Apesar de já conhecer a Adô há bastante tempo, por ter estudado na mesma faculdade que Tati Azzi e Fê Dubal, criadoras da marca, foi só no Day Off que finalmente pude bater um papo com as meninas. Sempre tive curiosidade em conhecer melhor a história das duas, que hoje são responsáveis por uma das marcas de acessórios mais bacanas de BH. Na entrevista, as duas dividem um pouco do seu processo criativo e dão dicas para quem quer abrir seu próprio negócio:
Como vocês se conheceram e de onde veio a ideia de criar a Adô?
Fê: Nos conhecemos em 2004, na escola de Design da UEMG, aonde nos formamos no curso de Desenho Industrial.
No final do curso nos tornamos grandes amigas, mas tomamos rumos profissionais diferentes, eu trabalhava como designer numa indústria de luminárias, e a Tati trabalhava com moda e já ensaiava abrir seu próprio negócio, desenhando algumas bolsas e acessórios. Em 2007, decidimos trabalhar juntas e começamos a criar as bolsas da Adô. Sempre adoramos as tardes na rua Guarani, descobrindo materiais que nem mesmo os vendedores imaginavam seu potencial! Essa sempre foi uma de nossas maiores paixões, o que acabou se tornando um dos diferenciais da marca.
Como foi o início? Alguma dica para quem quer iniciar sua própria marca e não sabe como divulgar?
Fê: O início é sempre de muita pesquisa e trabalho. O melhor começo é identificar o diferencial do seu produto frente ao que já existe no mercado, a identidade da marca. Sempre procuramos destacar as nossas grandes paixões, como explorar materiais, texturas, processos. Experimentamos tapeçaria, algodão, couro, madeiras, acrílicos, metais, veludos, jacquards.. tudo que tiver potencial e puder entrar na máquina a gente tenta! srrs O resultado quase sempre são produtos super originais e autorais. E esse diferencial por si só já atrai a curiosidade da mídia. Aí é escrever um bom release sobre seu trabalho, com uma linguagem objetiva e direta – sem muitos floreios – e botar a boca no mundo!
Tati: Para divulgação é preciso persistência e boa vontade de correr atrás. Blogs, Twitter, Facebook , todas as redes sociais são uma grande ferramenta para a divulgação de novas marcas, mas não dá para esquecer o mercado em si. Procure lojas e lugares que tenham uma identificação com a marca e vá em frente, leve seu produto, apresente-o e não tenha medo de levar um não.
Quais as características que uma pessoa deve ter para conseguir ter sucesso no mercado de moda?
Fê: É difícil acertar uma receita para o sucesso no mercado da moda, ainda mais vindo de duas designers de produto! Mas acreditamos que para qualquer empreendedor que está iniciando seu próprio negócio sempre é bom sair de casa com uma dose extra de: coragem, para enfrentar impasses e momentos difíceis; persistência, para continuar mesmo quando tudo para dar errado naquele dia, semana ou mês!! (força!); atenção, para saber identificar oportunidades de negócio, parcerias, novos projetos; e a boa e velha criatividade porque para criar coleção de 3 em 3 meses só comendo muita banana!!! Se prepara!
Se vocês pudessem dar um conselho para quem pretende abrir um negócio, qual seria?
Fê: O primeiro conselho de todos: procure o SEBRAE! Nós já fizemos muitos cursos que eles oferecem, e são todos muito acessíveis, com valores de R$40 a R$150. Comece pelo Plano de negócios, e pesquise bastante sobre o mercado em que pretende atuar.
TATI: Para ter seu próprio negócio, não basta apenas gostar de desenhar e ser criativo, pois a parte gerencial pesa e muito, para que a marca se sustente. Tenha sempre muita vontade e humildade para aprender, faça contatos.
Quando abrir seu primeiro negócio trate-o como um filho recém nascido: monitore TUDO! São muitas as áreas que se unem neste negócio, a gerencial, a financeira, a criativa, o marketing.
Quais as melhores e piores coisas de trabalhar para a própria marca? Chefe faz falta?
Tati: Nossa, é muito dificil definir isso, achamos que tudo tem seu lado bom e seu lado ruim, na verdade. Ser seu próprio chefe pode parecer a melhor coisa do mundo, mas por outro lado as obrigações são sempre maiores. Se por um lado vc pode ter uma certa liberdade de horários, por exemplo, por outro vc não tem nunca uma rotina, um fim de semana que não esteja pensando no trabalho, ou mesmo férias. As preocupações são sempre maiores, talvez este seja o lado mais negativo, mas claro, tudo é recompensando quando vemos os elogios ao nosso trabalho. Chefe não faz falta, mas ser chefe é muito duro também. Ninguém pode querer ter um negócio apenas para não ter chefe, cuidado com isso! E claro, quem quer estabilidade e segurança, passe longe de ter seu próprio negócio!
Contem um pouco do processo de criação. De onde saem as bolsas que a gente ama?!
Fê: Nosso processo criativo busca referências em várias vertentes, não só em tendências da moda. Passamos por várias áeras, tanto na nossa formação (eu também sou arquiteta e especialista em processos criativos e a Tati é mestre em design e cultura brasileira, temas que amamos) e com isso trabalhamos outros conceitos para nossas criações. Ter estudado e trabalhado em outras áeras e buscar sempre novas pesquisas é um diferencial para nosso trabalho no atelier.
Tati: Temos um estilo bem peculiar, mas se você nos perguntar qual o estilo da Adô, não saberemos te descrever em uma palavra. Não dá pra definir uma marca apenas como “Clássica, moderna ou boêmia, por exemplo. Na verdade é um conjunto de caracteristicas que nos definem; são os detalhes, as formas, o material escolhido ……talvez essas sejam os principais pontos na criação da coleção. Gostamos muito dos apliques, da modelagem com um ar retrô, e fazemos questão do acabamento impecável.
Quais os principais diferenciais da Adô?
Fê: Podemos dizer que um dos principais diferenciais da marca é a experimentação de tecidos, texturas e processos. Também adoramos estampas, mas ainda não desenvolvemos uma coleção com estampas exclusivas da Adô, desenvolvidas por nós. Trabalhamos com fornecedores de tecidos com estampas exclusivas, que produz tecidos para decoração com estampas maravilhosas com temas super brasileiros que são nossa paixão – como o algodão com estampa de pencas de bananas, que fizeram tanto sucesso nas clutches da Adô que foram parar até em Londres, com a blogueira Susie Bubble!
Contem um pouco dos projetos especiais da marca!
Tati: Um dos nossos projetos queridinhos é o Adô Galeria, quando convidamos artistas de outras áreas (sejam eles, designers, artistas gráficos, ilustradores) para utilizar as bolsas do atelier como suporte para sua arte, daí o nome do projeto, Galeria.
O mais rico deste projeto é mesmo o trabalho colaborativo, e claro, a interdisciplinaridade, já que une moda, arte e design. O próximo Galeria será com as meninas da Muquito, que já têm um trabalho extremamente autoral e delicado, e desenvolveram estampas e cadernos especialmente para Adô! A coleção terá mochilas, estojos e case de notebook, tudo numa pegada bem urbana, e materiais como neoprene e tapete! Aguarde, pois o lançamento será no final de Maio, princípio de Junho !
Outro projeto que adoramos fazer é o press kit da mostra de cinema mundial, o Indie. Amamos o festival e poder fazer o kit é muito bacana, pois eles nos dão total liberdade criativa para experimentar materiais, texturas e estampas, tudo dentro do conceito geral do festival que é sempre muito rico de referências do cinema.
Fê: Ainda no forno, temos alguns projetos de bolsas exclusivas para o Museu de Inhotim, sobre as quais em breve poderemos falar com mais detalhes! E, por último, gostaríamos de convidar a todos para a palestra “Design à tiracolo”, dia 26/5 no Oi Futuro, em Belo Horizonte! Fomos convidadas para integrar o projeto PalavraImagem e contármos um pouco sobre nosso processo criativo, em especial sobre as coleções do projeto Adô Galeria que são um diálogo entre moda, arte, design e literatura. Então é isso, aguardamos todos vcs lá!
Obrigada Tati e Fê!
ameiiii
Nossa..estou naquela fase de que não sei do meu futuro. Amo moda…amo desenhar roupas, bolsas e sapatos, mas comecei a fazer faculdade de Direito (por livre e espontânea pressão) então parei a facul, e ouvindo(lendo) entrevistas assim, que me dá ainda mais vontade de seguir o desejo do meu coração. rsrs
Aii que duvida cruel.
Beeijos
Sou FÃ da Adô!
Fê e Tati são mega talentosas, competentes, educadas e fofas!
AMO!
beijo e muito sucesso meninas!
Adôramos o convite parar participar do Chata! queremos aparecer aqui mais vezes viu, Lu!? rs
bjos Fe Dubal
Onde acho as peças da Adô?
Olá!!Amei a entrevista.Ótimas dicas!!!Bjo!
http://www.arabelarios.com.br
Que ótimo, adorei!
Faço faculdade de moda e adorei saber como
começar mais ou menos, é bom ver a coisa
em prática, principalmente quando dá certo! :)
Obrigada!
beijo
Também quero saber aonde encontro peças da Adô!
A que vc tem e inclusive estava usando no look anterior a esse post, é simplesmente linda!
Eu conheci as meninas da Adô meio que por acaso.
E fui me apaixonando pelas bolsas.
Tenho certeza que elas ainda vão crescer muito!! Já que são mega talentosas..
Lu, adorei aparecer no chata e já recebi vários elogios pela entrevista. Inclusive um amigo jornalista das antigas disse que adorou o nome do blog!!
:}
Obrigada pela gentileza!
Pra quem quiser comprar Adô acesse a loja virtual: http://www.adoatelier.com/adoloja
beijo em todas.
Parabéns a Lu e as meninas da Adô pela entrevista, adoramos.
Para a Muquito é uma honra participar do Adô Galeria.
Beijo e sucesso para todas.
eu adoreiii tudoo obrigada
[…] eu falando umas mil vezes de uma marca daqui de Minas que é queridíssima por mim: a Adô. Já fiz entrevista com as meninas, postei mil looks usando algumas das bolsas da minha mini coleção, coloquei as […]