Destaques, Help, Moda

Help: como usar roupa social sem parecer mais velha?


Recebi esses dias um e-mail com uma dúvida daAmanda, mas que acredito que possa ser a dúvida de muita gente que está começando a carreira. Ela disse:

No dia 02 de maio começarei a trabahar em uma empresa nova. É uma empresa de conslutoria financeira, e seria muito bom se eu começasse a usar roupas sociais. Como sou nova, tenho 20 anos, não sei como usar esse estilo de roupa sem paracer mais velha do que sou. Todas as roupas que eu coloco, ficam ruins. Gostaría de te pedir então algumas dicas para que meu estilo seja ideal ao meu novo ambiente de trabalho e para que eu não me aparente ter uma idade a mais do que a minha. Como vou trabalhar de estagiária, pois ainda sou estudante, como usar esse estilo de roupa na faculdade de manhã e usar o mesma roupa a tarde (horário que trabalharei)? Queria ter um estilo social e jovem. Será que isso é possível?

Eu também tive essa mesma dúvida quando comecei a trabalhar, mas como trabalhava em agência sempre foi mais tranquilo! No caso da Amanda e de quem trabalha em ambientes mais formais a restrição é mais chata, mas isso não quer dizer que não dê pra se vestir de acordo com a idade! Claro que você vai estranhar no início, eu lembro até hoje da primeira vez que comprei uma calça social preta, hahaha! Achava horrível, me sentia minha mãe usando, mas pra não se sentir assim é só usar de uma maneira que a mãe não use! Por exemplo:

Que tal tentar usar uma calça de cor mais clara? Bege, cinza e off white também funcionam no ambiente corporativo (mas tem que ter certeza que não marca NADA hein!), e a vantagem é quebrar a sisudez das cores sóbrias do escritório. Misturando com uma peça colorida e outra neutra fica lindo! Outra ideia legal é usar a lógica do preto com cores escuronas, tipo o roxo aí em cima. “Lógica do preto” é pensar que a calça roxa é uma preta e fazer o mix pensando nela como básica. O toque dos acessórios amarelos deixou o look ainda mais fofo! Outra ideia fácil que funciona é investir em peças sociais, como a camisa, mas com estampas fofas. O poá dá outra vida pro look!
Outro truque pra deixar tudo mais interessante é misturar texturas. E esse look da malha verde com calca cinza também não seria o mesmo sem os acessórios vermelhos, repara. Acessório conta muito nessa hora. O look do lado é maravilhoso, porque mistura calça bem estruturada com camisa mais relax, molegna… Talvez numa sexta feira dá pra arriscar uma boa camisa jeans com a calça desse tipo, o que vocês acham?
E o último exemplo, todos de catálogos da J.Crew, tem um mix de texturas, estampas e cores. Lindo, mas eu sei que é muito pro dia a dia. A ideia é usar uma calça com textura e a blusa listrada, ou uma calça rosa/vermelha com a mesma blusa. Acredito que a cor seja o elemento que mais ajude a Amanda, porque a maioria das roupas com cara de escritório é neutra, né?

Pensando nos exemplos lá de cima, selecionei algumas peças que podem ajudar na hora de montar o novo guarda roupa. Eu investiria em sapatos legais, eles podem fazer o look! As duas sapatilhas são ótimas: uma tem cor, e acho que acessório colorido é tudo num escritório cinza, e a outra, animal print, pros dias em que você estiver com preguiça e sair de calça preta e camisa branca não ficarem tão sem graça. Essa calça também é boa porque funciona em looks claros e escuros, e é mais legal do que uma lisa, né?
O colar coloridinho é ótimo pra trazer um pouco de diversão pro look, assim como a malha amarelinha, que fica linda com uma camisa branca por baixo e uma calça tipo a da montagem. Acho importante ter um scarpin com salto ok, que dê pra ficar o dia todo, e esse tem as aplicações que deixam ele mais alegrinho.

No fim das contas o seu guarda roupas vai mudar mesmo… E talvez no início você estranhe ir pra faculdade de scarpin ou blazer, mas mais cedo ou mais tarde todos os seus colegas vão passar por isso. É sinal que você está ingressando no mercado de trabalho, e isso é ótimo, né?

Gostaram das dicas? Alguém tem mais algum truque que pode ajudar a Amanda?

Comentários:
  1. por Mari
    em 29.04.2013 às 19:08

    Lu AMEI o post!! Estou participando de alguns processos de trainee e muitas vezes fico sem saber o que vestir não gosto de ficar com aquela cara de certinha hehehe
    bjoo

  2. por Dani
    em 29.04.2013 às 19:18

    Ai, eu passei pela mesma situação, trabalho em banco e antes de começar a trabalhar tinha pesadelos com aqueles terninhos e camisas sociais kkkkk Eu tento me vestir formal, mas sempre com um toque mais divertido, seja na estampa das camisas e vestidos (de caveirinhas, passarinhos, gatinhos….)ou nos sapatos, que eu sempre uso um mais colorido ou com um brilho. Os blazers também eu procuro os que tem algum detalhe diferente, como um detalhe no bolso ou na gola. E quando eu vou mais “formalzona, eu coloco uma jaqueta mais colorida pra quebrar a seriedade. Pelo menos eu nunca levei bronca por usar umas roupas mais “modernas”… kkkkkk

  3. [...] post Help: como usar roupa social sem parecer mais velha? apareceu primeiro em Chata de Galocha! | Lu Ferreira, e é de autoria de Lu [...]

  4. por Gabi
    em 29.04.2013 às 19:31

    Minha irmã é formada e moda e com ela aprendi: o tecido é responsável por grande parte do “acabamento” da nossa imagem. Bons tecidos passam, naturalmente, uma imagem mais arrumadinha. Duram mais, tem melhor modelagem e,mesmo quando tendem a amassar,são mais elegantes.

    Com um bom tecido, vc pode brincar mais com as estampas, como a Dani aí em cima disse!

    Mão e pés feitos e hidratados, lábios hidratados, sobrancelha limpa e cabelo em dia também dão espaço pra vc ser informal em outras áreas…

  5. por Fêh Zenatto
    em 29.04.2013 às 19:52

    Nossa, a primeira foto do post é maravilhosa!

    http://www.blogcoisaetal.blogspot.com

  6. por Roberta Vieira
    em 29.04.2013 às 20:23

    Oi, Lu!
    Passei pelo mesmo dilema da Amanda e percebi que algumas vezes o JEITO como vestimos a roupa interfere drasticamente no visual. Sempre que eu coloco a camisa toda para dentro de uma calça, bermuda ou saia me sinto como se tivesse uns 15 anos a mais que minha idade real. Mas se você coloca um cinto bacana e coloca apenas a parte da frente da camisa (onde ela é abotoada) para dentro da calça… Nossa, quanta diferença! O tipo de tecido da parte de cima também ajuda horrores. Camisas com tecidos mais fluidos deixam a gente mais despojada, mas sem parecer desleixada… A minha grande musa inspiradora para esses looks é a Ana Carolina do blog http://www.hojevouassimoff.com.br/ Ela se veste de um jeito mais social e usa pra caramba peças de alfaiataria de uma forma muito interessante. E o melhor! Com peças que cabem no nosso bolso!!! Acho que vale a pena a Amanda conferir.
    Beijos para todas e sucesso pra Amanada no trabalho novo!!!!

  7. por Luiza
    em 29.04.2013 às 20:49

    Eu também passo por isso. Uma boa pedida tem sido as blusinhas de cetim, de alcinha ou não, que eu tento combinar com um terninho ou um blazer mais informal, ou ainda com sweaters.
    Outro truque é usar lenços levinhos com uma camisa simples…

  8. por Ju Verly
    em 29.04.2013 às 21:16

    Oi Lu!
    Sei muito bem o que é isso, mas confesso que adoro esse estilo social.
    A dica do sapato legal e do colar coloridinho é fundamental para não ficar caretinha.
    Costumo usar pulseiras grandes, lenços coloridos e meia-calça diferente (no inverno) pra quebrar o formalismo.
    Acho que dá certo…
    Bjs!

  9. por Juliana
    em 29.04.2013 às 22:20

    A Jojô, do Um Ano Sem Zara, é a minha maior inspiração pra roupas de trabalho (e tudo que ela usa é tão lindo e criativo, mesmo com blaser e calça social!)! Vale a pena dar uma olhada e ter ideias…

  10. por Glau M.
    em 29.04.2013 às 22:42

    Olá Lú! Post muito útil. Gostei tanto que vou te pedir por favor o ‘link da última foto que tem o casaqueto de tweed rosa’. É que achei muito lindo e quero guardar na minha pasta de looks-inspiração, mas a foto é inteira e grande e ainda não sei editar fotos rsrsrs.
    Aguardo.
    Muitos bjs,
    Glau M.

  11. por Glau M.
    em 29.04.2013 às 22:42

    Olá Lú! Post muito útil. Gostei tanto que vou te pedir por favor o ‘link exclusivamente da última foto que tem o casaqueto de tweed rosa’. É que achei muito lindo e quero guardar na minha pasta de looks-inspiração, mas a foto é inteira e grande e ainda não sei editar fotos rsrsrs.
    Aguardo.
    Muitos bjs,
    Glau M.

  12. por Wal
    em 29.04.2013 às 23:35

    Hahaha! Estou lendo e achando graça da observação: não use como sua mãe usaria! Tenho 50, idade pra ser mãe da Amanda e as dicas que vc deu pra ela usar, uso direto! Os dois primeiros looks, o 4 e o 5 sao composiçoes que faço direto! Ou seja, ser mais velha não significa sair caretona por ai! Bjs

  13. por Mille Vitória
    em 29.04.2013 às 23:36

    Ô Lu, adorei e me inspirei bastante!
    Bjs e ótima semana!

    >>> SORTEIO Super Kit Natura
    http://coisaphynna.blogspot.com.br

  14. por Jéssica
    em 29.04.2013 às 23:54

    Oi, Amanda!
    Como a Lu mesmo disse, ela trabalhava em agencia de publicidade (ou de design, nao sei) mas realments é muuuuuito diferente de vc, que vai entrar no mercado financeiro. Trabalho em um banco e, mesmo não trabalhando na agência, trabalho de social. Essas roupas que a Lu postou são liiindas e fazem muito sucesso nos editoriais que compõem maaaas, no dia a dia a pegada é outra. Roupa social realmente não precisa ser chata e feia. Eu tenho 21 anos (antes que vc pense que sou uma velha reclamona) e não me sinto boring quando me visto para o trabalho. Uso calça branca as vezes (linda!!! Da Zara, hahah), blusas coloridas e etc, mas com esses looks que a Lu postou, voce vai se sentir um peixe fora d’agua! Vc não tem que parecer mais velha e sim demonstrar, inclusive no look, RESPONSABILIDADE!! Mercado financeiro é isso.
    Boa sorteee!

    • Lu Ferreira
      respondeu em 30.04.2013:

      Oi Jéssica! Talvez eu tenha explicado mal… Eu não ia trabalhar dessa maneira! Na agência a gente usava até All Star, não tinha regra nenhuma mesmo! Esses exemplos são sim pra Amanda, não pra ela copiar literalmente, afinal são fotos de moda e claro que extrapolam um pouco, mas todos têm exemplos que ela pode adaptar e assim ir trabalhar com um look menos sem graça!
      Bjs!

  15. por Ana Luiza
    em 30.04.2013 às 00:01

    Olá Lu (xarááá), adorei o post!
    Desse tema posso falar, pois convivo com ele diariamente.
    Sou advogada, já estagiei em diversos órgãos públicos e ja fui trainee jurídica de empresa privada. Hoje trabalho em escritorio de advocacia. Vejo todos os dias como as pessoas podem acertar e errar MUITO com essas roupas sociais.
    Aqui no meu longínquo Maranhão, e no Nordeste em geral, temos um plus: O CALOOOOR DOZINFERNOOOO1 Imagina TER que se vestir assim todos os dias e ter que andar na rua debaixo de um calor de 30graus. Sofrível!
    Fora que aqui (opinião minha, pode haver quem discorde) eu acho que as pessoas nao ousam muito nao sabe? Ficam sempre na calça social preta e camisa branca pra dentro.
    Além disso há aquelas altamente criativas que só investem nos conjuntinhos de tailleur (acertei?) monocromáticos muito do mal cortados!
    Enfim, não que eu seja um ás no modo de vestir, mas como ainda tenho 26 anos, tento imprimir um pouco de jovialidade nos meus looks principalmente usando cores. Uma camisa social azul cobalto, roxa, amarela ou vermelha fazem milagres com a calca social preta, cinza ou marrom! Eu amo essas combinações!
    Adorei mesmo esse post que fala mais sobre a minha rotina!
    Adoro seu blog e seu jeito fofo de ser e vestir
    Beijos!
    Ana Luiza

  16. por Bruna Duarte
    em 30.04.2013 às 08:37

    Oieee, adorei as dicas! Para quem trabalha em escritório como eu elas são muito uteis!
    Beijos Lu

    http://www.brunaduarte.com.br

    Bjs

  17. por Leila Bastos
    em 30.04.2013 às 08:50

    Lu Adorei o post!
    Engraçado como hoje mesmo me deparei com esta situação… corri (já estava atrasada) e tirei a camisa, porque estava me sentindo com 30 anos a mais..hehehehe

  18. por
    em 30.04.2013 às 10:01

    Adorei o post Lu!

    Boas para trabalhar ne?

    Queria convidar suas leitoras para conhecerem a minha lojinha: http://www.pisaico.com.br T-Shirt com muito estilo!

  19. por Rebeca
    em 30.04.2013 às 16:50

    Sempre trabalhei em ambientes formais (e, agora, ainda mais, que exerço cargo de chefia e tenho que passar uma imagem de mulher poderosa!) e, mesmo tendo 35 aninhos, não quero ser careta. Uma dica que procuro seguir é usar camisas de tecido fino, de cores fortes e estampas, em especial animal print! Estas ficam bem com qualquer calça básica…

  20. por Sabrina
    em 30.04.2013 às 18:50

    Lu!!! Adoerei o post!
    Bom d+! Tava precisando de umas ideias mesmo para mudar os looks do trabalho! Bjão!

  21. por Bella
    em 01.05.2013 às 09:37

    Oi Amanda! Oi Lú!

    Esse post está perfeito e os looks estão mesmo lindos e inspiradores! Trabalho na área financeira também e sempre tento ter esse cuidado de não parecer “velha” ou careta demais pela seriedade das roupas.

    A Lú está certa Amanda, quebrar o look sério com um acessório legal, uma sapato colorido ou até mesmo uma suéter colorida ( eu tenho uma laranja e uma pink) fazem toda diferença! As camisas sociais com as estampas de bichinhos tb alegram! Eu tenho uma de gatinhos e outra de passarinho, rs!

    Ah você também pode caprichar nos cintos!

    Boa sorte Amanda! E muito sucesso pra vc nesse início de vida profissional!

    Bjokas Lú! Seu blog e o da Helô são os únicos que adoro ler, o resto só vejo as fotos mesmo, rs. Vocês são lindas, inteligentes e escrevem muito bem! Parabéns :)

  22. por Talita
    em 01.05.2013 às 16:41

    Oi, gente!
    Lendo esse post lembrei da minha evolução quanto a me vestir para o trabalho. Sou advogada e quando fazia estágio tinha uma grande resistência a roupa social e principalmente a terninhos. Depois de formada, comecei a introduzir peças sociais ao meu guarda roupa, mas sempre usando peças informais que predominavam no look. Hoje, 3 anos depois, inverti a ordem e procuro comprar roupas formais, mas que podem ser usadas no meu cotidiano. O tal do terninho é que até hoje não entra no meu guarda roupa. Rsrs
    Beijos.

  23. por Clarice
    em 02.05.2013 às 22:22

    Tem uma coisa que aprendi depois de dez anos de trampo em ambientes mais formais: nao se vista melhor do que o seu chefe! De certa maneira, ele ou ela ditam o dress code. Se tem casual friday, siga. Se a mulherada não usa blazer sempre, não use. Se os homens estão sempre engravatados, o estilo das mulheres também deve ser mais formal. Mas o terninho… Ah, esse é muito careta. Tem que descombinar para modernizar, rejuvenescer! E colorir nos sapatos, unhas, óculos de grau. Maxicolares, mesmo em tons mais neutros, já dão uma alegria e frescor.

  24. por Bruna
    em 08.05.2013 às 07:38

    Luiza! Ótimo post!

    Acho que pode interessar não só à Amanda, mas muitas outras pessoas: eu e uma amiga criamos um blog só para falar de roupas de trabalho: http://www.calcasocial.blogspot.com.br

  25. por Fer
    em 08.05.2013 às 18:15

    Achei as roupas postadas pela Lú lindas, dá para se inspirar, mas não para copiar. Trabalho em consultoria e o ambiente é mais formal, acho que a dica do sapato, estampas fofas (mas não infantis), mix de texturas super valem. Outra dica é cintos coloridos (novamente, rosa choque acho meio kids, mas oncinha, vermelho… super aprovado), calça saruel social (tenho duas lindas da zara) e mix de estampas (um listrado navi com lenço de onça)! Dá um up no visual. Trench uso muito tb! Beijos

  26. por Jayane Fereguetti
    em 12.05.2013 às 19:33

    Os looks são lindos.
    Mas com toda certeza se eu trabalha-se em uma empresa formal iria sofrer para me adaptar.

  27. por Patrícia Moser
    em 16.05.2013 às 18:46

    Sou repórter de tv e tenho uma dica: blaser com corte acinturado fica bem com black jeans e um saltinho. Se o blaser for preto ou de outra cor neutra, vale a dica da blusinha colorida por baixo!

  28. por Adriana Melo
    em 02.07.2013 às 19:23

    Engraçado.. eu já penso diferente.. tenho 29 anos e como não aparento gostaria de me vestir cada vez mais formal, mesmo o ambiente não exigindo. sou muito encanada quando uma roupa me faz aparentar menos idade (isso influenciou até no meu vestido de noiva). Meu marido fala que me visto como velha hahaha
    Tem um comentário que poderia virar post. Quais tecidos aparentam ser mais arrumadinhos e valem a pena a gente investir??? Até a questão da durabilidade, pois tem roupa que mesmo você lavando com todo cuidado logo já demostra estar velhinha… bjos

  29. por gabriella sousa
    em 19.09.2013 às 10:20

    olá me chamo gabriella e estou trabalhando em um escritorio de advocacia tenho muitas duvidas na hora de me vistir o meu uniforme e um blazer preto e a calça social preta…oq eu devo usar de acordo com meu uniforme??????

Post AnteriorPróximo Post