Carregando...
Gastronomia

Como fazer nhoque de batata | O Chef e a Chata

30.08.2017
Lu Ferreira


Nhoque de batata é uma massa clássica que me faz lembrar minha infância – me divertia ajudando uma tia a cortar a massa, era quase como brincar de massinha! No episódio de hoje de O Chef e a Chata vamos ensinar uma receita levinha para você servir com o seu molho favorito:

Ingredientes

800 g de batata
100 a 200 g (entre 1 a 1 e 1/2 xícara) de farinha de trigo
4 gemas
sal

Preparo

Cozinhe as batatas com a casca. É importante isso pra ela não absorver água demais. Quando estiverem cozidas, tire-as da água, deixe esfriar um pouquinho e descasque-as. Não deixe cozinhar em excesso, é bom que estejam macias mas firmes.
Jogue um pouco da farinha sobre uma bancada lisa. Esprema as batatas com um espremedor apropriado e coloque-as sobre a farinha. Amasse-as sobre a farinha. Faça um montinho com uma depressão no meio e coloque as gemas e o sal. Trabalhe a massa com as pontas dos dedos, o suficiente para não ficar grudenta, por alguns minutos. Se necessário, jogue um pouco mais de farinha e trabalhe a massa até conseguir chegar numa textura adequada, sem estar grudenta, mas estando uma massa firme. Quanto menos farinha usar melhor, pois a massa fica mais leve e saborosa. Com as mãos bem enfarinhadas, faça rolinhos de cerca de 1,5 cm de diâmetro. Corte os rolinhos em pedaços de cerca de 2 centímetros.
Neste momento, você pode pegar um garfo e dar uma amassadinha em cada pedacinho, como se fossem ranhuras nele. É uma forma bem típica italiana fazer isso, e serve também pra aderir mais molho. Cozinhe em água fervente com sal. Quando a gente o joga na água ele afunda. Quando ele subir é por que está pronto e é só pegá-lo com o auxílio de uma escumadeira. Vá cozinhando pouco a pouco, não coloque tudo de uma vez. Reserve o já cozido. Sirva com molho de tomate ou como preferir. Serve 4 pessoas.

Gostou da receita? Se inscreva no NOVO CANAL de O Chef e a Chata para não perder nenhuma!

0 Comentários  |  Deixar Comentários

Dos quartos mais lindos em que já me hospedei! Amei a decor do Life Hotel 🖤 Bom dia!
Mais sobre Gastronomia