Carregando...
Gastronomia

Tournedos de filet com gratinado de batata e mini cebolas ao vinho – O Chef e a Chata

14.04.2014
Lu Ferreira

filet_batatasgratinadas_Ochefeachata_0005
E chegou a hora de postar a última receita dessa temporada de O Chef e a Chata! Pra fechar temos Tournedos de filet com batatas gratinadas e mini cebolas ao vinho, um prato delicioso para um almoço ou jantar. Tudo fica delicioso, mas as tais mini cebolas foram a coisa mais legal desse episódio pra mim (eu já tinha feito minha versão de batatas gratinadas antes, heheh), um acompanhamento gostoso e super fácil de fazer! Clica pra assistir:

Gratinado de batatas

600 g de batata
50 g (4 colheres de sopa) de manteiga
1 dente de alho grande
150 ml (1/2 xícara + 1 colher de sopa) de leite
200 ml (3/4 de xícara) de creme de leite fresco
100 g (1 xícara) de queijo gruyère ou parmesão ralado
sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto

Junte o leite, o dente de alho somente descascado, sal, pimenta do reino e noz moscada em uma panela. Leve para ferver. Atenção pra não deixar o leite subir e derramar assim que ferver! Desligue assim que levantar fervura.
Num refratário unte com a manteiga. Não precisa usar todo os 50g, reserve a manteiga que sobrar, mas deixe o fundo bem amanteigado para que a batata não agarre ao ir ao forno. Descasque as batatas e fatie em finas lâminas. Vá montando no refratário camadas dessa batata em lâminas, como se fossem escamas de um peixe. De preferência não faça muitas camadas, use um refratário maior e faça no máximo dois dedos de altura do refratário em camadas. Despeje todo o leite em cima das batatas, retirando o dente de alho. Coloque também pelotinhas da manteiga por cima. Cubra com papel alumínio e leve ao forno quente (220ºC) por 30 minutos.
Aqueça o creme de leite numa panela, e assim que descobrir as batatas do forno, regue com ele. Cubra com uma camada de queijo ralado e volte ao forno por cerca de 30 minutos. Até que esteja uma camada bem dourada por cima!

Eu já conhecia essa receita do Gui e tinha feito em casa a minha versão menos gordinha: sem creme de leite (dobrei a quantidade de leite) e queijo, usando leite desnatado e os temperos. Fica muito bom também, viu?
filet_batatasgratinadas_Ochefeachata_0001
Mini cebolas

16 mini cebolas
200 ml (3/4 xícara) de vinho tinto seco
120 ml (1/2 xícara) de água
50 g (5 colheres de sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga

Descasque as mini cebolas e refogue-as na manteiga. Assim que começar a dourar jogue o açúcar. Quando ele começar a caramelar, adicione o vinho e a água. Deixe cozinhando em fogo baixo até que as cebolas fiquem macias e o vinho esteja bem reduzido.

filet_batatasgratinadas_Ochefeachata_0006
Tournedos

Tournedos de filé mignon (no vídeo ensinamos como retirá-los a partir de 1 peça inteira de filé mignon)
Óleo, manteiga ou azeite (cerca de 2 colheres de sopa)
Sal e pimenta do reino

Aqueça o óleo em uma frigideira. Quando estiver quente, sele os tournedos. Vire para o outro lado e tempere com sal e pimenta. Vire de lado de novo e tempere também. Retire da frigideira e reserve.

A receita rende 4 porções.

instagram
Essa temporada acaba aqui, mas nosso projeto continua! Já estamos com as datas de gravações da segunda temporada marcadas, que acontecem em uma nova cozinha, com receitas para todo tipo de ocasião. Se alguém tiver um pedido ou sugestão, essa é a hora, hehehehe! Fiquei super feliz com o retorno de vocês sobre nossos videos e estamos cheios de planos para esse projeto, que é sempre uma delícia de produzir =)

Quem quiser receber as novidades do programa em primeira mão é só se inscrever no canal do Youtube! Ah! E se você fizer a receita, posta uma foto no Instagram e não esquece de marcar com a tag #ochefeachata pra gente ver!

43 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Andreza    14/04/2014 - 08h32

    Oi Lu! Adoro o seu blog e estou adorando o Chef e a Chata. Amo cozinhar.
    Então tenho uma sugestão, que aliás, acho que já deve estar na pauta da próxima temporada. É uma sobremesa que sei que você adora… e eu também…rsrsrs… Adivinha? Creme Brulée!!! Fica a dica… Beijos

  2. Meiri Brum    14/04/2014 - 08h51

    Minhas costelinhas ali!! Êêêêêêêê! hahahahahahahaha (Porém triste que é o último episódio e ansiosa já pela próxima temporada!).

  3. Camila    14/04/2014 - 08h55

    Adorei essa cebola no vinho :O Um pergunta: posso usar outro vinho sem ser o seco? ;*

  4. Marina Laterza    14/04/2014 - 09h03

    Hahahaha, que delícia!! Apareceu meu pratinho por aqui <3
    Quando terminei de ver o vídeo mandei mensagem pro boy falando: Já temos a receita pro próximo jantar, rs. Só depois fui ler o post e ver a foto, oun, emocionei, rs.

    Segunda temporada já! <3

  5. Barbara    14/04/2014 - 09h32

    Gui, adorei a receita e vou fazer com certeza! Mas quero uma sugestão… Não gosto de coisas doces misturadas na comida… Como posso modificar essa cebola? Eu sei que sem o açúcar não vai ficar caramelado, mas gostei da ideia de usar essas mini cebolinhas com vinho… Help?

    • Barbara    16/04/2014 - 11h07

      Gui, vc não respondeu a tempo de eu testar a receita e acabei fazendo as cebolas carameladas mesmo, do jeitinho que vc ensinou, e olha, arrisquei e até curti esse docinho no meio do salgado… Fica suave, né?
      Mas ainda quero sugestão de outras formas de fazer essa cebolinha como acompanhamento, por favor!

  6. Barbara    14/04/2014 - 09h35

    Vcs pediram sugestão, então eu voto pra ter opções de receitas light na próxima temporada!!

  7. Luana Muniz    14/04/2014 - 10h55

    Ahhhhhh… Último episódio!!!
    Ainda bem que haverão OUTRASSSS temporadas, hehehehe.
    Amei estas receitas de hoje, principalmente as cebolas.

    Bjks mil

  8. Elika    14/04/2014 - 11h06

    Como assim a última da temporada?? Nãããão.. tá bom demais.. Parabéns pelo projeto! Adoro ver os videos e o Gui é um fofo! bjs

  9. Julita Kissa    14/04/2014 - 11h25

    Já acabou a 1ª temporada? Ah, não! Eu estou gostando demais. Super me divirto vendo os vídeos. Eu adoro cozinhar… de sugestão, bem: que tal uma receita saudável e gostosa? Quem sabe o chefe ensina a vocês e a nós que assistimos uma receitinha curinga para receber amigos de forma saudável. Que tal? Fica a sugestão!

  10. Viviane Brederodes    14/04/2014 - 12h07

    GUI, amei a receita!! Queria saber se posso usar a cebola normal, sem ser a mini. Não sei se vou encontrar por aqui… Posso cortar a cebola no meio e preparar normalmente? Beijos, ansiosa pela próx temporada!!!

  11. Lorena    14/04/2014 - 12h21

    Parabéns Lu pelo blog e pela ideia do Chefe e a Chata!! Amei todas as receitas e foi tudo muito bem explicado, bem fácil de fazer!!! Tomara que a próxima temporada venha ainda melhor do que essa para matar todos seus leitores!! hahaha.

    Tenho algumas sugestões de receitas para a próxima. Como sou de BH também imagino que você já experimentou o Vesúvio de nozes do Graciliano. Ele é de longe o melhor doce da vida!! Sou louca para aprender a fazer. Se você e o Gui souberem a receita, grava um dia por favor!!!!

    Outras sugestões que tenho é torta holandesa e mousse de leite ninho (dos deuses).

    Um beijao e sucesso sempre!!!

  12. Tamara    14/04/2014 - 12h29

    Lu e Gui, foi literalmente uma delícia acompanhar essa temporada! Além das receitas, adorei ver os vídeos pela harmonia entre vocês, vcs são superentrosados e a gente se sente muy amigos de vcs! kkkkkkkkkkkkkkk Amei, amei!!! Voltem logo por favor!!! Big beijos pra vc e pro Gui maravilhoso!

  13. Priscila    14/04/2014 - 12h55

    Lu…. fiquei feliz que terá outra temporada e triste que iremos ficar um tempo sem o Chefe e Chata!! A minha sugestão, é que vocês continuem com pratos práticos e fáceis!! E o humor de vocês dois é tempero do sucesso!! Estou amando os vídeos!! beijosss pra vc e para o Gui!!

  14. Lili    14/04/2014 - 13h12

    Amei o Chefe e a Chata, Lu! Ja to esperando ansiosamente pela próxima temporada e por uma receita de cheesecake de nutella rsrsrs!!!!!

  15. Laura    14/04/2014 - 13h27

    Gente, essa carne ta com uma cara deliciosa!
    Adorei o projeto e estou super ansiosa para a nova temporada!! Tem previsão de estreia??

    Acho que vcs podiam ensinar alguma receita com peixe, que não teve nessa temporada né?
    Ah, to louca pra aprender a receita dos bolos do seu casamento (o mineirinho já vi a receita no Moldando Afeto, mas teve outros dois tb né? De baunilha e framboesa e chocolate com avelã se não me engano…) Será que rola?? kkk

    Bjs!

  16. Denise    14/04/2014 - 13h47

    Luu! Saindo do assunto total, você poderia fazer qualquer dia desses um post relacionado á como criar um blog? Queria muuuito saber, e acho que não é só eu que tem essa curiosidade … Bjoos :)

  17. Thayse    14/04/2014 - 14h11

    Ahhh… que comece logo a segunda temporada!
    Minha sugestão é de receitas saudáveis, porém gostosas!
    Quem sabe alternativas saudáveis de pratos tradicionais?

    Beijooo

  18.     14/04/2014 - 14h11

    Caraca, que delicia!

    Não creio que já vai acabar a temporada… eu tava amando… vcs deviam ter um programa!!!

    >>>>>>>> http://www.PISAICO.com.br <<<<<<< Mulherada, venham conhecer nossas peças!

  19. Viviane    14/04/2014 - 14h20

    Ótima receita amei.

    http://www.vivianetomaz.com

  20. TACI    14/04/2014 - 15h03

    Lu !!

    Eu fiz esse final de semana as cotelinhas e ficaram simplesmente demaisss!!! Muito fácil de fazer, não tem como errar !!! hehehe !!!
    Só que eu fiz com polenta cremosa, e digo, combinação perfeita com um vinho !!! Moro em Curitiba, e o tempo estava super propício pra jantinha especial do final de semana !!!! Só faltou a foto (kuen!)

    Já quero testar a receita dessa semana !!!!

    Beijos!!!

  21. Chris    14/04/2014 - 15h06

    Nuss, que delicia!!! Eu estava procurando uma receita para fazer nesse proximo final de semana, ja que terei visita :) Essa cebola deve ser o ceu, ne?! Ca-ra-me-li-za-da!!! Oh, nham!! Obrigada por tantas dicas e por ensinar tantas coisas deliciosas! Adorei a temporada! Quem venham variassss!!!
    BjOs

  22. Anne Raysa    14/04/2014 - 15h31

    Parabéns pela concretização desse projeto e pela primeira temporada que foi incrível! Que venham muitas outras receitas maravilhosas *-* (ainda tô na loca de fazer o cheesecake hehe).

    Beijocas

  23. Ana Luiza    14/04/2014 - 15h37

    Adorei a temporada e tenho como sugestão de receita o CREME BRULEE (não sei se vcs já comeram o do AH BOM, mas sempre tento reproduzir e não consigo…quem sabe com a ajuda de vcs)!Parabéns e mto obrigada!
    Beijos

    • Beatriz    14/04/2014 - 16h28

      Socorro!! Creme Brulee seria de comer ajoelhada, hein? Endosso o pedido!!

  24. sumaya    14/04/2014 - 16h13

    Achei a receita do fds!!
    nossa, Bom demaissss!!!

  25. Ana    14/04/2014 - 16h25

    Amei a temporada e acho a parceria de vocês incrível.Estou ansiosa pela próxima. Fiz a torta de oreo com caramelo de castanha e ganache e foi um sucesso, só esqueci de fotografar. =(

  26. Beatriz    14/04/2014 - 16h27

    Adorei!!! Vou fazer com certeza! :)

  27. Patricia    14/04/2014 - 16h43

    Nãão Lu!!! Querooo mais!!! adoro ver vcs dois fazendo as coisas! Até fiz a costelinha de porco, ficou uma delícia!!! Adoro muito!! Beijos e Parabéns

  28. Lia    14/04/2014 - 17h26

    Oie! Queria sugerir para vocês fazerem alguma receita sem leite, para quem não pode ingerir lactose. :)

  29. Mari    14/04/2014 - 19h51

    Team comidinhas saudáveis!!

  30. Cacau    15/04/2014 - 02h04

    Nãoooo genteee!!!! Faz isso, não…Tô triste q acabou. A química de vcs é incrível e o Gui é uma simpatia. As receitas foram todas super bem escolhidas. Amei todas! Volta logo…Isso vai acabar em programa de tv de tão legal q é.. Beijos pros dois

  31. Alice Pessoa    15/04/2014 - 13h08

    Adoreei! A receita super gostosa e amei o clima descontraído de vocês. Me senti na casa de uma pessoa muito querida. =**

  32.     15/04/2014 - 15h19

    Que delícia.
    Cozinhar é bom demais, admirar os outros saboreando melhor ainda!

  33. Rafaela    15/04/2014 - 19h19

    Eu fiz a batata e é coisa de outro mundo, maravilhosa. Ansiosa para a próxima temporada. Já tem alguma data prevista?

  34. Clari    15/04/2014 - 20h26

    Creme Brulé! Por favor!!!

  35. Luana    15/04/2014 - 21h10

    Vou fazer amanhã essa batata. Amoo o chefe e a chata!

  36. Luana Cunha    16/04/2014 - 13h01

    Caramba, vocês estão arrasando!
    Conheci o blog através desse quadro. O mais incrível é que são receitas bonitas e gostosas, mas principalmente práticas, que dão a possibilidade de qualquer um fazer em casa.
    Estou adorando. Não demorem para a segunda temporada, por favor! (:

  37. Barbara    17/04/2014 - 11h59

    Lú e Gui, ameeei a temporada! Muito feliz que vai continuar. =D Fiz várias dessas receitas e todas ficaram uma delícia… Hmmm..
    Vocês são muito didáticos e práticos. Aí, fica fácil pra gente. ;) Não sabia que podia mandar as fotos. Vou enviar fotinha da próxima receita. Envio por e-mail? =)
    Bjos!!

  38. sumaya    22/04/2014 - 18h27

    Adorei!! Fiz para um almoço em família e quando servi nem deu tempo de tirar foto! ahhaha
    super aprovada!!
    Valeu pela receita!
    quero a segunda temporada já!!

    ahahha

    bjs

  39. Maria Teresa    13/06/2014 - 23h57

    Voto por uma receita de Strogonoff. Adoro as receitas de vocês. São simples, mas com um toque gourmet. Parabéns aos dois !

  40. angela    19/08/2014 - 22h18

    Lu, não fica muito líquido usando leite no lugar do creme de leite na sua versão menos gordinha?

    • Lu Ferreira    20/08/2014 - 09h22

      Fica não, Angela! O leite evapora e a batata absorve um pouco tb, ela fica bem cremosa =)

Mais sobre Gastronomia