Moda

O que usar na colacão de grau?


Nessa época do ano as formaturas começam a acontecer e por isso tenho recebido alguns e-mails de leitoras que estão na dúvida sobre o que escolher para uma das solenidades mais importantes de todo formando: a colação de grau! Minha irmã também está se formando agora, e por isso tô super nesse clima de buscar o traje ideal pra cada evento =)

Na minha colação de grau lembro de ter usado um vestido que já tinha, não cheguei a comprar nada especial pra isso… É que a gente acaba ficando de beca a maior parte do tempo, né? Por isso acho que o que deve influenciar a sua escolha do que usar por baixo dela é o programa que você decidir fazer depois da colação! Vai jantar com a família ou ir prum barzinho com o povo da sala? Pensa nisso, porque a roupa nem vai aparecer durante a cerimônia mesmo! Mas vale prestar atenção a uma coisa: não escolha nada com muito volume, senão você vai acabar parecendo mais cheinha com a beca por cima, heheheh!

Mas sabe o que vai aparecer durante a sua colação? Seu sapato!!! É a única coisa que as pessoas vão ver, então eu investiria em um modelo legal! Se o seu curso for mais tradicional, tipo medicina, direito e etc, eu não fugiria do preto, cor da beca. Mas nem por isso o sapato tem que ser sem graça! Brilhos, tecidos diferentes e formatos fora do padrão podem ajudar a deixar sua beca um tiquinho fashionista!

E se o curso for mais tranquilo, tipo Design, Moda, Artes e tal, dá pra ousar um pouco mais e até usar um sapato colorido! O único cuidado que acho legal é não escolher nenhum modelo muuuuito informal, tipo com uma mega plataforma ou de material mais esportivo, sabe? Afinal é uma formatura, um evento que merece que a gente respeite um pouquinho da formalidade!
Quem já formou tem alguma dica pras meninas que estão indo agora atrás do look de formatura??

Comentários:
  1. por Marianeta
    em 04.07.2012 às 12:20

    Oii Lu,

    Eu tenho!! Nunca usem meia calça. Me formei em Ouro preto e por causa do frio tive que me proteger um pouquinho, resultado, terminei com a cerimônia com a meia toda rasgada, o velcro da beca encostava na meia e foi um estrago só. Ainda bem que ninguém viu = D

  2. por Gabi
    em 04.07.2012 às 12:21

    To morrendo de ansiedade com a formatura. Aqui (SC) o costume é usar uma roupa básica por baixo.. depois os longos pro Baile! Os sapatos estão maravilhosos. Vontade de escolher todos! haha Beijo

  3. por Ana
    em 04.07.2012 às 12:25

    Minha dica é: todo cuidado do mundo na descida para pegar o diploma, ‘cair na formatura’ é um tema polemico rs.
    Usei um salto muito baixo, minhas amigas até encrencarsm mas gente, eu até sonhava que tava caindo e como ‘ANA’, me colocaram lá em cima, na primeira cadeira da ponta, tinha que atravessar tudo para descer. Além disso fui a primeira a ser chamada pra pegar o diploma, PENSA se eu caio. Mas não caí, graças a Deus e o que é melhor, segurei uma amiga que tava caindo com tudo.

    =D
    Essa é minha dica, gurias, pensem no sapato com muito amor e tb muito cuidado.

    Ps: Lu adsoro seu blog =). Um beijo.

  4. por Fernanda Carolina
    em 04.07.2012 às 12:26

    Esse post define!

    Só esse mês tenho três colações de amigos e três bailes! É uma loucura para os convidados, imagina para os formandos. Acertou na mosca Lú.

    Hahahahah…

  5. por Gabriela Santos
    em 04.07.2012 às 13:09

    Vou anotas as dicas, adorei elas, mas só me formo no ano que vem. Não vejo a hora.

    Bjos

  6. por Amanda
    em 04.07.2012 às 13:16

    Ótima dica!

    Eu já colei, mas na ocasião fiquei uma pilha sem saber o que vestir. Na dúvida, fui de clássico que não tem erro! ;)

  7. por Luna K.
    em 04.07.2012 às 13:25

    Olá! No meu blog de moda, há uma seção específica para isto: “Look formatura”. Nela eu coloco penteado, maquiagem, roupa, sapatos, acessórios. Dá uma olhada neste aqui: http://futilidadeintima.blogspot.com.br/2012/05/look-formatura-prom-look.html

  8. por Cat
    em 04.07.2012 às 13:39

    Já tive minha colação de grau, e tenho 2 conselhos:
    1) não use roupas muito quentes, porque o nervosismo e a beca farão vc morrer de calor;
    2) Use um sapato confortável para circular pela cerimônia quando seu nome for chamado, evitando assim o risco de cair, tropeçar, e gerar risadas na platéia… =)

  9. por Ana Claudia
    em 04.07.2012 às 13:55

    Acho que a melhor dica é: Não vão de penteado! kkkk Pq vc vai usar o chapéu mesmo neh…nada pior do que aquelas que arrasam no coque ou similares kk Faça uma escova belissima e pronto! :)

  10. por Lu Bueno
    em 04.07.2012 às 13:56

    Queria me formar agora….tem tanta coisa LINDA pra usar!!!! Na minha época só tinha vestido brega e sandália sem graça!!! hihi Bom, sem contar que tem muita coisa bacana no meu site (que não existia na época…hehe) http://www.abaladeira.com
    Bjokass!!

  11. por Lilian Laranjeira
    em 04.07.2012 às 13:59

    Aonde eu me formei, aki em BH,o Cerimonial da faculdade exige o uso de meia calça e sapato pretos, por tanto eu e muitas da outra formandas optamos pelo pretinho básico, como a Lù falou, sem muito volume, pq q realmente a beca não é uma vestimenta q valorize muito a silhueta. Só um detalhe, a maioria tirou a meia depois da cerimonia…rsrsrs…No mais acho importante também, um sapato q te dê segurança, para evitar acidentes e micos…heheheh…

    Lú amo seu Blog e to sempre acompanhando…

    Bjus

  12. por Alessandra
    em 04.07.2012 às 14:02

    Acho super arriscado ir com um mega ultra salto alto. imagina o mega mico d ir lá na frente d todo mundo pegar o diploma e … puft, levar um tombo ou catar cavaco. nunca mais essa cena sairá da cabeça dos q estavam presentes, hehehe…. acho q um meio termo é a melhor opção.

    acho q por baixo o mais legal é um vestido. aqui no rj pelo menos, ir com uma calça embaixo da beca, só se for pra passar perrengue d tanto calor. bjsss!!

  13. por Taiza
    em 04.07.2012 às 14:34

    Eu tenho uma diquinha… se puderem, evitem sapatos de bico fino, especialmente em cores que chamam demais a atenção. O meu era lindo, paguei uma nota, mas era bico fino e prata (Jesuissss), e hoje eu olho pras minhas fotos e tenho vontade de chorar. #ficadica

  14. por Taiza
    em 04.07.2012 às 14:36

    Lu, vou usar estas dicas pra escolher roupa pra 3 casamentos que eu terei em setembro… vão me ajudar mto! Bjs.

  15. por renata martins
    em 04.07.2012 às 15:07

    Como já falaram aqui, evite o cabelo preso porque vc vai ter q usar aquele chapéu e pode estragar tudo, sair descabelada nas fotos não é maneiro.

    Na minha fui de calça social e sandália de tira fina, tudo preto, sem contraste com a beca. Evite saltos que podem te desequilibrar, pq vc vai ter que andar num palco com um monte de gente te olhando, pode rolar uma perna bamba, nervosismo natural do momento rs

    Me formei em relações públicas, não é um curso muito formal, mas preferi manter o básico, afinal de contas as fotos são pra sempre :)

  16. por Taís Armani
    em 04.07.2012 às 15:09

    OMG!!!! AMEI VER GLEE NO COMEÇO DA MATÉRIA!! Eu ainda estou no segundo ano do ensino médio então o que usar na colação de grau não é um assunto muito interessante pra mim, mas ver essa foto linda dos formandos da minha série favorita de todos os tempos foi um presente Lu, de verdade! Hahaha, amei <3

  17. por Mariana
    em 04.07.2012 às 15:15

    Aqui onde moro acontece tudo no mesmo dia…colação, recepção e baile de formatura, então, como no meu caso que a formatura é no verão, a gente usa algo beeem basico e fresco, tipo, shortinho e regatinha mesmo! ai depois ja coloca o longo chiquetoso!!! =]

    Mas realmente, o sapato é importante pois somente ele aparece!!!

    Beijoo

  18. por Vivian
    em 04.07.2012 às 15:16

    Eu tenho!
    Me formei no fim do ano passado em Design de Móveis, e a beca era preta. Era formalidade q usássemos todos sapatos pretos, e tinham sugerido que as meninas, caso estivessem de vestido, usassem meia-calça. Olha, sorte q eu levei uma na bolsa, pq tava quente no dia, mas qdo me olhei no espelho com aquela beca preta, sapato preto, e as pernas brancas de td, ficou horrível! Parecia mto informal, realmente as fotos iam ficar péssimas! Aí coloquei minha meia-calça e ficou td bem! =]

  19. por Vivian
    em 04.07.2012 às 15:21

    Ahhh sim! Essa questão de um sapato confortável acho fundamental! Usei um que prendia no tornozelo, e que eu já tinha usado várias vezes, pra ter ctza q não ia sair do pé e me fazer cair na frente de todo mundo, pois visualizava essa cena toda hora qdo pensava na colação!

  20. por Gabriela
    em 04.07.2012 às 15:25

    Sugiro modelos channel ou scarpin. São elegantes e ficam muito chiques com a beca. O tamanho do salto depende da habilidade de cada uma!!!! E por favor, usem meia calça!!!! A cerimonialista da minha colação exigiu isso e, com certeza, dá um ar mais glamouroso à beca.

  21. por Juliana Asevedo
    em 04.07.2012 às 16:10

    Adorei as dicas de sapato, também é essencial uma boa maquiagem e cabelo bem feito.
    São muitas fotos para esse dia..

    Te espero lá.
    http://julianaasevedo.blogspot.com.br/

    Beijos,
    Juliana Asevedo

  22. por Priscila Guimarães
    em 04.07.2012 às 16:23

    Acho q o vestido assim mas]is curto o essencial, pois não fica aquela barra dupla na beca horrívellll.
    Ameiiii
    :)

    http://simplesechique.com/

  23. por ThamirisCruvinel
    em 04.07.2012 às 16:49

    Me formei ha 1 ano e meio… na minha faculdade exigiram sapato preto fechado… ou seja nd de sandlias… optei por um scarpan bico arredondado .a do Jorge Bischoff que acabou virando um dos meus chodós no guarda-roupa. Nao aconselho colocar nd mto quente, experiencia propria de quem caiu no palpite da facul e aconselharam as mulheres a usarem meia-calça e junto com um tubinho preto que pus por bixo quase morri de tahto calor em um sol das 5 horas da tarde em horario de verào…
    haha

    Bjooo e boa sorte as formandas!!!

  24. por Ju
    em 04.07.2012 às 17:18

    Sugiro trocar de roupa depois da colação! Fica um calorzão com aquele holofote no rosto! Fui com um vestidinho qualquer por baixo (a minha foi de manhã) e depois troquei de roupa para as festividades! :)

  25. por Nívea
    em 04.07.2012 às 17:25

    Lu,obrigada!Me formo fim do ano,com direito á colação e baile com toda pompa e circunstância e como ansiosa que sou,já estou pensando nos modelitos!!!
    Me formarei em biologia,um curso tradicional….de malucos!Então vou arrasar no sapato na hora da colação!!!

  26. por Patricia
    em 04.07.2012 às 17:47

    Minha dica é use ago mais curto, na minha formatura tinham muitas meninas com vestidos mais longos que as becas e ficou muito feio, tadinhas! Mas o principal, curta muito pois é um momento muito especial, receber o diploma após anos de esforço! Bjos Lu

    enquantomulher.blogspot.com

  27. por Dani
    em 04.07.2012 às 20:22

    Ah, eu tive a maior preocupação pra escolher a roupa, fazer o cabelo e tal, fui até de sapatilha de glitter (sim, em janeiro! Sou muito tendência!!hahhahah) Aí chegando lá tive que por aquela beca horrível e o capelo!! :( Ou seja, só viram minha roupa durante os 10 minutos, logo que eu cheguei, antes de vestir a beca e na hora de ir embora! haahah

  28. por Vânia
    em 04.07.2012 às 21:31

    É difícil combinar roupas em todos os eventos mesmo, mas o mais importante é estar feliz por completar mais um ciclo.

    Eu ainda usaria um casaquinho com pérolas, agora que aprendi a pregar quero colocar em tudo! hahah

    http://ziperchique.blogspot.com.br/2012/07/blusa-de-malha-com-estilo-vintage.html

  29. por Patricia Kelly
    em 04.07.2012 às 22:02

    A Minha dica é: Além deu sapato MARA, como a lú sugeriu, Arrase nos Brincos! Na minha colação, usei um brinco bem bonito e fez toda a diferença! Dica de uma amiga que ja tinha formado meses antes. !

  30. por Cláudia
    em 04.07.2012 às 22:20

    Aqui no RS não é costume usar o vestido oficial por baixo da beca, usei uma roupa normal e confortável, porque o nervosismo e o calor da iluminação esquenta muito! Eu achei ótimo, assim sai para a recepção com meu vestido lindo, nada amassado! Também concordo com as gurias, salto muito alto é arriscado, optar por um médio é mais seguro!

    Bjus

  31. por Marianne
    em 04.07.2012 às 22:22

    Lu!!!
    Adorei o post!
    Fale também sobre o baile de formatura, qual melhor vestido, cores e tudo mais! Vou me formar logo e estou super em dúvida de qual modelo escolher! Beijos

  32. por Sílvia
    em 04.07.2012 às 22:54

    Minha formatura foi em 2010 e acho que a maior dica de todas é: pense no conforto e no futuro! Explico: primeiro, pensando no conforto, é bom lembrar que formatura é momento de comemorar e aproveitar com todas as forças possíveis e existentes (hahaha!), seja na solenidade, seja na festa/baile. Use um sapato confortável e um modelo de vestido que não fique caindo, saindo do lugar, enfim. Perder momentos das comemorações por causa de um sapato que tá doendo é o fim! Por acaso, leve uma rasteirinha no dia do baile: eu sei que se perde o glamour, mas uma hora o cansaço vai bater pesado (e ficar descalça é perigoooooso: sempre tem algum copo quebrado pelo chão!)!

    Depois, pensando no futuro, tente optar por roupas, sapatos e penteados mais atemporais e tradicionais (o que não é sinônimo de sem graça, hein!?). Isso foi mais uma opção minha do que uma regra mesmo. O objetivo disso é você se olhar daqui a 20 anos e não ter vergonha de ter usado tal coisa na própria formatura hahahahaha! É que as fotos da formatura são daquelas que a gente sempre vai olhar, que os pais expõem na sala de estar, que os filhos/netos vão querer ver, enfim. Por exemplo, o estilo da Audrey Hepburn, nos anos 60, pra mim, é até hoje super atual! Nada de exageros! Até minhas maquiagens foram pensadas dessa forma. Já vi formandas exagerarem nas maquiagens de fotos de convite e do baile, por exemplo. Tenho quase certeza que elas terão vergonha, no futuro, de terem optado por irem assim. Sabe aquela foto dos anos 80 que a mãe morre de vergonha? Pois é! hahaha!

    Beijos!

  33. por priscila
    em 05.07.2012 às 08:43

    Na minha formatura (Abril/2012) usei um vestido preto, que tinha um certo volume e realmente fiquei parecendo mais cheinha do que sou, tive que até pegar uma beca mais larguinha pq aparecia o volume. Mas ele foi ideal para o jantar que teve após a colaçao, preto com fuxicos na saia e costas de fora. E também usei meia calça (pq aqui em SC já faz um friozinho em abril) mas não tive problema algum! E pelo menos aqui não podemos usar sapatos/sandálias coloridas, apenas pretas! :(

  34. por Dani
    em 05.07.2012 às 09:53

    Lu, minha colação de grau é em Fevereiro do ano que vem, formo em adm, minha beca será preta e azul… Vi um scarpan de bico fino liindo azul royal (meio bic rs) na Carmin, será que ficaria bom, ou é melhor arrumar um preto alto de bico redondo??

    Adoro seu blog! Beijos!

  35. por evelyn
    em 05.07.2012 às 09:59

    Oi, preciso saber onde encontrou aquele sapato lido da schutz, todo de brilho. Procurei na loja online e não achei.
    Estou amando o blog, e o F HITS.
    Bjao!!!

  36. por Caren
    em 05.07.2012 às 11:33

    Adorei as dicas!!!
    Muito lindos os modelitos e sapatos!!!

    Beijos
    CS
    http://blogcarensales.wordpress.com/

    Já participou do Sorteio no Blog Caren Sales
    http://blogcarensales.wordpress.com/2012/07/03/della-acessorios-blog-caren-sales-sorteio/

  37. por Izabella
    em 05.07.2012 às 11:41

    Faz um post sobre look para a missa…me formo agora em agosto e estou super na dúvida do que usar!!
    Beijos!!

  38. por Mariana Rocha
    em 05.07.2012 às 12:03

    Adoreeeeiiii o post!!!
    Formo semana que vem em Medicina e apostei justamente no que você disse, sapato preto!
    Não tem como fugir né?!
    O jeito é chegar cedo lá e aproveitar pra tirar fotos do vestido antes de por a beca né?!
    escolhi um de saia de paete justo, com peito em renda e manda comprida em renda tbm!
    espero não passar calor, aki no espírito santo o inverno nunca chega! rsrs
    bjoss

  39. por Anonima
    em 05.07.2012 às 13:25

    Na verdade, o que eu preciso de ajuda com um tema para o meu TCC. Alguém poderfia dar uma dica???? Pleaseee OBS: Pode ser sobre qualquer assunto que abordamos por aqui, por exemplo…

  40. por tatiane
    em 05.07.2012 às 13:54

    Minha dica é: usar um sapato de salto médio ou baixo, pois na minha colação fiquei mais de uma hora e meia em pé, então sugiro um sapato confortável e se você não tem costume de usar saltão, a colação de grau não é o melhor momento pra tentar!!Já pensou cair na frente de uma plateia enoorme, ainda mais nos dias de hoje onde qualquer celular tem câmera, depois jogam no youtube…já viu né! ;)

  41. por Larissa
    em 05.07.2012 às 14:31

    Adorei o post!!!
    Também estou formando agora em Julho, e estava em dúvida sobre o sapato mesmo… Vou seguir sua dica e escolher um preto bapho :D

  42. por AMANDA
    em 05.07.2012 às 14:32

    Meninas, não esqueçam que a beca é quente pra diabo e pelo nervosismo, suamos mais que o nromal. Não usem nada de inverno.

  43. por Maíra
    em 05.07.2012 às 16:52

    Moro em Salvador e, apesar do super ar condicionado no dia da colação, morri de calor por baixo da beca. Minha dica para essa ocasião é: se tiver onde trocar de roupa, vão com uma roupa de malhar por baixo, short e top mesmo, mas confortável e menos calor. Depois da colação, é só trocar de roupa e ir curtir e comemorar! =)

    Ah, tbm acho feio qnd o vestido é longo e fica aparecendo a barra do vestido por baixo da beca… n sei oq as outras meninas acham!

  44. por Darlen Rodrigues
    em 05.07.2012 às 18:30

    Amiga!! (como leio sempre o blog, jah! me considero intima rsrsr), mega feliz por vc ter respondido minha pergunta sobre o assunto, essa semana foi meio corrido no trabalho e ñ vi o blog e hj ao abrir me deparei com o assunto, muito obrigada!!, é muito legal a gente q é leitora do blog ter esse retorno, isso mostra o carinho e cuidado que vc e sua equipe tem conosco, por isso q o blog faz tanto sucesso, Parabéns!!, eu amei as dicas, bjks

  45. por Giovanna
    em 06.07.2012 às 02:09

    Amei esses sapatos! Já quero uns 5, hahahahaha. Depois pode rolar um post sobre os vestidos pra fests, né! Beijos!!!

  46. por Giovanna
    em 06.07.2012 às 09:36

    Sou arquiteta, minha cor é azul e colei grau com uma melissa doc dog lilás de tachinhas! depois fui com a família pra uma pizzaria e usei um vestido curto azul.

  47. por Nathalia Santana
    em 06.07.2012 às 09:47

    Como eu me formei em Direito e a cor da faixa era vermelha, usei um sapato vermelho também! Achei que ficou super legal…
    Mas a roupa por baixo da beca era um vestidinho preto básico, que ao final da colação estava estragado de tanto que suei… Aquela beca é hiper quente, e no verão é cruel…

  48. por Fernanda
    em 06.07.2012 às 17:13

    Oi, Lu! Acompanho seu blog há uns 2 anos, mas quase não comento por preguicinha! Acontece q hj não agüentei: a moça da direita na foto é sua dublê? Kkkkkkkk! Parece muito contigo,! Bjo

  49. por Marcela
    em 06.07.2012 às 21:08

    Eu usei um vestido bem levinho, pois aquela beca é muito quente! Agora o sapato, optei por um meia pata com uma numeração a menos porque fiquei com medo de cair na hora de pegar o canudo kkkkkk…levando em consideração que meu pé é magrinho e alguns sapatos saem do pé, não quis arriscar! Bjo

  50. por Letícia mostaro
    em 10.07.2012 às 22:41

    Lu, colei grau no último dia 28. A dica que o cerimonial deu para a gente foi justamente sobre roupas que devem ser pouco volumosas e não muito quentes por causa dos holofotes, e eu confirmo, tava de tomara que caia, num lugar frio e passei muito calor!!! não houve exigência em relação a meias e sapatos então teve de tudo!! (Cada sapato mais lindo que o outro!!) eu fui com um roxo (sim, na colação de medicina!!) e meu único erro foi não ter experimentado o sapato com uma meia calça antes, porque na hora ficava escorregando, e o medo de tropeçar/cair triplicou, mas foi tudo muito bem!!! incrível!!!
    gente, colar grau é muito bom!!! eu não fazia idéia, futuras formandas aproveitem cada minuto desse momento único

  51. por Karina
    em 11.07.2012 às 12:08

    Minha colação foi no verão e essas becas são muuuuito quentes. Eu fui de maiô, meia calça e sapato. Levei uma muda de roupa (um vestidinho arrumadinho mas simples) para ir nos jantares dos colegas formandos após a cerimônia)

  52. por Malu Tompson
    em 13.07.2012 às 10:02

    Amei esse poste e vou repassar para as minhas amigas de formatura. estamos super ansiosas com esse momentos. Eu já comprei meu vestido e mesmo sem ter lido suas sugestões, pensei da mesma maneira. O que irei fazer depois? E ainda tem o antes: fotos, família, amigos… KKKK
    Amei os sapatos e agora vou em busca deles….

  53. por diego
    em 23.07.2012 às 04:47

    oi meu irmao esta se formando e eu queria um modelo de vestido pra minha mãe isar e não ficar muito chamativo !!! sabendo-se que e obrigatório o longo coisa q e acho ridículo pois poderia muito bem ser um vestido fino elegante até joelho de um tecido grosso coisa mas fazer o que né a formatura nao em minha !! se puder me mandar um email falando agradeço diegogbf@hotmail.com

  54. por maria
    em 05.04.2013 às 14:01

    Irei colar grau em Serviço Social,estou indecisa na cor e no cumprimento do vestido,já que meu marido e filhos querem que eu use longo.
    Por favor me de umas dicas.nogueirapimenta@bol.com.br

  55. por Josi
    em 02.12.2013 às 18:42

    Oi Lu!
    Me formo este mês em Pedagogia e estou com muitas dúvidas acerca do vestido e sapato. Quero um vestido curto. Você pode me dar uma ajuda??
    Obrigada!

  56. por Sabriin
    em 14.05.2014 às 08:54

    oi, escolhi um vestido longo azul.. Me formo em agosto, mas agora que me dei conta do comprimento da beca.. me formo em pedagogia e os detalhes são em roxo… será que posso ir com ele, tirar fotos e depois tirá-lo pra colocar a beca??

  57. por maria soares
    em 08.12.2014 às 20:57

    Vou assistir uma serimonia de colação de grau. Que tipo de roipa devo usar uma vez que o formando é meu filho

Post AnteriorPróximo Post