No último most, mostrei cinco dos meus curtas de animação favoritos. Agora revelo quais os outros que entraram na listinha:
Little Nemo – Winsor McCay – 1911
Esse é XODÓ! Animação dos primórdios do Cinema! Vale a pena para ver como eles estavam testando e experimentando novas coisas bem nos primeiros anos que o Cinema apareceu, como cores, metamorfoses, distorções e afins! No mínimo, interessante.
The Cat Came Back – Cordell Barker – 1988
Mais uma animação do NFB. Só tenho uma palavra para descrever esse curta: HILÁRIO! Já vi mil e uma vezes e sempre quero ver de novo, pra rir de novo!
The Old Man And The Sea – Aleksandr Petrov – 1999
Adaptação do romance homônimo de Ernest Hemingway. O diretor usou uma técnica nada usual para a realização deste curta metragem: pintura a óleo sobre uma superfície de vidro! Antes das tintas secarem, ele ia mudando os desenhos para conseguir o efeito final! Surpreendente e um exercício de paciência, talento e dedicação: o filme demorou 2 anos e meio para ficar pronto! Mas o esforço foi recompensado: o curta levou o Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação! Mais que merecido, não?
Vincent – Tim Burton – 1982
Primeiro stop motion (animação de bonecos e/ou objetos feita quadro a quadro) de Tim Burton e já traz todos os elementos fantásticos explorados pelo diretor em seus filmes subseqüentes. Para narrar o curta, Burton convidou seu ídolo – e em quem se inspirou para criar a história – Vincent Price. Mil vezes amo! É engraçado, bem feito e super fofo!
Vykrutasy – Garri Bardin – 1988
Não me peçam pra pronunciar o nome desse curta russo! Isso pra mim é impronunciável! Hahahahahah! Este filme já tem um discurso mais político e crítico, de como os homens se relacionam com suas posses! Algo mais ou menos parecido com o que o personagem Tyler Durden de “O Clube da Luta” fala ao longo do filme: “as coisas que você possui acabam possuindo você”. Pra refletir!
[…] This post was mentioned on Twitter by luferreira, Mariana Jorge. Mariana Jorge said: RT @luferreira: Novo post: Continuando: Top 10 curtas de animação! – http://bit.ly/9qVt0K […]
Tô amando teus posts, Lorena!
AMANDO!!
Bjs Bjs!!
Que bom! Fico feliz e satisfeita! Obrigada!
=)
Poxa não tinha visto teus posts anteriores, mas quanto à esse vê-se que vc é uma expert em cinema.
Ei Marília!
Sou expert nada, menina! Só já estudei muito (mas ainda tenho muuuuuuuito a estudar) e sou meio nerd mesmo! Hahahahaha!
Beijocas!
Amei muuuito essa sua lista de curtas, são todos ótimos ^^
Continue dando boas dicas assim, por favor!
Oi Juliana!
Que bom que gostou! Espero continuar dando sim dicas bacanas para vocês!
=)
Que seleção fantástica!! Só conhecia um filme dos 10, acredita?? Mas já tô vendo toodos.
Tks Lore! :)
Re, acredito sim! E, talvez, se não fossem os estudos, eu tbm não conheceria a maioria dos curtas que postei aqui! Temos o Anima Mundi aqui no Brasil, mas mesmo assim acho que tanto o festival quanto os curtas são pouco divulgados e conhecidos! Espero que um dia isso mude!
=)
Uau!!! A menina entende tudo da coisa!!! To até com vergonha dos meus nulos conhecimentos de cinema!! hahaha!!
Bjo!
Bela, vc me mata de rir! Vou fazer uma listinha de filmes imprescindíveis pra vc começar a gostar de cinema, tá? Hahahahaha!
=p
Olha Lore, “vou estar aceitando” a listinha!!!!!! Hahahaha!! Preciso sair da ignorância no que se refere ao cinema, né?! Esse friozinho é uma ótima época pra começar…
Bjo!
Adoreei o post, me incentivou a sair classificando meus 10 curtas favoritos também ha.
Carol, classifica então e depois me conta!
=)
Olááá
Descobri o blog recentemente e tô adorando td, os posts de moda, de cinema, as diferentes “chatinhas”….
Já coloquei no meu favoritos para eu ver com calma esses curtas….só conhecia o do tim burton…
Bjsss
jú