Carregando...
Lifestyle

Eu li: A Moda Imita a Vida – André Carvalhal

13.11.2014
Lu Ferreira

Logo que vi no Instagram do André que ele lançaria um livro saí googlando feito doida e comprei, ainda antes do lançamento. ADORO o André e o trabalho dele, na minha opinião (bah, na de todo mundo fala sério) a Farm é uma das marcas mais bem administradas do Brasil e fiquei super curiosa para ler. Pra quem não sabe, antes de blogueira sou designer e tenho também uma pós em branding, era com isso que trabalharia se o Chata não existisse, heheh!
carvalhal1
Li o “A Moda Imita a Vida” na minha viagem, aliás, devorei durante o voo. E o que rolou foi que eu ia tendo tantas, mas tantas ideias, que não parava de anotar no celular tudo o que pensava à medida que avançava a leitura. Quero ler de novo com um bloquinho do lado, até mesmo porque ele propõe várias questões ao longo do livro e eu sou nerd e quero fazer meu para casa direitinho =)
O livro começa introduzindo sobre marcas e identidade, sempre com uma linguagem bem simples (amei a linguagem do livro). Primeiro ele fala da marca como organização e em seguida como pessoa, a parte mais legal e que eu acho que vai despertar mais vontade de mudança em quem nunca ouviu falar de branding antes.
carvalhal2
À medida em que vai expondo os tópicos André apresenta exemplos que se repetem ao longo do livro como forma de mostrar como diferentes marcas trabalham sua identidade. Osklen, Isabela Capeto e Ronaldo Fraga são algumas das marcas que ajudam o autor a exemplificar seus pontos de vista, além, claro, da Farm.
A segunda parte do livro é dedicada a imagem e posicionamento de marca. Nessa parte ele fala de reputação, algo que julgo extra importante com a explosão de redes sociais (e difícil né, nem imagino o trampo que deve ser se relacionar com os clientes em todos os canais!). A terceira parte do livro explica como a marca pode se relacionar com o público e alcançar a imagem pretendida. Como direcionar a coleção, campanha, pontos de venda…
carvalhal3
O livro é direcionado a marcas de moda, mas tudo que ele mostra pode ser facilmente transportado para outros mercados, é tudo muito claro e simples, e sempre informativo. Achei o livro bem interessante, uma coisa meio introdução ao branding, vi um pouco de cada coisa que aprendi nas aulas da pós, sabe? Gostei bastante e acho super bacana pra quem tem sua marca de moda, loja, blog ou qualquer tipo de negócio, acredito que ele vá gerar perguntas e questionamentos bem interessantes.
O mais bacana é que mesmo falando de marcas tudo que está ali gera um pouco de autoconhecimento, sabe? É meio que uma terapia e consultoria de branding ao mesmo tempo, heheh, e faz sentido, juro.

O André tá rodando o Brasil com o lançamento, pra saber as datas é só seguir no Insta que ele sempre anuncia! Ele contou que vem a BH no início do ano que vem, vou cobrar hein André!! =D

8 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Marina    13/11/2014 - 10h27

    Pense numa pessoa doida pra ler um livro! o/

  2. Miriam    13/11/2014 - 10h28

    Será possível enviar para Portugal?
    Parece bem interessante!!
    Um beijo,
    http://www.mirihamsblog.blogspot.com

  3. Marina Gallegani    13/11/2014 - 14h11

    Adorei a dica, muito obrigada! Até este momento não fazia ideia do lançamento deste livro, e pelo o que você escreveu trata-se exatamente do assunto que venho buscado informações gostosas de serem lidas. Tá na lista, praticamente sendo riscado, oba!!! :D

  4. Grazielle    13/11/2014 - 18h43

    Estava louca para ler algo sobre moda, agora já sei que livro comprar. Valeu! Bjusss

    http://www.simplespalavras.com

  5. Marcela    13/11/2014 - 20h15

    Lu, fiquei super feliz de ver você comentando sobre esse livro aqui! Eu comprei tem um tempinho porque fiquei super curiosa, mesmo não sendo exatamente da área de marcas de moda (sou jornalista e tbm tenho blog)! Agora que vi que pode super ser usado também pra vida de todo mundo, fiquei ainda mais na vontade de ler!

  6. Camilla    13/11/2014 - 22h50

    Fiquei louca pra ler! <3

    Beijos Lu! Obrigada pela dica!
    http://www.mademoiselleparis.com.br/

  7. Mylena    14/11/2014 - 10h31

    Eita Lu, que dica bacana. Comecei um negócio há dois meses (multimarcas de roupas e sapatos delivery) e me pareceu que essa leitura vai me cair como uma luva. Esse assunto: branding tem despertado muito meu interesse (ouvi falar pela primeira vez meses atrás, por meio da Ale Garattoni,ÓTIMA ela né). Vou comprar, ler e depois te conto. Obrigada pela dica.

  8. andre carvalhal    15/11/2014 - 14h40

    te amo <3

Mais sobre Lifestyle