Carregando...
Lifestyle

As lições de Ruy Ohtake

13.06.2012
Lu Ferreira


“Todo mundo tem direito à estética”. Faz todo sentido ouvir uma frase dessas de um dos maiores arquitetos do Brasil, Ruy Ohtake, que passou a manhã conosco no QG do F*Hits. Acho que qualquer bom arquiteto tem que acreditar nisso, afinal suas obras acabam impactando bem mais gente do que seu cliente original, uma vez que fazem parte do contexto de uma cidade, né?

No caso de Ohtake faz ainda mais sentido, já que seu nome sempre está ligado a projetos de todos os tipos, desde a revitalização da comunidade de Heliópolis até o Hotel Unique, onde funciona o QG. Aliás, ouvir Ohtake fez com que eu valorizasse ainda mais a oportunidade de estar aqui durante essa semana: ele contou um pouquinho de sua história e quando perguntado sobre a influência de sua mãe, a artista plástica Tomie Ohtake, sobre sua escolha profissional ele ressaltou a importância que o ambiente criado por ela teve em sua formação. Ruy mora em um apartamento que não tem cozinha (!), por isso desde cedo leva seus filhos para almoçar na casa da avó nos finais de semana. Não por acaso seu filho também é arquiteto!

Talvez por isso ele acredite na importância de criar sempre um ambiente que tenha como princípio ser bonito. Ele privilegia a estética e diz que a vida tem que sempre ser prazerosa: “Porque o mais prático se pode ser mais bonito?”. Claro que por conta disso sempre foi criticado, mas ele diz que escolhe quais críticas ouvir: “Quem tem medo de polêmica jamais vai ser de vanguarda.”. Coisa fofa foi ele levantando da cadeira pra dar um passinho a frente e explicar que quem está a frente sempre deixa outros pra trás, e claro que esses vão reclamar, né? Pois é.

PS: Pode morrer de amores pelo meu mini avião da TAM?? A companhia é parceira do F*Hits e fez um pra cada blog =))))

21 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Danielle C    13/06/2012 - 16h57

    Aproveite que está em SP e visite o Instituto Tomie Ohtake, em Pinheiros. É lindo e sempre tem exposições de arte!

    Ainda no gancho arquitetura, design etc, está faltando um tour pela sua casa, sou curiosíssima pra ver a decoração! =)

  2. Amanda    13/06/2012 - 17h10

    discordo do querido Ruy…
    sou estudante de arquitetura e sim prezamos muito pela estética mas o mais importante é o bem estar humano.
    ela foi criada exatamente para isso, para criar visuais e espaços que nos deixem confortáveis.

    é como um belo sapato que machuca o pé, não basta ser bonito tem q ser confortável. podemos unir os dois

    • larissa    13/06/2012 - 17h59

      Concordo com minha futura colega de profissão!! Além de “bonita” (lembrando que o belo é relativo), a arquitetura precisa ser funcional…atraente, confortavel e acessivel!
      Somos arquitetos…artistas com formação técnica para unir tudo num pacote só!!!
      Podemos sim, projetas edificios fascinantes e práticos!

      ai ai… eu amo minha profissão! :D

  3. Lorraine Faria    13/06/2012 - 17h17

    perdoa a ignorância, mas o que significa QG? Quando vocês falam: qg do f*hits? ;) beijinhos :*

    • Mariana    13/06/2012 - 21h24

      Lorraine, QG nada mais é do que ‘Quartel General’, uma base de operações. ;)

  4. Luciana Vilela    13/06/2012 - 18h04

    Agora eu te invejei…Conversa com o Ruy Ohtake…

  5. Mille Vitória    13/06/2012 - 18h40

    Muito massa! Tava acompanhando pelo twitter e instagram de outras blogueiras tb. Legal demais!
    Bjs!

    Coisa Phynna
    http://coisaphynna.blogspot.com.br/

  6. Milis    13/06/2012 - 19h07

    Eu concordo com ele plenamente no caso de Heliópolis. Habitação Social não é sinônimo de um monte de predinho quadrado (literalmente), todos iguais e sem qualidade nenhuma no que diz respeito a espaço arquitetônico. PORÉM, nada justifica fazer um edifício com uma carambola roxa e revestido com vidro ROSA que ofusca todo mundo que trabalha no entorno, e pior, não conversa com a cidade… Mas enfim, pelo menos ele ousa, né… Geralmente eu gosto das obras dele, tirando o Instituto Tomie Ohtake…
    Beijinhos!

    • Ana Paula    13/06/2012 - 21h40

      Você já esteve nessa moradia em Heliopolis? Eu já. E vi o como é difícil pra um morador que só tem acesso a móveis BEM baratos se adequar a um espaço em que somente móveis planejados resolveriam. Parabéns ao Ruy Othake, viu.

    • Milis    13/06/2012 - 22h04

      Me falaram que os moradores estão tendo esta dificuldade mesmo… Talvez um prédio literalmente redondo não seja a melhor opção, mas venhamos e convenhamos, acho que a atitude dele neste caso (por mais que o objeto final apresente falhas) é super válida, porque ninguém merece habitação social a la Cingapura, cuja repetição já é exaustiva pra quem vê de fora, imagina pra quem vive no local…

  7. Carmem S.    13/06/2012 - 19h20

    aaaaaaah adoro o Ohtake!!!
    Ele podia MUITO ter ido no começo do ano quando eu trabalhei no QG. :(

  8. Ana    13/06/2012 - 19h32

    Adorooo ver prédios com linhas arrendodadas, acho tão “impossível” e tão lindo.
    Agora essa de não ter cozinha em casa e desconforto não me convenceu não.

    Ahh ia comentar antes mas só tenho lido o Chata pelo cel, Parabéns pelos 5 anos, que a sua essencia continue a mesma sempre e muito mais sucesso com tranquilidade.

    Adorei o novo lay!

  9. Sônia Gusmão    13/06/2012 - 20h21

    Parabéns Lú! Vc merece está aí… bjs

  10. Priscilla    13/06/2012 - 22h35

    Lu, obrigada por sempre responder meus comentarios. Fico feliz que leio uma pessoa que é preocupada com seus eitores, isso faz de vc especial!
    Deixa eu te perguntar: Te falei em outro post que queria mto aprender a maquiar como vc. Tem algum truquezinho? Outra coisa, acho que na verdade eu não maquio direito pq tenho dó. Sim, dó do meu rosto. Tenho medo que de tanto puxa daqui, puxa dali, apele fique flácida e com mtas rgas e linhas de expressão. esse fato procede? Ou é neura minha?

    Mil bjos!!

  11. Julia    14/06/2012 - 00h58

    Passeeeeeei mal! abro o blog na maior inocência pra ver o que anda rolando pelo spfw que chamou sua atenção, dou de cara com Ruy Ohtake rabiscando um quadro :O como estudante de arquitetura, quase tive um infarto!!! Como fã de moda, ver a moda associada a arquitetura é uma delícia.. *—-* grande mestre ele… Pronto: babei litros mesmo. beeijos, sua linda. ;)

  12. Isabella    14/06/2012 - 09h38

    Ele mora num ap sem cozinha, meu sonho sempre foi uma casa sem cozinha!!! *_*

  13. Nathalia Senna    14/06/2012 - 12h26

    Penso que o bonito é o conjunto de todas qualidades :agradavél,confortavel,beleza,e valor . . . Jamais decoraria um quarto com objetos que não me fazem bem ou ao cliente, e que só mantem a beleza estética logo pra mim não seria bonito .Acho que é isso que Ruy Ohtake quis dizer !!Adorei o post lú tive que parar o trabalho um pouquinho para ver ,e vc tbm deve ter gostado de fazer neh ,pq vi em outro post que vc tinha prestado vestibular para arquitetura acho que vc daria uma ótima arquiteta !

  14. Ana    14/06/2012 - 19h10

    Lú vcs ficam com os produtos, as roupas e os sapatos ??

  15. Marggah    14/06/2012 - 19h20

    Ótimo post! E gostei muito do tour virtual pelo QG. Beijos!

  16. Cathy    14/06/2012 - 21h23

    Esse seu post, me fez ter uma nova visão do que é bonito.

    Obrigada

  17. […] uma melancia mesmo, né?”. O projeto é de Ruy Ohtake e eu até já falei um pouco disso nesse post, mas o que queria contar era mesmo a experiência de se hospedar por lá, que fazem tudo valer a […]

Mais sobre Lifestyle