Carregando...
Gastronomia

Gratinado de frango com batatas – O Chef e a Chata

21.10.2016
Lu Ferreira

gratinado1
Sabe aquela receita simples e gostosa? No video de hoje a gente mostra como variar o almoço ou jantar com ingredientes que provavelmente você tem na sua geladeira! Vem ver como fazer esse gratinado de batatas com frango:

Ingredientes

300 g (2 xícaras) de frango desfiado
4 batatas médias
1 cebola
3 dentes de alho
500 ml (2 xícaras) de leite
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de azeite
½ xícara de passata de tomate (ou 1 tomate picado sem pele e sem sementes)
noz-moscada
sal

gratinado2

Preparo

Pré-aqueça o forno a 210ºC. Unte com manteiga um refratário médio. Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Leve ao fogo alto uma panela com água para ferver. Enquanto isso, lave, descasque e corte as batatas em rodelas finas. Assim que a água ferver, mergulhe as rodelas de batatas e deixe cozinhar por somente 2 minutos. Escorra e reserve.

Leve ao fogo médio uma panela média. Quando aquecer, regue com o azeite e adicione a cebola. Refogue até murchar. Acrescente o alho e misture por mais 1 minuto. Junte o frango desfiado e o tomate. Prove e acerte o sal. Desligue e reserve.

Numa panela acrescente a manteiga. Assim que derreter, junte a farinha de trigo e mexa rapidamente, até que fique uma mistura dourada. Acrescente o leite, misturando bem com um fouet. Cozinhe, mexendo por cerca de 10 minutos, até engrossar um pouco. Desligue o fogo e tempere com sal e noz-moscada a gosto.

Forre o fundo do refratário untado com metade das rodelas de batatas. Em seguida, coloque um pouco do molho branco. Coloque também o recheio de frango e cubra com o restante das batatas – sobreponha uma rodela a outra como uma escama. Regue com o restante do molho e polvilhe com o parmesão ralado. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 40 minutos. Sirva a seguir. Rende 4 porções.

gratinado4

Quando fizer essa receita, não esqueça de postar no instagram com a #ochefeachata pra gente ver! Aproveite pra se inscrever no canal e assistir aos videos primeiro.

5 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. ZILANDRA BATISTA RODRIGUES    21/10/2016 - 08h27

    receitinha deliciaaaa
    Lu como consegue manter alimentação saudavel?
    beijos

  2. Kerol    21/10/2016 - 09h53

    Lu, amei a receita, mas me apaixonei pela sua bomber…
    Onde posso encontrar?
    Adoro seu trabalho!
    Beijão

  3. sirlei maria turcatto    21/10/2016 - 11h22

    Farei para o almoço, deve ser delicioso

  4. Cinthia    21/10/2016 - 13h04

    Lu, adoro as receitas, mas toda vez que eu vejo as fotos de pratos imaculados na travessa fico imaginando como seria se estivessem servidos no prato!
    Quando é um bolo então, fico curiosíssima!
    Da próxima vez que fizeres outra delícia, mostra uma foto da receita servida pra eu babar mais um pouquinho! ;)

    Beijos!

  5. Waneska    25/10/2016 - 11h38

    Adorei essa receita. Vou fazer com o frango que sobrou desfiado da outra receita que fiz que vocês ensinaram. Aquela do fettuccine com aspargos. Essa já é sucesso aqui em casa desde que postaram.

Mais sobre Gastronomia