Europa, Intercâmbio, Praga, República Checa, Viagem

Intercâmbio: Praga

Conhecer a República Tcheca nunca fez parte do meu imaginário de viagens, mas confesso que quando soube que o país sediaria um Congresso importante na minha área, eu e duas amigas tratamos de agitar a nossa ida! Chegamos lá no finalzinho do verão e pegamos dias bem quentes, apesar da minha mala ter sido feita para dias de frio, como diziam todos os sites de previsão do tempo, hahaha!
Praga é uma das poucas cidades da Europa Central que não foi bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial. A cidade é linda e conseguiu manter muito bem preservados todos os monumentos, igrejas, castelos e edifícios, alguns datando da Idade Média. A cidade é dividida em duas regiões: cidade nova e cidade velha. Ficamos hospedadas na cidade nova, mas com uns 10 minutinhos de caminhada já estávamos na Praça da República e de lá para a cidade velha (zona que abriga a maior parte dos monumentos históricos) bastava atravessar o Portão da Pólvora. Nosso guia (que falava português!) nos contou que antigamente havia um muro dividindo as duas áreas e a cidade velha era o local destinado à moradia da nobreza. Hoje só resta mesmo o Portão que é o marco divisório. Atravessando este portão, logo avista-se a Praça da Cidade Velha, onde estão dois pontos turísticos: a Igreja de Nossa Senhora Diante de Tyn e o Relógio Astronômico.


A igreja, construída em estilo gótico, se parece mais com um castelo e dizem que Walt Disney se inspirou nela para criar o Castelo da Cinderela. Se essa história é verdadeira não sei, mas que é uma das igrejas mais bonitas que já vi, ah isso é! E durante a noite então…
O Relógio Astronômico é uma atração à parte. Ele está instalado na torre da Prefeitura da Cidade Velha e foi criado não só para indicar as horas, mas também para reproduzir as órbitas do Sol e da Lua. O relojoeiro criou um sistema tão sofisticado para a época que o Rei mandou cegá-lo, impedindo que ele o reproduzisse a pedido de outro monarca. Quando o relógio marca horas cheias, pequenas estátuas saem de suas casinhas ao lado do relógio e lá no alto da torre um garoto vestido com roupas medievais toca uma música na corneta anunciando a nova hora. Curioso é que noivos que se casam na Igreja de Nossa Senhora Diante de Tyn (localizada na mesma praça) passam ali no Relógio Astronômico para fazer uma foto para o álbum. Em pouco mais de 20 minutos que ficamos ali, avistamos duas noivas posando para as fotos!


Outro local muito visitado é a Ponte Carlos sobre o rio Vltava, que liga a Cidade Velha ao Castelo de Praga situado no bairro de Malá Strana. Ao longo da ponte existem 30 estátuas distribuídas dos dois lados, a mais famosa delas é a de São João Nepomuceno. Só se passa à pé por ela e está sempre assim, lotada. Também é interessante passear pelo Bairro Judeu, visitar as várias igrejas, assistir ao Teatro Negro e a apresentação das orquestras que ocorrem em vários pontos da cidade.


No nosso último dia já tinhamos andado bastante pelo centro histórico e decidimos conhecer o Parque Petrin (Petrin Hill). O pessoal do hotel nos ensinou a chegar lá pegando o metrô e o funicular (tipo um trenzinho elétrico). Gente, o metrô é muito profundo e dava até um pouco de medo de pegar a escada rolante de tão alta que ela é hahaha, juro! O parque, além de proporcionar vistas maravilhosas da cidade, tem atrações também muito interessantes, como uma réplica da Torre Eiffel, cuja vista do topo dela é fantástica; a casa de espelhos e um museu pequenininho sobre guerra. Valeu muito a pena!!

Falando de comida, acho que meu paladar não se adaptou muito bem aos sabores da cozinha tcheca, hehe! Eles comem muita carne de porco e os pratos, geralmente, são acompanhados por uns bolinhos feitos a base de batata (knedlik), mas não tem gosto de batata hahaha. Provei o joelho de porco (que gostei muito) e o goulash (não gostei!) que é uma carne ensopada acompanhada pelo tal knedlik. O jeito foi apelar para velha e boa culinária italiana e encontramos um restaurante muito bom próximo ao nosso hotel, o Pizza Coloseum. Para quem quiser provar a típica culinária tcheca pode ir ao Lokal, restaurante muito bem recomendado pelo nosso guia. Foi lá que eu comi o goulash! Ah, numa dessas andanças paramos numa padaria e descobrimos um doce que é feito com papoula!! O uso culinário da papoula é permitido por lá.

E já que você vai estar em Praga, aproveite para visitar a cidadezinha de Plzen e fazer um tour pela fábrica de cerveja Pilsener Urquel. Sabiam lá foi criada a primeira cerveja do tipo pilsen do mundo? Além da tradição em fabricar cervejas, a República Tcheca também produz cristal, os famosos cristais da Boêmia são produzidos lá e as fábricas podem ser visitadas. Se joguem nas compras nas lojinhas anexas às fábricas, peças lindas e preços ótimos!

Adorei conhecer Praga! Se você puder, não perca a oportunidade =D

Comentários:
  1. por Chris
    em 25.01.2013 às 08:35

    Wow lá é muito lindo mesmo! Eu tenho curiosidade em conhecer, deve ser bem diferente dos outros países da Europa também!

    Bjks!

    http://www.consultoriadestilo.com

  2. por Jana
    em 25.01.2013 às 08:55

    Esse post veio em boa hora!! hehehe Estou planejando viagem para o leste da Alemanha em junho e pretendo dar um pulinho na República Tcheca para passar uns dias em Praga e Plzen…Uma dúvida, como é para entrar no país? Necessita visto? Obrigada!

    • por Denise
      em 25.01.2013 às 12:08

      Oi Jana!

      Eu visitei Praga 4 anos atrás, fui de trem, vindo de Varsóvia. Não precisa de visto. Na estação de trem em Praga ninguém nem olhou passaporte, nada. Super tranquilo. ;)

  3. por Talita Scoralick
    em 25.01.2013 às 09:48

    Nossa, sou louca pra conhecer Praga! Deve ser incrível!
    Lú, fiz um intercâmbio pra Turquia e tenho ótimas histórias pra contar aqui! Que tal?!
    Beijos

  4. por Gabriela
    em 25.01.2013 às 10:08

    Ahhhh Praga!!! Realmente uma cidade maravilhosa! Estive lá em outubro do ano passado na minha lua de mel…. Tava muito frio! Eu, que adoro história, amei ir em algumas cidades da Europa Central e conhecer a visão que eles tem da época do comunismo, da URSS e etc. É bem diferente da nossa aqui da América do Sul… Enfim, cidade linda e com muita história!

  5. por Trix
    em 25.01.2013 às 10:12

    Adorei ler sobre Praga, estou pensando em ir pra lá esse ano e é sempre bom ler relatos de quem esteve por lá!
    Hmmm… até onde sei o Walt Disney se inspirou no Castelo de Neuschwanstein, na Alemanha para fazer o castelo da Cinderela, mas vai ver que se inspirou em várias construçõe, né?! Porque as torres dessa igreja se parecem mesmo com algumas das torres do castelo da princesa da Disney.

  6. por ue
    em 25.01.2013 às 10:18

    Luuuuu,
    Já teve sobre a Nova Zelandia?? Fiquei 2 meses lá, posso escrever minhas impressões!! :)))

    beijos,
    dani
    ps. gostei dessas infos de Praga, ás vezes a gente acha que o lugar é nada ver, mas nunca nem pesquisou sobre ele!!!
    rsrs

  7. por Lorena Borges
    em 25.01.2013 às 10:43

    Ai que saudade de Praga! E que sorte ter conseguido pegar dias bonitos, com sol! São bem raros e eu não peguei nenhum!

    =(

    Sobre o castelo da Cinderella, é lenda! Foi inspirado em um castelo na Alemanha (Gui até o visitou)!

    E, Christiane, você não experimentou um doce típico que eles faziam aos montes no meio da rua não? O Trdelník? Não faço a menor ideia de como se pronuncia, mas é uma delícia! É uma espécie de rosca assada em espiral e depois passada numa farinha de amêndoas, canela e açúcar e a gente come quente mesmo! A cidade tem cheiro disso!

    Ainda sobre as comidas típicas, amo o goulash, que pode ser feito de várias maneiras (inclusive com carne de cervos). De repente o que vc provou não estava tão bom! Vale a pena tbm ir à feirinha de comida da Praça Venceslau, que acontece aos sábados, se não me engano, e provar os vários tipos de salsichas, linguiças e salsichões caseiros, cervejas artesanais e outras iguarias tipo repolho ralado e frito! Rs!

    Ai que saudade de Praga!

    =)

  8. por renata
    em 25.01.2013 às 10:53

    Lendo este post me senti novamente em Praga e tive a sensação de que preciso voltar e desbravá-la ainda mais…rsss…Conheci esta cidade há uns 2 anos e me apaixonei. É uma cidade que, com certeza, voltarei. Muito linda!

  9. por Adrianne Marreco
    em 25.01.2013 às 11:49

    Sempre tive vontade de conhecer, e digo que com esse post me deu mais vontade ainda hauhauhau
    Como encontrar esse guia?
    Tenham um excelente dia!
    Bjokas =**

  10. por Angelica Maia
    em 25.01.2013 às 12:51

    A cidade apesar de nao ter sido bombardeada pela 2 guerra,ela foi invadida por ter muitos judeus, e tb sofreu sim muitos abalos em sua estrutura devido a guerras de paises do Leste europeu, e vc pode perceber que uma boa parte de Praga ainda esta sendo restaurada, a cidade eh linda maravilhosa.
    Tem uma cultura riquissima, e tem que visitar tambem o Bairro Judeu , onde conta a historia da antiga Praga , voce pode entrar em um pequeno museu, um memorial, e tem um cemiterio onde esta enterrado varios escritores famosos, alem do memorial a Franz Kafka, que apesar de ser alemao, era bem consagrado no Pais! Vale recordar que Praga era uma cidade fechada devido ao comunismo , onde existe tambem um Museu.

    No bairro judaico existe uma feirinha magnifica com varios achados para casa , bijouterias , artefatos. E vale comer em qualquer restaurante a beira da ponte CHarles, sao bons, baratos, no final servem uma vodka tipica para ajudar na digestao e ainda tem uma musica muito boa.

    Agora atencao ao andar pelas ruas de Praga a noite, sempre existem grandes grupos de batedores de carteira, e ainda eh uma cidade que em alguns locais mais turisticos cuidado ao ser abordado por alguem e melhor nao andar sozinha.

  11. por Débora
    em 25.01.2013 às 13:04

    Também já estive de ferias em Praga e tenho ótimas lembranças a cidade e realmente linda.

    http://www.my-urban-life.com

  12. por Nath
    em 25.01.2013 às 13:09

    Muito lindo lugar, né?! Acho que o parque deve ser uma delícia de caminhar.
    Fiz um post no meu blog sobre intercâmbio também… se alguém se interessar. haha
    http://tchaumae.blogspot.com.br/2013/01/viagens-intercambio-high-school.html

  13. por Christiane Vasques
    em 25.01.2013 às 14:10

    Oi Lorena! Comi esse doce sim, no final da visita ao Castelo de Praga e é mesmo uma delícia. Esqueci de falar sobre ele hehe. Os nomes são impronunciáveis, não é mesmo? rsrs

    Jana, não precisa de visto. Alias, nem imigração você vai fazer se estiver vindo de outro país da Europa. Eu entrei por Portugal e lá fiz a imigração. O voo de Portugal para Praga é doméstico. Acho que é assim na União Européia como um todo né?

  14. por Jéssica Bernardes
    em 25.01.2013 às 17:48

    Adoro esses post de viagem/intercambio!!!
    Adoro as dicas de lugares e quem sabe um dia não visite todos eles!! #SONHO
    Beijos ;**
    http://blogalemdoscachos.blogspot.com.br/

  15. por Christiane de Andrade
    em 25.01.2013 às 18:04

    Lu!! Amoo seu blog!! Sempre leio, mas nunca comentei não sei bem porque.. rs

    Praga é realmente linda!! Andar pela cidade é surpreendente, parece que por mais que a gente ande tem sempre algo novo p/ ver.. Fui em fevereiro e estava muito frio, algo entorno de -17ºC e nevando, mas mesmo assim valeu muito a pena! Sou louca p/ voltar e recomendo muito a visita!!

  16. por Janaina
    em 25.01.2013 às 18:04

    Ás vezes eu me sinto diferente de todo mundo. Estive por 5 dias em Praga e odiei cada segundo que passei na cidade e ao contrário de você, a única coisa que eu gostei foi da carne de porco hehehe… Sempre que me perguntam sobre Praga eu respondo que a cidade tem esse nome não é de graça. Que bom que você curtiu a sua viagem pois eu decidi que não volto lá nem que me paguem hehehe…

  17. por bramka play
    em 25.01.2013 às 18:26

    Prague is majestic! I visited it two years ago, for a couple of days, but it was not enough to see it all, so I’m definitely coming back there!

  18. por Paula Vitória Otero
    em 25.01.2013 às 20:01

    Adorei! Fiquei super na vontade de visitar a cidade!
    Beijos

    http://beachorbitch.blogspot.com/

  19. por Taiza
    em 25.01.2013 às 20:05

    Taí uma cidade que eu quero muito conhecer…
    O que vc achou dos preços lá? E adorei a idéia de comprar cristais lá, o problema deve ser transportar depois, não? Adorei as dicas sobre a cidade!

  20. por Stella
    em 26.01.2013 às 00:12

    que viagem mara heim!
    adorei o post

    http://acessoriosecafeina.com

  21. por karol M
    em 26.01.2013 às 07:01

    Demais o post, lugar lindo!

    beijos,
    http://www.karolm1.blogspot.com.br/

  22. por Edna Rodrigues
    em 26.01.2013 às 11:51

    Oi Lu! Vou passar um mês rodando na Argentina, Chila, Uruguai e Paraguai. Aceito dicas! Rs rs
    Olha essa foto: http://migre.me/cZs1o
    Lembrei de vc na hora!
    Beijos

    (nem me respondeu sobres os rímeis neh, poxa poxa!)

  23. por Christiane Vasques
    em 27.01.2013 às 20:16

    Oi Taiza!
    O país ainda não aderiu ao Euro. A moeda deles é a coroa tcheca que é desvalorizada em relação ao nosso real. Pra ficar mais fácil fazer a conversão, é só você dividir por 10. Um real vale 10 coroas tchecas, então os preços são muito parecidos com os nossos. Por exemplo, eu comia muito num restaurante italiano super gostoso e o prato de massa custava cerca de 140 coroas, ou seja 14 reais.
    Em relação aos cristais, vale a pena trazer e os preços também são muito bons. As peças mais delicadas tem o risco de quebrar mesmo, mas dá pra trazer vasos, bombonieres, coisas que são mais grossinhas e mais resistentes. Eu comprei um vaso grande e outras duas peças menores e paguei nas três peças paguei menos de 300 reais. Ah e só trazer na bagagem de mão. Chegou tudo inteirinho! :)

  24. por Carla Fernanda
    em 28.01.2013 às 08:37

    Olá. Estive em Praga ano passado, realmente é uma cidade linda, diferente de tudo.
    Como disse a Lorena, o castelo que inspirou o da Cinderela fica na Alemanha, em Fussen, próximo de Munique, e vale uma visita, é lindo.
    E as escadas rolantes do metrô de Praga são incríveis, gigantescas, em uma delas o trajeto dura 1 minuto! Eu marquei, rsrs…
    Cheguei em Praga bem tarde da noite e tive uma dificuldade, trocar o dinheiro, pois a moeda de lá não é o euro e sim praguinhas (nome carinhoso que eu e minhas amigas demos), pra quem for vale a pena dar uma pesquisada sobre isso.
    Até.

  25. por Luciana Custodio
    em 28.01.2013 às 10:31

    Fui no inverno, sofri com o frio, mas não deixei de ficar pasma quando olhei o horizonte de cima daquela ponte… Coisa mais linda!
    Cerveja é suuuper barato lá, os tchecos são os consumidores número 1 de cerveja no mundo!
    Tbm me lembro bem das Matrioskas, queria comprar todas.

    Vontade de voltar no verão…

  26. por Simone Schneider
    em 01.02.2013 às 00:08

    as tais estatuas do relogio ,sao os 12 apostolos!!

Post AnteriorPróximo Post