Carregando...
Moda

6 coisas pra pensar antes de comprar!

27.09.2014
Lu Ferreira

Um comentário num dos últimos posts de compras me deixou orgulhosa, falava que era legal ver eu mostrando o que comprei porque eu comprava de maneira consciente. Fico orgulhosa porque isso é uma coisa que tenho buscado, comprar melhor. Acho que devemos dar mais valor às coisas que compramos, e não sair feito loucas consumindo, comprando sem pensar. Claro que não é sempre que faço escolhas inteligentes e muitas vezes não resisto a uma liquidação, mas comecei a pensar em como faço as melhores compras do meu armário e cheguei numa listinha, que é o que procuro considerar antes de levar alguma coisa nova pra casa:

compras

1- A primeira coisa que penso é: já tenho algo assim no armário? No post de compras de Milão eu falo por exemplo da bolsa bege que comprei. Eu já tinha uma bolsa dessa cor, porém muito pesada, que acabo não levando em viagens. Estava na cabeça que gostaria de uma bolsa clara para ocasiões assim, e quando vi uma que gostei, comprei. Não faz sentido gastar com uma peça que tenha exatamente a mesma função de outra que você já tem no armário.

2- Posso pagar esse preço? Muitas vezes a gente tá tão apaixonada por uma coisa que começa a pensar loucuras pra dar conta de pagar: “esse mês vou almoçar em casa todos os dias”, “é só não ir pra balada por dois meses”, “vou dividir em 10 vezes que dá”… A maior parte é bem difícil de cumprir e pode fazer você passar um aperto financeiro depois! Faça o contrário: economize antes para comprar quando estiver com a grana.

3- Vou querer usar isso daqui a seis meses? Tem peças que viram febre, né? Um tipo de sapato, uma bolsa, um par de óculos… De repente todo mundo quer usar a mesma coisa e de tanto ver a gente acaba querendo também. Não acho ruim comprar uma peça que virou mania, desde que realmente goste da peça e não compre apenas porque ‘tá todo mundo usando’. Um exemplo? Comprei os óculos So Real, da Dior, que aparece a cada 3 fotos do Instagram. Peça batida, modinha, mas que funciona no meu rosto, tem um estilo que gosto e é único no meu guarda roupas. Vou usar mesmo depois da modinha, então tudo bem!

4- Essa peça combina com meu estilo de vida? Se você trabalha em escritório e anda vários quarteirões pra chegar até o trabalho vai mesmo usar aquele scarpin alto ‘todos os dias pra ir trabalhar’? A maior balada da sua semana é o Netflix, mas ainda assim você quer aquela jaqueta brilhante maravilhosa? Será que vale mesmo a pena empatar seu dinheiro nisso?

5- Estou comprando por impulso? Você nem estava pensando em uma bolsa, mas viu na vitrine uma linda com 40% de desconto e compra porque ‘não dá pra perder a oportunidade’? Dá sim! É diferente de estar precisando de uma bolsa nova e dar de cara com a promoção, entende? Não compre só porque está ‘barato’. Se vai ficar de lado daí a uma semana, sai caro!

6- Se fosse de uma marca menos famosa, você ainda compraria? Às vezes a gente fica meio fascinado pelas marcas, acontece. Aconteceu comigo depois de assistir aos filmes que contavam a história de Chanel e YSL, acontece quando vejo um desfile maravilhoso… Mas não dá pra comprar alguma coisa SÓ porque ‘é Chanel’, ou ‘é Dior’, né? Se não combina com você, não tem a ver com seu estilo, não vale o dinheiro, sendo made in Paris ou made in Aliexpress.

Claro que além disso a peça tem que vestir bem, ser confortável de usar e etc, mas acho que vale a pensa pensar nisso antes de gastar. Eu sou meio impulsiva e o que costuma funcionar pra mim é deixar a peca na loja, dar uma volta pelo shopping e se daí a um tempo eu ainda estiver convencida de que aquilo é legal, levo. As chances de gastar a toa são menores assim =)

E você? No que você pensa antes de comprar uma peça nova? 

34 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Taiza    27/09/2014 - 16h21

    Quase não comento por aqui, mas aí está um assunto pertinente à minha rotina: eu simplesmente não saio comprando! Não faz parte da minha realidade, e ainda assim consegui entulhar minha casa de coisaradas! Voltei de uma viagem, na qual comprei um tanto, mas fazia um ano que eu tinha reduzido os gastos pra poder fazer boas compras. Pouco luxo, muitas coisas que uso normalmente. E foi incrível o tanto de coisa que saiu do meu armário, pra dar lugar pra estas compras! Antes de comprar alguma coisa, eu faço penso em tudo isso, claro que não organizadas em lista, porque não sou tão organizada hahahaaha… mas um item muito interessante da sua lista, pra mim, foi o item 6. Vejo gente comprando cada coisa ridícula, só porque é de marca, coisa que não tem nada a ver com a pessoa, e que vai ficar entulhando armário e judiando cartão de crédito, ou ainda, fazendo feio nas fotos kkkkkkkkk… gostei do post!

  2. Debora    27/09/2014 - 16h59

    Eu sou super controlada. Da sua lista as 2 peguntas que sempre me faço são a 1 e a 5. Com o restante não erro, pois não ligo para marcas, modismos e definitivamente já passei da fase de pagar caro demais por uma roupa (benefícios de ficar mais velha!). Mas essas duas, sempre! E geralmente não compro nada logo de cara. Vou pra casa, faço outra coisa e na maioria absoluta das vezes vejo que a tal roupa não me faz falta.

  3. Daiane    27/09/2014 - 17h37

    Oi Chata!
    você vai me achar uma louca, mas que fonte vc usou para escrever essa lista? hahahahhaa
    a louca das fontes! *—–*
    Abraços!

  4. Mary    27/09/2014 - 17h45

    Ai que fofa!!!adorei que gostou do meu comentário ??????Seus posts e vídeos são demais

  5. Mariana    27/09/2014 - 19h22

    Muito legal e importante pensar nisso. De uns anos para cá comigo acontece algo referente a marcas: ligo cada ano menos para o nome da grife e, ainda que eventualmente sim, possa pagar, prefiro deixar a grana para outra finalidade. Peguei a MANIA de ler etiqueta de roupas e ver do que são feitas e aí comparo coisas caras, coisas baratas, acabamento, matéria prima… acho q o aspecto geral importa muito e vejo um tanto de coisas bem feitas e que vestem bem por preços legais. Aqui fala uma pessoa que nunca pagou mais de 250 numa calça (quando muito!), e quando ganhei uma LV de uma tia, a bolsa depois de meia dúzia de usadas foi achada embolorada no armário mais de ano depois. Acho o couro sinistro e parece que sou garota propaganda, só que não! rsrs E aproveito para dizer que acho as fast fashions nacionais meio caras as vezes. Bjs!

  6. Daniele    27/09/2014 - 20h33

    Que post perfeito Lu, concordo com todos os itens.
    beijos

    Blog Dani News

  7. Darcy    27/09/2014 - 22h07

    Adorei o post. Consumir, sim, mas de forma inteligente e saudável para o bolso.

  8. Bianca    28/09/2014 - 01h04

    Muito bom! Realmente é importante pensar antes de adquirir algo. Posso dizer que tenho muitas peças no armário que comprei por “impulso”. Adorei as dicas! Bjs
    http://mundocoloridodebia.com/

  9. rebeca    28/09/2014 - 11h04

    Adorei o post lu!! Também tento ser bem controlada,comprar so o que eu realmente quero. A minha estratégia é só comprar algo que estou com muita vontade,que passei muito tempo pensando! Achei ótimo você,como influenciadora, fazer um post desse. Tem muita gente que pode se sentir influenciada a comprar tudo que você posta aqui(claro que não é culpa sua). Com tanta gente consumista no mundo é bom alguém pra dar una ajuda! Bjsss,adoro esse blog!

  10. Laura    28/09/2014 - 11h15

    Eu não sou tão controlada assim!! Acho que das perguntas acima, as que sempre me faço são a 1 a 2! Evito comprar se já tenho algo bem parecido no armário. E preço realmente é um fator decisivo pra mim, pois nem sempre o que eu gosto cabe no meu atual orçamento.

    Tenho algumas peças no armário que nunca usei! Amo elas, mas sinto que ainda não rolou a oportunidade sabe? Principalmente pq ultimamente eu não tenho saído muito a noite…
    Pra mim, por exemplo, não rola usar salto para trabalhar, e por isso faz 3 meses que to com um scarpin maravilhoso sem uso. Em compensação, as sapatilhas estão precisando ser repostas rs!

  11. Thaís    28/09/2014 - 16h48

    Oi Lu,
    Tenho inúmeras peças no guarda roupa porém tem várias que nunca uso e termino usando sempre as mesma roupas. Estou querendo fazer uma limpa e comprar algumas coisas de real necessidade. Gostaria que você fizesse um vídeo se possível com as principais e essenciais peças que devemos ter no guarda roupa.
    Quero te dizer que não costumo comentar em blogs mas me identifico muito com o seu estilo e te digo com toda certeza, para mim o seu blog é o melhor, os seus posts são sempre muito agradáveis de serem lidos.
    Beijos

  12. Carol Costa    28/09/2014 - 18h16

    Haja consciência viu Lu… até sou bastante controlada, mas não posso negar que amo umas comprinhas! Boas dicas.
    http://dibobis.blogspot.com.br/

  13. Jéssica    28/09/2014 - 19h30

    Aiii, estou tentando me controlar e ser mais consciente na hora de comprar. Não é fácil, mas é preciso. Adorei o post. Beijo!! ;*


    http://www.entrevitrines.com/

  14. Vanuza    28/09/2014 - 20h00

    Oi Lu! Eu já me quebrei muito em compras impensadas, compulsivas e desnecessárias.
    Acho que isso tem ocorrido muito principalmente agora que o “povo” tem um maior acesso ao meio fashion (moda, beleza e afins), me preocupo muito com as consequências e acho super importante essa abordagem.
    Acho até que um dos critérios que as marcas poderiam ter é a sustentabilidade.
    Bom, no meu momento pânico financeiro conheci um site administrado por uma mulher com o conteúdo voltado a esse universo e as finanças que vou deixar aqui para o caso de você ter a curiosidade de dar uma espiadinha! Bjus e sucesso sempre!

  15. Eu dou a Dica    28/09/2014 - 21h59

    Sempre fui impulsiva… e justamente por isso, passei a me policiar e me controlar mto! Quase não faço compras desnecessárias mais! A sensação é bem melhor e vc passa a valorizar td mto mais!
    http://www.eudouadica.com

  16. Maria Paula    28/09/2014 - 22h02

    Realmente são perguntas essenciais antes de comprar alguma coisa! frescuraseafins.blogspot.com.br

  17. Julia    29/09/2014 - 05h03

    Lu, faz post sobre as dicas que você aprendeu pra cada tipo de corpo! Estou super curiosa! Adoro seu blog, beijos!!

  18. Carol Couto    29/09/2014 - 08h48

    Faço igual a vc Lu, penso nisso tudo, se eu vejo algo que me agrada mas não preciso tanto eu penso antes de comprar, se eu não esquecer dela e ficar com isso na cabeça eu volto e compro, se eu esquecer deixo pra lá. Assim economizo e não compro compulsivamente. Bju

  19. Paola Alves    29/09/2014 - 11h35

    Já dei varias dicas pra hora das compras e administrar o que compra no meu blog e é exatamente isso que você postou! A dica da lista é demais e ter uma wishlist é muuuito válido pra não perder o foco! http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  20. Anne    29/09/2014 - 11h36

    Dicas muito boas! Nunca fui de ligar muito pra marcas, então acho que nesse ponto estou Ok. Mas acho que se a gente encontra uma peça que gosta e que sirva bem, tem que aproveitar a oportunidade sim. Depois, acaba passando, e quando você vai procurar a bendita peça não encontra mais uma do jeito que queria ou que fique bem (experiência própria rs)

    http://www.simplesbela.com

  21. Bruna    29/09/2014 - 13h44

    Lu, que bacana vir no seu blog que é um dos mais famosos e ler sobre consumo consciente! Já era fã e tô mais admirada por isso! Parabéns por incentivar as meninas a comprarem com consciencia! Vejo tantos blogs de moda sendo vendidos por anuncios que da uma tristeza enorme, e como você sabe, vocês blogueiras influenciam muitas meninas… Que bom que estao influenciando para o bem!

    Beijinhos!

  22. Priscila Shirasaki    29/09/2014 - 13h47

    Adorei!
    São perguntas ótimas que devemos a fazer a nós mesmos na hora de comprar alguma coisa.

    Meu Cantinho Decorado

  23. Erika    29/09/2014 - 14h04

    Adorei o Post. Sou uma consumidora que os vendedores não gostam muito, as vezes sou “caroço” sim pq eu provo e saio sem levar (tb dou uma volta no shopping pra pensar). Digo ao vendedor que vou dar uma volta e se o item realmente ficar na minha cabeça é pq é amor de verdade, aí sim eu volto pra buscar. As vezes o vendedor vem com aquela “mas pode acabar antes de vc voltar”e eu sempre respondo que se acabar é pq não era pra ser meu. Claro que varias vezes ja me arrependi de não ter comprado e ter acabado, mas não me deixo levar pelo impulso…

  24. Lurian Leles    29/09/2014 - 14h55

    Eu também uso esse truque da voltinha no shopping, hahaha..

    Beijos!

  25. Luiza    29/09/2014 - 15h09

    Adorei as dicas! Ultimamente tenho pensado mil vezes antes de comprar essas coisas, realmente as vezes é só mais entulho para o guarda-roupas! Beijos

    http://www.estiloadois.com.br

  26. Carol Fagundes    29/09/2014 - 17h36

    Eu costumo me fazer também uma outra pergunta: é um modismo passageiro ou essa moda vai durar?
    Considero super pertinente esse questionamento, pois às vezes me encanto com uma peça, que acho que combina bem comigo, mas que considero que é apenas uma tendência passageira e não vale o investimento. Melhor comprar numa fast fashion a investir uma grana em algo assim.

    Lu, vejo que o seu curso foi super proveitoso, já te rendeu vários posts instrutivos e diferenciados! Você pensa em fazer um workshop de estilo? Seria o máximo! Beijos

  27. Malu    29/09/2014 - 18h38

    Lu,
    O Legal de seguir uma blogueira desde dos primordes é ver como cresce como profissional, pessoa e claro como mulher.
    A uns 3 anos atras comprei meu primeiro Luiza Barcelos super parcelado pq vc usou em um look e gostei, hoje não uso e o $$$ nao valeu a pena. Hoje olho para vc e vejo como até para fazer post publi esta mais ‘exigente’e claro nos influenciando de forma positiva e escrevendo posts uteis como esse. Parabéns e sucesso.
    Seu curso em Milão esta refletido em seus looks, seu comportamento com a moda e aqui no blog que esta mais interessante.
    bjokas
    Malu

  28. Beaby    29/09/2014 - 19h36

    Muito bom esse post! Concordo exatamente mas eh tao dificil no dia a dia resistir aquela promocaozaozinha incrivel :( muitas vejos vejo aquele scarpin maravilhoso e caio na real que uso salto duas vezes por ano…

  29. […] Chata de Galocha encontrei 6 coisas para se perguntar antes de comprar alguma coisa, e achei bem […]

  30. […] Chata de Galocha encontrei 6 coisas para se perguntar antes de comprar alguma coisa, como: Estou comprando por impulso? Essa peça combina com meu estilo de vida? Achei […]

  31. Renata    03/10/2014 - 20h08

    Lúuu….Amei este post! Já estou colocando em prática, o que evitou que fizesse algns equívocos!! Gratidão!

  32. […] Lu do Chata de Galocha dividiu 6 coisas que devem ser pensadas antes de uma compra! São dicas ótimas, principalmente, se você sente que é uma pessoa um pouco impulsiva como […]

  33. […] Um post para as consumistes de plantão, lá no Chata de Galocha. […]

  34. […] Compra Consciente […]

Meu episódio favorito até hoje de #ModaSemChatice acabou de entrar no canal! Vem comigo ver 5 tendências pro próximo verão: youtube.com/luferreira 🖤
Mais sobre Moda