Carregando...
Lifestyle,Moda

Help: O que usar na formatura do namorado??

24.10.2012
Lu Ferreira

Essa semana a dúvida é da Luisa, minha xará. Ela escreveu:

“Agora em dezembro, meu namorado vai se formar em medicina. Quem vai entrar com ele para dançar valsa é a sua mãe, eu apenas vou entrar depois e dançar uma outra valsa. Mas estou muito em dúvida de que look usar. Na sua opinião, você acha que um curto mais sofisticado daria conta do recado ou por ser medicina, valsa, um longo clássico seria o ideal?”


Huuuum… Então, eu tenho mania de achar que festas de formatura/casamento e etc não são coisas de outro mundo, sabe? Quase nunca uso longo (questão de preferência) e me preocupo em me sentir bem dentro do ambiente da festa. Isso quer dizer que respeito o traje escolhido pelo anfitrião, afinal uma ocasião tão especial, preparada com tanto cuidado, merece que a gente se esforce também, mas sem grandes neuras, sabe?

Mas não dá pra tratar com a mesma formalidade a formatura de medicina e a de design, por exemplo. Claro que a primeira é bem mais formal, apesar de ambas serem teoricamente o mesmo tipo de evento. Então, xará, eu iria de longo. Você é o par do mais novo médico da praça, sonho de qualquer mãe ter um genro assim, hahahah!

Não precisa ir clááááássica, respeite seu estilo. Mas acho que é a ocasião perfeita para brincar de tapete vermelho e investir num look bem glamour. Se você não se sentir bem usando aquele “look festão”, que inclui longo, cabelo preso e muito strass, tente pelo menos escolher um vestido mais nesse clima, sabe? Mas acho que vale sim encarar o longo! Tem vestido pra todos os gostos, tenho certeza que você vai achar algum que combine com você, o que é o mais importante.

O que vocês acham?? É hora do longo ou dá pra encarar com um curto??

110 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Camila Fernandes    24/10/2012 - 11h00

    Longo sem dúvida! Sou bastante clássica com relação a esses eventos…

  2. Anne    24/10/2012 - 11h00

    Vale um longo, com certeza. Mas não precisa ser brilhoso e tudo mais. Um longo simples e bonito e já arrasa!

  3. Nayara    24/10/2012 - 11h02

    eu odeio usar vestido longo, a única vez na vida que usei foi na minha própria formatura. mas levando em consideração que a namorada do formando também dança a valsa as vezes, acho melhor ir de longo! acho meio “feio” dançar a valsa de vestido curto!

  4. Rafaella Ramos    24/10/2012 - 11h05

    Vestidos longos e tão chic, deixa a mulher mais sexy e elegante! Amei as escolhas!!

    http://chicdebatom.blogspot.com.br/

    bejuus

  5. Aline    24/10/2012 - 11h06

    Eu iria de longo, ou pelo menos longuete

  6. Simone    24/10/2012 - 11h15

    Olá, leio o seu blog todosantodia, mas nunca deixo um comentário. Esse post eu tiiiiive que comentar e me expressar hehe. Bom também sou estudante de medicina, estou um pouco longe da formatura mas é impossível não pensar nela.
    Acho eu que o longo é o ideal, ainda mais você que vai dançar uma valsa com o formando. Tipo, me coloquei na minha formatura sabe, acho que ia ficar estranho se alguma mulher fosse dançar a valsa com um formando de vestido mais curto, por mais que ele fosse sofisticado e tals. A ocasião super pede um longo clássico. Mas, é o meu ponto de vista, vc é linda, vai arrasar de qualquer jeitoo. Bjoos

  7. Bia    24/10/2012 - 11h18

    Lú, vou enviar minha dúvida também. Meu namorado é bem baixinho e tem um corpo legal. Ele sempre me pergunta o que usar. Tem como fazer post pra homem também??

  8. Renata    24/10/2012 - 11h24

    Concordo com a Lu quanto ao vestido longo, afinal é uma formatura de MEDICINA!
    Mas discordo no quesito glamour. Na minha opinião, você deveria usar um vestido leve(como esse menta que a Lu postou). Nada de brilhos, ousadia e coisas do tipo… deixe isso para as formandas.
    No cabelo eu também não faria nenhum penteado muito elaborado(mas não precisa também ir com o cabelo do dia-a-dia).
    Eu também usaria acessórios simples, mas muito estilosos e uma boa maquiagem sempre vai bem!

  9. Debora    24/10/2012 - 11h36

    Olha, como é a festa do namorado e, se tude der certo, eles vão rever aquelas fotos daqui há muitos anos, eu iria com um longo. Os curtos estão em alta AGORA, mas os longos sempre vão ser roupa de festa, seja pra gente, seja pra geração das nossas netinhas. E dá pra usar um longo lindo, glam e moderno sim.

  10. Skarlett    24/10/2012 - 11h41

    Longo! Esse da última foto ficou lindo na modelo *-*

  11. Mayaa    24/10/2012 - 11h42

    Concordo, acho que dependendo do vestido nem precisa de um penteado super elaborado pra não ficar chique em excesso. Boas dicas Lu

  12. Ana    24/10/2012 - 11h43

    Tenho visto MUITAS meninas e mulheres de vestido curto nas formaturas.
    Mas como a leitora em questão é namorada de um formando, concordo com vc e acho que o longo fica mais elegante!
    Achei lindo esse vestido preto da foto, é formal e chique sem zilhões de detalhes nem muito brilho. Eu usaria algo desse estilo, mas de cabelo solto ou no máximo semi preso (eu abomino meu cabelo todo preso! haha).
    Bjo

  13. Também Luíza! hehe    24/10/2012 - 11h43

    Formei em medicina na UFMG ano passado e posso dizer que é tradição as formandas irem de longo.. Até hoje teve uma menina só que foi corajosa o suficiente pra desafiar a “regra” e posso dizer que ela se deu bem, porque era O vestido, sabe? Todo bordado e trabalhado. Sinceramente não lembro como estavam vestidas as namoradas dos meus colegas.. Por ser uma formatura que tem um certo status, e tambem pela valsa e fotos acredito sim que se deva caprichar no look, tanto roupa quanto make, cabelo e acessorios.. Mas não acho que necessariamente deva ser um vestido longo. Pensando no fato de que festas de formatura de medicina geralmente são lotaaaaadas, quentes e bem animadas, e vestidos longos cortam um pouco o barato na hora de se jogar na pista.. hehe.. Sem contar que acho bem feio aqueles nozinhos que o pessoal faz na barra (claro que é preferivel do que ficar desconfortavel).
    Acho que se a também minha xará optar por um longo, ela pode procurar um daqueles com saia removivel.. tira as fotos, dança a valsa e depois tira a saia e aproveita a festa!!

  14. Giulia Trindade    24/10/2012 - 11h45

    Aaai Luu..eu tambem estou com o mesmo dilemaa..haha
    A formatura do meu namorado vai ser em janeiro, de direito..e eu gostaria de ir de longo, e ele acha que nao é necessario, e que seria mais bonito um curto chiquee.. o que voce acha??
    Beijoo

    • N    24/10/2012 - 14h39

      Eu estou na mesma situação que vc Giulia, meu namorado tb se forma no início do ano e também é do curso de Direito. Mas eu já decidi que vou de vestido longo com certeza, pensa comigo, é uma grande festa, um curso formal, vale a pena! Boa sorte. :D

    • celi    26/10/2012 - 23h27

      meninas, tbm to nesse dilema!!!!
      tomei até uum susto qdo vi o post.. pensei “será que eu enviei esse email pra lu e nao lembro??” kkkkkkk
      olha, to querendo mt ir de curto. mas confesso q depois de desse post fiquei meio na dúvida.
      eu não me suporto de longo. s´vou usar na minha formatura pq enfim, ne. sou baixinha, fico achatada. aí prefiro um curto podeeer.
      e na do meu boy nao sei se vai ter valsa. aqui onde moro nao sao todas as festas que tem valsa. e as que tem é um momento super descontraído, mais pra tirar foto, mesmo.
      enfim, to na dúvida, mas to tendendo mais ao curto, mesmo.. acho que o importante é nos sentirmos bem e lindas!!! boa sorte girls!!!!!!!!!!

  15. Nadia    24/10/2012 - 11h47

    Concordo que tem que ir de longo. Se ela fosse uma convidada normal, optaria por um curto (tb fujo dos longos). No entanto, por ser a namorada do formando, por ter que dançar a valsa com ele e pensando que o curso é medicina, não tem jeito… E concordo com o que você falou também sobre o estilo do vestido. É só escolher um que combine mais com ela. as fotos do post mostram estilos bem diferentes! Eu, por exemplo, tenho 2 longos que são COMPLETAMENTE diferentes: um mais simples, sem brilho e outro super sofisticado que comprei quando fui ser madrinha de um casamento. E quando a ocasião pede longo, acabo optando sempre pelo mais simples, que faz mais meu estilo. :)

  16. Lud    24/10/2012 - 11h48

    Ano passado meu noivo tmb se formou em Medicina, e eu optei por um longo estampado que mandei fazer e um penteado bem oscar… achei que a ocasião pedia!
    Normalmente as formandas e convidadas de Medicina levam muito a sério a questão do ‘baile de gala’.

  17. Ana Julia    24/10/2012 - 11h50

    Acho que um longo, mais simples e discreto como esse verde claro do post, fará melhor que um curto mais enfeitado, como o branco da modelo de costas no começo do post. O curso é formal, a formatura é uma formalidade e bem, valsa é formal também. Nenhum fator aponta pra uma situação mais despojada que coubesse um curto.
    Mas eu sou um pouco suspeita, adoro longos e gosto de um look mais formal, reservado. Mas enfim, se vc fosse minha amiga/irmã/prima eu não deixaria ir de curto, não nesta situação hehehe ( sentiu a opressão né?!).

    Enfim, se vc NÃO se sente bem de longo, por qualquer razão que seja, não acho que seja uma boa ir de curto mais emperiquitado, de novo, acho que a formalidade e o requinte não moram no exagero mas no bom gosto, prefira um arranjo “fatal” do que mil coisinhas (bolsa, colar, brinco, pulseira, anel, enfeite no cabelo, sandália com brilho, vestido com brilho – só falta a tornozeleira!). Mas de novo, é uma questão de estilo também, tem quem vá parecendo arara de loja e se sente muito bem.
    Ah, se curto, acho que vale investir em um corte mais formal, mas com charme!, do que num tomara que caia por exemplo ( acho muito festa de 15 anos…).

    Beijo e boa festa!
    *valsas sempre me empolgam!!!*

  18. Thais    24/10/2012 - 11h50

    Acho que no caso vc deve encarar um longo sem medo de ser feliz!Esse tomara que caia verde tá divino…escolheria algo nesse estilo.

  19. Mille Vitória    24/10/2012 - 11h53

    Meu namorado se forma ano q vem em junho, e de vez qdo já me pego pensando no dilema do vestido!
    É um evento q merece cuidado, eu já tô vendo a família dele super tensa c os preparativos da festa, e penso q seia uma desfeita eu n me preocupar tb!
    Fiz parte de cada momentinho, desde os conselhos qdo ele resolveu mudar de curso, até a transferência p uma faculdade melhor e bem renomada e agora a paciêncua c a falta de rempo dele por conta da monografia!
    Quero estar linda e feliz no dia, p aproveitar ao máximo esse momento único c uma pessoa tão importante p mim!

    Bjs!!!

    A Bruna Marquezine cresceu e virou um mulherão
    >>> http://coisaphynna.blogspot.com/2012/10/bruna-marquezine-cresceu-e-virou-um.html

  20. Dayse Cotrim    24/10/2012 - 11h54

    Luizaaaa…pode apostar no longo sem dúvida!

    Também não me sentia muito a vontade com look festão, mas na minha formatura usei um longo mais decotado nas cotas, bordado, rosa, com alguns fios pratas para dar um brilho, cabelo meio preso e um brincão! Ficou simples mas ao mesmo tempo lindo!

    A ocasião merece você se sentir poderosa! =)

  21. Marianny    24/10/2012 - 11h56

    Com certeza um longo ficaria muito melhor para a ocasião!! Ficaria muito mais elegante e clássica.

  22. Fernanda    24/10/2012 - 11h58

    Sem dúvida é hora do longo! Vestido longo não quer dizer que é careta,né? hehe. Tem muitos vestidos modernos e lindos longos.
    Só tem que procurar com antecedência e estar preparada para investir! rs
    beijos

  23. Marcela    24/10/2012 - 11h59

    Acho que só tem que ter cuidado pra não ficar com “cara de formanda”, né? hehe mesmo a cor sendo diferente, um vestido com um mega volume não rola!

    Bj

  24. Gabriella Ferreira    24/10/2012 - 12h01

    Com certeza usaria loongo!! Independente do estilo, a ocasião pede um look mais elaborado, com cara de tapete vermelho mesmo.. ;)

  25. Luiza    24/10/2012 - 12h02

    Oii Lu! Eu sou estudante de medicina e acho que tem que usar longo sim! Na minha cidade é tradição que na festa a mãe, as irmãs e a namorada usem longos. Afinal de contas, toda mulher gosta de uma desculpa pra poder usar um longo e arrasar. :)

  26. anonimo    24/10/2012 - 12h10

    Sem dúvida um longo!!

    Visitem as novidades na Lojinha Online.
    http://www.lojinhaonline.com/

  27. Taís Santos    24/10/2012 - 12h14

    Lú amei o post pois também tenho uma formatura de medicina para ir ano que vem. Meu problema é com o sapato, como sempre costumo usar tênis quando preciso usar salto sofro muito, já deixei de aproveitar uma festona por causa de pé doendo #derrota. E não sou alta, se calçar sapato baixo estraga o glamour, acho que você me entende, rs. Por favor me ajude! Na sua opinião qual o modelo e marca mais confortáveis? Mas que não seja um que me custe o salário do mês por favor. Brigadão
    Beijos

  28. giovanna l.    24/10/2012 - 12h16

    Luisa, nao entendi quando vc disse: formaturas de medicina e design sao diferentes…Por que???? Cada um tem seu próprio mérito.

    • Lu Ferreira    24/10/2012 - 14h27

      Giovanna, acho que são diferentes por conta da formalidade. Os convites de uma festa de Medicina normalmente são super tradicionais, os de design, mais criativos… Sabe? Eu disse isso pensando na minha própria formatura (em Design) em que nem EU (nem as colegas) usei longo. Formaturas de medicina e direito são mais formais que a maioria das profissões, na minha opininão. Bjs!

    • larissa    24/10/2012 - 19h28

      Outro exemplo…meu namorado se formou em medicina também e a formatura dele foi SUPER TRADICIONAL! Desde o convite, decoração, cerimonial, tudo de muito bom gosto…mas aquela coisa clássica.
      Já eu, me formei em arquitetura…minha festa teve todo um conceito de cidade, poucas flores e muita imagem! Tivemos todos os momentos de uma formatura, mas de forma informal…
      E por isso…as roupas usadas para as duas foram completamente diferentes! A dele a maioria usou longo e penteados…na minha o curto predominou! Não desmerecendo a minha…que foi mais animada! rsrsrs

  29. Mariana    24/10/2012 - 12h29

    Lu,

    tive que comentar nesse post, e olha que vejo seu blog todos os dias… Não sei como é em BH, mas para mim, mesmo com todo o poder que uma formatura de medicina tem quem vai de longo é formanda.

    Por mais que seja a formatura do seu namorado, você só vai dançar a valsa e mais nada, realmente você se sente toda poderoso (eu me senti com o meu), mas a festa é dele e dos amigos dele, você esta la para prestigia-lo!!! acho desnecessário tentar trazer o brilho para um local que não é o foco… Querendo ou não um longo chama atenção, ainda mais com tantos curtos por ai!!

    E ainda, os namorados não vão de Smoking na festa da namorada só porque ele vai dançar valsa!! Nada que um vestido curto e chique para arrasar!!

    Caso você queira se sentir um pouco de longo, vai de vestido mullet (não sou muito fã, mas tem vários lindos!!)

  30. Paulete    24/10/2012 - 12h34

    Eu iria de longo, porque realmente fica feio dançar valsa de vestido curto, tem todo o movimento do tecido…

  31. Lyz    24/10/2012 - 12h35

    Me formei em medicina ano passado e digo sem sombra de duvidas: longo! So quem vai de curto sao amigos e familiares nao tao proximos. Namoradas, mae, irmãs e tal estao sempre de longo e muito bem arrumadas, com maquiagem e cabelos elaborados. Da pra ousar e usar brilhos sim, mas geralmente os vestidos mais pomposos sao utilizados pelas formandas. Acho bem dificil exagerar, pq as formandas nao poupam em glamour. Mas vestido curto em namorada, principalmente se vai dançar valsa, jamais. Deixe os curtos pra outros eventos da formatura, como culto, colaçao de grau e tal… Nao vao faltar oportunidades.

  32. Shirley    24/10/2012 - 13h07

    Não pense duas vexes :
    Use L O N G O !!!
    Vestido curto pode ser usado por uma convidada “qualquer”,
    mas nunca pela acompanhante do formando, ou você
    vai destoar muito das outras na hora da valsa.

  33. Isabelli    24/10/2012 - 13h12

    Vai de longo que o momento merece!! E dica de um longo lindo, são os vestidos da Patricia Bonaldi, com certeza que com qualquer um vestido dessa marca vai arrazar, Patricia Bonaldi é tudo de bom!!! Eu usei na minha formatura e ameiiii!

  34. Isabella Rabello    24/10/2012 - 13h16

    Eu prefiro um curto, ou um longo mais simples. Acho muito feio convidada que vai mais arrumada que formanda (tipo madrinha que quer aparecer mais que a noiva).

  35. Aurélia Mattos    24/10/2012 - 13h21

    Eu adoro o longo, acho chique e elegante. bjsss
    http://www.aureliamattos.com.br

  36. Malú Salem    24/10/2012 - 13h35

    Sou leitora assídua do blog. Adooooooro!!!!!
    E adorei a sua dica e iria de longo tbm.
    Aliás queria sugerir um post sobre o que usar na sua formatura, dicas de lojas de vestidos, penteados, maquiagens. A minha é no ano que vem e estou perdidinha.

    Um beijo

  37. violeta    24/10/2012 - 13h36

    Olhe, eu comprei um Zac Posen num site inglês, lindíssimo, coral, mas não me serviu, comprei outros que ficaram certinhos, mas este vestido-tapete vermelho me deixou bem tristinha não posso olhar para ele ali no guarda-roupa.

  38. LetyBraga    24/10/2012 - 13h46

    Luisa, não sei ql seu estilo
    mas com certeza apostaria no longo!
    esse vertinho do post está super fofo e bem classico.
    daí depende dos acessorios tbm.
    dá pra brincar de diva!^^

    beijos

  39. Luana    24/10/2012 - 14h45

    Adorei !!!
    Muito lindo o longo!!!
    Estou postando beauty tips e acessorios de Los Angeles,
    Take a look:

    http://www.thegavlaks.com

  40. Vanessa    24/10/2012 - 14h49

    Eu adoro usar longo,não perco a chance,mas na minha própria formatura do ensino médio usei um curto e não me arrependo…mas na faculdade com certeza vou de longo,e sou noiva de militar então essa questão de formalidade é muito cobrada.Procure algo nesse seu estilo minimalista,com detalhes bem fofos,e o melhor é que dá pra usar um salto baphoo!

    Boa sorte,Lu!

  41. daniele    24/10/2012 - 14h52

    Oie, há uns 5 anos estava na mesma situação, meu namorado (hj marido) estava se formando em Medicina. Também tive essa dúvida, fui de longo mas mais clássico, aqui no Sul a maioria vai de longo mesmo é uma ocasião formal. As formandas tinha de tudo um pouco, as bem produzidas até as mais simples, então se misturaram com as convidadas. Os formandos usam smoking então com certeza as namoradas e mães e afinss vão de longo.

  42. Abda Melo    24/10/2012 - 14h56

    Eu também apostaria no longo!!
    Como convidada escolheria um vestido mais curto mesmo, mas como “a namorada do formando, que vai dançar uma valsa com ele na frente de todos”: LONGO, LONGO, LONGOooo!!! ;)

  43. Brunna Ricelly    24/10/2012 - 14h59

    Pra formatura acho o longo é mais chique e adequado! Ótimas inspirações Lu!

    beijoo
    ^^

    http://achadosdabrunna.blogspot.com.br/

  44. Natalia    24/10/2012 - 15h03

    Achei engraçado a maioria das pessoas dizerem que o longo é a escolha, mas que preferem os curtos.

    Eu AMO vestidos longos, acho que são bem mais confortáveis pra dançar, porque dão mobilidade e não mostram nada por descuido ou acaso.

    E realmente, Medicina e Direito pedem mais formalidade por costume, e nas fotos que vão durar várias gerações, o clássico não erra.

    Use um modelo confortável e que te deixe bem. E não vá com a ‘cor da turma’ pra não parecer parte da decoração. hahahah

  45. kammy    24/10/2012 - 15h08

    Lu
    eu particularmente iria com um curto (já que não sou a formanda =) em questão )

    Mil Beijinhos
    Kammy
    http://www.ComerBlogarAmar.com.br

  46. Fernanda Francischinelli    24/10/2012 - 15h26

    Eu arriscaria no longo, mas nada muuuuito glamuroso pra não roubar o brilho das formandas e não acharem que você é uma delas. Um vestido como o da ultima foto (o verde menta) cairia muito bem.

  47. Denise    24/10/2012 - 15h38

    Quando me formei em Biologia, o traje das formandas foi calça e blusa, bem simples. Anos mais tarde na minha formatura de Direito usei um longo, simples pois o tecido já era puro glamour. Todas as formandas estavam de longo, parentes próximos idem. Acho que vale a pena investir. Como disseram não precisa ter brilhos. Luisa, vá de longo e arrase! Bjs!

  48. Nathalia    24/10/2012 - 15h52

    Luuu, agora tô super em dúvida, em dezembro tenho baile de formatura de direito do meu namorado, já até comprei um curto (sabe o vestido que a Lalá foi no casamento da Camila Coutinho? é aquilo, só que curto). Será que eu deveria ir de longo??? dá dica de um lugar pra gente fazer make tbm Lu? Please!!!!!! Bjos

  49. Silvia    24/10/2012 - 16h01

    No caso a Engenharia se enquadraria nesse padrão “Tradicional” Lu?
    Tbm tenho formatura e pretendia ir com um longo vermelho lindo que já tenho..

    Bjokasss

  50. Rê    24/10/2012 - 16h18

    A ocasião pede um longo, chiquérrimo! Se joga no glamour e arrasa!

  51. Marcela Grando    24/10/2012 - 16h50

    Coincidência, estou na mesma situação! Meu namorado se forma em Medicina em janeiro…sou médica também e pelo que vi na minha formatura, um longo cai bem!
    Beijos!

  52. Marielle Paiva    24/10/2012 - 16h52

    Como as opiniões se dividiram nesse post!
    Fiquei impressionada com a quantidade de meninas dizendo pra ir de vestido curto! Formatura (principalmente medicina e direito, como bem disse a Lu) é um evento formal, assim como alguns bailes de reveillon e festas de casamentos mais tarde… Eu sempre uso longo em formaturas, e na minha fiquei feliz em ver algumas de minhas amigas vestidas desta mesma maneira. Sou muito tradicionalista, e me acharia desarrumada se fosse de vestido curto em uma formatura, a menos que fosse um vestido bem trabalhado, que compensasse o comprimento.
    Por ser namorada do formando, também sugiro que vá de longo, especialmente porque irá dançar a valsa. E principalmente se ele estudar em universidade particular (as festas costumam sem bem mais glamurosas); senão, você corre o risco de se sentir não tão bem vestida quanto outras convidadas.
    Eu estou na mesma situação: meu namorado se forma em janeiro em medicina tbm. E eu não tenho muita opção, tenho que ir de longo mesmo, porque além de preferir, o namorado é do meu tamanho ¬¬. Super vai rolar uma rasteirinha delicada de pedras do que um saltão poderoso,pq aí o vestido longo ajuda a disfarçar a informalidade do calçado…

  53. Elisangela    24/10/2012 - 17h05

    Eu iria de longo, com certeza!!!! É uma ocasião muito especial, pense que as fotos ficarão eternizadas, mesmo que vc um dia não esteja mais com o gato, a próxima irá ver o álbum de formatura e tem que pensar, huum a ex-dele estava impecável!! hehehe. brincadeirinha… Acho o vestido longo mais apropriado pra ocasião.

  54. Ju Freitas    24/10/2012 - 17h10

    Eu adoro vestido longo e sempre vou de longo, mesmo sendo só convidada, rs… Posso não trabalhar nos acessórios e cabelos, mas longo sempre que possível. Já minha irmã, detestaaaa vestido longo e formou em enfermagem com um vestido curto cheioooo de brilhos…

  55. Mariana    24/10/2012 - 17h34

    Ei Lu, vou contar minha experiência! Rsrs… Ano passado foi a formatura do meu namorado (de medicina!), também fiquei na duvida, mas na hora de comprar decidi por um curto lindoo que fiquei apaixonada! E sinceramente, acho que fiz sucesso, muitas pessoas vieram elogiar a escolha e no fim não passei desconforto para dançar etc… ! Antes de escolher me preocupei com a questão da tradição do longo (por causa da valsa), mas na festa percebi que era besteira, já que muitas escolhas de longos não estavam tão bonitos quanto outros exemplos de curtos muito elegantes. Acho que o que vale é mesmo o bom gosto e bom senso, para um vestido curto ou longo! Beijos!

  56. Bruna Cortez    24/10/2012 - 17h43

    Temos poucas oportunidade na vida de arrasar com um longo…. Por que desperdiçar esta?

  57. Luisa    24/10/2012 - 17h48

    Xarás,
    Eu me formei em Medicina agora eu julho pela UFMG e sofri até bullying das colegas por não querer ir de vestido longo…Eu não entendo que mania as pessoas tem de se meter até na roupa que a outra pessoa vai usar! Eu me sinto bem melhor de curto!
    E, no meu baile pelo menos, só as formandas estavam de longo. As namoradas/noivas/esposas estavam todas de curto!
    Além disso, na minha opinião, é melhor assumir um curto do que ir de longo e depois dar um nó/amarrar com gominha o vestido porque não aguenta o salto a noite toda.. acho isso o fim!!!

    Beijos

  58. Ana    24/10/2012 - 18h35

    Longo, com certeza! falou em festa com traje formal, por mais que o curto seja mais pratico, longo é longo, escolhendo tecido, corte e estampas certos pro tipo do corpo, fica lindo e elegante! Adoro!

  59. Luísa    24/10/2012 - 18h38

    Olha, acho que ela até pode usar longo, mas desde que seja discreto. Vamos colocar o pé no chão: ela não é formanda, é SÓ namorada de formando… o momento de brilhar são das formandas!
    Sinceramente acredito que o dress code equivale ao de um casamento e o papel dela, se comparado ao de um casamento, é o de uma convidada, não uma madrinha, muito menos a noiva!
    Ressalto também que curto não é sinônimo de mini, nem de bandage… dá muito bem pra usar um curto com leveza, super chic, porém discreto.

  60. Rau    24/10/2012 - 18h41

    Olha só, eu também estou me formando em janeiro e é a primeira vez que vou usar vestido longo de festa, durante o baile. Então, eu comprei um vestido preto com rendas, formato sereia, bem clássico, mas elegante, e que vou me sentir bem usando, por não ser tão chamativo. também gosto de apostar no conforto, por isso, cada um deve adaptar a ocasião ao seu estilo! Beijo!

  61. Silvana    24/10/2012 - 18h52

    Valsa é puro glam!!! Longo, com certeza!

  62. Ana    24/10/2012 - 19h38

    Eu iria de longo com certeza!

  63. Déborah Reis    24/10/2012 - 19h48

    Lu, aproveitando o post será que você poderia dar umas dicas bacanas de lojas de vestidos de festa aqui em BH. Me formo agora em dezembro e tô desesperada atrás de um vestido perfeito, mas na maioria das lojas que fui só encontro vestidos que parecem ter saído daquelas lojas do Barro Preto.

  64. Carolina M Ribeiro    24/10/2012 - 19h50

    Eu amo curtos, mas para a ocasião eu iria de longo simples, sem pedrarias ou mto babado, amei o da última foto, se fosse marinho seria minha escolha perfeita! Bjos

  65. Adriane Cunha    24/10/2012 - 20h41

    Bom, hoje em dia a gente ve curtos maravilhosos, mas quando dancei uma valsa na formatura do meu marido (que na época era namorado) usei um longo por causa do efeito nas fotos…a dança tem um movimento que traz um charme especial para a saia, os olhares se voltam para as saias girando em circulos…
    Beijos
    Estou amando o blog!!!

  66. Luisa (a que pediu o post, hehe)    24/10/2012 - 20h47

    Gente, muito obrigada pelos comentários. E Lu, muito obrigada pelo post! Foi super esclarecedor e me ajudou muito, de verdade. Ameeei os modelos que vc colocou, as inspirações. Pensei melhor e ouvindo a opinião de quem entende do assunto, resolvi investir em um longo. Algo mais básico, que tenha mais haver com o meu estilo mesmo. Depois que passar a formatura, mando uma foto para vocês, rs. Muuuuito obrigada pelo post e pelas dicas, meninas! De verdade! É muito bom ver como ocorre essas trocas valiosas na Internet. Luu, parabéns pelo blog! Ele é demais!! :) Beijos

  67. Tayna    24/10/2012 - 20h52

    Gente, estou me formando em medicina agora e fui a muitas festas de formatura de medicina nesses ultimos anos. Acho que um curto, mesmo pra quem vai dançar valsa fica muito mais legal para convidada. Se for pra ir de longo, nada muito trabalhado! Quem tem que ir com mais glamour são as formandas! Acho um pouco exagerado uma convidada estar over dressed, parecendo formando mesmo indo dançar a valsa! O ideal é um curto deslumbrante!

  68. sylvia    24/10/2012 - 21h44

    Vai de Patricia Nascimento, não tem erro!

  69. L    24/10/2012 - 21h50

    Estava na mesma dúvida, só que o dito cujo é do Direito. Acabei comprando esse, que é bonito e cabia no meu bolso: http://www.santarainha.com.br/content/images/036dc3e2a53986aa1065978679350f54.jpg

  70. Angelina    24/10/2012 - 21h54

    Vai de longo, mas não vai careta…

  71. Laura    24/10/2012 - 22h13

    Na minha formatura (sou médica) usei longo. Quando fui dançar valsa na formatura do meu namorado (que também é médico), usei longo de novo. Das formaturas de medicina em que fui (UFJF, UFTM, USP-RP) não lembro de ter visto alguém dançar valsa de curto. Tudo bem, nao sou a mais atenta das pessoas… É que não deve ser uma sensação boa ser a única pessoa de vestido curto dançando… Olha que a pessoa que vos fala é super fã de vestido curto (irei casar com um…)

  72. Isabela    24/10/2012 - 23h17

    Colega eu sou formada em medicina há 2 anos e esse ano quem se forma em medicina é meu namorado… meu LONGO COM GLAMOUR ja ta pronto pra ir pro baile !!!
    Vc é a pessoa q ficará ao lado do destaque da festa, vai tirar fotos que serão a lembrança da formatura dele, não se coloque como uma convidada qualquer !! Tem q estar a altura do festão e a altura do momento importante q seu namorado estará comemorando !! Outra coisa, tem q estar diva do lado do bofe tbm, ele vai gostar, e muito Q vc se dedicou a isso!! homens gostam de suas parceiras bem arrumadas nessas hras e se tiver alguém de olho nele, vc vai marcar seu território vestida para matar, e ele vai estar ocupado t admirando! rsss
    boa festa !!

  73. Carolina    24/10/2012 - 23h34

    Fui na formatura do meu namorado (de quase 7 anos, hehe), que se formava em Design Digital, de longo! Claro que eu ajudei a organizar a formatura inteira e conheço há anos a família, como as oportunidades de usar longo são mínimas, acho que não da pra desperdiçar! Na verdade, fiz uma saia de paetê longa e uma blusa de malha preta, aberta nas costas… Modéstia a minha, mas fez o maior sucesso, não teve quem não elogiou! Pra quem quiser se inspirar, aqui o meu look: https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc6/255363_445815995459064_449269871_n.jpg

    E eu digo, namoradas, vocês tem é que ahazar!!!

    Ah, Lu, adorooo seu blog, vejo todos os dias, mas nunca tinha comentado… Mas esse post eu não resisti! hehehehe
    Beijinhoss

    • Barbara    25/10/2012 - 08h10

      Nossa, ficou linda mesmo!

  74. Paola    24/10/2012 - 23h51

    longo mais doq c certeza

  75. Izabela    25/10/2012 - 00h30

    Sou médica e meu namorado tbm, na formatura dele fui de curto e sinceramente acho que foi a melhor das opções! Acho que o longo deve ficar para as formandas! Até porque geralmente os formandos usam smoking e ficam destacados dos convidados… E as formandas??? Por isso acho que o longo deve ficar pra elas! =)

  76. Jéssica Duarte    25/10/2012 - 08h44

    Amei os três primeiros ;D

    Oi meninas, conhecem a Glams Acessórios? Vocês vão amar! Acessem e conheçam: http://goo.gl/S9OJi,

  77. Carolyne    25/10/2012 - 09h53

    Mandaria um longo glamour puro.

  78. Viviane Catelani    25/10/2012 - 10h00

    Lu, eu sou suspeita p/ falar mais eu adoro os vestidos longos! Amo mesmo!
    Já desenhei e fiz 2 modelos p/ mim. Também fiz 2 modelos curtos. Em breve vou postar no meu blog.
    Estou sorteando um lindo maxicolar no meu blog!
    Acesse: http://jeitodebrilhar.blogspot.com.br/search/label/Sorteio

    Bjs

  79. Monica Campos    25/10/2012 - 10h18

    Looongo amiga! esse é o momento para ficar mara! sua oportunidade d brilhar com o longo. hahaha nossa mais esse ultimo verdinho é sensacional não? queeee coisinha mais linda de vestido *.*

    meninas, deem uma olhadinha, se vocês querem encontrar de tudo bem barato e ainda VENDER O QUE JÁ ENJOARAM: clica ai, sem neura.
    http://www.enjoei.com.br/usuario/monica-souza-campos

  80. Roberta    25/10/2012 - 10h24

    Longo com certeza! É muito elegante!
    Ahaza Lu… ah e faz uma make marcando esses olhos lindos q vc tem!!!

    Bj bj bjo

  81. Mariana Rocha    25/10/2012 - 10h45

    CURTO COM CERTEZA!!! iuahaiuhaiuahiuaha
    pelo comentários anteriores eu sou a única do contra né?! kkkkkk
    EU JÁ PASSEI POR ESSA SITUAÇÃO, exatamente assim!!!
    meu namorado (ex agora) formou em medicina e eu quis pq quis ir de longo pq achei que a ocasião pedia, por ser clássico e etc….
    foi mto difícil achar um vestido longo sem parecer “oi, to me achando formanda tbm”. no fim consegui, um longo discreto que me agradou.
    usei mas depois vendo as fotos do album, uma ou duas aparecia o vestido inteiro! e tanto na festa quanto nas fotos, achei que muitas com curtos mais sofisticados ficaram mais arrumadas do que eu.
    além do que aquele longo ficou no meu armário pra sempre….. (se tivesse comprado curto, teria usado em muitas formaturas que fui tbm).
    o namoro acabou, a minha formatura chegou (tbm formei em medicina) e agora tenho uma coleção de longos e poucas ocasiões pra usar!!!
    infelizmente temos q pensar no dinheiro tbm, afinal, quem gosta de um bom vestido sabe que é caro e pra usar poucas vezes acaba sendo um desperdício.
    bom, essa é minha opinião de quem já viveu exatamente essa situação!!
    mas boa sorte! ;D
    bjos

  82. Lyvia Gamerco    25/10/2012 - 10h47

    Sempre acho que formatura pede longo, ainda mais sendo a namorada do formando de medicina, se joga na longo bapho!
    Amei as inspirações, Jessica Alba é minha preferida!
    beijo

  83. Ana maria Allain    25/10/2012 - 11h01

    Lu, apesar de ir pouco a formaturas, acho que o longo é mais pros formandos, e vc como é acompanhante , um curto cairia super bem,,bjus

  84. Patati Patata    25/10/2012 - 11h05

    Também prefiro longos, mas acho que deve ser um tanto quanto discretos para não acabar sendo confundida com formanda também. Nada de exagero… um longo bonito mas bem básico.. Adoro! Bjos bjos, Luuh Martins.

  85. Priscila Guimarães    25/10/2012 - 11h11

    Amei os três primeiros, super brilhosos e o último, o verde menta fofo.
    :D
    Longo para essa ocasiões é sempre bom, mesmo que seja um modelo simples né.

    http://simplesechique.com
    Tem 4 SORTEIOS rolando lá no blog

  86. Lívia Santiago    25/10/2012 - 13h11

    Difícil essa, hein? Como aqui no Rio todo mundo é desencanado com montação, provavelmente de longo eu estaria overdressed, a menos que eu fosse a formanda, rs! Aqui com certeza um curto maravilhoso daria conta do recado, ainda mais que é um evento jovem! Já fui num casamento super chique no Copacabana Palace em que a maioria esmagadora das meninas com menos de 30 anos estava de vestido curto. Mas se fosse em outra cidade, tipo BH ou SP, acho que iria todo mundo de longo.
    Enfim, conta com a sua intuição, que tb é super importante!

  87. Luciana Pordeus    25/10/2012 - 16h31

    Desculpe me intrometer, mas tenho de falar! Ano passado foi formatura de meu enteado em Medicina UFMG. Festão, Bailão, tudo lindo e maravilhoso, super chique e tals, maaasssss….(tem sempre um, né?) é um mundaréu de gente, todos juntos e ao mesmo tempo na hora da valsa….é impossível dançar, eu não fui de longo, a namorada dele não foi de longo, e foi a melhor decisão porque o que eu vi de longos serem literalmente destruídos na pista não está no gibi! pense nisto…são mais de 100 formandos, ao menos 200 pessoas apinhadas na pista….fica impossível vc se safar sem milhões de pisões, pense no longo? Eu desaconselho…se quiserem posto foto desta hora aqui…se for possível…

  88. Tata    25/10/2012 - 17h24

    Lu, que alivio!
    Comprei semana passada meu vestido pra formatura de medicina da minha irmã, e rolou toda uma dúvida.. comprei longo! que bom que você tem a mesma opinião!

    beijo

    http://www.tatices.com

  89. Ju    25/10/2012 - 21h39

    Passei pela mesma situação mas resolvi ir de longo. Não curto muito mas acho que a situação pedia. Realmente é um mundareu de gente, valsa cada um dançando nos seus 20cm2. O vestido com brilho discreto e decotão nas costas. Tava parecendo namorada de formando mesmo e não formanda.
    Como os bailes tem o pós festa e duram até as 4 da tarde do dia seguinte levei um vestido de festa pretinho basico e uma sandalia mais baixa e lá pelas tantas troquei de roupa! hahahha FOI A MELHOR COISA QUE FIZ! Já tinham tirado todas as fotos e pude ficar tranquila (e não jacú com nó no vestido) ateeeee o final!

  90. ARIADNE    26/10/2012 - 01h49

    LU COM CERTEZA LONGO! GRANDES SERÃOS AS OPORTUNIDADES DE INÚMEROS EVENTOS PARA VOCÊ COMPARECER ONDE O MODELITO CURTO VAI ARRASAR! AGORA POUCOS SÃO OS MOMENTOS ONDE PODEMOS ARRASAR NUM VESTIDÃO MADE IN OSCAR!
    AMEI O VESTIDO DA JESSICA ALBA,SUPER ELEGANTE E SEM MUITOS BRILHOS!
    FORMATURA DO FUTURO MARIDÃO,TEM QUE COMPARECER A ALTURA!

  91. Mara    26/10/2012 - 17h27

    gente arrasou que vestidos lindos…
    Meninas da uma olhada neste site as T-shirts maravilhosas
    http://www.sweettshirt.com.br

  92. Lúcia Soares    26/10/2012 - 19h44

    Não é uma questão de gosto. Baile pede longo. Sempre.

  93. Maria Cecília    28/10/2012 - 00h02

    Creio que o vestido longo deixou de ter aquele “esteriótipo” de grande formalidade..ou “estou-usando-algo-mas-é-só-hoje”.. rs Sabe!? Podemos ir à feira com um longo e Havaianas e participarmos de um evento mais glamuroso; a distinção ficará por conta de todo o aparato de acessórios,maquiagem/cabelo, qualidade do tecido, etc…
    A gente não se “forma” todo dia Rs….portanto…prestigie esse momento único. Elegancia nunca é demais!;-)
    Bjs.

  94. Lays Miranda    05/11/2012 - 14h44

    Também não acredito que seja uma questão de gosto não. Se vc é uma convidada simples da formatura (não é mãe/namorada do formando), até rola ir com um curto bem trabalhadinho. Mas se vc vai dançar a valsa, a pedida é um longo mesmo.
    Quanto a questão de ser formatura de Medicina, não vejo motivo pra alarde. É uma formatura de curso superior como qualquer outro. Me formei em Geografia e minha irmã em Odontologia. Visto que Odonto é um curso mais tradicional que Geografia, a ideia é de que seria mais “chique” ou coisa do tipo. Mas que nada! Ambas as festas ficaram “pau a pau” quanto a elegância e fineza.
    Enfim, baile de formatura de curso superior pede um longo, sempre.

  95. Carol    13/03/2013 - 21h27

    E no caso de uma formatura de ciências contábeis do meu namorado? Curto ou longo?

  96. ANA PAULA    26/04/2013 - 15h24

    MEU NOIVO ESTA SE FORMANDO NA SUA PÓS GRADUAÇÃO EM UMA FACULDADE PÚBLICA, NÃO SEI QUE TIPO DE ROUPA USAR NO JANTAR. ME AJUDE..

  97. Tamiris    06/11/2013 - 13h30

    Bom, também estou na dúvida pois irei me formar no final do ano e acabei comprando um vestido dourado com paetê curto. Acho que por ser ensino médio não há necessidade de ser um look elegantíssimo…Irei caprichar na maquiagem e no cabelo, e com aquele salto beem alto! Será que foi fazer fiasco? Pq minhas colegas irão com vestido longo, mas aqueles que dá pra tirar a parte longa…mais uma vez, será que vou fazer fiasco? rsrsrs me ajudeem!!

  98. Amanda    13/01/2014 - 12h58

    Eu estou na mesma, achei esse blog procurando socorro. Mandei fazer 2 vestido pra formatura do meu namorado, ele se forma em relações internacionais na unesp, e são 2 dias de festa. São super chiques, mas são curtos, e no primeiro dia é um jantar com as valsas e o segundo a festa. Mas conversando e lendo esses posts fiquei na dúvida entre usar pelo menos na valsa um longo liso e azul marinho. O que acham?

  99. Magda    21/01/2014 - 19h14

    Meu namorado se forma em farmácia.. mandei fazer um vestido longo de renda, mas tem como usa-lo curto tbm.. é lindoo mas estou com receio e com dúvida tbm na hora de usar! curto ou longo??

  100. renata    21/07/2014 - 12h23

    ola, gostaria de saber se uso vestido longo ou curto na formatura do meu marido em Ciências Economicas. Por favor me ajudem.

  101. Petra    02/12/2014 - 12h58

    Estou na mesma situação, não sei o que usar. Me sentiria mais confortável com um curto pra curtir a festa, dançar, mas não sei se quando for dançar a valsa vai ficar estranho. Lembro que em outras festas de formaturas as namoradas estavam de longo. Se for longo, não quero glamour, porque ele soa desconfortável. Quero algo que chame atenção, mas que seja confortável, existe?

  102. maria cristina    19/01/2015 - 18h18

    pode usar vestido longo branco para dançar com o namorado no baile de formatura dele?

  103. Elisa    21/04/2015 - 22h46

    Boa noite, gostaria de saber o que devo usar na formatura do meu marido no quartel . Não tenho certeza do horário será de manhã ou atarde. Sou baixinha não tenho costume de usa vestido sou cheinha também rsrs me ajuda

  104. Odimara    17/02/2016 - 10h15

    Olá bom dia,
    minha dúvida é a seguinte, meu namorado irá se formar Policial Militar, e eu claro, serei sua acompanhante rsrs.. Mas na hora de escolher o vestido ideal para a ocasião sempre me ocorre dúvidas.. O traje pedido é vestido longo. Qual o modelo do vestido seria melhor?

  105. Camila Nicoletti    24/02/2016 - 01h07

    Meninas, neste sábado (27/02/2016) irei a formatura do ensino medio do meu namorado, e como tem aquelas três valsas, (mãe, madrinha e princesa) serei a princesa e vou dançar a ultima valsa com ele. Porem não sei qual vestido usar, não queria ir com um vestido de festa, longo e cheio de brilhantes, ate porque não sou formanda e não quero chamar atenção. O que vocês acham de eu ir com um vestido básico preto, com pequenos detalhes em dourado na barra e uma pequena abertura nas costas, curto, um salto dourado com strass e uma cateria simples com detalhes dourados também… O que vocês acham? Vou ficar muito simples, ou esta ótimo pra ocasião e por eu não querer chamar a atenção e ir confortável? Se puderem me responder ficarei grata. Enfim, é urgenteeeeeee!!!!!

Tem vídeo novo no canal! Seguimos nossa viagem pela California e fomos visitar a Disneyland ☺ Tá lá no youtube.com/luferreira #disneyland #family #love
Mais sobre Lifestyle