Blog Chata de Galocha, Moda, Styling

Os básicos do estilo francês

Lembram que contei aqui que durante a viagem tivemos um workshop nas Galeries Lafayette? A última parte da apresentação da Isabelle, a stylists da loja parisiense, foi muito legal! Ela falou sobre os itens básicos do guarda roupa francês, e à medida em que ia apresentando mostrava o exemplar em um closet diferente do que estávamos vendo… O que eu achei mais legal é que por mais que alguns ítens fossem diferentes, a apresentação dela foi uma versão resumidinha de uma das semanas de aula do Marangoni. Pra mim foi tipo uma revisão com updates, hahah! Mas fiquei feliz que as meninas curtiram também! Anotei e esses são os tais básicos:

blazer
O blazer
Peça que veio do armário masculino e que é contraste que vai dar charme ao look. Precisa vestir perfeitamente, nada de peças muito largas ou com ombros fora do lugar.

jeans
O jeans
Isabelle prefere o skinny e sugere que tenhamos pelo menos duas cores, o tradicional, super escuro, e o branco. Pra combinar com o blazer durante o dia, pra dar um toque de jovialidade quando usar um lençoou peça mais clássica…

jaquetacouro
A jaqueta de couro
Nessa hora ela mostrou uma Balenciaga, hahaha, quase caí pra trás! Pra combinar com vestidos, jeans… Tudo combina com jaqueta de couro, né?

sapatilha
A sapatilha
Isabelle falou que a francesa vive de sapatilhas! São confortáveis e arrumadas ao mesmo tempo! A Repetto é a marca mais tradicional e diz que pelo menos uma preta todo mundo tem que ter!

scarpin
O scarpin
O modelo escolhido na apresentação era um Roger Vivier bem clássico, o modelo usado por Catherine Deneuve. Confesso que a fivela dessa versão não me desceu, hahah! Prefiro um sem nada mesmo!

trench
O trenchcoat
Nossa, no Marangoni o professor ficou uma hora falando só sobre ele! Não à toa comprei um naquela viagem, hahah! Pra usar o tempo todo: com jeans, com vestido, com calça de alfaiataria…

tote
A bolsa grande
Isabelle mostrou uma vermelha linda, era o complemento ideal pras peças básicas que apresentou antes. Fiquei com vontade de uma tote bem colorida!

clutch
A carteira
O ideal é que caiba na bolsa grande, assim se surgir um programa de última hora você deixa a bolsa grande no escritório e leva só a pequena!

E por fim, o vestidinho preto, que foi o tema do primeiro post! O que acharam? Concordam com ela? Acham que toda mulher deve ter essas peças ou tem alguma que não precisa? E sabe o que eu fiquei pensando? Quais seriam os básicos do estilo brasileiro, hein!? Será que já temos identidade de moda suficiente pra identificar peças chave no nosso guarda roupas??

Comentários:
  1. por Juliana
    em 16.10.2014 às 19:46

    Ótima lista, e acho que com a adaptada ao gosto pessoal, é uma lista de clássicos pra qualquer lugar!

    E a tote parisiense tem que ser a Longchamps! hehehe (só que se for à la parisiense mesmo, provavelmente vai estar sujinha e/ou aberta em público!)

    Beijinhos!

    • Lu Ferreira
      respondeu em 18.10.2014:

      TODAS usam Longchamp! Kkkk! Eu nunca achei graça nessa bolsa, vai entender! =D

    • por Juliana
      em 19.10.2014 às 18:27

      Eu tenho duas, e adoro – mas confesso que o modelo não tem nada de mais, né? Mas é incrivelmente prático pra quem carrega notebook, livros, cadernos etc =)

  2. por Nidia
    em 16.10.2014 às 20:18

    Jeans ok, mas prefiro os retos ou flare- tem mais a ver com a brasileira.Não uso sapatilha -não favorece quem tem pernas grossas e curtas -prefiro um mocassim ou uma rasteirinha. :)

  3. por Luciana
    em 16.10.2014 às 20:29

    Oi Lu! As peças citadas são lindas, atemporais e toda mulher fica bem vestida com elas! Mas acho que algumas só funcionam em locais de clima temperado… É impossível usar jaqueta de couro ou trenchcoat no norte do país, onde faz 30 graus o ano inteiro…. Já em Paris, a história é outra, né?!
    Adoro seu blog! Bjos

    • Lu Ferreira
      respondeu em 18.10.2014:

      Não rola mesmo! Aqui em BH ainda dá pra usar o blazer e a jaqueta, só o trench que fica parado a maior parte do ano! Bjs!

  4. por Camila Vaz
    em 16.10.2014 às 20:35

    Lu, ameeeeei o post! E fiquei ainda mais feliz porque algumas peças que a stylist recomendou são as mesmas que eu elenquei como essenciais no meu armário neste post do meu blog:http://www.vazcomestilo.com.br/2014/06/post-especial-meus-classicos-e.html
    Na verdade, é um misto com outro post das peças que fazem a diferença nas nossas produções (aqui: http://www.vazcomestilo.com.br/2014/07/post-especial-os-extras-que-fazem.html). Sinal que meu curso de Consultoria de Imagem & Estilo estava no caminho certo!
    Um beijo e sucesso pra vc! Tô curtindo muito este novo layout!

  5. por Sâmya Nagle
    em 16.10.2014 às 20:59

    Amei o post. Ótimas inspirações.

  6. por Elisa
    em 16.10.2014 às 22:00

    Clássicos europeus… no clima brasileiro blazer, trench coat e jaqueta de couro são completamente inadequados para o clima. Aqui o blazer só é usado em algumas ocasioes à noite; durante o dia, só se a pessoa fica o tempo inteiro em ambiente com ar condicionado.

    E jeans skinny, além de feio (na minha opinião), é ultra desconfortável. Moda tem que servir a quem veste, e não o contrário…

  7. por Patrícia A.
    em 16.10.2014 às 22:20

    Oi Lu!
    Jeans eu adoro, principalmente os “flare” ou “boot but”, mas skinny estou fora (e vários dermatologistas e angiologistas têm pavor) – dificulta a circulação sanguínea e favorece o aparecimento das manchas escuras em certas áreas…
    Meus pezinhos também não gostam de sapatilhas – todas as que usei eram ou grandes demais (saíam dos pés) ou faziam bolhas nos calcanhares.
    Já o trenchcoat acho chique, lindo e até tenho. O difícil é conseguir usar nessa terra tropical.
    Rasteirinhas são a cara da brasileira e sonho em ver chapéus também fazendo parte.
    No estilo brasileiro não pode faltar camisetas, de todas as modelagens e estilos.

    Lu, aproveitando, gostaria de pedir que ilustrasse as postagens com algumas fotos de mulheres com outros biotipos e não apenas as altas e magras – não acredito que mesmo na França tenha apenas as “skinnies… Elas não me representam ;)

    Beijos

  8. por Gabriel Henrique
    em 16.10.2014 às 23:29

    Eu acho que o básico número 1 no Brasil seria o short jeans devido ao clima e por ser uma peça versátil,podemos ver pessoas usando short na faculdade,as vezes na balada,shopping e por aí vai.Tem tbm o biquíni e a havaiana,que é marca registrada do Brasil

  9. por Carol Daixum
    em 16.10.2014 às 23:52

    Adorei o post, Lu. Eu concordo e tenho quase todas as peças no meu guarda-roupa. Só o trench que eu acho bem pouco usável aqui no Brasil, mas vale para guardar para viagem e tal.
    Acho que aqui no Brasil é indispensável short jeans, né?

    Beijocas e parabéns pelo blog. Não é a primeira vez que eu passo aqui, mas acho que é a primeira vez que eu comento (ou já comentei no post da Marcela, não lembro). E hoje fiz uma maratona de vídeos da Lu hahaha! Adorei, adorei. :)

    Carol
    http://www.pequenajornalista.com.br

  10. por Lola
    em 17.10.2014 às 01:11

    Lu, não sei se você já fez post sobre, mas adoraria que você postasse opções BBB de trench coats, sabe? Vou viajar ano que vem pra Londres e Paris e queria comprar por lá um trench, mas não sei onde e média de preço…
    Tenho várias lojas na lista pra visitar, mas não sei em qual vou encontrar um que seja bom, bonito e barato, que dê uma ajuda no frio e na chuva :(
    Ah, peço tanto feminino quanto masculino, pleeaaseee

  11. por Lola
    em 17.10.2014 às 01:15

    Ah, claro que sei da Burberry, mas tenho até medo de ver o preço nessa viagem não tem como comprar um! :(

  12. por kaka
    em 17.10.2014 às 03:14

    Lu, faltou falar o acessório principal delas…A magreza…todas são macérrimas e tudo cai como uma luva!
    ai podem se dar ao luxo de usar apenas o básico…
    adorei o post.

  13. por Luciana de Freiras
    em 17.10.2014 às 06:30

    Oi Lu, tudo bem? Minha lista: (tenho quadril largo)
    Calça jeans reta é uma flaire ( lavagem. Escura)
    Camisa branca
    Sapatilhas
    Bolsa grande, mas acima do quadril
    Jaqueta
    Sapato nude
    Saia/vestido evasê

  14. por Monara Fabres
    em 17.10.2014 às 08:39

    Adorei a lista! Os itens são clássicos mesmos! Já temos a maioria nos nossos armários!

    Beijos, Lu!

    http://www.saiavermelha.com

  15. por Michelle Crivillari
    em 17.10.2014 às 09:12

    Oi Lu!
    Essas peças e esse post me lembraram muito tudo o que fala no livro “A Parisiense”. Praticamente todas as peças que foram citadas estão no livro.
    Muito bacana ver que essas peças são realmente chaves!

    Bjs e adorei o post!!

  16. por Rosiane Duarte
    em 17.10.2014 às 09:35

    Lu, adorei todos. Na minha opinião, para as brasileiras o trenchcoat é o menos necessário, afinal praticamente não temos clima para usar aqui. Assim, ela é dispensável como peça básica. Entretanto, para as viagens no interior de Minas, por exemplo, dependendo da época do ano são bem necessários. Acho bom ter pelo menos um… Bjocas

  17. por amanda karina
    em 17.10.2014 às 09:56

    Tudo muito lindo nesse post, adoro scarpin preto combina com tudo desde de tom de pele a varias peças de ropas, jenas quem, nao gosta ne ?

    ahh tudo lindo, usaria todos sem problemas rs

    beijos Lu ;)

  18. por Camila
    em 17.10.2014 às 11:40

    Oi Lu,

    Primeiro Parabéns o blog esta lindo!

    Amei o post, achei super válido. E como a Simone disse abaixo, também acho que o “básico” Brasileiro é o Short jeans.

    Acrescentaria nesta listinha roupas leves e coloridas.

    Beijo

  19. por Giovana
    em 17.10.2014 às 12:04

    Que máximo o post Lu! E que surpresa boa constatar que praticamente todos os itens já fazem parte do meu guarda-roupa!!! Preciso agora só de um trench e de um blazer que vista perfeitamente pois o meu deixa a desejar nesse quesito, mas estou no caminho certo né?
    Ah!!! Adorei o novo lay-out
    Abraçao!

  20. por Luiza
    em 17.10.2014 às 15:03

    Ufa, tenho todos os itens para ter um look mais francês, rsrsrs!
    Adoro os looks delas, são chiques, despretenciosos, elegantes, a cara da riqueza!

    http://www.estiloadois.com.br

  21. por Tamiles
    em 17.10.2014 às 15:31

    Adoro este tipo de dica, seu bloq ficou muito legal com o novo layout …

    Gostei das dicas e das sapatilhas principalmente das sapatilhas pois tenho usado bastante …. e o que você acha dos modelos de mocassins que pelo que observo é muito usado lá fora, mas este ano tenho visto meio tímidos nas vitrines aqui de porto alegre e algumas bloggers postando coleções primavera verão 2014/2015 o que você acha do modelo, rolaria um post com dicas de como usar?

    abraços :-D

  22. por Camilla
    em 17.10.2014 às 15:44

    AMEI esse post! <3

    Beijinhos Lu!
    http://www.mademoiselleparis.com.br/

  23. por Anne
    em 17.10.2014 às 16:15

    A-MO sapatilhas e o jeans é tudo né? Mas prefiro os de modelagem flare e não skinny ;) http://www.simplesbela.com

  24. por T. Malinosk
    em 17.10.2014 às 20:43

    Sou Comissária e vou sempre para Europo, fico feliz de ver que os Blogs brasileiros estão dando tantas dicas sobre o essencial! Na minha opinião a maioria das brasileiras são Fashion Victims. Reféns do marketing do fast fashion local! Ainda temos muito para aprender no quesito estilo! Mas se houvessem os básicos para as brasileiras seriam o short jeans, incluiria sapatos na versão nude, sandálias sensuais! Adooooro seu Blog e já te levei em meus voos varias vezes, mas tenho vergonha de falar!!! Kkkk mil bjokas!

  25. por Rebeca Lima
    em 21.10.2014 às 18:56

    Acho que seria MUITO legal fazer um post sobre “os básicos do estilo brasileiro”, acredito que rasteirinha e um vestido leve, básico, confortável e bonito entram na lista. Haha :)

  26. […] falou lá no Chata sobre as peças básicas do estilo francês, é lógico que eu amei o post! Clica aqui pra […]

  27. […] A Lu Ferreira, mais conhecida como a Chata de Galocha, fez um post super bacana com os itens básicos do estilo francês. O post tem várias fotos lindas e looks inspiradores pra quem, assim como eu, adora o estilo […]

  28. por Bruna
    em 06.08.2016 às 23:40

    Gosto da maioria das roupas e calçados desse post, tem muito a ver com meu estilo, menos o scarpin e as bolsas, prefiro as transversais ou uma mochila tradicional. Para mim, o básico seria blusa ou camiseta listrada, baby look, sapato baixo, desde sapatilha até Oxford, calça jeans. E, como o Brasil é um país muito grande, apesar de ser tropical, no sul, onde eu moro, dá pra usar sem problemas um trench coat, uma jaqueta, blusa de lã, cachecol, luva, touca, duas calças kkkkkkkkkkkkkkk tudo se adapta. Mas a havaianas tem que ter kkkkk ou qualquer chinelo!

  29. por Asa
    em 23.11.2016 às 23:23

    Nao conhecia o seu blog, estou a adorar! Vivo em França e devo dizer que este post é realmente a cara do estilo françes. Os trenchs sao um basico, o vestido preto “uma religiao” o escarpin preto quem nao tem ” Quoi?i!” , jaqueta de couro é muito banal toda gente tem e de varias cores e cortes diferentes. Eu que vivo aqui na Europa devo dizer que sao realmente basicos que tda mulher deve ter,(inclusive, claro eu faço parte dess maioria) mas existem peças que sao menos usuais dependendo do sitio onde se mora como a clutch por exemplo, as lojas estao recheadas mas no meu caso que vivo num sitio pequeno tenho uma escolha fantastica à minha espera kkkk. As francesas sao elegantes e por vezes mesmo muito classicas, muito preto, branco, cinza, marinho e vermelho….penso que apesar de serem peças intemporais nao é bem a cara do Brasil, pais que transmite alegria, calor, vivacidade e mulheres antenadas da moda.

Post AnteriorPróximo Post