Carregando...
Gastronomia

Como fazer risoto de abóbora | O Chef e a Chata

11.06.2018
Redação Chata de Galocha

Vocês sabem que agora no canal d’O Chef e a Chata sempre tem dois vídeos: um com dicas básicas de cozinha e outro com receitas. Na semana passada a gente te ensinou a fazer um caldo legumes que pode ser usado como base para várias receitas, como essa de risoto de abóbora, um prato delicioso e super simples de preparar!

Ingredientes

2 xícaras (chá) de arroz para risoto
500 g de abóbora japonesa em cubos
1 cebola picada
folhas de sálvia
cerca de 1,5 litro de caldo de legumes caseiro
120 ml (½ xícara) de vinho branco seco
azeite
1 xícara de queijo parmesão ralado
sal e pimenta-do-reino a gosto
6 fatias de presunto cru rasgadas com a mão

Preparo

Lave a abóbora. Descasque-a com cuidado e corte ao meio. Retire as sementes e as fibras e corte-a em cubos médios. Coloque os cubos numa assadeira e regue com um pouco de azeite. Tempere com sal e pimenta-do-reino e polvilhe com as folhas de sálvia. Leve ao forno a 180 graus e deixe assar por 30 a 40 minutos.

Numa panela, coloque um pouco de azeite ou manteiga e leve ao fogo médio. Quando aquecer, junte a cebola picada e refogue, mexendo bem, até ficar transparente. Acrescente o arroz e refogue por 2 minutos, mexendo sempre. Adicione o vinho e misture até evaporar.

Coloque caldo até cobrir todo o arroz. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando. Sempre que precisar coloque mais um pouco de caldo, até que, provando, o arroz estejam al dente.

Coloque os cubos de abóbora com o caldo que tiver na assadeira e tempere com sal e pimenta do reino. Misture bem e desligue o fogo. Se o risoto estiver muito seco coloque um pouco mais de caldo. É importante que ele não fique seco. Junte o queijo parmesão e mexa bem. Sirva a seguir. Rende 4 porções.

Se fizerem essa receita, não se esqueçam de publicar no Instagram com a hashtag #OChefeaChata para que a gente possa ver, tá bem? 

3 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Adriana de Melo    11/06/2018 - 11h59

    Adorei.. Na versão vegana que faço eu bato a abobora cozida junto com o caldo no liquidificador, e dai vou colocando para cozinhar o arroz, fica bem cremoso também.

  2. thaila carolina    11/06/2018 - 13h44

    Sasenhora! Está com uma cara ótima!

  3. flavia    24/11/2018 - 10h48

    Legal demais, vou testar ele amanhã!!!

Me sentindo a própria Kylie com essa boca, kkk! Usei o Lip Oil da @vult com aquele truque de sair um pouquinho do limite natural dos lábios, sabe? Esse produto é muito legal! Apesar de parecer, ele não é um gloss! É um cuidado labial que possuí óleo de jojoba e girassol na composição, por isso o Lip Oil hidrata muuuito os lábios sem deixar aquele aspecto meio melecado dos gloss tradicionais. Além de ser um cuidado constante para os lábios, também existem alguns truques legais com ele, como o de preparar os lábios para um batom matte, que desliza muuuito melhor. Tem 3 versões com aromas diferentes, mas a minha favorita obviamente é a de baunilha, Vanilla Lovers 🖤
Mais sobre Gastronomia