Carregando...
Gastronomia

O Chef e a Chata: como fazer hambúrguer vegetariano

11.09.2018
Redação Chata de Galocha

Vocês vivem pedindo receitas vegetarianas no canal de Chef e a Chata, né? Pois bem, fizemos um hambúrguer delicioso de grão de bico que vai fazer sucesso em qualquer lanche! É super fácil de fazer, veja só:

Ingredientes

para o hambúrguer:
350g (2 xícaras) de grão de bico cozido
½ cebola roxa picada
2 dentes de alho picados
1 raminho de manjericão
1/4 xícara de farinha de aveia
sal
pimenta do reino
páprica picante
raspas de 1 limão
azeite

para a montagem:
guacamole
queijo prato
1 tomates em rodelas
4 pães de hambúrguer

Preparo

Para cozinhar o grão de bico: deixe-o de molho em água por cerca de 8 horas. Escorra a água e coloque-o na panela de pressão. Cubra com água, tampe a panela e leve para cozinhar. Conte 8 minutos a partir do apito da panela tocar. Desligue.

Numa frigideira refogue a cebola e o alho em um pouquinho de azeite por uns 5 minutos, até que murche um pouco. Num processador coloque o grão de bico escorrido, a cebola e alho refogados, folhinhas de manjericão já lavados e temperos a gosto: sal, pimenta do reino, páprica picante e raspas de limão. Processe tudo para virar uma pastinha.

Não tem problema se ficar pedacinhos de grão de bico, fica gostoso assim. Prove o tempero e se precisar adicione mais de algum deles. Se estiver muito mole, coloque um pouco de farinha de aveia (pode ser farinha de trigo também).

Modele hambúrgueres (rende 4 essa receita!) e grelhe em uma frigideira com azeite. É bom usar uma frigideira antiaderente porque eles costumam grudar. Vire os hambúrgueres após uns 3 minutos, coloque o queijo prato e tampe a frigideira para abafar. Deixe mais uns 3 minutos e retire. Nossa sugestão de servir é colocar guacamole sobre o pão, o hambúrguer e duas rodelas de tomate. Fica uma delícia assim. Rende 4 hambúrgueres.

Gostou da receita? Não se esqueça de mandar este link para aquela sua amiga que vive procurando receitas vegetarianas e também de se inscrever no canal do Chef e a Chata para acompanhar os vídeos em primeira mão!

4 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Marcia Pereira    11/09/2018 - 10h23

    estava louca pra fazer esse hamburguer de grão de bico!! Vou ver se faço ainda essa semana, nham nham! Façam mais receitinhas assim, heim, bjs

  2. Isaac    11/10/2018 - 08h52

    Procurei varias receitas de hambúguer vegetariano.. encontrei essa perfeita aqui! Muito bem feito seu blog. Parabéns!

  3. BF    31/10/2018 - 16h55

    Oi Lu! Pra quem é vegetariana e malha moderadamente.. você recomenda algum suplemento alimentar proteíco ou algo do tipo? Eu não chego a me sentir cansada nem nada depois dos treinos, mas parece que consigo menos resultados que outras meninas que comem carne. Grande bjo Lu!

  4. Paulo Barros    26/05/2020 - 11h14

    Nossa adorei a receita, ainda não experimentei um hamburger vegetariano m,as com certeza vou fazer em casa.

Mais sobre Gastronomia