Carregando...
Família,Viagem

Viajando de avião grávida

06.07.2015
Lu Ferreira

Assim que recebi a confirmação da gravidez virei a louca do Google: pesquisei de tudo logo nos primeiros dias, sou dessas que ama planejar as coisas. E uma das coisas que fui olhar logo de cara era como funciona a história de viajar grávida. Eu já tinha feito duas viagens grávida sem saber (heheh) e não me lembro de sentir nada fora do normal, mas fiquei preocupada principalmente com duas viagens longas já programadas para esse ano: Paris e NY. Minha médica sabe o que eu faço e por isso já tinha conversado sobre isso comigo ano passado, quando contei a ela dos planos de engravidar, mas na primeira consulta do pré natal conversamos de novo e por isso fui tranquila pra Paris. Como viajar é algo comum na minha rotina ela não vê nenhum problema que eu continue fazendo como sempre fiz – só faz questão de me checar antes de viagens mais longas para garantir que está tudo bem.
viajandogravida
Eu embarquei pra França com 15 semanas e voltei com 17, e estarei com 30 na viagem de NY. Nunca passou pela minha cabeça cancelar nada por conta da gravidez – sou dessas que fala que gravidez não é doença e pretendo fazer tudo o que puder, claro que respeitando os limites do meu corpo e seguindo as orientações da minha médica. Como sei que esse é um assunto que preocupa várias grávidas, vim dividir a minha experiência de dois voos de 11 horas + as muitas de aeroporto grávida:

A primeira coisa que você precisa fazer é verificar qual a política da sua companhia aérea para o transporte de gestantes. A maioria não oferece restrições até a 27ª semana de gestação e depois disso permite que a gestante viaje até a 36ª, desde que apresente um atestado médico (cada companhia exige um tipo de informação no atestado, verifique no site!). Como estava de 15 semanas nem precisaria levar atestado, mas acabei levando por segurança (e nem usei).

A segunda coisa é fazer um seguro de viagem que cubra gestantes. Eu sempre faço seguro de saúde nas minhas viagens e dessa vez tive que pesquisar quais cobrem gestantes. Não são todos que oferecem a cobertura e a diferença de preço é triste (é praticamente o dobro!), mas imagina se acontece alguma coisa?? Já acho irresponsável viajar sem seguro em circunstâncias normais, grávida então..!

Passando pras questões mais práticas, muita gente sabe que sempre viajo usando meias de compressão, mas agora é ainda mais importante! Minha família tem tendência a ter varizes e como viajo muito já tenho em casa alguns pares de meias que uso em voos longos, então continuo com o cuidado. Grávidas têm ainda mais tendência a ficarem com pés e pernas inchados em voos e a meia ajuda demais! É importante também lembrar de circular durante o voo: levantar e andar um pouquinho faz bem para a circulação (me obriguei a fazer isso mesmo morrendo de preguiça).

Na ida eu ainda não sabia o que era a história das grávidas e o xixi a cada instante, mas aprendi em Paris, hahah! Minha dica é: nunca deixe um banheiro passar!! Você não sabe quando vai aparecer outro e nem quando vai ter aquela vontade maluca, não subestime sua bexiga comprimida, haha! E também não tenha vergonha de pedir pra usar banheiros de lugares randômicos (lojas e etc) se precisar, as pessoas costumam ser muito gentis com grávidas =)

Não carregar peso demais: grávidas não devem carregar muito peso e isso pode ser uma questão complicada na hora de viajar… Eu viajo muito sozinha e minhas malas de mão costumam ser caprichadas, mas desde que descobri a gravidez tenho prestado atenção nisso ao separar o que vai e o que não vai pra mala. Nessa viagem não tive problemas porque estava com o Leo, que não me deixa carregar nem uma flor sozinha, hahah!

Eu sou daquelas que prefere chegar super cedo no aeroporto e gastar horas sentada na cadeira, aprendi isso depois de perder um voo importante por conta de uma conexão que atrasou e não ter mais nenhuma opção que desse tempo. Sempre prefiro esperar no aeroporto e isso é ainda mais importante agora, afinal vou ter que comer alguma coisinha (a fome é surreal), passar no banheiro… Fora que se acontecer algum mal estar (uma queda de pressão ou qualquer coisa do tipo) não vou ficar nervosa com o atraso, afinal já estarei pronta pra pegar meu voo. Não faça as coisas com pressa (até porque provavelmente você vai ficar sem fôlego!).

Grávidas têm direito a fila preferencial no Brasil. No exterior isso nem sempre acontece, mas você pode aproveitar o privilégio por aqui. Minha médica me disse para não ficar muito tempo parada em pé por conta da circulação, mesmo antes da barriga aparecer. Ela mandou eu ficar na fila preferencial me abanando com o cartão de pré natal hahahah! Nunca tinha usado a fila até ontem, quando embarquei sozinha para SP com uma sacola pesada na mão e aí achei que seria uma boa ideia… Olha, embarquei na frente, mas tive que ouvir grosseria de um cara que estava na fila por conta do fidelidade (que veja bem, também sou cliente preferencial do fidelidade, mas as prioridades por lei são diferentes, né?) e um grupo de senhoras, que me informou que eu estava na fila de prioridades. Achei bem absurdo ter que falar “pois é, estou grávida”, até porque a barriguinha está aparecendo, e fiquei meio aborrecida por conta disso o resto do voo (já falei que tô extra sensível né)… Não sei se farei isso de novo, acho que talvez depois da barriga estar realmente grande… Como é chato ter que lidar com falta de educação =/

Meus voos da viagem de Paris foram muito tranquilos, ainda bem. Não dormi muito na ida, fiquei assistindo filmes e lendo, consegui comer um pouquinho da maravilhosa (#not) comida do avião e cheguei animada. No dia seguinte tive queda de pressão ao longo do dia, e acho que foi meu corpo dizendo que o jetleg (o fuso é de 5 horas nessa época) tava pesado. Nesse dia dormi super cedo e depois de 12 (DOZE) horas de sono, acordei super bem e não tive mais problemas ao longo da viagem. Já a volta foi ainda melhor: estava tão cansada que dormi praticamente o voo todo, inclusive enquanto o avião pousava, hahah! Não senti nada de diferente, foi ótimo!

Levei na mala os remédios liberados pela minha médica para todas as situações possíveis (vai saber como seria conseguir isso na França! Preferi levar tudo), meu cartão de pré natal, telefone da minha médica e os papeis do seguro. Não usei absolutamente nada, ainda bem =D

Daqui alguns meses eu volto pra contar como foi viajar realmente barriguda – dessa vez nem dava pra ver, heheh!

PS: Quer ir pra NY comigo? Ainda temos vagas no nosso grupo! Clique aqui pra saber mais =D

124 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Liah    06/07/2015 - 08h14

    Lu, minha tia passou pela mesma coisa nas filas preferenciais quando estava grávida… Infelizmente existe gente assim! Mas não deixe isso te abalar e deixar de usufruir de um direito que é seu! É pro seu bem e do seu bebê :)

  2. Lilian Maia    06/07/2015 - 08h25

    Lú realmente deve ter sido tranquila essa viagem a Paris, principalmente pq vc não teve os temidos enjoos absurdos, se tivesse não iria conseguir, eu tive hiperemese gravídica e sofri demais.
    Agora na viagem a NY acredito que vc terá muitos incomodos pq o cansaço e as dores estão a todo vapor. Nada que a impeça de ir, mas com certeza vc não terá o mesmo desempenho que teve em Paris.

    • Lu Ferreira    06/07/2015 - 18h36

      Sim, vou ter que pegar mais leve!! Não sei o que é carregar um barrigão ainda, heheh, mas já vou com essa consciência de que a viagem terá outro ritmo =)

    • Lilian Maia    07/07/2015 - 00h23

      Aproveita NY e traz bastante coisinhas para o baby, pq vc vai descobrir que nos EUA tudo é melhor, mais barato e com uma diversidade incrível, como tudo na verdade, não só com as coisas de bb.

    • Luciana    29/12/2015 - 14h20

      Acompanhei sua gestação desde o início e acreditei que quando estivesse grávida faria o mesmo! Ledo engano, tinha algumas viagens marcadas e como tive hiperêmese gravídica tive que desmarcar, agora que estou melhorando mais, mas o meu destino era só a cama e as internações no hospital! No meu caso gravidez é doença sim! agora com quase 5 meses que os vomitos e a desidratação deram trégua e mesmo assim ainda tenho que ficar de repouso!! Queria ter feito enxoval fora mas infelizmente não deu!!! Fico feliz em ver que a maioria das pessoas ficam bem e podem fazer de tudo neste momento ! Infelizmente não foi o meu caso , mas estou transbordando de alegria com esse bebezinho crescendo em mim!

  3. Amanda Medeiros    06/07/2015 - 08h31

    Use a sua prioridade, afinal é o seu direito! Não deixe a falta de educação da galera te chatear ou te contaminar.

  4. Cris Toledo    06/07/2015 - 08h42

    Hahaha nunca deixe um banheiro passar, serve pra quando vc está na 25 de março tambem… rs
    Nossa, que povo chato! Se vc está na preferencial, tem um motivo né, não deu a loca e vc foi lá… cruzes :/ fica triste nao!
    Ai to curiosa pra ver como sera em NY! Sera q vc vai poder andar horrores?
    Hein, e o povo nao implicou co bando de remedio? Sei la, vai q acham q eram dorgas… rs
    Beijos, e mtaaa saude :D

  5. Gabriella Anderson    06/07/2015 - 08h43

    Parabéns, Lu. Adorei seu post. Infelizmente, ainda tem muita gente mal educada. Mas nem liga, viva intensamente cada momento da sua gravidez e siga com suas viagens. Beijos.

  6. stela    06/07/2015 - 08h49

    Que legal você abrir espaço pra esse assunto aqui!!
    Parabéns

  7. Chayenne Guerreiro    06/07/2015 - 08h50

    Ai lu, queria dizer que me derreto de tanto amoooor lendo esses posts seus sobre a gravidez. Fico emocionada e toda boba, como se fosse alguém da minha família. Fico a ponto de correr pro toalete da firma pra disfarçar as lagriminhas que ficam brotando. Muita, muita, muita felicidade pra vc, pro léo e pro chatinho que vem ai!!! ??

  8. Lady Cat    06/07/2015 - 08h52

    Lu estou de 13 semanas e t irei fazer uma viagem longa. Super adorei as dicas

    bjs

    http://ladycatblog1.blogspot.com/

  9. Tuani Ciciliati    06/07/2015 - 08h59

    Realmente passamos por situações desagradáveis no começo da gestação pela “falta” da barriga, em compensação no final mesmo que você não pegue a fila preferencial as pessoas forçam você a passar na frente. HAHAHA. Estou no ultimo mês e agora que estou bem pesada e sem ar, entendo a real necessidade dessas filas. Um beijão Lu

    • Lu Ferreira    06/07/2015 - 18h39

      Ai, tomara que eu tenha essa sorte, fiquei chateada =/

  10. Naicy    06/07/2015 - 09h07

    Lu (e Léo)… Parabéns pela gravidez! Desejo muita saúde a vocês (três). Estou acompanhando há algum tempo e acho vocês muito queridos. O trabalho em equipe é muito bom, incluindo o Gui, que é muito fofo. Parabéns mesmo. Que sua gravidez seja muito tranquila e encha ainda mais o Chata de Galocha de alegria, assuntos legais, amor, paz, prosperidade e só o que há de melhor. Beijos em todos!

  11. Priscilla    06/07/2015 - 09h11

    Pois é, é um saco mesmo ter que falar pros outros que você está grávida, já escutei muitos desaforinhos… mas na segunda gestação já estava menos paciente, era praticamente grossa hahaha. E olha que a diferença das minhas pequenas é de 1a. e 8m. Eu viajei da 1a. gravidez com 24 semanas para Buenos Aires, e com 30 semanas da segunda gestação fui pra Santiago (só que dessa eu tive que mentir falando que estava com 24 semanas, pois com 30 semanas a empresa aérea nao me deixou embarcar nem com atestado!, e como a barriga ficou bem menor que na primeira gestaçao…passei tranquila por 24 semanas kkkkkk). Hoje a Valentina e a Sophie estão com 2 anos e a outra com 3 meses. Viajam também muito de avião comigo. É uma delícia. Adorei saber que vocÊ está grávida.

  12. Luana Muniz    06/07/2015 - 09h23

    Lu, o seu relato da fila preferencial me lembrou da Nati Vozza, que passou a mesma coisa.
    E eu, já com a barriga aparente, passo por isto quando uso o transporte coletivo.
    Mas não tô nem aí!?

    • Lu Ferreira    06/07/2015 - 18h40

      Eu tb lembrei da Nati! Li tds os diários dela… Triste saber que é algo comum né..!

  13. Paola Alves    06/07/2015 - 09h23

    Lú, minha cunhada já teve que lidar com falta de educação em fila preferencial também, com meu sobrinho nenêzinho mesmo, de côlo sabe? Uma senhora ficou resmugando horrores e virou uma caos total ): Ainda bem que do mesmo jeito que há muita gente mal educada, tbm há muita gente boa nesse mundo e diversas delas apareceram pra defender e dar apoio <333 Siga as recomendações da sua médica e não leve em consideração esse tipo de pessoa não viu? Sua conciência está tranquila! :DDD http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  14. Scheila pumarega    06/07/2015 - 09h38

    Oi Lu estou adorando acompanhar as suas experiências nessa sua nova fase. Quanto à falta de educação vai se acostumando pq msm estando com a barriga quase explodindo tem gente que se acha no direito de nos diminuir mais é só ignorar bjinhus e ansiosa pra ver vídeos com seus relatos sobre a gravides pq acho muito legal ver a sua reação e emoção falando no vídeo. Bom dia e uma ótima semana .

  15. Érika Rinny    06/07/2015 - 09h49

    Oi, Lu!

    Queria saber de onde é essa mala de viagem, ela tem reforços nos cantos, né? Você recomenda, é boa?

    Bjus,

    Érika

    • Lu Ferreira    06/07/2015 - 18h47

      ´Rika, é da Rimowa. Adoro a marca, mas prefiro um outro modelo que tenho deles, sem reforço e com fecho de zíper (é até mais barata que essa), essa costuma voltar muito amassada das viagens, dá uma dó..!

  16. Bruna    06/07/2015 - 10h01

    Você sempre vai se sentir estranha na fila prioritária!! Até mesmo com a barriga enorme!! Todo mundo olha torto e acha que você não tem direito. Eu me sentia super mal sempre que precisava e as vezes chorava depois lembrando dos olhares. As pessoas não eram nada gentis….. E já tive que dizer várias vezes, “estou grávida, tbm tenho direito”! Mas isso não é nada perto da magia que é estar grávida, por isso aproveite sem grilos, pois esse tempo passa muito rápido!!!!

  17. Vivian Santos    06/07/2015 - 10h11

    Oi Lu!! Realmente no Brasil a cultura da educação passa muitas vezes longe. E eu entendo as pessoas da fila acharem ruim quando alguém “fura” fila. O comum é ser alguém folgado, não uma grávida! Se sua médica falou pra não ficar em pé esperando, não fique! Eu na fila seria a primeira a defender “É uma grávida”!
    Morei com minha avó por dez anos, numa época em q ainda não era lei a preferência para idoso. Parei muito em vaga de deficiente só pra ela descer do carro e eu ir procurar outra vaga. E ela era espertinha, qdo via q não ia aguentar esperar numa fila, ia passando na frente e falando toda doce “ai gente, não to aguentando! O meu é tão rapidinho, da licença só um minuto?” Hahaha… Ela era ótima!
    Pra vc não se constranger em fila, peça ao atendente q está na entrada pra te levar a fila preferencial, já é um recado imediato pras pessoas na fila q vc está ali pq era pra estar e pronto. Bjoss

  18. Carolina    06/07/2015 - 10h21

    oi Lu, pois é, difícil essa falta de educação nas filas preferenciais. Estou de 25 semanas e ainda pouca barriga e já fui”barrada” três vezes em filas preferenciais. Teve uma vez que o senhor atrás de mim ficou de gracinha com a mulher dizendo que eu era muito nova pra estar naquela fila. Ai eu virei pra ele e respondi que aquela fila não era Somente pra idoso e sim para preferencial, que inclui várias categorias e nem me expliquei. Achei uma grosseria. Na viajei 3 vezes de avião durante essa gestação, uma longa pros EUA, foi tranquilo mas daqui pra frente sossegarei. Cuidado com essa viagem de 30 semanas… Mas se a sua médica liberar ok, siga as orientações dela. Bjs e boa gestação!
    Ps: amando os post sobre gravidez!!!!! Quero muito!!!! Do enxoval tb!

  19. Aline Chetskarika    06/07/2015 - 10h21

    Nossa, incrível como desde o início eu passava pela fila preferencial!!! Normalmente eu nem ia diretamente pra lá, ficava esperando na fila normal mesmo (com exceção dos dias que eu realmente não me sentia bem)…. Mas as outras pessoas quando percebiam que eu estava grávida praticamente me empurravam pra fila preferencial kkkkkkk sempre recebi muitas gentilezas de toooodas as pessoas. Infelizmente quando meu filho nasceu e tudo ficou mais difícil ser feito com um bebê no colo: PRONTO, adeus gentileza!!!!!!!! Chocada como as pessoas não respeitam uma MÃE!!!!!!

    Mas olha, diquinha…. Quando chegar nos lugares faça uma varredura com os olhos e localize o banheiro mais próximo a vc. SEMPRE!! Isso evita correrias desesperadas kkkkkk

  20. Viviane    06/07/2015 - 10h22

    Lu,

    Estou amando seus post de gravida. Estou tentando engravidar também ainda este ano. Eu e meu esposo adoramos viajar e suas dicas estão sendo super valiosas. Não deixe de postar não tá! Ansiosa pelos videos de comprinhas de Paris! Um beijo!

  21. Bárbara    06/07/2015 - 10h27

    A falta de educação das pessoas me da uma agonia. Mas que bom que deu tudo certo nos seus voos.

    http://www.guardandonamemoria.com

  22. Débora Melo    06/07/2015 - 10h28

    Nossa Lu, deve ser triste mesmo se sentir mal em entrar na fila preferencial PODENDO usá-la. Mas é todo um problema de educação mesmo. É gente que não precisa tentando usar e gente que precisa passando por essas situações. Mas mesmo que seja chato ouvir essas coisas e ter que ficar explicando, não deixe seu direito de lado! Você sabe que está certa, então deixe o povo falar! heheheheh…
    Estou adorando as dicas! É muito bom acompanhar essa sua nova fase. =**

  23. Paloma Cordeiro    06/07/2015 - 11h04

    Lu, ameiii seu casaco, pode dizer de onde é? Obrigada!!

  24. Paula    06/07/2015 - 11h05

    Lu, nunca comentei por aqui mas o assunto gestação me “cutuca” rsrs. Acho que você está certíssima: gravidez não é doença! Com juízo e cuidados, que você já mostrou que tem de sobra, eu tive uma gestação super tranquila, fiz tudo o que me deu na telha, nunca tive nenhum problema, nem “nariz de batata”, nem inchaços! Trabalhei no maior pique até uma semana antes do parto do meu filho e só parei porque meu marido me pediu, para que eu pudesse desacelerar para receber nosso filhote. Muita gente pode dizer que eu tive sorte, mas eu acho que foi mais a forma como encarei esse período delicioso da nossa vida. Continue se cuidando e pensando assim que tenho certeza que sua gravidez também será super sossegada!
    Sobre as pessoas super educadas das filas de prioridade, nem esquente com elas… todas acham que são melhores que o mundo e ninguém tem direito de passar na frente delas… mas você tem!!! Use, sim, porque é seu direito! E nem ocupe sua cabeça com chateações; dá um sorriso bem lindo para elas e diga um “obrigada” para deixar elas bem sem graça pela falta de educação…
    A gente passa por muita situação incomoda durante a gestação, que pode nos deixar chateadas durante um tempo, principalmente com as coisas que as pessoas falam. No começo é difícil mas depois a gente aprende a apertar aquele botãozinho do nem te ligo e a fazer cara de alface para isso, hehe.
    Parabéns pelo bebê, muita saúde e que você e o Léo sejam muito felizes com essa nova fase da família de vocês.

  25. fernanda    06/07/2015 - 11h06

    Também estou grávida. Mas, os médicos, inclusive o meu, nao recomendam viajar com 30 semanas nao. Depois dos 7 meses o bebê está formado e pode nascer a qualquer momento. Boa sorte na sua gravidez.

    • Lu Ferreira    06/07/2015 - 18h33

      Fernanda, acho muito irresponsável afirmar algo como vc afirmou. O SEU médico não recomenda. A minha não vê problemas. Confio 100% na minha médica, se não confiasse seria melhor mudar de médico…! Gravidez é um momento delicado e eu tomo muito cuidado para informar com responsabilidade por aqui. Acredito que os comentários devam ser feitos com a mesma consciência.

  26. Larissa Amaral    06/07/2015 - 11h10

    Ei Lu, tudo bem?! Em agosto estarei viajando para fazer o enxoval do meu bebê, e com isso também pesquisei bastante sobre as políticas das empresas, além de qual melhor local, o que realmente vale a pena em investir lá fora (irei aproveitar e conhecer a tão sonhada Disney :D)
    Quanto a fila presencial, eu usei até hoje uma vez, para entrar no cinema. A fila estava absurda, simplesmente perguntei se havia preferencial para gestantes e o pessoal me passou; como estava com umas 16 semanas, a barriga aparece, mas não tanto, assim até forcei mais um pouquinho para parecer maior; Se o pessoal reclama eu simplesmente ignoro, até porque quero aproveitar essas oportunidades enquanto puder; (pra fila na chegada de viagens internacionais então irão salvar, pois já fiquei até uma hora e meia aguardando….)
    Aproveite bastante a gravidez, quando perceber que pessoas estão reclamando, coloque uma música para ouvir, cantarola algo na cabeça, mas mantenha a cabeça erguida!
    Abraços, se cuida e grandes beijos! (Ps: Já sabe o sexo?! Vou ter uma menininha :3)

  27. Tainá    06/07/2015 - 11h12

    oi lu :) tô adorando os relatos de grávida. fiquei tão empolgada quando você contou por aqui e há uma semana descobri que tb estou, acredita? surreal. enfim, agora tenho mais um motivo para gostar das suas dicas/relatos/curiosidades. inclusive, tenho uma sugestão de pauta, rs. como tô tendo um pouco de dificuldade de encontrar marcas nacionais moderninhas e de qualidade de roupas de bebês, fiquei curiosa em saber se você tem algum achado para compartilhar. como o dólar tá caro, acho que as lojas gringas não vão ser uma possibilidade pra mim. até agora encontrei uma nacional muito legal, a bb básico. você conhece? um abraço, querida :*

  28. Carolina    06/07/2015 - 11h33

    Lu, você ta muito linda gravidinha!! Esse baby já vai nasce arrasando nos look’s kkkk, beijo ?

  29. Daniele    06/07/2015 - 11h41

    Olá! Já faz tempo q leio o seu blog mas nunca comentei.
    Feliz por saber q vc está grávida. Acabo de voltar da minha licença maternidade, minha filha está com 5 meses.
    Eu andava de moto e mesmo grávida, andei até os 3 meses, mesmo ouvindo todo mundo dizer q não podia. Na verdade não faz mal nenhum pro bebe. O problema é o risco em caso de queda, que pode ser fatal, mas eu tomava muito cuidado. Aí vendemos a moto e compramos um carro pra mim mas nesse meio tempo tive q andar de ônibus algumas vezes e era horrível mesmo a falta de educação das pessoas. Acho q muita gente não reparava q eu estava grávida pois a barriga quase não aparecia ainda e algumas vezes viajei em pé por vergonha de dizer.
    Depois disso, desencanei e resolvi usufruir de todos os meus direitos de gestante. Me sentava nos lugares preferenciais e entrava nas filas preferenciais tb, mesmo a minha barriga não aparecendo tanto. Quem tava atrás de mim, por exemplo, nunca ia imaginar. Aguentei muita cara feia e não ligava afinal não devia nada a ninguém e o meu motivo era muito justo. E depois fui percebendo q as pessoas reclamam de qq jeito, mesmo vc estando com um baita barrigão. O problema da maioria é ter q ceder a vez, não importa a quem. Por isso, use e abuse dos seus direitos de gestante, pois essa fase passa muito rápido e o q

  30. Tati    06/07/2015 - 11h43

    Lu, acho engraçado vc sofrer com o jet leg, sendo tão viajada kkk. Eu viajo umas 3 vezes por ano e nunca sinto, já entro no país no fuso horário do lugar! Viajei grávida só de carro, com 32 semanas, e foi tudo bem. Meias de compressão são indispensáveis, mas a gente fica muuuuuuuuito cansada no final da gravidez, pega leve nas caminhadas, viu? Ótima gravidez pra vc, é uma das melhores fases da vida!

    • Lu Ferreira    06/07/2015 - 18h50

      Tati, acho que foi culpa da gravidez! Não costumo sentir nada, mas dessa vez o cansaço me pegou..! Bjs!

  31. Daniele    06/07/2015 - 11h44

    continuando… o q importa agora é o seu bem estar e do bebê. Além do mais essa fase passa muito rápido e depois vc vai ter muita saudade. Logo vc vai estar de barrigão e não tem nada melhor do q exibi-lo. Muito amor!!!
    Parabéns e curta muito essa fase!!!
    Bjo

  32. Carol Couto    06/07/2015 - 11h47

    Oi Lu NÃO deixe de usar a fila preferencial é seu DIREITO e vc não tá de favor ali. Temos q correr cada vez mais atrás do nosso direito pra ver se os maus educados se toquem. Bjus.

  33. Clara    06/07/2015 - 12h03

    Lu, vai ter vídeo de favoritos de junho? Por favoooor :)

  34. Elisa Lobato    06/07/2015 - 12h13

    Aproveitando as dicas mesmo sem estar grávida, porque qualquer coisa que ajude o tempo de aeroporto ser menos estressante tá valendo!!
    Essa falta de respeito com as pessoas da fila preferencial realmente dá raiva. Eu já tive que ouvir muitas grosserias pela minha mãe, que tem problemas de equilíbrio e usa uma bengala. É péssimo ver as pessoas olhando torto, achando que é malandragem. Ainda bem que ela mesma leva na brincadeira, diz que é tudo inveja de quem tem que enfrentar a fila maior kkk E de mais a mais que se algum guarda ou funcionário vier te perguntar, é só mostrar o cartãozinho e tudo ok. As outras pessoas são só estranhos aleatórios, não vale a pena se aborrecer por gente assim

  35. Tamy    06/07/2015 - 12h17

    Lu,

    eu acho ótimo o seu depoimento sobre filas e afins no início da gravidez pois acaba sendo uma bandeira levantada a nosso favor… vc não ouve esse tipo de informação em todos os lugares…

    Infelizmente eu digo q qdo vc fica grávida, TODAS as pessoas percebem, exceto as de fila (de supermercado, de caixa de estacionamento, de assento de metrô) de gestante… eu comecei a ter barriga com quase 6 meses já, mas independente disso, as pessoas não entendem que não é só o peso da barriga, mas as quedas de pressão, os enjôos, etc… sofri grosserias incríveis em filas (lembro-me de uma na fila do Pão de Acúcar do lado de casa, que meu marido teve que intervir falando que eu tava grávida para uma senhora MUITO mal educada…), mas enfim, por mais que vc esteja mais sensível, o melhor é deixar passar…
    Fui para o exterior e realmente nos EUA pelo menos não vi fila preferencial… mas em geral, não passei perrengue nos lugares onde fui (Costa Oeste)…

    E na primeira vez em fila preferencial eu perguntei pra caixa: “Moça, eu preciso mostrar algo pra confirmar que estou grávida? Se quiser tenho uma foto do ultrasom no meu celular!” hahahah ela deu risada e falou que não precisava…

    Boa sorte com o barrigón! hehehehe

  36. Giselle Joaquim    06/07/2015 - 12h28

    Lu quero post de compras pro baby! Fiquei louca querendo saber a loja da blusinha mini mini que vc mostrou no snap!

  37. Tania Pereyra    06/07/2015 - 12h29

    Oi Lu,
    Sou leitora assidua do Chata. Parabens pelo baby. Eu viajei muito quando estava gravida pq moro em NY e fui visitar a familia no Brasil.Tomando todos esses cuidados que vc listou vc vai estar super bem quando vier para NY. E banheiro aqui em NY eh super tranquilo. Use e abuse dos banheiros dos hoteis. Eh so entrar com cara de quem esta hospedado e usar o banheiro do lobby (sempre mais limpo do que os Starbucks da vida).
    Se vc quiser o contato da minha obstetra aqui em NY eh soh perguntar (ela eh brasileira e super querida).
    Beijos

  38. Andreza    06/07/2015 - 12h32

    Lu, super importante essas dicas! Acho mesmo que gravidez não é doença mas deve-se ter mais cuidado, afinal, agora existe um ser que depende de você! Ta linda de barriguinha! beijos

  39. Carla    06/07/2015 - 12h33

    Nem responda, fique na fila e pense em algo feliz.

  40. Amanda    06/07/2015 - 12h34

    Nunca fiquei grávida e já ouvi desaforo em fila preferencial por causa da minha mãe (> 60 anos). Morriiii de raiva e me chateou demais (sou daquelas que fica remoendo as coisas o dia inteiro), imagino você, sensível pela gravidez!
    As pessoas são grossas e estúpidas, mas não deixe de usar seu direito, as prioridades existem por uma razão.
    Amei o post e estou adorando acompanhar sua gravidez!
    Beijosss

  41. Sabrina    06/07/2015 - 12h34

    Sou médica Lu, parabéns pelo post. Muito bacana você fazer esses posts informativos visto o número de seguidoras que vc tem. Sempre prezando pelo bom conteúdo, meus parabéns!!

  42. Lis    06/07/2015 - 12h48

    Lu, depois faz um post sobre seguros de viagem, a empresa que você utiliza e outras informações importantes pra você. Obrigada, Parabéns pela gravidez. Beijos

  43. Rebeca    06/07/2015 - 13h02

    Lu, também tenho problemas de circulação, com a bomba de hormônios que o corpo fica durante a gravidez voce sentiu alguma alteração e/ou precisou usar medicação? Mudou algo na alimentação para atenuar os efeitos? Pretendo ter meu baby logo, mas estou bem temerosa quanto a como meu corpo vai reagir com tanto hormônio. um beijinho proces

  44. Mila Bomtempo    06/07/2015 - 13h16

    Lu, passei por essa história da fila quase que a gravidez toda, já que a minha barriga ficou bem discreta até o final da gestação, e essa situação é realmente um saco. As pessoas andam muito egoistas e insensíveis… A fase que a gente mais precisa usar esse benéficio é no começo, quando a gente passa mais mal.
    Mas não abri mão dos meus direitos! Andava com o cartão de pré natal na bolsa, caso alguém implicasse pra eu ‘esfregar na cara’ da pessoa.
    Não abre mão dos seus direitos tb não! Principalmente se tiver com mau estar!

    Adorei saber q vc tb tá no baby boom que eu estou! Acabei de dar a luz, o Bernardo está completando 3 semanas hoje. Se quiser trocar experiências, é só me escrever.

    Beijo!

  45. paula    06/07/2015 - 13h43

    Quando eu estava grávida tb sofri muito com a questão das filas… Não costumo pegar ônibus, mas tive que pegar qd já estava com um barrigao e ninguem me deu lugar! Em outra ocasião pedi prioridade em uma fila de banco me falaram que gravidez não é doença (e não é mesmo, mas temos prioridade legal né! ). Os idosos mesmo, sempre se acham mais no direito!!! Mas sempre busquei pensar que se eles não tem vergonha em se opor eu tb não teria vergonha em buscar meus direitos afinal a certa era eu!!! Espero que vc não sofra com isso pq a gravidez eh um momento tão sublime que isso se torna tão ínfimo!
    Outra coisa que eu gostaria de lhe falar: você está taaao linda!!!
    Parabéns
    Bjinho

  46. Thaisa    06/07/2015 - 13h58

    Não estou grávida mas estou adorando esses diários. Muito bom para esclarecer alguns mitos. :) beijos

  47. Viviane    06/07/2015 - 14h02

    Lu, Muito legal o post!! Não é comum encontrar relatos sobre isso, esses dias pedi num forum relatos, de quem tinha viajado de avião no terceiro trimestre de gravidez, algumas pessoas responderam que não era permitido viajar nesse período, oi? eu não estava perguntando se era ou não permitido, apenas queria saber como tinha sido a experiência de quem já viajou com mais de 27 semanas. Ainda bem que em breve teremos o teu relato aqui. =)
    Já tinha conversado com a minha médica sobre viajar grávida, então sabia que era possível, como minha gravidez está super tranquila, não tive nenhum sintoma ruim, ela falou que até agora não há problema algum, e que eu poderei viajar até a 35ª semana.
    Mês que vem viajo para Orlando, estarei com 29 semanas na ida e quase 31 na volta, vou enfrentar em torno de 13h de voo em cada trecho.

  48. Marina    06/07/2015 - 14h09

    Lu, infelizmente tem muita gente sacana que se aproveita das filas preferências, as vezes por isso algumas pessoas são grosseiras por você ainda não aparentar tanto a barriga, não estou defendendo de forma alguma, mas é aquela coisa, os bons pagam pelos ruins né? Já cansei de ver em fila de banco por exemplo, idosos usando a fila preferencial para pagar conta de empresas, e não é justo né? Não justifica a falta de educação dos outros, mas não fique chateada com isso. Beijo

  49. Lenize    06/07/2015 - 14h47

    É verdade Lu a educação aqui no Brasil anda de mal a pior é muito raro você ver alguém cedendo o lugar ou que adimplente não faça barraco com as pessoas que realmente tem preferência. Já vi casos que a mulher está com uma super barriga já evidente e um moço sentado nem se deu ao trabalho de levantar muito chato isso.

  50. Tamylin    06/07/2015 - 14h55

    Lu, você está ainda mais linda gravidinha!
    Sobre a falta de educação fica aqui uma humilde dica: em primeiro lugar vem você e seu bebê, não pense duas vezes em usufruir de seus direitos, eles estão aí para serem usados sem medo de ser feliz. Para as pessoas que são mal educadas e sem noção, quando te abordarem com chatices pergunte a elas se querem um abraço. Na maioria das vezes isso é falta de amor. Beijinhos e um abraço apertado!

  51. Polli Avelois    06/07/2015 - 15h18

    Olá, adorei saber que se pode viajar gravida sem problemas… pq a gente lê cada coisa né?

    Muito obrigada, só queria saber a marca da meia de compressão!!

    Mil beijos

  52. Elisa    06/07/2015 - 15h22

    Não ligue para a falta de educação dos outros, Lu, porque de gente mal educada o mundo está cheio…. e se você se deixar levar por comentários grosseiros vai se aborrecer sempre por isso!! Tem gente que parece sentir prazer em soltar cobras e lagartos em desconhecidos… para compensar a frustração com a própria vida, imagino!!

  53. Thais Mattos    06/07/2015 - 16h32

    Ai, muito chato isso né! Eu usei muito a prioridade na gravidez. Passava muito mal e achava que nada mais jus to que fazer jus ao meu direito. Mas olha, como o povo é sem educação! Fui xingada algumas vezes, principalmente por idosos! Rsrs. Mas na hora que a barriga cresce a coisa muda um pouco, viu Lu! Fique tranquila!

  54. Angélica Tavares    06/07/2015 - 16h41

    Adorei o post. Eu e marido pretendemos tentar viajar para fazer o enxoval do bb em setembro, mas estou com uma complicaçãozinha que acho que pode vir a não deixar realizar a viagem. =( Mas achei bacana poder ler sobre a sua experiência antes de conversar com o meu obstetra. hehehe. Fora as questões que as vezes o próprio médico pode não saber, como a questão do seguro saúde. Eu não sabia que tinha diferença para gestantes.

    E você ta cada dia mais linda gravidinha! Vi sua foto hoje no insta de como está a sua barriguinha e fiquei super feliz! Que grávida que não gosta de uma barriguinha né? rsss
    Quanto a colocar a mão na barriga, toda vez que tiro foto meu estindo leva a mão para a barriga… kkkk É muito engraçado, pois na maioria das vezes não é intensional não.

    Beijinhos! =***

    PS: Tinha comentado no seu post anterior pelo box do face, mas como não consegui ver a sua resposta e o meu comentario pelos dispositivos moveis, achei melhor garantir de comentar pelo form do seu blog mesmo.

  55. Larisse Maciel    06/07/2015 - 17h13

    Lu, fico muito feliz por essa nova fase que você está passando! Já estou ansiosa para ver o rostinho da mini Lu ou do mini Leo! *-*. Resolvi comentar após ler o que você passou na fila em relação à falta de educação dos brasileiros. Recentemente passei por diversas situações que tive que engolir coisas que eu não merecia, por está tratando a pessoa bem e ser tratada mal. Fico impressionada e muitas vezes indignada com a falta de educação das pessoas, um povo muito egoísta que só vê a forma deles mesmos saírem ganhando.
    Ler isso me fez perceber que não adianta me chatear com esses ocorridos, que a falta de educação não está apenas na minha cidade e sim generalizada no mundo inteiro. O que nos resta é sermos educados e orar para que essa educação chegue para as outras pessoas também.
    Um super beijo, adoro o seu trabalho!

  56. Elisabeth    06/07/2015 - 17h31

    Ansiosa pelos looks barriguda hahahaa Muito bom o post completão relatando suas impressões Lu, continue fazendo.. é muito bacana!! Muuita saúde pras vc e o baby Lu!

  57. Marla    06/07/2015 - 20h50

    Parabéns pela gravidez!!!!
    Não me leve a mal, mas acho tão delicada essa citação de que gravidez não é doença. Isso acaba servindo para cobrar que as mulheres continuem seu ritmo de vida e trabalho durante a gravidez, como se nada tivesse mudado. A gravidez realmente não é doença, mas cada mulher passa por isso de uma forma diferente, muitas não sentem tanto as alterações que o corpo sofre, outras não sentem nada, outras entretanto sentem muito, e ficam limitadas ou até impossibilitadas de seguir normalmente suas rotinas. E isso infelizmente acaba sendo julgado como frescura, até mesmo por outras mulheres.

    • Lu Ferreira    06/07/2015 - 23h32

      Não levo não. Entendo seu ponto e acho importante pensar nisso tb. É como eu falo no post: não pretendo deixar de viajar, mas tomo todos os cuidados para que esteja bem nesse período, afinal não estou ‘normal’, o corpo exige mais da gente mesmo. Acho que quem sabe o limite é a grávida, a gnt tem fases com mais energia e outras em que não dá conta de muita coisa (eu no inicinho da gravidez ficava super cansada por tudo!) e temos que respeitar, ouvir o corpo mesmo =)

    • Tathiane    07/07/2015 - 14h04

      Maria foi exatamente isso que pensei quando li a frase. Lu estou grávida de 23 semanas e me chateio muito quando ouço esse famoso comentário que pra mim soa como desrespeito e/ou descaso para com as gestantes que sofrem ou sofreram como eu. Quando estava no segundo mês desenvolvi um quadro de Hiperemese Gravidica que durou quase 2 meses, e para não ser internada fui sedada em casa de tão grave que era, o que me afastou de todas as minhas funções (esposa, dona de casa, profissional, etc). Acredito que a gravidez em si não é doença mas é um quadro físico que deixa sim a mulher suscetivel a várias delas.
      De qualquer forma Lu, parabéns pela gravidez e torço para que você continue com uma gestação tranquila, acho que toda mulher merecia ter uma assim, afinal é tão bom né!!

  58. Luiza T.    06/07/2015 - 20h57

    Lu, parabéns pela gravidez!! Fiquei muito feliz e empolgada por você. Vai nascer um anjinho lindo!

    Pra ajudar na circulação quando estiver sentada muito tempo em um voo, uma boa dica é fazer uma repetição desse alongamento: sentada, você estica a perna (sem levantar muito) e flexiona o pé “pra cima”, até sentir a panturrilha alongar. Faça esse movimento com cada pé algumas vezes e o sangue vai circular, evitando inchaço :) Quem me ensinou foi uma massagista de drenagem linfática, porque viajo muito a trabalho e tenho uma retenção de líquidos terrível… espero que ajude! Eu não sabia que você usava meias de compressão!! Vou comprar já, hehe. Adorei a dica.

    Ainda demoro uns anos a engravidar, mas estou amando ler sobre a sua experiência. Continue com esses posts!
    bjos bjos

    • Lu Ferreira    06/07/2015 - 23h33

      Amei a dica!! Fazia algo parecido mas por minha conta, agora vou treinar esse que vc ensinou =)

  59. Paula Souza    06/07/2015 - 22h06

    Então Lu. Nunca usei as meias de compressão para viajar. Quais você usa? Pode dar a dica de qual e como usá-las? Fiquei pensando… mesmo não tando grávida, a gente já sente muito apertada entre as poltronas. Cheguei sábado de um vôo vindo de Frankfurt, acho que num 747, a composição de 3 – 4 – 3 poltronas por filas. Acho que todos os vôos intercontinentais usam essa aeronave. Sinceramente? Espaço só na 1º classe com aquelas poltronas que até deitam, ou na business class. Chic como vc é, imagino que é aí que vc viaja em suas internacionais.

    • Lu Ferreira    06/07/2015 - 23h36

      A marca da minha é Sigvaris (uó esse nome kkk). Vc tem que verificar o tamanho pela tabelinha que eles têm na caixa. Uso em todos os voos internacionais que faço há mais de um ano, melhor prevenir né?

    • Sofia    07/07/2015 - 09h40

      Lu e leitora, tb uso meias de compressão e conheço uma marca legal de meias chamada Mediven. A marca é alemã e não é todo lugar que acha mas acho ela com textura mais fina e discreta sabe? Pq vamos combinar que meia de compressão não é tao bonita quanto a meia calça comum… A Sigvaris acho menos delicada, rsrsrsrs… Pra saber a mais indicada pra cada pessoa é uma boa consultar um angiologista, ele vai indicar a melhor pois o nível de compressão depende do qto a pessoa tem tendência a problemas de circulação. Compro aqui em BH uma loja chamada Elmed, especializada nisso. Bjos!!

  60. beatriz    06/07/2015 - 22h19

    Lu! Você viu esse ensaio no site hypeness?!! eu achei lindo!!! você tem o léo ai, abusee! hahahah http://www.hypeness.com.br/2015/02/fotografa-conecta-gestantes-a-natureza-em-serie-de-imagens-sensiveis/

  61. Andrea    06/07/2015 - 23h34

    Oi Lu, que triste ler sobre a falta de educaçao dos brasileuros. Vc esta gravida e tem direito de usar a fila preferencial. Use sim e nao ligue para os comentarios maldosos das pessoas! Essa Lei é a unica q funciona aqui, portanto, tem q usar!!! Nao ligue para isso e aproveita muito sua gravidez!!! Bjosss

  62. gabriela    07/07/2015 - 00h46

    Lu, que bom que foi tudo bem na sua viagem. Mas, como advogada que sou, te peço: não deixe de exercer um direito seu (e do seu bebê) por conta da falta de educação das pessoas. Isso tem em todo lugar, e, acredito que uma das razões de nosso país ser como é, é pelo fato de as pessoas não lutarem e não exigirem seus direitos. Pense nisso com carinho e fique na fila preferencial linda e feliz como é, e se alguém reclamar, que reclame, fale com um baita sorriso: estou grávida!!!!!!!!!!
    bjsssss

  63. Marina Stutz    07/07/2015 - 05h41

    Oi Lu!
    Eu sou aquela que mora no Sudão do Sul! rsrsrs
    Volto pro Brasil em dezembro e estou louca pra voltar grávida, mas li que no primeiro trimestre eu não poderia andar de avião. Mas pelo que entendi vc viajou mesmo sem saber nesse periodo, é isso?
    Sua médica acha tranquilo viajar estando nesse primeiro trimestre de gravidez?

  64. madiha    07/07/2015 - 08h39

    Love the pic

  65. Beatriz Lopes    07/07/2015 - 09h01

    Que demais Lu!
    Eu adoro saber dessas coisas, pois também gosto de planejar tudo e pra minha felicidade, estou trabalhando numa agência e faço seguros para gestantes <3

    Coloquei esse link no Diário de Bordo do meu blog, que vai ao ar no final do mÊs!

    Beijos,
    http://www.falandoemturismo.tk

  66. Neila Carvalho    07/07/2015 - 09h43

    Lu, não deixe de usar a fila preferencial por causa das pessoas sem educação não. Em viagem sempre passei na frente desde que descobri, porque não é só a questão da barriga pesada não, mas de todos os outros sintomas incômodos de ficar muito tempo em pé. Isto infelizmente você irá lidar até com a barriga quase no pé, os velhinhos acham que só eles são preferenciais. Mas em algumas situações acredito que a grávida deveria passar na frente até de alguns velhinhos (que são preferenciais a partir de 60 anos). Beijinhos

    http://www.neilacarvalhostyle.com.br

  67. Agnes    07/07/2015 - 09h51

    Lu, estou adorando seus posts sobre gravidez! Não sei se alguém já chegou a sugerir, mas acho que seria bacana e diferente que o Leo postasse as impressões dele sobre acompanhar a gravidez, os preparativos para a mudança (: sei que a mulher é quem inevitávelmente é que vai sentir as maiores mudanças porque né? Hahaha E ignore esses haters de fila preferencial. Continue a abanar seu cartão de pré natal na cara do recalque! Beijos

  68. Beatriz    07/07/2015 - 10h04

    Infelizmente o povo é muito mal educado, que isso! Vergonha alheia. Cada um tem que ficar na sua.
    Enfim.. você está uma mamae linda!

    Eu sei que não é assunto pra esse post, mas Lu, tem como voce fazer um video ou um post mais detalhado sobre mala na hora de viajar? Todas as companhias áreas falam que a mala de mão tem que ter no máximo 5kg, mas essa mala de rodinha já tem quase isso, não é?! Como que você faz?

  69. fernanda    07/07/2015 - 11h41

    desculpa, lu. mas, então, você também está sendo irresponsável quando compartilha a informação de que a sua médica liberou sua viagem. todo mundo aqui nao “opina” sobre tudo? não te ofendi de forma alguma. e sim. se você se informar, verá que a maioria dos médicos nao recomenda nao. mas, volto a repetir. nao te ofendi, nao te dei conselho e não entendo pq vc foi rude na sua resposta. pesquise mais. inclusive, a politica da sua cia aérea. muitas nao permitem viagem nesse período.

    • Lu Ferreira    07/07/2015 - 18h03

      Fernanda,

      Não, não estou. Deixei bem claro que conversei com minha médica sobre isso desde antes de engravidar, que estou respeitando os limites do meu corpo e seguindo as orientações da minha médica. Achei irresponsável vc falar isso diretamente para uma grávida que vai viajar com 30 semanas. Vc não pensou na pessoa que iria ler esse comentário, que como já falei várias vezes por aqui, está super sensível. Faltou pensar que do outro lado tem gente de verdade.
      Não preciso pesquisar mais nada, minha cia aérea transporta gestantes até a 36ª semana e meu seguro de saúde também. E ninguém falou que ficou ofendida. Só acho irresponsável você afirmar uma coisa que não sabe. Não deveria ter generalizado.

  70. Gabi    07/07/2015 - 12h49

    Esse negócio de fila preferencial no início da gravidez é uma chatice mesmo, uma vez na fila da loterica virei pra trás e falei prum pessoal que estava “cochichando” sobre eu estar na fila: eu pareço gorda mas tô grávida viu!? Kkkk sério é o cúmulo, cada um sabe das suas coisas. A propósito, parabéns e boa sorte nessa caminhada, minha bb está com 22 dias e só tenho pra te dizer p se preparar psicologicamente porque se a gravidez parece cansativa, ter o bb exige 1000% de você. Bjs!

  71. Janaína    07/07/2015 - 13h55

    Infelismente existem muitas senhorinhas q qdo estamos na fila do preferencial chega com uma conversa “inocente” perguntando se estamos na fila ou se aquela é msm a fila do preferencial e ainda te analisam e te olham torto… passei mto por isso na 1° gestaçao, espero não passar por isso agora na 2°! Não sou magra! Fácil, fácil posso ser confundida.

  72. Flavia    07/07/2015 - 15h19

    Que coisa mais chata essa da fila preferencial, mas não desista não, é um direito seu e de todos que precisam! Não sei se é a melhor política mas com falta de educação alheia eu sou curta e grossa, teria dito: Não que seja da sua conta ou lhe deva explicações, mas eu estou grávida!
    Beijos super e felicidades!

  73. Sabrina Quintino    07/07/2015 - 16h58

    Oi Lu. Parabéns pelo baby, tomara que seja lindo e simpático igual a você! Beijoo

  74. Paola Wagner    07/07/2015 - 17h08

    É muito legal ler essas coisas que tu escreve Lu! Eu nunca gostei muito de ler sobre gravidez e etc, não é algo que me interessa com essa idade obviamente, mas agora acho que é porque nunca veio de alguém que eu gostasse mesmo, porque eu adoro ver como tu tá lidando com isso e até fico triste de saber de situações que nem aquela da fila. E como tu é precavida, deuses, pra mim parece um trabalhão ir atrás de tudo aquilo ali, e grávida ainda! Ahahahaa Te cuida!!

  75. Lili Amabile    07/07/2015 - 19h31

    Lu, estou com 35 semanas e no começo da gestação, mesmo já estando com uma barriguinha aparecendo, passei por situação parecida.
    Estava numa padaria e tinha uma fila enorme, além de estar segurando as compras eu passei muito mal no começo da gestação, tive 4 meses de enjoo, muito mal estar…
    Apesar de tudo tinha momentos que eu preferia pegar a fila a ter que encarar as caras feias das pessoas pra mim.. Mas nesse dia vi que só havia homens na fila, tudo comprando cigarro…kkkk
    Ai fui falar com a moça do caixa e sabe o que ela disse? Que era pra eu ver com o pessoal da fila se eu podia passar na frente..
    Nossa, meu sangue ferveu, fiquei lembrando de todas as vezes que dei prioridade para as pessoas… Resolvi enfrentar a fila, acredita? Agora com a barriga giga não me acanho mais não, mas acho que cada vez mais as gestantes têm que buscar seus direitos.
    Ouvi dizer que Londres existe um botom que a gestante usa no começo da gravidez sinalizando sua condição… interessante, não é?
    Bjos e muita saúde pra você e o Chatobaby! hehehehe :)

  76. Maria de Menicucci    07/07/2015 - 20h45

    Olá Lu! Parabéns pela sua gravidez, imagino a felicidade do Leo! Sempre o imaginei sendo um pai sendo um cara bacana que ele é!

    Quanto à questão da fila preferencial, infelizmente muitas pessoas não têm educação. Sou surda e pego fila preferencial para ter atendimento melhor e já fizeram grosserias comigo.

    Uma vez estava no supermercado Carrefour, estava na fila preferencial que tava enorme ai a mulher do caixa gritou de longe pra mim: “VOCÊ ESTÁ GRÁVIDA??”. Assim bem rude! No começo não entendi bem o que ela tinha falado comigo, só notei que a expressão dela era bem ruim. Aí a minha mãe interveio explicando que sou surda.

    No outro supermercado, eu na fila preferencial, quieta no meu lugar. Do nada chega uma idosa me empurrando com o carrinho tentando me expulsar da fila. E começou a “brigar” com a mulher do caixa por eu estar na fila, e ela explicou pra ela que eu tinha o direito de estar lá por ser surda. Bem, a surdez é uma deficiência invisível, as pessoas podiam ser mais gentis e perguntar educadamente o por quê de eu estar lá. Não precisa chegar me empurrando do nada. A idosa ficou tão mas tão sem graça quando soube que eu tinha o direito de estar lá que começou a puxar o meu saco.

    As pessoas podem ter dificuldade de entender a importância da fila preferencial para um surdo, elas pensam que por não sermos aleijados não precisamos de fila. Mas precisamos sim pois temos dificuldade de entender o que as pessoas falam e precisamos de pessoas pacientes. É um problema que envolve comunicação. Em aeroportos, não escutamos o auto-falante chamando o embarque, por exemplo, portanto acho que temos o direito de passar na frente de todos no embarque para evitar contratempos.

    Sempre exija o seu direito, não tenha vergonha e se a pessoa faltar educação contigo, seja dura. Quando na fila preferencial não há respeito das pessoas comuns e tem um idoso/grávida no final da fila, eu chego e espanto as pessoas dizendo que não deviam estar ali e que o idoso/grávida devia estar na frente. Dou sermão na pessoa que trabalha no caixa por ter permitido a violação da lei. Quando há uma grávida atrás de mim, passo o meu lugar para ela pois sei que é mais difícil para ela estar em pé do que eu.

  77. Michelle Crivillari    08/07/2015 - 00h53

    Lu, quando minha mae estava gravida do meu irmão aconteceu algo parecido. Ela estava na fila do banco e estava de 4 meses (mas parecia estar de 6 de tão grande que era a barriguinha rs) e eu falei pra ela pegar a fila preferencial enquanto eu resolvia outro assunto. Na hora que sai da fila ouvi duas pessoas falarem que ela era folgada e que podia muito bem ficar sentada ja que “estava inválida” pra pegar fila normal (pasme!) enquanto eu resolvia tudo. Na mesma hora fui até a pessoa e disse que inválida era a capacidade que ela tinha de aprimorar a educação no dia a dia e que se ela usasse o tempo dela pra tomar conta da própria vida seria muito mais feliz e, quem sabe por um milagre, gentil e educada. Não deixe de usar o DIREITO que você tem! Se sentir que é necessário utilizar uma fila preferencial ou algo do tipo para o seu bem estar e o do bebê, utilize! Bjs

  78. Fabiana    08/07/2015 - 08h49

    Oi Lu! Qual a marca do seu tênis?

  79. Lívia Santana    08/07/2015 - 10h00

    Ai Lu, ta tão legal acompanhar os posts da gravidez. Imagino que muita gente pedi vídeos sobre o assunto, mas acho maravilhoso chegar aqui e ler de verdade as coisas que estão acontecendo. Aff, deve ser muito chato isso da fila :/. Se cuida bem direitinho mesmo, não tenho como viajar com vc pra NY, mas imagino que vai ser daqueles viagens de guardar na memória pra sempre. :**

  80. Bah    08/07/2015 - 10h26

    Lu, de onde é o cardigan?

  81. Lorena    08/07/2015 - 13h22

    Longe me mim querer defender as pessoas que traram mal as grávidas na fila, mas diante de tanta falta de educação, como tantas pessoas já comentaram aqui, não é incomum vermos “espertinhos” se utilizado indevidamente da fila preferencial, e na maior cara de pau, então talvez, diante de uma grávida que ainda não “mostra” sua condição, essas pessoas fazem um pré julgamento e daí agirem com a mesma grosseira com acham que o outro está agindo. Lógico que isso acontece apenas em alguns casos, e nada justifica uma agressão a quem quer que seja. Também não acho absurdo ter que informar pra alguém na fila que vc está ali por conta da sua situação de gestante, quando sua barriga ainda não está aparecendo, afinal, TODOS devem reivindicar os seus direitos, e perguntar não ofende. Assim como gentileza, tolerância é fundamental.

  82. Marcella Bottaro    08/07/2015 - 18h11

    Lu, to amando seus post sobre gravidez! Não estou grávida e nem penso em ficar tão cedo, mas esse é um assunto que a maioria das mulheres se interessa e gosta de ouvir relatos.

  83. Maria    08/07/2015 - 20h26

    Estou grávida tambem, pela segunda vez, já com 30 semanas. A barriga está muitooo maior nessa fase, não tem comparação com o início da gravidez. Realmente um voo longo, da 10-11 horas, é algo bem puxado, exceto se for de primeira classe/ executiva, que acredito que seja se caso…

  84. Luciana Pires Alvim    08/07/2015 - 23h45

    Não se iluda pensando que com a barriga maior as coisas irão mudar. Você pode estar com a barriga enorme, chegando no setimo mês de gravidez (como estou) que encontrará pessoas mal educadas. Ontem fui ao banco e estava naqueles dias que a gente fica mais indisposta, cansada e peguei a senha preferencial. Acredita que quando chegou minha vez o caixa me olhou feio e reclamou?

  85. Polly    10/07/2015 - 11h43

    Lu, as pessoas são muito mal educadas!
    Passei por isso na minha gravidez inteira, até com barrigão!
    Tbm mantive minha rotina super normal, trabalhei até os 9 meses, só parei pq estava ficando bem inchada e estava andando igual um pato, ai ficou chato!

  86. Isanel    13/07/2015 - 15h51

    Lu … que delícia ler os seus posts sobre gravidez, estou com 26 semanas e acabei de voltar dos Estados Unidos (fui fazer meu enxoval) .. todas as vezes que entrei na fila preferencial, tanto na fila do check-in, de embarque, da receitta, fui repreendida por algum funcionário, sempre tinha que falar, sou gestante … e também via a cara feia das pessoas ao redor … sou gordinha … rsrs .. achei que fosse por isso que confundiam a minha barriga de grávida com a de gordura, mas pelo jeito não tem nada haver, é falta de educação e sensibilidade das pessoas mesmo!! Adoro o seu blog, seus vídeos, o Léo e a sua irmã .. rsrs e com certeza vou adorar seu pacotinho(a) … rsrs Beijos que Deus te abençoe e te de ainda mais sucesso em todos os campos da vida!!!

  87. Andreza    13/07/2015 - 19h35

    Lu, você pode falar um pouco mais sobre essa mala da foto? Ela parece ser muiito boa e estou a procura de uma mais resistente, porque né,ficar gastando dinheiro com malas ruins é chato.
    PS: Estou gostando muito dos seus videos e posts relacionados a bebês, eu acho tão fofo coisinhas de criança*-*
    Beijos, agradeço a atenção

  88. Maísa Menezes Lima    13/07/2015 - 21h41

    Nossa Lu, to amando acompanhar todas suas “historinhas” de grávida hehe ! Quando seu bebezinho nascer e tiver mais grandinho,você terá muuuitaas histórias para contar para ele (a) ! E a propósito,você contará para a gente assim que descobrirem o sexo do bebê ? Continuem compartilhando tudo conosco ! ps- estou amando acompanhar tudo isso ! Beijos !

  89. Ju Santos    15/07/2015 - 12h36

    Oi, Lu. Antes de mais nada, parabéns pelo trabalho que você faz aqui no blog. Parabéns pro Leo também. Adoro a fofura dele. Estou para comentar aqui já faz algum tempo, para dizer o quanto gosto de vocês :) E, CLARO, parabéns pelo baby. Que venha com muita saúde e que seja um ser muito iluminado. Muito amor à família <3 Agora vem uma dúvida hehe: vi você respondendo em algum comentário que, um dos seguros viagens que vc costuma usar, é o Mondial. Eu nunca fiz o seguro viagem por minha conta, sempre foi com agência. Em setembro vou viajar e fiz a cotação por duas agências, mas achei muito caro. Foi então que fiz a cotação pelo site da Mondial e achei o preço bem ok. Quando você viaja, faz o seu seguro por conta própria ou através de agência? Tenho medo de fazer sozinha e, caso precise usar, não ter ninguém para me ajudar nos processos, já que o cara da agência seria o contato entre a seguradora e eu. O que você me indica? Beijos, querida.

  90. Livia Ferreira    17/07/2015 - 11h41

    Lu, vi essa coluna no Estadão agora e lembrei de você! Voltei nesse post pra te mostrar o link porque achei que ele era o mais apropriado, hahaha! Mas é mesmo impressionante como as pessoas entendem a grávida como alguém vulnerável e incapaz de tomar decisões sozinha, então sempre acham por bem dizer o que é melhor para ela. Desejo a você muita paciência, rs!

    http://vida-estilo.estadao.com.br/blogs/ruth-manus/por-favor-deixem-as-gravidas-em-paz/

  91. Tatiana    21/07/2015 - 09h12

    Lu, a viagem com 30 semanas será dureza!!! Se eu fosse você, esperaria estar mais perto para programar se você realmente poderá ir… Até porque vai precisar de autorização médica.
    Eu fiz uma viagem com 28 semanas, mas só deixei para definir tudo quando estava já faltando poucos dias para o vôo. Minha viagem foi super tranquila, mas ainda assim fiquei bem cansada porque dormia mal, mudou a rotina de alimentação e etc…
    E não esqueça de usar as super e horrorosas meias de compressão. Ajuda muito! bj

  92. Marcela Iizuka    22/07/2015 - 14h38

    Lu, adoro seu blog e adoro te acompanhar!
    Quando engravidei ( 4 anos atrás), eu dependia de ônibus todos os dias para trabalhar, raramente as pessoas me davam prioridade. Como em Brasília, tudo é muito longe e a gente tem que sair mais cedo para cumprir com os horários, resolvi acordar mais cedo ainda e pegar o ônibus que passava as 05:30! Detalhe, eu entrava no trabalho ás 08:00! Eu preferia fazer hora no trabalho a me aborrecer com a falta de educação dos outros.
    Um beijo linda! Torço por vcs!

  93. Roberta L Silva    22/07/2015 - 19h35

    Olha, as pessoas ADORAM levar vantagem, dar jeitinho, no Brasil. Especialmente as com maior poder aquisitivo. Vc deve ter sido vítima exatamente da desconfiança das pessoas que realmente precisam ter benefícios, como filas preferenciais. Hoje vc tb precisa, MAS as pessoas não são obrigadas a adivinhar que vc está grávida, e nem têm culpa de ter um monte de picareta tentando se beneficiar.
    O direito é seu, ok, então esteja ciente que vai ter de saber usá-lo. Pra ir pra academia, pra bater perna em loja na gringa não precisa de preferencial, né???
    Não precisa é desse tanto mimimi. Vc está grávida, não está doente! Já está com muita frescura, forçando a barriga que nem tem ainda, segurando como se fosse um baita peso. Não aguenta? Poe logo uma faixa pra ajudar a sustentar. Cadê o corpo super treinado com personal que vc tinha?
    E ajeita esta perna hiperflexionada das fotos que dá agonia.
    Aliás, não precisa arrumar nada não. Eu já nem volto mais aqui. Pode bloquear, pode bloquear a internet mundial até se quiser.
    Só reflita quanto ao futuro dessa criança e na mãe xarope que vc pode vir a ser…

    • Lu Ferreira    22/07/2015 - 22h43

      Que comentário mais triste. Imagino que vc deva estar muito insatisfeita com sua vida para sair atacando uma estranha (grávida ainda por cima) na internet. Realmente, pra me exercitar e exercer meu trabalho não preciso de preferencial, é minha obrigação manter minha saúde e trabalhar enquanto o bebê não chega. Não bloqueio nada não, essa imagem minha que vc pintou na sua cabeça é totalmente equivocada, eu sou bem diferente do que vc descreveu por aqui. Espero que você se lembre de mim na hora que a sua gravidez chegar. Bjo.

  94. paula    22/07/2015 - 23h37

    Oi Lu,vim aqui te “defender” pq vi uma sem noção que escreveu um monte de bobagens… sei que na gestação a gente fica mais sensível e me preocupei…
    Certa vez li uma reportagem de umas pessoas que usavam aquelas bolsas que armazenam urina, sabe? Elas estavam falando do constrangimento de ter que explicar pra todo mundo o motivo delas estarem na fila preferencial…
    Então,meu conselho é: use sim o seu direito e se for preciso e vc ache necessario mostre com orgulho sua barriga e sua caderneta!
    ?Sempre que acontecer algo que te deixa meio pra baixo reza na hora pra Deus, pro teu anjinho da guarda te proteger de todos os males. … imagina um espelho em volta se ti para que tudo que vier na tua direção seja refletido e nada absorvido!
    A vida é muito linda para se estressar com essas criaturas… paz e fica com Deus!

  95. Lívia    14/08/2015 - 15h52

    Olá! Gostaria de saber qual seguro viagem de gestante você indica? Vou viajar tb para O)rlando com 26 semanas e estou pesquisando… Obrigada!

    • Brenda    26/08/2015 - 12h56

      Também gostaria de saber qual foi o seguro!

  96. Carla    25/08/2015 - 20h15

    Luiza, tudo bem? Achei perfeito esse visual para viagem…. chique e confortável!!! Gostaria de saber de onde é esse tênis… Tem como você me informar marca e modelo?
    Um abraço, Carla

  97. Day    28/08/2015 - 11h48

    Olá Lu! Sou nova aqui e conheci seu canal e blog por causa da gravidez, também estou gravida :)
    Me identifiquei com você sobre usar filas preferências, desde os 4 meses passei a usar (antes tinha vergonha por a barriga não aparecer vê se pode) mas me senti muito mal também, as pessoas chegavam em mim como se eu fosse uma fura fila sei lá, e quando eu dizia que estou gravida (como se precisasse dizer né, a barriga estava bem aparente) elas ficavam sem graça e pediam desculpas. Isso quando não acontecia de mesmo me vendo com a barriga grande as pessoas não passavam na frente sem respeitar a prioridade. Triste ver isso acontecendo.

  98. priscyla    02/10/2015 - 18h12

    ola chata! rsss caí no teu blog curiosa sobre viajar grávida, e li no post de julho/2015 que vc estaria de 30 semanas viajando pra NY! é isso mesmo? eu vou pra França com 27semanas e to preocupada com o voo longo. como foi teu voo? conta! faz um post só sobre isso… abs. priscyla. (insistência ne!rsss)

  99. Arturo    03/10/2015 - 16h46

    Olá,

    Queria tirar uma dúvida contigo, já fez a viagem para NY? Estou em Toronto e minha esposa está com passagem comprada pra cá, ela está grávida e vem pra cá com 28 semanas incompletas, voltando com 34 semanas completas. Temos várias dúvidas e medos: 1) encontrar um plano de seguro de viagem que cubra esse período; 2) A companhia não tem restrições para a Idade (ela vem de Copa Airlines), mas há medo nosso de não deixarem entrar no país, sei lá, por medo de ilegalidade ou de que ela venha ter o filho por aqui, essa é uma preocupação plausível?

    • Lu Ferreira    04/10/2015 - 15h36

      Oi Arturo,

      Fiz sim. Tem post aqui contando como foi: http://chatadegalocha.com/2015/09/viajando-de-aviao-gravidona-de-ny-a-sp-com-31-semanas/

      Sobre o seguro, o único que cobre até 34 semana é o Travel Ace (pelas minhas pesquisas não encontrei outro).

      Sobre o medo de não entrar no país não sei dizer, pois não conheço a legislação canadense. Nos EUA isso não é problema e a alfândega nem perguntou sobre a gravidez, mas acho que vale checar pq quando estive no Canadá achei a alfândega bem mais chata do que a dos EUA..!

      Abc

  100. Valeria    24/05/2016 - 17h57

    Por favor! Qual marca do seu ténis, procuro um assim há seculos!

    • Raquel    11/06/2016 - 19h40

      Oi Lu!
      Por favor compartilhe conosco a marca do seu tênis! estou a procura de um assim para viajar! Grata.

  101. Ellen    08/08/2016 - 15h19

    Lu, vim parar aqui nesse seu post e estou indo viajar essa semana com 29 semanas, só descobri agora que meu seguro não cobre nada relacionado a gestação…
    Qual seguro viagem você fez na época que cobria após a 26 semana?!

    Obrigada!

    Beijinhos

  102. Cassia    12/01/2017 - 11h21

    Oi Lu tudo bem? Estou de 6 semanas de gravidez e tinha programado uma viagem para NY . Minha médica disseque não há problemas. Vc acha que o risco de sangramento e aborto podem aumentar?

    • Lu Ferreira    12/01/2017 - 13h02

      Cassia, confie na sua médica. Viajei normalmente durante a minha gravidez (nem sei quantos voos nacionais foram, mas tb fiz Paris e NY) e não tive problemas. Claro, tomando todas as precauções e sempre consultando meu médico antes de ir. Bjs!

  103. Rafaela    05/05/2017 - 17h22

    Olá! Tudo bem?

    Vc pode me dizer de que marca é esse seu cardigan ou onde posso encontrar algo parecido aqui no Brasil?

    Muito obrigada!

  104. Mariana    07/06/2017 - 22h04

    Luuuu, vou viajar para a Europa daqui uns dias e estarei com 20 semanas de gestação. Estou muito preocupada em contratar um bom seguro, mas ainda estou muito perdida! Qual vc usou?!

  105. Mariana    09/07/2017 - 07h25

    Oi Lu, tudo bem! Achei seu post sobre viajar grávida e queria tirar uma dúvida sobre rai-x ou body scanner no aeroporto. Estou indo fazer uma viagem na 14ª semana e queria saber se nas suas viagens você solicitou revista manual ou usou mesmo o raio-x normal, meu GO pediu evitar o tal body scanner e solicitar revista manual… com vc como foi?! Beijos e obrigada!

Mais sobre Família