24.05.2013 Lu Ferreira

Dica de viagem: restaurantes em Santorini – Grécia

Em: Destaques, Gastronomia, Grécia, Restaurantes, Santorini, Viagem

Fotos: Leo Horta

Não tem nem uma semana que saí da Grécia, mas já estou com saudades de Santorini, principalmente do sol! A cidade é tudo isso que vemos nas fotos, mas tem uma parte que não costumamos ver e é igualmente incrível: a comida!!
Não conhecia muito da culinária grega e estava um pouco receosa, já que não sou muito chegada em frutos do mar e achava que só encontraria isso por lá, mas passei muito bem esses dias, principalmente quando encontrava uma opcão com queijo feta no cardápio! Conheci restaurantes bem legais por lá e vim aqui deixar a dica pra quem for passar uns dias na região de Oía (pronuncía-se Ía), onde eu fiquei hospedada.

Começando com o nosso favorito: Ambrosia! O restaurante é famoso e muito recomendado em todos os guias que li, por isso fiz reservas ainda no Brasil (por e-mail, aqui no site explica como fazer) e fomos jantar na primeira noite que passamos em Santorini. As mesas são pequenas, a iluminação a luz de velas e em tons de vermelho, e a equipe é a mais simpática de todas! Pra completar ainda tem cardápio em português (!), o que facilita bem as coisas.


Nossa entrada foram tartes de cebola com queijo brie, das coisas mais gostosas que já provei na vida! Em seguida provei um filet servido com risoto de funghi e Leo foi de risoto com frutos do mar. A surpresa foi a sobremesa do dia: panna cotta (nós somos viciados, o garçom riu da nossa reação quando ele contou que tinha!) com frutas, inclusive carambola! Nossa, uma das melhores panna cottas da vida.
O que faz o Ambrosia incrível é o conjunto, tudo é muito bom: a comida, o vinho, a vista, o atendimento... Foi um jantar que eu não vou esquecer =)

Outro restaurante que sempre era recomendado é o 1800. Fomos no dia seguinte para jantar, também com reservas, mas não estava tão cheio quanto o Ambrosia. O clima é totalmente diferente: o restaurante funciona numa casa de 1800, por isso o nome, e a atração da decoração são os objetos preservados pelo dono do restaurante, um arquiteto. O atendimento é mais formal, mas ainda muito bom.


A entrada foi sopa de cebola (aparentemente eles gostam muito de cebola na Grécia, né?), e em seguida Leo comeu papardelle com frutos do mar e eu fui de pancetta com pêras glaçadas. Nossa, a comida é MUITO boa. A gente ficou um pouco de má vontade com a formalidade do lugar quando chegamos, mas foi só provar a primeira garfada pra deixar pra lá, hehehe! Provamos também duas sobremesas: torta de limão e um sorvete típico de Santorini, meio puxento (que esqueci o nome, ooops), mas não amei nenhuma, melhor economizar as calorias.

No almoço preferimos lugares mais simples, mas ainda assim adoramos a comida dos dois (o almoço do dia três foi em alto mar, depois conto o nosso roteiro!): nas fotos de cima, o Roka, que nos foi recomendado pelo guia do passeio pelas vinícolas. Comida e ambiente simples, super típico e com preços ótimos. É meio escondidinho, tem que pedir indicação pra chegar. E nas fotos de baixo o Strogili, um dos vários restaurantes da rua principal. Comida deliciosa, vista linda e preço ok, boa opção para almoço.

Eu não coloquei endereço de nenhum porque em Oía você faz tudo a pé, partindo da tal rua principal. O Ambrosia, 1800 e Strogili ficam por lá, é só seguir as placas (o 1800 é fácil de achar, os outros dois ficam no lado da Caldeira e você precisa subir/descer escadas pra achar), e o Roka você encontra pedindo a dica em algumas das lojinhas e seguindo as plaquinhas em seguida. É tudo muito pequeno, fácil de encontrar.

Quem for me conta o que achou!

Posts Relacionados:

45 respostas para "Dica de viagem: restaurantes em Santorini – Grécia"
  1. Ai Lu, que delicia de viagem! Obrigada por tirar um tempinho e postar no blog…
    Aproveite muito!

    Posso convidar você e as suas leitoras para conhecer minha loja de T-Shirts? http://www.PISAICO.com.br

  2. A Grécia é minha viagem dos sonhos!
    Aproveite por mim e continue tirando muitas fotos para mostrar para gente.
    Bjos
    http://www.alessandrafaria.com

  3. Que coisa linda e quanto comida gostosa! hahaha Lu, você deve estar tendo a lua de mel dos sonhos, né? Pelas fotos que eu vi no insta também, parece o paraíso!! Felicidades, florzinha! Você merece! :)

    Obs. Lu, na barra da direita do blog, onde tem os anúncios, o seu código do fashiolista tá ocupando o post e não dá pra ler!
    Beijinho ♥

  4. Nossa fiquei com água na boca! Quero muito conhecer a Grécia! Parabéns pelo Casamento e pela viagem!


    por Thatiany Félix
  5. ai que lugar lindo!
    sou doida pra conhecer!
    Grecia parece ser maravilhoso!
    está na minha lista de lugares para visitar!

    beijinhos!

  6. Aii Lu, quanta coisa linda!
    Tô louca pra fazer mais um intercâmbio!!

    Tenho um blog sobre viagens e intercâmbio, confira: http://www.brunaduarte.com.br

    Beijos

  7. Adorei o post!!! estou esperando mais dicas da grécia…Bjos


    por carolina
  8. Oi Lu! O Ambrosia eu já tinha lido a respeito e já reservei. Gostei da indicação do Strogili, vou ver se encontro. Ah, consegui o contato do Sunset Oia e já reservei meu passeio, obrigada pela indicação! Tb vi suas fotos com a Consuelo Blocker, sou fã dela! Beijos e aproveita o resto da viagem!

    • A Chata responde:

      Cristiana, não sei se você gosta, mas tb dá pra fazer um Wine Tour, conhecendo as vinícolas da região e provando vinhos! Fiz esse: http://www.winetoursantorini.com/ e achei bacana =)
      Bjs!

    • Lu, eu adoraria fazer esse tour, adoro vinho! Vou anotar mas acho que não vou ter tempo. Mas vou dar uma olhada sim. Muito obrigada. Beijos e muitas felicidades nesta nova etapa da sua vida, que Deus abençoe muito.

  9. Lu, como vcs estão se comunicando na Grécia? Inglês mesmo sem problemas?


    por Bruna
    • A Chata responde:

      Bruna, inglês sem problema algum!! A ilha é quase toda voltada pro turismo, todo mundo fala inglês e é bem simpático =) Bjs!

  10. Lú!!

    Irei para Santorine, mykonos e atenas em agosto do ano que vem. Queria muuuuuito que voce disponibilizasse mais informações da viagem, por exemplo: Hotel, guia, o que levar na mala, e PREÇOS ahuhauha

    Fico ansiosa esperando o guia de viagem !!

    beijos


    por Anastácia
    • A Chata responde:

      Pode deixar Anastácia! Vou fazer um post com o meu “diário de viagem”, aí conto tudo o que fiz e uma média de preços. Bjs!

  11. [...] post Dica de viagem: restaurantes em Santorini – Grécia apareceu primeiro em Chata de Galocha! | Lu Ferreira, e é de autoria de Lu [...]

  12. Estava super ansiosa esperando os posts da Grécia.
    Estou indo pra lá tbm na minha lua de mel em outubro. Não vejo a hora!
    Adorei as dicas e estou esperando as outras…
    Bjs.


    por Patrícia W
  13. Ei, Lu! Estou adorando acompanhar sua lua de mel. Muita generosidade da sua parte compartilhar isso com as leitoras. E se alguma leitora quiser imitar, você fica ofendida? hehehehe… Grécia sempre foi um lugar que quis conhecer. Depois me passa as dicas? Tb sou de BH, trabalho perto de onde você mora, no Santo Antônio. Queria saber se você fechou pacote com agência de viagem ou se olhou tudo por conta própria.
    Aguardo seu retorno. Aproveite bastante este momento e seja muito feliz nesta nova etapa em sua vida.


    por Mariana
    • A Chata responde:

      Imagina!! Todo mundo TEM QUE conhecer esse lugar, fico feliz se puder ajudar quem estiver organizando a sua viagem =)
      Eu mesma montei o roteiro e reservei tudo, tenho meio bode de agências… Vou fazer post contando o que fizemos e tb como escolho os hotéis, tá? Bjs!

  14. Faltou colocar a média que se gasta em cada restaurante. Lindas as fotos.


    por Tatiana
    • A Chata responde:

      Tatiana, eu não tinha anotado na Grécia, mas depois do seu comentário passei a anotar e os próximos posts, da Itália, já vêm com essa info, tá? Bjs!

  15. Luuuuuu, please, qual o nome dessa comida que vc postou na foto do restaurante Roka??? Achei lindo o prato, bem apetitoso com essa azeitona e azeite grego por cima!
    Mil beijos!

    • A Chata responde:

      Luciana, é o Tzikiki! Uma pastinha de queijo feta com pepino e um toque de alho, muito comum por lá! Uma delícia com os pães na entrada =) Bjs!

  16. Sonho conhecer a Grécia desde pequena, por enquanto só em filmes, livros e blogs de pessoas queridas!!!
    belas dicas e imagens! tudo deve ser delicioso!
    aguardando sua visita…
    bjs Sandra
    http://www.projetandopessoas.com.br
    http://www.facebook.com/projetandopessoas
    @Projetapessoas

  17. Também amei a comida! E as saladas maravilhosas com queijo feta!? Fiquei tão fã que replico sempre em casa. Mas tomates doces como os de lá…
    Santorini é o paraíso mesmo. Nunca vi um mar tão lindo! Azul marinho!!
    E ir de veleiro até a Caldera do vulcão e nadar naquelas águas foi uma das experiências mais fantásticas que tive na vida. Inesquecível!!
    bjss


    por Maria Ester Reis
    • A Chata responde:

      Maria Ester, viciei muuuuito no queijo feta! Tudo fica bom com ele, quero ver se vou conseguir encontrar com facilidade aqui… Ah, e tb fiz o passeio de veleiro =)) Lindo demais! Bjs!

    • Lu aqui em São Paulo acho fácil o queijo feta.
      Outra coisa que aprendi à fazer e faço sempre para acompanhar saladas e hamburguer caseiro é aquele molhinho de iogurte o tzatziki que eles servem com saladas ou carnes. Amo!
      Bjss


      por Maria Ester Reis
  18. qUE DELÍCIA LU!
    VOU ME CAsar em Setembro e meu destino de lua de mel tbm é a Grécia, estou amando suas dicas! Quero mais!!

    Bjss


    por Pri
    • A Chata responde:

      Nó Pri, amei demais!! Pode deixar que tenho mais posts a caminho =D Bjs!

  19. Ei, Lu!
    Achei incrível a escolha do casal em ir a Grécia!
    É um lugar super romantico mesmo! Parabéns!

    Hoje lá no Espelho e Passarela vai ter um sorteio!
    http://espelhoepassarela.blogspot.com.br/

    Beijo!


    por Marina
  20. Achei uma falta de educação essas fotos de vocês da Lua de Mel!

    =p


    por Lorena Borges
    • A Chata responde:

      Tb temos videos. Hahahah! Vcs têm que ir!!!!! Maravilhoso! Bjs!

  21. Apenas morrrrrrendo com a beleza da Grécia!!!

  22. Lu, adorei suas fotos, todas lindas!! Foi um prazer como leitora assídua do seu blog (instagram, face) poder compartilhar esse momento com o casal!!


    por Vivianny
  23. qnto romantismo pra um lugar só. que lindo!

    Enjoei.com Bolsas, jeans, sapatos, eletronicos.Aqui tem de td pra comprar e vender. Bolsa tommy hilfiger rosa >
    https://www.enjoei.com.br/produto/bolsa-tommy-hilfiger–63


    por Monica campos
  24. Adorei as dicas, Lu! Fiquei com vontade de conhecer o Ambrosia, parece ser maravilhoso. Aliás, todos parecem! E esse cenário… sem comentários, é indo demais!

    http://nacasadabel.wordpress.com/


    por Bel
  25. Oi Lu,
    A Grecia é linda, mas as comidas q vc mencionou são mais italianas do que gregas, principalmente a panna cotta !
    Viajo muito, e sempre sou mais convencida que, em qualquer parte do mundo ( hoje estou em Boston) depois de fazer uma semana de viagem pela New England, os melhores restaurantes sāo sempre os de comida italiana !
    Sou apoixonada por um arroz, feijao, farofa. Morei por 26 anos na Holanda, pais q amo, viajei e viajo muito, produzo o meu proprio azeite na regiao da Sabina, entre Florença e Roma e te garanto, melhor comida nāo há ! Viva a Italia !
    Inclusive falando com a Consuelo Blocker ela quer ir ver minha produçāo de azeite em outubro !
    Bjs


    por Eliane
  26. awnn
    amei as fotos
    sou louca pra ir praí

    bjos
    kammy
    Comer, Blogar, Amar

  27. [...] vinhos, guiados por um enólogo super gente fina, que no final deu a dica do Roka, restaurante que mostrei aqui. O destaque dos vinhos de Santorini é o Vinsanto, um vinho licoroso de sobremesa que você vai [...]

  28. [...] vinhos, guiados por um enólogo super gente fina, que no final deu a dica do Roka, restaurante que mostrei aqui. O destaque dos vinhos de Santorini é o Vinsanto, um vinho licoroso de sobremesa que você vai [...]

  29. Nossa Lu, que delícia essa sua Lua de Mel…to até pensando em roubar esse roteiro! Deve ter sido uma delícia…parabéns pelo casamento, muitas felicidades pra o casal sempre! beijo

  30. Oi Lu!Adorei sua dica do Restaurant Ambrosia e estou indo para Santorini agora em Maio,mas não consigo mandar o e-mail solicitando a reserva,dá sempre erro.Como posso fazer essa reserva? Você pode me passar o e-mail para reservas?Obrigada Anna


    por Anna Paula
  31. Bom dia, eu e minha futura esposa iremos para lua de mel em Santorini em Setembro, inclusive ela que me passou seu blog para recolher dicas para a viagem. Estamos no momento planejando os gastos com passeios, restaurantes etc. Gostaria, então, de saber os preços dos restaurantes em Santorini, especialmente do Ambrosia, para saber se cabe no nosso orçamento. Agradeço!


    por José Alberto
    • A Chata responde:

      José Alberto, infelizmente não me recordo dos preços =( Deveria ter anotado, mas não é um restaurante barato. Uma dica que posso te dar é fazer uma reserva e quando vc chegar a Santorini passar na porta do restaurante, que tem um cardápio afixado. Se os preços assustarem, é só ligar e cancelar a reserva, e se couber no orçamento, é só aproveitar que já tem seu jantar garantido =)

  32. Olá irei pra a Grecia agora em Outubro,ficarei em Santorini Oia é prx?Dá pra ir apenas para jantar?


    por Silvana