Carregando...
Gastronomia

Como fazer nhoque de batata | O Chef e a Chata

30.08.2017
Lu Ferreira


Nhoque de batata é uma massa clássica que me faz lembrar minha infância – me divertia ajudando uma tia a cortar a massa, era quase como brincar de massinha! No episódio de hoje de O Chef e a Chata vamos ensinar uma receita levinha para você servir com o seu molho favorito:

Ingredientes

800 g de batata
100 a 200 g (entre 1 a 1 e 1/2 xícara) de farinha de trigo
4 gemas
sal

Preparo

Cozinhe as batatas com a casca. É importante isso pra ela não absorver água demais. Quando estiverem cozidas, tire-as da água, deixe esfriar um pouquinho e descasque-as. Não deixe cozinhar em excesso, é bom que estejam macias mas firmes.
Jogue um pouco da farinha sobre uma bancada lisa. Esprema as batatas com um espremedor apropriado e coloque-as sobre a farinha. Amasse-as sobre a farinha. Faça um montinho com uma depressão no meio e coloque as gemas e o sal. Trabalhe a massa com as pontas dos dedos, o suficiente para não ficar grudenta, por alguns minutos. Se necessário, jogue um pouco mais de farinha e trabalhe a massa até conseguir chegar numa textura adequada, sem estar grudenta, mas estando uma massa firme. Quanto menos farinha usar melhor, pois a massa fica mais leve e saborosa. Com as mãos bem enfarinhadas, faça rolinhos de cerca de 1,5 cm de diâmetro. Corte os rolinhos em pedaços de cerca de 2 centímetros.
Neste momento, você pode pegar um garfo e dar uma amassadinha em cada pedacinho, como se fossem ranhuras nele. É uma forma bem típica italiana fazer isso, e serve também pra aderir mais molho. Cozinhe em água fervente com sal. Quando a gente o joga na água ele afunda. Quando ele subir é por que está pronto e é só pegá-lo com o auxílio de uma escumadeira. Vá cozinhando pouco a pouco, não coloque tudo de uma vez. Reserve o já cozido. Sirva com molho de tomate ou como preferir. Serve 4 pessoas.

Gostou da receita? Se inscreva no NOVO CANAL de O Chef e a Chata para não perder nenhuma!

0 Comentários  |  Deixar Comentários

Meu maior vício de beleza atualmente são os sprays hidratantes (culpa desse calor, né?). Eles são mega práticos de aplicar e reaplicar durante o dia, sabe? A gente começou nessa onda com água thermal, depois vieram as águas dermatológicas e agora meu novo vício são as brumas hidratantes. 
O que mais gosto nelas é quantidade de benefícios: algumas funcionam como primer, outras acalmam a pele, algumas refrescam, revitalizam… E todas são ricas em nutrientes que fazem super bem para o rosto! A minha favorita atualmente (que já falei sobre lá no canal, lembram?) é a Hangover da Too Faced. Um primer facial com água de coco e ingredientes baseados em probióticos que revitalizam e recuperam a pele quando ela está com aquela aparência de cansaço. Dá para usar o spray sozinho ou por cima da maquiagem sem problemas! 
Essa do Mario Badescu é um dos mais famosos que a gente tem no mercado e um dos precursores desse tipo de produto. Ela tem aloe vera, ervas e água de rosas para acalmar e recuperar o viço da pele. 
Tenho também o Squalane + Micronutrient Fine Mist da Biossance, que é aquele produto que ajuda a repor os nutrientes da pele e acaba com aquela sensação de desidratação (sofro com isso quando o tempo está mais seco!). O da Clinique, Moisture Surge Face Spray, é beeem hidratante mesmo, mas ao mesmo tempo refresca a pele devolvendo umidade e equilíbrio pro rosto. 
O que mais gosto nesses sprays é que mesmo tendo um monte de componentes, eles continuam sendo uma água! Então não é aquele produto que vai pesar a sua pele mesmo estando de maquiagem. Pra muita gente pode parecer frescura, mas garanto que é usar uma vez para querer usar sempre e testar novos. Experiência própria, kkk! Você tem alguma?
Mais sobre Gastronomia