Pensando em tudo que você já leu por aí, qual dessas seria a opção de look ideal para uma entrevista de emprego?
A opção clássica seria a da direita, certo? Clássica, discreta, formal… E totalmente inadequada, caso você esteja interessa, por exemplo, numa vaga na área de comunicação.
Parei para pensar um pouco nisso depois que estive do outro lado da mesa, entrevistando pessoas para trabalharem comigo. Sempre soube que a escolha do que usar num momento assim era importante, e ao longo dos anos que trabahei para outras pessoas (e eu nunca parei muito tempo em um lugar – ou seja, fui bastante entrevistada!), sempre pensava um pouco mais no que usar nesse primeiro contato.
Mas foi ao tentar conhecer um pouco melhor possíveis estagiárias que vi que o que você veste é tão ou mais importante do que você fala! Em poucos minutos, o entrevistador precisa formar uma opinião a seu respeito, e acredite, ele vai analisar cada peça que você estiver usando.
Pensa comigo: você se candidata para trabalhar em uma empresa que fabrica material esportivo. Faz sentido usar algo ultra formal? Ou ainda: você quer trabalhar numa empresa que especifica na vaga que os candidatos devem ter conhecimento na área de moda. Você vai de scarpin de salto médio e bijouteria discreta?
O que quero dizer é que às vezes vale ignorar as “regras” que a gente costuma ler por aí e pensar um pouquinho antes de pegar a calça preta básica. Vale estudar os clientes da empresa, tentar descobrir um pouco mais sobre quem é o encarregado do processo seletivo, como os possíveis futuros colegas se vestem… Enfim, Google tá aí né!?
Dependendo da empresa, você pode até marcar pontos usando uma peça mega tendência, ou causar boa impressão mesmo usando o (juro!) batom vermelho. Dá pra usar um short mais comprido e até tênis, óbvio, dependendo de onde você pretende trabalhar.
Pensa comigo: alguém ia dar bomba numa jornalista da área de beleza se ela aparecesse na entrevista de batom vermelho? Ou uma futura administradora que tente uma vaga numa marca tipicamente carioca vai perder a oportunidade se aparecer de short?
Acho que o ideal é sempre conseguir passar um pouco do que você é através do que você escolhe usar, sendo sua entrevista numa lojinha de skate ou numa multinacional, claro, sendo coerente com o cargo que pretende ocupar.
Agora, uma coisa que acho que não é legal, não importa qual o seu emprego dos sonhos, são peças muito chamativas… Tipo assim, uma Birkin, aquela calça legging incrível de estampa geométrica verde limão ou o maior anel de brilhantes do mundo. É capaz de você ir embora e tudo que o entrevistador lembrar é da sua bolsa absurda, e não é a bolsa que estava procurando emprego, era?
Aposto que muitas meninas que foram fazer a entrevista, depois de ler esse post, vão ficar cismadas querendo saber o que foi que erraram hahah, uma delas é minha irmã (certeza que ela vai ficar pensando nisso!). Gostei muito do post! Beijos
ADOREIIIIII!!!! PONTO DE VISTA FANTÁSTICO, QUE JAMAIS SAO LISTADOS EM ASSUNTOS DO TIPO. TODO ARTIGO, REPORTAGEM ETC. QUE CITAM O ASSUNTO SEMPRE FALAM A MESMA COISA, DO SOCIAL, DISCRETO E TAL… OTIMOOOO MESMO!
Concordo com absolutamente tudo, exceto com a bolsa chiquerrima. Não entendi…
Ahh tá!! Agora posso concordar completamente de verdade, hehe, beijos Lú.
interessante :)
mas acho que aquela calça rasgada já é demais.
Concordo! Geralmente eu fico bem receosa com relação a isso, mas daí penso: tenho q ser eu msm: light mas bem vestida e adequada para a função que estou me candidatando.
ótimo post, Lu!
super concordo!
duas coisas: votei no make do dia para tds os dias! rs
e quero te dizer que olho pra vc e lembro da Betty, do Le blog, só que loirinha.. =D
beijos
[…] This post was mentioned on Twitter by luferreira and others. luferreira said: Novo post: Esqueça o terninho: o que usar numa entrevista de emprego – http://bit.ly/bvRWLq […]
Super concordo, Lú. Mas como minha área é direito, o que me resta é o terninho… hahaha
Sempre perfeitos os seus posts …
Esse então … faz qualquer uma pensar !!!
Obrigada e bjos
Mto bom o post, mas tb discordo o que foi falado da Birkin, acho um classico super chique!! Na minha opiniao ninguem perderia pontos usando :D
Adorei Lú, achei ótimo ponto de vista, as pessoas tem que ser coerentes com o lugar q trabalham, n existe mais esse pensamento
de roupa “certinha” não.
Adorei Lú, os tempos mudaram e não existe mais esse tipo de roupa “certinha” p estrevista de emprego, super coerente. E a história da bolsa, eu adorei. hahaha
Adoreiii o post…
Tenho uma entrevista na Quarta-feira (13/07).
Obrigada pelas dicas…
Bjos
eu tinha uma roupa oficial de entrevistas. pra mim ela era o meio termo, entre moderninho e clássico pra não ser pega de surpresa em nenhuma empresa. como fazia publicidade, não tinha muita restrição. agora, em design, ainda não tenho o traje oficial. =) se eu morasse aí ia me candidatar horrores a tua vaga de estágio, tá bom que eu ainda sou uma estudante meio mais ou menos nas habilidades do curso (primeiro período), mas iria mesmo assim.
triste foi no tempo que eu fazia administração. já fui com roupas bi-zar-ras. umas blusas de lycra totalmente dispensáveis, uns scarpins de bico fino (fantasmas de 2005) mas os concorrentes eram sempre tão ruins que eu passava em todas as entrevistas. era muito mais fácil naquele tempo.
=*
foi muito bom ler isso aqui hoje.. pena q to vendo só agora a noite.. hoje mesmo fui numa entrevista de emprego.. usando a calça preta básica..
Na próxima acho que vou mudar um pouco. ótimas dicas!
visita também o blog da lyvia.
blogdalyvia.wordpress.com
abraços
Oi,
Amei o Post! Mas cadê o make do dia?
Visito seu blog umas 5x ao dia, e já estou com saudades do make!
Ontem me animei super e fui fazer as sobrancelhas…
Beijos
Sou a favor do básico chique, acho ótimo uma chemise meia manga, e uns poucos acessórios para dar um up! bjs.
Se você não estivesse em BH e, sim, em Itaúna, a roupa do entrevistado seria sua última preocupação. Em 4 anos de agência, aqui, se aparecia um currículo razoável, eu já contratava. Não precisava nem saber ligar um Mac. Hoje, importei minha equipe de outras cidades e já até posso me dar ao luxo de escolher, mas, roupa, ainda não é item importante. Importante, para mim, é: não contrato mulher – dão muito trabalho – e não contrato quem estudou na J. Andrade – faculdade lixo!
Oi, pi.. isso é preconceito! Não se deve jamais considerar pontos discriminatórios em seleção! Torça pra que ng saiba disso..é crime.
Adorei a dica Lu… nunca tinha parado para pensar nisso!
Beijos!
Ótimo post!!
Axei ótimo o post pq
um dia desses fui a uma entrevista de emprego numa imobiliária e fiquei:
Meu deus o q eu uso???
Daí em vez de fazer a dupla camisa de algodão e calça preta,
saí pesquisando na net o q cabia p aquela área
e dei de cara com usar um figurino bem clássico e elegante,
mas q fosse longe do terninho!!!
Sei q n q eu arrisquei,
a entrevistadora me adorou!!!
=**, Jowzinha
Muito legal o ponto de vista e concordo plenamente!
E ainda este post chegou em um ótimo momento… tenho entrevista sexta! rs
Bjos e ótima semana
Muito bom o post!
Gostei das dicas e da parte em que coloca que o essencial é mostrar quem você realmente é.
Garota… gosto de você viu. Seu blog tem um tom mais pessoal e menos marketeiro dos que temos visto por ai. Sua vida tem mais a cara das pessoas comuns e não tem aquele tom “olha como sou pop” dos outros blogs. Além disso, voce responde e-mails e isso conta muito. Parabéns, não só por este mas cada post. E continuem com os makes do dia.
Beijo
LU!
Sou suspeita pra falar mas concordo em gênero, número e grau com a Lilian!
Seu blog é um dos poucos “blogs famosos” que não perdeu a identidade e o toque pessoal. Eu leio seus posts e penso assim: “Nossa, isso é realmente a cara da Lu!” ;)
O que dá pra ver aqui é que você soube evoluir, fazer o blog ficar melhor mas sem perder “a chatisse”! haha
Adoooro você e o blog! :D
Bjo!!!
Sou mais uma a concordar com a Lilian e Bia quanto ao seu blog. Parabéns!
Nossa muito bom esse post, graças a Deus nunca tive muito problema em me vestir para entrevistas, pesquisava a empresa e ia de acordo com o padrao dela e o cargo para o qual estava sendo intrevistada.. mas são otimas as dicas
Eu sempre leio reportagens sobre looks para entrevistas de empregos, e a maioria delas traz aquelas dicas padrão de terninho e maquiagem discreta. Você acabou de confirmar minha teoria de que nem sempre um tailleur é garantia de contratação certa!
beeeeiijos
Concordo!! mesmo na minha área, que é jurídica e sempre formal, na hora de entrevistar alguém sempre reparo bolsa, sapato, maquiagem etc.. mesmo com a roupa sendo formal prefiro contratar pessoas que ousam um pouco mais nos acessórios, ou até mesmo na roupa, um corte diferente, um tecido, enfim… acho que isso tudo mostra personalidade e inovação, beijos!!
Concordo que não precisamos sempre estar de terninho e ultra certinhas, mas calça jeans rasgada e short acho exagero, seja qual for a área. Depois de contratada vc pode usar isso se quiser.
Oi Lu!
Adorei o post! Acho a idéia super válida. Ultimamente tô procurando emprego novo…mas tá difíííícil! :(
Mas aí uma das coisas que tenho me preocupado é justamente com o visual. O problema é que acho que a maior parte das empresas aqui de BH ainda é bem caretinha para essas coisas.
Mas é como você falou, vale a pena dar uma estudada na empresa e pensar até mesmo na imagem que a empresa projeta para ajudar na escolha da roupa.
No meu caso, mesmo quando escolho uma roupa mais formal (tipo eu amo blazers!) eu procuro dar um toque pessoal e não usar combinadinho tipo blazer preto, calça preta, camisa branca.
Procuro optar por blazer boyfriend, calça jeans e blusa básica por baixo.
Bom, resumindo gostei muiiito do post! Adorei a abordagem diferente e fica a dica né? Às vezes é o detalhe que vai fazer a diferença na hora de conseguir a vaga. :D
Bjos!!!
Muito esclarescedor este post, parabéns!
O que eu entendi e, concordo, é que não existe uma regra única. Dependendo da empresa e cargo a que se pretende a regra geral pode sofrer variações e permitir inclusive a bolsa chiquérrima e a calça ragada. O importante é ter consciência que vc vai ser avaliado também pela mensagem que sua roupa vai passar.
Dani.
Parando pra pensar é mega verdade isso,
acho q muitas vezes você pode até perder a vaga pq eles já estão cansados de camisa social e calça preta..
isso é uma questão de tempo e que as pessoas aprendam que quando falam “´voce tem que se vestir bem” para uma entrevista ou algo assim não quer dizer camisa branca e calça preta..
Luu, to sentindo falta do look do dia!!!
beijos!
Adoreiii o posr e concordo plenamente. Temos que ter bom senso principalmenter nessas horas.. mas é necessarios manter a personalidade e se adequar ao que a vaga requer!!!
Agora só preciso de uma entrevista na área de comunicação (que é o que quero)rsrs.. pra montar meu look!!
rsrs
Bjaooo
Oi Lú….
Bom, para começar…. adoro seu blog e leio todos os dias!! Sem falta!!
Adorei suas dicas de como “ir” a entrevista, realmente as pessoas ficam muito ligadas a um “tipo”, como ir vestida de forma social para “impressionar”, e na verdade a forma de se vestir na entrevista tem muito haver com o trabalho que vc esta cobiçando….
No meu caso é um pouco dificil, a roupa de trabalho pois sou fisioterapeuta e não preciso necessariamente ir de branco todos os dias porque uso jaleco, por cima da roupa…mas não consigo trabalhar de salto, por exemplo, pois ando pra lá, e pra cá sem parar para atender as pessoas… Mesmo não precisando usar barnco sempre é o que resta qdo estou sem muita inspiração e ai vai uma dica ou pedido… vc poderia fazer um post de dicas para as profissionais que necessitam usar o branquinho….
Ah, tb estou sentindo falta do “look da Lu”… não sei se vc parou devido a confusão do último, mas enquanto várias garotas não gostam… lembre-se que várias, assim como eu, estam aguardando suas dicas… rsrsrsrs
Beijos
Tati
Nao teremos mais o make do dia ?
Adorava ….
beijos
Ai, Lu, adoro quando o blog tem mais posts seus do que das colaboradoras… Sei lá, acho seu texto mais completo, com cara de dedicação maior… Não é algo que a gente já leu antes ou parecido com o de outros blogs. É original, é seu, é único. Por isso gosto tanto do seu blog!
Lu é verdade!
Sou jornalista e entrevistando alguns candidatos para uma vaga de estágio descobri que às vezes fica té inadequado um candidato vestir algo tão formal, principalmente para vagas na área de comunicação!
Adorei! Bjs.
Bem legal o post, Lu. Só discordo de quando você diz “Ou uma futura administradora que tente uma vaga numa marca tipicamente carioca vai perder a oportunidade se aparecer de short?”. Minha resposta é vai, muito provavelmente. Ela é uma administradora, não é uma pessoa de moda, e além de tudo está indo para uma entrevista de emprego! Acho engraçado essa noção sobre o lifestyle carioca – que talvez seja dificil entender quando não se vive essa realidade – mas independente disso, as pessoas não vivem de short e havaiana. Sim, aqui o estilo de se vestir é muito mais informal, mas peralá, né! Eu mesma trabalho na área de comunicação, moro no Rio e jamais vi qualquer pessoa ir a uma entrevista (especialmente uma administradora) de short (uma bermuda de alfaiataria tudo bem). Se depois, já contratada, o ambiente da empresa permitir isso, beleza, mas não numa entrevista!
Realmente é por ai mesmo! Não é um uniforme (terninho, calça preta e blusa branca) que te dará uma boa imagem.
Mas o estilo clássico ( conservador, que todas conhecem: sóbrio e sério) pode vir de várias maneiras: clássico romântico (ex: calça alfaiataria ou saia cintura alta clara, e blusa romântica estampada flores miudas e com babadinhos e um oxford), clássico esportivo(calça jeans escura, camisas sobrepostas e aneis marcantes e um clog) ou clássico arrojado (calça pantalona em linho, camisa seda em cor forte e brincos dourados) que dará esse toque pessoal em nós, e se adequará ao perfil da empresa na qual desejamos trabalhar.
Cuidado também, com aparencia das unhas, cabelos, rosto (makeup) detalhes como a limpeza e estado de conservação de sapatos, bolsas e também bijus (ninguém merece aquela biju desbotada ou torta de velha).
obs. Outra dica, evitar dedos de fora se não tiver com os pés em dia!
bjokas,
Infelizmente não posso ter essa “abertura” no trabalho…. Queria poder expor mais da minha personalidade, mas por enquanto nao posso… Trabalho num ambiente suuuppperrr formal… afff
Quem sabe um dia…
Lu… vc poderia dar dicar pra quem se interessa por Designer Grafico???
Eu tenho a comprovação disso:
uma vez fui para uma entrevista de estágio e uma colega de sala também se candidatou. Chegou 20 minutos atrasada, eu pensei: com certeza ela está fora!
resultado: ela foi contrata – mesmo atrasada – porque o cara achou ela marcante e amou o cabelo dela, que ela pinta de rosa. hahaha
Lu, como vc acha que eu deveria ousar? Na minha área eu vejo as coisas meio tradicionais, faço negociações internacionais (é um misto de RI e comércio exterior). O que você faria?
Seu blog tá cada dia melhor Lu.
Os ultimos posts então tinham muito a ver com o meu pensamento do dia, hahaha.
Mas enfim, estudo design de interiores e fiz uma entrevista recente pra estágio a qual não passei.
Acho que a roupa clássica me quebrou!! :(
Mas e com relação a currículos? Você, como contratante na área de design, primeiro olharia a configuração do currículo ou isso não conta nada se a pessoa tem conteúdo, mesmo tendo um currículo visualmente básico?
Não sei se consegui me expressar bem, mas acho que dá pra entender né, rsrsrs.
bju
Lú, excelente post! Adorei e as dicas foram maravilhosas!
Ajudou bastante!! Esclareceu duvidas traiçoeiras…
bj Wanessa
concordo em partes, rasgado e curto não é legal em entrevista de emprego não… me assustei com aquela imagem de shortinho… aliás acho que nem short comprido vai, deixe para mostrar qualuqer parte da pernoca depois que tiver com o emprego garantido…
beijosss
Olá! Bem, eu trabalho numa multinacional e ainda por cima siderúrgica. O uniforme de trabalho não é tão formal, calça jeans e tênis são liberados. Mas, para as mulheres eles NUNCA contratariam uma pessoa, mesmo que fosse pra área de comunicação em roupas despojadas. A roupa é um dos pontos que conta no processo seletivo, ou melhor, a postura que ela traz e o que ela diz sobre a pessoa, então fica complicado! Acho que o ideal é a pessoa tentar conhecer como as pessoas de lá se vestem, se conhece alguém que trabalha lá e coisas do tipo. Sou da área de TI e ela é conhecida por ter nerds esfarrapados que nunca compram roupa. Mas essa esterotipação não existe mais, eles geralmente são muito arrumados e engomadinhos. E é esse perfil que as empresas estão procurando, até mesmo para estágio. Forçar conservadorismo não indicaria para ninguém, mas acho que ninguém seria desclassificado por utilizar uma roupa um pouco mais neutra com um ou outro detalhe mais chamativo (mas que seja condinzente com o estilo dessa pessoa).
Beijos
Uma coisa que acho super importante é a pessoa sentir-se bem com a roupa que está usando. Se ela for totalmente vestida com algo que não está acostumada ela pode ficar tão “engessada” que acabará atrapalhando tudo. Acho que o importante é vestir algo confortável, que passe também a idéia que a pessoa se preocupou com a acasião…sem exageros. Menos é sempre mais, como dizem alguns.
Na minha área a coisa é danada…sou engenheira…só preciso tomar cuidado para não me vestir igual aos meus pares (maioria homens) mas também tenho que fazer o estilo menina mas sem exageros :-)
Para exercitar tenho acompanhado bastante o blog e estou aderindo bem às dicas dadas.
Lu, gosto bastante do seu trabalho. Beijos
Lu, ótimo post, adorei!
Será q vc podia me dar sua opinião? Eu acho q eu sempre me saí bem em termos do que vestir nas entrevistas. Agora depois de um ano de estágio na mesma empresa, eu estou procurando outro lugar. Eu estou formando em Arquitetura, e agora o q vem me atormentando é não saber se as empresas q estou investindo querem estagiário para acompanhamento em obra ou não. Porque é muito mancada ir em uma empresa toda arrumadinha, se o cargo tiver contato com obra. Eu trabalhei 1 ano diretamente no barracão da obra, e sei bem oq é isso. Mas o conrário também é mancada: se o trabalho for focado mais no escritório e nos clientes, e eu estiver vestida mais relax, também não fica bem. O q vc acha?
o mais engraçado é que sempre que tenho que apresentar um trabalho acabo pensando mais na minha roupa durante a semana do que mesmo no trabalho… na última vez passei uma tarde toda montando um look… meu amor vive falando que acha isso surreal, huahuahuahuahua e eu digo “mas o trabalho eu já sei, só não sei a roupa amor!”
concordo com vc.. eu entrevistei alguns estagiários no ano passado e esse ano, e a aparência faz toda a diferença. Só acho que calça rasgada não dá, independente da área! E a maquiagem tbm conta muito: se for um ambiente mais sério e vc for com batom rosa chiclete pega mal.. mas ir com a cara lavada é pior ainda.
Também não vejo problema na bolsa, ainda mais se for uma bolsa clássica.
Agora, sabe o que é pior? Quando vc vai numa entrevista e a entrevistadora é mal vestida: já vi gente com calça jeans super baixa, cabelo loiro com raiz vencida, bijouterias horrorosas.. que moral a pessoa quer ter pra selecionar alguém?? medo!!!!
olá! você criou os looks no polyvore? porque eu gostei de (quase) tudo naquele informal. posta o link, please? :)
Lu adorei o post. O que mais me chamou atenção foram os relógios, vc sabe qual é a marca, achei lindos!!
Bjs.
[…] Esqueça o terninho: o que usar em uma entrevista de emprego (Chata de […]
Olá!
Para uma entrevista de trabalho, em uma loja de moda, posso ir de tênis?
Inclusive esse mesmo tênis, comprei na loja onde irei fazer a entrevista.
Pra falar a verdade a maioria das minhas roupas é da loja em que almejo trabalhar, é uma loja de moda bem descolada, mas tem outros estilos também.
Por favor me ajudem!
Obrigada
Renata
Renata, acho que pode sim! Imagino que a loja vá encarar como um ponto positivo você se identificar com o estilo deles =) Bjs! Boa sorte =)
Boa tarde Lu!
Muito obrigada pelo retorno, estou mais tranquila agora rsrsrsrs pra encarar a entrevista.
Bjos Renata