Gastronomia, O Chef e a Chata

Bolo Mousse de Chocolate – O Chef e a Chata

bolomousse
A receita de hoje é aquele sucesso garantido: um bolo cremoso de chocolate que leva apenas três ingredientes! O resultado é delicioso, uma ótima opção pra quem quer fazer uma sobremesa diferente para um almoço especial. Vem ver:

Ingredientes:

450 g de chocolate picado (o seu chocolate preferido)
200 g (1 xícara) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
6 ovos

bolomousse2Preparo:

Pré-aqueça o forno a 210ºC. Prepare uma forma redonda entre 18 a 20 cm de diâmetro: unte com manteiga e coloque no fundo um disco de papel manteiga do mesmo tamanho da forma. Passe manteiga também sobre o papel e use cacau em pó ou chocolate em pó no lugar da farinha de trigo para “enfarinhar” a forma. Envolva a parte externa da forma com duas camadas de papel alumínio e coloque-a sobre outra forma maior (o bolo vai ser assado em banho-maria).
Derreta o chocolate junto com a manteiga em banho-maria ou usando o microondas (mexendo a cada 30 segundos até derreter). Deixe repousar para que fique em temperatura ambiente.
Coloque os ovos numa vasilha de metal ou vidro e aqueça sob o vapor de água, mexendo o tempo todo com ajuda de um fouet ou colher até que os ovos fiquem mornos, sem cozinhar. Coloque para bater na batedeira até que tripliquem de volume e fiquem em temperatura ambiente.
Com uma espátula misture delicadamente os ovos com o chocolate e despeje na forma já preparada. Coloque no forno e despeje cerca de 1 dedo de água na forma externa, para que o bolo cozinhe em banho-maria. Leve para assar por 15 a 20 minutos, dependendo do tamanho da forma: se o diâmetro for menor e ela for mais alta, 20 minutos. Se ela for mais larga e baixa, 15 minutos. A dica aqui é: o bolo tem que cozinhar por fora e estar meio cru por dentro como se fosse um petit gâteau. Retire a forma da água quente e deixe esfriar em temperatura ambiente. O bolo costuma estar ainda meio mole mesmo. É normal ele crescer bem pouco e murchar logo depois de tirar do forno. É que ele tem que ficar pouco cozido no interior, formando a parte mousse do bolo. Cubra com filme plástico e leve para a geladeira para ficar firme, por cerca de 3 horas ou mais. Desenforme o bolo com cuidado enquanto está bem gelado. Retire da geladeira meia hora antes de servir para que esteja mais cremoso. Rende um bolo de cerca de 8 fatias.

bolomousse3

Quando fizer essa receita, não esqueça de postar no instagram com a #ochefeachata pra gente ver! Aproveite pra se inscrever no canal e assistir aos videos primeiro. Ah, e lembro que temos outros 3 videos novos toda semana no canal do blog, se inscreva para assistir tudo ;D

Comentários:
  1. por Lívia
    em 28.04.2016 às 13:27

    Olá!!! Adorei a receita!! Gostaria de saber a marca dos chocolates que vocês usam!!! Abraços!!

    • por Isabela
      em 02.05.2016 às 11:55

      Oi Livia, a Lu mostrou no snapchat, eles usam geralmente o Callebaut que é um chocolate belga.

  2. por Lady Cat
    em 28.04.2016 às 15:40

    Que delícia. Pena que estou no regime

    bjs

    http://ladycatblog1.blogspot.com

  3. por CRISTINA VEIGA DE VINCENZO
    em 28.04.2016 às 21:28

    Nossa, que delícia, parece um grand gateau!!! vou fazer! bjs aos dois

  4. por Cris
    em 28.04.2016 às 23:00

    Uau!!!

    Amei!
    Estou adorando estas receitas low carb!!!!

    beijos!!!

  5. por Patricia
    em 29.04.2016 às 14:29

    Adorei!! irei fazer neste final de semana! um super beijo para vocês! Sempre assisto o canal!

  6. por Maya
    em 29.04.2016 às 18:51

    Adorei a receita, vou fazer com certeza!!! Mas preciso dizer que gostava mais do antigo formato do video… Vocês narrando a receita ficou menos divertido e mais didatico sabe, tipo aula kkkkkkk.

    Era muito divertido vcs irem fazendo a receita e contando pra gente o q acontecia… Sem contar que parece, que nesse formato, a gente não vê muito o passo a passo

    Mas adoro vcs e amo esse quadro.

    Bjosss

  7. por Tatiana
    em 30.04.2016 às 10:40

    Sou intolerante a lactose e gostaria de saber se tem como derreter o chocolate com outra coisa ao invés da manteiga?

    Beijos!

  8. por Thayná Rodrigues
    em 01.05.2016 às 21:45

    Olá Lu
    Amei a receita..
    Vou fazer uma viagem de duas horas, será que ele aguenta? Ou será melhor fazer o de caramelo Salgado? É aniversário da minha mãe, gostaria de dar esse agrado a ela.
    Desde já agradeço Lu

    • Lu Ferreira
      respondeu em 03.05.2016:

      Thayná, acho melhor o de caramelo! Esse fica bem molinho! E mesmo o de caramelo eu deixaria de um dia pro outro na geladeira =) Mas ó: as duas receitas são uma delícia, certeza que ela vai gostar! Bjs!

  9. por Luana Lobato
    em 02.05.2016 às 15:12

    Oi, Lu! Sou assídua aqui, adoro o blog, é um dos pouco que ainda acesso depois da migração para outras plataformas, mas nunca comentei! Queria agradecer pela receita! Fiz nesse domingo pq comemoramos o dia das mães adiantado e foi SUCESSO!!! Adoro as receitas e os vídeos… Bjs pra vc, Gui e Biazinha que deve estar muito feliz de te ter como mãe !

    • Lu Ferreira
      respondeu em 03.05.2016:

      Aeeee! Feliz que vc gostou =)

Post AnteriorPróximo Post