Carregando...
Lifestyle

Dzain BBB vs Designer da vida real

03.02.2014
Redação Chata de Galocha

Alguém aqui assiste BBB? Confesso que não acompanho o programa, mas não tem como ficar de fora né? Sempre tem alguém postando notícias ou comentando no elevador… Mesmo sem querer a gente fica sabendo o que acontece dentro da “casa mais vigiada do Brasil”. Nessas de clicar nos links do facebook rolou um vídeo do BBB Diego falando sobre o trabalho dos designers, vocês viram? Virou piada (até a Lu, que antes de ser blogueira é designer, postou o videozinho, hahah) e pedi pro Felipe Ambrosio explicar pra gente o porquê de tanto barulho. Felipe é o designer que ilustra meus posts aqui no Chata e ilustrou esse aqui também, pro Diego e pra gente não errar mais!

140203_01_designer-bbb-vs-designer-vida-real

Pra começar: design é a área de trabalho, gente! Quem faz design é designer! Não é legal chamar ninguém de “design”, sabe? É a mesma coisa de falar que alguém é “arquitetura”. “O que ela faz?” “Ahhh ela é arquitetura. Tem um bom gosto!”

No vídeo o Diego fala das peripécias do colega de trabalho que faz maravilhas no photoshop em 15 minutos (e ainda na hora do almoço – UAU!). E aí vem mais uma confusão: nem todo mundo que sabe usar (e usa!) o photoshop é designer! Ilustradores usam, fotógrafos, programadores, blogueiras… Hehehe! O photoshop é uma das ferramentas que o designer usa mas saber usá-lo não transforma a pessoa em designer.

Depois do photoshop vem a “tablet” que ele usa para desenhar. Mas não, ele não desenha com um iPad ou algo do tipo. Essa tablet é um tipo de mouse que usa uma caneta. Existe há tempos e não é todo designer que usa. Normalmente os que também são ilustradores preferem… A maioria acha mais prático usar o bom e velho mouse.

O design vai muito além da estética e envolve a solução de problemas e desenvolvimento de projetos. Por isso é complicado falar que existe designer de bolo, sobrancelha, cabelo, body designer… É tudo muito lindo mas o design vai muito além disso!

Ufa! Tá vendo? Aula boa pra quem fala que não se aprende nada com o BBB, né? Valeu Diego! Hahahaha =)

10 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Isabella    03/02/2014 - 21h00

    O difícil é explicar pra família que você não fica desenhando! ahaha amei o Post Lu!

  2. Lara Dantas    03/02/2014 - 21h10

    Obrigada Luh pela aulinha!
    Ah eu queria lhe pedir uma sugestão. Eu estou cursando a 3° série do ensino médio, e quero ser uma Jornalista de Moda e gostaria de saber em qual universidade eu poderia fazer esse curso.( Lhe peço desculpas pela pergunta fora do contexto, mas te admiro muito pelo bom gosto, estilo e inteligência, por isso estou te indagando). E parabéns pelo belo trabalho.

  3. Joyce Oliveira Haude    03/02/2014 - 21h23

    Todo o post muito bem colocado, sou designer e quem realmente é designer sabe que programas são ferramentes utilizadas em todo um processo de criação e solução de problemas.

  4. Renata    03/02/2014 - 23h50

    Ufa!!! Até que enfim alguém fez um post esclarecedor sobre a profissão. Também sou designer formada pela UEMG e quase morro quando perguntam se faço “designer” de sobrancelhas! Arg!!!

  5. Katia    04/02/2014 - 00h06

    Achei super justo a explicação da profissão de designer. Em qualquer profissão voce terá que ter o aprendizado e a qualificação superior ou técnica para receber um título.

  6. Jéssica    04/02/2014 - 09h48

    Mt bem colocado…. é uma confusão né?

    >>>>>>>> Mulherada, venham conhecer a loja mais descolada de T-Shirts: http://www.PISAICO.com.br <<<<<<<

  7. Rachel R.    04/02/2014 - 17h27

    Os brasileiros ainda estão se acostumando com essa profissão (por mais que o Design tenha virado um curso superior em 62, ou seja, mais de 50 anos de existência).
    Bom que alguém com a sua visibilidade tem a boa vontade de divulgar essas informações!

    AH, sonhei a tempos atrás que ia até BH te conhecer e virávamos amigas designers! haha Te admiro muito como profissional (blogueira e designer).

    Abraços.

    • Rachel R.    04/02/2014 - 17h31

      Sonhei com a Lu Ferreira! O post é da Ana Paula Pedras, quem escreveu sobre as diferenças foi o Felipe e eu escrevi como se todo mundo soubesse sobre quem eu estava falando haha

  8. Roberta blue    04/02/2014 - 20h36

    Ótima matéria…
    Direta e objetiva, merece super créditos..amei!!!
    Nossa vida de designer não e nada fácil ainda…
    Já progrediu muito nessa questão de entender o que faz um profissional dessa area, matérias como a sua ajudam muito.
    E claro que há ainda muitos que acabam piorando a situação. Um ponto bem colocado foi a questão das ferramentas, muitas pessoas se rotulam designer por saber mexer em programas, mas n tem conhecimento/formação p tal. não tem como se titular médico, não estudando e se aperfeiçoando para tal, então pq algumas pessoas se rotulam como designer sem nem entender o que faz um profissional de Design?
    dominar o photoshop não e o suficiente, se não se tem o conhecimento para executar com embasamento para resultados eficientes. E ai que em muitos lugares e pessoas acabam tenso uma visão destorcida da nossa área.

    Ainda espero que isso evolua e que o designer seja visto da forma correta…

    Parabéns Lu
    Sucesso

  9. Bianca    04/02/2014 - 20h51

    Faz um tempo que não venho aqui e fico feliz em ver que você se importa em esclarecer essas coisas, yay! E se lembra de áreas como ambientes que quase sempre é esquecida, isso quando não acham que é decoração zzzzzzzz

Mais sobre Lifestyle