Carregando...
Gastronomia

Donuts de chocolate – O Chef e a Chata

26.10.2016
Lu Ferreira

donuts1
Durante a gravidez tive um desejoincontrolável por Donuts – e aqui em BH é super difícil de encontrar =( Mas agora tá fácil: já temos duas versões dessa receita deliciosa no canal, e a de hoje é especial: Donuts de chocolate! Vem ver:

Ingredientes

fermentação:
7 g (1/2 tablete) de fermento biológico fresco
1 colher (sopa) de mel
2 colheres (sopa) de leite

massa:
60 g (5 colheres de sopa) de manteiga sem sal derretida
180 ml (3/4 xícara) de leite
1 ovo
2 gemas
2 colheres (sopa) de açúcar cristal ou demerara
1 colher (chá) de sal
360 g (3 xícaras) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de cacau em pó

cobertura:
200 g de chocolate ao leite derretido
confeitos coloridos

donuts2
Preparo

Misture os ingredientes da fermentação e deixe reservado por 5 minutos. Misture a farinha de trigo com o cacau em pó, peneire e reserve. Na vasilha da batedeira misture o leite, o ovo, as gemas, o açúcar e o sal. Junte a mistura do fermento e mexa bem. Comece a adicionar a farinha de trigo com o cacau e bata bem essa massa, ela precisa ser sovada por uns 10 minutos. Se preferir faça numa batedeira com gancho ou numa máquina que sove pão. Coloque numa tigela untada com óleo, cubra com filme plástico e deixe repousar por 1 hora e meia. Costumo colocar uma assadeira com água quente dentro de um forno desligado. Após isso coloco a tigela no forno também. Isso faz com que o forno fique um ambiente mais quentinho pra que a massa cresça. Pode também deixar crescendo na geladeira, mas por 12 horas.

donuts3

Numa superfície enfarinhada, abra a massa até ter uma espessura de mais ou menos 0,5 cm. Corte a massa em círculos de cerca de 6 cm, e com um bico de saco de confeitar de bico largo fure o centro dos círculos. Coloque em uma assadeira enfarinhada, cubra com filme plástico e deixe crescer por cerca de 30 minutos.
Frite em óleo quente e depois coloque em papel toalha para escorrer o excesso de gordura. Para a cobertura, derreta o chocolate e passe os donuts nele. Jogue confeitos por cima e sirva a seguir. Rende cerca de 20 donuts médios.

donuts4

Quando fizer essa receita, não esqueça de postar no instagram com a #ochefeachata pra gente ver! Aproveite pra se inscrever no canal e assistir aos videos primeiro.

7 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. ZILANDRA BATISTA RODRIGUES    27/10/2016 - 07h48

    Lu eu nunca comi rsrsrs
    delicia de receita
    beijos

  2. Laura    27/10/2016 - 10h50

    Oi Lu

    O cacau em pó dessa receita é aquele 100%?
    Comprei esse mas não consigo usar pra nada kkk se for o que vai nessa receita, vou tentar fazer!

    Bjs

  3. Débora Ribeiro Martins    27/10/2016 - 10h56

    Luuuu! Precisamos de um chatômetro do novo trio de bronzer, blush e iluminador da QDB? !!!! UM beijo!

  4. Gabriela    27/10/2016 - 12h10

    Uau, parecem muito bons! http://www.alemdolookdodia.com

  5. GISELE    27/10/2016 - 20h48

    Gui,
    Quero fazer a receita, parece uma delícia!!!
    Para verificar o ponto do óleo posso colocar o palito de fósforo? É aquela temperatura para fritar?~
    Fica bom se fizer em um dia para comer no outro? Se sim, guardo na geladeira?
    Obrigada, você é muito querido.

  6. Thais    28/10/2016 - 03h41

    Oi Lu! Amei a receita!!

    Mas será que eu poderia dar um palpitinho? Se der, vocês poderiam tirar fotos das receitas cortadas? Eu fico com muita vontade de ver como elas ficam por dentro, mas vocês nunca tiram fotos de pedaços.

    Tenho que confessar que os bolos são os que dão mais aflição. Tipo, eu acho lindo mas eu fico querendo muito ver como fica por dentro, acho que dá mais vontade de comer quando tem as fotos dos dois jeitos (pronto e depois cortado/partido)

    Foi mal se a sugestão foi muito entrometida!

    Adoro o blog!

    Beijos!!

    • Lu Ferreira    28/10/2016 - 10h17

      Thais, a gente sempre tenta! Mas nunca fica bom, hahahah! #sinceridades

Hoje é um dia muito especial: meu livro, Chata de Galocha, Um guia para aproveitar as coisas boas da vida, acabou de entrar em pré venda! 😱Surreal ver esse projeto virando realidade, e mais surreal ainda foi receber mensagens de vocês dizendo que já compraram o livro antes mesmo de eu divulgar!!! 💜 O livro é para todos os Chatos de Galocha, pessoas que buscam pequenos prazeres em todas as áreas da vida: receitas deliciosas, viagens divertidas, momentos incríveis mesmo nas horas mais simples. Um bom Chato de Galocha faz questão de aproveitar todos os momentos que são proporcionados. É um guia de referência para quem gosta de desfrutar o melhor a cada segundo, uma versão impressa com o mesmo clima dos melhores posts do blog. Estou emocionada e muito ansiosa pra saber o que vocês vão achar!! Ele está em promoção na pré venda na @saraivaonline, coloquei o link na minha bio. Obrigada por me acompanharem há 10 anos e por proporcionarem as melhores coisas da minha vida! 💗 #livrocdg #10anoscdg
Mais sobre Gastronomia