Nobel de literatura em 1904, explica : “Celui qui a vu Paris et qui n’a pas vu Cassis peut dire… je n’ai rien vu”, ou seja, aquele que viu Paris e não viu Cassis pode dizer que não viu nada, porque não conheceu o sul da França! Não tem areia na praia, mas seixos redondinhos, mas nada que uma toalha mais grossa ou uma boa esteirinha de borracha não resolvam!

Entre Cassis e Marseille ficam os calanques, que são falésias de formação calcárea e que podem ser visitados à pé, com direito a um recompensante mergulho no mar calminho depois de um tempo de caminhada, e o uso de máscara é super aconselhável pra apreciar o que a paisagem do mediterrâneo tem a oferecer! Os calanques também podem ser visitados em passeio de barco, mas sem direito aos mergulhos, e alguns trajetos oferecem o percurso de Cassis à Marseille (ou de Marseille à Cassis) passando por alguns ou todos os calanques, com duração variando entre uma e três horas dependendo do percurso escolhido. O trem faz o percurso Aix-Cassis em 1h30. Cannes, Nice e Mônaco ficam perto também, cerca de 1h30 de carro até Cannes, por exemplo!

de Aix pra Marseille dá pra ir de trem (à partir de 7,30€) ou de ônibus (5€), os dois chegam na estação Saint-Charles de onde podemos pegar o metrô direto pro Vieux-Port (o porto velho), no centro da cidade, e sair bem na frente do escritório de informações turísticas, na avenida Canebière, onde fica também o Museu da Moda. No Vieux-Port dá pra pegar o barco pro passeio nos calanques ou pra visita ao Château d’If, que o escritor Alexandre Dumas imortalizou no seu clássico “O Conde de Monte Cristo”. Outro lugar interessante pra visitar é a igreja Notre-Dame de la Garde, que fica no ponto mais alto de Marseille e por isso oferece um panorama maravilhoso da cidade, com vista deslumbrante pro mediterrâneo e Château d’If! E saindo um pouco do litoral a região também oferece destinos medievais, como Les Baux de Provence, onde fica o vale do inferno, lugar que inspirou o cenário do inferno da Divina Comédia de Dante.

Onde comer em Marseille

Coquillages Toinou, 3 Cours Saint-Louis, perto da Canebière, que serve frutos do mar, e Le Marseillois, um barco-restaurante ancorado no porto de frente pro Hôtel de Ville.

Compras em Marseille

Duas Galeries Lafayette, uma no Centre Bourse e outra na rua Saint-Ferréol, onde tem várias outras lojas também. Rue Paradis também é uma boa pra compras e na rue Grignan tem uma Louis Vuitton, tudo isso no Vieux-Port!

A listinha que fiz não é nada exaustiva, pelo contrário! A Provence tem paisagens encantadoras e muitos outros lugares pra visitar, o pessoal do sul é muito receptivo e alegre, o céu é azul por praticamente 300 dias no ano, o inverno é ameno e tem estação de ski à duas horas de Aix-en-Provence, praia à meia hora e muita história e cultura pra levar na bagagem pra casa.

26 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Lu Maciel    29/02/2012 - 11h51

    Que lugar lindo. Adorei!

  2. Anna    29/02/2012 - 12h31

    Provence = região mais encantadora do mundo!

    Pode até não ser a mais bonita (entra no meu Top 5) mas não há lugar mais mágico. Ai, ai… Suspiro só de ver essas fotos! Dirigir por essas estradas e de repente sentir aquele cheiro maravilhoso de lavanda não tem preço!

    A moça não falou, mas ali perto tem Gordes também, cidade fofa na montanha. E Avignon, Nimes…

    Tudo lindo lindo lindo. Meu lugar preferido na Terra :)

    • Natalia    01/03/2012 - 04h09

      Anna, eu tive de triar um pouco os lugares pro relato, mas as cidades que você falou são lindas, a região é mesmo uma maravilha!! No meu blog eu falo sobre elas (menos Gordes, mas ja fui la perto, em Fontaine de Vaucluse), e cada dia que passo aqui é um dia a mais pra me encantar!

    • Anna    02/03/2012 - 11h02

      Natalia, adorei seu blog :)

  3. Marta Cabral    29/02/2012 - 12h59

    Me deu muita saudade de você e de Aix…
    Ficou lindo o seu post!
    Parabéns e obrigada!
    Beijinhos da Mamis

  4. Paula Prado    29/02/2012 - 13h16
  5. Carlota    29/02/2012 - 14h05

    Gente, que tudo esse lugar, tipo TEM QUE IR nessa vida … Imaginei tipo uma Búzios em que vc se sente num vilarejo e ao mesmo tempo dá de cara com um shopping a céu aberto …
    Valeu o post !!!!!!!! AMEI !!!!!!!!!!!

  6. Natalia    29/02/2012 - 14h20

    Toda vez que revejo essas fotos cheias de sol e mar me vem os cheiros daqui que esqueci de mencionar no texto e que são bem fortes durante os dias mais quentes: lavanda, pinho, alecrim e flores do campo, no início da primavera!

  7. Mariane    29/02/2012 - 17h16

    Ai que delícia! Fiquei com vontade de me teletransportar pra lá nesse momento!

  8. Samara ALVES    29/02/2012 - 18h40

    Moro em Marseille e estudo em Aix-en-Provence. Cidade linda mesmo! Lindas fotos!

    • Natalia    01/03/2012 - 04h10

      Samara, eu moro em Aix e estudo em Marseille, faço o caminho inverso todos os dias e nunca deixo de olhar pro Château d’If e pra Notre Dame de la Garde quando chego! Que bom que gostou das fotos, obrigada!

  9. paula pinheiro    29/02/2012 - 21h20
  10. Cléo de Lucca    29/02/2012 - 21h44

    Que lugar maravilhoso… já ta na lista de desejso de viagem!!!
    Beijos
    Cléo de Lucca
    minhaamigamedisse.blogspot.com

  11. Aline Luquetti    29/02/2012 - 22h05

    Adorei as dicas!! Deu até uma vontade de viajar.
    beijoss
    http://www.modasemfim.com

  12. Ligia    29/02/2012 - 23h25

    Adorei o post!
    Meu caso em outubro e estou planejando passar uma semana da minha lua de Mel na Provance, mas estou em duvida por estar fora da epoca da lavanda e pelo clima… Sera que vale a pena ou e melhor deixar para outra oportunidade? Agradeco se a Natalia ou alguma leitora que conheca a regiao puder me dar uma opiniao!
    Lu, parabens pelo blog!

    • Natalia    02/03/2012 - 10h56

      Oi Ligia!
      Realmente em outubro você não vê mais as flores nos campos de lavanda, mas o clima aqui continua muito agradavel nessa época, ano passado fomos até à praia em outubro! É o começo do outono, mas as temperaturas ainda estão super agradaveis e da passear e aproveitar bastante a paisagem, que nessa época, na minha opinião, é das mais bonitas! Se o destino da sua lua de mel é a França, acho que o roteiro merece incluir uma visita à Provence!

      http://destinofranca.blogspot.com/

    • Ligia    03/03/2012 - 05h37

      Natalia, muito obrigada! Vou seguir suas dicas! :-)

  13. Intercâmbio Paris    01/03/2012 - 03h00

    Magnífico!

    Um belo tour em Aix-en-Provence ótimos pontos turísticos e com Belas paisagens e lugares deslumbrantes!

    ;)

  14. eve    03/03/2012 - 11h19

    Aix eh um sonho. Estive na provenca por 1 mes no ano passado hospedada em gordes. Quero muito voltar. Acho a ideia de deixar as leitoras contar suas experiencias muito legal. Pedi a uma amiga e leitora do meu blog pra contar sua experiencia estudando ingles em miami. http://miamidomeujeito.com/

  15. Marisa    09/03/2012 - 16h52

    Vou ler com mta calma tudo isso ! Amei essa viagem !
    Meu sonho é conhecer a Provence !
    :)

    • Natalia    15/03/2012 - 10h35

      Vale à pena conhecer a região sim, Marisa! Aqui tem passeios pra todos os gostos! Se quiser mais dicas, é so pedir!

  16. Silvia    10/03/2012 - 06h56

    Parabéns pelos detalhes descritos! Que delícia ler seu post e relembrar as mesmas sensações que tive quando passei pela região! E viva a Provence!!!

    • Natalia    15/03/2012 - 10h38

      Ei Silvia, que bom que pude te fazer relembrar um pouquinho da região! A verdade é que são tão tantas sensações, cheiros e cores que fica dificil sintetizar, a gente acaba deixando uma ou outra coisinha de fora, e cada dia descobre mais pra acrescentar à lista!

  17. Daniele    23/03/2012 - 21h08

    Oi Natália, adorei as dicas e quero te agradecer por corcompartilhá-las!
    Encontrei seu post alguns dias atrás quando ainda estava pesquisando lugares pra incluir no meu roteiro. Agora já estou aqui em Nice com o meu marido. Semana que vem, iremos para Marselha e depois Aix, quando aproveitaremos bastante as sugestões que deixaste aqui! :)
    Queria te perguntar se você sabe como ir de Aix para Manosque sem alugar um carro, pois vamos visitar a fábrica da L’Occitane e ainda não sei como iremos para lá.

    Um abraço!

    • Natalia    31/03/2012 - 14h27

      Oi Daniele! Espero que a resposta ainda esteja em tempo! Você pode pegar o ônibus pra Manosque na rodoviaria (gare routière) de Aix, na Avenue de L’Europe. O bilhete custa 6,10€, o primeiro ônibus sai de Aix às 7h35 e o ultimo ônibus de Manosque pra Aix é às 19h20, na rodoviaria da cidade! A visita da fabrica da l’Occitane é muito bacana! Bom passeio!

  18. Jéssica Duarte    01/12/2012 - 10h15

    Adoro essas cidades antiguinhas e históricas!

    Dicas de Intercâmbio em Londres/Oxford: http://www.brunaduarte.com.br

Mais sobre Viagem