Carregando...
Lifestyle

Instareceita: quase Panacota!

23.05.2012
Lu Ferreira

Eu nem sabia que a tal da Panacota existia até o dia em que Ju Ali resolveu ALMOÇAR uma (mulheres… Só a gente pra resolver almoçar sobremesa, hahahah!), na viagem de Londres. Era num daqueles dias em que eu estava passando mega mal (ô coisa tensa passar mal em viagem, né!) e depois de dias sem comer direito, a provinha que ela me deu foi o suficiente para eu me apaixonar loucamente pelo doce! Como vocês sabem, depois segui viagem e acabei indo à Itália, terra mãe da Panacota, e aí pronto, viciei total.
Não tinha muito como eu não gostar: o doce é uma espécie de pudim/mousse de leite e creme de leite, com um super gosto de baunilha (meu sabor favorito pra tudo!) e acompanhado por calda, geralmente de frutas vermelhas. Fiz um jantar aqui em casa esse final de semana e quis tentar matar a saudade, e o resultado ficou bem gostoso, apesar de diferente dos que eu provei na viagem. Querem tentar?

É fácil: você junta numa panela 500g de creme de leite fresco (aqui em BH eu sempre compro no Verdemar, ele fica na geladeira!) + 500ml de leite + 1 xícara de chá de açúcar. Mistura bem e fica de olho, porque tem que deixar no fogo até ferver, e vocês sabem o que acontece se o leite ferve e a gente não está por perto, né? Lambança! Heheheh!

Depois que ferver, você vai juntar um pacotinho de gelatina incolor (siga as instruções da embalagem para hidratá-la!) e duas colheres de chá de essência de baunilha. Se você tiver sorte de encontrar, acho que vale trocar a essência pelo favo de baunilha, deve ficar bem mais gostoso… Mas não tinha no supermercado onde fui, bleh! Depois de misturar bem, você coloca nas forminhas (ou numa fôrma grande, você quem sabe) e leva pra geladeira.

Fiz a receita às 13 horas e quando servi, lá pelas 22, a Panacota já estava com consistência bem firme, igual gelatina mesmo! Pra dublê de calda de frutas vermelhas eu escolhi essa geleia de amarena, um tipo de cereja, mas achei que o resultado final foi doce demais (até pra mim!). Da próxima eu não vou inventar moda e fico quieta nas frutas vermelhas mesmo, hehehe!
E pronto! A Panacota é uma BOMBA calórica, óbvio, mas eu amoooo! Se alguém tiver dicas ou receita diferente, me conta? Quero tentar fazer até ficar igual à que eu lembro de ter comido em Florença, hahah!

34 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Beatriz Y    23/05/2012 - 14h43

    Parece ser bem fácil de fazer! Anotei :) O difícil mesmo é encontrar o favo de baunilha.

  2. Zelinda    23/05/2012 - 14h50

    Paraece uma delícia Lu! Gostou do “Lu”, né?! Mas sem você saber somos super amigas, venho aqui todo dia (calma, não sou nenhuma psyco), mas acho o seu blog simplesmente incrível e pelo pouco que dá pra saber sobre a sua pessoa de fato, você certamente seria uma amiga minha se nos encontrássemos pela vida ;)

    Não sou de comentar, pode ser timidez, não sei… Mas hoje não resisti, adorei o post! Pena que sou super zero a esquerda na cozinha, e nem tenho essas forminhas, entretanto deu uma vontade estranha de ir pra cozinha tentar! Talvez a família curta!!

    Lu, adoro seu blog e te admiro bastante!
    Beijinhos cariocas

  3. Zelinda    23/05/2012 - 14h55

    Desculpe pelo “Ju”, mas aqui no trabalho tem uma Ju, e ela estava falado comigo na hora que eu estava escrendo, acredite, sorry mesmo, detesto trocar nomes pq já trocaram muito o meu!!! Não aprova esse comentario, tá!? Nem o errado!
    Mil desculpas de novo

  4. marcia    23/05/2012 - 15h18

    flor,engraçado hj estava assistindo a entrevista q vc participou no We Luv e acessei o seu blog e agora essa receita maraaa
    amei a receita, tem q ser o creme d leite fresco mesmo? nao pode trocar pelo d caixinha ou d latinha??? sou da regiao metropolitana d bh e aki é mt difícil encontrar o creme de leite fresco!!!
    bjim
    http://actualprettyandfashion.blogspot.com.br/

  5. Tatiane    23/05/2012 - 15h27

    Experimentei Panacota pela primeira vez na Cidade de Casablanca – Marrocos. É realmente uma delícia.

  6. Ana..    23/05/2012 - 15h50

    Ai Lu, li em um blog de uma chef brasileira que a melhor Panacota que já comeu nas terras tupiniquins foi a de um restaurante em Tiradentes. Tipo assim, não informei nada né.. rsrs.. Se achar a fonte passo aqui de novo e informo.
    Bjs.

  7. Ana..    23/05/2012 - 15h53

    Vi um comentário no twitter sobre preço de água em Confins, pasme, já paguei 6,00 em uma água em BH, restaurante famoso, tal. Tinha 250 ml! Até hoje meu marido não conforma.kkkk.. Desculpa, não tenho twitter, mas dá prá ver na página aqui do blog algumas twittagens..

  8. Ju Arantes    23/05/2012 - 16h02

    Adorei a dica!!

    Veja em: http://juarantes.blogspot.com.br/

    meu look all black!

  9. Linda    23/05/2012 - 16h03

    Oi Lu, td bem?

    Adorei o post ( AMO Panacota também ) e tenho uma receita que peguei em um site italiano (toscano) e traduzi. Fiz e ficou deliciosa e é um pouco diferente da sua. Segue abaixo, se você quiser testar :)

    PANNA COTTA

    INGREDIENTES (para 6 porções):

    – 1 Litro de creme de leite fresco
    – 500 gramas de acúcar
    – 500 ml de leite
    – 1 fava de baunilha
    – 1 envelope de gelatina incolor ( fica cremosa, se quiser mais durinha aumente a quantia )

    PREPARO:

    Coloque o creme de leite em uma panela, acrescente o açúcar, o leite, a baunilha e a gelatina. Cozinhe em fogo baixo, mexendo o tempo todo até começar a ferver e por mais 2 minutos. Depois de cozido, deixe
    amornar, coloque em taças eleve a geladeira.
    *** Pode acompanhar com calda de frutas vermelhas, calda de chocolate ou de caramelo.

    Espero que goste :)

    ADORO SEU BLOG!!. Bjão

  10. Bia Saltarelli    23/05/2012 - 16h31

    Hummmm!
    Morri de vontade!!! Vou tentar!! =D

  11. Debora    23/05/2012 - 16h37

    Oi Lu,

    da uma olhada nesse blog que tem otimas receitas de panna cotta http://www.technicolorkitchen.blogspot.com/

    A proxima vez, coloca menos acucar! Eu so uso 1/4 de xic porque voce sempre adiciona frutas ou geleia depois e corre o risco de ficar enjoativa. E sobre a favA de baunilha, no Pao de Acucar sempre tem (se nao tiver em BH, vc acha em SP) e da pra comprar pela internet tb! Vale a pena, pois o sabor fica muito diferente – e muito melhor – do que a essencia de baunilha.

  12. Gabi    23/05/2012 - 16h48

    Lu,Olhe esta receita de panacota com leite de coco e limão ( olha tb o design do blog!)

    http://naminhapanela.com/2012/04/12/panna-cotta-de-leite-de-coco-e-limao/

    Bjos!

  13. Clau Brasil (@kcalbrasil)    23/05/2012 - 17h07

    Lu, sobremesa tradicional na família do meu Papa. Minha Mama também fazia às vezes e era tudo de bom. Perguntei como ela fazia a panna cotta e mostrei sua receita. Ela me falou que é creme de leite fresco gordo (não vale ser o light), açucar, 1 fava de baunilha ou essencia e gelatina hidratada. E ela fazia as caldinhas pra colocar por cima (de frutas variadas) Essa panna cotta ela aprendeu com minha avó. Aqui em casa nunca fiz porque nem meu marido e nem meu filho gostam de doces (acredita?????)

    Espero ter ajudado

    Bjs

  14. Carol Burok    23/05/2012 - 17h23

    Oi Lú,

    Então.. uma vez vi um chef famoso, não lembro se foi O Jamie Oliver ou o Gordon Ramsay, preparando uma Panacota com calda de romã. Deu água na boca, mas acabei nunca experimentando fazer a receita. Deve ficar bom!

    Veja nesse link:
    http://www.cucchiaiopieno.com/2011/11/panna-cotta-com-roma-panna-cotta-alla.html

    bjos,
    Carol

  15. Fabiana    23/05/2012 - 17h25

    Fiquei com vontade!! Parece ser super fácil de fazer !!
    Está anotado, agora é só esperar o final de semana chegar para me jogar nesta receita …

    Bjus Lu

  16. Mayara    23/05/2012 - 17h57

    Lu eu faço com IOGURTE no lugar do leite Ingredientes:
    1 pacote de gelatina sem sabor (2 colheres de sopa)
    3 copos de creme de leite
    2 copos de iogurte natural
    1 1/2 colher de chá extrato de baunilha
    1 fava de baunilha
    3/4 copos de açúcar
    CALDA
    1 caixa de morangos picados
    5 colheres de chá vinagre balsâmico
    2 colheres de chá açúcar

    Mesmo esquema que vc ja conhece, agora, essa calda, é um escandalo e é ridicula de facil e nao fica doce, pica os morangos, coloca 5 colheres de VINAGRE balsamico e o açucar, e mistura e deixa separado na geladeira enquanto a pana cotta endurece, assim, fica uma calda de um sabor tao fino, tao elaborado que vc vai duvidar da facilidade disso, vai por mim!!

    aliás, essa e outras receitas eu peguei de um blog otimo para comidinhas para vc receber as amigue em casa, com petiscos gordos ou não que super tem cara de elaborados mas que são faceis de fazer, pena que a garota SUMIU, mas as receitas permanecem!! http://www.fauxgastro.com.br/

  17. Thainá    23/05/2012 - 19h02

    Oi, achei aqui bem legal , essa receita parece ser muuuito fácil de fazer, rs

    Senhorita Adolescencia

  18. Marília    23/05/2012 - 19h08

    Lu, mais uma receita pra vc: nesta, a dona do blog conta a história de como chegou na panna cota igual à que ela gostou quando se apaixonou pelo doce na Itália, como você! E um detalhe que ela conta é não deixar ferver…
    http://www.lacucinetta.com.br/2007/10/panna-cotta-finalmente-panna-cotta.html

    Beijos

  19. Sara    23/05/2012 - 19h49

    Ai Luuuuuu, eu aqui a tentar caber na roupa de verão e a destruir-me no ginásio e chego aqui: Toma lá Sara, umas belas calorias para encher o olho!!!
    Ninguém merece :D

  20. Marcella    23/05/2012 - 22h00

    Lu, não sei se já te indicaram o site da Carol Barros, mas ai vai caso não tenham feito: http://www.paneladebarros.com.br/2011/12/02/panna-cotta-irresistivel/
    Tem o vídeo da receita bem explicadinho!
    Eu já fiz conforme ela ensinou e ficou uma delícia! Experimenta depois!!

    beijos

  21. Carol Gaia    23/05/2012 - 22h38

    Não conhecia Panacota!
    A receita é super fácil e deve ser delicioso!
    Bjos,
    Carol

    http://www.carolgaia.com.br/

  22. Luana    23/05/2012 - 23h08

    Oii
    Quero experimentar, deve ter um sabor incrível. Vou fazer para o almoço.kkkkkk

    Look do dia = Vestido de mulherzinha.
    Dá uma olhadinha!
    http://www.luanacrescente.blogspot.com

  23. Aline Oliveira    23/05/2012 - 23h28

    Eu amo amarena…. do tipo q qndo chega em algum lugar e tem amarena tem surtos de felicidade!!! hehehe

    Vou super tentar fazer essa receita pq parece bem facil… nhaaammm…

    ^^

  24. Cycy    24/05/2012 - 07h55

    Ei Lu vou te passar uma dica de receita que é uma delicia. Faço sempre e todos adoram…

    BEIJO GELADO

    Ingredientes:
    01 Litro de leite
    01 Lata de Leite condensado
    01 lata de Creme de Leite
    3 Colheres de Amido de Milho
    01 Colher de café de essência de Baunilha ou de sua preferência.
    Pegue todos os ingredientes acima e bata no liquidificador.
    Logo em seguida coloque esse liquido em uma panela no fogo e comece a mexer ate engrossar “fica tipo um mingau mais grosso”.
    Despeje em um Marinex uniformizando no recipiente.

    Calda:

    01 Latinha de Goiabada – Aquele que compra em supermercados.
    corte em pedaços e leve ao fogo com um pouquinho de água e vá mexendo ate essa goiaba derreter pode deixar alguns pedacinhos fica ótimo.
    jogue por cima do creme que esta no Marinex e depois coloque chantili por cima para finalizar!!

    Fica demais!!!

    Bjo Lu!!

  25. Michely    24/05/2012 - 08h42

    Que delícia, eu adoro, comi em um restaurante italiano aqui na minha city, bjos!!

  26. Mariana E.    24/05/2012 - 11h13

    Então, a receita é basicamente isso mesmo. Todos os chefs que já vi (na tv né) preparando usam os mesmos ingredientes, variando a quantidade, as vezes menos açucar, menos leite…A única coisa diferente que todos recomendam é não deixar o creme de leite ferver, isso porque se você colocar a gelatina em algum líquido fervente ela perde suas propriedades. Vale a pena conferir o lacucinetta.com.br (mais natureba, mas com ótimas técnicas e várias substituiçoes de ingredientes que não encontramos aqui) e o technicolorkitchen (com fotos lindas e receitas bem legais).

  27. Carol Barros    24/05/2012 - 12h05

    Oi Lu!
    Vi que já indicaram a receita de Panna Cotta do blog, mas quis vir aqui trazer outra dica: onde comprar as favas de baunilha!
    Eu sempre achei um absurdo de caro! Aí, quando encontrei uma alternativa, coloquei aqui: http://www.paneladebarros.com.br/2011/12/14/favas-de-baunilha/

    Beijos e sucesso!

  28. Mari    24/05/2012 - 12h23

    Tem um restaurante de empanadas argentinas perto da casa do meu namorado q tem panacota, mas a gente sempre ignorou heheh Geralmente pedimos alfajor de sobremesa, pra ficar no clima argentino. Mas agora fiquei super com vontade, acho q vou dar um pulo lá no fds pra ver se é bom.

  29. […] A Lú do Chata de Galocha ensinou uma receita que estou para testar há séculos, a Panacota. Já vi uma vez o preparo da […]

  30. Amanda Andrian    25/05/2012 - 19h45

    Ai que delicia né, mas então eu vi essa receita no http://www.paneladebarros.com.br/2011/12/02/panna-cotta-irres istivel/ e parece ser ótima, e mostra como faz a calda, vale a pena ver o video! :D

  31. Paula    26/05/2012 - 17h14

    O segredo é a baunilha! Com essência de baunilha, aquela do vidrinho pequenininho que vende em qualquer supermercado, NUNCA vai ficar bom! Tem que ser feita com a fava (aqui em Porto Alegre vende no Mercado Central, aí deve ter também) ou com um bom extrato natural de baunilha, que eu só conheço importados – tem pra vender na internet ou nessas lojas de produtos gourmet.
    Também achei que foi muita gelatina na tua receita, deve ter ficado meio dura, não?
    Aqui tem uma receita ótima (aliás, o blog é todo ótimo): http://technicolorkitchen.blogspot.com.br/2010/08/panna-cotta-de-baunilha-com-morangos.html

    Beijo!

  32. Erica    27/05/2012 - 01h50

    Sempre faço Panna Cota e fica deliciosa!! Dica: Faz só com creme de leite, não coloque leite, fica bem melhor.

  33. Mariana    27/05/2012 - 22h04

    Lu!!! Li agora no blog “Las Mimas” essa receita e corri aki pr ate passar (lá tem fotos, na página 4). Qm sabe não fica igual a que você comeu em Florença!! Ah, outro dia foi a Diamond e fiquei de olho pra ver se não te via lá… Virei fã!! Bjos, Mariana.

    Ingredientes – Para 6 pessoas
    Panna Cotta
    1 litro de creme de leite fresco, 150g de açucar refinado, 2 colheres de chá de essência de baunilha, 4 folhas de gelatina dissolvidas em água morna (sem ferver).
    Calda
    Frutas vermelhas frescas (amora, mirtilo, framboesa, morango), 100g de açúcar, 150 ml de água e suco de meio limão.
    Preparo
    Em uma panela coloque o creme de leite, a baunilha e o açúcar. Deixe ferver até o creme começar a engrossar. Desligue o fogo e acrescente a gelatina. Coloque em taças e coloque na geladeira. Para fazer a calda, misture os ingredientes e deixe ferver até o ponto de calda rala, retire do fogo e leve a geladeira para resfriar.

  34. Dia dos Namorados    30/05/2012 - 09h24

    Adoramos sua dica!Que delicia!Imagine esta receita feito com muito carinho para o Dia dos Namorados.Já copiamos a receita e iremos fazer.

Mais sobre Lifestyle