Carregando...
Beleza

4 dúvidas sobre Melasma – entrevista com Dra Eveline Bartels

18.09.2014
Lu Ferreira

Eu já comentei aqui no blog algumas vezes sobre os tratamentos que faço na pele e os produtos que uso por indicação da minha dermatologista, mas nenhum assunto rende mais do que quando conto do melasma, a manchinha chata de tirar e que muita gente tem. Eu comecei a perceber o meu no final do ano passado e fui atrás de um bom dermatologista para tratar, o meu fica logo acima dos lábios, ou seja, é uma mancha-bigode, hahahahah! Por sorte é bem suave e a maquiagem tampa, mas me incomodava. Eu estava sem um dermato há alguns anos, então pedi indicacões no Facebook. Muita gente indicou a Dra Eveline Bartels, marquei e AMEI! Ela é super atenciosa e depois de alguns meses seguindo as orientações dela minha pele já era outra! Da última vez que falei de produtos pra pele por aqui recebi algúmas dúvidas sobre o melasma, e aí aproveitei minha última ida à clínica dela pra fazer uma entrevistinha, tentando esclarecer o que vocês perguntaram:
eveline1

O que pode provocar o Melasma?
EB: O Melasma tem 2 causas principais: Exposição solar e estímulos hormonais. A exposição solar sem proteção, mesmo que indireta no dia a dia, desde a infância, estimula as células de pigmentação da pele -melanócito- a produzirem uma maior quantidade do pigmento melanina que se acumula e forma a mancha. Alguns hormônios como os presentes nos anticoncepcionais orais e na gestação também induzem estas células a formarem mais melanina. Apesar disso é preciso uma tendência genética ao surgimento do melasma para que o mesmo apareça.

– Quais os tratamentos indicados?
EB: O principal tratamento é o uso diário e correto do filtro solar. Outros tratamentos podem ser feitos com bons resultados como peelings superficiais e até alguns lasers, sempre indicados e adequadamente aplicados pelo seu dermatologista de confiança. O uso diário de cremes clareadores juntamente com a rotina anti-envelhecimento são fundamentais no clareamento e na manutenção da pele.

– Quais os cuidados devo ter durante o tratamento?
EB: É fundamental que o paciente tenha a “consciência e educação solar”. O sol faz bem quando moderado, mas o excesso ou descuido são prejudiciais à saúde da pele. Uma pele sensibilizada pelo tratamento ou procedimentos realizados nunca deve ser exposta ao sol pelo risco de recidiva e piora das manchas. Outro cuidado importante é evitar o uso de produtos sem a indicação medica, que podem, muitas vezes, agravar o melasma. A disciplina é determinante para um bom resultado do tratamento.

– Tem cura?
EB: Tem controle! É difícil se falar em cura de melasma uma vez que se trata de uma alteração crônica de hiperpigmentação. O mais importante é prevenir que as manchas apareçam pela primeira vez, principalmente em pacientes com história familiar e grávidas. Depois do surgimento delas, os tratamentos adequados, na maioria das vezes, conseguem deixa-las bem claras ou quase imperceptíveis. A manutenção é importante, e o maior desafio é mante-las assim, pois as recidivas e o surgimento de novas manchas são frequentes.

melasma

Todo mundo correu pra reaplicar o filtro? Hahaha! Eu uso um produto indicado por ela que faz um peeling superficial, o Cosmelan. É um produto bem caro e meio difícil de achar (comprei online num site que ela me passou na época), mas ajudou a clarear minha manchinha, então valeu a pena! Também criei o hábito de reaplicar o filtro, eu costumava passar só de manhã, sabe? Agora carrego um em pó (uso essa base da Shiseido com fator de proteção, chama Pureness) na bolsa e aí fica mais fácil! Alguém tem o problema e conseguiu tratar de outra forma? Conta aqui!

81 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Mari    18/09/2014 - 21h38

    Lu!!! Que post top!!!
    Doutora Eveline é uma fofa né. Eu era paciente da irmã dela, Valéria, outra que é um amor!

    Olha só, vou fazer um comentário que vai quase parecer outro post, mas é que toda vez que se fala de melasma sinto que preciso desabafar kkkkkk

    Às vezes chego a pensar que melasma é um carma na minha vida!!
    Eu sempre penei com o sol. Tenho pele clara, mas não sou muito branca. Me lembro que quando pequena a minha família só ia pra praia nos meses de junho e julho, por minha causa. Eu não podia pegar sol, e até pra entrar na água tinha que ser usando a viseira. Um drama só.
    E aí o tempo passou, e eu cresci literalmente banhada em protetor solar. Tudo estava bem até que no final de 2012 comecei a penar com isso, começou bem sutil como uma mancha no buço. Eu achei que era algo relacionado à depilação com cera, minha depiladora achava que era a sombra dos pelos que estavam pra nascer e minha mãe afirmava veementemente que meu “bigode” estava preto! Sim, minha mãezinha querida é neurótica com quase tudo rs.
    Pior de tudo foi que eu estava num período super conturbado da vida. Trabalhando o dia todo, fazendo cursinho a noite pra tentar medicina, imagina só!
    Então passei no vestibular em maio de 2013 e procurei minha dermato, isso seis meses depois de perceber as alterações de cor no meu buço. Por que fui esperar tudo isso??? Eu já tinha ido lá em dezembro de 2012, e não tinha nada, só as minhas sardinhas que estavam sob controle com o ácido que uso desde que sou gente.
    Quando entrei no consultório a médica já grudou os olhos naquela mancha abençoada!
    Então ela me indicou e comecei o tratamento com um medicamento despigmentante que ela deixou claríssimo que eu poderia usar no MÁXIMO durante três meses… três meses esses de pura alegria. Passava a medicação alternadamente com o ácido habitual e todos os dias de manhã e no horário do almoço um protetor fator 60 da La Roche.
    Enquanto estava frio minha pele estava linda, a mancha estava praticamente imperceptível e super sob controle.
    Daí que chegou outubro e aquele calor de escaldar… nessa época eu já tinha suspendido o despigmentante e estava só com o ácido mesmo, pois já havia dado o tempo máximo do tratamento com a primeiro remédio.
    Não descuidava do protetor e mesmo assim, para meu sofrimento e desespero, a mancha voltou a crescer e com força total! Nessa hora eu quase choro…
    Além disso começou a aparecer uma mancha beeeeeem de leve na testa, entre as sobrancelhas e as minhas sardas das bochechas aumentaram… na verdade agora parece que tem um fundinho meio amarronzado fundindo-as. Vontade de jogar argamassa na cara!
    Voltei lá na doutora em janeiro de 2014 e ela me receitou um medicamento diferente. Na verdade é um dermocosmético. É o Phloretin, da Skinceuticals, que você já falou aqui. Custou os olhos da cara (rs) e gostei muito. O resultado foi bem positivo, graças a Deus o problema está sob controle, apesar de não ter desaparecido. É como você disse, Lu, está quase imperceptível e some com a maquiagem, mas eu sei que não posso descuidar.
    E agora não uso mais o Phloretin, estou fazendo uma manutenção com um outro sérum, o Pigmentclar da La Roche. É fantástico também! E tem dado uma boa segurada nas minhas manchas e clareado minhas sardinhas.
    Contei aqui meu drama para sei lá, desabafar com quem também sofre com esse problema, que parece bobo, mas não é. No auge do meu “bigode” minha auto estima estava próxima de zero, a coisa estava feia mesmo. Muita gente diz que não percebe e blablabla, pode até ser, mas se eu vejo e minha médica vê é porque a mancha está lá!

    Ufa! Terminei!!!

    P.s.: preferi não colocar o nome do ácido e do despigmentante porque todos dois são medicamentos. E os dois tem venda livre, não necessitando receita. E acho que todo mundo que precisa tratar algum problema deve procurar seu médico de confiança! Gente, isso é coisa séria, não dá pra sair por aí se automedicando tá.

    Beijos, Mari

    • Lu Ferreira    19/09/2014 - 09h29

      Mari, te entendo!!! Agora li uma coisa que vale comentar: Dra Eveline mandou eu parar de depilar o buço com cera! Eu acho uó ter que fazer com pinça e métodos alternativos (dá trabalho e dói mais!), mas ela me contou que qualquer agressão à pele faz com que ela tente se proteger, produzindo o pigmento que forma os nossos odiados melasmas! Vc ainda depila com cera?? Vale dar um tempo pra ver se muda, hein! O Phloretin é muito bom, né? O meu tá quaaaaase no fim e vou aproveitar a viagem pra Paris pra ver se encontro mais barato por lá! Bjs Mari!

    • Carol    19/09/2014 - 10h18

      Também tenho, passo creme, filtro (que fico reaplicando sempre)… mas gente, sem essa de abalar a auto estima, a gente percebe mais porque fica olhando o tempo todo, fica tentando cobrir com maquiagem. O excesso de preocupação abala a auto estima mesmo, tem que ser mais relax e não achar que é karma kkkkk quase todas as mulheres têm! Todas as vezes que perguntei se meu marido tava vendo as manchas, ele perguntava “que mancha?!” hahahaha é mais coisa da nossa cabeça mesmo, menos drama mulheres!

    • Mari    19/09/2014 - 11h03

      Lu!!!

      Tão bom saber que alguém me entende. Porque a maioria das pessoas acha que é frescura da minha parte. Lógico que nenhuma dessas pessoas tem melasma rs.
      Então, já parei com a cera há tempos, na verdade desde que estava cismada que era ela quem estava de alguma forma manchando. E depois disso, Dra. Dalila, minha médica, aí de BH também disse o mesmo que Dra. Eveline. Hoje faço com linha. É muito bom, e vou confessar, não acho que dói! Vale a pena experimentar um dia…

      Beijos Lu!

    • Débora    19/09/2014 - 16h29

      Meninas, também tenho esse terrível melasma no “bigode” rsrs
      No frio a mancha ameniza, mas quando chega o verão ela volta com tudo, mesmo usando os ácidos e produtos recomendados pela dermato, não tem jeito, ela sempre volta nesse período!
      E diferente da Mari, eu tomei muuuuuito sol quando crinça e muitas vezes sem proteção, minha família sempre passou o verão todinho na praia, já tive até insolação uma vez.
      Hoje me cuido (confesso que sou um pouco relaxada as vezes no dia a dia), mas olho pra trás e bate o arrependimento de muitas vezes ter sido teimosa e não ter deixado minha mãe passar protetor em mim… rsrs mas fazer o que, é a vida né!
      Estou com viagem programada pra novembro pra uma praia na BA, e já estou com medo das manchinhas voltarem. Quando se está em casa e com tempo é mais fácil fazer com que elas não se destaquem tanto. E pra piorar eu ainda sou APAIXONADA em praia, onde elas mais aparecem e onde é impossível carregar o rosto com maquiagem.
      Mas ó, quem fala que isso não abala a auto-estima de forma cruel não teve o mesmo melasma que nós! Não é nada bom se olhar no espelho e um “bigode” ser o ponto de destaque do seu rosto…

    • Débora    19/09/2014 - 16h31

      Ah, e Mari, eu também depilo na linha por conta da manchinha tem uns 5 anos.
      Confesso que não me acostumei a ponto de não sentir nada, tem dias que dói demais, mas pra quem sofre com a manchinha é o melhor método!

    • Clarisse Melo Franco    21/09/2014 - 21h08

      Meninas,
      Existe um depilador de molas que vende na revista da Avon que é ótimo!
      Eu acho super fácil, não muito doloroso, rapidíssimo e parece que faz o mesmo efeito da linha!
      Coloquei o link pra vcs visualizarem como é.

      http://www.grazicosmeticos.com.br/produto/Avon-Moda-e-Casa-Depilador-Facial-Mola-52392%252d0.html

    • Ju    24/09/2014 - 18h45

      Gente!! Alguma indicação de lugar que depila com linha aqui em BH??

  2. Mariana Coelho    18/09/2014 - 23h15

    Oi, Lu!
    Fiquei com uma dúvida: vc reaplica o filtro mesmo estando de maquiagem? Nao vira uma massinha nao? Hahaha
    Beijos!

    • Marina    19/09/2014 - 00h28

      Mari (olha a intimidade hihihi),
      O protetor usado pra reaplicar é em pó, como uma make mesmo… parece pó compacto.
      Tem de várias marcas, Shisheido, Adcos, Spectraban, etc… daí eles não atrapalham a make, entende?

      Espero ter ajudado.

    • Lu Ferreira    19/09/2014 - 11h08

      Isso mesmo Marina! Uso o em pó pra reaplicar, aí é bom que ainda retoco a make no meio do dia =) O meu é o Pureness da Shiseido, esse que tá an foto do lado do Cosmelan! Bjs!

  3. Vivi    19/09/2014 - 00h52

    Problema crônico, não em jeito não… Tem que cuidar a vida toda!

  4. Tatiana    19/09/2014 - 01h00

    Eu tb tenho! Engraçado que tb tenho no buço, além das bochechas! Minha mãe tem também. Tanto eu quanto ela, tratamos com um creme manipulado à base de Tretinoina, Hidroquinona e Fluocinolona, somente a noite, antes de deitar. Também usamos protetor solar 60, não usamos fator mais baixo que este! Tem feito muito bem pra nós, clareou demais as nossas manchinhas.

  5. Ju Chiari    19/09/2014 - 07h41

    Meninas, sou uma veterna do melasma. E uma dica da minha dermato top que fez diferença.
    1- Calor mamcha!!! Portanto evite sempre tomar aquele bafo de ar quente na cara (abrir a porta do forno, sauna). Muito cuidado nesta hora.
    2- Na hora de passar seus esfoliantes, acidos e etc cuidado com a quantidade. Se a pele ficar avermelhada, sensivel, repuxando…. Alerta total! Pele assim mancha a toa. Redobre o cuidado e reduza a quantidade e/ou frequencia de seus cremes milagrosos de modo a nao deixar sua pele ultra sensisivel e exposta as manchas.
    3- Filtro solar é uma obsessao para quem tem este problema. E eu experimentei uma centena deles em décadas de luta contra o melasma. Ja tive minha fase minesol oil control (que é muito confortável) mas meio fraquinho para quem tem melasma. Atualmente estou encantada com o combo Neutrogena fps 100 + po Shiseido sun protection fps 30. (nao é Pureness que a Lu falou pois ele so tem fps15. Deixo o Pureness na bolsa para retoque porque ele é um ótimo matificante tb). Mas minha ultima descoberta que amei foi o Adcos Stick fps 42 com cor. Pode substituir a base. A textura do bastao assusta quem tem pele oleosa como eu. mas ficou otimo no rosto e oferece muito boa protecao, nao mela, nao comedogenico. Gostei demais tb.

    • Paula    19/09/2014 - 11h01

      Eu já tinha notado isso do calor, mas achava que era coisa da minha cabeça!

    • Lu Ferreira    19/09/2014 - 11h09

      Amei as dicas Ju!! Nunca reparei essa do calor!! Não quero nem testar, hahah, já vou evitar =DD Bjs!

  6. Simone    19/09/2014 - 07h42

    Se antes eu tinha dúvidas agora não tenho mais! Já coloquei o Chata no meu top five como blog favorito! Mesmo sendo assuntos que não me interessem diretamente é muito bom vir aqui e ver que seeeempre tem conteúdo novo e tudo feito com tanto capricho…parabéns! Sigo o Chata ha tempos e vc realmente esta em sua melhor fase…de beleza e de blogueira! Muitas bençãos e luz em seu caminho…sou doida pra te ver em BH hahaha

    • Lu Ferreira    19/09/2014 - 11h10

      Obrigada Simone =DDD Bjs!

  7. Luciana    19/09/2014 - 08h50

    Lu, explica direitinho como você faz: de manhã vc aplica um filtro solar normal e retoca com o Shiseido ao longo do dia, ou passa só o Shiseido pro dia todo? Ele dá conta? Porque o FPS dele é 16, não é?

    Obrigada

    • Lu Ferreira    19/09/2014 - 11h12

      De manhã passo um normal, sempre com proteção acima de 50, líquido (vario muito as marcas!). Aí ao longo do dia vou retocando com o Pureness, que tem fator baixinho mas já ajuda! Tô querendo um em pó com fator mais alto, acho muito prático pra reaplicar! Bjs!

  8. Carolina    19/09/2014 - 08h54

    Também sou sofredora do melasma. Vi melhora com o Ploretin, ele realmente fez toda a diferença. E eu descobri ele aqui, com a Lu. Eu continuo usando o produto, mas agora conto com um outro aliado, um lazer chamado VShape. Caro, mas eficiente. Minha dermatologista recomendou 3 aplicações. Ele promete milagres, estou apostando que vai dar certo. Fiz apenas uma aplicação. Mas achei que deu um up.

    • Lu Ferreira    19/09/2014 - 11h13

      Que legal que descobriu aqui um produto que funcionou com vc!! Amo o Phloretin =) Bjs!

  9. Eu dou a Dica    19/09/2014 - 09h59

    Óóóótimas dicas! Por mais que existam mtas informações na internet, é sempre bom ouvir de alguém que a gente sabe que já passou pela situação!!

    http://www.eudouadica.com

    bjos!

  10. Vivy    19/09/2014 - 10h25

    Adorei o post Lu!!!Apesar de não ter problema com melasma conheço muita gente que tem e esse post vai ajudar bastante pois está muito bem esclarecido!!! Beijos!!!
    http://www.blogdavivy.com/

  11. Mariana    19/09/2014 - 10h46

    Só quero dizer que estou me “reapaixonando” por vc (não é cantada!), pelo blog! Acho que vc andava precisando de uns feedbacks q não fossem só positivos e acredito q desde a pesquisa de perfil das leitoras, às atuais críticas do vídeo propaganda, enfim, preciso dizer que estou surpresa e feliz com a sua mudança, com os tipos de respostas e tudo mais. Vc está mais madura, segura, confiante e o blog só tende a crescer. Putz, nem sei pq eu gosto de uma pessoa que não conheço, mas vc merece esse sucesso pq correnponde e responde (em palavras ou atitudes) rapidamente aos sinais que recebe, é inteligente e tem vontade aprender. Tá mais flexível, leve e gente boa. Duas dicas pra ti: (de novo) relax dos saltos, eles não são amigos das suas costas e isso não é brincadeira (pilates pode te ajudar) e, pra entrar no tema MELASMA, algo que tem me ajudado, pois tenho sutis manhinhas logo abaixo onde seriam olheiras, lateral, sabe. O troço chama ISDIN ultra, fator 50 despigmentante. Custa uns 35 euros, mas, vale o investimento essa marca. Té!

    • Lu Ferreira    19/09/2014 - 11h15

      Ei Mariana! De vez em quando uma sacudida faz bem, né? A gente vai se acomodando e de vez em qdo eu preciso de um lembrete pra me animar e continuar buscando evoluir =) Que bom que dá pra ver! Desde a pesquisa meu trabalho dobrou por aqui, heheh, tô sem tempo pra respirar! Mas tô bem feliz que vcs estejamm gostando e notando meu esforço =) Obrigada pelo comentário! Bjs!

  12. Manoela    19/09/2014 - 10h56

    Lu, comecei o tratamento com Cosmelan e tenho uma dúvida. Você passa o creme à noite e dorme com ele ou fica algumas horas e tira?
    Beijos!

    • Lu Ferreira    19/09/2014 - 11h16

      Manoela, durmo com ele e tiro pela manhã, lavando o rosto =) Bjs!

  13. Nadia    19/09/2014 - 11h04

    Poxa, Lu. Adorei o post. Eu já sofri muito com minhas manchinhas no rosto, super baixou minha auto estima por um tempo, especialmente a da área do “bigode”. Fiz tratamento com uma fórmula manipulada e as outras melhoraram muito, mas o bigode piorou quando inventei de fazer depilação a laser no buço. Acho horrível a mancha, apesar de a maioria das pessoas dizerem que não reparam. No mínimo elas acham que a mancha é, na verdade, pêlo. Só pode ser isso, pois me olho no espelho e ela está lá gritando pra mim! kkk

  14. Angela    19/09/2014 - 11h10

    Ótimo post! Eu também sofro muito com esse problema. Troquei de dermatologista nesse ano e gostei muito. Já tinha feito um peeling com ácido com a dermatologista anterior e aí resolvi trocar.

    Então, continuo aplicando o vitacid plus de noite (que foi recomendado pela primeira dermato, e a atual aprovou), de manhã passo o Clarifiant da Roc (um sérum clareador), protetor solar fator 60 da la roche (unifiant cor 1, cobre muuuito) e também estou tomando cápsulas manipuladas, que dentre os componentes, tem o protetor solar, um antioxidante e o oli-olá também.

    Mas como falou a Mari, tem q cuidar muito e no verão sempre acaba voltando =( uma tristeza.

    Ah, lembrando que para a exposição mais acentuada no sol ela recomentou o protetor Isdin fator 90.

    Bjoooos

  15. Victoria Renner    19/09/2014 - 11h23

    Nossa, eu tenho tendência genética, sou cheia de sardinhas, e mesmo protegendo a pele no verão eu peno viu!!! Mas ótima entrevisa, e li seu comentario da depilação, eu só faço com fio viu Lu!! E é super bom!! Beijoss

    http://www.victoriarenner.com.br

  16. Nathalia    19/09/2014 - 11h35

    Gente esse assunto é super complicado né, parei com a depilação com cera quente pq minha dermatologista disse que ela mancha e sofri pq nada fica igual quando depilado com cera. Tentei aqueles cremes e achei péssimo, eles queimam e é a mesma coisa de passar gilete! Aí, para me obrigar a largar de vez a cera optei pelo laser (lightsheer) e a pessoa que faz em mim disse até que ele dá uma clareada nas manchas! No meu primeiro mês com o laser já to querendo desistir pq nesse meio tempo só posso raspar com gilete e acho isso muito estranho, rs… meus pelinhos crescem muito rápido e eu tenho que raspar toda semana praticamente. E se o laser me manchar mais ainda? ÓH dúvida!!!! Mulher sofre viu… rs

  17. Ana    19/09/2014 - 11h52

    Para contribuir: tenho melasma e sim, tanto a luz natural ou artificial provocam manchas assim como o calor. Outra coisa: conforme explicado pela minha dermato, a ação do sol em outras partes do corpo também contribui para acionar o gatilho das células problemáticas que causam as manchas, portanto cuidado com exposição de qualquer tipo.
    Além dos peelings de manutenção realizados em consultório e dos cremes clareadores de uso diário, existem antioxidantes naturais como a luteína (pílulas) que contribuem para um bloqueio do problema de dentro para fora.
    Para o dia a dia de quem tem melasma, é fundamental o uso de protetores que além da proteção química, possuem a física, o caso dos protetores com cor que formam uma barreira contra a luz.
    Em busca de alternativas mais em conta, atualmente estou testando o Spectraban com cor e o pó Moderm fator 50. Reaplicando os dois ou apenas o pó na metade do dia conforme orientação médica. Para momentos “cara lavada” à noite, uso o hidratante Nívea FPS 15.

    Tem muita informação e resenhas nos blogs sobre maquiagem, mas pouquíssima informação de boa qualidade sobre manchas na pele e produtos afins. Bacana ver seu empenho em tirar alguma dúvidas sobre o assunto.
    Abração!

  18. Josane    19/09/2014 - 12h16

    Ei gente! Também sou clarinha, e sofro com o melasma. Já usei hidroquinona, mas minha dermatologista disse q não é indicado usar ele por muito tempo… Super funcionou! Agora uso ácidos manipulados (são bem mais em conta que os produtos de marca) à noite e tiro pela manhã.
    E o protetor solar é obsessão e disciplina mesmo, uso de manhã e reaplico depois do almoço (retiro um pouco da oleosidade com um lencinho ou um guardanapo macio antes)!
    As luzes fluorescentes também mancham :-o , tem que cuidar mesmo!
    Adorei o post! Super oportuno!

    Bjsss

  19. carine    19/09/2014 - 15h08

    oi, qual site posso comprar o cosmelan, ja tive otimas referencia dele.

  20. Jéssica Duarte    19/09/2014 - 15h24

    Mt legal… nunca tinha ouvido falar

    `·.¸¸.·´´¯`··._.· Acesse nossa loja online: http://www.PISAICO.com.br `·.¸¸.·´´¯`··._.·

  21. Elisa    19/09/2014 - 16h25

    Gostei do post, não só por causa do assunto, mas porque é mais “gente como a gente”.
    Há algum tempo estava até desanimando de ler o blog, por causa da quantidade de publis ou de coisas fora do alcance da média da população (looks com roupas e acessórios carésimos, por exemplo). Algo que gostava muito de ler no Chata, mas que não vejo há muito tempo, são as avaliações da tag “Guia BH”. Aliás, o Chata começou com esse assunto, né? E salvo engano aquele seu post do Restaurant Week do Gomide foi o mais compartilhado da história do blog.
    Enfim, é claro que pelo sucesso do blog você tem acesso a muitas coisas que a leitora comum não tem, mas espero que não se esqueça disso – de que a maior parte do público e de leitora comum mesmo – nas futuras postagens!!
    Tentei fazer uma crítica positiva, espero que seja recebida assim!
    Até porque, né, entrar em blog para ficar descendo lenha no autor não dá! Se não gosta, não acessa, não lê!

  22. Cristina Batista Fabbro    19/09/2014 - 17h23

    Lú se você quer um pó com fator de proteção mais alto, use o da Shiseido Sun Protect, é maravilhoso, não fico sem, para retoques, ou quando estou com pressa, passo só ele, é muito bom!!! Gostaria de saber o endereço do site que sua dermatologista te indicou para comprar o cosmelan. Obrigada, beijo.

  23. Renata Machado    19/09/2014 - 19h16

    Lu, ótimo post! Em um comentário acima vc disse que não depila o buço com cera, qual o método alternativo que vc usa? Bjos

  24. Gabriela    19/09/2014 - 19h44

    Lu, eu já tive melasma e curei com Dermamelan. Isso mesmo. Fiz o tratamento com a Dra. Eveline Bartels e simplesmente sumiu!!! Agora, protetor solar eu passo ate para ver televisão ou mexer no celular. Isso mesmo. E mais: eu corro ao ar livre 4x por semana e uso uma mascara que mandei fazer nos macaquinhos Yoga. Kkkkkkk!!! Pareço uma monstra! To nem ai! Parece aquela mascara que os corredores de fórmula 1 colocam antes do capacete. Uso esta mascara ate quando viajo de carro. Todo mundo deve rir, claro! Nem ligo! Melasma nunca mais! Dermamelan ever!

    • Lu    26/12/2015 - 20h25

      Lu, gosto muito de esportes ao ar livre, mas tenho melasma. Vc pode enviar uma foto da sua máscara?

  25. Juliana    19/09/2014 - 20h05

    Lu, estou procurando para comprar ja tem muito tempo o Cosmelan 2. Em que site vc comprou o seu? Sofro tb com melasma! Bjos e Obrigada

  26. Paula    19/09/2014 - 20h12

    Luuu, sou leitora do blog há muito tempo e adoro todos os posts. Estou comentando esse em especial, pois também sou paciente da doutora Eveline e, como você, sou grande admiradora do trabalho dela e de toda a equipe Eveline Bartels. Adorei saber que você também é paciente dela e, principalmente, adorei a entrevista super esclarecedora. Achei muito legal sua preocupação em trazer informações de profissionais qualificados, isso mostra seu cuidado em passar informações embasadas. Adoro vocês duas!! Foi uma combinação perfeita!! Espero que você continue fazendo posts desse tipo. Parabéns pelo belo trabalho.

  27. Olivia    19/09/2014 - 22h47

    Lu, Acho muito legal a versatilidade do seu blog, parabéns!!! Não se restringe a posts fixos e aborda diferentes áreas de interesse das mulheres! Seu blog virou um vício! Até fazer comentários estou fazendo, rs… E olha que sou bem tímida!! Beijos

  28. Barbara Cardinali    19/09/2014 - 23h56

    Lu,
    Vi vc falando de um pó com proteçao mais alta. Vc conhece a Dermage? Eles possuem um pó com FPS 50, é o que tenho usado e gostado muito. Ainda mais que moro no Nordeste e sou bem branquinha!

  29. Suzana    20/09/2014 - 01h22

    Oii Lu. Querida você poderia me falar como conseguiu comprar o Cosmelan? Sei que foi na Internet, como citou. Mas onde? Vou dar uma busca de qq forma. Bjos! Ótimo post!! Obrigada. Suzana.

  30. cristiane    20/09/2014 - 20h30

    Lu!!! Sou de Bh e estou precisando de uma boa dermatologista!!!vc pode me passar o contato dela!! Obrigada!! Bjo

  31. Fran    21/09/2014 - 21h19

    Oi, Lu… tudo bom? Vou fugir um “pouquinho” do tema… voce sabe alguma coisa sobre as mascaras da Eyeko? Adorava mas nao acho mais para comprar… :o( Obrigada! Bjosss

  32. Regina Ferreira Pagan    21/09/2014 - 21h52

    Oi Lu, tratei com Suavicid e te falo, sumiram, deu uma melhora de 80% nas minhas manchas , no caso elas eram de sol !!!!!

  33. Atmosfera da Mulher    25/09/2014 - 09h25

    Nunca ouvi falar, muito legal. Gostei do seu look
    http://atmosferadamulher.blogspot.com.br

  34. Isabella    26/09/2014 - 17h24

    Ei Lu!

    Concordo com algumas leitoras acima que disseram sobre o blog estar bem mais legal de ler atualmente! Parabéns!

    Quanto ao melasma, tenho o mesmo problema! Tenho duas manchas logo acima dos lábios e uma pequena na testa, mas que graças a um novo tratamento que estou fazendo estão desaparecendo! As do buço praticamente sumiram e a da testa tá quase.

    Estou usando um ácido chamado Triluma (coloquei o nome, pois só consegui comprar com receita médica), alternando com uma vitamina c da ROC (C Superieur). No início foi doloroso, mas agora já me adaptei bem. Uso o filtro Minesol 70 e também tento retocar durante o dia com um pó com fator de proteção.

    Como disse, estou usando esses medicamentos com indicação. Gosto muito do meu dermato e se alguém quiser o contato, o nome dele é Julio César e atende no Belvedere, na Clínica Inova Dermatologia.

  35. PATRICIA GONÇALVES    07/01/2015 - 15h44

    Olá! A minha história é bem triste, fui fazer tratamento para cicatrizes de acne com laser e passei a ter um melasma horrível, foram 13 sessões e váaaarios peelings, portanto me arrependi de ter acreditado na médica , que por diversas vezes me falou que quanto maior o número de sessões melhor seria o resultado. Depois disto procurei uma dermatologista top no Rio para tratar o melasma, ela me disse que certamente foi o fraxel (laser) a causa do problema, fiz tratamentos com ela com remédios manipulados e depois cosmelan, o cosmelan foi melhor do que os manipulados, as manchas clarearam, mas continuavam lá. Depois , conheci um novo tratamento para melasma , o oli ola, estou no 4º mês e as manchas clarearam muuuito e em alguns lugares ficaram até imperceptíveis, realmente ele é melhor do que o cosmelan, entretanto no verão a mancha do buço voltou a escurecer, nos outros lugares do rosto continua a clarear, suo muito no buço, fica até aquelas bolinhas horríveis, então passo protetor várias vezes neste lugar. O conselho que dou é começar o tratamento com oli ola em abril ou maio e comprar em uma farmácia superconfiável (compro o kit na Farmácia de Manipulação Aroma), fazendo isto e sendo bem disciplinada, acho muito difícil a pessoa se arrepender de ter feito o tratamento.

  36. Thais    09/01/2015 - 17h42

    Olá!

    Gostaria de saber o salão em Bh onde faz suas mechas.

  37. Cristiane Ap da Silva    13/01/2015 - 08h14

    Bom dia a todas!

    Sofri por muito tempo com as manchas do melasma e ainda tomo todo o cuidado, sempre.
    O meu caso era crítico, já tinha usado todos os ácidos possíveis, laser, e nada amenizava a terrível mancha, parecia um bigode! Nem maquiagem cobria.
    Mas, eu encontrei uma dermatologista maravilhosa que apresentou o único método que praticamente acabou com essa mancha no meu rosto, devolvendo minha auto estima.
    São as injeções intradérmicas de ácido tranexâmico, fiz 10 sessões, com resultado incrível.
    Utilizei uma pomada anestésica para amenizar a dor das aplicações e além do resultado maravilhoso o custo é baixo comparado a outros tratamentos.
    Agora eu consigo me olhar no espelho novamente.
    Achei importante deixar esta mensagem aqui, porque sofri muito com isso. Partindo do príncipio de que, o que é bom pra mim pode não ser pra você, não custa tentar. Pra mim foi a única solucão, e hoje eu vivo feliz e com as manchas controladas.

    bjss a todas

    • Thais M.    13/01/2015 - 15h23

      Cristiane,

      Pode nos contar quem é sua dermatologista?
      sofro com melasma, e super interessei por esse tratamento.

      Beijos.

  38. […] falei por aqui sobre as minhas manchinhas no rosto, lembram? Elas foram suavizadas com o tratamento prescrito pela minha dermato e quando tive essa […]

  39. Denise    08/04/2015 - 12h50

    Oi Lu, estava olhando seus posts aqui e me deparei com esse. Eu sofro com melasma alguns anos e ele clareia mas depois escurece. A minha dermato me passou hermoskin, muito boa! Clareou em poucos meses, mas nesse verão mesmo com mt proteção escureceu… Muito bom vc falar nisso, já ouvi falar nessa pomada que vc usa, mas minha médica n passou essa pra mim. Vou voltar no consultório dela pra retomar o tratamento e vou contar tudinho no meu canal! To amando seu blog, linda!!!

  40. Drika    11/04/2015 - 23h39

    Boa noite
    Tenho melasma desde a primeira gravidez, e já faz 7 anos comei o tratamento hidroquinona e só piorar as manchas, aqui onde moro o Sol e muito quente! Sei que sinto – me triste quando olho no espelho! Será que posso usar o Cosmelan e como usar? Para consultar uma dermatologista tem viaja mais de 500km.

    • Eliane    19/04/2015 - 14h57

      Drikka isso é uma lastima esse maldito melasma

  41. Eliane    19/04/2015 - 14h54

    Gente tô muito mau por causa do meu melasma. …….

  42. […] muitos, kkk!). Quem me apresentou a ela foi minha dermatologista, Dra Eveline Bartels (ela já falou sobre melasma nesse post aqui). Na minha última consulta ela me contou que a clínica dela estava recebendo com exclusividade […]

  43. erica    23/05/2015 - 17h21

    Olá, estou muito triste pois estou com a minha aparência muito feia, não consigo tirar uma foto com a minga filha pois as minhas manchas estou muito agressivas ,não sei i que fazer ….

  44. erica    23/05/2015 - 17h27

    Olá , lu! A sua médica aonde atende ???

  45. Soraia    23/06/2015 - 12h09

    Ola Lu,
    Li vários comentários e me senti menos descontente…não é só eu que sofro com essas manchas horrorosas.
    Sou morena, mais para mulata e apareceu manchas no meu buço(onde mais me incomoda) é muito visível, bochechas e testa.
    Fui no derma, mas infelizmente não tive muito sucesso mas escolhas, a ultima que consultei, receitou ácidos tão fortes, com luz pulsada e sem um hidratante que percebi o envelhecimento da pele, mas como nada sabia sobre o assunto pouco questionei.
    Sem falar que os cremes descamavam a pele e não tinha como usar qualquer tipo de make ou seja, também não tinha nem como disfarçar as manchas…oq ja era difícil pois minhas manchas são muito escuras.
    Mas fico feliz em ler e obter mais informações sobre cuidados e produtos sobre o assunto no seu blog.
    Agora estou com receio de consultar uma dermo na minha cidade.
    Gostaria de saber tmb mais informações sobre produtos q via oral para tratamento dessas manchas.
    Obrigada por ter bolado um blog tão útil e legal!
    Abraço!!!

  46. Bruna    17/07/2015 - 22h02

    Lu, qual o site que você comprou? Bjs

  47. Lais    21/10/2015 - 15h27

    Oi Lu, acabei de enviar um e-mail e ví este post! Comprei a base em
    Pó com fps da Shiseido mas fui assaltada! Levaram novinha! Então, estou à procura dela no Brasil, e lembrei do Sweet care, aquele site português que você postou há um tempo atrás. Você acha confiável? Porque a diferença tá de pelo menos R$100,00. Aguardo sua resposta! Muito obrigada!

  48. Cristiane    17/11/2015 - 17h12

    Olá Lú, tudo bem?
    quanto tempo vc usou o cosmelan 2? usou quantas vezes ao dia?

  49. Ana Carla    17/02/2016 - 11h13

    Lu! Gostaria que você informasse se vale a pena fazer um investimento tão alto no cosmelan 2, já que outros cremes clareiam a pele e voltam as manchas tal como o cosmelan2!
    Estou hiper desanimada com os tratamentos oferecidos no mercado para o melasma, as vezes penso que é só hogar dinheiro fora!!!!
    Aguardo resposta????

  50. Fabiana    22/07/2016 - 22h43

    Tenho Dermamelan a um ótimo preço RS 250,00. Entrar em contato no [email protected]. Pronta entrega.

  51. LUZIA MOREIRA DOS SANTOS DE OLIVEIRA    02/09/2016 - 17h59

    BTarde. Esse cosmelan serve p/quem tem pele negra?Obrigada

  52. Viviane Crema    11/10/2016 - 21h48

    Lu, vou iniciar o tratamento com o Cosmelan 2, como é recomendado passar 3x ao dia no 1º mês, gostaria de saber de vc, se após a aplicação posso usar maquiagem.
    Aguardo resposta!!!

  53. Flavia    15/02/2017 - 23h57

    Vc realizou o tratamento de cabine do cosmelan 1 com a Dra ou só usou o homem are que é o cosmelan 2? Com qual hidratante vc costuma misturar o cosmelan pra aplicar no rosto?

  54. Joyce    29/03/2017 - 06h59

    Quem tem melasma pode fazer depilação a laser?

  55. Layla Cirilo    08/05/2017 - 13h01

    Oi, em qual site você comprou o cosmelan 2?

  56. Juliana    11/06/2017 - 07h41

    Estou ficando horrorizada com esse melasma ele não clareia e só aumenta nunca tomei anticoncecionais e não conheço ninguém da minha família que tenha…. sempre usei protetores não tomo Sol de jeito algum… e ando com medo e meu psicológico a cada dia abalado.. pois nao gosto nemnde sair na rua de tanta vergonha.. tento não lembrar dessas manchas são horríveis

  57. Edilene silva    07/10/2017 - 10h26

    Gostaria de uma orientação comecei um tratamento pra melasmo por conta própria com a pomada suavicd só que ao invés de melhorar alias da uma clareada as manchas aumentarão escureceram o dobro minha pele ficou hiper irritada piorou o que devo fazer

  58. Fernanda    23/07/2018 - 07h33

    Olá! Depois de ter visto seu post fiquei muito interessada no produto e lendo a respeito vi que tem o cosmelan 1, que deve ser aplicado pelo dermatologista ou algum profissional habilitado. No seu caso vc fez o primeiro passo ou só usou o cosmelan 2?

  59. Camila    25/08/2018 - 11h19

    Onde comprou? Endereço do site, por favor.

  60. renata    05/11/2019 - 17h49

    Fiz o tratamento com Dermamelan e consegui eliminar 80% do melasma. Uma melhora que não tive com nenhum outro produto !! O produto é caro, mas dá resultado. Em 3 meses já vi o resultado. Hoje não vivo sem Filtro Solar.

  61. Arminda    03/04/2020 - 13h37

    Cosmelan 2 parece ser muito bom mas onde fazer uma compra segura? Pois tenho receio de comprar falsificados!😥

  62. Ana Lúcia Santana    03/11/2022 - 08h46

    Ou bom dia tenho melasma a muito tempo sofro muito com isso já fiz de tudo e tava vendo esse produto. Mas e muito caro. Já usei tanto manipulado hidroquinona suavidade várias coisas e só tenho efeito rebite como o tempo isso é triste prá mim me sinto muito depressivo com isso

Mais sobre Beleza