Carregando...
Família

Diário da gravidez: fazendo compras para o bebê

13.07.2015
Lu Ferreira

Já contei pra vocês que fiquei muito insegura no meu primeiro trimestre – além de ter escolhido esperar para contar a novidade para a família, também tentava não me deixar levar por esse universo, tudo por conta do medo de alguma coisa dar errado. Depois da primeira consulta com minha médica o medo foi embora e foi só na 11ª semana que comecei a pensar em comprar alguma coisa pro bebê.
diariocompras
A primeira compra foi a galochinha que usei para contar pra família e também pra vocês no Instagram – como resistir a uma mini galocha tendo um blog que chama Chata de Galocha?? Comprei online, achei caro (não lembro o preço, mas era algo entre 80/100 e poucos reais), mas na minha cabeça valia pelo símbolo. Minha família faria uma viagem para os EUA logo em seguida e aí vieram as primeiras compras de verdade – queria aproveitar as malas deles, heheh! E aí vieram também as mil pesquisas. Li todo (TODO) post que fala de enxoval de bebê que existe nessa internet, não tô brincando (só exagerando um pouquinho hehe)!

A gente tem que aprender tudo do zero, é um mundo de marcas e coisas que eu nem sabia que poderiam existir! Aos poucos fui entendendo que o tal termômetro de testa é realmente legal, que comprar babá eletrônica requer tanta pesquisa quanto comprar um celular novo (é caro e cada uma tem uma função mirabolante!), qual pomada é a mais indicada… Meus pais voltaram com a babá, com o termômetro e cheios de quinquilharias menores que o Amazon (comprei lá e mandei entregar no hotel deles) ia me sugerindo e eu ia amando, hahah! Mas coisas úteis, tipo trocador portátil, porta mamadeiras térmico, lencinhos anti bacterianos… Essa primeira compra foi divertida, e o legal de comprar online é poder ler reviews e assistir às demonstrações, isso me ajudou muito a decidir, afinal é tudo novo…

enxovalbabies

Já a segunda experiência foi mais intensa, numa loja de verdade, em Paris. Agradeço imensamente à Ana da Enxoval Babies por ter me dado uma consultoria, sem ela eu juro que teria saído chorando da loja, hahah! Ela me deu uma lista depois de conversar comigo (infelizmente eu não tinha horários disponíveis para ela me acompanhar nas compras, o que seria o ideal) e mais do que isso, me explicou ítem por ítem, contou pra que servia, como ela usa, porque colocou na lista e quais as vantagens e desvantagens de cada um. Gente, mesmo assim eu e Leo parecíamos dois perdidos na loja, hahah! São tantas opções!! Fora que essa ida à loja em Paris foi a nossa primeira vez em lojas de bebê, antes só pesquisávamos online, então foi quando matamos a curiosidade de ver de perto tudo que achamos interessante, sabe? Fomos seguindo a lista da Ana e ao mesmo tempo comparando com as coisas que já havíamos comprado e também com os preços dos EUA, já que vamos mais uma vez em Setembro. Foi cansativo, demoramos um monte, mas no final curti o que comprei.

Meu maior receio é comprar coisas demais, sabe? Foi fácil me segurar nas roupinhas por ainda não saber o sexo, mas também não quero ter um monte de objetos inúteis em casa só porque são fofos ou pareçam úteis pra alguém sem experiência (eu!). Eu também imagino que vá ganhar muita coisa (é o primeiro neto do meu lado da família, hehe), então me seguro pensando nisso. Ontem coloquei no canal (já se inscreveu??) um video mostrando o que comprei em Paris:


Nem foi muita coisa né? Mas fiquei CHOCADA com a diferença de preço dos cosméticos de lá pra cá!! Comprei um combo com 5 pacotes dos lenços Mustela por 9 dólares, e semana passada vi numa farmácia aqui em BH um pacote por 45 reais!!! Os cremes para prevenir estrias da Mustela que comprei por 10/12 euros custam mais de 100 por aqui. Valeu muito a pena!

Posso pedir uma dica nos comentários pra quem tem filhos? Qual a MELHOR coisa do seu enxoval?? Imagino que seja difícil pensar em uma só coisa, mas sabe aquela coisa que é super útil, ou seu filho ama, ou salva seu dia a dia? Me conta??

165 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Olga    13/07/2015 - 08h17

    Oi, Lu! Minha filha está com 4 meses e as coisas mais legais do meu enxoval sao: trocador com as bordas mais altas da marca summer, bomba para tirar leite, conchas de amamentação, babá eletrônica summer dual view, almofada de amamentação summer e canguru ergo baby 360. Beijos e parabéns de novo pelo baby!!

  2. Bruna maria    13/07/2015 - 08h20

    A melhor compra pra mim foi o NOSEFRIDA. um aspirador nasal pro bebê congestionado. Eles não têm como expectorar (não sabem assoar o nariz, né???) e ele é tiro e queda.

    Outra melhor compra foi a máquina de papinhas da BEABÁ. Ela cozinha a vapor e tritura na textura que quisermos. É MARAVILHOSA! Não entendo como não importam ou mesmo não criam uma no Brasil. As papinhas doces ficam maravilhosas, da até pra fazer geleia. Além de fazer uma comida 100% natural pro bebê. Papinha Nestlé é um veneno.

    E tudo da Skip Hop. No exterior é 1/5 do preço e é tudo lindo. As toalhas são grandes, ótimo material e fofas! Mochilas, malas de rodinhas e lancheiras são ótimas pra escola ou passeio no final de semana. As garrafinhas e utensílios pra cozinha também.

  3. Talita    13/07/2015 - 08h22

    Lu…um remedinho chamado Colikids está sendo minha melhor compra por enquanto..minha bebê tem 1 mês e meio e as cólicas dela são bem tranquilas agora..converse com seu pediatra..São lactobacilos e funcionam como tratamento..e o que gastei a toa foram coisinhas relacionadas à mamadeira, graças a Deus a amamentação deu super certo e não vou usar nada!! Bjo e mta saúde pra vcs 2!!

  4. Rita    13/07/2015 - 08h27

    Olá!
    Tenho uma filha de 3 anos e meio. Não fiz enxoval gigante, somente o básico. Os body são muito úteis e as calças com pé ou macacão com pé. Aqueles sem pé, sobem até o joelho e só incomodam a mãe.

    Realmente a babá eletrônica foi excelente. Compramos aquela com imagem e som. Tínhamos mais segurança em deixá-la no berço no quarto dela, desde a primeira noite em nossa casa.

    Sobre as pomadas para assadura, comprei uma importada, que tudo mundo falava que era ótima, mas no fim das contas, quem deu conta do recado foi a velha hipoglos.

    Outra coisa: ganhei um trocador portátil, de colocar na bolsa para sair. Foi o melhor presente!!

    Abraços!

  5. Cinthia    13/07/2015 - 08h30

    A melhor aquisição foi uma redinha para dar banho….eu cuidei sozinha do meu filho e na epoca eu tinha 24 anos…imagina a insegurança para dar banho…com a redinha eu dava banho tranquilamente,pois o bebê fica mais seguro deitado nela…vale à pena!!! Beijos

  6. Daiana    13/07/2015 - 08h31

    Oi Lu! Já adorava seu blog… agora então com a gravidez!! rsrsrsr Olha, as melhores coisas do meu enxoval e que uso até hoje (minha filha tem 2 anos) são a babá eletrônica com vídeo e o termômetro que coloca na testa. De resto pegue bem leve mesmo, experiência de quem ficou com um monte de quinquilharias em casa! Muita saúde pra vcs!

  7. Anne Seixas    13/07/2015 - 08h36

    Lu, minha opinião de quem tem duas irmãs pequenas! hahaha
    Essa calça listrada LINDA, só vai ser usada com um aninho! hahaha

    E tá tudo lindo! Baby Galocha vai ser demais!

  8. Vanessa Fontes    13/07/2015 - 08h38

    Lu, aquecedor de mamadeira nem é tão útil. Você vai ver que é melhor acostumar o bebê com leite em temperatura ambiente. Assim, você que curte viajar, não vai se preocupar muito com saídas. Se tiver água e o pó, fechou! A coisa mais bacana que comprei foi um carro da Maclaren (estilo umbrella). Uso desde que ela nasceu (ela dormia nele, inclusive) e mesmo hoje, com a minha filha com quase três anos, ainda o levo em viagens e passeios em que sei que vamos andar muito. Ele é leve, prático para fechar, não ocupa um espaço enorme… Amo! Outra coisa legal de comprar fora é um canguru. Aqui, um bom custa fortuna!

  9. Giovanna    13/07/2015 - 08h52

    Oi Lu, tudo bom?

    Não sou mãe ainda mas tenho dois sobrinhos pequenos e como eu ajudo a cuidar deles acho que vale a pena dar a melhor dica rs.
    Vc vai pra NY já já e talvez sua família já tenha até trazido mas acho que a melhor coisa é o Colic Calm.
    A partir do 3 mês infelizmente começa a fase de cólicas e dá muita dó do sofrimento deles. Esse remédio ajuda e muito! Ele tem uma aparência meio estranha, mas funciona que é uma beleza. :)

    Beijão :)

  10. Vivianne Marcondes    13/07/2015 - 09h02

    Melhor compra foi a bomba de leite Medela Swing. Eh perfeita pra vida tda! Eu tinha muito leite e ela me ajudou a não ficar com o seio pedrado e não doía nada pra tirar. Fora q fica o conforto de sempre ter leite materno fresquinho na geladeira / freezer pro caso de vc precisar sair e não precisar levar o bebê.

  11. CAMILA DE GUIMARAES DIAS    13/07/2015 - 09h07

    Faça estoque de Desitin e A+D! Melhores pomadas da vida.
    Eu acho babá eletrônica besteira,sabe? A não ser que sua casa seja imensa. Lencinho umedecido também é besteria, pois no inicio eu acho que você só vai usar água morna, algodão e óleo mineral.
    Se eu engravidasse novamente, tentaria fazer estoque de body branco e lencinhos. E pediria as fraldas Mamypoko no chá. HAHAHA
    Serena ganhou milhares de pampers e deu uma alergia feia na pobre criança, a única que aguenta bem o tranco aqui em casa é essa Mamypoko, uma fralda japonesa MARAVILHOSA.

  12. Desiree    13/07/2015 - 09h13

    Lu pq vc não faz um exame que chama sexagem fetal, é um exame feito com o sangue da mae q da pra descobrir o sexo do bebe!!! Estamos tdos curiosos!! Parabens amei o video continue nos contando tdos os detalhes estamos amando!!!

    • Liliany    13/07/2015 - 10h33

      Secagem fetal só pode ser feito entre a 8ª e a 12ª semana e a Lu já passou dessa fase. Sei pq já fiz esse exame qdo estava grávida. ;)

    • Liliany    13/07/2015 - 10h35

      *sexagem (desculpe, coisas do corretor ortográfico) ;)

  13. Raissa    13/07/2015 - 09h14

    Mobile da tiny love. Meu filho brincou muito!

  14. Carol Couto    13/07/2015 - 09h31

    Vai seguir a Dra Erica Mantelli no insta tem mta dica e ela tem uma bebe linda..

  15. Bárbara    13/07/2015 - 09h36

    To achando super legal acompanhar esse momento tão incrível pra vocês, aqui no blog e no canal!

    http://www.guardandonamemoria.com

  16. Carla    13/07/2015 - 09h40

    Oi Lu! Parabéns pelo bebê, o meu é para o início de dezembro e também estou bem perdida no que devo ou não comprar. Na França é mto fácil encontrar roupinhas da Petit Bateau, do barato ao caro, mas com qualidade. Recomendo tbem comprar na Orchestra, muitas opções com preços bem acessíveis. Moro no Luxemburgo e fico impressionada com o tanto de coisas que existem para o mundo dos bebês por aqui! Pode deixar que se eu descobrir algum “must have” venho aqui te contar. Bjs

  17. Carla    13/07/2015 - 09h42

    Fraldas, nunca tive filhos, mas me assusto com o preço delas…

  18. carolina    13/07/2015 - 09h42

    oi lu,
    a melhor compra do meu enxoval foi a bomba de tirar leite elétrica da avent, usei muito nos primeiros dias para tirar o excesso de leite que o bebe não mamava, pois quando o leite desce ocorre muitas vezes um descompasso entre a produção e a necessidade do bebe e se ele leite não for extraido ele empedra o que pode causar dor e inflamação. Agora continuo usando pois quando preciso sair tiro o leite para ele mamar caso não volte a tempo da próxima mamada. É um item caro mas com certeza vale cada centavo!!! Uso muito também os saquinhos para armazenar o leite….

  19. Rebeca    13/07/2015 - 09h44

    Olá. O melhor item do meu enxoval foi o wrap sling.
    Ele funciona como um ‘canguru’ mas em três metros de tecido, muito mais confortável para você e o bebê.
    Imagina, fica nove meses na barriga da mamãe, no quentinho e logo depois tem que viver sozinho em carrinhos, berços e etc. O sling ajuda nesse contato, é bom para amamentar, acalma o neném. Eu adorei, usei até a minha ter mais de um ano.

    http://www.angawrap.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/650×650/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/i/m/img_3780.jpg

  20. Narda    13/07/2015 - 09h45

    Oi Querida!! Relaxa com as compras!! Com certeza terminaras comprando coisas de mais! Kkkkkkkkk eu tenho uma menina de 1 ano e 2 meses e lo único que usei muitoooooo foram as fraldas de pano o tecido… Essas que são 100% algodão e com bordados supercute na barra! Essas tem múltiplas funções! A gente sempre acha que os bebês precisam de muitas e muitas cosas… O brinquedo mas moderno, o trocador mas fofo etc… Mas na verdade o único que precisam muito e de nosso carinho, cuidado e atenções! Então descansa e aproveita a viagem linda! Porque cada experiência e única e não se repetirá!!

  21. Luciana Rodrigues    13/07/2015 - 09h46

    Coisas úteis:

    Não sei se foi a melhor, mas foram muitoooo úteis: a lixeira “comedora” de fraldas sujas. Qualquer que seja a marca que você escolher, procure uma que aceite qualquer modelo e tamanho de saco de lixo, para não ficar dependente de ter que comprar saquinhos. Link do Amazon: http://www.amazon.com/s/ref=bl_dp_s_web_165796011?ie=UTF8&field-brandtextbin=Chicco&node=165796011

    Lençol descartável feito com material da fralda. Muito útil para trocar a criança fora de casa, ou se vai na casa de alguém, pode apoiar na cama ou sofá dos outros, sem medo de… acidentes (risos) http://www.pampers.it/prodotti-teli-cambio

    Creme para assaduras feito com própolis e pouco óxido de zinco: essa foi a descoberta, com D maiúsculo da minha vida. Minha filha mais velha tinha muita assadura e esses cremes mais “densos” tipo Hipoglos ou Bepantol foram comprados e jogados no lixo. Não sei se existe no Brasil, custa o dobro/triplo de um creme normal, mas… curou até dermatite de contato (bochecha vermelha). http://cadigroup.eu/propast-pasta-protettiva/

  22. gil    13/07/2015 - 09h48

    lu, aiiii que amooor, vc vai me fazer desistir da ideia de ter filho aos 25 (daqui a 5 anos kk) vou babar muito no baby leo ou luu mirim haha nos videos em q pelo menos a voz do leo aparece eu fico boba o quanto q vc estao mais proiximos um do outro e vc mais doce s2 muita bençao na vida dele luu <3 eu amo e acompanharei sempre vcs <3
    luuuu, me visite tambem:
    http://www.gilvaniaevans.com

  23. waleska viaro rodrigues    13/07/2015 - 09h56

    Ola..adorei as dicas…estou gravida de 22 semanas, será um menino!Um creme

  24. Helena Merlo    13/07/2015 - 09h56

    Oi Lú, ainda nem mandei um parabéns pra você e o pro Léo. Estava na correria de fim de semestre na faculdade e quando voltei a acessar o blog, dei de cara com look de grávida no aeroporto e pensei “ue porque a Lú está fazendo esse tipo de post se nem ta grávida”, até que avancei sem ler o tal poste e fui descobrindo a novidade. Corri pro canal e assisti o vídeo em que vcs contam sobre o bebê, fiquei emocionada. Felicidades e saúde! Tenho um afilhado de quase dois anos e sei como esse momento é inexplicável de lindo. Olha q não sou mãe ainda, mas o amor que sinto por ele, você já deve estar experimentando, não se compara a nada que eu já senti. Simplesmente quando vejo ele, nada mais me veem na cabeça do “amor”. Você deve estar acompanhando a Flavinha né, sério, como disse não tenho filhos, mas se eu tiver quero por muito em prática as dicas da Flávia. Ela é ótima!
    Estou desejando muitas energias positivas pra família toda.

    Abraços
    Helena

  25. waleska viaro rodrigues    13/07/2015 - 10h00

    Ola..adorei as dicas…estou gravida de 22 semanas, será um menino!Um creme que estou
    usando e adorando é o cetaphil…ele hidrata muito…e não tem cheiro..como vc falou ,nosso olfato fica muito apurado e como tive muitos enjoos no começo da gestação , fiquei um pouco traumatizada com cheiros!Bom é isso, uma boa gestação pra vc!!!E vai postando as dicas!!!Bjss

  26. Kellen Turci    13/07/2015 - 10h01

    Oi Lu, tô amando acompanhar sua gravidez. Meu filho tá com 1 ano e 3 meses e eu tb pesquisei muuuita coisa sobre enxoval. Comprei o meu nos Estados Unidos.
    No início do vídeo, quando vc pede dicas de itens indispensáveis, a primeira coisa que pensei foi no aspirador nasal. É indispensável mesmo! Pode parece meio nojento no início, mas não corre o risco de vc engolir nada. Pelo menos o modelo que eu comprei… Chama Nosefrida (vc sem dúvida já viu em algum blog de bebês). O tubo é um pouco maior do que esse seu e vem com alguns filtros. Assim vc não irá sentir o gosto mesmo. Bebê fica muito constipado. Dá uma aflição ver seu bebê com dificuldade para dormir pq o nariz está entupido, sabe? Nessas horas só o Nosefrida mesmo! O alivio neles é instantâneo.
    Outra coisa, tem uns potes de inox para levar as papinhas. A marca é thermos foogo (tem na amazona tb). É interessante pq mantem a papinha quentinha e a vedação deles é muito boa. Vale a pena! Quando eu saio com o Lorenzo eu sempre levo a papinha dele nesses potes.
    Ah, quando fui fazer o enxoval eu montei uma planilha para me ajudar. Separei por tipo de roupa (body, calça, macacão e afins), quantidade recomendada e tamanhos a venda. E ainda acrescentei uma simulação do clima da época. Tipo, quando ele estivesse com 3 meses estaríamos no inverno… Foi algo que me ajudou demais!! Já passei para umas 3 amigas (e ainda recebo email da amiga grávida da minha amiga pedindo, rs). Acho que é bacana pra gente não comprar de mais nem de menos. Se quiser te passo por email tb.
    Beijos

  27. Greice    13/07/2015 - 10h06

    Uns 37 mil bodies (não sei como alguém consegue ficar só com os 6 que geralmente constam nas listas da internet. Suja muitos por dia!) e as bolsinhas térmicas de semente, 20s nos microondas e já salva na hora da cólica.
    E te prepara! A partir de agora tu não vai mais conseguir se desvencilhar desse mundo dos bebes. Teu filhote já vai estar grande e tu ainda vai te interessar pelos últimos lançamentos para RN. <3
    Muita saúde para vcs!

  28. Tati    13/07/2015 - 10h08

    Olá!
    O item mais importante na minha opinião é a almofada de amamentação em forma de “U”. É super coringa, além de ajudar na segurança do bebê enquanto ele é amamentado. Isso porque muitas vezes, devido à exaustão, apagamos durante a amamentação noturna (meu bb acordava a cada 1:30)! A almofada não deixa o braço abaixar, suportando o peso do bebê e impedindo ele do rolar do braço e machucar (tenso).
    Além disso, tem uma pomada para assadura que minha cunhada mandou do canadá que é um verdadeiro milagre. Quando meu bb está um pouco assadinho, é só passar que na próxima troca já não vejo nenhum vermelhinho. Se viajar para lá ou conhecer alguém que vá, me retorna que eu te passo o nome (é que não sei de cor).
    Só mais uma dica: se você conseguir fazer a amamentação exclusiva até os seis meses, quando for introduzir a mamadeira coloque a água na temperatura ambiente. Assim o neném acostuma com essa temperatura e sua vida vai ser muito mais fácil. Imagina vc no meio do nada, o bb querendo mamar e não conseguindo porque o leite não tá quentinho? Essa foi a melhor dica que me deram.
    Abraço!

  29. Ingrid Oliveira    13/07/2015 - 10h09

    Lu sua linda! Fiquei muito feliz e emocionada com o vídeo que conta a gravidez, quando tive meu 1 filho eu fiquei assim, perdida eu acho que não pode faltar (não eh necessariamente enxoval ta? )aquelas cadeirinhas que balançam e tocam músicas, elas são leve e práticas e os bebês ficam caminhos nela! Se optar por um banheira ao invés de balde, uma com suporte, ( a coluna agradece!) Almofada de amamentação salva vida! ( a sua pelo menos! Rsrsrs) espero que Deus te abençoe durante a gestação e que traga esse neném ao mundo do jeito mais seguro e tranquilo possível! Beijos

  30. Brunella    13/07/2015 - 10h09

    Oi, Lu e Léo.
    Parabéns pela gravidez. Desejo muita saúde e muita felicidade.

    A melhor coisa do meu enxoval foi o trocador de bolsa. Sempre viajei muito com o meu filho, Antonio, e, infelizmente, há vários lugares sem estrutura para receber famílias (Aeroportos, por exemplo, às vezes até tem um trocador no banheiro, mas bem longe das condições de higiene adequadas. Meu trocador era de plástico por dentro e tecido sintético por fora, para poder limpar sempre sem complicações, e forrava com uma fralda de pano – o trocador tem que ter forro de plástico por dentro, senão você fica carregando um troço sujo de xixi, cocô etc). Outra questão: os trocadores ficam sempre no banheiro feminino quando não há banheiro de família. Se o Léo estiver sozinho com o bebê, um bom trocador de bolsa é um salva-vidas.

    A coisa que eu ganhei e tenho e uso até hoje (Antonio já tem 5 anos) é completamente inusitada: uma mini almofada, com duas alças, para colocar na porta do quarto. Você prende uma alça em cada maçaneta e a almofadinha impede a porta de bater. Vai ser útil por muitos anos, porque além de impedir a porta de bater, impede a criança de prender o dedinho (na fase em que começa a andar e fazer bagunça), e deixa a porta encostada para entrar um tantinho de luz no quarto enquanto ele dorme.

    Na fase da papinha, ajudou muito também comprar colheres termossensíveis. Elas mudam de cor com a temperatura da comida. É super útil porque a percepção de calor para o adulto é bem diferente da criança, o que é morno para você, pode ser muito quente para seu filho.
    A coisa que achei que não era útil mas fez muita falta foi a cadeira de amamentação. Amamentar sentada na cama pode ser desconfortável. Comprei correndo, na primeira semana de vida dele. Foi ótimo.

    Não compre sapatinhos. Você vai ganhar milhares. Antonio tinha uns 50 sapatinhos de lã (todos ganhou de presentes) antes de nascer. Nunca usou nenhum (eu coloquei o dedo dentro do sapatinho de lã e achei que pinicava. hahaha). É melhor comprar meias e luvinhas (que, na verdade, é uma meia de mão) para o recém-nascido não se arranhar com as unhas acidentalmente.

    A dica da água termal é super boa. Funciona muito bem para assaduras. Também porque seu bebê vai nascer no verão e a pele do recém nascido é muito sensível, por isso ele pode ter alguma vermelhidão ou irritação por causa do calor e a água termal resolve isso.

    O ideal é pensar e avaliar o estilo de vida de vocês e no que vocês acreditam ser melhor para o bebê. Não existe fórmula pronta, nem verdade absoluta. Existe o amor que vocês sentem e a vontade de fazer seu filho feliz.

    Beijo.

  31. Daniela    13/07/2015 - 10h21

    Do meu enxoval, melhor coisa recomendo a todos, nesta ordem:
    Nose frida, é um aspirador nasal, tem que comprar ele e as esponjas para reposição, nada pior do que bebe com o nariz entupido, eles não sabem assoar, então vc precisa aspirar e as “perinhas” que vende aqui não sugam nada, esse negocio é perfeito, se não comrpou compra pq não dá pra ficar sem, nos EUA é muito barato e no Brasil é dificl de encontrar e quando encontra é caro.

    Baba eletrônica da dlink (funciona pelo wi-fi) imagens e som perfeitos, se estiver em um lugar sem wi-fi (eu viajo muito e nem sempre tem um disponivel) ela mesma disponibiliza uma rede para conexão direta.

    Creme pós parto da mustela, não é pro bebe, é para a mãe! Sim pq todas somos vaiodas e queremos a pele firme, mas no pos parto temos muitas restrições às atividades fisicas e ainda tem o cansaço, mas este creminho faz milagre!!! E é liberado para quem amamenta,

    Recomendo uma consulta com a dermato de confiança antes da viagem para os EUA, pq tanto gravidas qnt pessoas que amamentam tem muitas restrições sobre o que pode e oq não pode usar, enão vale a pena vc ver já oq vai poder usar no pos parto para a pele e já comprar na viagem, pq a diferença de preço costumar ser absurda!

    beijos e q sua gestação ser abençoada!

    • Daniela    13/07/2015 - 10h27

      Esqueci de falar do sling!!! tem varios modelos, o meu é wrap, uso muito até hj, meu bb tem 1 ano, o bebe fica coladinho na mamae, ouvindo o seu coração (que ele ouviu a gestação toda) e sentindo seu cheirinho (o olfato é nosso primeiro sentido a se desenvolver) ou no papai (meu marido tbm adora).
      Vc fica com as mãos livres para passear, fazer comprar, comer ou qq outra atividade, o bb fica calmo e coladinho em vc evita cólicas, permite otimas sonecas para o bebe.
      Já ouviu falar sobre exterogestação? Procura, é muito importante para os primeiros meses de vida do bb e o sling é perfeito pra isso.

  32. Soraya    13/07/2015 - 10h21

    A bomba elétrica para tirar leite. Minha bebê não quis de jeito nenhum meu peito, desde que nasceu, ela simplesmente rejeitou, então, para ela não ficar sem meu leite, tirava com a bomba e dava com a chuquinha

  33. Mariana    13/07/2015 - 10h24

    Oi, Lu!

    A minha bebê nasceu em novembro do ano passado e eu usei MUITO a água termal!! O pediatra que prescreveu porque o calor era demais e era ótimo para brotoeja. Não se preocupe porque não é frescura. É uma mão na roda, isso sim!

    Se você for amamentar, porque isso é uma decisão particular de cada mãe, sugiro o Soothie Gel Pad da Lansinoh. Você coloca na geladeira e depois coloca no seio geladinho, alivia bastante os machucadinhos dos amilos.

    E sobre o carrinho, eu sei que quando temos nosso primeiro bebê queremos comprar o carrinho mais poderoso, mais vistoso de todos, mas, na prática, eles são péssimos. Ter que ficar tirando assento, tirando roda, tirando guarda-chuva… É uó! Além de serem um trambolho para viajar. Melhor escolher um que feche numa peça só e com chassis de alumínio, é mais leve e muito mais prático.

    Ah, estou esperando O Chef e a Chata – Especial Papinhas!

    Beijos!!

  34. Katia Gutierrez    13/07/2015 - 10h25

    Lú, o carregador de bebê que você trouxe é ótimo pra quando eles forem maiores, mas você tem que ter SLING ou WRAP (dá um google pra ver as imagens caso ainda não saiba do que se trata). O sling de argola pra bebê recém nascido é vida!!! Eles ficam calminhos, quentinhos, perto da gente e fora todos os benefícios pro bebê, a gente fica mais segura em tê-los perto! Além de dar pra usar o computador com as duas mãos livres, por exemplo, risos.

    Agora, o que eu sugiro mesmo é que procure grupos de apoio para a gestação/parto/maternidade. São fundamentais! Vai encontrar muitas mulheres que já viveram o que você está vivendo e profissionais muito preparados para auxiliar em todas essas fases – é uma rede muito acolhedora que se forma. Aqui em BH somos privilegiadíssimas e temos vários… se quiser conversar a respeito, pode me mandar um e-mail, ok?!

    Também vou deixar aqui o link de um blog que tem link para outros, pra você dar uma olhada!
    https://blogueirasdesling.wordpress.com/2014/05/22/ter-muitos-filhos-e-investir-na-carreira/

    Eu sou Katia, mãe da Maria Carolina (4anos) e José Antonio (2 anos) – a gente se apresenta assim depois deles na nossa vida, você vai ver!

    Abraços a vocês!!!

  35. Viviane    13/07/2015 - 10h28

    Lu, faz um vídeo mostrando as coisas que a sua mãe trouxe para o bebê dos Estados Unidos! Amo seus vídeos de comprinhas!!!! =)

  36. Denise    13/07/2015 - 10h30

    Parabéns pela gravidez!!! Melhor coisa do mundo!!! Se eu pudesse escolher os itens mais importantes do enxoval que fiz para o meu filho seriam: babá eletrônica (a minha é motorola, mas vc tem que ver qual é melhor pra vc) e o esterilizador de mamadeiras da avent (de microondas), sem eles eu não teria sobrevivido! (kkkkkk) Boa sorte com o enxoval! bjos

  37. SANDRA COSTA    13/07/2015 - 10h30

    Oi Lú!
    Bom,já tem um tempinho que tive filho,haha!
    Exatamente aos quatorze anos atrás, mas uma coisa que eu nunca vou esquecer e que foi o mais útil no meu enxoval e que continua até hoje…
    São as toalhinhas, pois meu menino sempre que tá gripado, ainda se apega nela.
    Um grande beijo.

  38. Camilla    13/07/2015 - 10h35

    Oi Lu! Estou achamdo o máximo esse novo mundo que você está descobrindo. Eu estou grávida do meu segundo filho e te digo por experiência própria que o melhor do meu enxoval foi a babá video eletrônica. Com ela tive mais segurança de deixar o meu pequeno dormir sozinho no quarto dele. Uma coisa que não comprei muito e me fez falta foi roupinha RN. Todo mundo fala pra não comprar roupa pequena, mas um pouco é necessário sim.
    Te desejo tudo de melhor nessa vida e que seu bebê venha cheio de saúde!!! Bjs, Camilla

  39. Deborah costa    13/07/2015 - 10h36

    Oi Lu! Moro nos EUA há alguns anos e fico impressionada com a diferença de preços. Minha filha vai fazer 2 meses semana que vem. As coisas que estou amando são a minha bolsa da skip hop, uma marca ótima, as bolsas não tem cara de bolsa pra bebê, minha bomba de tirar leite da medela, que eh a marca mais famosa aqui nesse ramo, absorvente de seios tb da medela, coisa que eu achava que tinha comprado por frescura mas não da pra sair sem ta usando, o seio vasa mesmo e não precisa estar cheio, tudo da marca aden and anais, as estampas são lindas e o tecido, principalmente se for o bamboo, eh maravilhoso, muito macio, vale mt a pena dar uma olhada, e os itens pra higiene do bebê e cosméticos eu tenho tentado usar marcas mais naturais, sem substâncias que podem ser ruins pra saúde, e eu recomendo a babyganics e a the honest co. que eh da Jessica alba, você encontra na target, buy buy baby. E a honest tb tem umas fraldas com várias estampas super fofas. E roupa, compre muito body mesmo e algumas calças e shorts. Eh muito melhor do que camisa e calça pq assim a roupa fica no lugar quando o bebê está no colo.
    Parabéns pelo bebê! Beijos

  40. FERNANDA BATISTA    13/07/2015 - 10h40

    Oi Lu, acompanho vc faz tempo, e amei saber que um bebê está chegando para alegrar mais a família de vcs. Que Deus abençõe infinitamente! Pra mim, as principais compras no meu enxoval foi sem dúvida alguma, o carrinho que comprei da marca PEG PÉREGO, AMEI! TODO EM ALUMÍNIO E LEVE DEMAIS, FECHA FÁCIL, O TERMÔMETRO DE OUVIDO QUE USO ATÉ HJ E A BABÁ ELETRONICA COM VÍDEO.
    Sobre o sexo do seu bebê, vc decidiu esperar ou pretende fazer o exame de sangue que diz o sexo? Eu fiz o meu exame com 8 semaninhas e foi batata, todas as mulheres da minha família fizeram e super deu certo. Um beijo grande!

  41. Isabella Almeida    13/07/2015 - 10h43

    Lu eu acompanho seu canal do youtube e estou super ansiosa para ver outros videos de bebê. Adoro ver sua reação e do Leo quando acham alguma coisa fofa rs.
    Beijos

  42. Roseli Leão    13/07/2015 - 10h44

    Oi Lu! !! Sem dúvida não pode faltar a almofada para amamentar, ela ajuda muito na hora pois ajuda a apoiar o braço já que você vai ficar com.muito sono no começo Rsrs. Também não estoque muita coisa nem pra você nem pro bebê, porque você e o bebê pode não se adaptarem aos que outros usam. Essa fase tanto você quanto o bebê são muito sensíveis…. Espero ter ajudado. Um grande beijo. Acompanho seu blog todos os dias. E como ter uma amiga a distância. Bjs

  43. Joyce Terra    13/07/2015 - 10h50

    Minha filha tem 1 ano e 9 meses e ainda mama no peito, então a melhor coisa pra mim é a pomada Lansinoh. Sempre me salva!!! A segunda é uma boa babá eletrônica , a terceira um carrinho leve pra vc levar de um lado pro outro e a última os bodies e macacões da Carter’s pro dia a dia… O carrinho tinha um mais pesadão pra quando ela era bebê, hoje uso o Liteway da Chicco e adoro!

  44. Maira    13/07/2015 - 10h54

    Luu! Ri muito com esse vídeo, nem era pra ser tão engraçado, mas adorei ver as suas dúvidas, a surpresa com as coisas que nem sonhava com a existência. Tô adorando acompanhar a sua gravidez! =)

    beijão

  45. Grazi    13/07/2015 - 10h58

    Lu, não tenho filhos, não posso te ajudar…
    Mas te indico (caso tu ainda não conheça) o canal da Flávia Calina.
    Elas compartilha umas dicas bem interessantes. Além do método Montessori que ela segue, que acho incrível. Vale a pena dar uma olhada.
    Beijão e parabéns!

  46. Janaina    13/07/2015 - 10h59

    Não sou mãe, tenho dois sobrinhos pequenos, item chave indispensável na minha opinião uma bela bolsa (sacola) de bebê, usam muito. Mesmo depois do bebê mais crescidinho.

  47. Zayra Mello    13/07/2015 - 11h01

    Lu, tenho dois filhos: uma menina de 5 anos e um menino de 10 (quase 11) meses. O segundo enxoval foi super-hiper-mega enxuto (hehehehe), pois eu já sabia o que realmente era necessário e o que era supérfluo, ou que parecia útil, mas depois descobrimos que na prática não utilizamos.
    Nesta “segunda viagem”, uma das melhores coisas que comprei foi aquela cadeirinha de descanso (a minha é da Fisher-Price). Outros itens que indico:
    – mamadeiras da MAM First Bottle: tem o fundo rosqueável e esteriliza nela própria;
    – copos de transição da marca Thermos (Foogo);
    – poltrona de amamentação com balanço;
    – pomada contra assadura A+D (ou Bepantol).

    Hahaha… eu sei que era pra falar sobre o MAIS, mas quando o assunto é enxoval é difícil ter uma coisa só.

  48. Cristina    13/07/2015 - 11h03

    Lu e Leo, uma das coisas mais úteis (que na verdade eu já tinha em casa, mas acabou virando parte do enxoval) foi uma bola suíça – daquelas de ginástica/yoga, sabe? Ela era ótima pra acalmar meu bebê quando ele chorava na hora de dormir, eu sentava na bola com ele no colo e ficava quicando – rapidinho ele pegava no sono.

    Outra coisa: se vocês conseguirem encontrar, tentem comprar macacão com zíper ao invés daquele monte de botõezinhos… com o bebê um pouco maior se revirando na hora de trocar de roupa, o zíper é super prático. Aliás, até os seis meses, mandem ver nos macacões e bodies. Usar duas peças (blusa + calça ou short) não é nada prático, a blusa fica subindo o tempo todo.

    Bjs pra vocês.

  49. Priscila    13/07/2015 - 11h10

    A babá eletrônica com vídeo é sem dúvida a aquisição que mais recomendo!!! Uma dica: vejo todo mundo falando em pomada para prevenção de assaduras sem se atentar tanto na composição, bem, li em um livro que ganhei de presente sobre a importância de ficar mais atenta a isso do que a marca em si. Por isso, recomendo pomadas que tenha dexpantenol combinado com lanolina(consagrado com a marca Bepantol), e tem vááárias genéricas excelentes, e evite as que possuem óxido de zinco (Hipogloss, Desitin….) pois elas facilitam a irritação da pele do bebê e são uma chatice só pra limpar a cada troca de fralda. Não é a toa que vc pode ver vários blogs que recomendam o uso de “Bepantol” em cabelo e pele…e sai muito em conta!!!
    Parabéns pelo bebê e tudo de bom nessa nova e maravilhosa fase da vida!!!

  50. Zayra Mello    13/07/2015 - 11h12

    Ah, outra coisa muito útil e que já citaram em outros comentários: máquina extratora de leite Medela, modelo Swing. É indispensável. E saquinhos para armazenamento, da mesma marca.

  51. Marcela    13/07/2015 - 11h12

    Protetores de berço, deixa o bercinho aconchegante e mais seguro.

  52. dnielle    13/07/2015 - 11h16

    Amei ter ganho 2000 fraldas fiquei muito tempo sem.comprar. Nunca tive baba eletrônica, o carrinho foi a melhor coisa ela usou ate 3anos.

  53. Natalia    13/07/2015 - 11h20

    Oi Lu! Parabéns pela gravidez!!!!
    O Léo está com 8 meses e o que mais uso até hoje são as mamadeiras e o esterilizador de microondas da Avent.
    Uso muito lenço umedecido da Pampers Sensitive e pomadas da Desitin (roxa) ou A + D ( preventiva e para tratamento).
    Nosso carrinho é o Bugaboo Cameleon 3, ele veio com o Moisés que foi onde o Léo dormiu durante quase 2 meses.
    Para cólica comprei aqui no Brasil mesmo o Colikids. Muuuitooo bom!
    Muitos bodies, calça com pezinho e macacões com pé tbm.
    A Girafa Sophie tbm faz sucesso aqui em casa.
    Acho que é isso. Da uma olhada no meu isnta pra conhecer meu bebe. @naluglio

    Beijos e muita saúde para vocês.

  54. Fernanda kay    13/07/2015 - 11h34

    Oi Lu!!! Para o meu Theo a melhor compra foi body básico e calça com pé. Pois para o dia a dia é a melhor opção.

  55. Juliana    13/07/2015 - 11h40

    Oi Lu, em primeiro lugar, parabéns pelo baby! No meu caso, sem dúvida minha melhor compra foi a babá eletrônica com vídeo e som. Comprei da
    Marca Summer, e a câmera dela gira 180 graus, então consigo visualizar o quarto inteiro do baby. E ainda veio com outra câmera para colocar no quarto do outro filho, ou outro ambiente que a criança fique bastante. Acho legal também ver esses remedinhos de cólicas, a gente sofre bastante quando o neném tem cólicas, ficamos desesperados de verdade, tanto que fui eu que te mandei um e-mail perguntando sobre a funchicorea a uns 3 anos atrás aproximadamente. Investir também em
    Um bom carrinho não é nada mal. Olhe, feche, abra, pensando que vc pode estar com o bebê no colo e sozinha tendo que se virar. Qualquer dúvida que vc venha a ter, estou a disposição.

  56. Júlia    13/07/2015 - 11h41

    Oi Lu! Não tenho filhos, mas tenho um sobrinho e as duas coisas que sei que minha cunhada não comprou quando fez enxoval fora e acabou comprando (mais caro!) aqui depois, foi a redinha de banho (se não for comprar fora, aqui em BH vende na Tool Box, acho que custa uns 80 reais), e o remédio Colic Calm, que é bom não só para o período das cólicas, mas para dores em geral… Ele é natural, então é bem tranquilo de dar para criança! É ótimo para as cólicas (óbvio!), para quando os dentinhos começam a nascer, para dia de vacina… :)

  57. Isabel    13/07/2015 - 11h43

    Oi Lu, sei q pode parecer bobagem, mais compra ou manda fazer paninho de boca simples.
    Com tecido de fralda sabe? Então pq os enfeitados são lindos mais demora muito pra secar e vc precisa de vários durante o passar do dia.
    Sei que vc quer tdo bonitinho, mais manda fazer uns sem detalhes nenhum, só com a costura na ponta.
    A minha irma no começo achava besteira, mais depois pediu pra minha mãe fazer varios.
    rsrsrsrsrs
    Bjos

  58. Taci Giarelli    13/07/2015 - 11h45

    Oi Lú! Pra mim a coisa mais útil para os dois bebês foi o sling (trabalho com computador) e foi ótimo poder trabahar e ficar com eles ao mesmo tempo… Além do berço portátil, porque como viajava bastante, montava onde estava e dava super certo!

  59. Juliana Lazero    13/07/2015 - 11h47

    Lu! Fazia um tempo que não entrava no blog e me deparei com essa notícia maravilhosa da sua gravidez!!!
    Você está de quanto tempo?
    Eu estou com 18 semanas! Acho tão complicado fazer o enxoval sem saber o sexo! Como ainda não sei nem começei…

    Lu, tudo de bom e lindo pra você, baby..marido…para a família toda!

    Deus abençoe!

    Bju

  60. julia    13/07/2015 - 11h53

    Lu,
    Além das roupas fofas e etc..e importante voce comprar dois baldes, um so pra deixar a roupa do baby de molho e outro pros panos que vai passar no quarto. Importante também uma panela, pra esquentar a comidinha, quando meu irmao nasceu usamos uma de vidro.
    Muitas coisas do quartinho você pode achar na feira hippie de bh, como decoração,kit higiene, decoração da porta e etc…

  61. Kiara    13/07/2015 - 11h58

    Sem dúvidas pra mim a melhor aquisição foi a almofada de amamentação, era confortável pra mim e pra ela, sem dor, sem malabarismos e com muita paz, que é necessidade nos primeiros meses haha

  62. Deborah    13/07/2015 - 12h03

    Com certeza foi o sling. Há locais e ocasiões em que usar carrinho de bebê é bem complicado, e o sling deixa as mãos livres. O meu eu comprei da marca Jenipano, de uma mãe empreendedora de São José dos Campos.

  63. Luana Siqueira    13/07/2015 - 12h24

    Oi Lu, Léo e bebê,

    Acompanho há tanto tempo o blog, me identifico com muitas publicações, mas certamente as sobre o universo infantil falam mais a minha língua. Eu amo crianças, meu trabalho é voltado para crianças e o meu grande sonho da vida, realizado há 3 anos e 6 meses, foi ter tido meu filho Pedro. Preparem-se para sentir um amor que só faz aumentar de forma gigantesca a cada dia!

    Aqui em casa, alguns itens foram super utilizados e são até hoje: Ninho neonato para banheira (nós achamos a redinha instável e esse ninho foi perfeito), a babá eletrônica, a cômoda com trocador que usamos até o Pedro fazer 2 aninhos (fica em uma altura perfeita, muito melhor que esses trocadores que acoplam ao berço ou trocadores portáteis para usarmos na cama, que acabam com a coluna, já que trocamos os bebês várias, várias vezes por dia), o termômetro auricular e sem dúvida a bombinha de nariz, seja ela a tradicional da lilo que é ótimo ou a nosefrida, que aqui não gostamos muito.

    Pode parecer doido dizer isso, mas primeiro bebê é tão gostoso, que a gente tem vontade de comprar um monte de coisas e eu acho que vale a pena, porque só vocês poderão tirar conclusões se uma coisa é boa ou não, de acordo com a rotina de vocês, com o funcionamento da casa e da vida, então, no que puder, se jogue! rs

    Toda saúde e felicidade do mundo para vocês!

    Beijos,
    Lu

  64. Jéssica    13/07/2015 - 12h41

    Lu, nunca tive filhos, nem estou grávida e no auge dos meus 23 anos acho que estou longe disso.
    Mesmo assim me permite opinar?
    Ontem meu primo Miguel fez um mês. Nasceu no dia dos namorados, o fofo! Minha tia fez um chá de bebê meio diferente. Primeiro por que não teve daquelas brincadeiras de sujar a pobre da gestante, minha família não curte. Segundo que ela não pediu fraldas. Falou que na primeira filha dela, demoraram um tempão pra encontrar a fralda certa. Então ela fez uma lista de presentes na loja Alô Bebê (tem em BH?) e pediu dessas coisas que você comentou (que eu ainda não sei a utilidade), pediu bodies, toalhas e até brinquedinhos.
    Acho que não fazer aloka das coisas de bebê é o ideal porque você nem sabe com o que realmente vai se adaptar né… Cada um tem uma necessidade!
    Daqui uns anos eu volto pra ler os comentários e reler os posts do Diário da Gravidez, mas pelo que eu vi, as mamães amam trocadores portáteis e babás eletrônicas hahahahah

  65. Polly    13/07/2015 - 13h13

    Eu comprei um monte de coisas e vi que não precisava.
    Tipo, o canguru. paguei caro pq queria a melhor marca. Usei só uma vez.
    Mas tem duas coisas que pra mim são essenciais:
    Esterilizador de mamadeiras de microondas e berço portátil.
    O berço sei que vou usar por muito tempo, super pratico!

  66. Nique    13/07/2015 - 13h24

    Comprinhas super bacanas. Trate de começar a estocar fraldinhas porque você vai usar e muito!

  67. Palloma Vasconcelos    13/07/2015 - 13h26

    Oi! Parabéns. Momento ótimo esse da gestação. Lendo os comentários só tenho a dizer que tudo é muito relativo. Não usei babá eletrônica, apesar de ter. Pomada foi bepantol. Concordo que não se deve gastar muito e nem comprar muita roupa para os primeiros meses. Vc só vai sair para o pediatra e casa da vovó. Além disso, se o bebê nascer menor ou mais magrinho as roupas vão demorar para serem usadas. Nesse início, para mim, a melhor aquisição são os conjuntos de body e calça com pé. A almofada de amamentar é legal, assim como uma cadeira de amamentar.

    Outro detalhe (desabafo). Amamentar é um ato de doação imenso e nem todas nós às vezes estamos preparadas. Até o estresse pode atrapalhar. Então, se você não conseguir pelos 6 meses, não se culpe!!!

    ah! Lembrei de um livro ótimo. Foi meu guia e me deixou tranquila muitas vezes!! ” o que esperar quando se está esperando”. Bacana demais!!

    Bjs

  68. Cariza    13/07/2015 - 13h43

    Oi Lu, meu filho tem 11 meses e um produto que uso muito é o Phisiobebe da Mustela, pra limpar o bumbum na troca de fraldas. É muito bom! Moro nos EUA, então fica mais fácil comprar, aliás, todos os produtos da Mustela são bons! Uso também o hidratante, o shampoo e o perfume que amo! Beijo! Você vai descobrir um amor inigualável…

  69. Carla    13/07/2015 - 13h47

    OI Lu,
    Fiz uma viagem para os EUA para fazer o enxoval da minha filha, hoje com 3 anos e meio, e li tudo que podia antes de ir e pesquisei muito. Comprei tudo do bom e do melhor e por experiência, posso dizer que muita coisa é lindo e super legal de conhecer, mas no dia-a-dia…. não usa. Precisa de coisas práticas!
    Carrinho comprei um enorme e “caro” (quinny buzz) era da moda na época. O carrinho é ótimo para vc andar na rua e se tem uma casa enorme, se vc mora em apartamento, vou dizer que ele ocupará metade da sua sala e todo porta malas do seu carro. Tive que comprar outro (Chicco liteway) que é no estilo guarda-chuva, esse é maravilhoso, abre e fecha com uma mão, é leve e facilita muito sua vida!

    A babá eletrônica com vídeo acho uma boa idéia. Tanto a com vídeo como só de audio comprei da Avent, mas ja vi da Summer e tb é ótima. Termômetro de testa que vi que vc já comprou tb é ótimo, pq eu comprei o de colocar na orelhinha e demora um pouco mais e a criança acaba mexendo e não da muito certo, o de testa é com certeza o melhor. Se quiser ter outro, qdo for para os EUA o melhor por lá é o EXERGEN.

    Comprei milhares de chupetas e mamadeiras de marcas e tipos diferentes e adivinha…. a minha filha chata de galocha não usou chupeta e nem mamadeira (amamentei até 1 ano e meio). Use o creme da Lansinoh mesmo, minha medica indicou para usar desde as 34 semanas de gestação (começou a sair leite do meu peito com 28 semanas) tive muito leite e posso dizer que amamentei e doei muito leite, meu bico do peito não rachou, não inflamou, nem ficou pendurado kkkkkk como algumas pessoas contam, apenas doeu nos primeiros dias….. mas vale muito a pena amamentar e esse creme não precisa tirar para amamentar, com certeza uma das melhores aquisições! Creme para estrias USE e ABUSE, tive estria de crescimento na adolescência e nenhuma na gravidez… mas vivia lambuzada de tanto creme e óleo. Usei o da Mustela no último mês, mas aqui no Brasil comprava o Hidramamy da Mantecorp (excelente), o Luciara que muitas medicas indicam achei horroroso que passar!

    Roupinhas não são descartáveis, dá para lavar viu kkkkkk, comprei tanta roupa que teve umas que minha filha nem usou. Faça as contas, seu baby nasce em Novembro, então calcule, 3, 6, 9 meses, 12, 18 e 24… qto o baby terá no verão e no inverno aí não tem erro.

    Tenho certeza que vc já viu muitas dicas e qdo estiver fazendo compras pessoalmente verá coisas incríveis, mas posso dizer que de tudo que comprai o DVD de carro foi a melhor aquisição disparado! Pense numa criança aos prantos no bebe conforto e de repente…… hipnotizada! Compre sem dó!

    Bem, poderia ficar escrevendo muito mais, mas tem mais gente querendo dar dicas e vc vai descobrindo aos poucos tb.
    Que Deus abençoe vcs e que esse baby seja motivo de muito felicidade na sua família!
    Bj grande no coração!

  70. Talita    13/07/2015 - 14h08

    Nossa! As meninas já escreveram demais aqui. Vou resumir o que eu corroboro delas: almofada de amamentação em “u” – ajuda MUITO a amamentar descansada (melhor ainda se for em poltrona de amamentação); redinha de banheira – eu não sei como alguém consegue dar banho em recém nascido sem redinha!; Desitin e A+D – são as melhores pomadas e muito mais baratas nos EUA.
    Babá eletrônica é bom, mas não indispensável (eu quebrei duas!! e não comprei mais…). Bomba elétrica para tirar leite é bom, mas nem sempre se usa muito… se alguém puder te emprestar, melhor. Nunca usei o Nosefrida, mas vejo muita mãe elogiando.
    Roupas e sapatos espere para comprar, se precisar, dias antes do bebê nascer – são os itens que a gente mais ganha! Normal é acabar dando roupas e sapatos que nunca foram usados, mas deixaram de servir.

  71. Lilian    13/07/2015 - 14h14

    Queria adotar você e Léo e ser avó desse bebê! São muito fofos, vocês dois! Vi um vídeo (nem me lembro mais por que fui parar nele) e não consegui parar de ver, um atrás do outro, acho que vi tudo! Parabéns pelo blog, vlog, youtube e o que mais vier! E que esse chatinho ou chatinha venha com saúde!
    Meu filho já é grande, mas posso te responder: peito é o melhor ítem, amamenta que você se livra de ter que comprar mil fórmulas, o bebe não sofre pra se adaptar, não precisa esterilizar trocentas mamadeiras todo dia, andar com bolsas imensas carregando tudo isso… enfim, entendeu, né? A saúde do bebê é brinde!
    Fora isso, um esterilizador de chupetas de microondas e um berço (o do meu filho foi da Graco) que desmonta, ele só dormia nele, nunca quis usar o tradicional… e depois que cresceu, o berço virou porta brinquedos!
    Um beijo, depois vou te catar no instagram e no pinterest, quero acompanhar tudo!

  72. Larissa    13/07/2015 - 14h16

    Oi Lu,

    Gostaria de deixar aqui minha experiencia. Tenho um bebe de 4 meses e ainda apanho com algumas coisas…
    No primeiro mes usei muito algodão com agua morna para limpar o nene (Por isso acho importante ter a garrafa termica, economiza tempo, porque esquentar a agua toda vez da uma preguiça…e essa parte de trocar fraldas vai ser bem intensa)

    Hoje o que mais uso alem das fraldas são:
    * pomada para assadura (para meu bebe a melhor foi a Bepantol baby)
    * Lenços umedecidos (graças a Deus ele nao teve alergia a nenhum)
    * Fraldas de pano (na fase do dentinho eles babam muitoooo, alem de sempre correr o risco do leite voltar um pouquinho….sao otimas para limpar o bebe e até nossa roupa. Uso muitoooo essas fraldinhas!
    * hidratantes pois a pele deles ressecam muito facil.

    E um item que achei que nao fosse precisar, mas hoje nao vivo sem é o abajur!
    Bjs e espero que tenha ajudado!

  73. Andréa    13/07/2015 - 14h22

    A melhor coisa do meu enxoval para a Sofia (que já tem 2 anos) é a babá eletrônica, sem dúvida. Mas como você já tem, eu vou para a segunda e terceira melhor coisa do enxoval: carrinho tipo guardachuva com bebê conforto acoplado (famoso modelo Trevi da Chicco) e macaão com pé da marca Carters.

    Explico: O carrinho é muito leve, você consegue montá-lo e desmontá-lo com uma mão só. Fiz milhares de testes e ensaios segurando um travesseiro numa mão, pra treinar quando a Sofia chegasse. O bebê conforto é mais pesado, mas acopla perfeitamente no carrinho. Você tira o bebê conforto do carro, acopla no carrinho e depois tira do carrinho e acopla no carro, com dois clicks. Acredite em mim! Você vai amar. Outras boas marcas também oferecem esse sistema.

    Macacão da Carters…amo, adoro. Minha filha nasceu no fim de junho, friozinho por aqui. Os macacões foram a salvação já que ela odiava ficar de meias. Odeia até hoje! O bom da marca Carters é que é o BBB. Bom, não dão bolinhas, você pode lavar na máquina, por de molho, são bem lindinhos e básicos. Descobri que criança detesta detalhes, botões, fitas, laços, babados, rendinhas, etc. E são muito baratos. Você pode comprar tudo de uma vez na sua viagem aos EUA. Compre para várias idades, 3, 6,9,12,18 e 24 meses. Uns 6 de cada. É bem a conta, mas aí você vai ganhar outros, comprar uns outros irresistíveis, etc.

    Nem acredito que hoje sou eu escrevendo para te passar uma dica. E com a segurança de que sei mesmo do que estou falando!!! kkkkkkkk.

    Ainda lembro do dia em que, depois da licença maternidade, voltei a ler seu blog. Achei tudo tão lindo que até escrevi para ti. E você simpática demais, me respondeu com muito carinho.

    O mundo dá voltas e hoje estou aqui “conversando” contigo sobre coisinhas de bebê.

    Mil beijos e muita saúde para vocês três.

    Andréa Pereira

  74. CAMILA DE GUIMARAES DIAS    13/07/2015 - 14h28

    Acho que me esqueci de mencionar: Nosefrida, Colic Calm e ofurô para bebês. Nao sei se faz teu estilo, mas eu usei MUITO sling.
    Mas a melhor aquisicao da vida foi uma consultoria com a Nazaré Brito do Disque Bebê, aqui mesmo de BH. Ela é sensacional, vai até sua casa, analisa todo ambiente, ensina a trocar fraldas, dar banho, ensina a amamentar. Foi a melhor coisa da vida!

  75. Mauren    13/07/2015 - 14h33

    Oi Lu! meu filho faz 3 anos em agosto. Recomendo ler o livro da capa azul dos segredos da encantadora de bebes – as dicas para fazer ele dormir funcionaram para mim. ele dormia super bem a partir do 5o mês. acostumar o bb a dormir, sem colo, no berço é ÒTIMO quando eles ficam pesados. achei ótima a dica de não chacoalhar o bb para acalmar, pois segundo ela, não acalma e judia MUITO das nossas costas! http://www.saraiva.com.br/os-segredos-de-uma-encantadora-de-bebes-104616.html?PAC_ID=123134&gclid=CIKlsO3P2MYCFdcXHwodp2MEKA&amp;
    para o bb, recomendo Bepantol Baby – meu filho teve pouquíssima assadura, só quando usou antibiótico.
    recomendo uma bolsa de sementes da Baby Chocolate que vc aquece no micro quando o bb tem cólicas.
    também uma coisa salvadora, para quem viaja muito, é acostumar o bb a tomar o leite em pó sem aquecer. acostumei meu filho assim, e qdo chegou o inverno e aqueci o leite, ele recusou! minha mãe me criticava, mas o suporte portátil não segura a temperatura por 4 horas, distancia que viajo uma vez por mês, pelo menos.
    na beira da estrada não é fácil achar lugar com estrutura para bbs.
    bjs com carinho e continue muito feliz!!!

  76. Livia    13/07/2015 - 14h36

    Oi Lu,
    Primeiro parabéns! Tenho um bebê de dois meses e há tempos acompanho o blog e os vídeos (adoro os do Chef e a Chata rs).
    Duas coisas que gostei muito das Minhas compras; babá eletrônica com visor, vejo nitidamente o rostinho do meu filhote a cada gemido dele à noite (ele dorme no berço desde que saiu da maternidade) e cadeirinha que treme ( bouncer) , qualquer uma simples para você conseguir comer, tomar banho, ir no banheiro, enquanto ele fica entretido.
    Uma coisa que para mim funcionou melhor que bodys foram os pijamas, era só abrir a parte de baixo para trocar a fralda a noite é caso sujasse idem… Se não era tira calça abre body, levanta body.. E por aí vai.
    Também percebi que tem muita coisa que compramos que não usamos!! O ideal era poder comprar coisas depois de um dois meses de nascido que você já sabe o que vocês gostam e se adaptaram.
    Beijos!

  77. Milena Moura    13/07/2015 - 14h40

    Primeiro lugar, parabéns!!! Fiquei muito feliz com a noticia do bebê. ´Vou dar uma dica bem boba, e que você nem vai se preocupar agora. Nem vai se preocupar muito se seu filho for menino. Pois então, eu tive uma menina e na época do desfralde eu tinha vontade de chorar quando ela pedia para ir ao banheiro fora de casa… Os banheiros são sujos e ela já estava pesada para ficar segurando, principalmente pro numero 2. Nos EUA eu achei no supermercado mesmo umas tampas redutoras de vaso sanitário dobráveis! Um item besta, mas fique tão feliz quando descobri que existia!!! Você carrega ele em um saquinho na bolsa, usa na rua e quando chega em casa é só higienizar! Uma super mão na roda que usamos por uns bons 2 ou 3 anos!

  78. Sanny    13/07/2015 - 14h42

    Oi lu! Almofada de amamentação! Porque e um momento muito único.. E muitooo confortável pro bebe e pra nos. O corpinho dele fica apoiado e não cansa o bebe!

  79. Fernanda    13/07/2015 - 14h57

    Realmente difícil enumerar uma só coisa. Sem mais delongas e tentando ser objetiva (já que mães e bb´s vivem realidades distintas – época do nascimento, estação, cidade, fase da vida etc…) gostei muito de bodies. Meu filhote ficava muito confortável com eles e o tórax protegido (de brisas inesperadas que as vezes assustam mães de primeira viagem). Outra coisa bacana pra meu contexto foi a base do bb conforto que fica presa no banco do carro. Era prático tirar o bb conforto sem ter que tirar o cinto sempre. Usamos um simples da Burigotto. Já vi algumas matérias em tv dizendo qua cadeirinhas e bbs conforto não são assim tão seguros e tal… Eu não dispensei o uso, porque além de achar seguro, me dá liberdade pois tanto eu como meu marido podemos sair sozinhos com o nosso filho sem depender obrigatoriamente de uma outra companhia. Hoje, já com quase três anos, o cadeirão hora está no nosso carro, hora no carro do vovô, da vovó…. rsrs Um abraço. Que Deus abençoe seu bb.

  80. Paula    13/07/2015 - 15h10

    Oi, Lu!

    Parabéns pela gravidez!
    Como não tenho filhos, nem posso dar uma dica das boas, rs.
    Ouvi falar muito bem dos cremes/óleos Mustela, mas estes vc já comprou.

    (sobre os lencinhos, sei que deve ter sido uma distração, mas só uma dica pra corrigir aí no texto, anti bacterianos ou bactericidas)

    Bjs :)

  81. rvv    13/07/2015 - 15h11

    Para mim indispensável foi pomada cicatrizante para os seios lansinoh, bombinha para tirar leite avent, almofada e cadeira para amamentar. Só passei a entender a necessidade de se fazer campanha de incentivo a amamentação (achei que fosse natural o ato de amamentar) depois que passei a amamentar, quase desisti, só consegui com orientação de um banco de leite da minha cidade, aí sim tornou se um ato natural e de amor.
    Sling, muuuitos bodies simples, paninho de boca que serve para tudo e bolsinha térmica de sementes para cólica

  82. Andréia    13/07/2015 - 16h05

    Ameii o video!! Demais!! Pode ir postando tudo!rs E quando começar a montar o quartinho tb!

  83. Carol    13/07/2015 - 16h17

    Fiquei tão feliz com a sua gravidez, parece que a gente se conhece.
    Bom, não tenho filhos ainda, mas ajudei a cuidar muito da minha irmã, então vou dar o meu pitaco, de poucas coisas que eu sei e coisas que eu imagino que farei um dia :D
    Uma coisa que minha mãe sempre me falou e sempre fez, era usar muita pomada de assaduras… nas dobrinhas, onde a fralda toca, usar sem dó mesmo.
    Outra coisa que vi uma amiga fazendo, foi testar papinhas antes do baby nascer. Minha mãe usava papinha pronta, mas hoje em dia nos preocupamos tanto com isso que quanto mais natural melhor, né? Então ela começou a testar e aprender as receitas antes do baby nascer, porque depois ela não teria tempo, e ela disse que foi a melhor coisa que fez, que ela já sabia o que fazer, quanto fazer…
    Acho que esse é todo o meu conhecimento :’D Muita luz e saúde pra vocês.

  84. Maria    13/07/2015 - 16h18

    Oi Lu!
    Super indico os produtos da Weleda bebê, principalmente a pomada de calêndula para assaduras!
    O gel dental para quando surgirem os dentinhos e o óleo para massagem também são ótimos! Em BH tem uma Weleda pertinho do Diamond! Ah, e você já pesquisou sobre a massagem Shantala? É muito bacana!
    Bjos e tudo de bom para vcs :)

  85. Tamy    13/07/2015 - 16h18

    Oi Lu!
    Pensei um monte no que te falar, li os comentários pra não repetir e no fundo eu resolvi não escrever nada… hahahahha o que eu acho, na vdd, é que vc vai achar o jeito de criar seu bebê. Talvez isso não faça muito sentido agora, mas qdo vc estiver com o bebê nos braços, aprendendo a pilotar em pleno vôo, lembre-se que vc sabe fazer tudo.
    Pensei em te falar tanta coisa pra comprar, mas a gente é tão diferente, e o seu bebê tb não vai ser igual à minha. Tanta coisa que eu vi aí em cima que eu comprei e não usei, e tanta coisa que não tá aí que eu acho essencial….
    Quer uma sugestão do coração? Leia o livro da Laura Gutman – Maternidade – o encontro com a própria sombra. Foi a melhor leitura que eu fiz de todos os milhares de livros que me indicaram.
    Boa sorte, boa hora! beijos

  86. Paola Alves    13/07/2015 - 16h33

    Lú, vai comprando roupinhas neutras, é uma boa opção também HEHEHE tipo branco, vermelho e essas cores assim <333 Se bem que acho que não tem mais essa de cor né? Adorei o diário <3 http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  87. Camila    13/07/2015 - 17h29

    Lu, tem muita coisa bacana, mas se pudesse dar três dicas seriam os bodies da Carter’s (eles duram muuuito, e se adaptam ao crescimento do bebê), uma banheira com pé, porque se abaixar pra dar banho é horrível e um sling. O sling foi muito especial… é uma delicia ter um neném grudadinho em você, dá pra fazer tudo com ele e o bebê amaa!

  88. Renata    13/07/2015 - 17h36

    Oi Lu, sou nova no chata de galocha, to adorando o blog.
    Tenho uma filha de dois anos e sete meses, fiz meu enxoval na França onde passei a lua de mel, casei com 11 semanas de gravidez. É dificil indicar uma coisa especifica pois percebo q tudo muda mto rapido e hj vejo maes usando coisas q nao tinha na minha época.
    Roupas
    Tente comprar os bodys com botões na frente q não precisa passar pela cabeça, as vezes vc dá aquele banho morninho relaxante o bebe quase dorme. Mas, na hora de vestir ele acorda com o excesso de manipulaçao.
    Passeio
    Compre uma bolsa de bebê bem leve, as vezes as mais lindas sao super pesadas ainda vazias, aí fica aquele chumbo rsrs
    Digo o mesmo pro carrinho, um leve e q monte e desmonte facil. Vá numa loja e teste vc mesma, é a melhor coisa. Veja se vc consegue empurrar com uma mão só.
    Utensilios
    Esterilizador de mamadeiras pra microondas. Compre da mesma marca do seu jogo de mamadeiras. É ótimo, vc por lá também chupetas, colherinhas de papinhas, potinhos dosadores de leite etc
    É isso, tudo de bom e mta saude pra sua família.
    Bjs Renata

  89. Zayra Mello    13/07/2015 - 17h42

    Lu, quando comentei a primeira vez não tinha visto o vídeo ainda. Dei muita risada quando você estava mostrando as roupinhas e falando dos tamanhos, e dizendo que não sabia exatamente o que estava fazendo. hehehehe… É uma ótima ideia fazer um “inventário” do que você já tem, tamanhos e quantidades, pra não se perder. Apesar de dizerem o contrário, é bom ter algumas coisas menores, tamanho P e até RN, porque nos primeiros dias é melhor que a roupa fique mais certinha no bebê. Eu sempre entrava nessa neura de não comprar muitas coisas pequenas, e nos últimos dias batia o “pânico do RN”, quando eu me dava conta que não tinha nada nesse tamanho, e começava a achar tudo grande demais. hahahahaha…

    Sobre a pomada Lansinoh, eu comprei um pack com três tubos na primeira gestação (exagerada!). Mas olha, perdi a paciência com ela. É melequenta e, sinceramente, durante a amamentação, não vi diferença em relação a proteger o seio. Na segunda, usei óleo Dersani, que aqui no RS geralmente a obstetra prescreve no hospital e lá mesmo eles te dão o tubinho, e depois de cada mamada passava um pouquinho do próprio leite no mamilo. Fazendo isso seguidamente, o leite cria um “filme” que hidrata e ajuda na proteção. É a melhor coisa.

    Tô com o Leo sobre a água termal. hahahahaha…
    Beijos e parabéns!!!!

  90. Juliana    13/07/2015 - 17h52

    Lu, palpite é o que não falta na vida de grávida e de mãe… uma hora a gente tem vontade de explodir!
    Mas, de todos os conselhos que recebi, esse foi o melhor: “VOCÊ é a mãe. Escute o seu coração sempre porque você estará dando o seu melhor”… E é a mais pura verdade!
    Bem, sou uma pessoa extremamente prática. De enxoval, bodys, bodys e bodys. Super mega práticos, não ficam saindo da roupa do neném, ficam sempre com o peito protegidinho…
    sobre o carrinho: Tem que ser dobrável e fácil manuseio… é um trambolho dentro de casa. eu usava muito o meu, durante o dia deixava meu pequeno pela casa no carrinho (com claridade e movimento da casa) e no berço mais na hora de dormir mesmo (a noite, ajuda o neném a perceber a diferença de dia e noite). Ah! Faça um teste com um boneco no colo. Você vai se ver sozinha com seu bebê em muitas situações e pegar o carrinho tem que ser prático. Ele tem que ser leve, tem que caber em qualquer porta malas… e o bebê conforto do carro tem que ser fácil de encaixar… É terrível você ficar horas tentando prender a criança que não para de se mexer, e às vezes o carro está na rua, e está chovendo… já viu, né?
    Babá eletrônica: comprei com camera, infra vermelho etc… e nunca usei dentro de casa. O bebê respira mais fundo você já ouve, com ou sem babá. Usei muito pouco em situações que eu não conseguiria ouvir o choro de longe… e crianças podem ficar acordadas no berço curtindo a própria companhia… Se você acostumar (olha os palpites…rsrsrs) seu bebê a ir vê-lo e brincar sempre que ele estiver acordado, ele vai querer isso sempre… e bebês acordam e ficam quietos às vezes… aproveite esses momentos para dormir mais um pouquinho!
    Almofadas em U de amamentação são itens de segurança!!! Durante as madrugadas você vai acabar cochilando durante uma mamada e outra (triste, mas o cansaço te domina!) e essas almofadas seguram o bebê.
    Roupas de cama completas, para mim, são bobagem. Compre lençóis com elástico e muitas fronhas. O lençol de cima você quase naõ usa, porque crianças se descobrem a noite toda. Então o que protege é a roupinha que ele está usando mesmo, ou uma mantinha que você vai enrolar nele para dormir.
    Bicos são polêmicos, mas eu acho uma benção… eles acalmam as crianças naquelas horas em que você não aguenta mais fazê-lo parar de chorar… ou dá uma disfarçada para dar uma espaçada nas mamadas. Por mais que livre demanda seja o recomendável hoje, crianças que mamam de hora em hora deixam a mãe louca…
    Já deram essa dica também: não esquente o leite da mamadeira… dê sempre na temperatura natural. Facilita a sua vida! Porque se você estiver em um lugar que não for possível esquentar… é menos tralha na bolsa também.
    No mais, curta e beije demais seu bebê… o tempo voa! Saudades de cheirinho de bebê em casa…

  91. Renata    13/07/2015 - 18h23

    Lu que linda essa sua fase, eu e meu marido já estamos na tentativa rsrs…sei que já é a segunda vez que eu peço, mas coloca a listinha dos produtos por favoooor. Aaah qual foi o site que vcs alugaram o Ap em paris dessa vez? Obrigada, beijos e muitas saúde pra vcs!!!

    Ps: vc esta uma grávida linda!!!

  92. Julia    13/07/2015 - 18h23

    Oi lu!
    Quando estava grávida, fui fazer o enxoval do bebê em nova york e contratei um serviço super legal de personal shopper, que além de ajudar nas compras, elas conseguem descontos super legais nas lojas.
    Se não me engano custa em torno de 500 dólares, mas achei que valia muito a pena porque ela auxilia no que comprar e na quantidade para comprar e acaba que fica uma experiencia bem menos estressante para a grávida. Achei que valeu muito o dinheiro pago. O nome é Priscila Goldenberg. Beijos

  93. Ingrid Neves    13/07/2015 - 19h20

    Oi Lu!!!

    parabéns pelo bebê!!!(o nome da minha filha e Luiza tbm hehehe)
    bebês novinho não precisa de muita coisa,além de cama quentinha,roupa limpinha ,estar seco e sem assadura e seu leitinho a disposição e mais que suficiente.
    e inútil faixa umbilical kkkkkk ,comprei no impulso porque estava na lista da loja…por favor jamais faça isso ,seguir lista de loja…faça a sua própria lista,pesquise ,vá a loja sempre que possível olhar com seus próprios olhos.
    na hora de montar o enxoval lembre-se da estação do ano que o bebe vai nascer…no seu caso e em novembro ,em pleno verão escaldante brasileiro,então de novembro a março (+ou-)e quente! roupinhas que o bebe ira usar nesse período terá que ser fresquinha(nada de push ,moletom,lã e afins).
    roupas de 0 a 4 meses de verão
    roupas de 4 meses a 9 meses de inverno
    assim vocês não ficam com roupas de fora de estação sem usar!

    fica a dica …

    deus abençoe vocês.
    bjs

  94. Mariana    13/07/2015 - 19h35

    Lú,
    o meu Bernardo já está com 1 ano e 4 meses. Logo de cara o item essencial foi um bercinho de Madeira que ficava grudado na minha cama e aberto para que eu tivesse uma visão total dele mesmo deitada. Esse eu peguei emprestado do meu irmão que comprou na Holanda.
    A babá eletrônica com um bom visor e alcance também foi fundamental.
    Tive problemas com a amamentação pelo formato do meu bico ser plano, se tiver essa questão existe um produto da Lansinoh que ajuda a formar o bico. Se eu tivesse preparado o meu bico antes não teria tido tantos problemas. Então, o que me salvou depois de tentar tudo que possa imaginar, foi a bomba elétrica da Medela. Sem ela não teria conseguido dar o leite materno até os 5 meses, Pq o seio mesmo, não rolou por aqui.
    O Canguru é uma mão na roda. Me sentia mais segura do que o Sling.
    O Carrinho ser fácil de abrir e fechar com uma mão só também é muito importante, e ser um daqueles carrinhos que vc consegue guiar com uma mão só. E de preferência que não tenha uma base muito grande e que dê para entrar em qualquer mala de carro.
    No começo a minha peça de roupa preferida era um macacão de malha da Carter’s de zíper inteiro. Era o mais rápido é prático de todos. Usava e lavava trezentas vezes. Na troca de fralda noturna era sem dúvida o mais prático.
    Comprei muita coisa no enxoval e achei que poucas coisas foram besteira. E acho que vai de cada um, às vezes tem produtos que parecem mega besteira e que na verdade até dá para passar sem, mas ajudam na praticidade do dia a dia.
    Escrevi muito… Hahaha.
    Beijos e boa sorte.
    Mari Safadi.

  95. Mariana    13/07/2015 - 19h55

    Esqueci uma coisa fundamental!! O absorvente de seio da Lansinoh. É o melhor. Compre muitos. Os daqui não são bons.
    Bjs.
    Mari Safadi

  96. Giselle    13/07/2015 - 19h59

    Lu, procure sobre as fraldas de pano! É claro que hoje em dias elas são mais modernas e não como aquelas antigonas! Elas são ótimas, mais baratas a longo prazo, duráveis, não agridem a pele do bebê como as fraldas descartáveis e são lindinhas!!
    Comprei algumas no Brasil da marca Dipano e gostei muito, eles vendem pelo site. O investimento inicial é maior, pois elas são meio carinhas… mas sai mais barato a longo prazo, pois duram muito!! Vc só troca o forro. Você deve achá-las fora do Brasil por um preço mais barato. Comprei o resto do jogo nos EUA :)

  97. Lara Souto    13/07/2015 - 20h07

    Os itens mais importantes do meu enxoval foram: uma bombinha de tirar leite, o sabote líquido da Johnson vapor bath que é descongestionante e polmadas para acalmar os dentes. Espero que vc tenha muito leite para usar muito a bombinha!!
    Uma ótima gestação.
    Beijos

  98. Diana    13/07/2015 - 20h18

    Minha filha tem 7 anos e nasceu nos US, então comprei todo tipo de gadget que você pode imaginar… Mas sem dúvida a bomba de tirar leite da Medela (sem fio) foi essencial. Aproveita pra tirar leite desde o começo da amamentação e fazer estoque, ajuda muito pra quando você tiver que sair e não puder amamentar. Ajuda muito também a você só alimentar o bebê com leite materno e não precisar nunca dar fórmula. Outra dica, até os oito meses eu embrulhava ela com uma manta e apesar de parecer estranho foi sensacional, assim que eu comecei a usar ela começou a dormir muito melhor, dá uma olhada no link (baby swaddling; http://www.amazon.com/Summer-Infant-SwaddleMe-Adjustable-Woodland/dp/B007XL658K/ref=sr_1_3?ie=UTF8&qid=1436828800&sr=8-3&keywords=baby+swaddle+blanket). Olha também na amazon o livro The happiest baby on the block, tem dicas legais. No mais não fica ansiosa com tantas opções de gadgets, roupinhas e aparatos mil pra bebês, você vai ver que é verdade que quando um nasce um bebê, nasce uma mãe. Bjs

  99. Ruana    13/07/2015 - 20h40

    Lu! Não tinha comentado ainda mas sério, tô curtindo sua gravidez como se fosse de uma amiga ahahahah. Tava esses dias vendo o Gui responder num comentário do yt que faz as ilustrações MARAVILHOSAS dele por encomenda… E a primeira coisa que eu pensei foi: imagina que lindo o quadrinho de maternidade/quarto do bebê com uma ilustra dessa? Bem mais original que esses ursinhos de pelúcia colados em quadros hehehe. Não sei se vocês ja tinham pensado nisso, mas é só uma sugestão!
    Tô amando acompanhar sua gravidez, já que acompanho o blog há ANOS! Que esse baby te traga muita alegria!
    Beijoo

  100. Nalu    13/07/2015 - 20h41

    Oi, Lu!
    Queria comentar que a cada vez que ouço você falando da sua gravidez, eu fico imensamente feliz de saber que está tudo bem <3 Passei aqui para desejar que sua gravidez continue sendo assim: uma experiência maravilhosa que tenho certeza que vai mudar a sua vida (e te deixar muito mais feliz!).
    Beijos,
    Nalu
    http://www.coisasafins.com

  101. Tatiana    13/07/2015 - 21h01

    Oi Lu! Embora minhas filhotas não sejam mais babys, não resisti em mencionar minha compra mais valiosa nas duas gestacoes: um travesseiro para apoiar o bebe na hora de amamentar. Minhas filhas mamaram muito, e meus bracinhos nao teriam aguentado sem rle. Comprei um mais durinho, que ficava em volta da barriga. Foi muito util e tornou este momento mais facil e confortavel. Beijos e felicidades!

  102. Marcela de Vasconcellos    13/07/2015 - 21h15

    Eu não tenho filhos mas vi minha prima montar o enxoval dos gêmeos e o que posso dizer é FUJA DAS ROUPAS DE SAIR!!!
    Primeiramente porque é o que você mais vai ganhar, então não precisa comprar.
    Segundo porque bebês não ficam passeando pela rua o tempo todo, então não precisa comprar.
    terceiro porque bebês crescem absurdamente rápido então você vai dar 2/3 das lindas roupas que ganhou/comprou sem nem ter usado.
    E último, e mais importante, eles ODEIAM roupas assim. E ninguém quer um neném irritado e chorando no meio daquele almoço legal.

    Compre milhares de bodies, calças e camisetas de pagão, neném usa praticamente só isso mesmo. Sem falar que eles começam a ser arrastar no chão e isso associado ao crescimento astronômico faz com que as roupas durem 1 mês.

    Juro, minha prima já teve que ir em feirinha de rua comprar roupa pro João porque ele não tinha nada pra vestir em casa. E lindas calças jeans e blusas de botão no guarda roupa.

  103. Juliane    13/07/2015 - 21h28

    Lu, compre muitas fraldas! Rs. Uma bolsa para levar as coisas no bebê para mim foi muito útil. Usei muito um móbile que ganhei, meu filho dormia ao som dele. Vale a pena ! Felicidades!

  104. Raíssa    13/07/2015 - 21h33

    Aaaaai!!! Uma só não consigo! Kkkkk
    Vou destacar algumas que me descobri completamente dependente:
    – uma excelente babá eletrônica (meu filho dorme no quarto dele desde os 3 meses, então a babá me deixa mais tranquila)
    – um carrinho leve, fácil de abrir e fechar com uma mão ( muitas vezes você estará sozinha com o baby no colo e precisando abrir, fechar e guardar o carrinho). Ah! E de cor escura, pois é algo que suja com facilidade.
    – pomadas preventivas e de tratamento para assaduras ( eu antes nem sabia que existia essa diferença! Uso A+D ou Desitin)
    – paninhos de boca. Meu bebê tem adenoide super fechada, então respira muito pela boca e consequentemente baba até! Os paninhos me ajudam muito.

    Lú, desejo muita saúde e amor para você e sua família! Prepare-se, pois no momento que você colocar os olhos no seu baby, será inundada por um amor absurdo e transformador! É uma loucura… Mas a maior delicia da vida!!!

  105. Ana Carolina    13/07/2015 - 22h11

    Lu, a minha dica sobre estrias é não esquecer de passar muito creme até nas costas, na altura da barriga…eu não me liguei nisso. Besuntava a barriga, mas esqueci da parte de trás da cintura, e foi só aí que tive estrias. Eu também tenho tendência a estrias, usei estes cremes que vc usou, e nos lugares onde eu passei os cremes eu não tive estria nenhuma.
    O tamanho 80 daquela calça listrada se refere à altura do bebê: 80 cm. Na Europa, é muito comum ver os tamanhos assim. O baby deve usar esse tamanho por volta de 1 ano de idade…
    Minha melhor compra do enxoval foi a babá eletrônica com vídeo. Uso até hoje, 3 anos depois!
    Bjs!

  106. melissa    13/07/2015 - 23h34

    Lu, sou grande admiradora do seu trabalho além de te achar uma pessoa incrivelmente fofa, simpática e carismática. Tô aqui pra desejar toda felicidade pra sua família, e muita saúde pra esse nenenzinho que tá vindo. Além disso, já que você é mamãe de primeira viagem uma amiga minha trabalha ajudando e auxiliando mães com recem nascidos, o projeto chama Mommy In Love e vale a pena conferir, @mammy_inlove no Instagram, o nome dela é Rubia é super indico! Beijos carinhosos pra você, pro Léo e pra esse bebezinho fofo

  107. Marina    13/07/2015 - 23h38

    Agora eu quero um baby também! Prontofalei!

  108. Giovanna    13/07/2015 - 23h41

    Oi lu tudo bem ??
    Vc quer saber o sexo do baby agora ou n esta muito anciosa ??
    Bjs parabens pelo baby q ele venha com muita saude #babaygalocha

  109. Daniela    13/07/2015 - 23h50

    Oi Lu..

    Ainda não sou mãe, mas acompanho muitos blogs por ai e acabo lendo sobre o assunto.
    Tem a Momy´s Concierge – A Nata do Glam4you conta no blog como foi a experiência dela (http://www.glam4you.com/enxoval-nos-eua-vale-pena/), e tem também a Marina do blog AskMi, que oferece um serviço de concierge tb.

    Muita felicidade na sua vida e do Leo, e que o bebe venha com muita saúde!

  110. Gabriela    13/07/2015 - 23h55

    Bomba Medela Swing (me salvou assim que cheguei da maternidade, por conta do leite empedrado e depois ajudou a aumentar o leite, além do óbvio – tirava para ir trabalhar). Carrinho Baby Jogger City MIni GT – perfeito para quem mora em cidade (bem caro por aqui, mas com um ótimo preço lá fora). E a cadeira de amamentação, que sempre achei que era besteira, achava feia mas acabei comprando porque estava muito barata (e porque insistiram um pouco! rs. E AMEI! Estou no segundo filhote e o momento de sentar nela pra amamentar meu bebê é uma delícia. Sofá e cama quebram o galho, mas não são a mesma coisa. Ah! E a redinha pro banho! Incrível!
    Parabéns Lu! Beijo

  111. Inês    14/07/2015 - 00h25

    Ainda durante a gestação e no trabalho de parto a bola de pila

  112. Alê    14/07/2015 - 00h32

    Oi, Lu! Não se vc já leu esse blog aqui, mas tem um post bem bacana que ajuda na hora de comprar as roupinhas do bebê, faz pensar de modo como as coisas funcionam mesmo, como a dificuldade de vestir um bebê recém-nascido, que é tão molinho. Beijos.

    http://www.melhormaedomundo.com.br/2013/04/enxoval-do-bebe-dicas-de-roupas-para-os.html

  113. Lady Cat    14/07/2015 - 01h17

    Que máximo Lu. Estou anotando as dicas pq tb estou grávida e tb de primeira viagem

    bjs

    http://ladycatblog1.blogspot.com/

  114. Inês    14/07/2015 - 01h19

    Parabéns pela excelente notícia!
    Fui mãe há quatro meses de uma menina linda, a Laura! Comprei mil coisas, algumas excelentes, outras dispensáveis. Seguem as dicas do que pra mim tem sido útil.

    Ainda durante a gestação e trabalho de parto a bola de pilates é fundamental para manter as costas sem dores e facilitar o encaixe do bebé na bacia.

    Faça uma boa preparação pré parto com uma pessoa especializada em amamentação. Uma conselheira de aleitamento materno (CAM) vai ser a melhor amiga nos primeiros tempos.

    Nos primeiros tempos a almofada de amamentação (com uma capa lavável), creme de lanolina da medela Purelan, creme cicatrizante cicalfate também para o mamilo, conchas para o seio da medela (protegem do contacto com a roupa quando o seio está mais dolorido) e soutien de amamentação de vários tamanhos (mesmo que pareça absurdo é importante ter tamanhos bem maiores que o normal pois o peito aumenta imenso até a produção de leite regularizar)

    Berço, trocador e cadeira alta tripp trapp da stokke (vale o preço pois são super resistentes e adaptam-se ao crescimento do bebé). Sobretudo o trocador tem sido fundamental, pois é alto e permite vestir e trocar fralda sem quebrar a coluna. A Laura adora a cadeira com o adaptador de recém nascido.

    Banheira alta e sem trocador também é ótimo para poupar as costas, a nossa é da bebé confort)

    Cosméticos de bebé optei pela uriage. A mustela é um pouco mais barata, mas tem muito perfume e a pele do bebé é muito sensível e pode reagir ( a Laurinha é muito sensível e não tem problemas com a uriage). Outra marca excelente é a ISDIN, na linha para peles atópicas. O creme antiestrias também é bom (mas o óleo da clarins é o único que resulta mesmo ).

    Carrinho bugaboo é super confortável. É grande mas muito fácil de manobrar e dobrar e tem uma ótima suspensão (qualquer que seja a marca de carrinho é importante que tenha uma boa suspensão para os choques não prejudicarem o bebé). Atenção que os bebés não devem estar muito tempo no ovinho de transporte (acho que no Brasil se chama de bebé confort… A Laura ainda usa a alcofa do bugaboo).

    Roupa realmente não vale a pena comprar muita antes do nascimento. Uns seis conjuntos completos de cada um dos primeros tamanhos. Vai depender do tamanho do bebé quando nascer e daquilo que depois de o termos nos braços for confortável para vestir e despir. A Laura nasceu com 52cm e não usou quase nenhuma da roupa de recém nascido (47/50cm). Atenção que as marcas são muito diferentes nos tamanhos (a chicco é minúscula, a gap gigante…)

    Acho que estas coisas foram as essenciais…

    Aproveita muito a barriga, é maravilhosa essa fase!

  115. Samyr Fernanda d    14/07/2015 - 01h49

    Lu! Lembra de mim no vídeo de compras do bebê, fiz um comentário sobre as terríveis estrias. Bom, a melhor coisa que ganhei no meu enxoval foi um Ofurô para bebês, tipo um balde sabe? É incrível!!! Minha mariana gritava muito nos primeiros dias quando ia tomar banho na banheira, e eu não entendia o porquê e também não tinha dado lá muita importância ao balde ( na verdade tava com medo, tinha medo de segurar de mal jeito o bebê). Então a pediatra explicou que ela gritava muito, porque na banheira ela se sentia insegura, afinal passou 9 meses na minha barriga, um lugar apertado e quentinho. Foi aí que veio a indicação de eu dar o banho no Ofurô. Enfim, desde o primeiro banho foi amor pelo o balde, ela até dormia durante o banho. Super relaxante! Dei o primeiro banho quando ela ainda tinha 3 semanas de vida, e ela tomou banho no balde até o 4ª mês, até não caber mais! kkkk Do balde, ela migrou para o chuveiro. A pediatra indicou começar a dar os primeiros banhos frios durante o dia. Então, tirava a roupinha dela e a minha, colocava ela no colo e dava o banho, afinal estando abraçada comigo foi mais fácil de se acostumar com a água fria. Esta rotina durou pouco mais de 3 semanas, pois ela aprendeu a se sentar, então comecei a colocá-la na banheira e agora ela super acostumou. Desculpa o texto enorme, mas a minha dica é: Compre um Ofurô para bebês! Você vai ver como vai ser útil! *—* Beijos lu <3

  116. Isabela    14/07/2015 - 02h44

    meu Deus quanta coisa FOFAAAA! imagino que delícia deve ser comprar as coisinhas do bebê, fico louca quando vejo mini sapatinhos, mini jaquetinhas, mini tudo, vontade de morder! bom, sou bem nova ainda e tô longe de ter filhos, então nem tenho muito no que opinar né, só reforço o que já disseram, comece a planejar os tamanhos das roupinhas com as estações do ano, e se contenha com as mini coisas hahahh tudo de bom pra vc e seu bebê, tô adorando os posts temáticos! um beijo!

  117. Claudia Abrantes    14/07/2015 - 06h38

    Bom dia Lu, Parabéns! Estas a viver a melhor fase da sua vida, pode acreditar!!!
    Tenho 2 filhas, uma de 4 e uma de 2 anos, e a melhor compra que fiz foi para a segunda, devido a experiência adquirida com a primeira.
    Foi um bebê conforto de uma marca Norueguesa Besafe, BESAFE IZI GO, se compra separadamente o adaptador isofix para o carro e os adaptadores para qualquer carrinho. è super pratico pq a mesma cadeirinha que se usa no carro se usa no carrinho de passeio e a base isofix é super pratica e segura.
    http://www.besafe.com/en/car-seat-products/baby-car-seat-0-13-kg/besafe-izi-go-x1-isofix

    Uma outra dica: Amamente seu bebê!!! É o melhor presente que vc pode dar a ele!

    Felicidades!!!

  118. Nina    14/07/2015 - 08h22

    Oi Lu
    Sem dúvida nenhuma o item mais útil e indispensável foi o sling wrap! Pode parecer que o canguru substitui mas não é verdade. O sling, além de ser mais anatômico e fisiológico que o canguru, pode ser usado desde o primeiro dia, inclusive da pra amamentar o bebê dentro dele.
    Agora, enxoval de bebê acaba sendo muito pessoal porque a dinâmica de cada família e o jeito de cada bebê são únicos, tente refletir sobre vocês e ouvir mais opiniões de pessoas que vocês se identificam (disse A desconhecida opinando hahahaha). Por exemplo, se você pretende amamentar exclusivo até 6 meses não vejo porque ter mamadeira antes do bebê nascer, se der algo errado ai você pode comprar a mamadeira, fora que quando começam a beber água eles já conseguem usar aqueles copos de treinamento. Meu bebê de 1 ano e 7 meses nunca nem viu uma mamadeira!
    Ah, lembre-se que as lojas de bebê continuarão existindo depois que ele nascer :)

  119. Cristiane andrade    14/07/2015 - 08h23

    Lu! Já vim aqui te dar os parabéns assim que vc postou a notícia (vc não deve ter lido ou se lembrar kkkk). Mas parabéns novamente!
    De longe, o item que mais me ajudou com meus três filhos, foi o sling.
    Vi que vc comprou a mochila, mas ela é mais apropriada para crianças maiores que já se sustentam sozinhos sentados. A mochila será muito útil em suas viagens (ah! Não se preocupe quanto ao seu futuro de mãe viajante. Viajo direto com meus filhos desde muito cedo. É incrível!). Mas, para os bebezinhos o ideal mesmo é o sling. Tem vários modelos de amarração. Pesquise, experimente, e pode comprar que será muito útil! Um para vc é outro para o Léo!
    Um abco!

  120. Beatriz Aguiar    14/07/2015 - 09h22

    Oi Lu e Léo!
    Ainda não tive um bebê, mas queria dar umas diquinhas por experiencia de familia!
    Minha tia ficou grávida recentemente e ela usa muito aquelas calças de algodão que você comprou, mas como você vai ter bebê quase no verão, não sei se é tão necessário você comprar vários, talvez alguns pra caso tiver fresquinho a noite.

    Você já tem ideias pro quarto do bebê? Vai esperar o sexo?
    Trabalho numa loja de decoração que tem muuuitos papéis de parede fofos! Se você quiser até posso te mandar algumas opções. Tanto pra quarto azul/rosa, quanto pro neutro.

    Parabens de novo mamae e papai!

  121. Zayra Mello    14/07/2015 - 10h52

    Como esse assunto rende! hehehehe…
    Esqueci de comentar que o paninho com o bichinho é uma naninha. Para os recém-nascidos não faz diferença, mas depois de uns meses é bom que eles tenham um paninho que sirva de objeto de transição. Ajuda a acalmar e facilita na hora de dormir. Com a minha mais velha era quase um sonífero. Quando ela estava sonolenta, bastava entregar o paninho que ela já fechava os olhos. É bom ter mais de um, para ir trocando e mantendo sempre higienizado.

    Vi os potinhos pra papinha que você comprou e não dá pra saber se são de plástico ou de vidro. Se forem de plástico, atente para o fato de serem ou não BPA free. Pela transparência não devem ser. Quando comprar itens de plástico, atente para a indicação de BPA free, estes normalmente são de polipropileno e são mais foscos. O BPA, ou Bisfenol A, é usado para deixar o plástico mais resistente e transparente, e vem sendo apontado como responsável por uma série de problemas de saúde. Dá uma pesquisada na internet.

    Para as compras nos EUA, dê uma olhada no site http://www.mommysconcierge.com. ;-)

  122. Mariana    14/07/2015 - 10h52

    Lu, estava olhando meu face quando dou de cara com uma publicação do aliexpress com esse pratinho que não deixa comida cair de jeito nenhum. Achei muito fofo e parece ser bem pra´tico e útil quando a criança começar a comer sozinha porque ela pode virar para todos os lados que o que tem dentro não caí. Achei uma graça! Quando tiver um filho vou querer um.
    link: http://pt.aliexpress.com/item/2015-New-Arrival-High-quality-Baby-Plates-Bowl-Dishes-Children-Dishes-Kids-Dish-Toy-Universal-360/2009524722.html?aff_platform=aaf&sk=EeyV3VnyV%3A&cpt=1435887203148&af=196889296&aff_trace_key=34525766346640089&aff_platform=aaf&sk=6UzJqNjiU%3A&cpt=1436881327394&aff_trace_key=43413645352102621

    A publicação no face que mostra o vídeo eu marquei o Blog, espero que veja.

    Espero que você goste e também ache legal como eu achei.
    Amo seu blog, e com a correria do dia a dia não consigo ficar acompanhando muita coisa mas seu blog é o único que eu não deixo de ver nunca.
    Me identifico muito com seu estilo e jeito.
    Parabéns.

    Beijos,
    Mariana.

  123. Ana Carolina Godoy    14/07/2015 - 10h58

    Lu, sua barriga tá com super cara de barriga de menina viu? #apostandoasfichas #babychatinha
    A MELHOR coisa pro bebê no começo é investir em roupas quentinhas pros primeiros meses, porque a pele do bebê é muito fininha, e suja MUITO! (sad, but true)
    Pro comecinho, também eu te aconselharia a comprar aquele moisés que fica ao lado ou acoplado na cama dos pais. É mais fácil pra você (que vai levantar algumas vezes por noite), e passa uma segurança maior pro bebê no começo da vida. Ficar sozinho no quartinho só depois do terceiro mês!
    Mais valioso que tudo isso, é o amor! Bebês precisam da mãe, e de amor. Não tenha medo de errar, comprar coisas que talvez não sejam tão úteis quanto parecem. Primeiro filho é sempre uma grande novidade, e mesmo com os próximos, cada bebê é único e precisa de coisas diferentes!
    Tô aqui de 41 semanas, á espera da Mariah, e mega empolgada com a sua gravidez também!
    Todo amor e toda luz do mundo pra sua família luuu!

  124. Alessandra    14/07/2015 - 13h58

    Olá Lu! Estou com uma bebê de 18 meses! Vou te contar o q achei mais útil:
    Durante a gestação> creme Mustela para seios e barriga e culotes: ñ tive nenhuma estria!!
    Logo q a bebê nasceu> desmamadeira; a q usei era da Avent,muito prática e confortável. Usei por um bom tempo,na verdade até minha bebê iniciar a alimentação complementar. Lenços umedecidos uso só nos passeios;em casa uso algodão com água e só qdo o cocô está de doer q passo um sabonetinho!! Desta maneira consegui manter a pele do bumbum livre de assaduras… Mas isso tbém se deve ao uso do creme cetrilan p/evitar assaduras. A linha da Cetrilan é ótima,usei o sabonete em barra por muito tempo e a pele do corpinho dela foi sempre livre de alergias.
    Se vc deseja amamentar saiba que ñ é fácil,até o seio se adaptar dói muuuito mas é MARAVILHOSO O VÍNCULO criado entre a mãe e o bebê!!! E faz um bem imenso ao bebê no que diz respeito ao desenvolvimento orofacial e saúde. O q me ajudou demais foi acompanhar no instagran o @instamamentar,que fala muito da amamentação e dismistifica esta história de não produzir leite. Tbém achei ótimo o @attachmentparentingbrasil,que fala sobre salto de desenvolvimento e picos de crescimento e assim explica o pq de algumas fases o bebê chorar mais,alterar o padrão de sono,querer mamar mais,querer mais o colo da mãe!!
    Vale muito a leitura. Abraços e felicidade. Ah,do mais,compre pouco!! Perde-se muita coisa sem nem usar…

  125. Amanda Borba    14/07/2015 - 15h16

    Oi Lu. Que legal ver você escrevendo os seus sentimentos e dúvidas sobre a maternidade. Eu tenho uma princesa de 7 anos, mas parece que foi ontem que ela nasceu. E como é minha primeira e única filha, acho que as dúvidas só mudam conforme a idade, mas não deixam de existir. Bom mas vamos lá pra minha experiência.
    Dica número 1 que todos me avisaram (mas eu quis fazer diferente, e me danei) compre aquelas cadeirinhas que se mexe, e toca musicas (eu não sei o nome), mas a Raka Minelli (canal YT) que tem o Davi tem uma, e meu irmão que tem 3 filhos pequenos também comprou. É perfeita pra quando o bebe já tiver uns 3 meses e você precisar fazer algumas coisas, como lavar uma louça, ou colocar roupas pra lavar. Eu era mais natureba, queria que ela se criasse no chão, porque ia pegar uma imunidade maior, mas me fez muita falta. Em compensação eu comprei o Sling (que é um pano enorme, que substitue o canguru). Eu tinha um canguru também, mas chega uma certa idade (lá pelos 8 meses) que o bebe já se mexe bastante e não se sente confortável dentro dele. E dá pra fazer várias amarrações e usar até uns 3 anos, é minha dica “MÓR”. A minha filhota amava, eu saia pra tudo quanto é canto com ela no sling e ficava com as duas mãos livres (banco, mercado…)
    E sem dúvida nenhuma os macacões e os bodys são essencial até um ano de idade. Eu tinha muitos, comprava praticamente toda semana. Tanto os mais simples pra ficar em casa, quanto os mais chiques pra sair. É mais confortável, mais fácil de trocar o nenê, e combina com todo tipo de sapato e/ou acessórios. Como eu tenho uma menina, tinha muitos macacões rosa, vermelho, salmão e cinza, todos lisos… porque daí arrasava nos sapatinhos e faixas de cabeça.
    Deixa eu parar de falar se não você nem vai ler. Beijos Lu, tudo de bom!

  126. Tha e Thi    14/07/2015 - 15h21

    Adoramos o Post!!!! Estamos querendo ficar grávidos e essas matérias nos empolga ainda mais. Parabéns pelo sucesso e um grande bj e abraços…

    Its Only Love

  127. ana carolina    14/07/2015 - 15h28

    LUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU meu deus nunca imaginei você gravida .Você deve saber que assim como você está super feliz nós leitoras estamos mega felizes pois a cada passo que você da nós damos junto com você . A emoção ao saber essa novidade tenho certeza que foi feliz,contente,animada,emocionada,etc.
    Mas podemos saber e confirmar que você merece tudo isso que está recebendo, pois você é uma pessoa muito querida por muitos ,sabemos que tudo que você para o blog,you tube,instagram,etc.é com muito amor e carinho te amo muito bjs da ANA CAROLINA

  128. Evelling    14/07/2015 - 16h04

    Lu, eu tenho 2 itens salvadores, que até hoje (meu filho tem 4 anos) são úteis. O dosador (pontinho com divisórias onde vc pode deixar preparadas doses de leite, achocolatado com vitaminas, farinha de minhas….) ele salvou nossas madrugadas assim que Heitor resolveu comer outras coisas que não leite materno. O segundo item são os lenços humedecidos. Sério! Mil e uma utilidades. De higienizar o bebê até ajudar na fase em que ele deixou a fralda.
    Ótima gestão! =)

  129. Ana Luiza    14/07/2015 - 16h14

    Lu,

    acho que no seu caso compensa fazer o curso no Leite Meu (fica no Sion). A Imaculada dá várias dicas de pomadas que você poderá comprar nos EUA. Ela dá curso de cuidados para o bebê e de amamentação. Mas o mais interessante que eu acho é você pegar com ela essas dicas de pomadinhas (Densitin, A+D, lansinoh….) e outros itens mega práticos que você poderá achar nos EUA. É uma dica…

    Beijos!

  130. Raquel    14/07/2015 - 16h26

    Tenho um Top 5 de artigos para bebe que me salvaram…
    – Redinha para banho
    – Baba eletronica com camera ( a minha e da motorola mas hj em dia tem outras tantas muito bacanas)
    – Bounce chair
    – Ofuro (na verdade e um balde ne?) Minha filha tomava um banhozinho nele antes de dormir.. ela nasceu no calor de setembro e em Janeiro esse balde aliviava o calor do verao.
    – Cadeira de amamentacao bacana… acredite.. vc passara horas do seu dia sentada nela.. xxx

    Alguns micos que comprei
    Pomada para bico do seio… nao tive nada.. gastei dinheiro atoa
    aquecedor de lenco umidecido
    cinta para colica (minha filha nao teve colica)
    remedio para colica (idem)
    bolsa termica para mamadeira… praticidade e a palavra para bebes.. no pais tropical temperatura ambiente ne?

  131. Eva    14/07/2015 - 16h50

    Lu, tenho uma bebê de 6 meses e a melhor compra ever, salvadora de braços cansados, sem noção de essencial para acalmar o bebê naqueles dias de cólica em que pra completar você está sozinha em casa é um desses carregadores tipo canguru. é fácil de ajustar e o bebê acalma num instante, sem você morrer de dor nos braços e ombros de tanto carregar. Porque o tempo passa e a sua bolota vai ficando cada vez mais pesadinha… Eu troco tudo do enxoval pelo canguru. Saúde para vocês!!

  132. Valéria    14/07/2015 - 16h56

    Slings!!! É A melhor coisa do mundo para as mães de bebês pequenos.

  133. Nayra Paiva    14/07/2015 - 17h31

    Oii Luh :)

    Estou beeem longe de estar grávida mas vou comentar mesmo assim (hehe)! O vídeo foi ótimo, muito fofo e eu simplesmente amei as coisinhas (cuti cuti) que você comprou para o seu novo baby ( que será muito estiloso(a) por sinal) haha.
    Vou te dar uma dica, acharia interessante se você postasse a respeito da alimentação durante a gravidez, caso tenha acompanhamento com uma nutricionista também, pois acho que deve ser um terror pensar em engordar tanto ne? E também a mamãe precisa estar saudável pro seu filho. Outra coisa, exercícios para gestante, como no caso das que já praticavam uma atividade física, como conciliar isso com a gravidez, os exercícios permitidos…. E claro, continuar com os seus vídeos de compras hehe são sempre muito legais.
    AH também seria suuuuper divertido ter um vídeo seu com o Léo, e ele falando tudo o que ele acha a respeito das compras, o que comprar, como ele está se sentindo, e se ele também vê vídeos sobre bebês hehe;Bom Luh, acho que falei demais. Mais uma vez parabéns pelo baby, vocês merecem muitas felicidades. Beeijos; amo seu blog <3

  134. cristina    14/07/2015 - 17h54

    Lu,

    Esta pergunta tem mil respostas, pois uma coisa que foi boa para minha família pode não ser boa para vocês por mil razoes.

    As vezes vc vai pensar que vai usar muito e não usa. Outras o contrário e a maioria só vai descobrir na prática.

    Tenho dois filhos de 1 e quase 4 anos e algumas coisas usei muito com um e pouco com outro, algumas usei muito com os dois e amo e outras não usei ou não comprei.
    O bebê tem personalidade e alguns gostam de determinadas coisas e procedimentos, acredite!!!

    Amei e usei muito:

    – babá eletronica com video;
    – macacão de pezinho – disparado a melhor roupa até 6 meses. Em segundo lugar body e calça de pezinho. Se estiver calor a calça pode ser sem pezinho;
    – sling e canguru. O canguru tem que ser ergonômico. fuxica na internet e vc vai saber;
    – nosefrida;
    – saco de dormir de malha;
    – balde para banho;
    – pote de inox para papinha – tipo foogo.
    – bomba medela swing.

    Comprei e nunca usei (pode ser que vc use)

    – aquecedor de mamadeira;
    – chupetas;
    – redinha de banho

    Lu, não consigo deixar de dizer: muito dificil não comprar muito hahaha!!!!

    Além disso, outras coisas indispensáveis para mim:
    -consultora de amamentação. Indico a Carmosita – trabalha no odete ou no Instituto Nascer – é a melhor de bh.
    – participar de grupos de apoio a gestante e puerpera: é um ganho indescritível para a gestante, só participei na minha segunda gravidez, me arrependi e vi o quanto perdi.

    Pois o mais importante é você se sentir feliz, segura e realizada nesta fase que é a mais importante e delicada da vida de uma mulher.

    um grande beijo!!!!

  135. Lívia    14/07/2015 - 18h13

    Oi Lu! Meu item indispensável é para a mãe, e não para o bebê! É uma pomada chamada Lansinoh, difícil achar aqui no Brasil, mas foi o que me salvou na amamentação! Meu seio teve muitas fissuras, e nada adiantava. Sofri demais até que uma amiga me indicou a pomada. Minha vida mudou! O bebê pode mamar mesmo com a pomada no seio. Foi um alívio, indico pra todo mundo. Beijos.

  136. aline    14/07/2015 - 22h59

    Sobre protetores de berço acho interessante um aviso a mamaes dos riscos:
    http://www.macetesdemae.com/2014/04/relato-de-acidente-com-kit-berco.html

  137. Adriana    15/07/2015 - 08h33

    Wrap sling!

  138. Renata    15/07/2015 - 11h50
  139. Roselene    15/07/2015 - 12h50

    Almofada para amamentação. Usei muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito, pois cansa segurar o bebê durante a amamentação e qud eles crescem você pode usar para deixar eles sentadinhos e tbm deitados de bruço, sem perigo de refluxo.

  140. ALINE POCKEL    15/07/2015 - 15h07

    Oi, Lu

    Tenho dois filhos, uma de três anos e um de dez meses e fazer o enxoval na primeira gravidez dá mais medo mesmo. De tudo o que comprei, entre roupas, babá eletrônica, carrinho, berço que vibra (sério), o que mais recomendo é a máquina para tirar leite materno.
    Esqueça as bombinhas manuais. Tive mastite e o leite empedrou. passei uma meia hora apertando aquela bombinha e saiu uns 50ml, fora a dor. A máquina que comprei é da Medela, comprei online e foi uma benção.
    No início porque me ajudou com a mastite, como a máquina tira todo o leite, tirava todos os caroços do peito, e não sangrava (o que já é grande coisa pra quem amamenta). A vantagem de não sangrar é que o bebê não quer pegar o peito quando sai sangue, ele cospe e chora, chora, chora com fome. Como eu sangrava toda vez que minha filha sugava, eu tirava o leite e dava na mamadeira. Sei que não é o ideal, mas é infinitamente melhor que mamadeira com leite em pó.
    Depois de 6 meses (dei só leite materno pros dois nesse período) a máquina te ajuda a não ter que cortar o leite materno de imediato. Passada a licença maternidade nem sempre é fácil estar por perto e poder tirar o leite e deixar congelado é uma baita ajuda pra quem não quer desmamar de imediato. O fato de ser rápido pra tirar o leite ajuda muito.
    Bem, essa é a minha dica. Comprei minha máquina pela internet, demorou uns 15 dias pra chegar, e super valeu a pena. Paguei cerca de R$1400,00, mas foi um ótimo investimento. Se você se interessar a marca é Medela (Google nela, hahaha), e é a mesma marca que já vi a Kourtney Kardashian usando em alguns episódios do reality.
    No mais, boa sorte pra você e pro baby.
    bjinhos

  141. Mírian Lara    15/07/2015 - 17h42

    Oi Lu!
    Minha dica pra vc nesse momento seria NÃO investir muito em produtos que vão na pele do bebê, pode ser que alguns dê alergias e será desagradável pra vcs dois..e vc perderá o produto. (não vai perder pq vc pode vender ou doar né..) mas..
    Mesmo sendo produtos importados e especial para bebês, já vi isso acontecer, e muitas vezes não é no primeiro uso, à vezes é depois de algumas vezes..aí fica dificil descobrir o que causou.
    Fique atenta!

    Adoro o blog! beijo e parabéns pela gravidez!!

  142. Carolina Mendonça de Goffredo    15/07/2015 - 17h59

    Oi LU! Adorei suas compras e entendo sua ‘neura’. Converse melhor com seu dermatologista pois fiz a matéria optativa de dermato período passado( estou no 10º período de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais)e a mulherada deixava o professor louco sobre perguntas de estrias na gravidez. A orientação dele é que NÃO adianta passar cremes e óleos. As estrias surgem quando o colágeno ainda está novinho. A partir dos 25 anos quase não há risco delas aparecerem. Um abraço.

  143. Debora    15/07/2015 - 18h28

    Oi Lu, eu moro fora e viajo bastante com a bebe entao carrinho pratico para mim era essencial. Nos temos o Babyzen yoyo (frances) e o Mamas and Papas Armadillo Flip (ingles). Da um google nesses modelos se voce se interessar!

  144. Kassia    15/07/2015 - 18h39

    Lu, você tem que ter a meia lua para amamentar. Ajuda muito quando você sentar, para apoiar o bebe, e você não precisar segurar todo o peso! Beijos

  145. Marcia Aguiar    15/07/2015 - 20h02

    Oi Lu,
    Dá uma olhada no quarto do filho de uma amiga minha que mora nos EUA. Acho que você vai gostar do estilo. A decoração até saiu em alguns sites e ganhou um concurso online. http://www.apartmenttherapy.com/erics-soothing-stripes-nursery-159428
    Essa minha amiga tem um blog super legal que fala de tudo um pouco, mas há algum tempo tem focado mais em viagens. Aliás, ela é expert em viajar com crianças pequenas para qualquer lugar. Caso não conheça, visite o blog da Luciana http://luciana.misura.org/
    beijinho

  146. Ana    15/07/2015 - 22h13

    Parabens pelo baby!!!

    Achei as roupinhas que comprou lindasss! Mas as “quinquilharias” que comprou todas desnecessarias, na teoria sao maravilhosas mas na rotina do dia a dia nao funcionam, a melhor dica do que comprar ou nao, vem das proprias mamaes como os comentarios por aqui!! Bjss

  147. Clara    16/07/2015 - 22h16

    Aqui em BH acabo de descobrir uma dica maravilhosa: a Araújo aceita fraldas para troca mesmo que não tenham sido compradas lá! Comigo, sobrou muita fralda P e M, que agora eu tou trocando por G! Urruuu! Dancinha da alegria da mãe.

    – almofada de amamentação Boppy, maravilhosa.

    – pomada, sabonete, hidratante, enfim, toda a linha de calêndula para bebês da Welleda (tem uma loja perto do Diamond).

    – carrinho city mini baby jogger, pra quem gosta de viajar acho que é o melhor. Eu uso todos os dias nas ladeiras de BH, principalmente a partir do 4o mês.

    – blog potencialgestante.com.br acho o melhor! Reúne pragmatismo, contradições e afeto.

  148. Paola    16/07/2015 - 22h19

    Gente, é tanto comentário que você capaz de nem ver esse! Parabéns pela gravidez! Não tenho nenhuma dica de bebês não, mas precisei dizer que fiquei muito feliz com o dia previsto pro nascimento! É meu aniversário também e posso te dizer que sagitarianos são maravilhosos! Melhor signo! haha Tô torcendo pra ser esse dia mesmo!

    Bjs e tudo de bom pra vocês 3.

  149. Ana Elisa    16/07/2015 - 23h20

    Parabens Lu,

    Tenho um filho de 3 anos e estou gravida do segundo. Moro em NY ( alias, gostaria de te encontrar e se vc quiser posso te ajudar com dicas) A primeira eh a loja Giggles, linda e descolada, com coisas diferentes.
    Indispens’avel:
    Uma boa poltrona, que balanca de amamentar(maior arrependimento da vida foi querer economizar isso, pois meu filho tem 3 e tem noites que ainda vou pro quarto dele…)
    Essencial: trocador com bordas altas e cinto de segunca(tem que comprar as capas tb, 2 pelo menos)
    body branco, pq vai debaixo de macacao, pode usar alvejante, etc….compra na Carters, pq sao bons e baratos.
    Camera pra ver o bb eh fundamental.
    Cadeira booster ao inves de cadeirao ( que eh trambolho).
    Outra dica eh comprar na buy buy baby pq tem mais variedade que a Babies r us. e pegue os cupons de 20% das duas pra usar nas coisas caras que vc for comprar.
    bjs

  150. Ciça    18/07/2015 - 15h35

    Oi, Lu!

    Parabéns pela gravidez! Estou vibrando por você!
    Algumas coisas muito úteis para mim: o termômetro de testa (além de controlar a febre, tb servia pra medir a temperatura da água do banho), a babá eletrônica, pijamas quentinhos da Carters (de preferência os macacões de flanela com pezinhos. Meu JE tem 16 meses e não dorme com cobertas, por isso eles salvam a pátria); amo os lenços umedecidos da Babyganics (até os 6 meses usei algodão e água, mas desde então os lencinhos são fundamentais); a bomba elétrica da Medela me salvou nos dois primeiros meses. É carinha, mas a ela devo o sucesso da amamentação. JE demorou a aprender a sugar, e foram 20 dias até saber mamar nos dois seios (aprendeu primeiro no direito). Nesse período, eu extraia leite pra não empedrar e ajudou demais; ah, a pomada Lansinoh tb é ótima. Comecei a usar com 7 meses de gestação. Mesmo com a dor do início da amamentação, meu peito não rachou e isso tornou tudo mais suportável.
    Coisas comprei e não usei: chupeta e mamadeiras. Pra garantir o sucesso da amamentação, decidi esperar ele fazer um mês pra oferecer a chupeta, por causa da nossa dificuldade inicial. Quando vi que havia passado um mês e sobrevivido sem a chupeta, decidi não dar. Tenho novinhas de todas as marcas. Mamadeira nunca dei. Do peito foi direto pros copos de transição. Indico os da Nuk.
    Sugiro tb o DVD The Happiest Baby on the Block. JE não teve cólica e as técnicas desse dvd (li o livro tb) me ajudaram demais pra ter um bebê calmo que se adaptou logo a vida fora do útero.
    Aliás, leia tudo que puder sobre sono do bebê e amamentação. Muitas amigas me contam que se preocuparam tanto com a gravidez que se esqueceram de se preparar pro depois, que é quando a coisa pega mesmo…
    A maternidade é uma experiência maravilhosa e transformadora. Vc vai amar, tenho certeza!
    Se tiver alguma dúvida, pode perguntar…
    Beijo!

  151. Leila e Tiago    18/07/2015 - 21h35

    Olá, tudo bem?
    Vc comentou no final do vídeo que comprou na Amazon e mandou entregar em um correio próximo e que havia um vídeo explicando o processo, revirei seu blog e não achei, seria possível né enviar o link?

    Desde já agradeço

    Abracos

  152. Silvia    18/07/2015 - 23h42

    Bomba para extrair leite! Ela me permitiu dormir um pouquinho e recuperar meus mamilos das rachaduras no início da amamentação. Eu extraía leite e, assim, meu marido podia dar mamadeira (da MAM e pétala da Avent, que imitam o seio). Ainda extraio ocasionalmente, quando saímos em algum lugar que não tem fraldário. Ah, e minha filha, que hoje tem 5 meses, aceita tudo: seio, mamadeira, 3 marcas de chupeta, rs

  153. Silvia    18/07/2015 - 23h58

    Ah, e meu canguru é o mesmo que o seu. No começo, virada para mim, minha filha não gostava nada! (mas ela nunca gostou de ficar mais confinada, nem em cueiros ficava). Desde que passei a colocá-la para frente ela ama, fica super feliz de passear vendo o mundo e é a atração aonde vamos, hahaha

    Tenho o carrinho Scoot purple da Stokke! Eu gosto, mas não amo. É beeeem mais compacto que o Xplorer, mas não é tão simples de desmontar quanto a propaganda sugere :(

  154. Joyce Costa Sales    21/07/2015 - 13h18

    Oi Lú, parabéns!! Tbm estou grávida e minha DPP é 4/11. Só queria te dar uma dica, apesar de imaginar que vc já saiba, afinal, nós gestantes sempre pesquisamos tudo sobre maternidade e conforto dos nossos bbs. É sobre os carregadores de bb. Já li que esse modelos de carregadores não são tão adequados. É possível colocar o bb na posição certa nesses carregadores, mas naturalmente o bb tende a ficar numa posição desfavorável. O maior problema é na bacia. Bbs precisam manter os joelhos na altura do quadril, tipo um sapinho, e nesses carregadores eles tendem a ficar com as pernas penduradas. Especialistas dizem que não é o mais adequado para a ergonomia do bb. Os melhores carregadores são os slings. Hj está mt na moda na cultura ocidental, chamamos de babywearing, mas na verdade, vestir bbs já é uma prática milenar entre os orientais e os benefícios são realmente impressionantes. Para recém nascidos o modelo wrap sling é super recomendado, pq o bb fica numa posição adequada (coluna e bacia), todo embrulhadinho e isso faz com que ele lembre o útero e se acalme, além de mantê-lo agarrado a mãe ou pai, o que regula a temperatura, cria vinculo, acalma, etc … Tem outros modelos, o de argola, por exemplo, mas meu preferido é o wrap. O bom é vc testar e ver qual combina mais com vc. Hj existem várias oficinas de sling. Criaram até o verbo slingar (rsrs). Além disso, como o sling é um pedaço de pano longo, dá para criar vários looks e estilos diferentes e eles parecerão roupas. Existem wraps de renda para festas (olha o vestido que a Adriane Galisteu casou), malha, estampados, rendados. Comprei duas malhas para fazer uns bem neutros pq meu marido pretende slingar por aí e tbm nãos ei o sexo do bb. Comprei um “tricozinhho” cinza e um dryfeet preto, que deve ser super fresquinho. Enfim … é uma dica de uma apaixonada por slings, que já carregou bbs neles e recomenda, é delicioso. Bjs e boa sorte!!

    • Silvia    21/07/2015 - 14h19

      Na verdade, se você fizer uma pesquisa neutra, sem partidarismo, vai descobrir que a crítica é à parte dos cangurus que, de fato, podem provocar problemas na bacia ao deixar o bebê com as pernas soltas. Algumas marcas, como a Stokke, fazem cangurus ergonômicos e deixam o bebê como sapinho :)
      Minha filha ama e fica nela na posição correta.

  155. Priscila Delai    23/07/2015 - 11h41

    Lu!!! Muito legal ter você dividindo esse momento com a gente…

    Você poderia passar os links dos vendedores/ sites gringos que você comprou, também estou grávida (13 semanas) e ando pesquisando algumas coisas… mas sabendo que alguém já comprou e deu certo, fico mais tranquila… kkkk

    Beijos!

  156. Day Tezza    23/07/2015 - 17h19

    Estou adorando acompanhar essa nova fase do blog! Os seus looks com a barriguinha aparecendo estão lindos! Pode parecer meio doido, mas quanto mais a sua barriga crescer, mais linda você vai achar ela.
    Vou dar uma dica que me ajudou muito quando a minha filha mais nova nasceu (tenho duas). Quando eu ganhei fiquei ‘nossa que frescura!’ mas depois amei! Compre um esterilizador de mamadeiras! É muito pratico e serve para esterilizar varias coisas. Você vai ver que quando o bebe esta pequeno, você quer esterilizar tudo, TUDO!
    Outras coisas, que outras meninas já falaram nos comentários mas não custa nada reafirmar: bodys são muito melhor do que camisetas poque não ficam subindo quando o bebe se meche; calças com ‘pezinho’ também são melhores porque não sobem pela perna e meias tipo botinha (igual aquela que você mostrou no video) são mais difíceis de sair do pé.
    Parabéns pela nova fase!!

  157. Luciana    14/10/2015 - 23h51

    SLING!

    Bebê com cólica? Sling
    Bebê não consegue dormir? Sling
    Você precisa fazer algo com o bebê? Sling
    Passear sem levar muita tralha de carrinho? Sling
    Ir ao pediatra e dividir o espaço apertado do consultório com outras mães, crianças, carrinhos, bolsas e bebê conforto? Sling
    Amamentar? Sling
    Denguinho gostoso? Sling

    :)

  158. MARCIA    15/10/2015 - 09h58

    A melhor coisa que usei assim que Emanuel nasceu foi uma almofada para amamentação que se prende no braço da mãe, lá da Giovanna Baby (Savassi). Ele é um travesseirinho de cachorro também. Como ela é menos volumosa, o bebê não escorrega. E se a Bia dormir (e vc tbm cochilar, rs!) o pescocinho não fica caído. Achei perfeita!

  159. Lívia    30/01/2016 - 14h12

    Oi, Lu! Tudo bem?

    Mulher, preciso da sua ajuda! Estou grávida de 15 semanas e vou viajar em breve pra Orlando e vou compra umas coisinhas que estiverem ainda valendo a pena com este dólar. A ajuda que eu queria era que vc compartilhasse sua lista de enxoval com a gente. Ou se não quiser abrir pra “Deus e o mundo”, poderia mandar pro meu e-mail? Desculpe se estou sendo folgada mas estou precisando! Ia contratar o serviço de personal shopper mas ia ficar muito caro, desisti.
    Se puder, obrigada!
    Beijos!

  160. Rebeca    15/02/2016 - 14h24

    Oi Lu tudo bem? Estou com problemas de estria e flacidez devido ao aumento de peso, estou indo ao médico e descobrindo alguns problemas que no momento me impedem de fazer exercícios, por isso vim até você porque vi esse video a um tempo em que você comenta sobre os benefícios do oleo da Clarisn’s. Hoje, depois que a Bia nasceu e que você usou ele o Mustela, eu gostaria de saber se você sentiu que o creme da mustela firmou sua pele ou digamos assim, não deixou ficar flácida. Estou em dúvida entre um e outro e o da mustela diz que modela e firma e o preço é um pouco mais em conta. O que você acha?

  161. yara    20/05/2016 - 14h51

    Lu, voce usou depois de quanto tempo de vida da bia? E Qual foi a marcar que voce comprou?

Meu episódio favorito até hoje de #ModaSemChatice acabou de entrar no canal! Vem comigo ver 5 tendências pro próximo verão: youtube.com/luferreira 🖤
Mais sobre Família