Carregando...
Gastronomia

Como fazer risoto de abóbora | O Chef e a Chata

11.06.2018
Redação Chata de Galocha

Vocês sabem que agora no canal d’O Chef e a Chata sempre tem dois vídeos: um com dicas básicas de cozinha e outro com receitas. Na semana passada a gente te ensinou a fazer um caldo legumes que pode ser usado como base para várias receitas, como essa de risoto de abóbora, um prato delicioso e super simples de preparar!

Ingredientes

2 xícaras (chá) de arroz para risoto
500 g de abóbora japonesa em cubos
1 cebola picada
folhas de sálvia
cerca de 1,5 litro de caldo de legumes caseiro
120 ml (½ xícara) de vinho branco seco
azeite
1 xícara de queijo parmesão ralado
sal e pimenta-do-reino a gosto
6 fatias de presunto cru rasgadas com a mão

Preparo

Lave a abóbora. Descasque-a com cuidado e corte ao meio. Retire as sementes e as fibras e corte-a em cubos médios. Coloque os cubos numa assadeira e regue com um pouco de azeite. Tempere com sal e pimenta-do-reino e polvilhe com as folhas de sálvia. Leve ao forno a 180 graus e deixe assar por 30 a 40 minutos.

Numa panela, coloque um pouco de azeite ou manteiga e leve ao fogo médio. Quando aquecer, junte a cebola picada e refogue, mexendo bem, até ficar transparente. Acrescente o arroz e refogue por 2 minutos, mexendo sempre. Adicione o vinho e misture até evaporar.

Coloque caldo até cobrir todo o arroz. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando. Sempre que precisar coloque mais um pouco de caldo, até que, provando, o arroz estejam al dente.

Coloque os cubos de abóbora com o caldo que tiver na assadeira e tempere com sal e pimenta do reino. Misture bem e desligue o fogo. Se o risoto estiver muito seco coloque um pouco mais de caldo. É importante que ele não fique seco. Junte o queijo parmesão e mexa bem. Sirva a seguir. Rende 4 porções.

Se fizerem essa receita, não se esqueçam de publicar no Instagram com a hashtag #OChefeaChata para que a gente possa ver, tá bem? 

3 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Adriana de Melo    11/06/2018 - 11h59

    Adorei.. Na versão vegana que faço eu bato a abobora cozida junto com o caldo no liquidificador, e dai vou colocando para cozinhar o arroz, fica bem cremoso também.

  2. thaila carolina    11/06/2018 - 13h44

    Sasenhora! Está com uma cara ótima!

  3. flavia    24/11/2018 - 10h48

    Legal demais, vou testar ele amanhã!!!

Base boa é aquela que além de cobrir, protege a nossa pele! Make de hoje usando a base Cushion Flawless Skin da @klasmecosmetics! A embalagem é super prática (já vem com a esponjinha), a cobertura é médio/alta (daquelas que a gente consegue construir!) e o acabamento matte. Como tem FPS50, e PA+++, é perfeita pro verão (vocês sabem que amo praticidade, né?). Vocês se adaptaram às bases cushion?
Mais sobre Gastronomia