Carregando...
Beleza,Família

Cuidados com a pele durante a gravidez

17.07.2015
Lu Ferreira

Curiosamente a primeira médica que soube da minha gravidez não foi minha ginecologista, mas minha dermatologista! Eu já tinha uma consulta marcada com ela e o que seria uma consulta de rotina virou uma mini aula de como cuidar da pele durante a gravidez. Minha médica é a Dra Eveline Bartels, faço mil procedimentos na clínica dela e acompanhamento há mais de um ano, e pedi ajuda a ela na hora de escrever esse post. Dra Eveline contou que na gestação há uma série de variações hormonais que possibilitam uma maior predisposição ao aparecimento de alterações na pele do rosto e corpo, como manchas escuras, estrias e acne principalmente. Por outro lado, muitas gravidas desfrutam de uma pele linda na gestação, pelo aumento do fluxo sangüíneo que provoca um rejuvenescimento. Por enquanto só sofro com um começo de acne, mas ainda tenho esperanças de que daqui a pouco terei aquela pele maravilhosa e radiante de grávida kkk!

pele_gravidez

Eu já sabia que muitos produtos não devem ser usados durante a gravidez e na dúvida, logo que descobri, fiquei só com um hidratante levinho no rosto, até ter o ok dela para usar outras coisas. Cremes com acido retinóico, hidroquinona e ureia não devem ser usados por grávidas. Já os produtos à base de vitamina C , acido hialurônico, entre outros, podem ser mantidos e deixam a pele mais clara e rejuvenescida. A maior parte dos procedimentos estetico-dermatologicos não são indicados na gravidez. Nada de lasers nem botox nessa fase. Mas isso não quer dizer que você não possa cuidar da pele: o peeling de cristal e limpeza de pele com produtos selecionados por um bom dermatologista podem ser realizados com segurança e ajudam a manter a pele sedosa.

Eu conheci a Dra Eveline quando fui tratar de um melasma, e sabendo que é algo comum de aparecer durante a gravidez sigo religiosamente as instruções dela: não se expor ao sol durante a gravidez e usar o protetor diaria e rigorosamente. O filtro deve ter alto fator de proteção (50 ou mais) e ser reaplicado de 2 em 2 horas. Aqueles com cor de base são ainda melhores, pois a camada de cor ajuda a proteger mais a pele das radiações ultra-violetas. Para quem já tem melasma, alguns clareadores mais leves podem ser utilizados na gestação e devem ser sempre prescritos pelo seu dermatologista de confiança.

Minha segunda preocupação eram as estrias! Contei num diário que tive problemas com elas durante a adolescência (tratei com ácidos na época e tive redução de 90% delas!) e por isso tinha muito medo de ter o problema de novo durante a gravidez. Dra Eveline contou que grávidas com menos de 30 anos e com passado de estrias tem uma maior predisposição ao surgimento por terem a pele mais firme e portanto menos distensível. Para evitar que elas apareçam ela recomenda que a gente preste muita atenção ao aumento de peso (fácil né, kkk #not) e hidrate muuuuito a pele. Atenção nessa hora: o uso de cremes à base de ureia pode estar relacionado a alterações do bebê, e deve ser evitado. Como muitos hidratantes contém a substância na fórmula, vale ler cada rótulo antes de aplicar. Ela recomenda um mix de cremes hidratantes próprios para a fase (tem vários né?) junto de um óleo (argan, amêndoas doces, semente de uvas, macadamia, etc), que deve sempre ser aplicado após o creme para uma hidratação mais eficaz.

Lá em cima dá pra ver meu pequeno arsenal anti estrias, hahah! Comprei alguns e ganhei outros, mas tenho certeza que não vou conseguir usar tudo isso até o final da gestação, heheh! Ah, falando nisso, é bom lembrar que os cremes e óleos para estrias devem continuar a ser usados depois do nascimento do bebê (a recomendação é por mais 2/3 meses) e que nem todo creme anti estrias é indicado para grávidas. Tinha um aqui em casa e fui ler os componentes e logo no segundo parei: Ureia! Dra Eveline me explicou que essa recomendação de não usar ureia é mais ou menos recente (se não me engano, de 2011) e que até 4% de ureia na fórmula é ok, mas como nunca sabemos as porcentagens é melhor evitar por completo. Leiam os rótulos!!

Fora isso é beber muuuuita água (e aguentar as muitas idas ao banheiro, hahah!)!

Obrigada Dra Eveline por participar desse post (e por cuidar tão bem da minha pele!).

33 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Bianca    17/07/2015 - 11h18

    Oi, Lu! Tudo bem?
    Parabéns pela gravidez! Que Deus abençoe você e a sua família. Muita saúde, união e amor sobre vocês!
    Você sabe indicar algum protetor solar com cor, se possível nacional, para quem tem a pele muito clara como a sua?
    Obrigada! Beijos!

    • Cyntia    24/10/2016 - 16h58

      Eu uso Episol Color – Pele Clara, fator 70, acho ótimo! custa em média R$70,00 na farmácia.

  2. Gabriela    17/07/2015 - 11h31

    Oiii,

    Descobri que estou grávida e ameeeei este post!!!
    você pode postar os links de onde compra??
    Beijooo!

  3. gil    17/07/2015 - 12h11

    oi luu, eu estou com muito medo, falta pouco tempo para o meu casamento, estou sentindo varios sintomas de gravida sabe e nao e psicologico porque eu nao quero estar no momento, falo porque é simplesmente o q eu estou sentindo, dor de cabeça (nunca tenho), menstruaçao atrasada, dor de colica e aqui no interior de recife todos sao antiquados sabe, os meus pais estao fazendo a minha casa, o meu casamento s2 e eles seguem religiosamente a tradiçao de tudo so depois do casamento haha os produtinhos eu ja vi luu, estrias eu ja tenho naturalmente nem precisa da gravidez haha eles sao para prevenir ne luu, sera q cuidam para eliminar :((
    luuu, me visite tambem:
    http://www.gilvaniaevans.com

  4. Alyne    17/07/2015 - 12h18

    Luu, qual o filtro solar que você usa ? Sou bem branquinha e com a pele clarinha como a sua, e está difícil achar um ao qual consigo me adaptar!
    Beijos, e parabéns pelo blog, conteúdo e escrita sensacionais, não passo um dia sem ler!

  5. TAMARA    17/07/2015 - 12h38

    OI Lu.. QUE DEUS abençoe sua vida e a vida desse anjinho que esta ai !!!

    um beijo

  6. Natalia    17/07/2015 - 13h22

    Lu, vc acha mesmo q não vai usar tudo até o final??? Eu usei 10 vidros desse da Palmer’s na primeira gestação… e mais alguns de Mustela e Hidramamy. Eu passava sempre de manhã e à noite após o banho não só na barriga, mas tb nas costas, quadris e coxas. Funcionou! Só os seios é q ficaram esquisitos… Não com estrias, mas a pele ficou mais flácida por conta da amamentação. Não sei se teria sido pior se não tivesse usado os cremes… E tb não sei como eles ficarão depois de parar de amamentar de vez, já que ainda amamento a mais velha mesmo grávida. Na primeira gestação, eu tinha 27 e agora estou na segunda, com 29. Meus babies terão diferença de 2 anos. Gostei da dica de passar o óleo depois do creme. Eu sempre passava antes! Bjos

    • Danielli    09/12/2016 - 13h17

      Natalia, onde eu encontro essa Loção da Palmer’s?

  7. Elizabeth Araújo Silva    17/07/2015 - 14h02

    Oi Lu!

    Eu usei muito óleo de amêndoas e usei o creme Maternity da Payot, super recomendo não tive nenhuma estria, engordei 15 kg.

    Um grande beijo.

  8. Suelen oliveira    17/07/2015 - 14h05

    Nossa Lu,ajudou muito esse negócios da uréia, estou grávida também e pronta pra comprar os cremes pra estrias,agora vou ficar de olho no rótulo.E pros seios Lu,você está usando algum específico?

  9. Fernanda Mello    17/07/2015 - 14h13

    Lu, obrigada por compartilhar suas experiencias!!!! Fiquei na dúvida quanto à maquiagem: bases, primes (com N funções)….estão liberados ou não? Conta pra gente o que sua dermato lhe orientou! bjus e obrigada

  10. hellen    17/07/2015 - 14h23

    Lu,…. alem do palmers… eu esqueci de dizer la no youtube que o bio oil eu usava com a pele molhada depois do banho… porque eu não gostava da sensação de meleca sabe?e como ele é muito bom eu me obrigada a usar…mas eu gostava desse jeito… aí te dei a dica do nappy disposal, que foi super útil e nunca vi aqui no brasil, então é uma boa coisa pra voce comprar em NY.
    dá uma olhada no meu site um post de quartos de bebes que fiz…. tem uns que são sua cara…. bjs

  11. Carla Sofia Martins    17/07/2015 - 15h21

    Oi Chata!
    Adorei o post, como sempre!
    Uma coisa interessante de saber, e que também daria um bom post relacionado com a gravidez, seria sobre possíveis formas de evitar/cuidar das varizes, do cabelo e dos dentes na gestação, já que são das coisas mais sensíveis nessa fase, e que muitas vezes sofrem imensas alterações! Fica a sugestão :)
    Beijos de Portugal! :D

  12. Marta Souza    17/07/2015 - 15h24

    Amooooo Hidramamy!!! Usei ele a gestação inteira e depois do nascimento da minha bebê. Hidrata suuuuper a pele. Usava com o óleo Séve da natura, de amêndoas doces. Infelizmente as estrias surgiram mesmo sendo hiper cuidadosa… Meu deslize foi no PESO!! Engordei 30 quilos durante a gestação!! Só nos três primeiros dias de pós cesaria, ainda no hospital, perdi 10k. E luto ainda hoje pra perder o restante. Surgiram poucas em mim, na barriga e costas. Mas pretendo tratar com Carboxiterapia. Não tem pra onde correr, o “truque” maior contra as estrias é realmente não engordar tanto. Alimente-se bem, sem exageros que com certeza, elas irão passar beeeeeeeem longe de você!! Beijos lindona!!!

  13. Aninha    17/07/2015 - 15h37

    Eu usei o Hidramamy na gravidez e não tive nenhuma estria na barriga, gostei bastante, passava todos os dias porque foi indicado pela minha obstetra. Mas deveria ter passado nos seios também acabava esquecendo, por fim tive 3 estrias no seio esquerdo, não se esqueça de passar nos seios Lu, assim como a barriga eles também crescem, principalmente quando está em produção de leite. Bjs e muita saúde pra vcs!

  14. Liana    17/07/2015 - 15h44

    Lu, adorei as dicas, tem como acrescentar no post a lista e marca desses creminhos e óleos?

  15. Ana    17/07/2015 - 17h23

    Eu sempre passo o creme da Mustela junto com um óleo (alterno Bio Oil com o óleo da Mustela), mas passava primeiro o óleo… não sabia que tinha que ser depois. Tô de 6 meses ainda e dá tempo de mudar..

    • Ana    17/07/2015 - 17h27

      Ah, passo só na barriga e seios porque só cresço na barriga, meu quadril aumentou 1 cm até hoje rsrs.. nem os seios cresceram ainda, mas como tenho estrias de adolescência to prevenindo.

  16. Henrique    17/07/2015 - 22h48

    Parabéns pelo post! Esclarecedor e como sempre mais que “utilidade pública” . Conheço bem a Dra Eveline… Linda e competente!

  17. Carla    17/07/2015 - 23h52

    Lú,
    Quando tive minha filha vivia cheia desses cremes. Mas quando ela fez um ano , ela ainda mamava e eu tinha muito leite, relaxei no creme, poucos depois apareceu estrias no meu seio. Fiquei super triste. Então toma cuidado. Já que vc tem muitos desses cremes já, vai usando.
    Beijos

    Carla

  18. Yasmin    18/07/2015 - 01h06
  19. Lady Cat    18/07/2015 - 13h30

    Lu eu fiz um post sobre os produtos da Palmer´s e vai no ar amanhã no meu blog, tb estou todos os produtos da marca na gravidez.

    bjs

    http://ladycatblog1.blogspot.com/

  20. Eveline Bartels    18/07/2015 - 16h56

    Ei Lu! Vc está cada dia mais linda de barriguinha! O post ficou ótimo e fico muito feliz em podermos ajudar a orientar melhor suas leitoras gravidas! Parabéns! Beijo em vc e na barriga!??

  21. Tais    20/07/2015 - 10h32

    Oi Lu!
    Primeiro queria desejar muitasss felicidades prá essa nova família! Que seu bebê tenha muita saúde!
    Vi que vc falou que teve problemas com as estrias na adolescência e eu tb tive. Queria saber qual tratamento com ácidos que vc fez e deu certo. É aquele com ácido retinóico que a dermatologista passa pra usar em casa ou é algum no consultório? As suas já eram brancas? Elas me incomodam muito e como vc teve um bom resultado queria saber o que vc fez…
    Super obrigada!!!
    Bjs

    • Ana    21/07/2015 - 08h41

      Também fiquei curiosa! Conta mais sobre esse tratamento, Lu! :)

  22. Cíntia    20/07/2015 - 11h01

    Oi Lu, apesar de já ter passado por essa fase ( e pensando em repetir ;) ), tô adorando acompanhar. Também sofri com estrias na adolescência, e por incrível que pareça, a única coisa que usei durante minha gravidez foi óleo Seve da Natura. Adiantou bastante, não tive estrias. Tudo de bom pra vocês.

  23. Paola Alves    20/07/2015 - 13h16

    Morro de medo de estrias ): Engordei um pouquinho (pouco mesmo) e algumas já apareceram no meu quadril, afe! http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  24. Silvana Costa    20/07/2015 - 13h47

    Estou com 9 meses e uso o bio oil… minha barriga está gigante e nenhuma estria … Graças a Deus!!!!

  25. mariana    25/07/2015 - 10h01

    Ei, Lu! Parabéns pela gravidez, esta linda demais! Lembro de vc desde a época do Magnum, era um ano na sua frente! Aqui, sua médica obstetra é a dra silvana araujo da cidade nova??? Queria saber! Beijos

  26. Bianca    01/09/2015 - 21h18

    E os produtinhos de limpeza facial diária?? O que vc ta usando?? Tb estou gestante e como a lista de restrição eh enoorrme estou tendo dificudade em achar produtinhos para pele. Bjuss

  27. Di    30/01/2016 - 19h26

    Lu, faz um post com os cuidados faciais durante a gravidez, pois são poucos os produtos liberados. O que você usou?! Como ficou sua rotina?
    Bjos!!!

  28. Volya    19/08/2016 - 07h39

    Oi, acabei de descobri q estou grávida e adivinha o primeiro site que me indicaram?! ? aiiii queria saber qual creme você gostou p estria e tbm se tem algum que não seja óleo que você gosta, me sinto muito pegajosa com óleo… Agora vou fuçar td por aqui, To adorando ??

  29. Moema    01/02/2017 - 22h48

    Oi Lu, vi no posto que vc usou o bil oil. Na embates não diz como usar, pelo que entendi é pra ser usado depois do creme hidratante? Beijos

Tão legal conseguir usar peças antiguinhas de um jeito novo, né? Não usava o short do look de ontem há quase 3 anos!! Os óculos são da @quayaustralia, colares @montecarlojoias e jaqueta @shoulderoficial #ootd #style
Mais sobre Beleza