Carregando...
Viagem

Viajar só não é viajar sozinha

29.10.2014
Redação Chata de Galocha

dizeres_chata_10_28-1

Como é bom ter coragem para conhecer o mundo sozinha.
Você vai cair em ciladas, pagar guias de turismo a toa e ficar desconfiada de taxistas. Vai fazer o download do aplicativo tradutor do Google e usar quarenta vezes por dias. Aprender a dizer “saúde” em sete línguas e beber muita cerveja quente.
E isso é só o começo.

Decidir se jogar no mundo e morar por três meses ou visitar apenas por vinte dias um país totalmente desconhecido é para poucas.

Sozinha você manda tudo e decide tudo sem precisar negociar com ninguém. Estar acompanhada de quem a gente gosta é uma delícia, mas você já experimentou passar alguns dias com você mesma? Entrar no avião sozinha e imaginar e refazer todos os planos na sua mente. Aquele seu sonho de conhecer Berlim ou Portugal precisa sair do papel. Esqueça os preconceitos, não espere por companhia e vá.

Prepare-se para ouvir a música “Ai se eu te pego” ao menos três vezes (ela ainda faz muito sucesso). Porque mesmo que se você não goste, será intimidada a ensinar a coreografia para o seu amigo canadense ou espanhol. Também se prepare para escutar duas ou mais línguas na mesa do pub. Faça amizade com os brasileiros, mas peça que eles falem com você na língua que estão aprendendo juntos.

Para uma viagem curta, valorize as dicas dos amigos que já estiveram lá. Principalmente dos mais próximos, que compartilham os mesmos gostos que você. Vá ao museu, ao parque e a sede do governo. Use o transporte publico. Abuse do bom transporte público.

A maior vantagem de estar sozinha é poder fazer tudo no seu tempo, do seu jeito. Se sentir vontade de observar um quadro por vinte minutos, sente no banquinho em frente e fique. Se quiser passar três horas no brechó sem ninguém para te apressar, aproveite. Todos os seus segundos em uma viagem são únicos.

“Quem converte nem sempre se diverte”. Pensar duas vezes antes de comprar três calças e dois vestidos na loja em promoção equivale a um final de semana em uma cidade próxima. Aos poucos você aprende que é melhor se deslumbrar por uma vista incrível do que por um casaco de marca.

Receber uma mensagem da sua amiga francesa ou japonesa chamando para ir a uma festa pode te render uma noite louca e maravilhosa – quem sabe até um casamento. Porque viajar também te ensina outra coisa muito importante: o amor é universal, mas visto de maneiras muito diferentes. Em alguma língua e país você pode achar o seu. Ou vários.

Não se esqueça do seguro saúde. Faz falta ter alguém do lado para te ajudar com uma eventual “dor de barriga”. Não se assuste. É nessas horas que você vai aprender a se virar e voltar muito mais madura. E cheia de histórias para contar.

Engula a saudade. É ela que te diz baixinho no ouvido: “ei, me esquece, sai de casa e vai se divertir”. A saudade parece maldosa, mas te empurra para frente.

Nunca deixe de viajar sozinha porque te falam que é perigoso ou que você não dá conta. Você não está só, você tem o mundo e você mesma. Além da possibilidade de conhecer muita gente bacana. Eu tenho certeza que você sabe se virar. Aponta uma direção no mapa e vai.

22 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Ana Carolina Martins Zaguini    29/10/2014 - 08h28

    Que texto lindo Marcella!!! Eu já viajei sozinha e realmente é muito bom, você se desprende mais ainda das coisas.
    Aliás, fomos juntas para Brasília. ;)
    Beijos!

  2. Bia Martins    29/10/2014 - 09h18

    Eu fiz um mochilão pela Europa sozinha e não gostei muito não. Em Londres e Amsterdam até que foi legal, principalmente Londres pois pude fazer compras sossegada, mas quando cheguei em Paris Jesus, foi uma M, primeiro que ninguem fala inglês, me perdi várias vezes, e na torre eiffel então? Só casal e família, queria muito ter alguem pra compartilhar aquele momento do por do sol do topo da torre……aff esse foi o pior momento.

  3. Manu    29/10/2014 - 11h03

    Lindo texto! Parabéns! Penso exatamente assim.

  4. Tatiana    29/10/2014 - 11h27

    Oi ADOREI seu post!
    Fiz isso pela primeira vez aos 40 ANOS! E FOI INCRIVEL!
    Deixei os filhos com o marido e mejoguei no meu sonho de debutante:
    Fui conhecer Machu Pichu.
    e foi assim.
    EXATAMENTE assim, como vc escreveu!
    bjs
    Dadi

  5. Michelle    29/10/2014 - 12h50

    Sensacional! Amei cada palavra!

  6. Gabi Moreschi    29/10/2014 - 13h02

    viajar sozinha <3

  7. Thamiris    29/10/2014 - 15h10

    Existem coisas que parece que foi escrito pra gente… e esse eh um deles… foi feito pra mim…
    Estou com uma viagem marcada para o próximo ano no qual irei sozinha, e não estou com medo, pelo contrário… vou realizar o sonho de uma vida e o melhor de tudo, tirar um tempinho só pra mim…
    Busco nesta experiencia um auto-conhecimento que ainda não tive e espero aproveitar cada segundo como se fosse o último!!

    Parabéns Marcella pelo texto lindo!
    Parabéns Lu pelo blog!

    Bjuuu

  8. Jéssica Duarte    29/10/2014 - 17h08

    Ameiii… as vezes tenho vontade de largar tudo e ir pra praia sozinha…

    `·.¸¸.·´´¯`··._.· Acesse nossa loja online: http://www.PISAICO.com.br `·.¸¸.·´´¯`··._.·

  9. Nina    29/10/2014 - 17h29

    Adorei o texto! Ja trabalhei num hotel/resort aqui no Brasil e fiz amigos nos 4 cantos do mundo! Mantenho amizade ate hoje com todos eles! Sempre tive muita vontade de viajar (pra fora do Pais), tanto acompanhada, como sozinha … sozinha principalmente! Acho que não há aprendizado maior, fora o conhecimento, casos pra contar … porem, sempre tive medo! Meu ingles é pessimo kkk! E viajar na “cola” de outra que fala acho que deve ser um saco, me sentiria uma pedra no sapato do outro e sozinha … ferrou! Mas uma hora vai e seu texto foi super motivador, obrigada!

  10. Tati    29/10/2014 - 19h14

    Quase tão longo quanto o post! Hehehehehe

    Em 15 anos de casamento (=D), já perdi a conta de quantas viagens de lazer cancelamos por conta do trabalho do meu marido, que viaja muito, mas sempre a trabalho!!! Concilar nossas agendas quando eu trabalhava em uma empresa antes de termos nossa filha, e depois ficar restrita a prazos com clientes, quando passei a trabalhar em home office e mais tarde (hoje em dia), calendário escolar… Era tarefa de ninja fazer uma viagem bacana e curtir dias de descanso juntos. Ano passado, sabendo que nem o meu aniversário (em dezembro) conseguiríamos passar juntos, pois ele estaria longe, a trabalho… Ele me propôs que eu saisse em viagem sozinha, como sendo o presente dele pra mim (em casa temos o presente dele pra mim, e o de mim para mim!!! Adouuuroo!!) O destino que eu quisesse… Bastava dizer e programar tudo, coisa que amo!!! Mas quem disse que me animei? Só conseguia colocar pontos negativos no prato da balança… Resultado: troquei a tal viagem por uma joia, que passa a maior parte do tempo longe do pescoço, dentro do estojo… Do jeito que saiu da loja… Coisas de quem vive em cidade grande e com permanente medo da violência e que ainda tem pavor de ostentação.

    Há umas três semanas, adivinha? qual ñ foi a minha surpresa (triste, of course) por saber que, novamente, estaríamos distantes no meu aniversário (será que posso mudar de data, gente?? Mas que coisa, hein..). E de novo a proposta da tal viagem sozinha… Ele sabe que AMO botar o pezinho no avião, por isso insistiu. Sabe a resposta: “ai amor… De novo… Vc acha mesmo que vou viajar sozinha?” e dá-lhe a contra proposta: “prefiro então que vc troque meu carro.”

    Nas minhas oras de folga, praticamente só entro na internet pra pesquisar sobre carros: modelos, marcas, percentual de clientes satisfeitos, indíces de recall, preços de seguro, etc… Daí, no meu tea break de agora há pouco, passei por aqui e vi esse texto!!!! Ju-ro… Meus olhos encheram de lágrimas reprimidas sabe…? E já corri para o whatsapp: “Amor… Sabe a viagem… Acho que esse ano vai rolar sim!!!!” ele quis saber o motivo da mudança de ideia tão repentina (curioso… Ciumento… Descofiado… All together?!?!) Só falei que pensei melhor e que depois conversaríamos mais sobre a decisão. Flor… Eu simplesmente amei o texto e já tô me imaginando nas situações que vc descreveu…. Até dançando Michel Teló, vai… Hahahha… Me animei de verdade e agradeço muito! Agora é correr com tudo, pra fazer acontecer, afinal, meu foco era outro e preciso definir tudo até dezembro! Alguém tem mais sugestões bacanas para uma “senhôra casada” :b viajar e curtir passeios legais? Bjosss

    ps.: mas juro… Se ano que vem acontecer de novo… Eu surto!!!! ;-)

    • Tatiana    30/10/2014 - 00h38

      Oi Tati, sou Dadi (Tati tbm! Rsrsrs) deu uma olhada no meu comentário aí encima?
      Pois é, qndo li o que vc escreveu, fiquei pensando: um carro, uma jóia…
      EI!
      Escute seu coração, tente lembrar dos seus sonhos da infância, aposto como vc já quis ser aeromoça! Rsrsrs
      Faça a viagem dos seus sonhos mais inocentes!!!!
      Pare de fugir de vc mesma!!!!
      Bjs de outra Tati.

    • Julia Ferreira    30/10/2014 - 10h42

      Ei Tati,

      Li o seu comentário e me identifiquei muito, não porque sou casada e alguma coisa parecida aconteceu comigo, mas pela vontade de fazer uma coisa mas desistir por ter esses pequenos impedimentos.
      Uma das melhores coisas da vida é viajar, e as vezes não sai exatamente como planejado, mas a gente acaba aprendendo tanta coisa de si mesma e conhecendo lugares e pessoas incríveis que vale muito a pena!!
      Eu mesma já deixei de viajar porque não tinha companhia, mas hoje jamais deixaria por causa disso. Vai, aproveita e depois conta pra gente como foi. Tenho certeza absoluta que uma viagem é muito mais legal do que um carro novo. xD

      beijos!

  11. Ingrid Luiggi    29/10/2014 - 21h08

    Adorei o texto! Já viajei muitas vezes sozinha e a minha primeira experiência foi uma semana na Itália! E pode ter certeza que foi uma das melhores viagens que já fiz na vida! Conheci um monte de gente, senti de verdade o que é ser livre e aprendi bastante! Acho q viajar sozinha é uma experiência que todo deveria viver. Abs, Ingrid

  12. Mariana Tomazelli    30/10/2014 - 12h14

    Eu fiz mochilão sozinha pela Europa na época do meu intercâmbio, foi a melhor época da da minha vida , 25 dias fazendo o que me dava vontade e conhecendo o que estava afim. Morro de vontade de me jogar de novo. Talvez 3 meses nos Estados Unidos.

  13. Natália Maximiano    31/10/2014 - 16h30

    Que texto mais legal, empolgante e animador!

    Empoderador de verdade!

    E pelos comentários ajudou muitas meninas!! AMEI!

    Eu nunca viajei sozinha, mas sempre que eu ou o marido precisa de qualquer coisa em outra cidade e o outro precisa ir, a gente combina e dá… Já ficamos 3 meses longe porque o marido foi pra Singapura! É bom ficar do lado de cá e ver nosso companheiro realizando algo, mesmo que a gente não possa estar junto sempre!

  14. Maryam el khouri    02/11/2014 - 00h25

    Adoreiiii o texto…cada palavra para mim agora faz muito mas sentindo, há três meses sai de casa para fazer uma viagem de volta ao mundo. Larguei toda a minha estabilidade para desbravar esse mundão e não me arrependo nenhum minuto.Viajar sozinha traz um aprendizado imenso sobre si mesma e faz perceber ainda mais como nos mulheres somos fortes e corajosas….
    Que seu texto incentive mais mulheres a encarar a auto companhia…

  15. Joyce Mara    05/12/2014 - 10h59

    Bom dia!
    Estou indo a Saint Maarten,St Barth e Anguilla em dezembro ……detalhe….sozinha! Tenho vontade conhecer estes lugares ha muito tempo e agora vou realizar este sonho. Ja fiz viagens sozinha mas nao internacional. Decidi ir,comprei as passagens e irei. Como ficarei 12 dias,resolvi alugar um carro. Agora é só me aventurar! Rsrsrs… Obrigada pelas suas dicas dos locais. Bjs e parabens!
    PS: adorei o texto acima,principalmente a frase….Viajar só não é viajar sozinha! Amei

  16. Suzane    16/06/2015 - 19h56

    Adorei a matéria. Me aventurei em viajar sozinha porque não tinha companhia. Desde então nunca mais parei. Hoje nem pergunto mais se alguém quer viajar comigo. Organizo, me planejo e vou. É realmente maravilhoso. Recomendo.

  17. Erica    26/09/2015 - 22h53

    Viajei ano passado, 21 dias na Europa. De início iria sozinha, mas faltando 10 dias para o meu embarque, minha irmã decidiu ir também, porém depois. De 21 dias, reduziu-se para 11 sozinha. Adorei que ela tenha ido, era mais alguém para poder trocar ideias, lembranças na volta, bem como os gasto (kkkkkkkk). Ela que não me ouça, AMEI ter ficado alone: visitei o que quis, me perdi sem me preocupar de estar colocando outra pessoa em roubada ou esta ta me atazanando o juízo, sentei em várias salas de museu (e igrejas) e me permiti curtir o momento bem como ouvir o que os guias explicavam (e eu lá próximo, com cara de paisagem pra poder pegar todas as informações sobre as obras) sem me preocupar com hora, com o tanto que eu ainda ia andar, conhecer. E digo: não tem melhor sensação!
    Quanto a saudade… Não sei se é porque todo dia falava com meus pais (dar sinal de vida e mostrar que tava tudo bem), mas não senti. Adaptei-me mt rápido ao clima (inverno e moro no Nordeste), fuso, moeda… Senti que o mundo é meu, que há mt a ser explorado.

  18. Cleia Carvalho    05/06/2016 - 13h51

    Adorei o seu site, eu tambem adoro viajar sozinha, curto tudo numa boa, não tem coisa mais prazerosa no mundo.

  19. Ana Carolina França    28/09/2016 - 11h51

    Lu, adorei o post.
    A primeira viajem internacional foi sozinha. Em 2005 depois de procurar e não conseguir cia para ir à Buenos Aires, resolvi ir sozinha. Era a primeira viagem literalmente sozinha; primeira viagem internacional; primeira vez num albergue (quarto compartilhado) e detalhe não falava nada em espanhol ou ingles. Mas, fui com a cara e a coragem. No primeiro dia foi tenso, mas depois me joguei, fiz amizade e aproveitei muito. Depois fiz outras viagens sozinhas, mas nenhuma igual a essa.
    Contudo, agora em novembro decidir ir para EUA, primeira vez por lá, e como não podia ser diferente for sozinha… rsrsrs Vão ser 20 dias em Orlando e NY. Ao lê esse texto fiquei com mais vontade ainda de viajar sozinha, pois é mais ou menos assim que as coisas acontecem…

  20. […] fuçando entre os blogs da vida que acompanho e li um post no blog da Lu Ferreira – Chata de Galocha, que inclusive eu adoro, e encontrei o seguinte texto no qual me identifiquei demais e que resume […]

Mais sobre Viagem