Carregando...
Viagem

Viajo pra ver de longe o que está perto e pra ver de perto o que está longe

01.04.2014
Lu Ferreira

Há muito tempo eu ganhei um cartão postal com uma frase que resume bem (#adorofrases) o motivo de eu largar quase tudo para viajar. Eu viajo pra ver de longe o que está perto e pra ver de perto o que está longe. Viagem boa é aquela que a gente volta diferente, sabe? Com a cabeça aberta depois de ser exposto a novas culturas e e pessoas, ser obrigado a aprender a conviver com gente diferente.
vb1
Minha viagem com o Visit Britain foi assim. Sou uma pessoa bem apegada a família, então penso muito antes de topar ficar tanto tempo (passou de 2 dias é muito tempo, hehe) longe, mas dessa vez valeu TANTO a pena! Fiz parte de um grupo de quase 30 blogueiros convidados por eles. Esse grupão foi dividido de acordo com o interesse de cada um e eu acabei num grupo com uma japonesa, uma chinesa e nossa guia inglesa. Fizemos um roteiro que incluía uma cidade que eu nunca pensei em visitar, Glasgow, na Escócia, e tô voltando pra casa apaixonada pelo lugar.
vb4
Glasgow é uma cidade bonita, com construções imponentes e interessantes, que vão desde a catedral de 1100 (!!) até a escola de arte com projeto de Mackinstosh, nome que eu mais ouvi nesses dias por lá e que só fazia eu me lembrar das aulas da faculdade. Vi um monte de gente usando tartan, a estampa xadrez típida dos kilts, não vi ninguém usando kilt, mas escutei uma gaita de fole ao vivo e é MUITO alto e estranho. Comi Haggis, o prato típico, tomei um refrigerante com gosto de chiclete tipo primo do Guaraná Jesus, ganhei uma garrafinha de whisky do hotel. Só conheci pessoas legais por lá. As pessoas de Glasgow gostam de conversar, contar história, me lembraram meu pai. Dão abraço ao se despedir, o que eu achei muito curioso, já que em Londres, tão perto (1 hora de voo!), você mal ganha um aperto de mão.
vb2
Em Londres conheci uma loja que só vende roupas pretas, cinzas e brancas. São três andares assim, e todos os sapatos femininos pareciam masculinos. Me explicaram que é uma das mais famosas agora, e eu olhava e só pensava que aquela loja jamais poderia existir no Brasil. Fiquei achando a gente muito colorido depois disso! Também tomei café num lugar que tem 3 rapazes como donos, os três namorados. Tipo sério, chama Maison 3 Garçons e eles namoram entre si. Imagina isso no Brasil? Hahaha! O lugar é incrível, por sinal, comida legal e decoração linda, e você ainda pode comprar tudo que está exposto.
vb5
Enquanto isso convivia com minhas colegas orientais. A chinesa esperava todo mundo se levantar do avião para sair e se recusava a pedir favores, não deixava a gente ajudar com sacolas de compras. Explicou que na China eles não gostam de incomodar ninguém. Eu perdia a paciência de esperar ela se levantar no final dos voos e fiz a brasileira pedindo pra ela ir logo, e o resultado era que ela tava mais soltinha no final da viagem, hehehe! O mais legal é o estilo dela, super moderno. Gostava de peças largas, saias longas, sapatos tipo oxford e muito cinza, preto. Eu imaginava uma chinesinha inocente e ela roda o mundo viajando, é solteira e escreve sobre arte. Ah, e diz que os homens chineses se vestem tão mal quanto os brasileiros, kkk!
vb3
A japonesa abria todas as portas para todo mundo e entregava tudo com as duas mãos. É pequena, fofa, faz carinhas de desenho animado para as fotos e fotografa TUDO. Mas tem um motivo nobre, está preparando seu segundo livro de viagens. Uma das seções do livro é de fotos de homens bonitos ao redor do mundo, hahaha! Tipo colírio da Capricho internacional. Vai pro Brasil na copa do mundo assistir a todos os jogos do Japão e contou que os japoneses amam futebol. O que ela mais falava era “Thank you very much”, educadíssima =)
vb6
Elas gostaram da minha câmera GoPro, nunca tinham visto e todas querem comprar. A chinesa pediu dicas de protetor solar, contou que na China é muito importante ter a pele bem cuidada. E nenhuma usava maquiagem, eu me sentia A drag queen e até dei uma aliviada nos últimos dias, hahaha!
vb7

Voltei pra casa feliz em ter conhecido tanta coisa nova em tão pouco tempo. Conviver com gente diferente acaba fazendo a gente pensar na gente, né? Mas isso só acontece se a gente abre a cabeça antes de viajar, tenta conhecer coisas novas e não só seguir o guia com pontos turísticos, comer nos lugares que todo mundo come, entrar nas lojas que todo mundo entra. Toda cidade tem coisas diferentes, pessoas interessantes e novidades, mas nem todo mundo lembra disso quando viaja. O post é pra lembrar quem está planejando a sua viagem de não planejar tanto assim, de tentar coisas novas e quem sabe, voltar pra casa diferente. É a melhor maneira de viajar, vai por mim =)

 

42 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1.     01/04/2014 - 08h49

    Adoro suas fotos Lu…

    >>>>>>>> http://www.PISAICO.com.br <<<<<<< Mulherada, venham conhecer nossas peças!

  2. Camila    01/04/2014 - 08h50

    Simplesmente AMEI o post! Com certeza um dos melhores que li no blog até hoje!!! Me inspirou a fazer como você em minha próxima viagem! Me deixou com vontade de sair agora mesmo do trabalho e ir viajar! kkkkkk
    Faça mais posts assim Lu =) Amei demais!
    Seu blog é top! =***

  3. Fernanda    01/04/2014 - 08h50

    Luuu… que lindo este post! É notável que você viaja bastante, mas nunca vi você falar assim de um lugar ou das pessoas ;) Foi muito delicado e com uma sensibilidade realmente de ver as coisas diferentes!!! Viagem boa é assim mesmo. Não sei se você conhece os países da América do Sul. De qualquer forma, gostaria de falar com você sobre o Uruguai. Já fui 2 vezes e sou completamente apaixonada pelo lugar e pelas pessoas. Sabe, quando você diz que as pessoas conversam? Por lá despendem dizendo “que pasen bien”. Se puder, um vez na vida, experimente passar uns dias no país. Além disso, há paisagens muito interessantes!

    No fim das contas, eu fiquei mesmo com vontade de conhecer Glasgow.

    Um abraço,

    Fernanda

  4. Maísa Amorim    01/04/2014 - 09h03

    Amei o post Lu, eu sou bem assim, gosto de planejar bastante, mas gosto de descobrir coisas novas nos lugares tbm, eu e marido sempre que viajamos fazemos uma amizade nova. Já quero ir pra Glaslow! Lindas suas fotos, obrigada por compartilhar. Bjs

  5. Lucyana Fernandes    01/04/2014 - 09h06

    Lindo Post Lu, li duas vezes e juro que cada uma delas tive pensamentos e sensações diferentes, vc nasceu pra isso menina. Arrasa dmais. Linda!
    Gostaria muito de te conhecer, moro em Minas tbm.
    Bjo grande
    Sucesso sempre!

  6. Bruna Duarte    01/04/2014 - 09h16

    Lu, AMEI o post! É por isso que eu amo tanto viajar!
    Não é sobre tirar uma foto com o Big Ben ou fazer check in na Torre Eiffel, mas sim sobre esses pequenos detalhes, essas grandes diferenças culturais, esses momentos bons!
    É disso que uma viagem precisa para valer a pena!
    Amei!

    Beijos

  7. Alana Bastos    01/04/2014 - 09h23

    Adorei Lu! Gosto desses textos em que você conta suas experiências. Bjs atravesdosespelhos.wordpress.com

  8. Renata    01/04/2014 - 09h33

    Muito bom o post. Penso exatamente isso. Fui agora para um Pub que tocava opera em Oslo e me senti assim… Coisas diferentes em lugares diferentes. Parabéns!!!

  9. Emilia Vessoni    01/04/2014 - 09h37

    Lindas fotos, q câmera vc usa?

  10. Kharen    01/04/2014 - 10h39

    Lu, muito legal sua viagem!!! Achei super bacana o post, principalmente porque embarco para a Europa dia 19 (#ansiosa)!!! Você pode me dar uma dica, por favor? Como estava o clima??? Estou preocupada com minha mala… Não sei se levo um casaco mais pesado (sobretudo de lã) ou se a parka (de nylon) já é suficiente… Muito agradecida, caso você me responda! Beijinhos!

  11. Mariana    01/04/2014 - 10h58

    Fiquei morrendo de vontade de fazer uma viagem dessas! MAs fiquei mais foi curiosa com as duas, podia ter posto foto delas! hehehehe :)

    • Isabella    01/04/2014 - 16h51

      No post anterior da viagem tem a foto delas, se não me engano

  12. Lívia    01/04/2014 - 11h35

    Amei, Lu!

    Viajar é uma experiência q deve ultrapassar todas as barreiras, devemos ir de coração aberto mesmo!

    Assim, conseguimos capturar oq cada lugar tem de mais especial para mudar de vez as nossas vidas…

    Bjinhos :)

  13. Patricia    01/04/2014 - 12h24

    Aha!!! Muito legal!!! Moro em Glasgow, sera que nos esbarramos por ai?? Parabens pelo post

  14. Laura    01/04/2014 - 12h38

    Lindo lindo seu post! Sendo sobre meu lugar preferido no mundo, então, gostei ainda mais! hehehe Morei por algum tempo no UK e sou apaixonada por tudo lá. Uma curiosidade: o que vc achou do Haggis? Não tive coragem de comer quando fui para Escócia rs

  15. Nathalia T.    01/04/2014 - 14h32

    Essa frase é realmente muito verdade e sou tão igual a você que estou quase transformando meu blog de “moda” em um blog de viagens!
    =)
    #amo

    Beijos

  16. Celia    01/04/2014 - 15h21

    Que delícia de post…amei. Obrigada.

  17. Marina    01/04/2014 - 15h44

    Inspirador! E não só na questão “viagens”, como tbm na vida pessoal e tudo mais… Obrigada!!
    Beijo grande, Marina.

  18. Pri    01/04/2014 - 16h11

    Você arrasou nesse post, escreveu tão bem, falou tão profundo e simples… como a vida e as pessoas deveriam ser… Nessa nova era muitas pessoas se preocupam em viajar porque é chique, porque dá status… e vc foi justamente no que importa, a cultura, as pessoas, o modo com que elas vivem, coisas que podem ajudar a gente a ter uma visão mais leve da vida!

    Parabéns Lu, foi o melhor post do Chata!
    :)

  19. Ana Cecília    01/04/2014 - 16h52

    lu..você é uma mulher fantástica.conheço o blog há 3 anos e não consigo me imaginar sem ler.Porque eu estou estudando para entrar em um faculdade pública de medicina e estou no cursinho.Não é fácil e quando entro aqui é uma sensação muito única.Você é única tem um jeito especial de contar as coisas e antes de tudo você é você.Te admiro muito. obrigada por fazer dos meus dias..dias com mais esperança e leveza.E obrigada por mostrar com tanta paciência coisas que espero um dia conhecer.É bom ver um pouco do mundo pelos seus olhos generosos.que deus te guie lu..

    sinceramente Ana cecília

  20. Luiza    01/04/2014 - 17h47

    Lindo post!!! Fiz uma viagem sozinha ano passado exatamente com esse pensamento.. cabeça aberta pra aproveitar o lugar, a cultura, as pessoas!! Foi a melhor viagem da minha vida.. fiz amizades e conheci pessoas q nunca imaginei!! Todo mundo precisa de uma experiência assim :)

  21. Marggah    01/04/2014 - 17h55

    Lu, A-M-E-I seu post! Lindo, fotos ótimas, história mais interessante ainda. Nota cem! (hihihi)

  22. Aline    01/04/2014 - 18h05

    Ahhh Lu que post lindo!!
    Eu amo viajar e embora goste de ter tudo planejadinho (tipo…monto meus próprios guias de viagem com tudo que quero ver,comer, comprar kkkkkkkk….) eu amo não seguir exatamente meu próprio roteiro…já conheci muita gte bacana assim, no acaso!
    Tô doida pra ir pra Escócia! Tava pensando em ir em agosto!! O que vc achou do sotaque deles? Muito hard? ahahahahaha…

    Delícia vir aqui no blog e ler tanta coisa boa! Adoro!! :)
    Bjs

  23. Dany    01/04/2014 - 18h25

    Em Londres conheci uma loja que só vende roupas pretas, cinzas e brancas. São três andares assim, e todos os sapatos femininos pareciam masculinos. Me explicaram que é uma das mais famosas agora, e eu olhava e só pensava que aquela loja jamais poderia existir no Brasil.

    LUUU.. QUE LOJA É ESSA??

  24. Rita    01/04/2014 - 18h51

    Lu…amei teu post…estou para te falar que foi um dos melhores já escritos.

    Acabei de chegar da Escocia, fui a Edimburgo, e creio que senti a mesma coisa que você…voltei encantada com tanta civilidade e simpatia. Amei…e a Escocia também nunca esteve na lista de lugares que um dia queria conhecer. Foi uma gratissima surpresa e recomendo fortemente a todos.

    Delicia de post. Parabêns!

  25. Elisa    02/04/2014 - 10h35

    Que post legal Lu! Nunca tinha pensado dessa maneira, e é uma boa práticas para viagens! Fiquei até mais tranquila. Às vezes quando voltamos de uma viagem as pessoas nos perguntam se fomos no lugar X ou Y, e eu sempre ficava com peso na consciência de não ter ido, pq era uma dica imperdível! Mas é muito melhor pensar do seu ponto de vista, a gente ate pode ter perdido o lugar X ou Y, mas conhecemos o lugar Z! :)
    Beijos!

  26. Dani R.    02/04/2014 - 11h40

    Liiindo post, adorei os detalhes e suas reflexões! Espero que venham outros dessa viagem, fiquei louca para saber mais sobre Glasgow! E que incrível que lá eles são mais calorosos! Nunca imaginei! Conta mais, Lu! Foram quantos dias no total? Beijos!

  27. Maísa Machado    02/04/2014 - 13h14

    Lú, acho que esse post até daria um livro, sabe?! Gostoso de ler, vivenciei cada pedacinho com vc. Obrigada!

  28. Rosana    02/04/2014 - 13h57

    Lu,

    Estou querendo comprar uma GoPro para mim a um bom tempo. Onde você comprou a sua? Tem alguma dica?
    Obrigada,

    Beijos.

  29. Luana    02/04/2014 - 14h38

    Lu, que lindo, adorei. Gostaria de saber qual camera vc usou? Foi a Go Pro?

    Beijoos sucesso!!

    Lua

  30. Lari    02/04/2014 - 16h05

    NUNCA deixa de fazer esse blog Lu!
    Amei muito esse post, alás, amo todos os posts. Só tem coisa legal, interessante e que realmente acrescenta na vida.
    Adoro o Chata!

  31. Mayara    02/04/2014 - 16h22

    Muito bom, amo viajar, pena não ter recursos suficientes pras minhas vontades…seu blog como sempre, ótimo!

  32. Erika    02/04/2014 - 20h49

    Lu, adorei mto seu post! Fico curiosa de saber como foi o choque cultural, oriente vs. ocidente, sabe?
    É que sou descendente de orientais, e meu noivo (com quem vou casar em outubro! =D) tem descendência espanhola/italiana. Daí estou trabalhando as diferenças de trejeitos e tradições entre as nossas famílias. Não vou mentir dizendo que está fácil, é realmente um desafio! Mas acho que quando se quer, tudo se resolve neh?!
    Como sou oriental, só tenho a minha visão sobre as coisas, neh =p Daih fico curiosa de saber o ooooutro lado da história hahahahaha!
    Beijos, e parabéns pelo blog!
    PS: Quando fui ver foto e vídeo pro meu casamento, até pedi orçamento pra empresa que seu marido trabalha! Pena que não tinha mais data disponível =/ Bom, sinal que o negócio está indo bem neh?! hahahha

  33. Isadora Nascimento    02/04/2014 - 21h05

    Lu, essas fotos foram tiradas com a GoPro? Porque amei o efeito *–*

  34. Gabi    03/04/2014 - 22h45

    Lu, parabéns pelo post maravilhoso!
    Tb tive algumas viagens transformadoras. Costumo dizer que não faço listas de resoluções no ano novo, mas sim nas viagens. Agora acho que vc explicou o motivo: vejo de longe o que está perto!
    O mais incrível é que parece que expandimos tanto nossa mente nessas viagens e nunca podemos voltar à velha forma antiga, o passado vira “uma roupa que não nos serve mais” não acha?
    Um beijão!

  35. Eloise    04/04/2014 - 10h31

    Lindo o post! Fiquei mega curiosa pra ver fotinho das suas companheiras de viagem! :o(

  36. […] Ainda falando de viagens a Lu Ferreira do Chata de Galocha fez uma reflexão super bacana no blog sobre como viagem transform…<3 […]

  37. Mércia Nery    04/04/2014 - 15h28

    Li cada pedacinho do que vc escreveu! (e olha que eu nunca leio post de blog de moda pq só olho as fotos ehehehe)
    Amei seu diário de viagem S2

  38. Chris    07/04/2014 - 15h28

    Adorei o post! Foi legal voce relatar sobre as meninas e o novo lugar. Com posts assim viajamos um pouco com voce.
    Beijos

  39. Chris    07/04/2014 - 15h28

    Ahh e comprei uma GoPro por sua causa! Adoro a camera =D

  40. Mariane    09/04/2014 - 09h13

    Adoro seus posts de viagem, viajar é sempre bom né, adoro, mesmo que seja pra algum lugar perto. Estou tentada a comprar uma GoPro por sua causa, suas fotos são sempre lindas!

    Beijos

  41. Natália Gerhard    30/04/2014 - 00h45

    Delícia de post que dá vontade de viajar agora e fazer tudo igual!
    Parabéns Lu!

Mais sobre Viagem