Carregando...
Moda

Pra eles: no red carpet

25.02.2013
Redação Chata de Galocha

O que acho mais bacana em ver os homens num red carpet é observar o que posso usar num casamento ou outra festa mais formal que eu for convidado. Muitos homens tem a errada mania de achar que só as mulheres devem brilhar e que são as únicas a serem reparadas nessas ocasiões… Claro que não é pra ficar como o Samuel L. Jackson, cujo smoking de veludo vinho era um pavor e chamava todas as atenções, mas a gente tem o costume de achar que todos os homens estão vestidos iguais. É bom reparar a diferença que fazem os pequenos detalhes, e que dá sim pra ser mais elegante e ficar mais bonito na hora de ir pra uma festa formal.

O grande vencedor da noite, Daniel Day-Lewis, pra mim foi o que mais conseguiu aliar o “diferente” ao elegante e ser um dos mais bem vestidos da noite: num mar de smokings pretos, ele surgiu num azul marinho com a lapela preta. Repare o quão bem ajustado ao corpo o smoking é: slim fit, com a calça sem sobras acima do sapato. Pra finalizar, além da gravata borboleta no tamanho ideal, um lenço branco perfeitamente dobrado no bolso. Daniel conseguiu ficar moderno e jovial no alto dos seus 55 anos. Quero ser assim!
Já que falamos de alguém que usou algo diferente e deu certo, vamos pro total oposto: Jamie Foxx. Não bastasse o smoking cinza todo amarrotado, a combinação da lapela preta com a camisa também preta não caiu bem. Pra finalizar ele ainda colocou uma gravata toda brilhante, um horror!

A barba dominou o tapete vermelho ontem e George Clooney foi um dos que fez um bom uso dela, perfeitamente aparada combinada a um cabelo clássico: um topete bem penteado que fez com o que o ‘desleixo’ da barba ficasse da forma elegante pra ocasião.
Já Jeremy Renner pecou pelo excesso de pano na calça em cima do sapato. Olha a diferença quando você olha pra ele e pras calças do Daniel Radcliffe, por exemplo.
A Gravata. Tenho visto o Justin Timberlake usando muito o estilo de gravata borboleta oversized, que eu particularmente não gosto. Nesse Oscar quem estava com uma assim foi Chris Tucker. Já Keith Urban fez o oposto e usou uma muito pequena. Uma gravata no ponto: Justin Theroux. Na hora de escolher uma gravata borboleta fique atento a lapela do seu paletó. Uma lapela mais fina não fica bem com uma gravata maior. Na dúvida vista as peças e repare se o resultado é harmônico. Uma boa escolha de gravata foi a do Liev Schreiber: Nem tão fina, nem tão grossa, bem pareada com camisa e paletó. Olha o lenço no bolso de novo! Liev estava elegante, impecável e deixando toda a atenção pra linda esposa a quem foi acompanhar. Outro exemplo de bom uso da gravata: Jean Dujardin.

Nunca vá vestido como Quentin Tarantino, a não ser que você queira parecer bêbado antes de qualquer festa começar: a gravata de couro é skinny em excesso e essa forma desleixada de colocá-la não fica bem nem pros mais jovens. O outfit todo é maior do que deveria, que o fez parecer mais gordo, ficar com as mãos meio tampadas pelo paletó e a calça toda embolada no pé. Outro que engordou com o smoking foi Ben Affleck: o colete por baixo não favoreceu. A gravata também não foi uma boa escolha. Era questão de pequenos ajustes (não usar o colete e trocar a gravata), o que não o fez brilhar menos em seu emocionado discurso, mas poderia tê-lo feito brilhar mais.

No fim de tudo, se eu fosse escolher o que usar na ocasião, faria como o Eddie Redmayne: clássico que ganhou estilo com um detalhe: o slipper de veludo, que claro, usado num smoking perfeitamente ajustado e na mesma cor sóbria, fez a diferença.

Ao contrário das mulheres, é mais fácil pra um homem acertar num look pra ocasiões como essa, e tudo se resolve com uma boa olhada no espelho: todo o conjunto bem ajustado ao corpo; calça com a bainha no lugar, sem sobrar pano; gravata em harmonia com a lapela; um bom sapato e algum detalhe pra dar charme e fazer a diferença, como um lenço branco dobrado no bolso. Uma boa dose de bom senso e voilà, você estará impecavelmente vestido.

11 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Fêh Zenatto    25/02/2013 - 20h07

    Aaaaah, o Gui voltou!
    São os melhores posts sobre moda masculina de toda a internet! Estava com muitas saudades e já lembrei porque amava tanto os posts antes!

    http://www.blogcoisaetal.blogspot.com

    • gpoulain    26/02/2013 - 01h50

      Até corei com esse comentário! Obrigado!

  2. Marília    25/02/2013 - 20h38

    Eu gostei das vestimentas do Samuel Jackson e do Jamie Foxx!

  3. the chic etoile    25/02/2013 - 21h44

    Hi Sweety,
    I found your blog by chance, while peeking others and I decided to check it out! I’m glad I did it, because I am really delighted with yours. It’s beautiful, well structured, interesting, cool and it’s evident your sense of style!!!…

    If you love mine too,I’d like to invite you to follow mine . I’d be very pleased…..Then I’ll follow you back!!! ;)

    http://www.thechicetoile.com

    kisses,Francesca

  4. Alessandra Saraiva    25/02/2013 - 21h48

    Adorei o post e as dicas!
    Um mais elegante do que o outro.

  5. Poliana Sales    25/02/2013 - 22h55

    “Nunca vá vestido como Quentin Tarantino”, realmente acho que no caso dele regras não funcionam muito né?! Você não acha? Teus comentários são interessantes, mas me parece que tudo é uma questão de regra, “bom senso” e num sei o que mais. Ai pergunto: e personalidade das pessoas? O que seria estranho era ver Quentin Tarantino super bem vestido, seguindo todas as regrinhas do bom senso, bem bonito e engomadinho. Mas isso só acontecerá talvez na outra encarnação. Personalidade é uma coisa, e tem certas pessoas que nunca vao ter “bom senso” e nem por isso deixaram de ser quem são. Tarantino é Tarantino. rsrs se ele parece bêbado ou não, enfim… acho um critério errado para se julgar.

    • gpoulain    26/02/2013 - 01h48

      Oi Poliana. A questão do texto nunca foi dizer quem é certo ou errado, mas pegar os exemplos do red carpet pra transportar pra vida. Claro que os atores de hollywood podem fugir da regra por sua personalidade, como é o caso do Tarantino. Mas agora imagine seu marido/namorado/irmão numa entrevista de emprego vestido assim? Ele poderia não conseguir o emprego somente pela maneira como se veste! Imagine ele sendo um noivo. Tiraria a atenção da noiva e viraria motivo de piada entre alguns convidados. Não é verdade? Querendo ou não existem certas regras que a gente precisa seguir em algumas ocasiões. E os grandes destaques pra mim, como enfatizado no texto foi quem conseguiu dar personalidade (como o smoking cool do Daniel e os slippers do Eddie), fugindo do padrão mas ao mesmo tempo seguindo as regras apropriadas pra um evento como aquele. :)

  6. Mai (Cremilda)    25/02/2013 - 23h46

    Lú,

    Destaco a gravata de couro do Tarantino que eu achei maravilhosa! Estou louca para comprar uma para o namorado! Rsrs Peça elegante e super estilosa!!

    Sem duvidas os homens não “sofrem” nada para se arrumar nessas ocasiões! ((( invejinha )))

    :))))

  7. Luciane Camargo    26/02/2013 - 08h49

    Lu adorei sua iniciativa de falar sobre os looks masculinos, já que a maioria das pessoas que postam sobre essas grandes premiações dão mais foco para as mulheres!!! Muito bom o post!!! Adorei!!! Você também vai fazer sua seleção das mais bem vestidas??? Eu fiz a minha no meu blog! Um beijo

  8. Daniel Antônio    26/02/2013 - 10h37

    Gostei, por favor façam mais posts com moda masculina, algo direcionado aos homens. Obrigado.

  9. Larissa    26/02/2013 - 12h38

    Gostei das dicas, prestar atenção nesses detalhes quando for “vestir” meu namorado para um casamento, formatura. Bjos!!

Mais sobre Moda