Carregando...
Viagem

Nas nuvens – eu e meu medo de avião!

13.07.2012
Lu Ferreira

Em uma das fotos do Instagram que postei do aeroporto, uma leitora com memória boa comentou que se lembrava do meu medo de aviões toda vez que via que eu estava prestes a embarcar. Eu superei, ainda bem, e muita gente queria que eu contasse como… Mas é uma coisa meio subjetiva, né? Não dá pra dar dicas e tals, mas posso sempre compartilhar minha historinha =)

Meu medo era do nível mais ridículo de todos. Tinha insônia nos dias que antecediam a viagem, superstição para escolher o assento e chegava a derramar lagriminhas na decolagem. Hoje em dia costumo dormir antes mesmo do avião começar a andar, e só fico meio incomodada se por acaso rolarem turbulências mais pesadas… Eu costumo até dizer que o balanço do avião me nina igual criança num berço, hehehe!

Mas eu lembro quando foi que o medo foi embora! Em 2010 eu fui para os EUA pela primeira vez, e seria o voo mais longo da minha vida, cerca de 9 horas. Fui com uma amiga e a família dela (comprar o vestido de noiva dela, hahahah!) e lembro que na decolagem a mãe dela foi toda fofa e apertou forte a minha mão… Mas eu me empolguei nessa viagem e fui pra outras cidades e pro Canadá, e sei que no total foram mais de 14 trechos voados em menos de 30 dias, a maioria sem companhia.

Eu não queria ter faniquito em voo gringo, então comprava sempre um livro no aeroporto para ler no avião. A ideia era encontrar o livro mais bobinho possível, esses romances que viram comédia romântica, sabe? Eu abria o livro assim que chegava ao meu assento e só parava de ler quando já estava na minha cidade de destino… Como essas histórias costumam prender muito a gente (adooooro!), eu ficava super distraída e mal lembrava que estava num avião! Me recusava a sentar na janela e nunca olhava pra fora, a ideia era abstrair. Funciona!

Só que o que aconteceu é que depois de um tempo fazendo isso eu realmente comecei a abstrair, sem precisar do tal livro! Me acostumei com os procedimentos, com o movimento que a aeronave faz (não precisa entrar em pânico quando balança, hehehe!), e aprendi como posso ter mais conforto ao viajar.

Para voos curtos a minha única preocupação é conseguir um assento próximo à porta dianteira e tentar não despachar bagagem. É tanta fila e espera em aeroportos, se eu puder evitar um pouquinho que seja já fico feliz!! Outra coisa que ajuda muito é escolher a roupa certa… Não dá pra ficar bem em um avião usando um mega salto e roupa justa! E também tem que ter um casaco que seja fácil de tirar… Não dá pra prever o estado do ar condicionado a bordo! Outra coisa ótima para levar: fones de ouvido e um daqueles travesseirinhos pro pescoço, principalmente se o vôo ultrapassar as 3 horas!
No fim das contas acho que a gente consegue se acostumar com tudo nessa vida, viu? Sou prova viva, hehehe! Alguém tem dicas pra quem morre de nervoso toda vez que precisa encarar o aeroporto??

118 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. ana c    13/07/2012 - 12h26

    oi lu! infelizmente sou dessas que morre de medo de avião hahaha o pior pra mim é a decolagem, só consigo respirar direito na hora que o “aviso de apertar cintos” apaga.. duas coisas q me acalmam: serviço de bordo (não estariam servindo se estivesse algo de errado) e olhar para aeromoças kkk acho que elas nao imaginam o tanto que estar de cara feliz é importante para freaks como eu ! Mas turbulencias – aiai. O lado bom eh que enfrento,
    viajo mto e atravesso o atlantico com relativa frequencia. Amanha tem mais um, estou meeeeega ansiosa!! Bjos

    • Lu Ferreira    13/07/2012 - 13h18

      Eu tb olho pros comissários qdo acho que tem algo errado!! Hahahha, achei que era só eu =)))

    • Cris    13/07/2012 - 14h17

      Também sou assim Ana! Se começa o serviço de bordo, é pq o vôo está ok e relaxo por uns instantes! hahaha

    • Taidje Gut    16/07/2012 - 16h21

      Também sou assim! Já cheguei no nível freak de ir perguntar para a aeromoça se estava tudo bem, só pra ver ela responder que sim. Hahahah (acabei de ler a minha frase e minha ficha caiu na loucura!!)

      Beijos, meninas!

    • Fernando Gama    27/08/2013 - 22h28

      Como os engenheiros de segurança de vôo não pensaram nisso antes? Era só deixar o serviço de bordo rolando a viagem toda que o avião nunca ia cair, né? hahahahahaha

    • Vanessa Pegurier    03/01/2014 - 23h26

      Eu também! Eu também! Rs! São pouquíssimas as coisas que me “distraem” dentro do avião para que meu coração, que fica com taquicardia, se acalme um pouco: Serviço de bordo, olhar para as comissárias (por isso gosto de sentar nas primeiras ou últimas fileiras, bem próximo delas. Rs) e música (ou alguém falando qualquer coisa. Não precisa nem fazer sentido, basta estar falando para que eu possa prestar atenção e me distrair).

      As primeiras vezes que comecei a viajar de avião, não havia este medo. Mas, com o passar do tempo, fui criando este medo e ele, infelizmente, só vem crescendo. A cada viagem eu sinto que existe mais um pouquinho de medo. Foi dessas que tem maus presentimentos no dia anterior a viagem e que chora (Literalmente) de desespero quando o avião decola. A luzinha de cinto de segurança liberado em nada me tranquiliza. Sei que deveria, mas na minha cabeça é como se, de repente, surgisse uma mega turbulência que não desse tempo de avisar aos passageiros. Em voos curtos, eu nem levanto para ir ao banheiro, esteja o quanto estiver apertada. Rs!

      Gostaria muito de vencer este medo pois, brincadeiras à parte, é realmente uma sensação horrível. Tenho medo que chegue um momento em que ele me impeça de fazer o que mais amo: Viajar!

    • Tila    22/11/2016 - 01h06

      Vanessa, te entendo muito. Sou igualzinha a vc, mas ainda tem a outra parte.
      Estou há 1 mês pra comprar uma passagem aérea e toda vez que meu marido vai fechar, eu choro igual a um bebê. E sendo assim nem consigo comprar a passagem.
      Também percebi que cada ano que passa o medo fica muito maior. Tipo Muito mesmo!!! É desespero total. Sofro demais. É a pior sensação do mundo pra mim. Nada de deixa com mais medo.
      É o pior é que parece que a cura é só remédio.
      É muito sofrimento né! Só nós sabemos como isso nos impossibilita viver.

  2. Juliana Vidigal    13/07/2012 - 12h26

    A minha dica é tomar um porre e ficar relax! Rs… Brincadeira!

    Acaba acostumando, no começo eu tinha muito medo, passei por algumas turbulências, mas eu penso o seguinte: se chegar a hora de morrer, é isso mesmo, não tem jeito! Aí eu coloco nas mãos de Deus e vou tranquila.

    Beijos!

    http://www.esmaltesemisturas.com

    • Lu Ferreira    13/07/2012 - 13h16

      Pedir a garrafinha de vinho pra comissária e ser feliz!!! Hahaha! Bjs!

  3. Ca    13/07/2012 - 12h28

    Eu também era assim, ficava noites sem dormir antes de ir viajar.. mas agora já acostumei, só fico apreensiva no pouso, na decolagem , nas turbulências e quando escuto barulhos estranhos hehe. Todo vez que vou decolar penso em quantas pessoas morrem em acidentes de trânsito todos os dias e penso que estou bem mais segura ali. Outra coisa que me ajuda tbém é pensar que se acontecer um acidente minha família vai ficar rica com a indenização hahhaha (horrível, eu sei, mas me ajuda, então ta valendo).

    • Lu Ferreira    13/07/2012 - 13h14

      Ai Ca, que pensamento doido!!! Hahahahahah!

    • Vanessa Pegurier    03/01/2014 - 23h34

      Hahahaha…. eu também penso em acidentes aéreo toda vez que entro no avião. É incrível!! Eu tento ao máximo não pensar, mas é mais forte… ele simplesmente surge!

      Eu fico tensa em todos os momento do voo: na decolagem, no pouso, durante das turbulências (principalmente), quando escuto barulhos estranhos, quando a luzinha da cabine chama os comissários, quando tá em silêncio (sempre acho que vai acontecer algo, rs), quando apagam as luzes para o povo dormir (Sempre penso: se cair, todo mundo morre sonhando rsrsrs), enfim… em todos os momento.

      O ÙNICO momento em que eu tô dentro do avião e que não sinto o MENOR medo é quando ele pousou e tá rodando na pista do aeroporto para encostar, hehehe. Por mim ele poderia ficar rodando umas 5 horas que eu tava tranquila.

      Mas, quer me deixar mais tensa é ter turbulência quando eu to no banheiro… caraca! Só penso no avião caindo e o corpo de bombeiro pegando um cadáver com as calças na mão.

      Depois quando eu tô no chão, sã e salva, eu fico rindo desses pensamentos. Mas, durante o voo, é uma coisa tensa!

  4. Maria Lima    13/07/2012 - 12h30

    Ola flor, eu fiz minha primeira viagem de avião em Maio deste ano e confesso q estava com muito medo, afinal nunca subi em uma montanha russa com medo daquilo quebrar, fui para Argentina e voo foi de quanse 3h, fiquei nervosa sim, mas fui forte e encarei … confesso q na volta senti mais medo, pq era a noite e estava com garou, então acho q passei por quase todas a parte ruim de um voo, agora to mais tranquila e logo na 1° viagem e na ida, sentei na janela e na ultima poltrona na hora de aterizar … kk queria sentir tudOO. Bjus

    • Lu Ferreira    13/07/2012 - 13h11

      Ai, acho muito pior qdo é de noite =//// Bj!

  5. Lívia    13/07/2012 - 12h37

    Lu, eu entendo perfeitamente!
    Eu sempre morei fora e por isso sempre encarava aviões desde os 2 anos de idade. Era pra ser uma coisa normal, mas mooorro de medo até hoje!
    Mas o que me conforta é que meu irmão mais velho é piloto, e me conta várias coisas!Inclusive, o que me da mais medo é quando tem turbulência, e ele já deixou claro que isso não faz avião cair, que é super normal e que eu posso ficar tranquila. E ele sempre fala também que avião é muuuito mais seguro que carro, mas claro que acontecem acidentes!
    Isso me “conforta” mais quando estou no meio de uma turbulência com aquele frio na barriga, rs!
    E sempre vejo filmes pra distrair e leio livros também… Acho que o importante é relaxar e curtir a viagem! Passa tão rapidinho que as vezes nem percebo!
    Um beijo

    • Lu Ferreira    13/07/2012 - 13h05

      Já me disseram isso da turbulência tb!! Mas é super tenso, né? Hehhehe! Bjs!

  6. Priscila    13/07/2012 - 12h41

    E a promoção dos calçados e acessórios?? Até o post sumiu…

  7. Marília Cruz    13/07/2012 - 12h54

    Eu ainda tenho medo. Gosto de sentar na janela porém nuna olho pra fora. Leio revistas e faco palavras cruzadas para distrair..aff!
    Mas o medinho ainda bate. :)

    • Lu Ferreira    13/07/2012 - 13h03

      Eu também nunca olhava pra fora! Mas acredita que semana passada eu até tirei foto da paisagem?? Tava tão bonito! Bjs!

  8. Juliana    13/07/2012 - 13h02

    Nunca andei de avião, morro de medo, e já deixei de viajar por causa disso. Mas agora não dá mais pra protelar, estou com viagem marcada pra Europa daqui a uns meses e estou com medo! hahahaha
    Mas decidi encarar este medo, porque vou realizar vários sonhos nessa viagem…
    Se alguém tiver dicas para diminuir o pânico, favor compartilhar. Fico evitando pensar nesse momento, porque senão entro em pânico, literalmente.
    Beijos

    • Lu Ferreira    13/07/2012 - 13h20

      Juliana, viajar é bom demais!!! Tá certíssima em encarar o medo, vai valer a pena, vc vai ver =D

  9. Carol Santana    13/07/2012 - 13h03

    Nunca fiquei mais de 3 horas dentro de um avião, e a 15 dias atrás eu estava pegando meu primeiro voo internacional. Foram 7 horas entre Salvador-Lisboa e depois mais 2 horas Lisboa-Paris :)
    Levei meu travesseiro do pescoço, máscara, pra não ver nada, e doces! Hhahahahha
    A minha dica é viajar a noite, fica muito mais fácil pra você dormir e comer algo bem levinho pra não ficar enjoada ou coisas do tipo!

    Um beijo Luuuu e meninas :D

    • Lu Ferreira    13/07/2012 - 13h21

      Verdade, tem que prestar atenção na comida mesmo!! Passar mal em viagem longa ninguém merece!! Bjs!

  10. Carol    13/07/2012 - 13h11

    Ai Lu, eu ainda não superei meu medo, faço as mesmas coisas que vc, mas não adianta! hahahaha
    Fico com dor de barriga, minha mão fica suando desde a decolagem até o pouso, coisa de doida, né? Mas a coisa que mais amo nessa vida é viajar, então penso em tudo que vou viver nas viagens, respiro fundo e vou!
    A minha maior “loucura” nesse sentido foi voar 19 horas para a Nova Zelândia… como pode alguém ter tanto medo e encarar 19 horas num avião (sem contar as 4 até o Chile, destino de conexão)? Mas é isso aí, o medo é compatível com a conquista, então vamo que vamo!
    Beijo!

    • Lu Ferreira    13/07/2012 - 13h22

      Frase ótima essa sua!!! “O medo é compatível com a conquista”, adorei =)))

  11. Lele    13/07/2012 - 13h13

    Eu tb tinha pânicooooooooo!!! E adorei esse post e todos os comentários das meninas… super me identifiquei rsss. E para mim era um stress, pois minha família mora no Líbano (voo básico de 14h até Istanbul + umas 2h30 até Beirute hehehe) e eu passa esse tempo todo sem dormir!!!
    Superei o pânico, e acho que no meu caso o que contou mais foi que viajar de avião acabou sendo uma “rotina” e que quer queira quer não, acontecem mto poucos acidentes mesmo.
    E tb já passei por uma situação bem tensa: estava voltando de SP para Joinville SC e o avião que estava teve de arremeter por conta da falta de condições para pouso, e ficou voando esperando melhorar… nesse meio tempo, o avião fez uma manobra mto louca… estava desviando de outro avião que vinha!! Quase bateu hehehe! (tb tenho o costume de olhar pra cara da aeromoça pra ver se está tudo ok!! e a cara dela era de pânico hahaha)
    Foi horrível, mas me fez perceber que mesmo qdo as coisa fogem um pouco do controle, ainda tem mta chance de dar certo no final rss tanto é que estou aqui pra contar a história hehehe
    Depois disso passou total o pânico. No meu último voo internacional de Paris pra SP (umas 10h) vim desmaiada!! Só acordei pro café da manhã hahahaa isso que o avião estava com problema e no começo teve de voltar pra manutenção rsss
    bjsss

    • Lu Ferreira    13/07/2012 - 13h24

      Pelo amor!!! Morri só com vc contando a história, ainda bem que não aconteceu nada!!

    • greice    16/07/2012 - 16h29

      HAHAHA moro em Joinville e este aeroporto é um stress mesmo, tbm tive varios sustos nos pousos, o aeroporto tem pista curta e fica perto das montanhas, uma vez vim de gol para cá, foi tanta turbulencia, tanto saculejo.
      E na hora de pousar o avião demorou para freiar e quando o fez deu aquela dançadinha na pista, achei que eu era a louca neurotica mas qdo vi as aeromoças supirarem e todo mundo haha dar aquele riso de alivio quando o avião parou…pense affe gol nunca mais aqui rsrs

  12. elisa    13/07/2012 - 13h30

    Ei Lu!!!
    Não me sinto extremamente confortável em aviões também não, mas fui melhorando isso com o tempo também! O que me deixa com mais medo é quando o avião vai perdendo altitude para poder pousar, fico pensando se o piloto sabe que estamos descendo!! Hahahaha. Fiquei com isso na cabeça depois que li uma reportagem sobre aquele avião da AirFrance, que ninguém percebeu que o avião estava caindo!
    Mas sobre turbulências tenho uma tática infalível, fico repetindo para mim: “é só um buraco na estrada, é só um buraco na estrada”, como se eu estivesse num carro e o asfalto estivesse cheio de buraquinhos!! Hahaha. Deu certo!

    Beijos!

    • Lu Ferreira    13/07/2012 - 13h53

      Ai, eu fico aflita qd desce muito rápido, parecendo que o avião tá descendo degraus!!! N tem como ficar confortável! Bjs!

    • Mariana    01/08/2012 - 20h29

      Também uso a tática do buraco na estrada! Hehehe

  13. Bia    13/07/2012 - 13h31

    Acho que ‘esqueceu’ o jabá…

    • Lu Ferreira    13/07/2012 - 13h51

      ???? Jabá de quê??? Post sobre medo de avião, só se fosse de calmante, hahahah!

    • Bia    13/07/2012 - 14h21

      Da TAM! rsrs

    • Lu Ferreira    13/07/2012 - 17h21

      Ah… Por causa do aviãozinho?? Eu amei isso, achei que tinha a ver num post sobre aviões… né? Heheheh! A Tam é patrocinadora do F*Hits e a gente quase sempre viaja com eles, mas esse post é só sobre meu medo mesmo, n tem nada a ver com eles… Eu nunca me “esqueço” da tag, Bia, pode ter certeza. Bjs!

  14. Loli    13/07/2012 - 13h32

    Eu voo quatro trechos todo mês faz mais de 2 anos e meio, confesso que meu “medo” aumentou com a experiência. Sei lá… talvez porque com a frequência dos voos eu já tenha pegado umas turbulências meio punk.
    Também odeio olhar pela janela, fico muito nervosa. Pior ainda quando o avião faz aqueles voos meio se entortando, inclinado, sabe? Na decolagem e pouso… passo maaaaaal, não sei como o pessoal consegue ficar olhando lá pra fora! Se eu obrigatoriamente fico na janela eu FECHO, e dane-se se quem tá do meu lado quer ficar olhando…
    Mas o balanço, quando é light, também acho que parece que tá ninando… rsrs. Só não gosto quando a turbulência é maior, sempre fico pensando “ai, é agora, é agora que eu morro”… mas claro, sempre fazendo cara de paisagem e fingindo que tá tudo bem….

    • Lu Ferreira    13/07/2012 - 17h22

      Eu tb sempre fechava!!! Hahahah!! Agora so quando tá de dia, pq durmo mesmo e a claridade me incomoda… Bjs!

  15. Rejane Costa    13/07/2012 - 13h51

    Para quem tem medo de avião, o melhor mesmo é tomar um remedinho para dormir. No meu caso, não é medo e sim ansiedade. Acho massante ficar lá em cima sem fazer nada! Quando o voo é longo eu tomo uns dois e durmo igual criança.

    • Lu Ferreira    13/07/2012 - 17h23

      Ai, nunca funcionava comigo!! O nervoso sempre foi maior que o efeito do remédio =////

    • Iraci Messias    16/07/2012 - 18h54

      Morro de medo de dormir e morrer sem nem perceber. Kkkkk
      Antes nao tinha nadinha de medo mas nas ultimas viagens passei por umas turbulências daquelas que o avião despenca e em várias cheguei até a pedir perdão a Deus pelos meus pecados pq jurava que ia morrer. Kkkk
      Quando alguém do meu lado vai com a janelinha aberta tenho vontade de implorar pra fecharem pq nao consigo parar de olhar pra fora e se tiver uma nuvenzinha já me tremo toda. É um problemão kkkkk sem contar que tenho uma imaginaçao horrorosa, só consigo pensar se meus parentes e meu namorado iam sofrer muito se eu morresse . É horrivel!

  16. Raquel    13/07/2012 - 13h52

    Muito bom ler o post e os comments, e assim saber que eu não sou a única a não conseguir respirar na decolagem e nas turbulências! kkkkkkkkkkkkkkkk
    Já fiz algumas viagens longas de avião mas, há uns 30 dias atrás, peguei um vôo muitooo turbulento até os EUA e nunca fiquei tão apavorada… Agora, tá faltando coragem pra entrar num avião de novo! Mas a gente tem que superar os medos, fazer o quê, né! rs

    • Lu Ferreira    13/07/2012 - 17h26

      Ai, lembrei agora que o voo que fiz pra Londres em Fevereiro foi bem assim… Tava do lado da Nati Vozza que morre de medo e apertava minha mão forrrrte, tadinha! Mas não pra deixar de ir, né? Bjs!

  17. Julia    13/07/2012 - 14h08

    Lu, pior que eu não sei mais o que faço, parece mentira mas QUANTO MAIS EU ANDO DE AVIÃO MAIS MEDO EU TENHO, pode isso?? E olha que ando “bastante”, já devo ter pego uns 50 voos e nada de me acostumar… A única coisa que penso é a seguinte: no avião confiamos PLENAMENTE no piloto, pois não entendemos NADA do que rola no voo e aquele balancinho que ele faz pode muito bem ser normal ou ser o pânico se instalando e não temos como saber porque não vemos o piloto, não entendemos direito o procedimento, enfim, largamos tudo nas mãos da cabine de comando… Diferente de andar de carro, ônibus, etc, quando mesmo que estejamos no comando do volante olhamos pra fora e entendemos o que está acontecendo… No avião isso não acontece e é isso que me apavora :/// Sempre quando começa a dar uma balançada ou passa por uma área de turbulência eu começo a destrinchar todas as orações que sei (Ave Maria, Pai Nosso, Creio em Deus Pai, etc) e só paro quando sinto ele planando normalmente :// Mas por pior que seja e por mais medo que eu tenha eu sou teimosa (outra chata de galocha) e não paro de viajar nem desisto de nada por causa disso!!
    Hahaha

    Bjos de uma ainda medrosa :P

    • Lu Ferreira    13/07/2012 - 17h27

      Mas não pode parar de viajar mesmo!!! Imagina!!! Ainda bem que vc enfrenta =D Bjs!

  18. Juliana Asevedo    13/07/2012 - 14h13

    Eu sou você de antigamente. Fico suando frio, passo mal, dor de cabeça e rezo o tempo inteiro. TUDO ME APAVORA.
    Eu consigo me distrair um pouco com os filmes que ficam disponíveis mas isso são em vôos longos…quando é viagem rápida, nada me distrai.

    http://julianaasevedo.blogspot.com.br/

    Beijos,
    Juliana Asevedo

  19. Raquel    13/07/2012 - 14h16

    Eu não tinha medo, até que passei por uma super turbulência. O meu caso é trauma mesmo.
    Sempre que chego no aeroporto, tenho dor de barriga, de tão nervosa. Mas depois da decolagem consigo até relaxar.
    Olhar pela janela me acalma! Sempre que o avião balança um pouquinho, olho pra fora pra ver se tá caindo kkkkk aí, como não tá, fico de boa :p

    Que bom que vc superou, Lu! Acho que o jeito é se expor ao medo, até se acostumar.

  20. Marina    13/07/2012 - 14h28

    Me identifiquei totalmente nesse posto, Lu!!!
    Sempre viajei, e não tinha medo. Até que começaram a acontecer algumas coisinhas (principalmente arremeter praticamente na pista), que me fizeram ter um certo medo de avião.
    Tenho algumas manias (bobas e que são minhas), como entrar com o pé direito, escolher o assento e rezar antes de decolar. Ah, e se tiver ocm meu marido na hora, aperto a mão dele com certeza. hahahaha
    Sei que a turbulência é o menos arriscado, mas bate o frio na barriga com certeza. Como tenho esse medinho e as vezes enjoo, acabo tomando um remédio para o enjoo e que me da sono, mto sono. Então sempre capoto, o que torna o voo bem mais rápido!
    Moro no Rio e sou de Recife, então apesar de não gostar de voar, não tem como fugir. E outra coisa, não vou perder oportunidades de viajar por causa disso. Simplesmente encaro numa boa, mesmo com meu medinho e meu frio no estômago. hehehehe
    Bjos

  21. Mariana    13/07/2012 - 14h38

    Lu!!! Qual era a supertição para escolher o assento??
    Hehe, fiquei curiosa…
    Eu nunca tive medo de andar de avião, mas de um tempo pra cá tem me dado um medinho… Bjos! Mariana.

  22. Luciana    13/07/2012 - 14h39

    Meu 1º voo, foi de BH pra Natal/RN, quase 3 horas…. Quando foi chegando o dia, estava morrendo de medo, mas tinha que ir né… ia ser minha primeira vez na praia, era muita novidade… Fui orando muito e tentando ficar tranquila, embora sempre apareça algum imbecil fazendo piadinhas com acidentes, risco e etc… Bom, fui e gostei, pena que a volta foi a noite, aí complica né, mas correu tudo bem também, eu fui na janela viu, e aprendi a ir olhando pra frente, tentando ver as nuvens, pensando: se tem nuvens vai tremer… e funciona comigo,já fico esperando as tremidas (nem sei se tem relação mesmo, mas pra mim é um sinal) fui pra SC recentemente e chovia bastante, então o céu só tinha nuvens..kkk, a gente tem que se controlar mesmo, acho que medo, ansiedade, nervoso..todos sentem, em proporções diferentes. E mais, viajar é bom demais, pensando sempre que de carro ou bus, o risco é maior e mesmo assim estamos sempre dentro deles, quem nos guarda é Deus, sempre!

  23. Mariana    13/07/2012 - 14h49

    Li aí em cima que alguém já arremeteu…
    Eh a pior sensação que existe!!!!!
    Estava indo pra Itacaré e o pouso seria em Ilheus. A pista de Ilheus eh MTO curta e acaba no mar. O voo era noturno, tinha o tal vendo de cauda e o piloto teve que arremeter. Não satisfeito, na outra tentativa de pouso arremeteu novamente. Só na 3a pousou. Até chorar eu chorei!!!! Meu namorado (agora marido!!!) morreu de vergonha de mim… Mas juro! Todo mundo tava rezando ou chorando… Foi punk!
    E isso foi com uma promoção da GOL, ida com preço normal e a volta por R$ 0,50. Eles só esqueceram de avisar que estava incluso “muita emoção”!
    Bjos! Mariana.

  24. Dani Bueno    13/07/2012 - 14h55

    Muito bacana esse post, Lu! Adorei!
    Eu nunca tive medo, mas agora fico meio tensa, desde aquele acidente em Congonhas, onde o avião não conseguiu parar na aterrissagem.
    Detesto turbulências e tb sempre olho pros comissários pra ver se está tudo ok! rs
    Lembro de um voo que peguei que começou a dar turbulência demais e as comissárias pararam rapidamente de servir as pessoas e correram pra sentar em suas poltronas e apertar os cintos! Ainda bem que eu era mais tranquila nessa época…
    Peguei um tb que o piloto teve que arremeter, foi teeenso!
    E recentemente tava indo de Bariloche pra Buenos Aires, o tempo tava péssimo e presenciei a turbulência mais traumatizante da minha vida! Ainda bem que meu noivo estava comigo. Quase esmaguei a mão dele, coitado… Cheguei a chorar. Dá vergonha só de contar! Hahaha
    Beijos e “vamo que vamo” pq no fim vale a pena! :)

  25. Priscila Guimarães    13/07/2012 - 15h06

    Nunca andei de avião, mas acho q vou morrerrrr lá dentro, tipo desespero mesmo…kkkk
    :D

    http://simplesechique.com

  26. Manu Demonti    13/07/2012 - 15h23

    Aix! É sempre uma preparação psicológica…Mas nada que um vinhozinho ou um Dramin não resolvam! Nunca os 2 juntos…hahahaha! Mas, como o que importa é o destino, a gente dá um jeito na trajetória.
    Bjo Lu e ótimo fds
    Manu Demonti
    http://manumanuelices.com

  27. Aurélia Mattos    13/07/2012 - 15h25

    Lu, acho que sou louca entao.kkk. por que nunca tive medo, talvez, por graças a Deus não acontecer nada que me assustasse. Bjsss

  28. Aline/Pomposidade    13/07/2012 - 15h28

    Eu morro de medo quando a oscilação é grande, mas o negócio é fechar os olhos e rezar tipo montanha russa, sabe? rs Um beijo!

  29. Laura    13/07/2012 - 15h35

    Lu, eu andei de avião apenas uma vez (bom, ida e volta né), e foi rapidinho, Campinas – Porto Alegre, 1h de viagem apenas. Na ocasião não fiquei com medo, ambos os vôos foram de dia e eu até olhava pela janela. Só deu aquele friozinho na barriga na hora da decolagem. Dps disso nunca mais andei, não tive oportunidade. Mas agora que eu namoro, e meu namorado nunca andou de avião, vive dizendo que tem medo, que se o avião cai é morte na certa e etc, e agora se tivesse que encarar um voo confesso que ficaria com medo! kkkk

    Bjs!

  30. Débora    13/07/2012 - 15h55

    Nossa Lu, e comigo q aconteceu exatamente o contrário….
    Quando viajava pouco, tipo uma vez por ano, era tranquilo, tinha aquele friozinho na barriga, mas normal.
    Agora, q viajo pelo menos uma vez a cada dois, três meses, comecei a ter pânico de avião, desses de começar a passar mal antes de embarcar!!!
    Situação TENSA!!!! hehehehe

  31. Manu    13/07/2012 - 16h09

    Oi, Lu, confesso que, como a Bia, também li pensando se tratar de jabá. Além do aviãozinho da TAM personalizado que vocês ganharam, “Nas Nuvens” é o nome da revista da TAM!

  32. Sara    13/07/2012 - 17h10

    A primeira vez que andei de avião, ia visitar o meu namorado a Palermo e estava a morrer de medo. Não sabia o que esperar, não sabia como ia ser ou qual era a sensação quando o avião levantava. O meu pânico era mesmo se o avião não conseguisse descolar e caísse.
    Mas depois aquela adrenalina que eu senti quando se ligam os motores todos, o avião arranca e nós somos projectados contra o banco, fez-me esquecer TUDO. É um máximo!

  33. Roberta Alonso    13/07/2012 - 17h21

    Oi Lu, tudo bem?

    Vamos lá, vou falar com “catiguria” pois além de medrosa no quesito aviões, sou psicóloga! Fiquei feliz em saber que seu medo foi embora. Sou dessas que tem medo, mas não se priva de viajar! Sofro demais, na minha última viagem deixei o preconceito com calmantes de lado e tomei e foi bem melhor. Além de todo o processo, tenho filho pequeno e marido dorme como pedra e os cuidados com ele são todos meus!
    Assim como a maioria das pessoas, olho para as aeromoças como termômetro de que de fato as coisas estão bem.

    Agora falando como profissional e paciente, recomendo muito a Terapia Cognitivo Comportamental para quem sofre dessa fobia. Ajuda e muito. No teu caso, vc encarou seu estímulo aversivo (o avião) motivada pelo prazer maior (a viagem) e além disso, sua rotina profissional (trabalho que vc ama) também lhe oferece essas contingências e você teve que encarar várias vezes a mesma situação e com isso se acostumou. É exatamente isso que a gente trabalha no consultório, mas nem sempre os pacientes tem a possibilidade de viajar com frequencia e os resultados demoram um pouco mais para aparecer. Fico feliz demais que vc se sente bem nessas situações. O que acontece na maioria dos casos é uma hipervigilância em relação à tudo (qualquer barulho, tremidinha) e tudo isso se inicia dias antes, assim como vc descreveu (superstição, cor de roupa para a viagem, etc.).
    Bom, sou psicóloga mas com fobia de avião (já melhorada, ainda não superada) por isso encaminho os casos que me aparecem, mas entendo perfeitamente como é. Como paciente, essa linha teórica de terapia e excelente, e ainda por cima mais rápida.
    Espero ter ajudado aqueles que passam por aqui e de repente precisam de uma ajuda focada nesse problema, porque o mundo ta ai pra gente conhecer e viajar é uma delicia. O avião e somente um meio temporario de nos levar a esse prazer!
    Bjs

  34. Carolina    13/07/2012 - 17h38

    Lu, amei esse post! Tenho muuuito medo de avião.. a primeira vez que andei foi Navegantes-SP, 50 minutinhos só, mas o começo foi horrivel, chorei desesperada na decolagem! hahaha depois quando fui fazer a viagem pros EUA já foi um pouco mais tranquilo, mas sempre bate aquele medinho quando o avião da aquelas ‘chacoalhadas’, ou fica dando umas descidas, credo haahaha ainda por cima no voo de SP-MIAMI era um avião SUPER velho e mal cuidado, a bandeja da minha poltrona estava completamente suja de um liquido avermelhado, e o comissario de bordo, (que só veio uns 30 minutos depois de ficarmos chamando) ainda falou que era sangue de alguém que tinha batido a cabeça durante a turbulencia! mereço! ahahaahhahahahah

  35. Dê Ferrari    13/07/2012 - 17h49

    Oi Lu, já tive síndrome do pânico e, apesar de estar bem agora, às vezes tenho umas recaídas de ansiedade, principalmente quando tenho que voar de avião!
    Meu medo é de passar mal durante o voo, de ter um ataque de ansiedade com o avião no ar e não poder sair/fugir daquela situação estando em um lugar fechado e ainda por cima, no ar! Isso piora quando tenho que voar sozinha, é sempre bom ter alguém conhecido para diminuir a ansiedade…
    Enfim, espero poder superar isso um dia!

  36. clarice    13/07/2012 - 18h00

    Acho a voz do piloto fundamental para sentir que esta tudo bem e passar seguranca…

  37. Camila    13/07/2012 - 19h35

    Lu, compartilho desse medo tb, hehehe. Viajo desde que nasci e não costumava ter problemas mas, certo dia peguei uma turbulência tão punk que as pessoas até gritaram. Depois disso eu passei a ter muito medo. Às vezes consigo fazer cara de lady e ng percebe, mas já aconteceu até de viajar chorando, tamanho o pânico. Também sou cheia de supertições como olhar pros comissários, ouvir o que piloto vai dizer, sentar sempre antes da asa e algumas outras, hehehe. Mesmo assim, comecei a enfrentar o medo e tento abrir mão dessas manias aos poucos, afinal, não posso entrar em pânico porque não escutei o que o piloto disse ou porque precisei sentar no fundo, né? Enfim, tudo isso só pra dizer que é muito reconfortante saber que tantas pessoas passam por esse problema também. Bjs

  38. Thalita Ferratti    13/07/2012 - 20h22

    Pessoal, estou fazendo curso de comissária de bordo e aprendi uma coisa muito positiva: Todo mundo já ouviu falar que acidentes de avião são raros, mas quando acontece já era, não é? Então, NÃO! Meus instrutores já falaram de inúmeros casos em que houve pouso forçado, emergências graves e graças ao bom trabalho da tripulação, tudo deu certíssimo.

    Sabe porque ninguém fica sabendo dos finais felizes? Porque a mídia só curte mostrar tragédia. Se ninguém morreu, eles nem “tchuns”.

    Então fiquem bem tranquilas, porque a tripulação não está lá apenas para fazr serviço de bordo (o que é feito com muito prazer!), mas principalmente para atuar como agentes de segurança. Esse é o papel principal da tripulação. Se vocês soubessem o quanto o curso é extenso… Envolve temas médicos, emergências, sobrevivência na selva, no mar, no gelo, no deserto, combate ao fogo, psicologia e muito mais. ;)

    Beijos e bom voo!

  39. Camila    13/07/2012 - 21h32

    Oi Lu,
    Eu fico super ansiosa pra voos, mas não gosto de admitir, ainda mais pros outros. Digo pra mim mesma que não tem problema algum, que é um dos meios de transportes mais seguros (perdendo pro elevador, claro), e etc. Dessa forma tento me convencer.
    E gosto de sentar na janela e ficar olhando a paisagem! Isso me distrai, fico maravilhada com a beleza. Adoro viajar durante o por do sol.. esqueço de tudo e fico só olhando as cores! Adoro ver as luzes das cidades tbem!
    Fiz só algumas viagens, mas em outubro farei minha 1a viagem longa. Serao 11 horas pra Londres e já penso diariamente nisso! Estou até pensando no quesito calmante pra dormir, pq além de tdo tenho serios problemas pra pegar no sono em viagens (mesmo em carro e onibus). Também sofro com enjoos.

    Bom, adorei seu post compartilhando suas experiencias aéreas =) Acesso seu blog quase que diariamente. Nunca comento, mas hoje me senti a vontade pra participar da conversa!

    Beijos!

  40. Rafael    13/07/2012 - 22h28

    Oi Luh tudo bem ?
    vejo o blog todos os dias e amo a aviação ,me formei como comissário e ainda não trabalho na área ( espero começar logo ..rs ). Conheço muitas pessoas quem ainda tem esse medo e fico feliz por ter aprendido téncicas para superá-lo. Bom…na verdade estou aqui para sugerir que você faça quando possível um posto sobre sobre a carreira ou até mesmo um videozinho com alguma comissária que já atua falando sobre a profissão , pois ao contrário do que se diz muito por ae , a profissão não é basicamente servir os passageiros e pronto . O serviço de bordo que é realizado é justamente para distrair os passageiros que tem esse medo de voar. Acho que será um post interessante , visto que o mercado está sempre em alta e inclusive com toda certeza encontrará muitas leitoras(es) que assim como eu optaram por essa carreira. Sucesso , beijos :D

  41. Rafael    13/07/2012 - 22h29

    Oi Luh tudo bem ?
    vejo o blog todos os dias e amo a aviação ,me formei como comissário e ainda não trabalho na área ( espero começar logo ..rs ). Conheço muitas pessoas quem ainda tem esse medo e fico feliz por ter aprendido téncicas para superá-lo. Bom…na verdade estou aqui para sugerir que você faça quando possível um post sobre sobre a carreira ou até mesmo um videozinho com alguma comissária que já atua falando sobre a profissão , pois ao contrário do que se diz muito por ae , a profissão não é basicamente servir os passageiros e pronto . O serviço de bordo que é realizado é justamente para distrair os passageiros que tem esse medo de voar. Acho que será um post interessante , visto que o mercado está sempre em alta e inclusive com toda certeza encontrará muitas leitoras(es) que assim como eu optaram por essa carreira. Sucesso , beijos :D

  42. Paola    13/07/2012 - 23h27

    Oi, Lú. Viajo dia 01/08 – vou para Madri e Paris com a minha mãe.
    Viajava de boa, porém depois que tive uma crise de ansiedade fiquei com medo de andar de avião. Viajei sozinha em 2009 para a europa e na ida foi horrível. Engraçado que eu puxei assunto com uma senhora que era freira, então tentei ver aquilo como um sinal. Na volta fiz um voo a partir de Londres e não vi nada – dormi como um bebê. O que eu acho que vale para distrair é sim focar no depois: no passeio. Por isso recomendo viajar com guias com informações do destino.
    Um beijo, Lú

  43. Tatiana    13/07/2012 - 23h30

    Olá!
    Eu sempre viajei e nunca tive medo. Sempre fui daquelas pessoas que dorme antes do avião decolar e só acorda no café da manhã. Foram muitas viagens longas tipo Rio – Las Vegas e tal. Até que um dia, numa viagem para o Canadá – na verdade fui pros US antes – e nessa época eu já estava com dificuldades para dormir no avião mas por conta do desconforto mesmo – já reparou que as poltronas estão cada vez mais estreitas? – isso foi em 2007 – e o avião apresentou problemas em terra. As luzes se apagaram e o piloto disse que iriam verificar o problema. Aí depois de quase 2h esperando o piloto cretino diz: “Parece que tudo foi resolvido”. E eu como assim PARECE??? (It seems to be okay) ??? Parece não é certo. Ninguém se manifestou e eu morri de raiva rs porque eu queria me levantar e dizer: EU n vou!!!!! – Mas fiquei com receio de ser a única e perder a minha passagem.
    Aí após 4h de voo – perto de Manaus – o avião estava numa velocidade X e de repente a velocidade diminuiu e perdeu altitude – nao bruscamente – e 1 min depois o piloto avisa o pouso de emergencia. Na hora eu fiquei tranquila, rezei e tal, e do meu lado n vi muita coisa. Mas o avião desceu no aeroporto de Manaus – e eu depois só pensava? PUtz ja imaginou se n tivesse aeroporto pra descer?- e tinha ambulancia, bombeiro e tdo o mais – porque o piloto nunca tinha pousado ali e tb claro, devido a situação de emergencia. Foi um problema na turbina. Desde esse dia – embora eu prossegui viagem, claro rs – eu tenho pânico de turbulencia, de voos longos e tdo o mais. Eu voltei ao Canadá 2x depois disso e eu simplesmente não consigo mais dormir no avião, fico tensa o voo inteiro. Voos curtos não tenho problema rs vai entender rs . Mas eu vou mesmo assim. Procuro sempre aeronaves mais confortáveis – geralmente só em Sampa, infelizmente – faço o que posso rs evito sentar perto da asa sei lá rs e fico pe da vida que business é caro pra caramba rs – porque eu queria só poder deitar e dormir sabe rs – Mas encaro assim mesmo e vou porque estar no lugar que a gente gosta, conhecer outras culturas e tal, é muito maior que o medo. Tem que ser assim rs senão a gente fica dominado pelo medo e não faz mais nada.
    Bjs e bom final de semana.

  44. Lorena    14/07/2012 - 00h37

    Oi Lu!
    Acho que tive que aprender na marra a controlar um pouco a paranóia de avião na minha primeira viagem internacional. Foram quase 13 horas de vôo e foi muito, muito cansativo (acredita que nem comprei o travesseriinho? Super me arrependi! Recomendo a todas comprarem um!) O meu maior problema nem é o medo de acidente ou de falha mecânica, mas sim, de passar mal. Costumo enjoar sempre nos vôos, principalmente nas aterissagens e na minha última viagem à São Paulo, resolvi tomar o tal do Dramin e nossa, foi um santo remédio! Dá MUITO sono, mas consegui pela primeira vez olhar a janelinha do avião! Valeu a pena :)

  45. Debbys    14/07/2012 - 00h40

    Medo até que não, mas eu morro de preguiça mesmo.. É muita demora, muita gente, muita fila.. Meu ouvido sempre dói muito e acho muito desconfortável… a única vantagem é o tempo mesmo, porque o resto não em agrada tanto.. hehehehe

    bjus

  46. Ta    14/07/2012 - 09h05

    Meu primeiro voo foi sozinha, de 9 horas, para atravessar o Atlântico e encontrar o noivo que tinha saído do Brasil para começar a estudar fora há 6 meses antes! A saudade dele era tanta e a novidade de sair de casa e ir morar fora era tão grande que não “lembrei” de sentir medo. Era muita coisa acontecendo ao mesmo tempo!
    Hoje em dia moramos aqui e fazemos voos de 1h a 4h em passeios aqui por perto e enfrentamos as 9h quando vamos rever a família e os amigos no Brasil.

    Minha maior dica para voos longos, além de usar roupas e calçados confortáveis, é tomar um Dramin logo depois que a 1a refeição for servida e dormir. Da última vez acordei 1/2 hora antes de servirem o café da manhã! Não faltava mais do que uns 40 min para o voo terminar. Adoro dormir o máximo que posso para não sentir aquela sensação que tenho de que lá em cima o tempo parece que “não passa”.

  47. Tatiane    14/07/2012 - 09h34

    Oi, Lu!
    Hoje resolvi comentar para compartilhar que também venci o medo. Na verdade sempre adorei viajar de avião e nunca tive medo/problemas mas há três meses em uma volta de SP (moro no RJ) passei por muitas dificuldades ao longo do voo e começou o medo; o problema é que toda semana tenho que viajar a trabalho e estava sendo um sacrifício.
    O que eu fiz nas primeiras vezes foi tentar observar ao máximo os barulhos e movimentos do avião, o que me dava mais pânico…mas agora identifico (e adorei seu comentário que quando balança nao vai cair) que os solavancos sao normais e alguns barulhos na decolagem também.
    Viajo bem mais tranquila e consegui superar o “mini trauma” de uma viagem horrível, mesmo que tão curta.

  48. Isa    14/07/2012 - 10h54

    Oi Luh! Como vai? Espero que bem!

    Ano passado fiz minha primeira viagem de avião, e foi logo uma bem longa: 11h para Londres. Eu só lembrei do meu medo depois de ter pago tudo! Daí, como não tinha volta, segui o conselho de uma amiga: tomar florais para ficar mais calma. Fiz uma consulta e comecei o tratamento 4 meses antes da viagem. E foi uma maravilha! Ajudou demais! Fiquei bem calma, dormi bem antes da viagem e consegui pensar em todos os detalhes sem me estressar.

    Além disso, uma hora antes do voo tomei remédio pra enjoo. Mas isso não me preveniu de chorar ao me despedir dos meus pais e na decolagem. Fiquei bem tensa, mas dormi logo por causa do remédio pra enjoo e só acordei na Europa (ou seja, perdi toda a parte que me dá pânico: o mar). Hoje, eu perdi o pânico, mas ainda tenho muito medo.

    Amanhã embarco pro Rio… e nem estou lembrando do avião. Rs… acho que o negócio é você tentar abstrair, como você disse, pois, do contrário, a gente não faz nada! Abraços!

  49. Ana Carla    14/07/2012 - 11h46

    Lu, acho q sou eu a leitora ne? :) Esse post me fez um bem! Ler os comentarios e ver que nao sou a unica medrosa (as vezes a gente nem pensa qtas pessoas podem ter um medo semelhante) me trouxe um certo alivio e conforto. As dicas de pessoas comuns me fizeram assimilar q mta gente passa por isso e tentam, a sua maneira, superar.
    Bjoos, Ana

  50. Luisa    14/07/2012 - 21h01

    Lu. Nem aceite meu comentário, só queria contar como foi comigo.
    Eu sempre viajei, desde pequenininha e não tava nem aí.
    Até que em abril de 2009, indo de teco teco (não era a primeira vez em micro aviões, hehe) de Cuiabá pra Caceres, no Pantanal, sofri um acidente, caímos numa fazenda!
    O aviãozinho se quebrou todo e ninguém acreditou que saímos inteiros.
    Depois disso fiquei com medo, continuei viajando mas ficava bem tensa, mãos geladas, tudo isso…
    Jurei nunca mais andar nessas porcarias de teco teco, mas fui esse ano pras Maldivas e andei de hidroavião… E curti! E depois disso passou o medo. Tive que encarar um avião pitico de novo pra curar o trauma. Só sei que quase morrendo do coração continuei viajando muito! ;)

  51. Julia    15/07/2012 - 00h39

    oi lu, seu post nao podia ter vindo em melhor hora.
    Nunca tive medo de aviao, mas agora quando vim pra NY me bateu aquele medo…que loucura!
    Agora tenho a viagem de volta. Ao ler o seu post e os comentarios das leitoras ganhei coragem para seguir em frente e encarar 10 horas de aviao.
    O truque do livro funcionou na ida, mas confesso que senti medo quando dava “aquela” balancadinha.
    Quando uma leitora acima disse que quando tem nuvens vai balancar eu lembro que a minha mae me disse a mesma coisa. Mas isso me conforma, saber o porque esta acontecendo isso. Eu acho que o que mais assusta e a falta de conhecimento da “maquina”! Hahahaha!
    Boa viagem a todas nos, medrosas corajosas (por mais incompativel que isso pareca) que apesar do medo o enfrentamos :)! E para as que ainda tem medo, eu digo, que vale muito a pena! Nao podemos deixar de fazer coisas incriveis por ter medo de algo, vale a pena encarar!

    Beijos!

  52. Vivi    15/07/2012 - 16h04

    Tbm tenho medinho de avião, pois na minha primeira viagem (tinha uns 10 anos de idade) teve uma super turbulência, com o piloto falando para apertar os cintos e tal. Daí lembrei dos filmes, que geralmente qdo o avião iria cair acontecia isso, e daí abri o berreiro dentro do avião haha. Isso foi na ida, depois disso até que tudo correu tranquilo, era uma viagem para o nordeste, e com as escalas a gente se acostuma com os pousos e decolagens. Mas o trauma ficou, até hj fico tensa na decolagem, no pouso e se tem alguma turbulência. Minhas mãos ficam suando frio.
    Se eu pudesse escolher, só viajaria com tempo bom e céu limpo, pra não correr risco de turbulência!
    Engraçado é que lendo os comentários a gente vê que mta gente tem medo, mas dentro do avião todo mundo disfarça, nunca vi ninguém com cara de desespero.
    Beijos!

  53. Lucia    15/07/2012 - 16h07

    Oi Lu! tambem estou nesse grupo, apesar q tento manter a calma, mas alem de turbulencia, a hora da decolagem q tooooodo mundo faz aquele silencio é terrivel!! pq todos param de conversar e entram num tipo “corrente de oraçao”? imagina como fica o tamanho do meu coraçao?! tento sempre viajar durante o dia, e claro sentar no corredor :) e um lembrete aos comissarios, q eles nao façam cara de preocupados pq acabou o papel do banheiro ou tem pouca comida, isso reflete diretamente em mim! rsrsrsr
    bjss

  54. Valéria    15/07/2012 - 23h24

    OI!! Foi realmente bom ler e saber um pouco da sua experiência…eu tenho um medo enorme que atrapalha a atrasa minha vida….; ainda não superei, mais quem sabe um dia ??Muito legal vc compartilhar! :)

  55. Barbara    16/07/2012 - 08h28

    Acho que sou muito racional! Nunca tive medo NENHUM! Alias, quando eu era mais nova adorava viajar de aviao! Sempre gostei muito da função toda… A vista lá de cima, os lanchinhos, filmes… Atualmente ando achando muito desconfortável… Sou pequena, mas as poltronas estão cada vez menores!! Anda me dando um pouco de aflição de nem poder mexer direito sem espaço, principalmente em voos longos.
    Mas medo mesmo nao tenho. E olha que perdi uma grande amiga naquele acidente da Air France… :( Fiz o mesmo trajeto esse ano (sozinha) e achei que talvez pudesse rolar um medinho, mas bateu foi uma tristeza muito grande de imaginar como foi, se teve desespero e se ela sofreu…
    Só que medo mesmo, nao tenho. Sei lá, acho que penso nas estatísticas…
    Quantas pessoas vc conhece que sofreram acidente de aviao? Talvez uma!
    Mas e de carro, ônibus?…
    E aí é que vem o problema. Penso nisso e tenho medo de estrada! Detesto viajar de carro ou ônibus!

  56. Isabela    16/07/2012 - 15h15

    Oi, Lu!

    Assim como muitas meninas, adorei ver esse assunto aqui no seu blog! Porque quem tem medo de avião, muitas vezes tem vergonha de admitir; parece que é obrigação amar viajar de avião para ser “descolada”, sabe?

    Adorei o que as meninas escreveram, e ri com muitas histórias!
    Atualmente, venho superando meu medo, que sempre me acompanhou desde a minha 1a viagem, há 8 anos… De la pra ca, passei por todos os estagios, desde o medinho leve (mãos suando, enjoo) até à época que passei a evitar viajar (fiquei quase 2 anos fugindo do avião rsrs).

    Mas isso me incomodava! Passei a ler sobe o tema e aprendi muitas coisas. Fui colocando em prática dicas que lia na internet e foi dando certo! Por exemplo:

    Respirar calmamente na decolagem e lembrar que ela dura menos de 1 minuto! É o pior momento pra mim, mas melhora qnd lembro que passa rápido;

    Antes e durante o voo, mentalizar o motivo da viagem, em tudo que nos espera qnd chegarmos;

    Entender que turbulencias são normais e não causam nada ao avião! Nuvens são sistemas complexos mesmo, é natural que o avião balance quando passamos por elas;

    Só essas 3 regrinhas me ajudaram bastante. E claro que com o aumento da frequencia de voos, a experiencia deixa a gente mais tranquila tb. Hoje, não ligo mais para barulhos ou descidas “bruscas”. Ainda não estou 100% (de vez em and tremo um pouquinho rsrs) mas estou muitooo melhor. Ainda não enfrentei uma viagem muito longa, mas qnd isso acontecer, vou pensar em um calmante, por não saber como sera minha reação num voo tao demorado. Sei que hj, os curtinhos eu tiro de letra!
    E é isso ai meninas, nada de deixar de aproveitar a vida!
    Beijos

  57. Leca Suzuki    16/07/2012 - 16h24

    Olha… Eu tinha PAVOR de avião. Preferia mil vezes enfrentar horas dentro de um ônibus a ter que entrar num avião. Até que um amigo meu casou. Ele é do Sul e o casamento seria em Canoas, com festa em Porto Alegre. Não podia deixar de ir porque é um amigo muito querido. Ia com duas amigas e era inviável ir de ônibus porque as três trabalhavam e não tinha como chegar a tempo no sábado para o casório. Minha primeira exigência – não ir de TAM (depois daquele acidente, não custava previnir neh?!). Para meu azar era a passagem mais barata. Então tá neh!?
    Meu voo faria escala em Curitiba. Quando ia pousar lá, o avião arremeteu. Imagina a sensação de se ver chegando cada vez mais perto do chão e NADA de trem de pouso!! Aí o pânico do povo. Um senhor do meu lado olha pra mim e fala “Nós estamos nas mãos de uma pessoa perigosa. Em 30 anos de voo, isso nunca aconteceu comigo”. Uma mulher do outro lado grita “É por isso que eu bebo, porque pode ser a última vez!”, um menino rezando….
    Das duas uma, ou eu entrava em pânico de vez e nunca mais subia num avião ou relaxava. O piloto não pousou o avião, ele jogou neh?! Porque o tranco que deu… Ainda bem que de Curitiba pra Porto Alegre mudaram a tripulação.
    Depois desta minha primeira experiência, vou ter medo do que???
    Acredite, esta história é real!!
    Beijinhos!!

  58. Nati Vozza    16/07/2012 - 16h41

    Lu, só vim aqui agradecer pela ajudinha no vôo SP-LONDON hehehe. Vi que comentou com uma leitora do meu “medo” e então resolvi escrever.

    Eu tenho fobia mesmo. Nunca consigo dormir bem na noite anterior a viagem.
    Também não gosto de despedidas amorosas quandou vou viajar, Exemplo: Sempre que vou viajar recebo mensagens lindas da minha mãe,pai,marido. Mas eles nem imaginam como isso me agonia. Sinto que eles estão se despedindo inconscientemente. Sei, é LOUCURA!

    Também fico olhando para os passageiros… Tipo: Será que ele tem cara que vai morrer hoje? kkk
    Mas apesar de tudo isso, tento abstrair. Vejo filmes e etc. Muitas vezes consigo esquecer do medo e sigo viagem tranquilamente… Esse tal pânico, me dá férias vez ou outra… Mas quando começa a turbulência, agarro os bracos da cadeira (ou a mão de quem estiver ao meu lado – tks Lu! – e quase choro). Dou também aquela olhadinha ao meu redor. Impressionante como ninguém demonstra o medo, todos parecem serenos e acostumados com o chacoalho. Duvido!
    Bom, é isso meninas! O importante é que o medo não vença a vontade de conhecer novas culturas e de realizarmos nossos sonhos <3
    Beijos Nati V.

  59. Etiene    16/07/2012 - 17h31

    Tenho muito medo de voar… ja deixei carta de despedida, ja surtei dentro do aviao (ele tava pousando e arremeteu!!!), ja bebi… mas nada disso adiantou…
    Claro que sentar no fundo pra ficar perto dos comissarios e ver a cara deles ajuda, mas nao resolve..
    Eu sou tao noiada que entro no aviao e vou olhando para as pessoas sentadinhas e em cada rosto eu vejo uma foto 3×4 estampada na capa da Veja… kkkkk
    Nao sei por que mas nunca esqueci de uma vez que um aviao caiu e a Veja colocou a foto 3×4 dos passageiros na capa.. kkkk.. ai pronto.. fico vendo a carinha de todos estampadas na Veja…kkkk
    Nao tem explicacao e nem milagre… com medo e loucura o melhor é nao contrariar… senao piora… kkkkk
    Etiene

  60. Raquel    16/07/2012 - 19h16

    Lu, quase não comento aqui, mas não poderia deixar passar essa..
    Eu tenho pavor de avião!! Eu choro na decolagem, fico três dias sem dormir quando sei que vou viajar, tenho dor de barriga, não como nada… Fobia mesmo! É tão absurdo que se eu passar na frente do aeroporto já começo a suar frio.
    Morava em Manaus e sair de lá pra SP são 4 de viagem. Imagina como eu sofria! E quando ia visitar a família em Porto Alegre, então? Nossa!
    Tento me controlar pra não dar vexame, e até vou passear no aeroporto de vez em quando pra tentar parar com a paranoia, mas é muito difícil!

    Loucura, né?
    E meu filho ainda quer ir pra Disney… aiaiai…

    bjs

  61. Ana Cláudia    17/07/2012 - 01h03

    Lu não li todos os coments, então abstrai se estou sendo repetitiva hahaha.
    Mas medo eu não tenho, mas enjoo até de andar de carro… e dramim dá muito sono, passei a tomar digesan e salva a vida!

  62. Silvana    17/07/2012 - 06h38

    Oi, Lu! Andei de avião pela primeira vez há uns oito anos. No começo, não sentia medo nenhum. Viajei sozinha diversas vezes, e também era super tranquilo. De repente, comecei a ter pânico só de pensar em viajar. Acho que começou depois do acidente de Gol, piorou depois do acidente da TAM, e ficou insuportável depois da Air France. Meu coração acelera só de pensar que vou viajar. Durante o vôo, é coração acelerado, boca seca, mão gelada, suor e corpo tremendo. Só viajo com meu marido e aperto a mão dele o tempo todo. Coitado, fica todo dolorido. Ele não pode dormir nem ler, mesmo em vôos longos.

    Tenho muitas histórias. Já peguei turbulência super forte. Tempestade com raios pra todos os lados. Foi tão tenso e era tão visível o meu sofrimento que um comissário veio sentar ao nosso lado e ficou me acalmando…Eu não sinto nem vergonha de chorar, tamanho meu pânico…Não como absolutamente nada durante a viagem, mesmo que o vôo dure 15 horas…Parece que comer tira a minha concentração em tentar ficar calma…kkkkk

    Uma vez, durante uma escala, enquanto aguardávamos o embarque de novos passageiros, eu decidi que ia desembarcar e fazer o restante do trajeto de ônibus. Eu estava muito apavorada, em pânico, e não tinha acontecido nada, o vôo estava super tranquilo. Meu marido teve que me segurar na poltrona e me impedir de sair correndo.

    Outra vez, já com a bagagem despachada, eu descobri que o avião era um turbo-hélice. Me recusei a embarcar. Fiquei desesperada. Imagina um marido nervoso….Teve que solicitar nossas bagagens de volta e comunicar que não íamos embarcar…Transtorno total…

    A solução, pra mim, é viajar dopada. Tentei e foi ótimo. De outro jeito, eu sofro demais e atormento meu marido…Mas isso não funciona em vôos curtos, porque eu preciso de medicamento power, e o efeito dura muito mais, né? Dramim, valeriana, diazepan (e outros sedativos mais conhecidos) não me fazem nem cócegas….

    Muitas pessoas questionam a minha confiança em Deus. Eu confio muito, tanto é que enfrento o medo e não deixo de viajar. Não acho que sou medrosa. Sou corajosa, isso sim! Só quem sente isso sabe o tanto de coragem que é preciso ter pra encarar um vôo.

    Desculpa o tamanho do comentário, mas não resisti…Esse assunto mexe comigo!

    bj

    • Chris    04/05/2013 - 19h37

      Olá meninas,

      Nossa aqui percebi que também tenho manias que antes julgava loucura… Ufa! Bom saber que não estou sozinha com o meu pavor de avião!
      Gostaria de saber qual medicamento a Silvana toma, já que ela disse que só dopada. Para mim Dramim e família são mais fracos do que a adrenalina do meu medo… Na minha última viagem tomei 2 Dramins e 3 taças de vinho e não preguei os olhos, nossa que horror!
      Eu também não ligava de viajar, fui para Londres sozinha quando fui morar lá mas na volta pra Sampa passei por uma tempestade tão feia com turbulências tão fortes que fiquei traumatizada, não sei o que faço, sofro demais e fico em nervos cada minuto da viagem, nada me tira a atenção e creio que meus anjos da guarda se cansam de tanto que peço por proteção, kkk.

      Aceito dicas para driblar a consciência e dormir o máximo que puder.

      Força a todas, deixar de viajar nunca, mas buscar soluções para as horas serem mais amenas sempre!

  63. Érika    17/07/2012 - 15h27

    Comigo também aconteceu o contrário. Já viajei diversas vezes, inclusive para Paris num voo de 10 horas, e ia super bem, inclusive dormindo. Mas depois de viajar para Fortaleza, grávida de 8 meses, com turbulência, bateu aquele medo. Até hoje sinto aquela ansiedade para viajar, não como durante o voo, e fico contando os minutos para o pouso. Já meu marido é super calmo e não tem um pingo de medo. Aí tenho que aguentar ele tirando sarro de mim. Aff

  64. Carol    17/07/2012 - 20h16

    Caraca! Juro que achava que este era um problema de poucos…quando era criança viajava bastante e não tinha medo algum. Cresci e fiquei medrosa, depois de uma experiência ruim de chuva, turbulência, muito vácuo e frio na barriga não consegui mais viajar! Isso já tem alguns anos e houve momentos em que nem mesmo conseguia me imaginar novamente em um avião. Agora que já passou um tempo tenho me sentido mais confortável…vamos ver quando consigo encarar uma viagem de novo…tenho fé que vai passar.

  65. Valeria Schirmann    18/07/2012 - 20h27

    Eu não tinha muito medo não .. Mas depois desses acidentes (gol e tam) comecei a ter certo pavor em viajar.. Mas encarava … Tipo: 6 horas para Aruba sem dormir, mesmo tomando 3 dramim e viajando na executiva, turbulência com o tempo todo fechado e piloto até gagueando para explicar a demora para pousar… Enfim, mesmo com medo encaro numa boa, só não gosto de viajar com os filhos, pois fico tensa e não passo muita segurança… Agora, acabei de voltar de NY, pegamos tempestade chegando lá (piloto desviou e demoramos 1hora a mais)e na volta chegando em Atlanta, passamos por uma tempestade elétrica, achei que o avião fosse despencar, de tanto que chacoalhava , mas o piloto foi muito iluminado, conduziu bem o vôo e pousamos com total segurança … Durante a turbulência jurei que nunca mais viajaria, mas já estamos programando mais uma… Enfim, é um mal necessário e o que me ajuda muito e rezar (muito) antes, durante e depois para agradecer…

  66. leticia    19/07/2012 - 00h45

    gente do céu! o vôo arremeter não é problema!!!!! o piloto sabe até qual altura pode fazer a arremetida! e ele pode ter q arremeter por uma simples mudança da direção do vento! falar q está nas mãos de uma pessoa perigosa pq em 30 anos isso nunca ocorreu é o cúmulo! kkkk

  67. Marina Rosa    19/07/2012 - 11h24

    Oi Lu!!

    Estou trabalhando em julho e mal tive tempo de ler o seu blog, que tanto amo! :T
    Hoje vim me atualizar e me deparei com esse post.. Me senti abraçada! Hahaha Aqui em casa só eu tenho esse medo, então é difícil conversar quando as pessoas acham que tudo o que você fala é bobagem. Minha mãe só começou a dar ouvidos e ver que meu medo era algo sério quando tive uma crise de pânico inexplicável em um vôo Belém-SP (inexplicável pois não houve uma turbulência sequer durante toda a viagem).
    Não importa se a viagem acontecerá em algumas semanas, meses, ou até mesmo SEMESTRES! Minha angústia começa desde o momento em que as passagens são compradas. Não consigo dormir, tenho pesadelos, vontade de chorar, enfim, é um tormento que eu não desejo para ninguém. Amo conhecer lugares novos, mas entrar em avião é um castigo pra mim.
    Meu medo chegou a um ponto onde eu achava – imaginem (e podem gargalhar, eu deixo) – que o meu peso pudesse influenciar em alguma coisa, num momento de risco para o avião (peso 54kg).
    Enfim! É muito bom saber que é algo que pode ser superado! Como já tentei livros, filmes, música, remédios para dormir (que não funcionam comigo) e até tenho esse mesmo travesseirinho que você postou, decidi apelar para terapia cognitiva para me livrar desse tormento! Li uma revista onde a Fátima Bernardes conta do medo que ela tem de avião e de um episódio em que ela teve uma crise de pânico igual a que eu tive, ela faz esse tipo de terapia e diz ter tido resultados. Vamos ver se funciona!!

    Beijos!!

  68. […] lendo esses dias um post da Lu Ferreira do Chata de Galocha sobre o medo de voar…não tenho esse medo; mas em compensação sempre passo mal! Me dá um […]

  69. Tainah    03/11/2012 - 18h56

    Gente que engraçado, eu achei que eu era apavorada com avião, mas ao ler alguns comentários vi que nem tenho tanto medo assim! :D eu detesto a decolagem, mas a aterrissagem eu AMO! Uma vez ao aterrissar em São Paulo o avião sacudia demais, o meu marido com a mão molhada de suor de nervoso, e eu achando o máximo! Adoro olhar a janela, apesar de eu ter medo de altura quando eu estou no avião não tenho este problema, acho que é por que é fechado, não sei…. Acho que uma coisa que aconteceu que me ajudou foi que em um vôo de Porto Alegre aqui para Brasília estávamos eu e meu marido na ultima fileira do avião, e do outro lado estava um piloto que estava vindo para cá para pilotar para outros lugares, e quando estávamos em uma turbulência forte eu estava com medo e ao olhar para ele ele estava com as pernas cruzadas mexendo mó iPad dele na maior tranqüilidade, e eu pensei, se ele que é piloto e sabe tudo que pode dar de errado, esta tranquilo, porque eu vou ficar nervosa? Foi ótimo, na mesma hora fiquei tranqüila e o resto da viagem foi maravilhoso. Outra história engraçada foi quando íamos aterrissar em Porto Alegre e estava tendo MUITOS raios, em um momento acho que foi perto do avião, a parte interna chegou a ficar branca, todo mundo se olhando, do tipo, WTF? O meu problema são viagens longas, pois não consigo dormir, tenho medo de o avião despressurizar e eu estar dormindo! :D

  70. Steh    17/06/2013 - 02h21

    Tenho pavor de avião, chego a chorar na hora da decolagem e do pouso. Só viajo acompanhada e me dar a mão n adianta nada, eu deito no ombro de quem estiver comg, aperto a mão e enfio as unhas na pessoa e começo a rezar chorando. Isso tudo tomando 2 calmantes para sindrome do panico.. Se eu n tomasse estaria mortinha já, de tanto pavor. Estou planejando uma viagem para Argentina, só de pensar no avião me da ansia de vomito de nervoso, estou quase desistindo e indo de jegue.. kkkkkkkk

  71. Paula    11/07/2013 - 21h14

    Toda vez que vou viajar, começo a pesquisar sobre tragédias, desastres e turbulências… De preferencia da cia aérea que comprei o voo, hoje procurando esses assuntos, encontrei esse blog e adorei…. Super me identifiquei, nao tenho medo, tenho PAVOR, PÂNICO, STRESS, TENHO CERTEZA QUE EH O ULTIMO VOO DA MINHA VIDA, NAO GOSTO DE VIAJAR NO MESMO VOO QUE MEUS PAIS, FICO PENSANDO: nao quero todos morrendo juntos! Nao quero o fim da minha família! Acho que sou mais pirada que todas ai… Tomo 3 comprimidos de Frontal , vinho, dramin, se no VOO ainda estou “maluqueti” ainda tomo mais remédios frontal ou rivotril me deixam bem grog… E começo a chorar… Porque sei que eh o ultimo VOO da minha vida…. Meu marido fica no limite, e me fala que cada dia estou pior… Nao importa se eh voo curtO ou mais demorado, sin Já fui pra argentina 4x , chile, Europa, Grécia, Turquia, e Brasília (meu Deus que horror…. Faltou só o luping da montanha Rússia de tanta turbulencia), se estou sozinha faço amizade com quem ta do meu lado e peco pra pessoal me destrair… Tenho a sensação que vai explodir, sinto ate cheiro de queimado, vejo fumaça, tudo fruto de imaginação… As ultimas vezes que fui pra buenos aires,fui de Qatar, a empresa eh ótima, fico lendo tudo sobre ela e nao consigo entender porque toda vez tem mais turbulencia no retorno..
    Vão me achar pirada, Ne? Eu tbem estou achando que meu caso é clinico! Mas nao deixo de viajar , o prazer de conhecer e passear supera o medo …. Em partes… Rsrsrs…. Estou embarcando para buenos Aires em 13 de ago de 2013 , será que essa data eh supersticiosa? Estou pensando ate em mudar a data do VOO…. Que loucuraaaa
    Lu, Adorei seu blog … E tenho certeza que sou a mais doida a daqui! Valeu!!!

  72. Andre    24/08/2013 - 00h11

    Estou indo do RJ para o Maranhão em janeiro, e to em panico, voo da ida com uma parada em Brasilia, e a volta voo direto 3h e alguma coisa. Sei lá, acho q vou tomar uns gorós pra entrar no avião já no brilho e apagar kkkkkkkkkkkkkkkkkkk brincadeira

  73. Mirian    04/09/2013 - 19h24

    Nooosssa, e eu achava que tinha problema!!!
    Tô feliz e triste ao mesmo tempo de saber que todo mundo tem MEDO PAVOR! hhahhahah
    Eu já pego o número da companhia e somo, e se der 4, eu já tento desistir!
    Pq? Pq o 4 é considerado morte. Então eu tenho PAVOOORR!!!!! Eu somo a data de viagem e tudo mais, e faço MILHÕES de promessas….!! kkkkkkkkkkkk
    Em novembro vou pra Eueropa, vai ser longe, e já tô marcando médico pra me dar algo que me dope na hora, pq rivotril eu tomei 60 gotas e nao durmi! E o dramin é nada pra mim….!

  74. Veridiana    05/09/2013 - 20h31

    Ainda bem que não sou só eu!!! Viajei pela primeira vez este ano e foi uma experiência terrível, minha viagem foi para participar de um Congresso MG, sou de Pelotas no RS.Tive muuuito medo,só pensava que o avião iria cair e que EU teria escolhido aquele fim para minha vida…louco né? Mas o pânico era tão grande que passei quase todo tempo de olhos fechados, passei por turbulência na ida e na volta, não sabia se era normal ou não, queria perguntar pra alguém,mas morri de vergonha, pois se me dissessem que não era normal eu iria morrer ali mesmo. Olhava o relógio todo tempo e as horas não passavam. Ficava atenta a cada som, não aproveitei nada, nem quis tirar foto pois achava que podia derrubar o avião,ficava pensando que o chão poderia despencar, que as turbinas iriam parar,acho meu pânico piorou ao assistir o filme Premonição 1, onde o avião explode no ar assim que decola. Não tive medo nas decolagens, nem nas aterrissagens. Na volta da viagem foi pior,quase infartei, senti até dor no peito…foi muito difícil para mim,quero muito conhecer Miami, mas o pânico não via deixar,vou procurar um auxílio.

  75. PAULO    08/09/2013 - 22h45

    É COMPLICADO MAIS ESTAMOS TODOS AQUI PARA CONTAR, NO PROXIMO DIA 11 VOU AO CHILE ESPERO CONTAR COM AS ORAÇÕES PARA TUDO DE CERTO, TENHO MUITA ANSIEDADE, E NADA DE TURBULENCIA NA INDA E NA VOLTA, DEUS NO COMANDO, MUITA RESPIRAÇÃO, E PESANMENTOS POSITIVOS, NOSSOS PENSAMENTOS É QUE COMANDA A CABEÇA ISSO TEMOS COMO MUDAR, RESPIRAR , OCUPAR A MENTE, E TE FÉ MUITA FE QUE TUDO VAI DA CERTO! FIQUEM COM DEUS BOA VIAJEM

  76. Samyra    14/09/2013 - 15h31

    Eu adoro viajar e sempre morri de medo de avião, ainda morro até hoje. Mas a minha tática é a seguinte: vôo curto, até 3 horas: 2 comprimidos de Lexotan o,5 mg…fico levinha como a aeronave e relaxada, até me assusto quando avisam que já estamos chegando …kkkk
    Quando o vôo é mais longo. como um que fui para Los Angeles, tomei 5 comprimidos de 0,5 mg…dormí tanto que tiveram que me acordar quando chegamos.
    Se passei por altas turbulências nesses vôos, sinceramente nem sei…só entro no avião dopada.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  77. Priscila    14/09/2013 - 15h41

    Eu tenho 17 anos e viajei pela primeira vez em maio deste ano com a minha mãe para Porto Alegre. Eu estava tão apavorada que queria fazer xixi de 2 em 2 minutos antes de entrar no avião, mas mantinha a pose quando minha mãe perguntava se estava tudo bem. Na ida minha cabeça parecia estar presa num buraco de tanto nervoso e eu fingí que estava enjoada para não ter que responder as perguntas da minha mãe.
    Na volta então, que inferno astral: estava chovendo muito. Então, sem minha mãe saber, comprei numa lojinha do aeroporto uma garrafa de 500 ml de uísque (afff, nunca tinha bebido nem cerveja), corrí até o banheiro e tomei tudo de uma vez só, colocando logo em seguida 5 pastilhas valda na boca para minha mãe não perceber. Meu nervoso era tanto que nem sentí o gosto horrível daquele troço que bebí. Conclusão, dormí a viagem inteira e fiquei lerda durante quase todo o dia. Deus me livre, não quero mais andar de avião…cruz credo!

  78. Solange Cruz    16/10/2013 - 01h31

    Meninas adorei! Me identifiquei com cada uma de vocês. Viajo muito há mais de 30 anos. Ja cruzei o Atlantico de la pra ca e vice versa umas 30 vezes. E não perco o medo. As vezes mais, as vezes menos. Se o aviao esta “retinho” atee relaxo, mas ee muito dificil conseguir dormir, agora quando tem turbulIencia, involuntariamente meu coração acelera e começa a bater mais forte, independente da minha vontade. Repiro fundo e agarro o braço de quem estiver ao meu lado. Procuro sentar perto de pilotos, chamo a aeromoca e pergunto se estea tudo bem, comento com o vizinho que estea chacoalhando, mas ningu´m liga! eles dormem, lêem, assistem TV, e eu lá, estatelada, congelada, com o coracão disparado pensando que o avião vai cair, que nnao tem jeito de ficar la em cima pendurado com chuva e vento batendo nas asas. Detesto. Adoro viajar mas odeio voar. Dias antes consulto o servico de meteorologia pra saber se o tempo vai estar bom. Com ceu azul fico mais calma, agora, com chuva, dias antes jea começo a sofrer. SOFRER, sem controle, nao sei o que fazer

  79. comprar curtidas    10/04/2014 - 14h52

    Muito bom o blog, adorei. Muito interessante!!

  80. Selma    03/07/2014 - 20h53

    Genteeee me vi em cada relato de vcs! Realmente estou sem dormir alguns dias devido a minha viagem. Não tomo nada – tento ir na coragem. Tenho medo de altura então imagine como eu fico! O meu medo aumentou 1000% depois de andar de teco teco na bolivia. Fui poliglota, rezei para tudo quanto é santo e fiz inúmeras promessas (cumpri todas). O pior é que mesmo sabendo que não cai um avião por dia o meu medo me diz que é no meu vôo que a merda será feita. Nesse vôo vou tentar uma técnica nova…se funcionar conto pra vcs!

  81. Nany    07/09/2014 - 06h36

    Atravesso o oceano 4 vzs ao ano..todas as vzs que tpa próximo da viagem, começo a procurar noticias sobre acidentes aéreos. Sinceramente n sei o pq de agir assim, pq eu adoro viajar de avião…mas acho q no fundo tenho medo…as vzs penso q n sou normal…

  82. Sarah    27/11/2014 - 16h47

    Nossa Lu, 375893749 anos depois eu volto nesse post hahaha viajo dia 28 de Dezembro e já to com faniquito pensando no avião. Pior que no meu caso esse medo chegou do nada, sem motivo nenhum e não passa por nadaaa! Muito chato né?! Viajar é algo tão bom! Queria poder aproveitar mais o clima de aeroportos etc mas não tem como hahahah mas bom saber que pra você ele passou! Me faz ter esperanças de que um dia o meu vai passar também ;D

  83. Luana    21/03/2015 - 17h17

    minha 1° viagem dia 29/04 estou morrendo de medo! ):

  84. Aurenir Matos da silva    04/04/2015 - 14h01

    Também viajei pela primeira vez e quase morri de medo na hora da turbulência então me desesperei quando o alarme disparava era como se fosse uma punhalada nas minhas costas foi horrível mais conseguir chegar ao meu destino e voltar pra minha casa

  85. Juliana    19/07/2015 - 23h34

    Acho que tenho fobia de aviao mesmo so viajo con calmante e me dopo mesmo , entrei no aviao ja durmo linda coloco o fone de ouvido para nao escuta nada , porem vou fazer un voo de 10 Hrs e estou muito nervosa mais espero ser tranquilo e dormir muito

  86. Jéssica    14/08/2015 - 11h11

    Gente imagine, vários tipos de carros…
    vamos pro mais aventureiro certo!
    passeando em uma estrada cheias de buracos, você vai pra lá vem pra cá despreocupados pois o carro esta (foi feito) para aguentar os buracos etcs então se torna uma diversão =D seguro pois o carro está equipado para aguentar essas coisas…
    Meu avião ? também! está equipado a se sustentar com 1 moto apenas, esta equipado a fazer um pouso SEM o trem de pouso, assim como as estradas estragadas causam turbulências em solo, o avião causa turbulência em voo…
    é simples rs porque ninguém tem medo de andar de carro? milhares passam por nós todos os dias, vemos acidentes a todo momento e não temos medo
    O avião é só o transporte mais seguro, e como todos podem falhar ele pode sim falhar, Deus pode permitir que você morra de avião, doença, carro, bicicleta… em fim
    Pessoal não tenha medo de AVIÃO pois é maravilhoso, experimentem uma viagem tranquila ?
    vai ser ótima

  87. Jéssica    11/12/2015 - 20h45

    Nossa, como me identifiquei com essa matéria e com os comentários das meninas! Esse tema sempre será atual!

    Mas olha, vou te contar, eu tenho superrr meedoo!! Por muito tempo tive síndrome do pânico e a verdade é que os resquícios desse mal carrego até hoje, além de ser loucamente ansiosa.

    E o mais engraçado é que esse medo só tem aumentado com as viagens que faço. Já tentei de tudo, mas não dá para distrair, pois fico de orelha em pé pra perceber barulhos, anormalidades, sensações das pessoas… Enfim. Também olho para os comissários para saber se ta tudo ok kkkk. Olho pra asa direto para ver se ta se balançando demais, odeio subidas, descidas, odeio quando acelera em pista, odeio simplesmente tudo.

    Mesmo que eu esteja conversando, esteja com alguém, o medo está lá me corruendo por dentro e por fora nas minhas mãos tremendo, suando frio, bocejando sem motivo.

    Antes das viagens sempre perco o sono por dias, penso em desgraças, vejo videos de turbulências em avião… Pirada mesmo. Todas as dicas e estatísticas de que é seguro e tal já não colam mais em mim.

    Apesar de tudo, sempre coloquei na minha cabeça que não ia deixar o medo impedir que eu viaja, mas a verdade é que esses dias perdi promoções legais para ir pro Chile por conta de na hora de clicar em comprar, eu desisti pelo medo da turbulência tão falada e temida próximo a cordilheira dos Andes.

    Não sei quando vou tomar coragem novamente, mas certamente procurarei esses remédios que vocês comentaram rsrs

    Espero que um dia consigamos superar esse medo.

    Beijoooo

  88. Carol    05/01/2016 - 15h04

    Nossa… Revivi Meus medos de avião nesse post! Fiz tratamento para melhorar o medo, mas confesso que até hoje viajar me causa estresse! Felizmente não deixo de pegar voos longos por isso… Mas me recordo bem de um voo SP para Madrid em 2007, estava eu na sala de embarque no momento que a tripulação entrava no avião antes dos passageiros, o piloto tinha a barba maior do que a do papai Noel… E eu só imaginava que ele poderia ser um terrorista que sequestraria o avião!!! Que viagem longa foi aquela… Kkkk desde então eu fico Meus olhares na tripulação!!! Vai que… Rs beijos!

  89. Fernanda    05/01/2016 - 17h03

    Meu medo beirava o ridículo como o seu Lu! Hoje ainda tenho alguns picos de ansiedade, mas não chego a ficar tão nervosa como antes!
    Os dias antes da viagem eram os piores, tinha dor de barriga, não dormia.
    Ainda hoje fico inconversavel no aeroporto, não consigo ficar parada e geralmente tomo um remedinho de alergia que me faz dormir!

    Segui sua dica do livro e ajudou muito…e sempre opto por viajar a noite e no corredor, o que deixa mais segura( acho que é por conta de sair com mais facilidade de precisar…rsrs)

    Que bom que foi vitoriosa em perder esse medo….fico feliz…espero ser a próxima a contar isso!

Mais sobre Viagem