Continuando a entrevista com a Ana Paula Pedras, personal stylist. Ana Paula também é blogueira, e tem um blog novinho onde dá dicas de moda e estilo.
Chata: Qual o principal desafio do trabalho?
Ana Paula Pedras: É entender de verdade quem é aquela pessoa e o que ela quer projetar com a imagem dela. Se não conseguir “sentir” o que a pessoa quer, do que ela gosta, como ela quer ser vista, o trabalho dá um resultado bacana! Por isso antes de aplicar a técnica tem que estar aberta para entender e conhecer a pessoa… não pode ter gosto pessoal envolvido, nem preconceito! É aceitar e entender, pra imagem da pessoa ter a cara dela de verdade!
Chata: Como o seu guarda roupas mudou depois de se tornar uma p.s.?
Ana Paula Pedras: Meu guarda roupa se tornou mais enxuto, mas rende muuuito mais! Antes eu usava as mesmas poucas roupas durante a semana mas tinha o guarda roupa lotado! Hoje eu uso quase tudo, sempre! E também aprendi a investir em qualidade, ao invés de quantidade! Não qualidade só de marca, mas qualidade de tecido, acabamento e caimento! Esses detalhes fazem toda a diferença! Ahhh refiz minha amizada com a costureira e hoje quase todas as minhas roupas são ajustadas ao meu corpo, seja bainha, cós, manga, decote…
Chata: Quais as suas referências de trabalho e estilo?
Ana Paula Pedras: Como referência de trabalho eu tenho a Ilana Berenholc pelo profissionalismo! As meninas da Oficina de Estilo (que também são discípulas da Ilana!) pelo jeito que elas tem de descomplicar as coisas…. adoro isso e estudo o blog delas… E amo a Rachel Zoe pelos looks de puro glamour que ela cria! Me inspiro muito no trabalho dela pra festonas!
Referência de estilo pra mim é personalidade no look! Tenho um “arquivo de inspirações” na porta do meu armário e colo os looks que acho mais bacana pra servirem de referência quando vou montar os meus! Pras clientes eu monto um pequeno arquivo (do jeito dela, claro!) e entrego pra ela ir completando! Assim as inspirações vão se atualizando e moldando de acordo com as mudanças de “humor” que a gente tem pela vida!
Chata: Se alguém que esteja lendo isso quiser se tornar um personal stylist, quais as dicas que você dá?
Ana Paula Pedras: Tem que levar a sério! Não basta acordar um dia e dizer: “sou personal stylist” só porque gosta de moda e de roupas! Tem que estudar muuuuito antes de tomar a responsabilidade de lidar com a imagem de alguém! E correr atrás de bons cursos, bons profissionais (pra estagiar e aprender) e continuar prestando atenção em tudo (e todos!) à sua volta! Porque tudo inspira! Além de sempre estudar e se atualizar!
Obrigada Ana!
Adorei seu blog!
Descobri ele ontem, nas minhas ‘andanças’ na internet.. e tive que ler todos os arquivos, meio que viciei!
Parabéns!
ACABEI de conhecer a Ana Paula e já virei Fã! Vicio total igual a chata! Leitura obrigatória.
Parabéns Lu (ident visual do site)! Ficou “clear”, organizadíssimo e lindinho!
Bjus
Adorei a entrevista!! Parabéns Lú e Ana Paula!!