Carregando...
Gastronomia

O Chef e a Chata: como fazer bolo de caramelo salgado e castanha de caju

16.08.2018
Karla Lopes

Vocês sabem que a gente sempre faz bolos incríveis para comemorar datas especiais, né? E como na semana passada foi aniversário do Gui, nada melhor que um bolo delicioso com caramelo salgado e castanha de caju que vai encher os olhos de qualquer um. Veja só a receita!

Ingredientes

Bolo:
1 copo (170g) de iogurte natural
180ml (3/4 xícara) de óleo vegetal
3 ovos
200g (1 e 3/4 xícara) de farinha de trigo
80g (3/4 xícara) de xerém de castanha de caju
260g (1 e ½ xícara) de açúcar cristal
1 colher (sopa) de fermento em pó

Caramelo salgado:
300g (2 xícaras) de açúcar cristal ou refinado
100g (1/2 xícara) de creme de leite pasteurizado
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de flor de sal

Creme de caramelo:
creme de caramelo:
300g de cream cheese em temperatura ambiente
100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
50g (1/3 de xícara) de açúcar refinado
100g de caramelo salgado

Preparo

Comece pelo bolo: coloque o forno para pré-aquecer a 180ºC. Unte e enfarinhe 3 formas de 15cm de diâmetro. Numa tigela coloque os líquidos: o iogurte, o óleo e os ovos. Misture com um fouet e junte o açúcar. Coloque os secos: farinha, fermento e xerém de castanha de caju, misturando tudo com a mão até ficar homogêneo. Despeje nas formas já preparadas e leve ao forno por cerca de 20 minutos.

Faça o caramelo: Coloque o açúcar numa panela grande e ligue em fogo alto. Quando o açúcar começar a derreter, diminua o fogo para o mínimo e deixe que o açúcar derreta basicamente por completo, só aí comece a misturar com uma colher (para que não dê pedrinhas de açúcar no caramelo final). Assim que o açúcar derreter por completo e a cor estiver num tom de mel, desligue.

Adicione a manteiga e misture bem. Em seguida, despeje o creme de leite – que é bom estar morno, eu o coloco por uns 40 segundos no microondas – e misture bem. É normal que não se dissolva por completo ao despejar. Ligue o fogo bem baixo e vá misturando e deixando cozinhar até que forme um creme homogêneo e liso. Desligue e deixe esfriar. Adicione a flor de sal e misture, somente quando estiver frio (senão ela vai derreter no caramelo e o ideal é ficar uma textura do sal!).

Bata a manteiga com o açúcar com um fouet ou batedeira até ficar um creminho esbranquiçado. Adicione o cream cheese e bata até que fique homogêneo. Vá adicionando o caramelo aos poucos até misturar. Leve para a geladeira por pelo menos 30 minutos para firmar.

Montagem: Corte os topos dos bolos para alinhá-los. Pincele calda sobre a primeira parte (a calda básica é feita colocando 100g de açúcar e 200g de água numa panelinha e levando pra ferver; assim que ferver, desligue). Coloque uma boa parte do recheio, cubra com outra parte e repita o procedimento. Após a última camada, revista todo o bolo com o creme, com a ajuda de uma espátula. Para finalizar, despeje caramelo por cima de tudo.

Se quiser fazer um bolo de 2 andares como o nosso, a parte de baixo foi feita usando 2 receitas como essa e formas de 20cm de diâmetro. O bolo de 15cm serve umas 8 a 10 pessoas, e a versão de 2 andares serve umas 30 a 35 pessoas.

Se tiver um aniversário chegando aí na sua família, não deixe de compartilhar este vídeo no grupo de vocês no Whatsapp! Se fizer essa receita, não se esqueça de publicar no Instagram com a hashtag #OChefeaChata para que a gente possa ver e também de se inscrever no canal para ver os vídeos em primeira mão!

0 Comentários  |  Deixar Comentários

Daqueles momentos que a gente não quer que acabem nunca 🖤 @airbnb
Mais sobre Gastronomia