Doenças respiratórias e como preveni-las

O tempo seco e frio, características típicas do inverno, fazem com que sejam mais comuns o diagnóstico de gripes e resfriados, além de doenças que atingem as vias aéreas superiores, como rinite e sinusite. Esses quadros  podem desencadear ainda crises de asma, que é uma doença de via aérea inferior.

Cuide da sua imunidade: tenha uma alimentação adequada, ingira pelo menos 2 litros de água por dia e pratique atividades físicas regularmente.

Mantenha as medidas protetivas ao Covid-19 e outras infecções virais: use a máscara, de preferência a PFF2, evite lugares fechados e faça a higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel.

Não deixe de garantir a imunização do vírus influenza, por meio da vacinação da H1N1, que evita casos de gripe e pneumonia, o que o torna menos vulnerável ao Covid-19, embora de forma alguma faça com que o indivíduo se torne imune ao Covid.

Uma vez que é urgente a vacinação dos dois imunizantes, o ideal é espaçar essas vacinas em 20 dias, sempre priorizando a vacinação do Covid-19, já que estamos em uma grave crise mundial, especialmente no Brasil.