Carregando...
Europa,Itália,Milão,Viagem

FAQ: Estudando no Istituto Marangoni

01.08.2014
Lu Ferreira

Na semana passada contei minhas primeiras impressões do curso que estou fazendo no Istituto Marangoni, aqui em Milão,  e recebi várias perguntas com dúvidas de quem tem interesse em estudar aqui também. Resolvi então fazer esse post respondendo às dúvidas que mais apareceram nos comentários! 
marangoni
– Qual o valor do curso? Quanto vou gastar?
O curso custa €3.700. Se você quiser se hospedar no apart organizado pelo Marangoni paga mais €1.400 por isso, o que comparado com o preço de um hotel normal na cidade, é super bom (são 3 semanas de curso). Na conta de gastos na cidade você pode considerar mais uns 15/20 euros por refeição (claro que dá pra gastar mais, mas na região da escola dá pra comer bem com esse valor) e uns 6 euros de transporte por dia (se for usar só metrô).

– O que é melhor? Ficar na acomodação dos estudantes ou hotel?
Depende, né? Eu preferi ficar em hotel (estou no Hilton Milano, muito bom!) porque Leo veio pra cá também, então não dava pra dividir quarto. Acho que você deve escolher pensando no que prefere: se gosta de ter companhia para ir pra aula, jantar à noite e etc, fique na acomodação. Agora se você não curtir a ideia de dividir o quarto com alguém ou preferir fazer programas off Marangoni sozinha, melhor um hotel. Vale dizer que o valor da acomodação da escola é super bom comparado com os preços dos hoteis aqui.

-Precisa ter formação na área para fazer esse tipo de curso?
Não! Na verdade é uma oportunidade legal até de ver se você quer mesmo trabalhar com isso! Na minha sala tem pessoas com formação em moda, mas também em comunicação, arquitetura e até matemática! Claro que você o curso tem um impacto diferente em quem é formado em design, por exemplo, mas é um curso básico, qualquer um pode fazer.

-Como me inscrevo? Quais os documentos necessários?
Eu me inscrevi via Luiza Bomeny, representante do Istituto no Brasil. É bem simples: você manda (por email mesmo!) cópia do seu passaporte, currículo e a ficha de inscrição. Você recebe o comprovante de inscrição e informações sobre a escola e pronto!

-Como são as aulas?
Até agora o curso é bem parecido com aulas que já tive no Brasil: o professor explica a teoria, mostra exemplos práticos e dá um mini exercício (oral mesmo, faz perguntas na sala) que ajudam a fixar. Na prática é assim: ele falava sobre um determinado estilo, tipo anos 20. Aí ia mostrando várias imagens e explicando as características do estilo em cada uma. Depois mostrava fotos de campanhas e desfiles atuais e no final passava um desfile que tenha referências do período estudado, e aí fazia as perguntas.

-Precisa falar inglês ou italiano?
Não precisa! O curso é todo em italiano, mas temos duas opções de tradução simultânea: português e inglês. Você recebe um transmissor e escuta no fone de ouvido a tradução que preferir. No primeiro dia achei confuso ouvir duas línguas ao mesmo tempo (deixo o fone só de uma lado, é bom ouvir o professor também!) mas me acostumei e acompanho a aula normalmente.

Essas foram as principais dúvidas, mas se você quiser saber mais alguma coisa é só deixar seu comentário aqui. Vale dizer que o curso que estou fazendo (Fashion Image) é apenas um dos cursos de verão disponíveis, tem outros ligados à moda e design também, quem quiser conhecer é só clicar aqui.
Eu tô apaixonada pelo curso e pela cidade, a vontade era ficar mais tempo! O Marangoni tem cursos maiores, quem sabe mais pra frente, né? Hehehe!

27 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Francesca    01/08/2014 - 09h15
  2. Rafaela Cesário    01/08/2014 - 10h13

    Oi Lu! Fiquei com uma duvida em relação aos exercícios citados, e as respostas, são em qual idioma?
    E Milão, é uma cidade fácil de se situar? São quantas pessoas por turma?

    Adoro o Chata, e você é uma fofa!! Sucesso!!!

    beijocas

  3. Patricia    01/08/2014 - 10h15

    Olá!
    Sempre acompanho o seu blog, adoro os seus looks!
    Obrigada por compartilhar as informações sobre o curso, que já está na minha wishlist!

    Beijos,
    Patricia

  4. Eliane Gomes    01/08/2014 - 10h46

    Lu, tenho percebido pelo instagram pequenas mudanças no seu look, provavelmente influência da viagem, do lugar, enfim tenho gostado bastante, e gostaria que se possível você fizesse um post comentando sobre isso.
    Bjo

  5. Victoria Renner    01/08/2014 - 12h27

    Que legal!! Muito bom esse post, ja deu até vontade de procurar mais cursos na Europa!! Aproveite bastante!! Beijoss

    http://victoriarenner.com/

  6. Helena    01/08/2014 - 12h41

    Lu, qual a câmera vc está usando para as fotos? Bjs

  7. gabriela    01/08/2014 - 14h42

    Se eu tivesse esses 15 mil reais faria com prazer o curso.. então fico só na vontade.

  8. Lili    01/08/2014 - 16h24

    Olá Lu.
    Vc disse que se inscreveu via Luiza Bomeny, mas parece que ela só é representante dessa parte de moda.
    Sabe como se inscreve para o curso de design de interiores, por exemplo?

    Obrigada.

    • Luiza Bomeny Consultoria    04/08/2014 - 18h25

      Olá Lili,
      Nós representamos a escola como um todo, a parte de Moda e de Design! Entre em contato conosco e te passamos todas as informações.
      Um abraço,

    • Fabiola Weiller    26/02/2015 - 06h19

      Oi .. esse recadinho é para Luiza Bomeny: tenho interesse em fazer Fashion & Cities.. poderias entrar em contato comigo? tenho algumas duvidas.. obrigada.

  9. Camila Vaz    01/08/2014 - 16h37

    Luu! Um sonho estudar no Istituto! Quem sabe um dia, né? Quero pedir para, depois que vc concluir o curso, fazer outro post para contar o que aprendeu com mais detalhes do que tá no site… Ah, e vc pretende seguir carreira como personal stylist, por ex?
    bjs!

  10. Malu    01/08/2014 - 16h47

    Lu, mas a ficha de inscrição fica no site deles?? E você manda seu currículo escolar???

  11. Brenda Costa    01/08/2014 - 19h41

    Ótimo post Lu, esclareceu muito minhas dúvidas,
    fiquei com muitaaaaa vontade de fazer só que daqui há uns anos!
    Na torcida pra dar tudo certo HAHAHA
    Aproveita muiiiitooooo Lu

    beijos
    http://sonhandoacordada.com

  12. Ana Paula    02/08/2014 - 21h20

    Nossa parece ser super legal o curso, quem sabe um dia né?! hahaha
    Bjs

    Meu Mundinho de Sofia

  13. Paula Augusta    03/08/2014 - 16h26

    Fiz um desses cursos de férias na Marangoni e odiei. Achei que usam como vitrine para captar alunos para a graduação. Caro e superficial… Não recomento…

  14. Luana Balbine    08/08/2014 - 10h43

    Nossa Lu, amei este post, pois estou pensando no próximo ano acrescentar ao meu currículo alguns cursos, termino minha Pós em styling no meio do ano que vem;

    http://luanabalbine.com.br/

    • Thábada    20/08/2014 - 12h39

      Oi Luana! Onde faz a pós em Styling?? muito obrigada! beijos

  15. […] 4. FAQ: ESTUDANDO NO ISTITUTO MARANGONI […]

  16. Carolina Vieira    10/08/2014 - 10h58

    Qual a carga horária diária?
    E será que os cursos de pós graduação deles tem validade no brasil?

  17. Luisa    30/09/2014 - 09h22

    São quantos alunos por turma?
    Qual a carga horária??

  18. Taynara Costa de Souza    20/02/2015 - 16h52

    OLá, meu nome é Taynara tenho muito interesse em cursar design de moda no instituto marangoni na Itália. Gostaria de saber uma coisa. Para entrar na faculdade você passa por algum teste respectivo ao curso ou ao idioma, já que tenho apenas um inglês intermediário? Há lembrando ainda não tenho curso superior em moda.

  19. Lara    07/03/2015 - 18h16

    Ola,acabei de conhecer seu blog pequisando sobre o Marangoni ,gostaria de saber se ele funciona como una faculdade ou so um curso normal de pequena duração. Mas mesmo se for so de um ano eu gostaria dde fazer so que em Londres. Pelo o q vc escreveu e muito bom e fácil de se inscrever.Muito legal o seu blog, espero que consiga responder minha dúvida obg.

  20. Sandra Abreu    26/11/2015 - 10h58

    Olá , que eventuais saidas tem o curso ?
    Eu sou Portuguesa , estudo artes no secundario e gostava de outra saida que não a universidade visto que não leva a lado nenhum estarei 6 anos a estudar para serem talvez em vão..
    Então tinha como opção tirar um curso no exterior em vez do curso universitario de Design de moda
    Obrigada , beijinho :)

  21. Cristhiane Marangoni    19/12/2015 - 19h10

    Fiz o curso lá há alguns anos e gostei muito,ainda mais por ser da minha família!

  22. Tati Cardoso    17/06/2016 - 21h13

    Boa Noite

    Gostaria de saber se é possível conseguir bolsa de estudo no instituto Marangoni, como por exemplo as universidades americanas tradicionais que contém o ” financial AID”.

  23. Rafael Al Majid    25/10/2016 - 14h00

    Olá, tenho interesse em fazer esse curso ano que vem, venho adiando esse projeto por ainda não sentir que tenho a fluência em italiano que espero para melhor proveito de todo o conteúdo, tenho dúvidas referente a tradução simultânea, ela ocorre apenas de professor à aluno ou o professor também recebe a tradução das perguntas e respostas do aluno? Por favor, também quero saber sobre a carga horária diária do curso e durante as três semanas quantos dias por semana há aulas? Obrigado pela atenção e parabéns pelo Blog.

  24. Claudia    13/03/2017 - 19h08

    Minha dúvida seria se o valor do quarto é pelas três semanas e se tem requisito de idade para poder estar lá.

Eu bem tentei fazer suspense no stories, mas tô TÃO empolgada com a receita de hoje que não aguentei, kkk! Vem fazer lámen com a gente em #ochefeachata! Se inscreva no NOVO CANAL: youtube.com/ochefeachata #lamen
Mais sobre Europa