Carregando...
Lifestyle,Viagem

Dicas pra quem vai fazer a primeira viagem internacional

08.06.2015
Lu Ferreira

Viajar é uma coisa maravilhosa, mas que também pode ser um pouco assustadora, principalmente se você não tem o costume de lidar com as burocracias e chatices que envolvem uma viagem: mil documentos, reservas, alfândega… O tema desse video foi sugestão de uma leitora, que pediu dicas pra quem vai encarar a primeira viagem internacional. Vem ver:

Resumindo bastante o que eu disse no video, acho importante:

– Checar documentos necessários: passaporte válido, visto, vacinas exigidas no destino…
– Imprimir a reserva de hotel e passagem de retorno
– Contratar um seguro de viagem
– Levar dinheiro de formas variadas: moeda, VTM, cartão de crédito…

Muita gente tem dúvidas de onde se hospedar, e minha dica pra isso é decidir uma região (eu pesquiso sempre os pontos turísticos e gosto de ficar perto do transporte público) e assim pesquisar hoteis ou apartamentos bacanas por lá. Outra dúvida que recebo muito é sobre onde fazer compras! Claro que isso vai variar de cidade pra cidade, mas geralmente você encontra uma região ou rua principal com todas as grandes lojas (Zara, H&M, Forever 21, Urban Outfitters…) e aí consegue comprar muuuuito! Só não vale ficar só nessas e esquecer de explorar as lojinhas menores, que muitas vezes são locais e diferentes de tudo que os guias recomendam. A gente viaja justamente pra conhecer coisas novas, né?
dicasviagem
E pra terminar, a alfândega. Contei no video a minha experiência, mas posso dizer que tendo bom senso (e não tendo o azar de pegar um fiscal abusivo, como vemos em tantos relatos na internet…) você não terá problemas ao retornar. Todo passageiro tem direito a US$500 em compras (sendo que alguns ítens como uma máquina fotográfica, um relógio e etc são liberados, tem todas as infos aqui) no exterior + US$500 no freeshop, fora objetos de uso pessoal durante a viagem (então se voltar do verão com uma roupa de ski na mala não conta, tá? Heheh!), ou seja: comprou umas roupinhas? Use na viagem! Você só vai ter problemas se voltar com uma quantidade desproporcional de coisas (tipo 3 malas de 32 kgs para 4 dias fora, como eu disse lá em cima, use o bom senso!).

Espero que as dicas do video sejam úteis pra quem vai embarcar em breve! E se você tem outras dicas para quem vai para o exterior pela primeira vez, conta aqui nos comentários!

45 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Andréia    08/06/2015 - 08h41

    Muito legal suas dicas, tem coisas que a gente nem pensa e, realmente, a primeira viagem deve assustar um pouco. Beijos….

  2. Naiara    08/06/2015 - 09h16

    Lu, última viagem que eu fiz, desci no Rio.. e lá, vc passa na Alfândega depois de passar no freeshop, o que é uma meleca!!
    uma outra dica boa é o pessoal lembrar que a quantidade de bagagem é diferente de voos nacionais e internacionais.. aconteceu com uma tia minha q foi pra NY e quando comprou as passagens, comprou duas diferentes.. NY-SP e SP-BH.. como não era “conexão”, ela pagou excesso de bagagem no trecho nacional..
    quanto a alfândega, é bem relativo.. na minha primeira viagem internacional eles se aproveitaram do meu nervosismo e falaram cmg que eu só poderia ter gasto lá U$500, incluindo as roupas que foram usadas lá, alimentação, passeios.. não sei qual era a intenção, se eles ganham “comissão” sobre as pessoas que conseguem taxar.. não sei! fui pra NY no inverno, então tinha mt roupa de frio.. como não sabia, falei q tinha gasto lá no máximo U$1.000,00 e eles me taxaram em mais U$500.. depois que descobri como funcionava fiquei p.. da vida, mas como que prova? pois é, me ferrei!!

    • Lu Ferreira    11/06/2015 - 16h45

      É uó encontrar fiscal assim! Que pena que aconteceu com vc =( Sobre as passagens, NUNCA compro separado! Por esse motivo que vc disse e tb pq se seu voo internacional atrasar e vc perder a conexão vc fica na mão… Comprando junto a responsabilidade é da companhia ;D

  3. gil    08/06/2015 - 11h29

    oi luuu, espero algum dia precisar desse seu video, eu assisto com o maior amor para te ver mas nao é util para mim, é um sonho um dia sair do interior de pernambuco, se for so para sair de recife ja me sentirei indo a outro país haha te adorooo luu <3
    luu, me visite tambem:
    http://www.gilvaniaevans.com

  4. Helena    08/06/2015 - 12h31

    Perfeito!!!! Vídeo mto útil e super esclarecedor!!! Amoooo seus vídeos! !!! Só senti falta de saber a cor do seu batom rs (sempre quero saber). Faz mais tutoriais de maquiagem please! Bjs querida!!!!!

  5. Jamile    08/06/2015 - 13h30

    Lu, excelentes as dicas e o post em si tambem. Acho sua maneira de se comunicar, bem simples e objetiva. Primeira viagem ja deixa com frio na barriga, quando é para fora do país com tais burocracias a mais, realmente nos faz buscar dicas como essas

  6. Laís    08/06/2015 - 13h42

    Noossa, vídeo perfeito! Estou indo viajar pra o exterior pela primeira vez (NY e Miami) e estou cheiaa de dúvidas e medos. Hahaha. Luu, queria saber em relação a passagem qual seria sua dica. Como eu vou pra dois destinos diferentes dentro dos EUA, eu não devo comprar passagem de ida e volta pra o Brasil, o que aumenta bastaante o preço. Pesquisei com agência de viagens e vi que esse preço diminue. O que você indica fazer nesses casos de múltiplos destinos? Muito obrigada! Amooo o seu blog, parabéns!

    • Lu Ferreira    11/06/2015 - 16h47

      Depende de cada caso! Ny e Miami n ficam tão pertinho, né? Se n me negano são umas 3 hrs de viagem… Eu compraria múltiplos destinos, pra poder voltar pro Brasil direto da última parada!

  7. Ligia    08/06/2015 - 14h56

    Lu, qual seguro de viagem você costuma usar?

    • Lu Ferreira    11/06/2015 - 16h49

      Travel Ace ou Mondial!

  8. Emily Jarussi    08/06/2015 - 15h09

    Lu, uma dica legal é sempre usar lacres nas malas. Eu nunca coloco cadeado, acho que chama muito a atenção. Mas o lacre, aquele que chamam de “enforca gato” é bem prático e ajuda bastante a sua mala não ser sorteada para roupa, porque dificulta o processo.
    Sempre coloco ele preso no pegadorzinho, porque também não adianta colocar só no zíper, assim dá para abrir do mesmo jeito, então prendendo no pegador não tem como abrir a menos que violem isso, o que leva tempo, então só ai sua mala já foi meio que excluída para ser furtada.
    Agora minha mala já foi aberta para vistoria dentro dos EUA, isso sempre acontece na minha família, acho que viajamos com muita mala e uma dela sempre passa nessa vistoria. Mas eles deixam um cumunicado avisando que sua mala foi aberta dentro do aeroporto, nunca dão o motivo, mas pelomenos você sabe que não foi para furtarem algo. Ah é ai mesmo que ela esteja com o lacre eles tiram na vistoria!

    Beijos e adoro seus vídeos!

  9. Priscila Elias    08/06/2015 - 15h16

    Luu! Arrasou nas receitas!!
    Você aceita sugestões de vídeos por aqui???
    To programando uma viagem para Londres, porém não é só Londres! Eu queria passar em outros países, mas não estou conseguindo programar! Reservei 20 dias de viagem sendo os primeiros 5 dias em Londres e os ultimos 5 em Miami!
    E nestes 10 dias do meio eu queria ir para Paris, Roma e Milão! Eu não to conseguindo raciocinar maaais!!
    Normalmente eu programo viagem para um país só! Ida e volta e pronto! Agora assim não esta dando certo!! Estou programando com 1 ano de antecedencia para nao dar erro!! Me ajuuuuda! Beijoooo! #meajudachata

    • Júlia    09/06/2015 - 14h37

      Priscila, a viagem tem que passar por Miami mesmo? Pergunto porque as 4 cidades da Europa que você escolheu (Londres, Paris, Roma e Milão) são cidades grandes, cheias de coisas incríveis para ver e já seria corrido 20 dias para elas… Imagina considerando sair da Europa para ir para os EUA? Você está contando com esses 1 dia e meio a 2 dias a menos para fazer esse deslocamento?
      Minha dica é: foque na Europa. E se puder, fique os 20 dias em Londres, Paris e Roma se nunca foi. Tem tanta coisa pra ver, fica corrido só 5 dias nessas cidades… Eu recomendaria 1 semana em cada. Na minha primeira viagem para a Europa eu fiz esse “afobamento” de querer conhecer tudo em pouco tempo e foi MEGA corrido, senti que não curti tanto as cidades, só “carimbei passaporte” e bati ponto nos pontos turísticos, sabe como?

    • Lu Ferreira    11/06/2015 - 16h51

      Priscila, Miami? Heheh! Acho meio louco colocar Miami com Europa! Será que não seria mais legal conhecer melhor os países europeus e deixar EUA pra uma próxima? A viagem Europa – Miami é bem longa!

  10. Priscila Elias    08/06/2015 - 15h20

    Lu! Faz um vídeo montando sua mala de mão!!!
    Para viagens internacionais

  11. Larissa    08/06/2015 - 15h27

    Lu, perguntas:

    Mala ou mala de mão?
    1. Líquido para lente de contato.
    2. Anticoncepcional
    3. Comidinhas

    Como você leva seu dinheiro/cartão? Numa bolsa comum, mala de mão?

    Um super beijo

    • Lu Ferreira    11/06/2015 - 16h54

      Tudo mala de mão! Pensa assim: o que eu não posso perder de forma alguma?? Isso vai pra mala de mão! E dinheiro/cartao vai na bolsa junto com passaporte, a não seu que eu esteja viajando sozinha, pq aí uso aquelas doleiras, aquela carteira que vc usa como pochete, sabe?

  12. Cláudia    08/06/2015 - 16h13

    Lu, vou fazer minha primeira viagem internacional em dezembro. Meu vôo tem conexão de 2:30h em Amsterdã e estou preocupada se este tempo é o suficiente para fazer alfândega, check-in e todo o resto. A atendente da KLM me jurou de pé junto que esse tempo é ok e que o aeroporto de Amsterdã é tranquilo, mas gostaria de saber a sua opinião, pois isso tem me deixado um pouco preocupada.

    Um beijo,

    Cláudia

    • Lu Ferreira    11/06/2015 - 16h59

      Cláudia, não conheço esse aeroporto, mas acho 2:30 ok. Não é o ideal, pq se seu voo atrasar vc pode ter problemas se tiver filas, mas não é assim impossível, sabe? Só fica esperta na hora de desembarcar por lá!

  13. Vivian    08/06/2015 - 16h27

    Oi Lu. Sobre o valor a se levar pra viajar… Claro que isso varia muito considerando o tipo de viagem a ser feita (como tu mesma falou), mas existe um número “mágico” ou padrão, que é de $100,00 para gastos diários. Nesse valor se contemplam refeições, transporte, entrada nas atrações turísticas e alguma compra de menor valor. Hospedagem não deve ser considerada!
    Bjo

  14. Viviane    08/06/2015 - 16h36

    Um dos posts/vídeos mais completos e bem explicados que eu já vi falando sobre viagem internacional! Parabéeens Lu! :D Adoro as dramatizações nos vídeos hahaha Muito sucesso pra vc lindona!
    obs: Deu uma vontade imensa de pegar as malas e ir viajar AGORA! hahaha beijos

  15. Mi Vargas    08/06/2015 - 16h41

    Luuu, o free-shop é antes da alfândega/raio-x :) acho que você falou o contrário!

    • Lu Ferreira    11/06/2015 - 17h00

      Acho que depende do aeroporto =) No terminal 3 de Guarulhos é depois!

  16. Karoline    08/06/2015 - 18h20

    Lu, acho que a taxa de 50% é sobre o valor que ultrapassar os 50% da quota e não do valor total da mercadoria…agora fiquei na dúvida. bj

    • Lu Ferreira    11/06/2015 - 17h00

      Vc tem razão! Me enganei, vou até colocar uma observação no video!

  17. Erika Machado    08/06/2015 - 18h50

    Oi Lu, alguns esclarecimentos de alguém da área:

    1) a documentação tipo passagem impressa na ida é apresentada a imigração e não alfândega.
    2) o free shop é feito antes do raio-x, caso contrário eles não teriam como fiscalizar
    3) com relação a franquia de bagagem, se a passagem for emitida no Brasil com todos os trechos integados, a franquia de bagagem permanece a mesma 2 volumes de 32kg.

    De resto, foi tudo Ok.

    Beijos

    • Lu Ferreira    11/06/2015 - 16h39

      Oi Erika! Obrigada pelos esclarecimentos! Só uma coisa: no terminal 3 de Guarulhos o freeshop fica após o raio-x! Acho que depende do aeroporto mesmo!
      Bjs!

  18. Rosenaide Coelho    08/06/2015 - 20h18

    Lu, já vi em vídeos algumas pessoas dizer que viajam só com a bagagem de mão e compram tudo lá, até a mala, e você deu a entender que conferem até se as roupas são suas mesmo por estarem usadas ou não, até onde é possível viajar só com a bolsa e voltar de mala e tudo mais sem correr maiores riscos?

    • Lu Ferreira    11/06/2015 - 16h41

      Rosenaide, se vc usar as peças por lá conta como bagagem. Mas como eu digo no video, é questão de bom senso. Uma coisa é fazer umas comprinhas, outra é trazer 64 kgs de peças novas, né?

  19. Vanessa    08/06/2015 - 23h32

    Dicas super válidas!
    Só adiciono… 1) não leve mais de uma mala/bolsa de mão! Seja legal e nao ocupe todo o espaço de bagagens. 2) se possível compre aquelas malas onde o cadeado é fixo nela, “impossível” de violar, e se os agentes alfandegários precisarem abrir, eles tem a chave mestre. 3) mala nunca sai cheia! Leve no máximo 2/3 dela, pra voltar cheia depois. E 4) leve muita paciência junto, não seja a “chata” que reclama de tudo, você está de férias! Rsrs

    Bjo.

  20. Bruna    09/06/2015 - 00h07

    Lu, duas coisas:

    1. Na alfândega vc vai ser taxado em 50% do valor que exceder os 500 dólares que vc tem direito, caso declare. Se não declarar, aí a multa é de 100% também sobre o valor que exceder os U$500. Ou seja, numa compra de 1000 dólares, caso declare, vc paga 50% de 500 dólares, saindo a 1250 dólares o valor total. Caso não seja declarado, vai pagar 1500 dólares (500 da cota, 500 excedente e 500 como multa de 100% sobre o excedente). Ficou confuso? rs

    2. Sobre a conta de X dinheiros, isso funciona pra Estados Unidos e Europa (zona do euro), porém não funciona em países que o câmbio é muito diferente, por exemplo na Hungria, onde um real equivale a cerca de 90 Forints, ou no México que 1 real são 5 pesos mexicanos (logo, 1 dolar são mais de 15 pesos mexicanos, ou 1 euro ~ 320 Forints). Neste caso acho que funcionaria fazer a conversão de euro para forint e levar o equivalente a X euros (comparado com X reais), e passar isso pra Forint, ou no caso do México usar o dólar como base. Ficou confuso de novo né? rs

    Adoro seus vídeos e morro de orgulho de ver alguém aqui de BH brilhando assim! Há algum tempo te vi no verdemar, mas passamos uma pela outra tão rápido que nem deu tempo de criar coragem de ir dar um oi. Agora que sou mais “intima” de tanto ver seus vídeos, vamos ver se da próxima vez eu consigo! kkk

    Beijo pra vc e ótima temporada aí em Parrí! rs

  21. ITAUANA FERNANDES    09/06/2015 - 08h38

    Lú, tenho que te contar…Eu e meu namorado adoramos o teu blog e especialmente os teus vídeos, com participação do Leo ou da tua mana. Nos divertimos muito, é um dos nosso programas favoritos do final de semana!
    Obrigada por alegrar nosso findi e nos fazer dar boas risadas. :)
    Sucesso pra vocês S2
    Beijokas

  22. Teresa    09/06/2015 - 14h57

    Oi Lú! Ótimas dicas.
    Vale lembrar também que é melhor utilizar os cadeados modelo TSA.

    beijos

  23. Mariana    11/06/2015 - 14h17

    Gente, que timing perfeito! Estou prestes a fazer a 1a viagem e to aqui ficando louca! hahahaha

  24. Jéssica    12/06/2015 - 12h47

    Minha primeira viagem para fora do Brasil foi para California e NY, 21 dias, sozinha.
    Foi a melhor coisa que eu já fiz na vida, mas eu recomendo que a pessoa que viaja sozinha PESQUISE MUITO o destino antes de ir.
    Vejo um monte de gente cair de gaiato num lugar. Até na Disney (um destino cujas infos ficam gritando na nossa cara) eu vi gente que não sabia nada de nada. Poxa gente, a internet tá aí pra isso… Enjoy it!!!

  25. Flávia    12/06/2015 - 17h59

    Ótimas dicas! Principalmente a impressão da reserva do hotel e da passagem de volta e da lista do que está na mala!! Obrigada!!!!

  26. Orlando Prosper    16/06/2015 - 14h06

    Eu viajo com frequência aqui dentro da Europa mesmo, portanto são sempre vôos curtos Lisboa – Londre, Lisboa – Madrid, coisa de mochila mesmo, mas de qualquer forma faço praticamente tudo que você descreveu. Semana passado quando fui a Londres me lembrei de uma dica sua tem um tempo atrás que me deu imenso jeito, comprei uma necessaire completamente transparente para não ter que ficar colocando depois tudo em um saquinho no aeroporto antes de passar na alfândega, deu super certo! Nada melhor que não ter que se preocupar com isso naquela fila enorme (principalmente em certos aeroportos lotados de Londres). Ah, e agora pelo que vi estão cobrando pelos saquinhos, ao menos em Luton esta semana quem não tinha deveria comprar em uma maquina de moedas e eles caem naquelas bolas tipo Kinder Ovo com duas dentro, ehehe!

  27. Deyseane Gouveia da Silva    17/06/2015 - 12h23

    Lu, amei as dicas de primeira viagem, muito bom

  28. Rúbia    01/07/2015 - 23h39

    Oi adorei as dicas. Vou fazer minha primeira viagem pra londres. Tenho uma dúvida: onde comprar as passagens? Na agência de viagens ou direto no site da tam? O seguro saúde e o mesmo q seguro viagem? Eles são vendidos separados ou vem junto qdo compramos as passagens? Pretendo ficar lá 4 meses na casa de amigos q estão mandando carta convite. Obrigada.

  29. Bianca Renattini Coelho .    24/07/2015 - 14h16

    lú se eu por exemplo tiver um voo que ta saindo de paris mas ele tem escala em londres, eu posso levar 2 malas de 32?

  30. Maithê Fonseca    27/07/2015 - 19h43

    oi Lu , queria saber se no caso de iPhone, pro meu uso pessoal ,desembalado , tudo mais … eu corro o risco de ser taxada

  31. Rafaela    22/10/2015 - 23h47

    Oi Lu,

    Vou fazer minha primeira viagem internacional para Paris :D
    E gostaria de saber se o meu frasco de perfume de vidro de 50ml, pode ser levado na bagagem de mão.
    Vou em novembro, encontro bota com o preço bom por la, estou com medo de levar 2 ou três e passar frio, as botas são tradicionais sabe, bem básicas. Me da uma dica, vou ficar 10 dias.

    Beijo para você e a Bia. :)

  32. Ana Jéssica Serrates de M. Nunes    24/01/2016 - 23h13

    Luh ótimas dicas,vou viajar em julho para o Uruguai e já reservei o Hotel no site que vc comentou Booking.com,mas tenho uma dúvida,a regra de quantia para produtos líquidos é só para a mala de mão néh?

  33. karla    01/06/2016 - 15h51

    Adorei o vídeo!

  34. Andressa    12/09/2016 - 08h38

    Lu, sei que esse post é super antigo, sou sua leitora a bastante tempo e não achei nenhum lugar pra te perguntar. (Amiga arruma o formulário da página de contato que não tá funcionando :/ )
    Onde compro roupas pra passar o inverno na europa? (É viagem)

    Bjo pra tu, Léo e a fofa da Bia ;)

👠 (pq não tem opção de cor pra esse emoji, né? Queria combinando kkk!) #details #ootd #denim #jeans
Mais sobre Lifestyle