Carregando...
Publieditorial,finanças

Dicas para se organizar melhor financeiramente

25.10.2017
Lu Ferreira

No início desse ano contei lá no Youtube que decidi me organizar melhor financeiramente. Nunca fui irresponsável com dinheiro, bom, pelo menos não muito, hahah! Nunca passei apertos, mas também não me planejava e por isso muitos objetivos precisaram ficar pra depois. Sei que ainda tenho um (looongo) caminho pela frente, mas algumas práticas têm me ajudado e hoje vim dividi-las com vocês:

– A primeira é sempre ter uma reserva financeira. Antes de largar meu emprego (trabalhava como diretora de arte em uma agência de comunicacão!) e me dedicar exclusivamente ao Chata, juntei o suficiente para me manter por 6 meses, e desde então tenho essa reserva. Não foi fácil: nesse período abri mão de alguns gastos que eram importantes pra mim, como saídas para restaurantes, que vocês sabem que eu amo, e compras, principalmente de roupas e sapatos. Não foi nada drástico, mas precisei me policiar e abri mão desses pequenos luxos por um período. O bom de se ter esse tipo de reserva é que se acontecer alguma coisa tenho tempo para me reorganizar, o que me deixa mais segura na hora de tomar algumas decisões administrativas.

– Ter um objetivo é algo essencial pra mim. Sou muito talentosa (hahah) pra gastar dinheiro e por isso se não tenho um objetivo claro em vista, torro mesmo! Pra isso funcionar o objetivo não pode ser distante demais, senão acabo desanimando, então o que faço é ter algumas metas para ir cumprindo e assim me animando a prestar atenção a como uso meu dinheiro. Foi assim quando juntei a tal reserva dos seis meses, quando juntei dinheiro para a cerimônia do meu casamento e lua de mel…

– A terceira é sempre observar pra onde meu dinheiro está indo. Eu sou uma pessoa desligada então no início do ano fiz uma planilha, pra ver exatamente onde gastei. Tomei um susto ao ver a fortuna que gastava em supermercados!! Acabei mudando nossos hábitos de compra: agora a gente divide, as compras básicas são no supermercado mais barato e deixamos para o mais caro apenas aqueles produtos que não encontro no outro, tipo o leite de amêndoas que gosto de tomar no café. Com isso economizamos 30% em relação a que gastávamos antes. Também reduzi alguns gastos menores, mas que poderiam ser evitados, como as idas ao salão de beleza. Estabeleci um limite mensal para esse tipo de gasto, assim não deixo de fazer algo que gosto, mas também não exagero. Parece pouco no dia a dia, mas quando a gente olha o montante no fim do mês, faz diferença, viu?

Sei que ainda tenho muito o que aprender, mas só de me organizar e de prestar atenção a como gasto o que ganho já fez bastante diferença. Estou sempre tentando aprender alguma coisa nova, e o próximo passo é estudar sobre investimentos, que confesso que me deixam meio assustada, hehe! Quem quiser organizar melhor a vida financeira pode pegar dicas bem legais no Finanças Práticas, uma ferramenta que me ajudou a melhorar minha organização financeira. Na hora do aperto dá até pra correr no messenger do Facebook e enviar suas dúvidas, que são respondidas na hora!

SalvarSalvarSalvarSalvar

13 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Andréia    25/10/2017 - 17h27

    Achei muito legal esse post, porque precisamos mesmo aprender administrar nossos ganhos. É preciso muita disciplina. Suas dicas ajudam abrir a mente.

  2. Caroline    25/10/2017 - 17h39

    O app Money Care e o cartão Nubank me ajudam bastante no controle de gastos.

  3. Denilma    25/10/2017 - 17h40

    Lu tbm estou nesta luta. Amo usar planilhas também. Será que você não poderia disponibilizar o modelo da sua pra gente? Hehe

    Bju

  4. Laryssa Machado    25/10/2017 - 17h41

    Olá Lu, adorei suas dicas, realmente, a gente só tem noção de quanto gastamos com coisas desnecessárias quando colocamos na ponta do lápis. Eu uso o aplicativo Mobilis Financeiro para controlar minhas finanças, tenho uma poupança desde os 14 anos, e sempre estou lendo sobre investimentos, aplicações. Acredito na máxima de que devemos fazer nosso dinheiro trabalhar para a gente e não o contrário.

    Beijos
    http://www.larydilua.com

  5. maki    25/10/2017 - 18h03

    eu ando com uma dificuldade absurda de cuidar das minhas finanças. mas quero tentar organizar tudo no final do mês, pra poder viajar tranquila ano que vem ♥

  6. Bruna    25/10/2017 - 20h34

    Se organizar financeiramente e saber exatamente para aonde está indo o dinheiro é maravilhoso! Desde que vim morar sozinha faço isso e esse ano fiz uma viagem de três meses para o Canada e consegue gastar 100 a menos do planejado ainda de tanto que consegui economizar!!
    Também quero começar a insvestir, agora que consegui um emprego, vou começar a mandar uma quantia todo mês par algum investimento, ainda não decidi qual, te recomendo o canal da Nathalia Arcure, o Me Poupe, não sei se você já cochece, ela explica de uma forma bem leve sobre esse assunto.

    Beijos <3

  7. Isabela    26/10/2017 - 10h39

    Oi, Lu. O formulário para contato do blog não esta funcionando…quando tento enviar qualquer mensagem aparece ”Failed to send your message. Please try later or contact the administrator by another method.” Voce poderia me informar qual a caixa postal de vocês ? Obrigada.

  8. Jéssica Oliveira    26/10/2017 - 10h48

    Lu, você que está interessada em investimentos dá uma olhada no canal do youtube “Me poupe”. A Nath, dona do canal, conta de um jeito simples e irreverente sobre investimentos. Tem me ajudado muito!!
    Adoro você e sou louca para te encontrar pelas ruas de bh hahahaha moro aqui também =)
    Beijo grande!

  9. ZILANDRA BATISTA RODRIGUES    26/10/2017 - 14h08

    Se nao houver organização podemos ganhar rios de dinheiro que não da certo, otimas dicas

  10. Gisele    26/10/2017 - 14h35

    Lu olha o Canal da Nath do Me Poupe! Ela fala tudo sobre investimentos de uma forma bem legal

  11. Gábi    26/10/2017 - 17h11

    Ahh, no final do mês esses montantes fazem muita diferença! Eu aprendi a fazer as unhas, gasto com manicure só quando tem festona! rs…

    beijos!

  12. Vânia    26/10/2017 - 20h49

    Oi Lu! Botar no papel ou na tela é sempre bom para sabermos onde está indo o fluxo, eu gasto muito com transporte e também quando saio para comer, então tenho que me policiar. Outra dica é rever plano de internet, tv a cabo e celular, muitas vezes tem planos melhores que a gente não fica sabendo e podemos poupar bastante também.

    http://www.ziperchique.com.br/2017/10/projeto-influenciando-bem.html

  13. Carla    09/11/2017 - 13h22

    Gostei de conhecer mais uma ferramenta para me organizar financeiramente.

Meu episódio favorito até hoje de #ModaSemChatice acabou de entrar no canal! Vem comigo ver 5 tendências pro próximo verão: youtube.com/luferreira 🖤
Mais sobre Publieditorial