19.11.2012 Lu Ferreira

Help: Dá pra usar minha saia longa em um casamento?

Em: Help, Moda

Essa semana eu tento ajudar a esclarecer a dúvida da Júlia (nome lindo, igual ao da minha irmã – eu que escolhi, heheh). Olha o que ela me escreveu:

A dúvida é: dá para usar saia longa em casamento? Tenho uma de renda e estava pensando em combinar com alguma blusa legal para ir num casório, que não é muito formal. Só uma cerimônia + festa num salão. A saia é daquelas em que o forro não vai até o pé e rola um pouco de transparência a partir de um palmo acima do joelho. Com qual blusa combinar? Ah, a saia é marrom. E aí surge outra dúvida, com que cor combinar?


Júlia, duas coisas chamaram a minha atenção no seu e-mail: uma, é que talvez você esteja enganada a respeito da formalidade do evento. Já fui a vários casamentos assim (com a cerimônia no mesmo local da festa) e a coisa era tão formal quanto um casamento em igreja, viu? Mas enfim, você conhece os noivos e vai saber melhor o tom da festa do que eu, hehehe! A outra, é que eu nunca pensei nesse tipo de saia num contexto festa.

Fui pensar nos looks que já tinha visto com ela e todos são bem informais, com camiseta, rasteirinha… O clima é meio despojado, tipo nos looks aqui de cima. Por outro lado, renda é um material nobre, e típico de trajes de festa, portanto não vejo problemas em “promover” sua saia a uma roupa de festa! Até porque, a gente vê muitos vestidos com transparência também, né?

Eu usaria uma blusa no mesmo tom da saia, em tecido nobre. Seda, renda, um cetim, talvez. Se for complicado de achar (marrom é difícil né!), vá pros tons de dourado, que eu acho que combinam demais com o marrom e acabam trazendo um brilho muito bem vindo no seu caso. Eu tomaria um cuidado especial na hora dos acessórios e cabelo/make. Eles têm que ter cara de festa. Uma sandália fina, brincos delicados, bolsa pequena e de tecido. O cabelo bem feito também ajuda, será que você arrisca um coque? Digo isso porque a gente tá acostumada a ver essa saia no dia a dia, e com esses cuidados você faz com que ela seja transportada para esse outro tipo de ocasião.

O que vocês acham?? Usariam esse tipo de saia numa festa mais formal??

Posts Relacionados:

67 respostas para "Help: Dá pra usar minha saia longa em um casamento?"
  1. Era a minha duvida há duas semanas atrás, só que a minha é plissada e preta… mas acabei comprando um vestido pra ir ao casório… hehehe bjs


    por Francielly Demetrio
  2. Que coincidência, a esposa do Caio Ribeiro, comentarista de futebol, foi com um vestido assim no casamento do Tiago Leifert. Eu não gostei muito não!

    http://br.omg.yahoo.com/fotos/apresentador-tiago-leifert-se-casa-em-s%C3%A3o-paulo-slideshow/apresentador-tiago-leifert-se-casa-em-s%C3%A3o-paulo-photo-340238973.html


    por Taís Santos
  3. Lu, acho que o mais difícil não vai ser a blusa, e sim os sapatos… Eles teriam que ser altos e sofisticados o suficiente para a ocasião, ao mesmo tempo não podem deixar a saia longa com um comprimento estranho e nem descombinar com o estilo da saia, já que a renda vai deixá-los bem aparentes. Será que vai funcionar? :/ Bjos!


    por Simone
  4. Saia Longa e tão chic! Eu Amooo!

    Bejuus

  5. Usaria sim, mas, de fato sendo marrom é mais difícil. Uma saia como essa preta, seria bem fácil de deixar com cara de festa, com as mesmas dicas que vocês, da blusa de seda, peças delicadas para completar, além de um penteado digno de festa para contrapor a possibilidade da roupa ter ficado menos formal do que o necessário.

  6. lu, como sempre suas dicas são perfeitas!!
    eu acho perfeitamente possível trazer essa saia pra um casamento se ele não for mesmo muito formal! o que eu não gosto é da cor da saia pra esse modelo, mas isso não vem ao caso.
    eu usaria tipo esse look da sheron menezes: http://msalx.claudia.abril.com.br/2012/09/06/1722/sheron-menezzes-2012-09-07.jpg?1346966488
    gosto desse modelo de blusa, de cor marrom ou meio nude.. só não usa pérola, porque embora fique bonito com marrom é cor pra noiva.
    bjs e sorte


    por celi
  7. *dicas que você deu

  8. ei lu!
    eu não usaria não. acho que a saia já tá tão popularizada que mesmo combinando com uma blusa chique dourada (também acho a unica combinação possivel para marrom – cor dificil) ficaria despojado demais. e justamente por ser uma saia associada a looks mais informais, poderia até causar um desconforto na convidada e na noiva, que pode se sentir menosprezada pelo descaso da escolha do look.

    outra coisa também é: por ser uma festa num salão, PODE SER que ela tenha reduzido o numero de convidados, deixando o evento mais intimo.
    nesse caso, vc não quer ofender a noiva não se vestindo a altura do carinho que ela teve ao te convidar…

    eu veto.

    Rsrsrs! adoro seu blog!
    beijos

    • ofender a noiva? paaaaara né!


      por Gabi
  9. Deixa eu ser chata um pouquinho???
    Casei no sitio, de manhã. E queria q o evento tivesse a formalidade de um casamento, adequado para o horário.
    E a maior medo de quem não vai casar na igreja, é exatamente isso, os convidados acharem q tudo muito informal.
    Gente a menos q os noivos digam claramente q o casamento é descontraído, sempre leve em conta q é um casamento, um dia muito importante na vida dos noivos….. e ninguém quer um álbum de casamento com os noivos e família impecáveis e os convidados achando q estavam num churrascão….. srrsrs


    por Erika Maciel
  10. Lu,
    Adorei as explicações e opiniões a respeito!!!
    Amooo seu blog!!
    Beijos e sucesso


    por Mari
  11. Eu , na minha humilde opinião , NÃO usaria esse modelo de saia para uma festa de casamento!!!Mesmo tentando dar uma refinada nela, acho que ficaria muito com cara de improviso!Deixaria mesmo para uma outra ocasião mais despojada… pensaria em algo mais nobre mesmo, como a ocasião pede!!! bjin.


    por ana lu
  12. Eu adoro essa categoria nova de post! Mas acho que p/ ficar mais legal, seria interessante quem escreveu mandar a foto do look final, caso a pessoa siga sua dica!!! Fico super curiosa sempre p/ ver como ficou :) Beijos


    por Nanda Muniz
  13. Eu não tenho saia longa de renda, mas já adaptei outras saias longas para eventos formais, principalmente no frio. Caprichar nos acessórios, no make e no cabelo é fundamental para dar aquele arremate bonito na produção!
    Beijos

  14. Com certeza!! Não teria nenhum medo de ser feliz usando uma saia assim em casamento. Só que tem que usar os acessórios certos juntamente com a make e o cabelo, como a Lú disse! =*


    por Nany
  15. Julia e Lu!!

    Engraçado que usei uma saia desse estilo no casamento da tia do meu marido e todo mundo adorou!
    Além disse, me senti muito confortável e adequada, apesar de ter ficado meio com medo antes de chegar na festa hehe
    Usei uma saia desse estilo de renda preta com uns fios metálicos dourados bem discretos por toda a saia, junto com uma blusa estilo regata com alça grossa, em tecido bem fino, tipo uma renda com foil dourado por cima. Por baixo coloquei um top preto para nao ficar tudo muito transparente.
    Nos pés, sandália preta com salto bem alto, e como opção de bolsa, escolhi uma clutch durinha preta com dourado.
    Pode parecer tudo muito preto e dourado mas o look todo ficou harmonioso.
    Meu cabelo é medio, fiz um babyliss leve nele e usei jóias delicadas, mas acho que ficaria bom com cabelo preso também.
    A sua saia é marrom mas acho que também ficaria perfeita com uma blusa de tecido delicado dourado e acessórios também delicados.
    Pena nao ter foto do look inteiro para te mostrar.
    Espero ter ajudado um pouquinho =)
    Bjoss


    por Vivian
  16. Oi Lu e Júlia…então eu usaria sim, inclusive vou fazer isso em dezembro que tenho um casamento para ir. Compraria uma blusa bem fina ou mandaria fazer em um tecido bem bonito…uns acessórios e um cabelo bem feito, acho que ficará linda e diferente das demais. Beijos


    por Duanne Moreira
  17. Olá! A Lu fez um comentário bem pertinente: recentemente fui a duas festas de casamento no esquema cerimônia+festa no salão, onde os noivos juraram de pés juntos que seria algo informal e, chegando lá, 95% das convidadas estavam super formais, com aqueles vestidos de festa ‘acetinados’ [rs], como manda o dress code de um casamento tradicional. Achei, no entanto, que as dicas da Lu podem dar uma cara mais formal para um look com a saia em questão; penso que, se a pessoa não se importar com a possibilidade de talvez destoar do conjunto, tudo bem!

    Um beijo1 :-)


    por Claudia
  18. Achei a sua idéia otima! Uma blusinha de seda, uma sandália fina, e muito brilho nas jóias ficaria bem legal! Fazer um coque e colocar um brinco poderoso


    por Julia
  19. Não usaria. Acho mais fácil de errar e, além disso, tem todo um trabalho extra de fazer o restante da roupa/make ORNAR com saia, o que não acho que vale a pena.


    por Marina Rosa
  20. olá…eu já fiz algo parecido num casamento super chique e tds elogiaram, só q no meu caso a saia longa era de “seda” preta e a blusa é que era de renda, tb preta, q usei por dentro da saia de cintura alta e arrematei com cinto de metal dourado. Uma clutch de tecido perolado. Sandália de salto com brilhos q qse não apareciam. O cabelo fiz um moicano. Make olhos bem marcados com boca nude. Espero q inspire um pouco!!


    por rúbia penido
  21. Lu, eu já fui a muitos casamentos informais. Informais mesmo. A primeira vez que fui convidada a um desses eu desacreditei, o noivo falou pra q eu fosse à vontade, que ele queria ver todo mundo à vontade, de calça jeans… eu achei q fosse brincadeira, fui com um vestido curto beeem coringa. Chegando lá, só dava eu mais arrumadinha. Depois dessa eu aprendi q existem mesmo casamentos informais de verdade! rsrsrs… Acho q tem q ter bom senso. E, se for pra errar,por via das dúvidas, prefiro estar mais arrumada mesmo!


    por Paulinha
  22. Eu usaria sim da mesma forma que vc indicou…marrom com dourado fica lindo! Gosteei muito!


    por Aislene
  23. Não curto saias longas.. mas adorei a dica. Pode ser interessante.

  24. Lu, curti muito a sua resposta e concordo em tudo! Eu usaria sim! Um pouco antes desta moda chegar aqui vi a Jennifer Aniston com uma saia preta com mega transparência em um evento “formal”, não era renda, mas achei lindo demais! Eu usaria como você disse, com uma blusa de tecido nobre, dourada. Uma sandália linda dourada e acessórios, cabelo e make super festa! Acho que rola! Fala pra ela mandar uma foto da produção depois pra gente ver! hehehe
    Beijos!


    por Mariana
  25. Como a saia e marrom, aposte em blusa no tom dourado enacessorios tambem. Dar um ar mais fino e requintado que se requer em um casamento


    por Lê
  26. Eu já usei em um casamento menos formal (foi em um restaurante, noiva usou vestido curto, etc) uma saia plissada preta com blusa de paetê prata, caprichei nos acessórios e make. Como o estilo do casamento era mais relax, minha roupa ficou super adequada e, depois disso, já usei a saia em diversas ocasiões! Eu adorei sua sugestão para o dilema da Julia e super usaria!

  27. Gostei dos look sugeridos, acho que dá para usar na boa, :D
    Bjs

    http://simplesechique.com
    Tem SORTEIO lá no blog.

  28. Hm, que difícil, hem Lu?! hehehe
    Às vezes a saia que a gente imagina pode ser completamente diferente da realidade, por mais que ela tenha descrito a peça…
    Assim, às cegas (hehe), acho que dá bem mais trabalho tentar montar um look ok com a saia (acho marrom tão difícil… só eu?! hehe)! Na dúvida (e insegurança), correria atrás de um vestido mesmo!

    Beijos!

  29. Ótimas dicas. Para não errar, é melhor usar a saia em eventos menos formal. A não ser que a saia seja da mesma cor da blusa!
    Bjss

  30. Eu acho lindo saia longa mas nunca usei porque morro de medo de não ficar muito bom proque sou baixa,mas dependendo da saia Lu fica bonito sim uma blusa de seda fica perfeito

    bjos

  31. Eu usaria sim, com uma blusa dourada de seda ficaria linda… e realmente um cabelo com cara de festa, bolsa e sandalias finas ficaria com cara de casamento sim.


    por Lu Ramalho
  32. Fui em um casamento sábado e vi uma garota com esse tipo de saia, que estava arrasando !!!!!! Adoro esse modelo …. =D
    Vale super a pena a visita:
    http://blogdalolis.blogspot.com.br/

  33. Olha pode parecer meio loucura, mas por que você não tenta usar a saia como vestido? Se der claro… e tiver forro suficiente. Você ganha um vestido longuete, tomara que caia… Coloca um colar lindo e um sapato nude para alongar!


    por Cynara
  34. adorei as saias, lindissimas! a primeria preta ta um escandalo.

    Carol $.
    http://www.facebook.com/C666s999
    http://c666s999.blogspot.com.br

  35. Olha, eu nunca pensaria em usar uma coisa dessas num casamento SE eu não tivesse visto com os meus próprios olhos a menina MAIS LINDA E MAIS BEM VESTIDA no casamento MAIS CHIQUE que eu já marquei presença.
    Ela usava uma saia comprida, preta, daquelas fluidas mesmo que se encontram aos montes na Zara e com um top parecido com esse aqui: http://www.zara.com/webapp/wcs/stores/servlet/product/pt/en/zara-W2012/269189/952001/EMBROIDERED%20CROPPED%20TOP e ficou LINDA DEMAIS. Ela usava a saia acima do umbigo daí que ficou só mesmo um nadinha da barriga à mostra e ficou perfeita, parecia uma princesa dos tempos modernos.


    por Sara
  36. Dando meu pitacozinho por aqui, minha filha invocou na saia que Marianas Rios usou em um casamento por ai… dai ganhou uma da vovó puxa-saco e foi linda assim à um casamento. Simples, mas, como você disse, cabelão, bijuzão (e um baita corpão) ajudaram! Olha só… http://www.bianicastro.com/2012/03/ela-foi-assim.html nada usual, mas arrasou! Bjs lU

  37. Eu usei em um casamento mês passado exatamente uma saia igualzinha a da primeira foto do post. usei com uma blusa de paeté preta. coloquei um brinco azul pra quebrar e ficou bem legal. bjs


    por teresa
  38. Eu não usaria! Não queria ver ninguem assim no meu casamento então não iria assim no casamento de ninguem! hahahah Eu acho esse tipo de saia com cara de praia, sei lá! E mesmo esses looks mais informais com camisetinha e tal ainda me deixam em duvida se gosto ou não. Pra mim o melhor é arrumar um vestido mesmo que mais simples e neutro e deixar a saia pra balada, pro churrasco de domingo, pra passear no shoping ou mesmo pra despedida de solteira da colega que vai casar né kkkkk Idéia minha né, mas como vc sempre diz né Lu…cada um com seu gosto… Mas devemos pensar o que vamos pensar das fotos daqui uns anos! bjo


    por Larissa Avendaño
  39. AMOOO!! VOU NUM CASÓRIO SABADO AGORA E TB VOU USAR SAIA LONGA DE RENDA C TRANSPARENCIA C/ UMA BLUSINHA PRATA!!TUDUUUUUUUUU….FICA LINDU!! BJS


    por Michele
  40. Lu tenho duas meninas uma de 10 Julia e a outra de 1 ano e 5 meses Luísa, os nomes são lindos!! a pequena eu chamo de Lulu. Sou leitora diária do seu blog e você é uma linda!! beijos


    por Giovana
  41. Eu amo saia longa, mas nunca usaria num casamento viu…
    Fico com os vestidos mesmo ;D

    Queria convidar suas leitoras para conhecerem a minha lojinha: http://www.glams.com.br Acessórios femininos e Yes Cosmetics Online!

  42. A Francesca do Blog Shoe Lover já usou uma saia desse num casamento na Espanha, se não me angano, achei lindo! Vale dar uma procurada nas fotos por lá para se inspirar!
    Bjss


    por Ana Paula
  43. Eu usaria com uma blusa bege de cetim ou uma de renda dourada ou marron e pra arrematar aquele cinto com aquela placa dourada que deixa tudo com cara de chique


    por camila
  44. Usaria uma coisa do tipo: A saia preta, né? e alguma coisa tomara que caia de algum tecido mais nobre e de outra cor…. e ia ahasando na maquiagem, num penteado mais elaborado e no salto.
    a blusa seria assim, tipo a parte de cima desse vestido http://1.bp.blogspot.com/_AmQKPOdd06w/TFsGpcniScI/AAAAAAAAFHw/7m1_O_hTvSc/s1600/vestido+madrinha+tomara+que+caia.jpg
    só que mais lisa….


    por fabiana
  45. Saia pra casamento… A gente nunca imagina até ver uma pessoa linda usando. Realmente, nunca pensei nessa de renda transparente pra um casamento, como alguma das meninas comentou, lembra praia. Só que na verdade, qndo a pessoa sabe combinar, fica muuito mais chique que um vestido, pode acreditar! Acho q se a Júlia (nome liindo mesmo, minha irmã também chama e fui eu q escolhi :P)achar a blusa certa, ela será uma das mais bem vestidas do casamento. Boa sorte ;)


    por Mel Oliveira
  46. Achei as dicas muito pertinentes e acho que ficará muito legal… Aproveitando o tópico saia longa com transparência, gostaria de tirar uma dúvida… Tenho as pernas mais curtas que o tronco e muito volume no tronco por causa dos seios e não uso saia longa por fico desconfortável com as proporções… O que você acha Lu?

    Bjus


    por Fernanda Louisy
  47. Adorei o post e aproveito para uma dúvida parecida!
    Tenho uma casamento (informal, tipo o da Julia) para ir em dezembro, e outro mais chique em fevereiro.
    Comprei uma saia longa plissada em um tom de nude e uma regata de malha com a frente toda de paetê, nude também, mas um tom mais escuro. Posso usar nos dois casamentos (são convidados completamente diferentes)? Que acessórios devo usar em cada um para evento?

    Grata!
    Beijinhos =)**
    Ana


    por Ana Paula Antunes Savagnago
  48. Usei maxissaia de renda com forro menor em situação mais formal, bem tranquilo: http://futilidadeintima.blogspot.com.br/2012/05/penteado-lateralizado-com-uma-flor-de.html

  49. Não usaria não, mas por causa do modelo mesmo, que acho muito feio.
    Nada contra saias longas em casamento, acho até bem legal e diferente, mas esse modelinho… nem pensar.

  50. Lu nem acredita estou com o mesmo dilema que a ju, que bom que pensei em colocar com uma blusa de cetim pink, minha saia é preta, e uma sandalia de salto fino acho que fica bom! o que vc acha? um coque e um make bem clarinho pois o casamento é evagelico e eu nao quero ir como se eu fosse pra boate! rsss adorei a materia!

  51. Acho essas saias uma das coisas mais estranhas do mundo da moda. Não consigo nem pensar em usar.


    por Taby
  52. amei tudo mto elegante

    Mil Beijinhos
    Kammy
    http://www.ComerBlogarAmar.com.br

  53. Coincidência! Só pode ser…
    O meu relato:
    Também tenho um casamento pra ir e não queria investir em um vestido de festa, daqueles que a gente tem vários no armário e nunca mais usa! Acabei comprando uma saia de renda laranja, com um forro puxando pro dourado. A saia era linda! Arrematei com um cinto que mandei fazer de pérolas douradas misturado a pedras e pequenos pontos de luz… O desafio era – é – achar a blusa ideal. Queria algo em seda, um tecido mais fino, e daria o toque final com sandálias e clutch elegantes, uma maquiagem poderosa e um cabelo também. Acontece que a sociedade é muito preconceituosa! Para todos que eu digo que eu iria de saia longa, recebi preconceito e discriminação! Por mais que todo o conjunto fosse fino, todos olhavam torto! A dificuldade em encontrar uma blusa fina de seda foi imensa, no fim, pensei direito e acabei comprando um vestido longo mais “adequado” a ocasião, mas não que isso seja a minha opinião! Adoro ousar e ir diferente nos lugares, como sempre fiz nas minhas formaturas e outras festas.. Acontece que tem muita gente brega e que acha que essas vestidos de tafetá ou com pedrarias é que são bonitos.
    p.s: o casamento seria em um haras, as 19h15.


    por Alice
  54. Não usaria esse saia em local algum, acho muito feia, mas é questão de gosto…


    por Jessica Duarte
  55. Usei uma saia preta, como a da foto, com uma camisa branca, maxi colar poderoso e scarpin preto para ir a um casamento. Ficou lindo!


    por Mônica
  56. entao, usei um look parecido em um casamento e ganhei vario elogios. A saia era preta, ai usei uma blusa cetim dourada com um colar lindo, cinto de metal e super combinou.


    por elen
  57. Usaria a saia mas sem transparencia. Creio q ñ funciona em um casamento. Bj.


    por Maria Cecília
  58. gostaria de saber si saia longa preta com tomara que caia e um cinto dourado fica bom


    por petrina aguiar
  59. tenho uma sai longa de renda preta com o forro ate a coxa da pra ire ao casamento as 6 horas com q tipo de sapato e de blusa


    por vilma
  60. Meu nome é Maria tenho 42 anos magra cabelos médio. Tenho uma casamento para ir em junho no interior de MG com festa após a cerimônia, gostaria de saber se posso usar uma saia de cetim longa vasê e qual tipo de blusa usaria.


    por maria aparecida cunha