Carregando...
Lifestyle

Dear White People renovada e o que amamos na primeira temporada

11.07.2017
Karla Lopes

Dear White People é uma série original da Netflix, baseada no filme de mesmo nome, que tem um só tema central: a presença do negro na sociedade. A produção estreou em maio deste ano e gerou muita polêmica por escancarar o racismo de forma irônica e verdadeira.

Em meio a tantos cancelamentos de seriados originais do streaming, todo mundo que assistiu e gostou de DWP estava com medo da a série ir embora nessa leva também. Ainda bem que não foi, porque a história é socialmente importante e nos mostra o que, muitas vezes, não queremos ou conseguimos enxergar quando se trata de racismo.

Dear White People 3

O que a gente mais amou na série é que ela não tem medo de apontar casos de preconceito, sabe? O racismo acontece em pequenas coisas do dia a dia e isso é explicado na série quando abordam questões como colorismo (o fato de mulheres negras que têm a pele mais clara serem mais facilmente aceitas que as que têm pele escura), a hipersexualização da mulher e do homem negro, a segregação que ainda existe nos dias de hoje, como o racismo atinge as pessoas de maneiras diferente e outros pontos que, muitas vezes, deixamos passar.

Outro ponto importante é que a série coloca o racismo em discussão pela voz de quem realmente sabe falar sobre isso: pessoas negras! Não sei vocês já ouviram falar sobre o termo local de fala, mas, explicando brevemente, é o ato da pessoa que sofre preconceito falar sobre si mesma, sobre sua vivência, ela mesma explicar o que é sofrer tal repressão. DWP usa isso da forma correta, afinal, é uma série sobre negros, contada por negros, para explicarem como é sofrer racismo no dia a dia.

Dear White People 7

A série é muito plural, sabe? A cada episódio conta a história de um personagem e como o racismo o atinge. A partir disso temos um panorama amplo, que mostra como esse tipo de preconceito atinge pessoas e acontece de formas diferentes na sociedade.

O ritmo da série é incrível também! Com meia hora de duração, boas doses de ironias ao jogar verdades na tela e um elenco de primeira, você consegue maratoná-la rapidinho, hehe!

Dear White People 0

Mais que uma série incrível, Dear White People é uma série necessária. É uma história que vai te mostrar, especialmente se você for uma pessoa branca, como o racismo atinge as pessoas negras e porque precisamos discutir e fazer o possível e o impossível para combater isso.

Se você ainda não assistiu, assista! Certeza que vai ser uma aula pra lá de esclarecedora (e depois vem aqui contar pra gente o que aprendeu com a história!).

4 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Gabrielle    11/07/2017 - 10h19

    E pra quem gosta de ler, tem um livro lançado esse ano que é um ótimo complemento ao tema, focado no movimento Black Lives Matter… No Brasil o título é “O Ódio Que Você Semeia”, da autora Angie Thomas, e lançado pela Galera Record. É um livro jovem adulto, mas é uma história necessária pra todas as idades! E vai virar filme!

  2. Pollyana Ramos    14/07/2017 - 01h40

    Amei muito a série e acho ótimo que mais pessoas assistam e achem necessário falar sobre isso.

  3. Jana    17/07/2017 - 12h02

    Oi!
    Já assisti essa série, assim que lançou, e assisti em um sábado porque não conseguia parar. Concordo quando cita que “Mais que uma série incrível, Dear White People é uma série necessária.”.Assim que terminei de assistir já liguei para o meu namorado e disse isso.
    Ótimo post.

  4. Patricia    25/07/2017 - 16h47

    Muito importante o tema, só tem um defeito, é chata pra caramba.

Olha o sorriso de quem vai apertar muito a pequena assim que chegar em casa 🖤
Mais sobre Lifestyle