América do Sul, Brasil, Gastronomia, Rio de Janeiro, Viagem

Vai pro Rio? Três programas da minha mini temporada carioca!

Passei o Reveillon no Rio de Janeiro e aproveitei pra passear pela cidade. Fiquei quatro dias matando a saudade e conhecendo lugares que ainda não tinha ido, uma delícia! Frequento a cidade há quase 10 anos por conta do emprego do meu pai, que já fez com que ele ficasse morando lá algum tempo (inclusive agora, heheh), mas o Rio tem muita coisa bacana, né? Mesmo conhecendo bem ainda tem muita coisa pra descobrir, adoro!

Uma das minhas melhores amigas mora na cidade e ela e o marido convidaram todos os 16 amigos mineiros que estavam na cidade pra jantar no CT Trattorie. O restaurante é de Claude Troisgois e dos filhos, e lendo o cardápio a gente descobre que o chef francês tinha uma avó italiana e muitas das receitas são inspiradas nas dela. Provei o calamari e as bruschettas de entrada e amei o primeiro mas não repetiria o segundo (salgado!). Já no prato principal fui de polpetone e estou sonhando com ele até hoje! Amo polpetone, e o de lá é incrível! Tá listado como uma das especialidades da casa =)
A sobremesa foi petit gateau de doce de leite. Sente o drama:

Se não bastasse essa cremosidade toda, o sorvete ainda é de limão siciliano, o que resulta numa combinação de sabores INCRÍVEL! Ai, peçam! Eu fiquei meio impressionada com o serviço do CT, porque estávamos numa mesa gigante (16 pessoas!), meio bêbados (foram 6 vinhos e 2 espumantes, imagina a falação!) e ainda assim nenhum pedido veio errado, todo mundo era atendido rapidinho e a comida estava deliciosa.
Fica na Av Alexandre Ferreira, 66, na Lagoa, vale demais!

Não muito longe fica o Parque Lage, que é um dos meus lugares favoritos no Rio. Essa vista do solar com o Cristo ao fundo parece filme! Muito lindo, já tinha um tempo que queria levar o Leo lá. Além do solar (que estava com uma exposição bem esquisita e tirou um pouco da graça, humpft) o parque também tem um aquário, uma gruta, trilha, lago e outras construções antigas, tipo a lavanderia usada pelos escravos na época. Adoro esse tipo de passeio, e lá ainda tem um café bem fofo, que infelizmente estava fechado quando fomos. Conhecer o Parque Lage é um passeio ótimo pra quem estiver no Rio, mesmo achando que o lugar poderia ser mais bem conservado… Dá uma dó ver tanta coisa bonita parecendo abandonada =(
O parque fica na Rua Jardim Botânico, 414.

E pra terminar, o programa mais exótico de todos: o ensaio do Salgueiro! Esse dia foi engraçado porque foi surpresa! O amigo que levou a gente no CT fretou uma van e levou todo mundo pra quadra, mas não disse pra ninguém onde iríamos! Foi divertido descobrir na hora, todo mundo tava no Google Maps durante o trajeto, hehehe! Ficamos num camarote, que tem aquela vista da foto menor e fica ao lado do lugar onde fica a bateria. A coisa toda é muito mais organizada do que eu imaginei que seria, viu? É muito legal ver de perto a bateria, os passistas no palco e os gringos tentando sambar! Ficamos até as três da manhã por lá, quando o calor venceu (e olha que tem ar condicionado! Não dá conta!) e todo mundo já tinha decorado o samba enredo, que eles repetiram umas 367462132 vezes (era um ensaio, né!).
Esse programa é legal pra quem gosta de dançar, está com uma turma animada e não tem muita frescura… Porque sim, é organizado, seguro e tals, mas no fim da noite o calor tá ridículo (você vai suar. Bastante.) e é uma quadra, né, a atmosfera é tipo de um grande boteco (e mineiro adora um boteco, vocês sabem!). Foi bem legal conhecer!
A quadra fica na Rua Silva Telles, 104, Andaraí, e dá pra saber mais no site.

Comentários:
  1. por Ana Raquel
    em 04.01.2013 às 11:50

    AMO O RIO, amo o parque lage! dia 25 estarei lá ;)
    e os precinhos desse restaurante, Lu?
    Preciso de dicas de restaurantes para almoçar na Lagoa. Alguém??

    Beijos!

    • por Ana Miranda
      em 04.01.2013 às 12:03

      Ana, na própria Lagoa. Eles tem tipo um ‘parque’ gourmet, compsoto por alguns restaurantes (muito bons), dentre eles o Gula-Gula, um dos mais famosos aqui no Rio. E é legal que esse espaço gourmet tem uma varanda, de vidro, de frente pra Lagoa, lindo mesmo.
      Embaixo tem lanchonetes, bem tranquilo.

    • por Vivi
      em 04.01.2013 às 15:48

      Pois é! Esse espaço ‘gourmet’ é dentro de uma área onde tem o cinema Cinépolis Lagoon. =’) Amo a vista de lá e o cinema também! (eles tem nachos no cardápio… hahaha) E espalhados pela Lagoa tem uns quiosques, mas as melhores opção mesmo ficam nesse “espaço gourmet” do lagoon. =’) (próximo ao cluebdo Flamengo)

    • por Dani
      em 04.01.2013 às 17:25

      Se estiver aquele calorão sugiro o La Carioca, restaurante de comida peruana. Os ceviches são ótimos e eles têm uma cerveja artesanal maravilhosa.

    • por Vivi
      em 05.01.2013 às 00:27

      Ahhh, ia recomendar também pra quem vier ao Rio, o restaurante mexicano Guacamole, no Jardim Botânico! Lá é super colorido, animado (tem mariachis cantando – eles cobram couvert artístico de 10 reais) e o preço da comida é em conta! =’) Amo!

    • por Laura
      em 05.01.2013 às 08:26

      Amazing pics !
      New post on my blog, have a look: http://www.thestilettoholic.com/2013/01/05/obsessed-with-bucheron-print/

      Kisses from paris <3

  2. por kammy
    em 04.01.2013 às 11:59

    quero mto ir pro RIO!

    Mil Beijinhos
    Kammy
    http://www.ComerBlogarAmar.com.br

  3. por Renata
    em 04.01.2013 às 12:01

    Que show Lú! Estive lá em setembro com meu marido, mas foi só um final de semana e não deu pra ver muita coisa, mas já estamos loucos pra voltar, tuas dicas serão anotadas! Bj e feliz 2013!

  4. por Júh Britto
    em 04.01.2013 às 12:05

    Que bacana Lu essas dicas geralmente a gente só ve por ai as coisas obvias do Rio,adorei conhecer um pouco mais dessa cidade linda o passeio na quadra do salgueiro deve ter sido mara,continue postando matérias assim pra gente

    bjos

  5. por Elaine
    em 04.01.2013 às 12:09

    Muito engraçado ver a percepção de um turista sobre algo que para nós é tão comum quanto o ensaio de uma quadra de escola de samba rs

  6. por Luisa Ribeiro
    em 04.01.2013 às 12:37

    Estive no Rio na mesma época Lu! Mas meu passeio foi mais gastronômico que tudo: Rascal (meu vício carioca e paulista), Casa do Alemão, Le Vin e Camarada Camarão. Todos uma delícia e lá na Barra!

    Já fui no CT só que do Fashion Mall! Adorei também! O Fashion Mall é gostoso de ir pq tem teatro e passa umas peças bacanas!

    Bjos

  7. por Priscila Guimarães
    em 04.01.2013 às 12:40

    Eita como eu queria ir pro Rio, morro de vontade de visitar essa cidade maravilhosa.
    :D

    http://simplesechique.com

    • por Janaína mascimento
      em 11.01.2013 às 10:40

      O Rio de Janeiro é lindo. Verdadeiramente uma cidade mravilhosa,com bons eventos,boas praias…Mora aqui tem 2 anos e sempre me surpeendo a cada dia que observo a cidade com mais intensidade!

      Pode me adcionar? http://jannanasc.bloguepessoal.com

  8. por Mariana Ribeiro
    em 04.01.2013 às 12:43

    eu queria saber quanto se gasta em média para comer no rest. do Claude…
    tenho muita vontade de ir lá … mas tenho medo de ter que lavar pratos para pagar a conta…. hahaha

    quanto vcs gastaram mais ou menos cada um????

    bjocas!!!

  9. por Valquiria
    em 04.01.2013 às 13:08

    Nossa ótimas dicas, infelismente ainda não tive oportunidade de ir ao Rio, mas como gosto de programas parecidos com os seus, (afinal sou Capixaba e morei colado em Mimas por muito tempo,rsrsrsrsr)….
    Beijos…

  10. por Pam
    em 04.01.2013 às 13:51

    Moro a algum tempo fora do Brasil, mas meu coração se enche de alegria, quando leio algo sobre as oisas boas da minha cidade ( de coração) :-). Saudade do mar, dos morros e da lagoa.

  11. por Fernanda
    em 04.01.2013 às 13:59

    Heyyy Lu!

    Sou do Rio e adorei seu post! Realmente há muito o que se descobrir na Cidade Maravilhosa :) Espero que vc tenha boas experiências sempre que vier pra cá. Aliás, já tenho sugestões para a sua próxima vinda: passeio de bicicleta na Lagoa (essa eu te sugeri pelo instagram – @nandatvieira); pôr-do-sol no Arpoador; ir a alguma das casas tradicionais de dança de salão na Lapa.

    Um grande beijo!

  12. por Maíra
    em 04.01.2013 às 15:09

    Ei Lu! Adorei o post! Vc escreveu maravilhosamente bem!A foto do petit gateau está de matar! E o sabor é realmente incrivel. Vc só economizou nas garrafas de vinho…kkkkkk…acho que foram umas 10 garrafas de vinho e uns 4 espumantes! Adorei a companhia de vcs! Bjs e até a próxima

  13. por Manuella
    em 04.01.2013 às 15:15

    Lu o principal comentário sobre o seu roteiro é: Completamente DISPENSÁVEIS essas 3 fotos do petit gateau… Isso é uma falta de respeito com suas leitoras apaixonadas pela sobremesa, em plena tarde de verão… Estou salivando aqui, com uma vontade ENORME de comer a tela.
    Só um pedido… publica isso pela manhã logo cedo ou a noite… Nesse período entre as refeições é um atentado!!!
    Brincadeiras a parte, estive no Rio em novembro com o marido para programinhas gastronômicos!! Nós fomos ao Olympe do CT também!!! Apesar da conta $$algada, achei que valeu muito a pena (#casalguloso).

    Beijossssss

  14. por Cristina
    em 04.01.2013 às 15:34

    Oi Lu,
    Adorei as dicas! Ainda não conheço o CT Trattorie, mas AMO o CT Boucherie, no Leblon! Vou muito ao Rio também, e todas as vezes tento ir a um lugar diferente pra conhecer e sair do cirtuito Leblon – Ipanema – Lapa!
    Beijão,
    Cris

  15. por Vivi
    em 04.01.2013 às 15:52

    Ahhh, Lu, eu moro pertinho do CT Trattorie e nunca fui, mas morro de vontade de ir: acho super fofo! Hahaha. Ali antes era um restaurante que diziam ser muito bom também, “chique” e tal… não lemhro porque acabou (nem se esse restaurante novo é do mesmo dono e etc). Enfim! Nunca pensei em ir num ensaio de escola de samba, hehehee, não gosto muito não… #chata Mas que bom que você gostou! Queria tirar um tempo assim pra dar uma de turista na cidade: AMO. Da última vez que fiz isso descobri umas vistas lindas em Santa Teresa! =’)

  16. por Ana Carla
    em 04.01.2013 às 16:06

    Lu, adorei o post!!! Três programas ótimos, com certeza!!!

    bjoss

  17. por Dani
    em 04.01.2013 às 17:32

    Mandou muito bem o seu amigo, ensaio da Salgueiro é imperdível, mas realmente a quadra é um forno mesmo com ar condicionado! Não é lugar para grandes produções, o negócio é ir de short e rasteirinha.

    • por Bia
      em 04.01.2013 às 20:38

      Short, rasteirinha, quase nada de make e rabo de cavalo, de preferência A gente derrete lá dentro! Mas é M A R A V I L H O S O!!! Desfilo há 4 anos. É mágico atravessar a Sapucaí! Tenta ano que vem, Lu!

    • Lu Ferreira
      respondeu em 05.01.2013:

      Fui de short, camiseta e All Star, e prendi o cabelo depois de um tempo! Muito quente!!

  18. por Ingrid
    em 04.01.2013 às 17:46

    Adoro o Rio e vou sempre por lá! Tenho um blog de viagem com algumas dicas para quem estiver indo por lá. http://luigginomundo.blogspot.com.br/2012/11/cidade-que-amo-rio-de-janeiro.html?m=1

    Lu, vou para o rio dia 24 e com certeza vou no ensaio do Salgueiro! :)

    • por Diana
      em 04.01.2013 às 19:05

      Que bom que quer conhecer nossa quadra… uma pena que só vai chegar dia 24, nosso ensaio técnico será dia 20!
      Mas vá conhecer sim, tem ensaio às 4ªs e sábados!

  19. por Chris
    em 04.01.2013 às 18:43

    Adorei as dicas! Há muito tempo que não vou ao Rio, saudades!!!

    Bjks!

    http://www.consultoriadestilo.com

  20. por Diana
    em 04.01.2013 às 19:04

    SALGUEIROOOOOOO!!!
    Que bom que vc foi conhecer minha escola LINDA Lú! Amo aquilo lá!!! Acho até que estava no dia que vc foi (se foi no dia 29/12), realmente, estava insuportável de cheio! Eu que já estou acostumada com tudo aquilo não fiquei muito tempo…
    Mas volte numa época mais tranquila (tipo em setembro) e torça pela gente na Sapucaí!!!

  21. por Joana
    em 04.01.2013 às 19:11

    Lu, adoro todos estes lugares! O restaurante do Claude parece ser maravilhoso… deve ser caro também, vale o preço? O parque lage é lindo, mas eu discordo sobre a conservação, acho que se tudo fosse impecável perderia um pouco da “selvageria” e do charme que as construções antigas de lá tem.
    Bjs,

    • Lu Ferreira
      respondeu em 05.01.2013:

      Joana, é caro, mas que vale o investimento em datas especiais! Meu prato custava uns 40 e poucos reais, mas o que achei mais caro foram os vinhos… Poucas opcões abaixo dos 100 =/
      Bjs!

  22. por Lorena Suhett
    em 04.01.2013 às 19:41

    Tb amei o Parque Lage.
    Tomar café da manhã lá é um programa muito delicia!

  23. por Mariana
    em 04.01.2013 às 21:07

    HAHAHAHAHAHAHAHA “Exótico” para descrever a ida ao Salgueiro foi bizarro!

    • Lu Ferreira
      respondeu em 05.01.2013:

      Hehehhe, eu sou mineira, isso não existe por aqui, né? Hehehehe! Bjs!

  24. por Ana Vilas Boas
    em 04.01.2013 às 23:36

    Oi Lu,
    dicas muito legais!
    você sabe de hotel no Rio ou você sempre fica na casa do seu pai?
    Ah, a pergunta que não quer calar: você foi de salto pra escola de samba??
    afinal você não sabia qual ia ser o passeio… salto deve ser tenso lá, ne?!
    Feliz 2013!
    Bjs,
    Ana

    • Lu Ferreira
      respondeu em 05.01.2013:

      Ana, sempre fico na casa do meu pai mesmo! E não fui de salto! Eles não falaram onde iríamos, mas minha amiga mandou as mulheres irem sem salto, hehehe! Tava de All Star =D Por sinal, não é um bom sapato pra quem quiser sambar direito, hahahah! Bjs!

  25. por Sophia
    em 05.01.2013 às 00:07

    Lu,vc esteve tão perto de mim e eu nem imaginava! Moro na Rua Silva Teles (com um “ele” só rsrsrs)a rua da quadra do Salgueiro! Ótimas dicas.
    Bj!

  26. por Camila lyra
    em 05.01.2013 às 00:32

    Ainda vou conhecer o rio <3
    e o parque laje deve ser um lugar bem agradável!
    Deve ser ótimo pra passar o sabadão lá e no domingo ir pra a urca
    #progamadecarioca

    http://blogadoravelparanoia.blogspot.com.br/

  27. por Anne Seixas
    em 05.01.2013 às 09:00

    Adoro o Pq Lage tb! O unico defeito de lá é a frescura pra gente poder fotografar! Spu fotógrafa e desisti de levar meus clientes lá por conta de tanta burocracia! =/ Podiam usar o mesmo cuidado para conservar!
    Beijo, flor! E venha mais ao Rio!

    • Lu Ferreira
      respondeu em 05.01.2013:

      Nó Anne, acho que nesse dia que eu fui eles tavam mais de boa (tb né, era 1º de Janeiro), pq Leo fotografou horrores por lá!! Que saco isso de ficarem regulando, hein?? Bjs!

    • por Anne Seixas
      em 05.01.2013 às 17:33

      Que bom! Pq é só eu tirar o equipamento da bolsa que o guardinha vem! No jardim ainda dá. Mas é só chegar perto do casarão que eles reclamam! rsrs

  28. por Ana Carolina
    em 05.01.2013 às 13:09

    Salgueiro, é o caldeirão!!!
    Nunca imaginaria vc lá, Lu =P
    E achei super divertido ele ter feito surpresa, deve ter sido muito engraçado!

  29. por Paula
    em 05.01.2013 às 13:20

    Queria acrescentar que a quadra da Salgueiro é tudo de bom mesmo, mas para quem vai lá embaixo na pista, no povão, não consegue ficar mais que 2 horas, pq o calor se torna insuportável e não dá para dar nem um passinho de samba rs, de tão cheio que fica o local. Super legal para conhecer, mas não dá para divertir horrores,

  30. por Alice
    em 05.01.2013 às 15:27

    Quando fui ao Rio fui na quadra da Salgueiro e simplesmente ADOREI! Achei mais organizada do que imaginava e a animação é contagiante

  31. por Karina Fadel
    em 05.01.2013 às 16:11

    Adorei o Post, deu até água na boca!!!rs quando for pro Rio será minha parada…bjokas

  32. por Jéssica Bernardes
    em 05.01.2013 às 18:07

    O parque Lage é lindo mesmo… e como você disse rola um descuido com o local mas mesmo assim vale a pena dar um passada por lá! E eu adoro escola de samba… só que eu sou Vila de coração ; ) Foi a primeira escola que eu fui e me apaixonei!!! Para quem está visitando o rio a escadaria selaron é um lugar lindo e que rende muitas fotos bonitas ; )
    Beijos ;*
    http://blogalemdoscachos.blogspot.com.br/

  33. por dubai promoter
    em 06.01.2013 às 10:35

    You’ve got to be kidding me with this sweet! It looks like a sweet heaven, the most perfect sweet in the world! Now I won’t sleep at night until I taste it !!!

  34. por Marcela
    em 07.01.2013 às 08:39

    Oi Lu! Adorei o post, mas, fiquei curiosa, o que a sua turma fez na virada, passaram na praia ou foram para alguma festa! Já passei o reveilon na praia de Copacabana e foi um pouco frustrante… depois dos fogos a festa acaba.. Beijos!

    • Lu Ferreira
      respondeu em 07.01.2013:

      Marcela, passamos em uma festa! Já passei na praia e achei lindo, mas o caos pra voltar pra casa me fez prometer nunca mais fazer isso!!! Vi menos fogos, mas só fui dormir às 5 da manhã =D Bjs!

  35. por Iris Souto
    em 11.01.2013 às 22:17

    Adorei suas dicas LU! Moro em BH e sou apaixonada pelo RJ, algumas vezes vou até sozinha nos finais de semana, pois haja amigas pra compartilhar… Vou agora no carnaval e já comprei passagens para a semana santa. Sorte sua que tem o papito que mora lá! Ai que inveja (boa)!

  36. por Aline Monteiro
    em 16.04.2015 às 11:39

    Obrigada pelas dicas. Mas realmente é triste a falta de conservação dos locais de visitas para o turista. Desta forma, a cidade acaba não atraindo, pois eles acabam escolhendo outros roteiros.

Post AnteriorPróximo Post