Carregando...
Gastronomia

Receitinha: biscoitinho fácil de queijo e alecrim

25.11.2015
Lu Ferreira

Falta exatamente um mês pro Natal, mas mesmo nesses dias que antecedem as festas a gente costuma ter um monte de comemorações, né? Entre amigos, colegas de trabalho, amigos do namorado… Pensando nas mil celebrações que acontecem nessa época vim mostrar uma receitinha SUPER fácil e muito gostosa para servir como petisco ou entrada. Um biscoitinho de queijo Gouda com alecrim, que agrada todo mundo e não demora nem meia hora pra fazer!

O queijo Kroon Gouda é sempre jovem, por isso tem aquele sabor suave que a gente gosta. O sabor adocicado dá aquele toque no prato, mas agrada quem não gosta de sabores muito intensos. Ele é firme, com textura lisa, compacta e com pequenos buraquinhos regulares, perfeito para essa receita. O gouda é o queijo holandês mais exportado (e copiado) no mundo todo, mas as receitas ‘genéricas’ não chegam nem perto do sabor original.
kroon1

Você vai precisar de:

-2 xícaras de queijo Kroon Gouda ralado
-5 colheres de sopa de iogurte sem sabor
-2 colheres de sopa de manteiga
-2 xícaras de farinha de trigo
-2 raminhos de alecrim
-Sal e pimenta a gosto

kroon2

Comece ralando o queijo Kroon Gouda, usando um ralador grosso. Na hora de medir as duas xícaras vale apertar bem o queijo pra porção ser bem generosa, heheh! Depois misture todos os ingredientes numa tigela, exceto o iogurte. Em seguida junte o iogurte aos poucos, misturando bem. A massa é esfarelenta no início, mas se você continua misturando (com as mãos mesmo!) ela forma uma massa homogênea. O queijo holandês Kroon Gouda é perfeito para ser incorporado a molhos, sopas ou qualquer receita que você precise de um queijo que misture bem com os outros ingredientes.

Quando chegar nesse ponto, enfarinhe uma bancada e abra a massa usando um rolo. Deixei os meus biscoitos com cerca de um centímetro de altura. Aí é só cortar em retângulos (ou losangos, como eu fiz), espalhar em cima de uma forma forrada com papel manteiga e salpicar com um pouquinho de pimenta. Vai ao forno a 180º por cerca de 15 minutos (ou até dourar).

kroon4

Não é fácil? O biscoito fica crocante e muito saboroso, uma entrada bem gostosa para um jantar ou mesmo pra servir como petisco (ainda quero provar com geleia de frutas vermelhas, amo gouda com frutas vermelhas!). Pra sua mesa ficar com cara de Natal faça como eu fiz: use toalha e guardanapo em tons de vermelho, acenda algumas velas e se estiver animada compre um pinheirinho! Fica super fofo =D

Os queijos Kroon são produzidos na Holanda e a marca é uma das mais antigas do país (desde 1831!). Além do Gouda, você encontra também o Kroon Maasdam e Kroon Edam.

Gostaram da receita? Quem fizer me conta depois o que achou!

4 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Débora Martins    26/11/2015 - 08h02

    Adorei a receita, Lu! Adoro biscoitinhos assim de entrada!

  2. Cláu    26/11/2015 - 08h36

    Huuum parece muito bom.
    Parabéns pela chegada da Bia.
    Bjs

  3. Anna    26/11/2015 - 12h23

    Gouda é vida *-*

  4. Mayara    27/11/2015 - 11h51

    Deu água na boca, amo queijo!

Mais sobre Gastronomia