Carregando...
Lifestyle

Fotos mais legais: já pensou em variar o ângulo?

09.10.2017
Leo Horta

Já percebeu que quando você muda o ângulo da sua câmera, você muda completamente a sua foto? Isso também serve pra fotografar as pessoas. Só que no caso, você evidencia ou esconde algumas características da pessoa. Já reparou como a Lu parece alta em algumas fotos, mesmo tendo menos de 1.60? Tudo questão de ângulo, haha!

Quando vamos fotografar uma pessoa de corpo inteiro, normalmente fazemos a foto da altura dos nossos olhos ou de cima pra baixo. E isso acaba distorcendo as dimensões daquela pessoa, principalmente se você estiver bem próximo a ela. Não estou dizendo que isso é ruim ou bom, quero apenas que você somente tenha a consciência do que está fazendo. Se você se abaixar e colocar a câmera, aproximadamente na metade da altura da pessoa que você está fotografando, e segurá-la de num ângulo de 90º em relação a um chão (também reto), você fará a foto sem nenhuma distorção. Da mesma forma, se segurar a câmera na altura do chão, e fizer a foto assim, o seu modelo aparentará ter pernas maiores do que realmente tem (esse é o truque dos Looks da Lu!). Aí que está a grande vantagem de saber disso, poder tirar partido desses efeitos de perspectiva e usá-los ao seu favor.


Falando um pouco sobre a questão psicológica que cada ângulo provoca, principalmente em retratos, podemos dizer que o ângulo normal é o mais neutro, pois o fotografado está na mesma altura que a câmera. Já o ângulo superior (conhecido com Plongée) destaca a fragilidade, inferioridade ou mesmo intimidade do seu assunto e é amplamente utilizado no cinema pra essa finalidade. Já o ângulo inferior (contra Plongée) onde a câmera faz a tomada de baixo pra cima, o objetivo é exatamente o oposto: empoderar o seu personagem, mostrar confiança e superioridade.

E a selfie? Normalmente, por ser feita com a câmera de cima, e com uma objetiva mais aberta, ela acentua suas curvas do rosto, principalmente do seu maxiliar, e do corpo. Seus olhos aparentam ser um pouco maiores do que realmente são e você se coloca numa posição mais intima. Esse é o ângulo favorito de muita gente, já reparou?

Gostou da dica? A próxima vai ser sobre retrato e o conhecimento do ângulo é fundamental.Quer ver alguma dica de fotografia específica? Conta aqui nos comentários!

Quer mais dicas de fotografia? Se inscreva no meu canal do Youtube!
Quer aprender a fotografar de verdade, até mesmo com o celular? Conheça meu curso online nesse link.

13 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. ZILANDRA BATISTA RODRIGUES    09/10/2017 - 09h49

    Muito interessante
    Um angulo muda a foto toda…
    Lu sempre linda

  2. Hilda Regina Gelinski    09/10/2017 - 10h15

    Pra mim, meu lado mais fotogênico é o esquerdo.
    Então gostaria de saber se tem alguma dica para que eu consiga fotografar meu lado direito sem eu achá-lo cabuloso rsrs

    • Leo Horta    10/10/2017 - 10h30

      O cabelo ajuda muito nessa hora. Mas o que acontece é que só você percebe isso, então pode fazer fotos do outro lado que para as outras pessoas não faz tanta diferença. :)

  3. Lígia    09/10/2017 - 14h21

    E o Léo deu o ar da graça! Adorei o Post!

  4. Pri    09/10/2017 - 14h47

    Muito bom!!! Parabéns Léo!! Gostaria de saber mais sobre fotografia de objetos.

  5. Shirley Santos    09/10/2017 - 16h12

    Ótima dias de como variar o ângulo, mas o que eu quero mesmo saber é :
    de onde é essa calça com estampa de onça, preta e cinza ?

  6. Vivian    10/10/2017 - 10h30

    Oii Léo,

    conta pra gente como tirar melhores fotos em viagens? Como enquadrar aquela igreja linda e enooorme? Como sair do obvio quando tiramos fotos de paisagens?

    =)

  7. Fabianny    10/10/2017 - 13h56

    Nossa amei essa TAG.. vou curtir muito se o Léo continuar escrevendo no blog. As dicas são ótimas.. Parabéns !!

  8. Vânia    10/10/2017 - 15h54

    Adoro suas dicas Leo! Queria saber mais como fazer fotos bacana de looks sozinha com celular, porque achar alguém para ajudar anda difícil.

    http://www.ziperchique.com.br/2017/10/desafios-de-home-office.html

  9. Marina Miato    10/10/2017 - 21h39

    Que demais, Leo!
    Adorei as dicas.

  10. Alexandra Rodrigues    11/10/2017 - 14h43

    Sei que o post é sobre fotografia, mas amei essa calça… coloca os créditos, pfv ;)

Macacão listrado e pantacourt 😍 Look todo da @amarofashion, que tá com descontos incríveis nessa Black Friday! Tem uma seleção dos meus favoritos no chatadegalocha.com 😉
Mais sobre Lifestyle